Scielo RSS <![CDATA[Revista e-Curriculum]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1809-387620160002&lang=es vol. 14 num. 2 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000200375&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Apresentação. Dossiê temático: "educação não escolar de adultos: estudos sobre educação popular e educação para os direitos humanos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000200377&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Quilombola identity affirmation in the Quilombo Santa Rita do Bracuí]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000200393&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo trata da afirmação da identidade quilombola no Quilombo Santa Rita do Bracuí, localizado em Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro. Essas informações foram levantadas com o objetivo de sistematizar um processo de luta por reconhecimento e realização de direitos culturais e territoriais desencadeado em meados da década de 1990. Para tanto, recuperou-se o contexto histórico de formação do território do atual quilombo, uma antiga fazenda de cana-de-açúcar baseada no trabalho de pessoas africanas escravizadas ilegalmente. A gênese da afirmação quilombola é apresentada a partir da escuta dos atuais moradores e foi coletada juntamente com dois estudantes-pesquisadores quilombolas residentes na comunidade. Concluiu-se que a afirmação quilombola, ao vincular-se à luta pela terra e por direitos culturais, pode ser entendida como educação popular, ou seja, como autoeducação comunitária, conscientização política e combate a situações históricas de injustiça e desrespeito. <hr/>ABSTRACT This article deals with the affirmation of Quilombola identity in the Quilombo Santa Rita do Bracuí, located in Angra dos Reis (Rio de Janeiro, Brazil). This information was collected in order to systematize the struggle, unchained in the mid-1990s, for recognition and achievement of their cultural and territorial rights. For this purpose we recovered the historical context of the formation of the current territory of the Quilombo, an old sugar plantation sustained by the work of illegal African slaves. The genesis of the Quilombola identity affirmation is based on hearing the current residents, and this was made together with two Quilombola research assistants residing within the community. We concluded that the Quilombola identity affirmation, by being associated with the struggle for cultural and territorial rights, could be understood as Popular Education, which is, at the same time, a communitarian self-education, a means to political awareness, and a struggle against historical situations of injustice and disrespect. <![CDATA[Popular education in contexts of deprivation of liberty: the art-education project at casa foundation]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000200414&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO É possível construir e desenvolver uma Educação Popular transformadora em contextos de privação de liberdade? Quais são os limites, os desafios e as possibilidades dessas experiências no Brasil, em uma sociedade profundamente desigual que prega o confinamento de seres humanos e o encarceramento em massa como resposta prioritária ao delito? Com base na experiência de arte-educação desenvolvida pela organização não governamental Ação Educativa na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativa ao Adolescente (Casa), instituição do governo do estado de São Paulo responsável por aplicar medidas socioeducativas junto aos(às) adolescentes em conflito com a lei, este artigo aborda o paradoxo: a emancipação dos sujeitos buscada pela Educação Popular em instituições totais. Referenciadas nas definições de Goffman (1987) e Foucault (1987), instituições caracterizadas pela privação de liberdade, pela pedagogia da obediência, pelo adestramento dos corpos e por violações permanentes, sistêmicas e cotidianas dos direitos humanos. Conclui-se que a educação popular tem uma tarefa que ultrapassa o lugar comumente conferido à educação nesses espaços - o de preparar os indivíduos para “o retorno à sociedade” - para se configurar como parte dos processos de resistência, reexistência (SOUZA, 2011) e quilombagem (MOURA, 1992) dos sujeitos privados de liberdade no cotidiano dessas instituições.<hr/>ABSTRACT Would it be possible, in contexts of privation of liberty, to construct and to develop a popular, transforming education? What are the limits, the challenges and the possibilities of these experiences in Brazil, in a society profoundly unequal, which preaches the confinement of human beings, mass incarceration, as a main response do theft offense? Based on the art-education experience developed by the NGO Ação Educativa (Educative Action) at Casa (Fundação Centro de Atendimento Socioeducativa ao Adolescente / Foundation Center for Socioeducational Assistance to Adolescents), a public institution in São Paulo (Brazil) responsible for applying socio-educational measures to adolescents in conflict with the law, this article discusses the paradox: the emancipation of individuals sought by popular education in situations characterized by deprivation of liberty, pedagogy of obedience, the restriction of bodies, and the permanent, systemic and daily violations of human rights. <![CDATA[Popular education in the university - constructing from contradictions, reflections and experiences of the pet popular education in the UNIFESP- Santos Campus]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000200437&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O artigo apresenta reflexões sobre a contribuição e inserção da Educação Popular na universidade a partir dos membros do grupo Programa de Educação Tutorial (PET) de Educação Popular: “criando e recriando a realidade social”, da UNIFESP-Baixada Santista. A partir de descrição e discussão do processo teórico-metodológico da educação popular, sua inserção nos espaços universitários e o trabalho realizado pelo grupo, a pesquisa buscou, por meio da análise de relatos, portfólios e textos, problematizar os olhares e as vozes dos sujeitos que protagonizam essa experiência para evidenciar, com base nos argumentos deles mesmos, se há e como reconhecem a Educação Popular no espaço acadêmico. A análise realizada permitiu identificar a possibilidade da existência da Educação Popular no espaço da universidade no contexto do século XXI. Evidenciou-se que a Educação Popular consegue existir e ser mantida no espaço da universidade pública brasileira devido à própria natureza contraditória dessa instituição, que reconhece várias conquistas dos direitos sociais, das políticas de democratização e da reivindicação da igualdade de oportunidades para a classe popular, mas que reafirma suas práticas e cultura institucional condizentes com o modelo social historicamente hegemônico. Portanto, a universidade pública é ainda um espaço a ser conquistado, efetivamente, pela classe popular. Nesse sentido, a Educação Popular no espaço da universidade, embora tenha permanecido pouco reconhecida, tem contribuído, permanentemente, para que a universidade pública seja provocada a assumir seu compromisso com a população que historicamente esteve apartada do espaço concebido como produtor do conhecimento.<hr/>ABSTRACT This article promotes a reflection on the contribution and inclusion of Popular Education at the University by discussing it with the members of PET (Tutorial Education Program) Popular Education: "creating and recreating social reality" of UNIFESP-Santos Campus. The research sought to problematize the subjects' perception and opinions, taking into account the description and discussion of the theoretical and methodological process of popular education, their inclusion in university spaces, and the work done by this group, in order to evaluate, by their own arguments, if the recognition of Popular Education really exists in the academic space, and by what means. The analysis identified the possibility Popular Education within the university space in the context of twenty-first century, and it became evident that Popular Education can exist and be maintained within the Brazilian public University due to the own contradictory nature of this institution; an institution that recognizes various achievements of social rights movements, of democracy policies, and the claim for equality in opportunities for the popular classes. But, at the same time, an institution that reaffirms its institutional culture and practices that are most suitable to the historically hegemonic social model. Therefore, the public university is still a space to be effectively conquered by the popular classes and in this sense, although not very well recognized, Popular Education within the university space has contributed permanently to the public university, in causing it to take commitments to the population that has been historically separated from this space conceived as a producer of knowledge. <![CDATA[Feminismoagora! Autorreflexão e formação política]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000200463&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O artigo apresenta uma experiência de formação feminista com mulheres jovens, em Recife, realizada nos anos de 2013 e 2014, com base no feminismo e na perspectiva pedagógica de Paulo Freire. O objetivo é discutir a metodologia de autorreflexão como elemento relevante do debate educacional sobre pedagogia feminista. Com base na metodologia de sistematização de Educação Popular, narra o desenvolvimento e os resultados da experiência para discutir a relação entre Educação Popular e Pedagogia Feminista. Os procedimentos adotados foram o debate em grupo focal orientado por problematizações formuladas a partir da experiência compartilhada por educadora e educandas. Na sua conclusão traz como principal achado deste processo de pesquisa-sistematização a relevância de associar à metodologia de autorreflexão, elementos de formação política e acompanhamento da atuação coletiva como fundamentais para a formação em movimentos sociais.<hr/>ABSTRACT This article presents an experience in feminist education with young women in Recife (Pernambuco, Brazil) made between the years 2013 and 2014 and based on feminist theory and on Paulo Freire's pedagogical perspective. The aim is to discuss self-reflection methodology as an important element of the educational debate on feminist pedagog It describes the development and the results of the experience in order to discuss the relation between Popular Education and Feminist Pedagogy. The procedures adopted were the focal group discussion guided by problematizations formulated from the experience shared by educator and educandas. In its conclusion, the study's main finding of this research process systematization the importance of associating the self-reflection methodology, policy formation elements and monitoring of collective action as key to the formation in social movement. <![CDATA[Struggles and proposals of the black movement: the afro Akomabu block from the Black Culture Center of Maranhão (CCN-MA)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000200493&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo discute os resultados da pesquisa realizada no Bloco Afro Akomabu do Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN-MA), que teve por objetivo compreender como as ações educativas realizadas pelo Bloco contribuem para a construção da identidade negra. Discute-se se as intencionalidades da ação educativa realizada pelo Bloco dialogam com outros movimentos sociais e refletem sobre os subsídios que as atividades do Bloco Afro Akomabu oferecem para a realização de práticas educativas que contemplem a diversidade étnico-racial no contexto da implementação da Lei nº 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira. Para tanto, debate-se neste trabalho as políticas públicas federais para a população negra que foram desenvolvidas desde 2003 e realiza-se um breve histórico das lutas da população negra do Maranhão. Conclui-se que as ações do Bloco Afro Akomabu e do CCN-MA colaboram para o processo de construção da identidade negra, para o reconhecimento e valorização da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira e proporcionam elementos para o questionamento dos currículos eurocêntricos das instituições educacionais.<hr/>ABSTRACT This article discusses the results of the research conducted in the African Akomabu Block from the Black Culture Center of Maranhão (CCN-MA), which aims to understand how the educational activities carried out by the Block contribute to the construction of black identity. We discussed the intentionality of the educational action performed by the block, as it maintains a dialogue with other social movements and ponders on the subsidies offered by activities from the African Akomabu Block to the conduction of educational practices that address racial and ethnic diversity, in context with the implementation of the Law 10,639/2003, which made compulsory the teaching of African and African-Brazilian History and Culture. For this we discussed the federal public policies for the black population, developed since 2003, and made a brief history of the struggles of the black population in Maranhão (São Luís, Brazil). We concluded that the actions of the Afro Akomabu Block and the CCN-MA collaborate for the construction of black identity, for the recognition and appreciation of African and Afro-Brazilian history and culture, and provide elements for questioning the Eurocentric curriculum of educational institutions. <![CDATA[Formation processes and apprenticeships promoted by the Urban Program in the Housing Movements in São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000200519&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Neste artigo, com base em conceitos e práticas de Educação Popular, analisamos em que medida os processos de formação político-pedagógica, presentes na luta cotidiana, entendidos como articulação, mobilização e organização dos movimentos sociais de moradia em São Paulo, bem como os enfrentamentos junto ao Estado para a conquista do direito à moradia e à cidade, geram aprendizados e formação política para seus participantes. Estão presentes, neste trabalho, as ações desenvolvidas pelo Programa Urbano (PU), organizado pela Associação de Auxílio Mútuo da Região Leste (APOIO) e pelo Movimento de Defesa do Favelado (MDF). Foi possível analisar como se dá a formação na ação pelo intenso trabalho de campo, com entrevistas e acompanhamento sistemático de atividades junto às duas organizações, que articulam 150 grupos de base com cerca de 3.950 famílias. Ficou demonstrado pelos resultados obtidos que é na disputa pelo direito à cidade e nas diversas mobilizações que os movimentos sociais desenvolvem estratégias de formação na ação e se apropriam de conhecimentos sobre as origens das desigualdades e as formas de sua superação.<hr/> In this article, based on concepts and practices of Popular Education, we investigated to what extent the daily processes of political and pedagogical formation - understood as articulation, mobilization and organization of social movements for habitation in São Paulo (Brazil), as well as the struggle, against the State, for the right to adequate housing and the right to the city - can generate awareness and political formation for its participants. This study comprehends actions taken by the Programa Urbano (Urban Program, PU), organized by Associação de Auxílio Mútuo da Região Leste (Mutual Aid Association in the East Region, APOIO) and by Movimento de Defesa do Favelado (The Slum Dweller Aid Movement, MDF). Through intense fieldwork - comprehending interviews and systematic attendance of activities with both organizations which articulate 150 base groups and around 3950 families - it was possible to analyze how this formation takes place in the practices itselves. We could demonstrate that it is by the results obtained, in the struggle for the rights to the city and in various mobilizations, that the social movements can develop formation strategies and acquire knowledge of the origins of inequality and the means to overcome it. <![CDATA[Popular education in the levante popular da juventude (RS, Brazil): renewal and continuity]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000200545&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Parte de uma pesquisa mais ampla, o artigo apresenta uma análise sobre a Educação Popular (EP) no processo de constituição do Levante Popular da Juventude no Estado do Rio Grande do Sul. Buscou-se compreender como a EP é definida e vivenciada pelo movimento. O referencial teórico metodológico utilizado foi o materialismo histórico-dialético e as técnicas de pesquisa foram a bibliográfica, a análise documental e as entrevistas semiestruturadas. A análise dos resultados permitiu concluir que as práticas formativas do Levante apresentam características próximas aos denominados novos movimentos sociais e, ainda assim, mantêm alguns lineamentos teóricos da perspectiva marxista, de cunho popular, como a centralidade do conceito de classe social e de projeto popular. No Levante, a experimentação, traduzida na autonomia, no protagonismo, na organização, nas atividades de enfrentamento e na vivência de valores humanos, é prioridade na prática cotidiana. É nesse movimento constante que ocorre centralmente o processo formativo dos jovens e se evidencia a secundarização da formação de cunho teórico, o que constitui um grande desafio para a qualificação das intervenções do próprio movimento.<hr/>ABSTRACT This article, part of a larger research, presents an evaluation of Popular Education (PE) practices in the formation process of Levante Popular da Juventude (Popular Rising of the Youth) in the state of Rio Grande do Sul (Brazil). We tried to understand how PE is defined and experienced in this social movement. Our theoretic and methodological references are based on historical-dialectical materialism, and applied by means of bibliographical research, documental analysis and semi-structured interviews. The analysis of the results allowed us to conclude that the formative practices of the Levante possesses characteristics similar to those of the so-called new social movements but still keeping some theoretical alignments with the Marxist perspective of popular demand, with some central concepts as social classes and the popular project. Experimentation, in the Levante, is prioritized on everyday practices; and it can be understood as autonomy, protagonism, organization, and confront activities and experiences based on human values. Within this constant movement is where the formative process of the youth happens, and there it becomes clear that theoretical formation occupies a secondary position. This constitutes a great challenge for the qualifying of the interventions of the movement itself. <![CDATA[Novas formas de ativismo social: o que há por trás das mobilizações de rua? O movimento Passe Livre de São Paulo (MPL-SP)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000200572&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este trabalho trata de desvendar a forma e o sentido que tiveram práticas educativas de um dos movimentos que deram origem às manifestações ocorridas no Brasil em 2013: o Movimento Passe Livre de São Paulo (MPL-SP). O MPL é identificado no contexto das lutas pelo direito à cidade, tendo como referência central a conquista da tarifa zero para os transportes coletivos. Tomando como referência a Educação Popular, o trabalho foi produzido tendo como base documentos e entrevistas com três dos seus participantes. O resultado aponta para a preocupação do movimento em fazer do trabalho educativo uma das suas estratégias para arregimentar novos participantes, em particular nas escolas. Mostra, também, a preocupação com o trabalho de formação dos seus militantes, sendo esse assistemático e construído a partir da vontade e orientação descentralizada da base do movimento. O estudo discute que, apesar dessas práticas educativas terem identidade com as características da tradição da Educação Popular, elas se distanciam no sentido do peso que a formação teórica tem para o trabalho político do movimento.<hr/>ABSTRACT This article attends to unravel the form and the meaning of educational practices from one of the movements that gave rise to demonstrations occurred in Brazil in 2013: The Passe Livre Movement in São Paulo (MPL-SP). The MPL identifies itself with the struggle for the “rights to the city,” having as a central issue the claim for no fees in public transportation. Having Popular Education as a reference, this article was based on documents and interviews with three of its members. The results point to the movement’s preoccupation in turning the educative work into one of its main strategies to gather new members, particularly in schools. It also demonstrates a preoccupation with the formation of its militants, being this formation unsystematic and built upon the will and decentralized orientation of the movement’s [base]. This study demonstrates that, in spite of the similarities between these practices and the Popular Education tradition, it distances itself in the sense of the weight that theoretical formation has for the political work within the movement. <![CDATA[Sistematizar como ejercicio eco-reflexivo: la fuerza del relato en los procesos de sistematización de experiencias educativas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000200602&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMEN El presente artículo analiza, desde la experiencia de sus autores, el lugar del relato en la sistematización enfatizando el carácter narrativo de la experiencia de “sistematizar” y usando el recurso de las “estaciones” para comunicar las rutas del ejercicio eco-reflexivo-rizomático de sistematizar prácticas educativas y su deseable comunicación, tanto en el espacio convivencial de los/as sistematizadores, como en las fronteras de la educación popular, la pedagogía crítica y la vida universitaria. <![CDATA[Curriculum policy for basic education: e-curriculum contributions for the state of the art on the subject (2010-2015)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000200625&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo analisa, especificamente, as contribuições da Revista e-Curriculum para o debate acerca das políticas curriculares para a educação básica no período compreendido entre 2010-2015, como desdobramento de estudos que temos realizado sobre as produções recentes desenvolvidas no campo do Currículo. Procuramos observar e dar destaque às interfaces entre os estudos sobre as políticas curriculares com outras temáticas da área educacional de equivalente relevância. Foi possível identificar, no conjunto de 42 trabalhos encontrados, a emergência de preocupações comuns entre teóricos e pesquisadores do campo do Currículo relacionadas às implicações práticas de concepções marcadamente cognitivistas e produtivistas do papel da educação e da escola intensificadas pelas políticas curriculares em curso no Brasil, e em outros países, particularmente sobre a formação e sobre o trabalho docente. Espera-se que este estudo contribua para a compreensão do estado da arte das investigações sobre currículo, apontando alguns desafios que permanecem na pauta das relações entre a universidade e as escolas de educação básica.<hr/>ABSTRACT As a development of studies we have conducted on the recent productions of the curriculum field, this paper analyzes specifically the contributions of the E- Curriculum Journal for the debate about curriculum policy for basic education between 2010-2015. We sought to observe and highlight the interfaces between curriculum policy studies and other issues of equal importance for the education area. It was possible to identify, in a set of 42 articles, the emergence of common concerns among theorists and researchers related to the practical implications of the markedly cognitivist and productivist conceptions about the role of education and schools particularly on teachers’ training and work, that has been intensified by the ongoing curriculum policies either in Brazil as in other countries. It is expected that this study may contribute to the state of the art of curriculum researches, pointing out some challenges that remain on the agenda of the relationship between universities and basic education schools. <![CDATA[Educational policies and curriculum: translation and reinterpretation in the school context]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000200653&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este trabalho discute a tradução do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) em uma escola estadual localizada na cidade de Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte. Buscamos analisar a política do ProEMI, apontando os processos de tradução da política na escola, partindo dos discursos de docentes que atuam no Programa. Utilizamos como referência o ciclo de política de Stephen Ball (1992) e colaboradores, além de alguns interlocutores brasileiros, como Mainardes (2006) e Lopes (2005, 2006 e 2012), que ajudam a entender a construção da política a partir dos contextos de influência, de produção de texto e da prática. Para discutir o conceito de tradução nos baseamos em Lendvai e Stubbs (2012). Utilizamos como metodologia a análise das falas de 5 (cinco) docentes, obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas, além de análise dos documentos norteadores do ProEMI. O estudo ponderou que o processo de significação da proposta pela instituição envolveu influências e negociações de sentidos, traduzindo as ações conforme os embates e lutas do contexto da prática.<hr/>ABSTRACT This paper discusses the translation of the Program Ensino Médio Inovador (ProEMI) in a state school in the city of Natal, in the state of Rio Grande do Norte. We analyze the ProEMI policy, pointing out the policy of translation processes in school, starting from the speeches of teachers who work in the program. We use as reference the policy cycle Stephen Ball (1992) and colleagues, as well as some Brazilian partners, as Mainardes (2006) and Lopes (2005, 2006 and 2012), which help to understand the construction of the policy from the contexts of influence, text production and practice. To discuss the concept of translation we rely on Lendvai and Stubbs (2012). We used as a methodology to analyze the speeches of five (5) teachers, obtained through semi-structured interviews, and analysis of the guiding documents ProEMI. The study argued that the process of signification of the proposal by the institution involved influences and negotiations of senses, reflecting the actions as the conflicts and practical context of struggles. <![CDATA[Curriculum and scholl knowledg in the society's capability: high scholl inperspective]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000200676&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO No presente artigo são examinadas as estratégias de regulação política e econômica que perfazem a constituição contemporânea do conhecimento escolar no Ensino Médio brasileiro. Para tanto, realiza-se uma análise de dois documentos publicados recentemente pela Unesco, com grande repercussão no Brasil, Reforma da Educação Secundária: rumo à convergência entre a aquisição do conhecimento e o desenvolvimento de habilidade (2008) e Protótipos curriculares de Ensino Médio e Ensino Médio Integrado (2011). A realização das análises deu-se a partir de uma atitude de leitura monumental, inspirada nos estudos foucaultianos. Ambos os textos influenciaram diretamente os processos de diagnóstico, planejamento e implementação das políticas curriculares para o Ensino Médio no Brasil. Descrevem-se os modos pelos quais a constituição do conhecimento escolar no Ensino Médio em nosso País desloca-se de uma concepção marcada pela perícia, típica do capitalismo industrial, para outra ancorada na meritocracia. A mobilização desse deslocamento pode ser evidenciada em dois sistemas de raciocínio pedagógico emergentes na cultura do novo capitalismo, a saber: o objetivo pedagógico da formação de personalidades produtivas e a organização curricular do Ensino Médio como uma comunidade de aprendizagem<hr/>ABSTRACT In the present article examines the strategies of regulation that make up the contemporary constitution of school knowledge in secondary education in Brazil. The study presents an analysis of two documents recently published by UNESCO, with great repercussion in Brazil, Secondary Education Reform: Towards the convergence between knowledge acquisition and skill development (2008) and Prototypes and curriculum of high school and Integrated High School (2011). Both texts directly influence the processes of diagnosis, planning and implementation of curriculum policy for the High School in Brazil. Describe the ways in which the constitution of school knowledge in High School in our country moves from a conception marked by skill, typical of industrial capitalism to another anchored on meritocracy. The mobilization of this shift is evidenced in two systems of reasoning emerging pedagogical culture of the new capitalism: the pedagogical objective of the formation of productive personalities and organization of High School as a learning community. <![CDATA[Sensitive curriculum: practices of stage in the preparation of maps and compasses]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000200698&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Os cursos de licenciatura vêm sendo objeto de discussões em inúmeros fóruns da sociedade, visando à sua redefinição a partir de uma ideia mais ampla de educação básica. Ser professor implica ser estudante e, no caso da língua materna, leitor e escritor nessa língua. A partir da Resolução CP/CNE 01/02, há que se pensar na constituição do professor ao longo da formação universitária, mais precisamente, durante o estágio. Assim, este estudo discute práticas em duas instituições de ensino superior e, ainda, uma unidade de aprendizagem desenvolvida em prática de estágio, visando à formação inicial do professor de língua portuguesa.<hr/>ABSTRACT Teacher education programs are the focus of discussions in countless forums of society, seeking its redefinition from a broader idea of basic education. Being a teacher means being a student and in the case of the mother tongue, be a reader and a writer in this language. From the Brazilian CP/CNE 01/02 Law, one has to think of teacher training during their university education, more precisely, during the internship period. Therefore, this study discusses two practices in higher education institutions and also a learning unit developed in the internship practice, aimed at the development of the inicial training of Portuguese teachers. <![CDATA[Social representations of basic education teachers about internet and school: a study in a UCA School in Minas Gerais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000200718&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O artigo descreve resultados de pesquisa que buscou identificar as representações sociais sobre internet e internet e escola de professoras de uma escola da rede municipal de Itabira, Minas Gerais, anteriores à sua formação no Projeto “Um Computador por Aluno”, Projeto UCA, que poderia influenciá-las. A pesquisa envolveu duas fases. Na fase 1 da pesquisa, 34 professoras, de um total de 37, responderam a um questionário autoaplicável. A coleta de dados para a identificação das representações sociais foi realizada com a técnica da evocação livre, usando-se “internet” e “internet na escola” como termos indutores. Os dados coletados no questionário foram analisados com um pacote estatístico e as evocações identificadas com o software Evoc 2000. Para uma análise mais aprofundada das representações sociais identificadas, foram realizadas entrevistas com 12 professoras que concordaram em participar da Fase 2 da pesquisa. A pesquisa permitiu compreender práticas a partir do processo de construção das representações no cotidiano e nas relações entre os sujeitos. As representações sociais identificadas colaboraram para orientar o processo de formação dos professores no Projeto UCA. Os autores da pesquisa propõem que os processos de formação continuada de professores para o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação em processos de ensino e de aprendizagem considerem as representações que os professores sobre elas, para que se favoreça a adesão à proposta de formação e à inovação pedagógica e se propicie a construção de saberes pedagógicos e tecnológicos e a renovação das práticas didáticas.<hr/>ABSTRACT The article describes results of research aimed at identifying the social representations of “internet and school” of teachers from a school in the city of Itabira, Minas Gerais, prior to its in-service education in the “Um Computador por Aluno” Project, Projeto UCA, that could influence them. The research involved two phases. In phase 1 of the research, 34 teachers, in a total of 37, answered a self-applied questionnaire. Data collection in order to identify social representations was carried out through free evocation technique, using “internet” and “internet at school” as inductors terms. The data collected in the questionnaire were analyzed with a statistical package and the evocations identified with the software Evoc 2000. For a deepen analysis of the identified social representations, interviews were conducted with 12 teachers who agreed to participate in Phase 2 of the research. The research allowed understanding practices from the construction process of the representations in daily life and in the relations between subjects. The identified social representations collaborated to guide the process of teacher education at UCA Project. The research authors propose that in-service teacher education programs for using digital information and communication technologies I teaching and learning processes consider the representations that teachers have about them, so that it promotes adherence to the proposed training and the pedagogical innovation and fosters the construction of pedagogical and technological knowledge and the renewal of teaching practices. <![CDATA[Indigenous children, education, school and interculturality]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000200741&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Apresentamos, nesse artigo, reflexões produzidas a partir da convivência com o povo Guarani, buscando compreender seus processos próprios de educação que envolvem as crianças e são responsáveis pela formação da pessoa. O estudo, decorrente de pesquisas que se prolongam há mais de uma década, se assenta em uma perspectiva etnográfica, em que sensibilidade e razão se aliam para construir compreensões acerca dos modos de educar deste povo, em diálogo com autores que descrevem a educação das crianças indígenas em outros tempos e lugares. Constatamos uma educação que considera a dimensão espiritual, a dimensão coletiva de uma comunidade que se mostra implicada com a formação da pessoa e uma dimensão individual, em que cada um se responsabiliza por si, imbuído por uma busca e por um caminhar.<hr/>ABSTRACT We present in this article reflections made during our sharing experiences with the Guarani people, seeking to understand their own processes of education, which involves children and is responsible for the person's formation. The study derives from researches that have been taking place for over a decade and is based on an ethnographic and collaborative perspective. Reason and sensibility are united to build understandings on the educational ways of this people, dialoguing with authors that describe indigenous children education from other places and times. We verified an education that considers the spiritual dimension, the community's collective dimensions that is implicated in the person's formation, and an individual dimension, in which each is responsible for oneself, imbued by a search and a path.