Scielo RSS <![CDATA[Revista e-Curriculum]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1809-387620150001&lang=pt vol. 13 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762015000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Formação de professores para currículos inovadores no ensino superior: um estudo num curso de direito]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762015000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Pesquisando aspectos de mudança curricular no Ensino Superior, o Grupo Formação de Professores e Paradigmas Curriculares - FORPEC - da PUC/SP discute desde 2004 a centralidade do processo de formação de professores como viga mestra de uma construção curricular inovadora. O foco deste artigo investiga a formação docente em currículo inovador na área jurídica. A metodologia de abordagem qualitativa teve como instrumentos de coleta de dados a análise documental e entrevistas semi-estruturadas com os coordenadores de metodologia do curso em estudo. Como resultados pudemos identificar a institucionalização de um processo de formação inicial e contínua instaurado para dar condições de os professores levarem à frente o novo currículo. O projeto previamente delineado, o apoio contínuo de uma coordenação pedagógica, um forum permanente de debates sobre os processos de ensinar e aprender e o preparo de material didático com metodologias ativas constituíram esse projeto.<hr/>ABSTRACT Researching aspects of curriculum change in higher education, the Group Teacher Training and Curriculum Paradigms - FORPEC - PUC / SP since 2004 discusses the centrality of the process of teacher education as a construction girder innovative curriculum. The focus of this paper investigates the innovative curriculum in teacher training in the legal education area. The methodology of qualitative approach has the instruments to collect data to document analysis and semi-structured interviews with the coordinators of the course methodology study. As results, we identify the institutionalization of a process of initial and ongoing teacher education in place to empower teachers to bring forward the new curriculum. The project outlined previously, the continued support of a pedagogical coordination, a permanent forum for discussions on the processes of teaching and learning and the preparation of teaching materials with active methodologies constituted this project. <![CDATA[O laptop na educação: aportes sobre o projeto piloto uca Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762015000100028&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O artigo apresenta a avaliação parcial do Projeto Piloto Um Computador por Aluno (UCA), desenvolvido pelo MEC, com base em treze entrevistas estruturadas realizadas com Diretores de escolas municipais e estaduais de seis Estados da Federação, no período de julho de 2013 a fevereiro de 2014. O objetivo é abordar os critérios para a seleção das escolas, a necessidade de formação dos professores e de gestores, apontar para a infraestrutura e suporte, além de aspetos relacionados a Mobilidade, Tempos e Usos nas Escolas e Aprendizado cotejando esta realidade percebida pelos Diretores com conceitos e propostas concebidas por ocasião da construção do Projeto UCA, refletida nos documentos do MEC a nossa disposição. Os resultados obtidos demonstram o entusiasmo dos envolvidos com o projeto e a profunda preocupação com lacunas e erros cometidos, principalmente a não continuidade do projeto na articulação entre União, Estados e Municípios. As considerações finais apontam para a complexidade do tema, aliado à sua plena atualidade, e para a exigência de retomada e de ampliação do projeto, permitindo, então, uma avaliação governamental rigorosa por meio da plena implantação do projeto piloto.<hr/>ABSTRACT The article presents the partial assessment of Pilot Project "One Laptop per Student" (in Portuguese, “Um Computador por Aluno - UCA”), developed by the Brazilian Ministry of Education (MEC), and based on thirteen structured interviews with public school principals from six different states, between July 2013 and February 2014. The objective is to approach the criteria for the selection of the schools, the need to train teachers and managers, to point at the infrastructure and support, as well as towards aspects related to Mobility, Time and Use in Schools and Apprenticeship, comparing this reality perceived by the Directors with concepts and proposals that were formulated during the of “UCA” project formation, which appeared in the disposable MEC documents. The outcome shows the enthusiasm of those involved with the Project and the deep concern with gaps and mistakes, especially the non-continuity of the Project in the articulation and talks between the Federal Government, States and municipalities. The closing remarks point towards the complexity of the theme, combined with its full topicality and the requirement of resumption and expansion of the project, allowing a rigorous Government review through the full implementation of the pilot project. <![CDATA[Análise de mudanças nas concepções pedagógicas de professores em uma formação a distância]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762015000100061&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O presente artigo tem como objetivo analisar como os “pressupostos em ação” de um curso de Graduação em Pedagogia na modalidade a distância influenciaram nas mudanças de concepções e práticas pedagógicas dos alunos-professores, segundo os registros realizados por eles nos seus webfólios. O curso analisado foi ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e destinado à formação em serviço de professores da rede pública. A concepção do curso privilegiou a metodologia interacionista-problematizadora, buscando favorecer a aprendizagem em rede, utilizando-se de modo intensivo as tecnologias digitais, notadamente a internet. Os dados empíricos deste estudo, compostos por diferentes postagens dos blogs de uma amostra de alunos-professores, foram analisados com o apoio do software CHIC (Classification Hierárquique, Implicative et Cohérsive), enfocando as similaridades e implicações entre as categorias definidas para o estudo (compreensão da formação, concepções educacionais, práticas pedagógicas, mudanças na vida). Os resultados mostram que os pressupostos do projeto do curso foram traduzidos em ações de formação que alavancaram mudanças nas concepções pedagógicas dos alunos-professores, bem como mudanças na sua atuação profissional e na sua vida pessoal.<hr/>ABSTRACT The goal of this article is to analyze how the “assumptions in action” of an e-learning undergraduate course in Pedagogy have influenced changes in conceptions and pedagogical practices of the students-teachers, according to reports held by them in their webfolios. The course in study was offered by the Federal University of Rio Grande do Sul and it was designed for in-service education of public schools teachers. The course conception was based in the methodology interactionist and problematizing, aiming to benefit the network learning, using in an intensive-way digital technologies, notedly the internet. The empirical data of this study, which consists of blog posts of a students-teachers sample was analyzed with the aid of the software CHIC (Classification Hierárquique, Implicative et Cohérsive), focusing on similarities and implications between the categories defined to this study (formation comprehension, educational conceptions, pedagogical practices and life changes). The results show that the assumptions of the course project were translated into formation actions which leveraged changes in pedagogical conceptions between students-teachers, as well as changes in their professional and personal life. <![CDATA[Competências para o contexto tecnológico-musical educacional: um foco na formação de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762015000100087&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo trata do desenvolvimento de competências para o contexto tecnológico-musical educacional a partir do uso de tecnologias digitais. Estas constituem em recursos digitais como objetos de aprendizagem e ferramentas de composição musical e edição de áudio, principalmente as gratuitas cujo funcionamento está baseado na Web. Esta proposta dirige-se a professores, tutores e estudantes de licenciatura da educação presencial e da educação a distância, músicos ou leigos que almejam atuar no contexto pretendido. Seu objetivo principal foi desenvolver um mapeamento das competências para o contexto tecnológico-musical educacional a partir da composição com o uso do computador. Essas tecnologias têm sido utilizadas de forma integrada a ambientes virtuais de aprendizagem em cursos de extensão para a formação de professores que almejam atuar na educação musical ou utilizar a música em suas aulas. A metodologia empregada foi o estudo de caso. Como resultado, apresenta-se ao final um mapeamento das competências para o contexto pretendido. Também são listados os elementos que formam a competência: os conhecimentos, habilidades e atitudes para uma atuação eficaz dos sujeitos no contexto pretendido.<hr/>ABSTRACT This article deals with the development of competences for the technological and musical education context with the use of digital technologies. These are digital resources as learning objects and tools to music composition and audio editing, especially those which operate on free web-based. This proposal addresses teachers, tutors and future teachers from presence and distance learning, musicians and no musicians who want to act in the context deprecated. Its main objective was to develop a competence’s mapping to the technological and musical education context from the musical composition. These technologies are used with virtual learning environments and have been applied in extension courses for teachers that wish teach music or use the music in their classes. The methodology used was the case study. A competence’s mapping is presented as a resulted of this research. Are also listed the elements that form the competence: knowledge, skills and attitudes for effective action of the subject for the context deprecated. <![CDATA[Das políticas educativas às práticas de sala de aula: algumas contribuições transnacionais do Algarve (Portugal) e Andaluzia (Espanha). Estudo de casos multiple.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762015000100109&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O objetivo deste artigo é equacionar algumas pistas sobre a evolução paralela que tem existido entre as propostas políticas para a integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC), nos últimos anos, em Portugal e em Espanha, bem como aumentar a consciencialização sobre as semelhanças e diferenças encontradas no estudo de quatro escolas que incorporaram as TIC no seu ensino, duas no Algarve e duas na Andaluzia. Constatou-se que não existe uma única maneira para a integração das TIC no currículo, dado que tal depende, entre outros fatores, das características das escolas, dos seus antecedentes inovadores, da formação dos seus docentes, isto é, cada caso demonstra a sua própria identidade.<hr/>ABSTRACT This article aims to examine some hints about the parallel evolution that has existed between policy proposals for the integration of ICT in recent years, both in Portugal and Spain, as well as to raise awareness of similarities and differences found in the study of four schools that have incorporated ICT into their teaching, two in the Algarve and two in Andalusia. We found that there is no single way for the integration of ICT into the curriculum. However, given the fact it depends, amongst other aspects, on the particularities of each school, innovation history, and the quality of teacher training, each case retains its own identity. <![CDATA[Rea (recursos educacionais abertos) - conhecimentos e (des)conhecimentos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762015000100130&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Os REA (Recursos Educacionais Abertos) têm surgido como uma proposição de construção de materiais didáticos que podem dar sustentação a Educação Aberta de qualidade, além de possuírem a potencialidade de promover uma aprendizagem em sintonia com as novas formas de sociedade e de construção do conhecimento do século XXI, baseados na diluição das autorias, coletivização, colaboratividade, co-criação e conexão. Nesta perspectiva, este artigo visa refletir sobre a extensão da compreensão dos REA por agentes e pesquisadores da educação, a partir da realização de uma pesquisa-ação que envolveu 14 doutorandos e duas coordenadoras de pesquisa da área da educação que mediaram o processo investigativo. A pesquisa considerou a temática tanto do ponto de vista da utilização quando da produção de REAs e envolveu os participantes em um processo investigativo realizado durante os encontros do Seminário de Aprofundamento de Tese, do programa de Doutorado em Educação, da PUCPR. Por meio de um questionário online aplicado junto aos participantes doutorandos, a pesquisa permitiu perceber que, apesar dos prognósticos positivos da sua adoção, seu conhecimento ainda está restrito a uma pequena esfera de pesquisadores, o que denota uma necessidade real de propor discussões que envolvam o tema em processos de formação de professores ou em programas de formação continuada. Os professores devem ter a oportunidade de discutir amplamente o assunto para que possam estar em sintonia com as possibilidades e potencialidades trazidas pela Internet e suas implicações, incluindo entre estas os REA, bem como devem ser discutidas as questões teóricas e práticas advindas de novos formatos em prol da aprendizagem.<hr/>ABSTRACT OER have emerged as a proposition of educational materials construction that can support a kind of quality Open Education. Alongside there is the potential of the OER based learning to promote new forms of society and knowledge building of the XXI century, based on the dilution of authorship, the collectivization, colaborativity, co-creation and connection. However, despite the positive predictions of the adoption of OER, a knowledge of them is still restricted to a small ball of researchers. This article aims to collaborate with a reflection on this issue, through action research, which involved 14 PhD students and two research coordinators that mediated the investigative process. The teachers and education researchers involved considered the issue on both sides: the user's hand and the producers of educational materials distributed over the Internet. The research involved participants in an investigative process conducted during the meetings of the Thesis Seminar, at Doctoral Program in Education, PUCPR. The survey detected, through an online questionnaire applied to doctoral students, a poor knowledge of the OER concept in the universe of respondents, which indicates a real need for outreach initiatives that need to be taken in the process of teacher training or continuing education programs. Teachers should have the opportunity to discuss extensively the subject so that they can be in tune with the possibilities and potentialities brought by the Internet and its implications, including those between the REA and the theoretical and practical possibilities of new forms of learning. <![CDATA[Sexualidade, gênero e aprendizagens narrativas no currículo escolar da infância]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762015000100147&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O artigo investiga, a partir das discussões de Goodson sobre aprendizagens narrativas, o papel do(a) educador(a) infantil na construção de gênero e sexualidade das crianças e reflete de que forma essa temática aparece no currículo praticado, principalmente naquilo que não foi planejado, todavia está presente no cotidiano escolar. Situações cotidianas na escola promovem confrontos e embaralhamentos nos adultos acerca dos temas gênero e sexualidade, porque foram aprendidas de modo informal, sem conceitos ou explicações, todavia produtos de mitos e tabus construídos numa sociedade que ainda os vê como inapropriados para trabalhar com as crianças. Mesmo assim, aparecem como formas de aprendizagens duradouras que compõem os currículos praticados no dia-a-dia da educação para a infância - o currículo como narrativa. O texto apresenta experiências de educadore(a)s vivenciadas em duas creches públicas fluminenses e algumas análises acerca de omissões, de desaprovações ou de formas de comunicação não verbal oriundas de acervos de aprendizagens constitutivas de histórias de vidas que influenciam diretamente práticas educacionais nos espaços infantis.<hr/>ABSTRACT According to Goodson’s discussions about narrative learning this article analyzes the infant educator’s role in children’s gender and sexuality construction and also thinks in which way it appears in the school curriculum, especially in situations which were not planned however are daily present in school. Common school situations about gender and sexuality themes raise conflict of ideas and adult’s embarrassing as they were learnt in an informal way without models or explanations, however they were myth and taboos products raised in a society which face them as incorrect to be worked with children. Even then they appear as lasting learning ways which daily take part of the curriculum practiced on children education - the curriculum as a narrative. This text presents educators’ experience lived in two infant public schools in Rio de Janeiro and also some analysis about the omission, disapproval or non-verbal communication originating from the material learnt of life stories which directly influence on educational practices in kindergartens. <![CDATA[(Re) pensando a avaliação: lições de Isabel Franchi Cappelletti]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762015000100169&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O presente artigo tem como objetivo repensar a Avaliação Educacional a partir das perspectivas epistemológica, prática e ética, propostas pela Professora Doutora Isabel Franchi Cappelleti, a partir do seu referencial teórico e das discussões mediadas em sala de aula no ano de 2011, compreendendo-a como um processo de fortalecimento crítico, questionador e transformador. As questões: “o que fazemos quando avaliamos?”, “como fazemos?” e “como fizemos até agora?”, iniciaram as reflexões acerca do sentido da avaliação como um processo intencional, sem neutralidade e com muitas adjacências éticas, políticas e culturais. Reflete-se sobre o modelo da racionalidade científica: quando se constituía na única forma de conhecimento verdadeiro e quando deixou de sê-lo. Ao se compreender que a ação humana é essencialmente subjetiva, as ciências sociais ganham destaque ao incorporar no seu sentido pleno a subjetividade. Nesse contexto, a avaliação acrescenta na sua prática a preocupação com o desenvolvimento pessoal, sobretudo quando as aspirações e necessidades dos alunos passam a ser consideradas. Professor e aluno são agentes sociais de um processo sócio-histórico e cultural, vínculos que se fortalecem no convívio engajado e participativo. Os dados avaliativos emergem da prática. Acredita-se que avaliar é enfrentar a questão de valores em educação: individuais, culturais e universais, internalizando-os para deliberar diante das alternativas possíveis, levando em conta a necessidade de respeitar o estabelecido, de considerar as exigências situacionais e as suas consequências, sempre, no entanto, se fundamentando em condutas e normas éticas. Assim como os valores são históricos e culturalmente construídos, a avaliação também o é.<hr/>ABSTRACT This article aims to rethink Educational Evaluation from the epistemological, practical and ethical perspectives, proposed by Professor Isabel Cappelleti Franchi, considering the Professor’s theoretical references and Discussions held during class 2011, understanding her ideas as a questioning and transforming and critical strengthening process. The questions: "what we do when we evaluate?", "how do we do it?" and "how we did it until now?" started reflections on the meaning of evaluation as an intentional process, without neutrality and with many ethical, political and cultural issues. The article brings reflection on the scientific rationality model: when it constituted the only way to true knowledge and when it ceased to be so. By understanding that human action is essentially subjective, the social sciences are highlighted when incorporating the true subjectivity sense. In this context, the evaluation brings the concern for personal development, particularly when the aspirations and needs of students are being considered. Teachers and students are social agents of a socio-historical and cultural processes, bonds which are strengthen during engaged and active interaction. Evaluative data emerged from practice. It is believed that to evaluate is to address value issues in education: individual, cultural and universal; internalizing them to deliberate on the possible alternatives, taking into account the need to respect the established, to always consider the situational demands and its consequences, while still, basing the actions on ethical rules and behavior. Values are built based on historical and cultural constructions just as evaluation is. <![CDATA[Cultura digital e escola: pesquisa e formação de professores, da autoria de Mônica Fantin e Pier Cesare Rivoltella (orgs.), campinas, papirus, 2012, 366 p.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762015000100183&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O presente artigo tem como objetivo repensar a Avaliação Educacional a partir das perspectivas epistemológica, prática e ética, propostas pela Professora Doutora Isabel Franchi Cappelleti, a partir do seu referencial teórico e das discussões mediadas em sala de aula no ano de 2011, compreendendo-a como um processo de fortalecimento crítico, questionador e transformador. As questões: “o que fazemos quando avaliamos?”, “como fazemos?” e “como fizemos até agora?”, iniciaram as reflexões acerca do sentido da avaliação como um processo intencional, sem neutralidade e com muitas adjacências éticas, políticas e culturais. Reflete-se sobre o modelo da racionalidade científica: quando se constituía na única forma de conhecimento verdadeiro e quando deixou de sê-lo. Ao se compreender que a ação humana é essencialmente subjetiva, as ciências sociais ganham destaque ao incorporar no seu sentido pleno a subjetividade. Nesse contexto, a avaliação acrescenta na sua prática a preocupação com o desenvolvimento pessoal, sobretudo quando as aspirações e necessidades dos alunos passam a ser consideradas. Professor e aluno são agentes sociais de um processo sócio-histórico e cultural, vínculos que se fortalecem no convívio engajado e participativo. Os dados avaliativos emergem da prática. Acredita-se que avaliar é enfrentar a questão de valores em educação: individuais, culturais e universais, internalizando-os para deliberar diante das alternativas possíveis, levando em conta a necessidade de respeitar o estabelecido, de considerar as exigências situacionais e as suas consequências, sempre, no entanto, se fundamentando em condutas e normas éticas. Assim como os valores são históricos e culturalmente construídos, a avaliação também o é.<hr/>ABSTRACT This article aims to rethink Educational Evaluation from the epistemological, practical and ethical perspectives, proposed by Professor Isabel Cappelleti Franchi, considering the Professor’s theoretical references and Discussions held during class 2011, understanding her ideas as a questioning and transforming and critical strengthening process. The questions: "what we do when we evaluate?", "how do we do it?" and "how we did it until now?" started reflections on the meaning of evaluation as an intentional process, without neutrality and with many ethical, political and cultural issues. The article brings reflection on the scientific rationality model: when it constituted the only way to true knowledge and when it ceased to be so. By understanding that human action is essentially subjective, the social sciences are highlighted when incorporating the true subjectivity sense. In this context, the evaluation brings the concern for personal development, particularly when the aspirations and needs of students are being considered. Teachers and students are social agents of a socio-historical and cultural processes, bonds which are strengthen during engaged and active interaction. Evaluative data emerged from practice. It is believed that to evaluate is to address value issues in education: individual, cultural and universal; internalizing them to deliberate on the possible alternatives, taking into account the need to respect the established, to always consider the situational demands and its consequences, while still, basing the actions on ethical rules and behavior. Values are built based on historical and cultural constructions just as evaluation is.