Scielo RSS <![CDATA[Revista e-Curriculum]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1809-387620160001&lang=es vol. 14 num. 1 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Paulo Freire na atualidade: legado e reinvenção - uma pesquisa a várias mãos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Paulo Freire na atualidade: legado e reinvenção]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este texto apresenta a pesquisa que investiga a materialidade e a reinvenção do legado freireano, na atualidade, em espaços públicos de educação, na realidade brasileira. Tendo como contexto de origem a Cátedra Paulo Freire da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), essa pesquisa vem sendo realizada, com apoio do CNPq, por pesquisadores de 14 programas de Pós-Graduação em Educação, sediados em 10 estados brasileiros. Este artigo relata o processo e os resultados da 2ª edição dessa pesquisa, desenvolvida no período 2012 a 2015. O quadro de referência dessa investigação é a pedagogia freireana, com destaque dos quatro eixos que balizaram a política educacional da gestão Paulo Freire, em São Paulo (1989-1992): currículo, gestão democrática, formação de educadores e educação de jovens e adultos. Duas linhas de trabalho foram definidas para a produção dos dados. A primeira delas caracterizou-se pela análise de dissertações e teses realizadas com e a partir de referenciais freireanos e, a segunda, consistiu no desenvolvimento de pesquisas empíricas. Com abordagem qualitativa, a metodologia incluiu as modalidades de estudo de caso e pesquisa -ação. Este artigo sintetiza os resultados desses estudos, coordenados pela equipe de pesquisadores. Os resultados da pesquisa demonstraram que o pensamento de Paulo Freire continua vivo e atual, oferecendo contribuições relevantes para as políticas e práticas educativas. A pedagogia freireana penetra diferentes áreas e subáreas do conhecimento e se alonga em diferentes campos de estudo, aproximando-se de problemáticas contemporâneas. <hr/>ABSTRACT This paper presents the research that investigates the materiality and the reinvention of Freire's legacy, today, in public spaces of education in the Brazilian reality. Having as it’s source context the Paulo Freire Cathedra at Pontifical Catholic University (PUC-SP), this research has been carried out, with support from CNPq, by researchers from 14 programs Graduate Education Programs in 10 Brazilian states. This article describes the process and the results of the 2nd edition of this investigation, developed in the period 2012 to 2015. The framework of this research is the Freire's pedagogy, especially the four axes that guided the educational policy of the Paulo Freire’s managment in São Paulo (1989-1992): curriculum, democratic management, permanente teacher education and adult education. Two lines of work have been defined for the data production. The first was characterized by analysis of dissertations and theses performed with, and from, Freire's references. The second was the development of empirical research. With a qualitative approach, the methodology included the modalities case study and action-research. This article summarizes the results of these studies, coordinated by the members of the research team. The investigation results showed that the thought of Paulo Freire still alive and flourishing, offering outstanding contributions to educational policies and practices. The Freire's pedagogy penetrates in different areas and sub-areas of knowledge and alongates itself in different fields of study, approaching contemporary issues. <![CDATA[The contribution of Paulo Freire educational proposal for pedagogical practice in childhood, youth and adult education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000100035&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Neste artigo, em que tratamos de duas pesquisas inseridas no conjunto crítico do campo da educação, visamos compreender a contribuição da proposta educacional de Paulo Freire nas práticas pedagógicas docentes. Tomamos por base os princípios da educação libertadora em Paulo Freire, elegendo como categoria central o diálogo crítico; para entender a prática pedagógica docente, recorremos a João Francisco de Souza. Esses dois teóricos nos ajudaram a compreender a prática pedagógica docente na perspectiva crítica em que o processo educativo é influenciado pelos seus sujeitos e contextos. Para o desenvolvimento da pesquisa, apoiamo-nos na abordagem qualitativa, utilizando como instrumento de produção e coleta de dados a observação do cotidiano escolar. Quanto à organização e ao tratamento dos dados, recorremos à análise de conteúdo (BARDIN, 2008). Focalizamos as ações desenvolvidas na educação infantil e na educação de jovens e adultos, no chão das escolas, a fim de acompanhar o trabalho docente. Os estudos feitos revelaram que os referenciais freireanos oferecem elementos para fundamentar a prática pedagógica docente voltada à formação humana do sujeito no processo de escolarização. <hr/>ABSTRACT In this article, where we deal with two inserted search in Critical Education Field, we intend to understand the contribution of the educational proposal of Paulo Freire in pedagogical practices of teachers. We base Principles of Liberating Education in Paulo Freire, choosing As mains category the Critical Dialogue; To understand the pedagogical practices of teachers, we appeal to John Francis de Souza. They both helped us to understand the pedagogical practices of teachers in Critical Perspective where the educational process is influenced by their subjects and contexts. To Research Development, we support in qualitative approach, using As Production instrument and Data Collection the outlook of school routine. Regarding the organization and data processing, we betook to the Content Analysis (Bardin, 2008). We focus Actions developed on early childhood education and youth and adult education, on Ground Schools, in order to follow the teachers’ work. Studies Made revealed that Freire's reference offer elements to support a teaching pedagogical practice focused on human formation of the person in the educational process. <![CDATA[Articulation between Paulo Freire and Herbert Marcuse: emancipatory sexuality education in a public school of the county of Sorocaba-SP]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000100056&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO A articulação da concepção educacional de Freire com a visão de sexualidade emancipatória de Marcuse foi concebida como subsídio para a construção curricular libertadora na tentativa de superar limites observados na prática convencional da Educação Sexual no ensino de Ciências. Para tanto, foi realizada uma investigação temática em uma escola estadual de Sorocaba-SP para obter um tema gerador capaz de nortear a construção de uma programação curricular. Recorreu-se a análises documentais, observações de campo e entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados. A partir das concepções da comunidade caracterizou-se como tema gerador “Gravidez na adolescência não é problema aqui não...”. A articulação entre Freire e Marcuse possibilitou o vislumbre de uma programação com perspectiva emancipatória, em que educadores e educandos se encontram para, dialogicamente, transformar sua realidade numa relação praxiologicamente coerente com um projeto pedagógico humanizador. A proposta se mostrou com potencialidade para a superação dos limites identificados no currículo de Educação Sexual implementada em redes públicas de ensino. <hr/>ABSTRACT The articulation of Freire's educational concept with the Marcuse's emancipatory sexuality's vision desined to support a liberating curriculum construction to overcome limits observed in the conventional practice of Sexual Education in Science education. To this end, a thematic research was conducted in a public school at Sorocaba-SP for a generator theme able to guide the construction of a curricular programming. It was used document analysis, field observation and semi-structured interviews to collect data. From the community's conceptions characterized as generating theme "Adolescent pregnancy is not a problem here ... no." the link between Freire and Marcuse enabled the glimpse of a schedule with emancipatory perspective, in which teachers and students meet to change their reality dialogicaly in a praxiologicaly consistent relationship with a humanizing education program. The proposal showed potential to overcome the limitations identified in the sexual education curriculum implemented in public schools. <![CDATA[Integral education, full-time and Paulo Freire the challenges of the articulation between knowlegde, time and territory]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000100082&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO A Escola em Tempo Integral tem sido considerada, em nossa sociedade, importante meio para uma educação de qualidade. Esta qualidade seria consequência da maior permanência das crianças e jovens na escola, bem como de um conhecimento que possibilitasse uma educação integral com a apropriação dos territórios e saberes da comunidade que envolvem a escola. Obviamente, uma educação integral traz importantes implicações ao campo do currículo, compreendido este como o “‘que-fazer’ na educação” (SAUL, 2008). O conceito de currículo inserido nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental nos desafia a articular vivências e saberes dos alunos com os conhecimentos historicamente acumulados, permeados pelas relações sociais (BRASIL, 2010), sendo perfeitamente consoante com uma Educação Integral. No entanto, o conhecimento especializado que a escola leva para a sala de aula menospreza o potencial crítico-transformador do diálogo entre os saberes e, até mesmo, a curiosidade dos sujeitos da escola. Isso posto, uma proposta curricular, com base na pedagogia de Freire, tem importante colaboração para uma educação integral que proporcione o enfrentamento desta nova configuração do tempo-território escolar. O que pretendemos, neste artigo, é apresentar o potencial que a teoria freireana tem para o desenvolvimento de uma escola em tempo integral estabelecida sobre o paradigma de uma educação integral que possibilite a articulação entre os saberes, de forma crítica e dialógica. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, com especial destaque à pesquisa-ação e à utilização de mapas mentais.<hr/>ABSTRACT The Full-Time School has been considered, in our society, an important path for a quality education. This quality would be the consequence of the increased permanence of children and youngsters in the school, as well as of a knowledge that would enable an integral education with the appropriation of territories and of the community knowledge that involves the school. Obviously, an integral education brings important implications to the field of curriculum, this referred to the “’what-to-do’ in education” (SAUL, 2008). The concept of curriculum of the National Curricular Guidelines to Elementary School challenges us to articulate experiences and knowledge of the students with the knowledge historically accumulated, permeated by social relations (BRASIL, 2010), being perfectly consonant with an integral education. However, the specialized knowledge the school takes to the classroom underestimate the critical-transforming potential of the dialogue between different expertises, and even the curiosity of the school subjects. That said, a curricular proposal, based in Freire’s pedagogy, may give an important contribution to an integral education that would allow the confronting of this new configuration of the school’s time-territory. What we intend, in this article, is to present the potential that Freire’s theory has to the evolving of an integral school established over the paradigm of a full-time education that allows the articulation between different knowledges, on a critical and dialogical perspective. The methodology used was of qualitative nature, with special emphasis on action research and the use of mind maps. <![CDATA[The knowledge state on scholar progressions and learning cycles: contributions of Paulo Freire’s legacy]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000100108&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O artigo tem como objetivo contribuir com o avanço na produção acadêmica sobre o Estado do Conhecimento sobre a Progressão Escolar e Ciclos de Aprendizagem, numa perspectiva freireana, ampliando e atualizando o balanço dos estudos já realizados sobre essa temática. O estudo tem, como referência para análise, a seguinte produção: o relatório final sobre o Estado do Conhecimento sobre a temática da Progressão Escolar e Ciclos, referente ao período de 1990 a 2002, publicado pelo MEC/INEP, teses e dissertações produzidas sobre essa temática, no período de 2003 a 2012. Os estudos evidenciam que a estrutura curricular em ciclos, numa perspectiva crítico-emancipatória, tendo como fundamento o referencial teórico em Paulo Freire, tem uma melhor possibilidade de provocar uma mudança estrutural radical na gramática da escola, rompendo com a estrutura hegemônica, elitista e excludente da escola seriada. A estrutura curricular em ciclos no paradigma crítico-emancipatório freireano, propõe um quefazer crítico, diferenciado e criativo para o cotidiano da escola, a partir da flexibilização, da continuidade e da articulação curricular, do trabalho coletivo, do respeito ao ritmo, ao saber, à diversidade, à experiência de vida de cada educando, concebendo-o como sujeito histórico-social, no processo de construção e reconstrução do conhecimento. Nessa perspectiva, a estrutura curricular em ciclos está imbricada com a democratização do ensino e com a construção de uma escola pública, popular, democrática e com qualidade social, tendo como horizonte a transformação da realidade opressora e a construção de uma sociedade mais justa e solidária.<hr/>ABSTRACT This article aims to contribute to advance academic production on The Knowledge State about Scholar Progressions and Learning Cycles, according to Paulo Freire’s perspective, expending and updating the researches concerning to this issue. The following productions were used in this study as a reference to be investigated: the final report on The Knowledge State about Scholar Progressions and Learning Cycles, published by MEC/INEP, for the period 1990-2002, theses and dissertations about this subject area produced between 2003- 2012. Studies has showed that the curricular structure organized in cycles, according to a critical and emancipatory perspective in which Paulo Freire's thought is the fundamental basis, has a better possibility to lead to a radical and structural change in school. It breaks with the school's structure hegemonic, elitist and excluding. The curricular structure in cycles in accordance with Paulo Freire's paradigm suggests a critical what to do, different and criative to the school life, starting from flexibility, continuity and curricular articulation of the collaborative work, respect to the rhythm and the know and the diversity and the life experience of each educating person. It conceives him as a social and historical person in the process of the knowledge’s construction and reconstruction. In this perspective, the curricular structure organized in cycles is embedded with the democratization of education and the construction of a popular democratic public school with a social quality. It has as a wish do change the oppressive reality and constructing a fairest society. <![CDATA[Participation and autonomy in management as reference to reinvent freire’s theory in public education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000100127&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O artigo examina os processos de gestão democrática e suas estratégias de organização e mobilização para a construção de um projeto popular de educação pública no município de Cametá no Estado do Pará. A análise foi desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico, documental e de pesquisa de campo, através de entrevista com o dirigente municipal. Seus resultados se inserem no âmbito da pesquisa “Paulo Freire na atualidade: legado e reinvenção”, desenvolvida por uma rede nacional de pesquisadores coordenada pela Cátedra Paulo Freire da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); e evidenciam que a rede municipal de ensino quando fez opção por uma educação crítico-emancipadora, aplica os princípios da participação e da autonomia nos processos de gestão pública, colaborando para a reinvenção da teoria Freireana na atualidade.<hr/>ABSTRACT The article examines the democratic management processes and their organizational strategies and mobilization to build a popular project of public education in Cametá, city in the state of Pará. The analysis was developed through bibliographic and documentary survey and field research, through interviews with municipal managers. The results found fall within the scope of the research "Paulo Freire today: legacy and reinvention", developed by a national network of researchers, and coordinated by the Paulo Freire Cathedra of PUC-SP. It shows that the municipal schools, when opting for a critical and emancipatory education, apply the principles of participation and autonomy in public management processes, contributing to the reinvention of Paulo Freire theory today. <![CDATA[A research on education based on Paulo Freire and the contributions of his educational approach to teacher development and educational practice]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000100149&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Neste artigo procuramos mostrar que os referenciais freireanos têm contribuído para ampliar a pesquisa em educação no trato de objetos de investigação, categorias analíticas e processos metodológicos, com repercussões sobre a formação e a prática pedagógica, conforme temos conferido na produção acadêmica. Essa presença teórico-epistemológico-metodológica, de um lado, mostra o vigor e a atualidade do pensamento freireano. De outro, mobiliza-nos para a análise dos traços e das evidências da contribuição freireana para a pesquisa em educação, a formação de professores e a prática pedagógica. Propomo-nos a analisar essa presença através de dissertações e teses da área da educação, com foco nas categorias: humanização, diálogo, autonomia, amorosidade e criticidade.<hr/>ABSTRACT In this paper, we aim to show that Freire´s educational approaches have contributed to expand research on Education on the issues of investigation, analytical categories and methodological processes with implications on teacher development and pedagogical practice, as we have observed in academic production. This theoretical, epistemological and methodological presence of Freire, on the one hand, shows the vigour of Freire´s thoughts and that they remain valid at all times. On the other hand, it prompts us to analyse the features and evidence of Freire´s contribution to the research on education; teacher development and educational practice. We propose to analyse the presence of Freire on dissertations and teases in the Education field, focusing on the following categories: humanization, dialogue, autonomy, lovingness and critical thinking. <![CDATA[Freirian concepts as support for continued education of youth and adult education teachers]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000100165&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Apresenta-se neste trabalho resultados de pesquisa que investigou o processo de formação permanente de professores de Educação de Jovens e Adultos (EJA) ocorrido no município de Chapecó, no período de 1997 a2004. Esse processo foi desenvolvido a partir dos princípios da concepção freireana de educação, durante o Movimento de Reorientação Curricular da RedeMunicipal de Educação. O objetivo da pesquisa constituiu-se em apontar limites e possibilidades da formação permanente dos professores. Trata-se de estudo de abordagem qualitativa que teve o questionário e a entrevista semiestruturada como instrumentos para a coleta de dados, junto a professores e coordenadores da EJA.A análise indicou que a formação permanentepossibilitou ao grupo de professores a incorporação de práticas freireanas no fazer docente. Os dados da pesquisa também indicaram limites e dificuldades enfrentados na implementação do processo de formação, tais como a resistência a mudanças por parte de alguns professores, a avaliação e a forma como a proposta foi implantada pelos gestores. <hr/>ABSTRACT This paper presents the results of a study that investigated the process of continuing education of teachers in the Youth and Adult Education program in the municipality of Chapecó from 1997-2004. The process was based on Freire’s concepts of education, during the Movement for Curriculum Reorientation of the Municipal School System. The objectives of the research include indicating limits and opportunities for the continuing education of teachers. It is a qualitative study that used a questionnaire and semi-structured interviews with teachers and coordinators in the Youth and Adult Education programs as data collection tools. The analysis indicated that the continued education program allowed the teachers to incorporate Freire’sconcepts in their teaching. The research data also indicate limits and difficulties faced in the implementation of the education process, such as resistance to change by the part of some teachers and the way that the proposal was implemented by administrators. <![CDATA[The legacy of Paulo Freire for permanent education: critical reading of theses and dissertations on teacher education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000100186&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O trabalho faz parte de uma pesquisa interinstitucional em que o Grupo de Estudos e Pesquisas da Pedagogia Paulo Freire (GEPPF) pesquisou a formação de educadores/as, a partir da produção das dissertações e teses que apresentassem maior contribuição de Paulo Freire à formação de educadores/as. A pesquisa procurou selecionar os resumos de teses e dissertações que evidenciassem Paulo Freire. Teve início com a leitura dos resumos para observar a pertinência da temática. Em seguida, foram feitas a seleção dos trabalhos que mais se aproximassem das ideias de Freire e a análise crítica dos fundamentos freireanos. Nessa perspectiva, a metodologia procurou analisar a produção completa à luz dos estudos das obras de Freire, destacando as categorias que mais tratassem de formação de professores/as, seja ela inicial, continuada ou permanente. Assim, as análises procuraram refletir criticamente cada categoria a partir do movimento da práxis (ação-reflexão-ação). O resultado apontou a presença significativa de Freire, na perspectiva da reinvenção da formação permanente.<hr/>ABSTRACT The work is part of an inter-institutional research in which the Group of Studies and Research Pedagogy of Paulo Freire (GEPPF) researched the production of dissertations and theses that presented greatest contribution of Paulo Freire to educator training. The research tried to select the abstracts of theses and dissertations that emphasized Paulo Freire. The research began with the reading of abstracts to observe the relevance of the theme, then the selection of studies that have come closer to Freire's ideas and the critical analysis of Freire's fundamentals. From this perspective, the methodology aimed at analyzing the complete production on the studies basis of Freire's works, highlighting the categories that mostly addressed to teacher training, whether initial, continuing or permanent. Thus, the analysis sought to critically reflect each category, from the practical movement (action-reflection-action). The results showed the significant presence of Freire, under the reinvention perspective of ongoing formation. <![CDATA[The pedagogy of Paulo Freire as theoretical- methodological as reference to research and develop teacher education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000100211&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O texto apresenta fundamentos teórico-metodológicos da pedagogia de Paulo Freire para investigar e desenvolver a formação de educadores, tendo em vista a superação de limitações que impedem a transformação de práticas docentes. Com essa intenção, foi criado um desenho de investigação, com a inspiração da pesquisa-ação, para problematizar e analisar situações-limites vivenciadas pelos participantes, em suas realidades profissionais, tendo em vista a elaboração de propostas que pudessem contribuir para compreender criticamente e superar tais situações. O lócus da pesquisa foi o curso de Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). A possibilidade de utilização do referencial freireano como pesquisa-formação, será ilustrada por meio da discussão dos momentos e fases da invetigação desenvolvida. Os resultados obtidos na pesquisa demonstram: a) o valor e a viabilidade da proposta teórico-metodológica de Freire como um caminho de pesquisa e formação docente; b) a ampliação da compreensão dos sujeitos da pesquisa sobre a formação continuada, na perspectiva da formação permanente freireana; c) movimentos de transformação de formas de pensar e agir dos participantes, com relação à formação docente, evidenciados em sua adesão a novos valores e intenções de mudar suas práticas.<hr/>ABSTRACT This paper presents theoretical and methodological foundations of Paulo Freire's pedagogy to research and develop the teacher education, with a view to overcoming limitations that prevent the transformation of teaching practices. With this intention, a research design was created with the inspiration of action-research, to discuss and analyze limit-situations experienced by the participants of the research, in their professional realities, aiming to drawing up proposals that could contribute to critically understand and overcome such situations. The locus of the research was a Masters course in Education: Formation of the Teacher Educator at the Pontifical Catholic University of São Paulo (PUC-SP). The possibility of using Freire's referential in a “research-teacher education”, will be illustrated through the discussion of the moments and phases of the investigation developed. The results of the research show: a) the value and viability of the theoretical and methodological approach of Freire, as a research path and teacher education action; b) the expansion of the understanding of the participants, about in-service teacher education, from the perspective of Freire's permanent education; c) movements of transformation of the ways of thinking and acting of the participants, with regard to teacher education, evidenced in their adherence to new values and intentions to change their practices. <![CDATA[The freirean pedagogy in a youth and adult education schools]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000100234&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O artigo aborda uma experiência com Educação de Jovens e Adultos na qual Paulo Freire foi o principal referencial teórico, buscando verificar os modos de implementação de uma prática pedagógica na qual durante dez anos a educação popular foi assumida como política pública no governo municipal petista de Gravataí, Rio Grande do Sul. Após introduzir o contexto em que se situa o campo empírico e apresentar a metodologia de pesquisa, são analisados os principais temas que emergiram na pesquisa realizada: atualidade freireana, participação, políticas públicas e juvenilização da EJA. Entre as conclusões destacam-se, como aspectos positivos, a prática da avaliação emancipatória e a conquista de um espaço semanal para a formação permanente dos professores. Como principal limite aponta-se a ausência da participação da própria comunidade na construção da proposta.<hr/>ABSTRACT The article discusses an experience with Youth and Adult Education (Educação de Jovens e Adultos, EJA) in which Paulo Freire was the main theoretical framework. For ten consecutive years popular education was integrated as public policy in the municipal government of the Workers’ Party (Partido dos Trabalhadores, PT) in Gravataí, Rio Grande do Sul. After introducing the context in which we find the empirical field of this study, and presenting the methodology, there are analyzed the main themes that emerged from the research: Freire today, participation, public policy and juvenilisation of EJA. Among the results, we find as positive aspects the practice of emancipatory evaluation, and a weekly space in the schedule for continuing education of teachers. The main limitation of the process regards the absence of participation of the community in the development of the proposal. <![CDATA[Paulo Freire's present in literacy programs for youth and adults at local schools from Pará.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000100257&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Neste artigo apresentam-se resultados de duas pesquisas sobre a presença de Paulo Freire em Programas de Alfabetização de Jovens e Adultos de Redes Municipais de Ensino do Estado do Pará, realizadas pelo Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP) da Universidade do Estado do Pará, em parceria com a Cátedra Paulo Freire da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), projeto “Paulo Freire na atualidade: legado e reinvenção - análise de sistemas públicos de educação a partir dos anos 1990”, financiado pelo CNPq. Tratam-se de pesquisas qualitativas, nas quais foram realizadas entrevistas com educadores vinculados a Programas de EJA, que possuem a educação freireana como base teórico-metodológica, além de levantamento bibliográfico e documental. O foco deste artigo é para a presença de Paulo Freire na vida pessoal e na prática profissional dos docentes. Um dos resultados é que Paulo Freire está sendo reconstruído pelos educadores em suas práticas, tendo por base princípios freireanos que marcaram sua vida profissional.<hr/>ABSTRACT In this article we show results from two studies on Paulo Freire's presence in literacy programs for youth and adults, at local schools in the State of Pará, that have been accomplished by the Popular Education Center Paulo Freire (NEP), from the University of Pará, in association with the Paulo Freire Cathedra, of Pontifical Catholic University of São Paulo, under the project "Paulo Freire today: legacy and reinvention - analysis of public education systems from the 1990s", funded by CNPq. Those were qualitative researches, in which interviews were conducted with educators linked to adult education programs, which have Freire's pedagogy as their theoretical-methodological basis, as well as bibliographic and documentary survey. The article focus on the presence of Paulo Freire in the personal life and professional practice of the teachers. One of the results points to Paulo Freire theory being rebuild by the educators in their practices, based on Freire's principles that marked their professional life. <![CDATA[Expanding the dynamics of power: Freire and the politics of race in education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000100277&lng=es&nrm=iso&tlng=es ABSTRACT Paulo Freire and I, in many dialogues, spent hours discussing the importance not only of theoretical interventions, but also of the crucial importance of praxis, of intervening into the daily lives of cultural and pedagogic realities and of letting these interventions speak back to one’s political and theoretic work. Unfortunately, all too many “critical theorists” in education have forgotten about the necessity of such action. Theory “rules”, with little correction from the realities of real institutions in real communities in real struggles. The struggles by Afro-Brazilian people against subjugation were not abstractions to Freire. He saw them as part of the necessary struggles against domination. In this paper, even though he is no longer present, I want to continue the dialogue on race that I started with Paulo. Since he insisted that we focus on our own daily experiences, I shall direct my attention to the realities of race in those nations with which I am most familiar, although I shall also touch on Brazil, Portugal, and elsewhere. My epistemological grounding will be decidedly Freirean. I want to interrogate the “culture of silence” in which we live, so that it can be transformed. Those of us who are committed to emancipatory and anti-racist educational policies and practices, would be wise to direct our attention not only to the racial effects of markets and standards, but just as much to the creative ways neo-liberal and neo-conservative movements work to convince so many people that these policies are merely neutral technologies that will help us make education more efficient and effective.<hr/>RESUMO Paulo Freire e eu, em muitos diálogos, passamos horas discutindo a importância não só de intervenções teóricas, mas também da importância crucial da práxis, de intervir nas vidas diárias de realidades culturais e pedagógicas e de deixar essas intervenções responderem ao trabalho político e teórico que se busca desenvolver. Infelizmente, muitos "teóricos críticos" da educação têm esquecido da necessidade de tal ação. A teoria “domina”, com pouca correção advinda das realidades de instituições de reais, em comunidades reais, em lutas reais. As lutas de afro-brasileiros contra a subjugação não eram abstrações para Freire. Ele as via como parte das lutas necessárias contra a dominação. Neste artigo, ainda que Freire não esteja mais presente, quero continuar o diálogo com ele sobre a questão racial. Uma vez que ele insistia em que nos concentremos em nossas próprias experiências diárias, vou dirigir a minha atenção para as realidades da questão racial em nações com as quais estou mais familiarizado, embora eu também deva me referir ao Brasil, Portugal e outros lugares. Minha base epistemológica será decididamente freireana. Quero interrogar a "cultura do silêncio" em que vivemos, de modo que ela possa ser transformada. Aqueles de nós que estão comprometidos com políticas e práticas educacionais emancipatórias e anti-racistas, seriam perspicazes ao dirigir sua crítica não só aos efeitos raciais sobre os mercados e padrões culturais, mas também para as formas criativas utilizadas por movimentos neo-liberais e neo-conservadores para convencer muitas pessoas de que essas políticas são meramente tecnologias neutras, que nos ajudarão a tornar a educação mais eficiente e eficaz. <![CDATA[Critical pedagogy, Paulo Freire and the courage to be political]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000100296&lng=es&nrm=iso&tlng=es ABSTRACT At a time when memory is being erased and the political relevance of education is dismissed in the embrace of the language of measurement and quantification, it is all the more important to remember the legacy and work of Paulo Freire. Since the 1980s, there have been few if any intellectuals on the North American educational scene who have matched Freire’s theoretical rigor, civic courage, and sense of moral responsibility. And his example is more important now than ever before: with institutions of public and higher education increasingly under siege by a host of neoliberal and conservative forces, it is imperative for educators to acknowledge Freire’s understanding of the empowering and democratic potential of education. The language of critique and educated hope was his legacy, one that is increasingly absent from many liberal and conservative discourses about current educational problems and appropriate avenues of reform. Paulo spent his life guided by the beliefs that the radical elements of democracy were worth struggling for, that critical education was a basic element of progressive social change, and that how we think about politics was inseparable from how we come to understand the world, power, and the moral life we aspire to lead. Paulo strongly believed that democracy could not last without the formative culture that made it possible. At a time when institutions of public and higher education have become associated with market competition, conformity, disempowerment, and uncompromising modes of punishment, making known the significant contributions and legacy of Paulo Freire’s work is now more important than ever before.<hr/>RESUMO Em um momento em que a memória está sendo apagada e a relevância política da educação é afastada pelo abraço da linguagem da medição e da quantificação, é ainda mais importante lembrar o legado e a obra de Paulo Freire. Desde os anos 1980, tem havido poucos intelectuais, se é que houve algum, na cena norte-americana educacional, que alcançaram o rigor teórico, a coragem cívica e o sentido de responsabilidade moral de Paulo Freire. Seu exemplo é mais importante agora do que nunca: com as instituições públicas de educação básica e superior, cada vez mais, sob o cerco de uma série de forças neoliberais e conservadoras, é imperativo que os educadores se apropriem do entendimento de Freire sobre empoderamento e o potencial democrático da educação. A linguagem da crítica e a educação da esperança são o seu legado, que está cada vez mais ausente de muitos discursos liberais e conservadores sobre os problemas educacionais atuais e vias adequadas de reforma. Paulo passou a vida guiado pelas crenças de que valia a pena lutar pelos os elementos radicais da democracia, de que a educação crítica é um elemento fundamental para a mudança social progressiva, e de que a forma como pensamos sobre política é inseparável daquela como compreendemos o mundo, o poder e a vida moral a que aspiramos. Paulo acreditava firmemente que a democracia não pode durar sem a cultura formativa que a torna possível. Numa altura em que as instituições públicas de educação básica e superior estão sendo associadas à lógica do mercado, à conformidade, à perda de poder e a modos inflexíveis de punição, conhecer as contribuições significativas da obra e o legado de Paulo Freire é mais importante do que nunca. <![CDATA[The theater in the students’ education: the perceptions of the teachers from an unified educational center (CEU) in the city of São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000100307&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Esse artigo traz uma reflexão sobre os resultados de uma pesquisa, cujo objeto foi a percepção dos educadores dos CEUs sobre a função do teatro na formação dos educandos, nesses espaços educativos, localizados nas periferias da cidade de São Paulo. As produções de Caldwell Cook, Herbert Read, Peter Slade, Bertolt Brecht, Augusto Boal, Ingrid Koudella, Marilena Chauí e Paulo Freire forneceram os subsídios teóricos que fundamentaram a referida pesquisa. A abordagem qualitativa, como entendida por Bogdan e Biklen, e o estudo de caso, mostraram-se apropriados para a investigação realizada. Os procedimentos metodológicos incluíram a análise de documentos e a realização de entrevistas semiestruturadas com educadores, educandos e gestores de um CEU e das instâncias centrais da SME/SP. Os resultados evidenciaram incongruência entre as fontes documentais e as entrevistas realizadas, o que impossibilitou concluir sobre o consenso e a ênfase acerca da função do teatro na formação dos educandos. A única consonância perceptível entre as duas fontes de dados, ocorreu em relação à percepção do teatro como entretenimento, cuja ausência nos registros pesquisados foi compatível com a pequena ênfase atribuída a tal percepção, pelos sujeitos entrevistados. Isso parece indicar que, embora não haja um consenso sobre a função do teatro na formação dos educandos, essa arte tem sido entendida como mais do que um entretenimento pelos educadores do CEU.<hr/>ABSTRACT This article brings out a reflection on the results of a research, which has as its object the perception of educators who work in CEUs on the role of theater in the students’ education, in these educational spaces, located on the outskirts of the city of São Paulo. Works of Caldwell Cook, Herbert Read, Peter Slade, Bertolt Brecht, Augusto Boal, Ingrid Koudella, Marilena Chauí and Paulo Freire provided the theoretical basis that supported this research. The qualitative approach, as understood by Bogdan and Biklen, and the case study, proved to be suitable for the investigation that has been done. The methodological procedures included the examination of documents and conducting semi-structured interviews with educators, students and managers of a CEU and of the central offices of SME/SP. The results showed incongruence between documentary sources and interviews, precluding conclusions about the consensus and the emphasis on the role of theater in the students’ education. The only noticeable agreement between the two sources of data occurred in relation to the perception of theater as entertainment, whose absence in the analyzed records was compatible with the short emphasis given to such a perception, by interviewees. This suggests that although there is no consensus about the role of theater in the education of students, this art has been understood as more than an entertainment by the CEU educators. <![CDATA[Child involvement in the curriculum and own assessment: a action research held in two São Paulo public preschools]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000100332&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo é um recorte de uma pesquisa de Doutorado sobre a elaboração de relatórios de avaliação de duas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI), localizadas na cidade de São Paulo, cujo objetivo foi investigar o registro da participação das crianças nesses documentos. A criança é concebida como ator social, propondo que suas experiências constituam o centro do planejamento e que a proposta curricular inclua a participação da criança. São abordados os procedimentos mais utilizados em avaliação com crianças, como a observação e registros escritos. A pesquisa foi desenvolvida seguindo a metodologia de pesquisa-ação, em que o pesquisador e os participantes propõem intervenções sobre a realidade, indo além da descrição e observação do campo de estudo. Os resultados revelam que na escrita do relatório, a criança torna-se o sujeito principal, resgatando assim suas falas, ações, interações e o acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem, desvelando a proposta curricular da EMEI. Em avaliação, as entrevistas com as crianças indicam o que elas pensam sobre os projetos e atividades desenvolvidas por elas na escola, proporcionando assim, o autoconhecimento. Verifica-se que a opinião da criança pode trazer à prática docente o replanejamento das atividades.<hr/>ABSTRACT This article is an excerpt of a PhD research on the development of evaluation reports of two São Paulo public preschools, whose objective was to investigate the record of children's participation in these documents. The child is conceived as a social actor, proposing that their experiences constitute the center of the planning and the proposed curriculum includes child participation. The procedures are discussed more used in evaluation with children, such as observation and written records. The research was conducted following the methodology of action research, the researcher and the participants propose interventions on reality, beyond the description and observation of the field of study. The results show that in the report writing, the child becomes the main subject, thus salvaging his speech, actions, interactions and monitoring of the teaching-learning process, unveiling the curriculum. In evaluation, the interviews with the children indicate what they think about the projects and activities undertaken by them in school, thus providing self-knowledge. It is found that the child's opinion can bring to teaching practice planning activities. <![CDATA[Teacher education: Pibid and supervised curricular internship]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000100357&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo representa o trabalho científico realizado no interior do Projeto “A Formação Didática Pedagógica do Professor da Educação Básica”, coordenado pela professora doutora Neide de Aquino Noffs da linha de pesquisa Formação de Educadores, e tem como objetivo geral analisar as concepções que norteiam o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) e o Programa Institucional de Bolsa a Iniciação à Docência - Pibid, e como específico, analisar se o Pibid, enquanto atividade de iniciação à docência, pode ser considerado como Estágio Curricular Supervisionado. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa por meio de pesquisa documental de estudos da literatura sobre a formação inicial de professores e de documentos oficiais, analisando as concepções e ações que norteiam o ECS, o Pibid e a política de formação de professores, os instrumentos legais que os fundamentam. O lócus da pesquisa é o estágio nas licenciaturas e o Pibid desenvolvido pela PUC-SP. Esta pesquisa revela que o Pibid e o ECS apresentam semelhanças quanto aos princípios estruturantes entre elas: a conexão entre teoria e prática, a pesquisa como estratégia de reflexão na e sobre a ação, aproximação das instituições formadoras IES e escolas públicas de educação básica e a desmistificação da cultura de superioridade de uma sobre a outra. Por outro lado as condições objetivas de realização dos programas os diferenciam: o Estágio Curricular Supervisionado dispõe de um menor vínculo específico com as escolas e fundamenta-se basicamente na observação, enquanto no Pibid há o trabalho colaborativo, intercursos, desde o seu planejamento até a sua avaliação, envolvendo obrigatoriamente não só os licenciandos como os professores das IES nas escolas de educação básica durante toda a implementação do programa.<hr/>ABSTRACT This article presents the scientific work carried out within the project "The Didactical-Pedagogical Formation of the Primary and Secondary Teacher" coordinated by Prof. Dr. Neide Aquino Noffs, within the teacher education research line, and has as main objective to analyze the concepts that guide the Supervised Curricular Internship (ECS) and the Institutional Program of Scholarships to Teaching Initiation - (Pibid), and particularly, examine whether Pibid, while an activity of teaching initiation could be considered as Supervised Internship. The research presents a qualitative approach through documentary research on studies on initial teacher education and official documents of the teacher education policy. The locus of research is the internship in undergraduate courses and the Pibid developed by PUC-SP. This research reveals that Pibid and the ECS have similarities as to the underlying principles, including: the connection between theory and practice, research and reflection strategy in and on the action, approximation between Higher Education Institutions and Public Schools and demystification of the superiority of one’s culture over the other. On the other hand the objective conditions of concretization of the programs differentiate it: Supervised Curricular Internship has a smaller and specific link with Schools and is based primarily on observation, while in Pibid's, the collaborative work, inter-courses, happens since its planning stage until the evaluation phase, involving teachers of both institutions throughout the implementation of the program.