Scielo RSS <![CDATA[Revista e-Curriculum]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1809-387620160003&lang=es vol. 14 num. 3 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000300002&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000300002&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[The pedagogy of learning contexts]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000300004&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO A Pedagogia dos Contextos de Aprendizagem, que aqui apresentamos, procura reunir numa só área do conhecimento todas as teorias e práticas da concepção e exploração de soluções pedagógicas aplicáveis a ambientes de aprendizagem de todas as naturezas, presenciais, virtuais ou mistos, interativos ou não, tecnologicamente enriquecidos, ou não, controlados pelos docentes, ou não, condicionados, ou não, pelas realidades sociológicas em jogo. Neste artigo, clarificamos os principais conceitos, teorias e práticas da nossa proposta, defendendo uma concepção dos contextos de aprendizagem inspirada nas abordagens dos profissionais do design. A concluir, apresentamos três casos reais de contextos que desenvolvemos e pesquisámos recorrendo às nossas propostas. Acreditamos que a pedagogia dos contextos de aprendizagem constitui um tema central da pesquisa e da prática da educação e da aprendizagem no século XXI.<hr/>ABSTRACT The Pedagogy of Learning Contexts, presented in this paper, seeks to bring together in a single body of knowledge all the theories and practices for the design and deployment of educational solutions applicable to learning environments of all kinds, face-to-face, virtual or blended, interactive, or not, technology enriched, or not, teacher-controlled, or not, conditioned, or not, by the sociological realities at play. The paper clarifies the main concepts, theories and practices of our proposal, advocating, for the design of learning environments, an approach inspired in those followed by design professionals. To conclude, we present three genuine cases of learning contexts we have developed and researched in agreement with our proposals. We believe that the pedagogy of learning contexts is a central research and practice topic for education and learning in the twenty-first century <![CDATA[The pedagogy of learning contexts]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000300004&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO A Pedagogia dos Contextos de Aprendizagem, que aqui apresentamos, procura reunir numa só área do conhecimento todas as teorias e práticas da concepção e exploração de soluções pedagógicas aplicáveis a ambientes de aprendizagem de todas as naturezas, presenciais, virtuais ou mistos, interativos ou não, tecnologicamente enriquecidos, ou não, controlados pelos docentes, ou não, condicionados, ou não, pelas realidades sociológicas em jogo. Neste artigo, clarificamos os principais conceitos, teorias e práticas da nossa proposta, defendendo uma concepção dos contextos de aprendizagem inspirada nas abordagens dos profissionais do design. A concluir, apresentamos três casos reais de contextos que desenvolvemos e pesquisámos recorrendo às nossas propostas. Acreditamos que a pedagogia dos contextos de aprendizagem constitui um tema central da pesquisa e da prática da educação e da aprendizagem no século XXI.<hr/>ABSTRACT The Pedagogy of Learning Contexts, presented in this paper, seeks to bring together in a single body of knowledge all the theories and practices for the design and deployment of educational solutions applicable to learning environments of all kinds, face-to-face, virtual or blended, interactive, or not, technology enriched, or not, teacher-controlled, or not, conditioned, or not, by the sociological realities at play. The paper clarifies the main concepts, theories and practices of our proposal, advocating, for the design of learning environments, an approach inspired in those followed by design professionals. To conclude, we present three genuine cases of learning contexts we have developed and researched in agreement with our proposals. We believe that the pedagogy of learning contexts is a central research and practice topic for education and learning in the twenty-first century <![CDATA[E-learning and the everyday use of digital technologies: possibility for formation of the Teacher of Adult Education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000300008&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O presente artigo tem por objetivo refletir sobre o uso cotidiano das tecnologias digitais como contexto favorável à inserção da Educação a Distância (EAD) no processo de formação do professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tal problemática se inscreve no debate sobre a formação do professor de EJA e a utilização de diferentes modalidades como forma de potencializar esse processo. A discussão parte da análise de sete questões aplicadas a professores do I segmento da EJA, por meio de um questionário semiestruturado. As questões propostas abordavam o uso que os professores faziam das tecnologias digitais no campo pessoal. Responderam ao questionário 82 professores e, pelas respostas apresentadas, identificamos: a) que estudar e fazer curso on-line representavam ações realizadas pelos professores através da internet; b) que os professores utilizavam a internet com fins intencionais, na perspectiva da aprendizagem, lazer, comunicação ou serviços; c) que o uso da internet se insere no contexto pessoal, social e profissional; d) que o uso da internet perpassa a construção das relações interpessoais, as respostas às necessidades cotidianas, a formação e o exercício profissional. Diante desses significados, a EAD se configura como possibilidade significativa à formação do professor da EJA, podendo contribuir para suprir lacunas decorrentes da formação inicial e promover estudos pertinentes/necessários à prática pedagógica da EJA.<hr/>ABSTRACT This article aims to reflecte about the daily use of digital technologies as a favorable context to the integration of e-learning in the formation of the teacher of adult education. This issue forms part of the discussion about the formation of the teacher of adult education and the use of different ways to improve that process. The discussion is the result of the analysis of seven questions apply to first segment of the adult education teachers, using a semi-structured questionnaire. The proposed questions addressed about the use that teachers were of digital technologies in the personal life. The questionnaire was answered by 82 teachers and, through the answers presented, we identified: a) that to study and to make on-line course represented actions taken by teachers over the internet; b) that the Internet was used by teachers to deliberate purposes, the perspective of learning, leisure, communication or services; c) that the use of the Internet is inserted in the personal, social and professional context; d) that the Internet use permeates the construction of networking, the answers to daily needs and the training and professional practice. Given these meanings, the e-learning is as an important possibility in the formation of the teacher of adult education, which may contribute to fill gaps arising from the initial training and promote relevant/necessary studies for pedagogical practice of adult education. <![CDATA[E-learning and the everyday use of digital technologies: possibility for formation of the Teacher of Adult Education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000300008&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O presente artigo tem por objetivo refletir sobre o uso cotidiano das tecnologias digitais como contexto favorável à inserção da Educação a Distância (EAD) no processo de formação do professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tal problemática se inscreve no debate sobre a formação do professor de EJA e a utilização de diferentes modalidades como forma de potencializar esse processo. A discussão parte da análise de sete questões aplicadas a professores do I segmento da EJA, por meio de um questionário semiestruturado. As questões propostas abordavam o uso que os professores faziam das tecnologias digitais no campo pessoal. Responderam ao questionário 82 professores e, pelas respostas apresentadas, identificamos: a) que estudar e fazer curso on-line representavam ações realizadas pelos professores através da internet; b) que os professores utilizavam a internet com fins intencionais, na perspectiva da aprendizagem, lazer, comunicação ou serviços; c) que o uso da internet se insere no contexto pessoal, social e profissional; d) que o uso da internet perpassa a construção das relações interpessoais, as respostas às necessidades cotidianas, a formação e o exercício profissional. Diante desses significados, a EAD se configura como possibilidade significativa à formação do professor da EJA, podendo contribuir para suprir lacunas decorrentes da formação inicial e promover estudos pertinentes/necessários à prática pedagógica da EJA.<hr/>ABSTRACT This article aims to reflecte about the daily use of digital technologies as a favorable context to the integration of e-learning in the formation of the teacher of adult education. This issue forms part of the discussion about the formation of the teacher of adult education and the use of different ways to improve that process. The discussion is the result of the analysis of seven questions apply to first segment of the adult education teachers, using a semi-structured questionnaire. The proposed questions addressed about the use that teachers were of digital technologies in the personal life. The questionnaire was answered by 82 teachers and, through the answers presented, we identified: a) that to study and to make on-line course represented actions taken by teachers over the internet; b) that the Internet was used by teachers to deliberate purposes, the perspective of learning, leisure, communication or services; c) that the use of the Internet is inserted in the personal, social and professional context; d) that the Internet use permeates the construction of networking, the answers to daily needs and the training and professional practice. Given these meanings, the e-learning is as an important possibility in the formation of the teacher of adult education, which may contribute to fill gaps arising from the initial training and promote relevant/necessary studies for pedagogical practice of adult education. <![CDATA[Analysis of available resources on social networks: potential for a construction of web curriculums]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000300010&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO As redes sociais são um fenômeno entre os diversos perfis de estudantes. Estudar o potencial de uso das redes sociais, como ambientes educacionais, oferece oportunidades para analisar suas diferentes características, podendo contribuir para a construção de “web currículos” (ALMEIDA, 2014). O presente artigo tem como objetivo identificar quais recursos disponíveis nas redes sociais Facebook, Google+ e Twitter oferecem possibilidades de uso no ambiente escolar, como recursos pedagógicos fomentadores da construção de contextos de aprendizagem. A análise das redes foi construída a partir da identificação de sete recursos considerados importantes para a construção do conhecimento: disponibilização de conteúdo, de atividades, de mecanismos de avaliação, de possibilidades de monitoramento, de privacidade e de moderação. Os resultados evidenciam de forma descritiva as possibilidades de utilização de cada recurso e como as redes podem ser configuradas, concluindo que as redes sociais Facebook e o Google+ oferecem, entre as analisadas, mais possibilidades de uso como recurso pedagógico ao favorecerem a construção de web currículos.<hr/>ABSTRACT Social networking is a phenomenon between different student profiles. To study the potential use of social networks as educational environments, it provides an opportunity analysis of their different characteristics and may contribute to the construction of "web curriculum" (ALMEIDA, 2014). This article aims identify resources available how social networks Facebook, Google+ and Twitter offer possibilities of use in the school environment, as teaching resources to learning. The analysis of the network was built from the identification of seven features considered important for the construction of knowledge: delivering content, activities, evaluation mechanisms, monitoring, privacy, and moderation. The results show descriptively the possibilities of use of each resource and how networks can be configured, concluding that social networks Facebook and Google+ provide, among the ones analyzed more possibilities of use as an educational resource that can favor the web building curriculum. <![CDATA[Analysis of available resources on social networks: potential for a construction of web curriculums]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000300010&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO As redes sociais são um fenômeno entre os diversos perfis de estudantes. Estudar o potencial de uso das redes sociais, como ambientes educacionais, oferece oportunidades para analisar suas diferentes características, podendo contribuir para a construção de “web currículos” (ALMEIDA, 2014). O presente artigo tem como objetivo identificar quais recursos disponíveis nas redes sociais Facebook, Google+ e Twitter oferecem possibilidades de uso no ambiente escolar, como recursos pedagógicos fomentadores da construção de contextos de aprendizagem. A análise das redes foi construída a partir da identificação de sete recursos considerados importantes para a construção do conhecimento: disponibilização de conteúdo, de atividades, de mecanismos de avaliação, de possibilidades de monitoramento, de privacidade e de moderação. Os resultados evidenciam de forma descritiva as possibilidades de utilização de cada recurso e como as redes podem ser configuradas, concluindo que as redes sociais Facebook e o Google+ oferecem, entre as analisadas, mais possibilidades de uso como recurso pedagógico ao favorecerem a construção de web currículos.<hr/>ABSTRACT Social networking is a phenomenon between different student profiles. To study the potential use of social networks as educational environments, it provides an opportunity analysis of their different characteristics and may contribute to the construction of "web curriculum" (ALMEIDA, 2014). This article aims identify resources available how social networks Facebook, Google+ and Twitter offer possibilities of use in the school environment, as teaching resources to learning. The analysis of the network was built from the identification of seven features considered important for the construction of knowledge: delivering content, activities, evaluation mechanisms, monitoring, privacy, and moderation. The results show descriptively the possibilities of use of each resource and how networks can be configured, concluding that social networks Facebook and Google+ provide, among the ones analyzed more possibilities of use as an educational resource that can favor the web building curriculum. <![CDATA[Interactions in inicial education course for mathematics teachers and the approuch “being together virtual expanded”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000300011&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar processos de interação entre sujeitos em dois cursos de Licenciatura em Matemática, ofertados na modalidade de Educação a Distância, em instituições públicas de ensino superior. Os dados foram coletados a partir da observação do ambiente virtual de aprendizagem das disciplinas dos cursos, ofertadas no ano de 2012. A partir dos dados obtidos e do referencial teórico da pesquisa, identificou-se que um dos cursos apresentou quatro disciplinas segundo o modelo Broadcast, e três disciplinas segundo o modelo Virtualização da Escola Tradicional, em um modelo de interação tutor-aluno e/ou aluno-aluno, em ações de pergunta-resposta. Em relação ao outro curso investigado, foram identificadas características de interação entre os sujeitos segundo o modelo de interação “Virtualização da Escola Tradicional”, ou seja, os professores/tutores apenas responderam ou encaminharam respostas e questões aos alunos, a partir do que eles produziram, sem considerar a possibilidade de interações entre alunos e a realização de produções coletivas.<hr/>ABSTRACT This paper presents some results of a research whose objective was to analyze processes of interaction among subjects in two courses of initial training of mathematics professor, in the form of Distance Education in Superior Education Public Institutions. The data were collected from the observation of the Learning Virtual Environments in the disciplines of the courses offered during 2012. From the data obtained and following by theoretical study, we identified four disciplines according to the Broadcast approach and three disciplines according to the "Virtualization Traditional School" approach, in a model of interaction tutor-student and/or student-student after observe some actions of question-answer, in one of the courses presented. In relation to the other investigated course, were identified characteristics of interaction between subjects according with the "Virtualization Traditional School" approach, in other words, the answers and questions were answered or forwarded by teacher/tutor to students, from what they produced without considering the possibility of interactions between students and the realization of collective productions. <![CDATA[Interactions in inicial education course for mathematics teachers and the approuch “being together virtual expanded”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000300011&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar processos de interação entre sujeitos em dois cursos de Licenciatura em Matemática, ofertados na modalidade de Educação a Distância, em instituições públicas de ensino superior. Os dados foram coletados a partir da observação do ambiente virtual de aprendizagem das disciplinas dos cursos, ofertadas no ano de 2012. A partir dos dados obtidos e do referencial teórico da pesquisa, identificou-se que um dos cursos apresentou quatro disciplinas segundo o modelo Broadcast, e três disciplinas segundo o modelo Virtualização da Escola Tradicional, em um modelo de interação tutor-aluno e/ou aluno-aluno, em ações de pergunta-resposta. Em relação ao outro curso investigado, foram identificadas características de interação entre os sujeitos segundo o modelo de interação “Virtualização da Escola Tradicional”, ou seja, os professores/tutores apenas responderam ou encaminharam respostas e questões aos alunos, a partir do que eles produziram, sem considerar a possibilidade de interações entre alunos e a realização de produções coletivas.<hr/>ABSTRACT This paper presents some results of a research whose objective was to analyze processes of interaction among subjects in two courses of initial training of mathematics professor, in the form of Distance Education in Superior Education Public Institutions. The data were collected from the observation of the Learning Virtual Environments in the disciplines of the courses offered during 2012. From the data obtained and following by theoretical study, we identified four disciplines according to the Broadcast approach and three disciplines according to the "Virtualization Traditional School" approach, in a model of interaction tutor-student and/or student-student after observe some actions of question-answer, in one of the courses presented. In relation to the other investigated course, were identified characteristics of interaction between subjects according with the "Virtualization Traditional School" approach, in other words, the answers and questions were answered or forwarded by teacher/tutor to students, from what they produced without considering the possibility of interactions between students and the realization of collective productions. <![CDATA[Initial formation of educators: curriculum, pedagogical work and innovation]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000300015&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O texto tem como intuito compreender a articulação existente entre formação e currículo através do trabalho pedagógico e da inovação. Para tanto, apresenta os resultados de estudos realizados pela Linha de Pesquisa Formação de Educadores do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Esses estudos estão orientados pela constante indagação: Como acontece a integração da formação de educadores com o currículo e suas inovações curriculares? A articulação entre currículo e formação dos educadores traz à tona toda sua complexidade com foco no desafio de se apontar a relação histórica e social existente entre as transformações da sociedade contemporânea e os novos compromissos educacionais emergentes de tal contexto. Procuram-se propostas inovadoras no espaço de investigação sobre arquiteturas curriculares diferenciadas e suas concepções e sobre o trabalho pedagógico delas decorrentes que possibilitem o redesenho da formação inicial e continuada de educadores para a educação na contemporaneidade.<hr/>ABSTRACT This paper intends to understand the links between formation and curriculum through pedagogical work and innovation. To do so, it presents the results of studies made by Line of Research - ProfessionalDevelopment of Educators from a Graduate Program in Education: Curriculum, of the Pontifical Catholic University of São Paulo. These studies are oriented by constantly questioning: How is the integration between educators’ formation and curriculum and its curricular innovations done? The articulation between curriculum and educators’ formation brings all of its complexity with focus on the challenge of indicating the social-historical relation between the changes in the contemporary society and new educational compromises that emerge from this context. Innovative propositions are searched in the space of investigation about curricular architectures and their conceptions and about their derived pedagogical work, that allows a redesign of the initial and the continued formation of educators in contemporarity. <![CDATA[Initial formation of educators: curriculum, pedagogical work and innovation]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000300015&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O texto tem como intuito compreender a articulação existente entre formação e currículo através do trabalho pedagógico e da inovação. Para tanto, apresenta os resultados de estudos realizados pela Linha de Pesquisa Formação de Educadores do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Esses estudos estão orientados pela constante indagação: Como acontece a integração da formação de educadores com o currículo e suas inovações curriculares? A articulação entre currículo e formação dos educadores traz à tona toda sua complexidade com foco no desafio de se apontar a relação histórica e social existente entre as transformações da sociedade contemporânea e os novos compromissos educacionais emergentes de tal contexto. Procuram-se propostas inovadoras no espaço de investigação sobre arquiteturas curriculares diferenciadas e suas concepções e sobre o trabalho pedagógico delas decorrentes que possibilitem o redesenho da formação inicial e continuada de educadores para a educação na contemporaneidade.<hr/>ABSTRACT This paper intends to understand the links between formation and curriculum through pedagogical work and innovation. To do so, it presents the results of studies made by Line of Research - ProfessionalDevelopment of Educators from a Graduate Program in Education: Curriculum, of the Pontifical Catholic University of São Paulo. These studies are oriented by constantly questioning: How is the integration between educators’ formation and curriculum and its curricular innovations done? The articulation between curriculum and educators’ formation brings all of its complexity with focus on the challenge of indicating the social-historical relation between the changes in the contemporary society and new educational compromises that emerge from this context. Innovative propositions are searched in the space of investigation about curricular architectures and their conceptions and about their derived pedagogical work, that allows a redesign of the initial and the continued formation of educators in contemporarity. <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000300765&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O texto tem como intuito compreender a articulação existente entre formação e currículo através do trabalho pedagógico e da inovação. Para tanto, apresenta os resultados de estudos realizados pela Linha de Pesquisa Formação de Educadores do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Esses estudos estão orientados pela constante indagação: Como acontece a integração da formação de educadores com o currículo e suas inovações curriculares? A articulação entre currículo e formação dos educadores traz à tona toda sua complexidade com foco no desafio de se apontar a relação histórica e social existente entre as transformações da sociedade contemporânea e os novos compromissos educacionais emergentes de tal contexto. Procuram-se propostas inovadoras no espaço de investigação sobre arquiteturas curriculares diferenciadas e suas concepções e sobre o trabalho pedagógico delas decorrentes que possibilitem o redesenho da formação inicial e continuada de educadores para a educação na contemporaneidade.<hr/>ABSTRACT This paper intends to understand the links between formation and curriculum through pedagogical work and innovation. To do so, it presents the results of studies made by Line of Research - ProfessionalDevelopment of Educators from a Graduate Program in Education: Curriculum, of the Pontifical Catholic University of São Paulo. These studies are oriented by constantly questioning: How is the integration between educators’ formation and curriculum and its curricular innovations done? The articulation between curriculum and educators’ formation brings all of its complexity with focus on the challenge of indicating the social-historical relation between the changes in the contemporary society and new educational compromises that emerge from this context. Innovative propositions are searched in the space of investigation about curricular architectures and their conceptions and about their derived pedagogical work, that allows a redesign of the initial and the continued formation of educators in contemporarity. <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000300765&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O texto tem como intuito compreender a articulação existente entre formação e currículo através do trabalho pedagógico e da inovação. Para tanto, apresenta os resultados de estudos realizados pela Linha de Pesquisa Formação de Educadores do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Esses estudos estão orientados pela constante indagação: Como acontece a integração da formação de educadores com o currículo e suas inovações curriculares? A articulação entre currículo e formação dos educadores traz à tona toda sua complexidade com foco no desafio de se apontar a relação histórica e social existente entre as transformações da sociedade contemporânea e os novos compromissos educacionais emergentes de tal contexto. Procuram-se propostas inovadoras no espaço de investigação sobre arquiteturas curriculares diferenciadas e suas concepções e sobre o trabalho pedagógico delas decorrentes que possibilitem o redesenho da formação inicial e continuada de educadores para a educação na contemporaneidade.<hr/>ABSTRACT This paper intends to understand the links between formation and curriculum through pedagogical work and innovation. To do so, it presents the results of studies made by Line of Research - ProfessionalDevelopment of Educators from a Graduate Program in Education: Curriculum, of the Pontifical Catholic University of São Paulo. These studies are oriented by constantly questioning: How is the integration between educators’ formation and curriculum and its curricular innovations done? The articulation between curriculum and educators’ formation brings all of its complexity with focus on the challenge of indicating the social-historical relation between the changes in the contemporary society and new educational compromises that emerge from this context. Innovative propositions are searched in the space of investigation about curricular architectures and their conceptions and about their derived pedagogical work, that allows a redesign of the initial and the continued formation of educators in contemporarity. <![CDATA[206 stories: the scientific production on technology in education in 40 years of the post -Graduate in Education: Curriculum Program]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000300774&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO À altura dos 40 anos do Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo, este artigo apresenta uma resenha de suas pesquisas na área do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nos espaços curriculares. Os espaços curriculares são tratados como os ambientes de conhecimento criados em universidades, em locais públicos de cultura, em escolas regulares, em programas de atendimento a pessoas com deficiências físicas, em elaboração de jogos educacionais, em macroprogramas de formação de educadores, entre outros. A pesquisa teve início com a montagem de um banco de dados das teses e dissertações concluídas entre 1975-2014, a partir da análise de suas palavras-chave, resumos e títulos. O trabalho revela um amplo leque de esforços, competências, equipes envolvidas, instituições revisadas, teorias debatidas e aprofundadas, campos de inovações para a educação a partir do crescimento, disseminação e evolução das TIC na sociedade e nos sistemas de educação formal, especialmente. As investigações debruçaram-se na análise da aprendizagem e ensino; no papel do professor; nas denúncias dos equívocos do uso das tecnologias como panaceia; no uso das TIC como mero consumo de novidades; nas validações - ou não - de políticas públicas e nas potencialidades antevistas para seu uso. O mais marcante, no entanto, é o número de pesquisadores, suas proveniências de diferentes campos profissionais, seus territórios e seus olhares interdisciplinares. Os quadros sinóticos apresentados permitem ao leitor um discorrer sobre a própria história do pensamento educacional brasileiro, suas políticas e suas expectativas de futuro. <hr/>ABSTRACT At the time of the 40th anniversary of the Post-graduate education: curriculum Program, this article presents an overview of its research in the area of the use of Information and Communication Technologies (ICT) in curriculum areas. The curriculum areas are treated as the knowledge environments created in universities, in public places at regular schools, care for people with physical disabilities programs in developing educational games, teacher-training programs, among others. The research began with the assembly of a database of theses completed between 1975-2014, from the analysis of your keywords, abstracts and titles. The work reveals a wide range of expertise efforts; teams involved; institutions; theories; innovations fields for education from the growth, spread and evolution of ICT in society and in formal education systems, especially. Investigations have focused on the analysis of learning and teaching qualities, the complaints of the use of misconceptions as a panacea that exceed their power and promises related to the mere consumption of news, validations - or not - of public policies, the envisioned potential for your use. The most striking, however, is the number of researchers, its origins from different professional fields, their territories and their interdisciplinary looks. The synoptic tables below allow the reader a talk about the history of the Brazilian educational thinking, their policies and their future expectations. <![CDATA[206 stories: the scientific production on technology in education in 40 years of the post -Graduate in Education: Curriculum Program]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000300774&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO À altura dos 40 anos do Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo, este artigo apresenta uma resenha de suas pesquisas na área do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nos espaços curriculares. Os espaços curriculares são tratados como os ambientes de conhecimento criados em universidades, em locais públicos de cultura, em escolas regulares, em programas de atendimento a pessoas com deficiências físicas, em elaboração de jogos educacionais, em macroprogramas de formação de educadores, entre outros. A pesquisa teve início com a montagem de um banco de dados das teses e dissertações concluídas entre 1975-2014, a partir da análise de suas palavras-chave, resumos e títulos. O trabalho revela um amplo leque de esforços, competências, equipes envolvidas, instituições revisadas, teorias debatidas e aprofundadas, campos de inovações para a educação a partir do crescimento, disseminação e evolução das TIC na sociedade e nos sistemas de educação formal, especialmente. As investigações debruçaram-se na análise da aprendizagem e ensino; no papel do professor; nas denúncias dos equívocos do uso das tecnologias como panaceia; no uso das TIC como mero consumo de novidades; nas validações - ou não - de políticas públicas e nas potencialidades antevistas para seu uso. O mais marcante, no entanto, é o número de pesquisadores, suas proveniências de diferentes campos profissionais, seus territórios e seus olhares interdisciplinares. Os quadros sinóticos apresentados permitem ao leitor um discorrer sobre a própria história do pensamento educacional brasileiro, suas políticas e suas expectativas de futuro. <hr/>ABSTRACT At the time of the 40th anniversary of the Post-graduate education: curriculum Program, this article presents an overview of its research in the area of the use of Information and Communication Technologies (ICT) in curriculum areas. The curriculum areas are treated as the knowledge environments created in universities, in public places at regular schools, care for people with physical disabilities programs in developing educational games, teacher-training programs, among others. The research began with the assembly of a database of theses completed between 1975-2014, from the analysis of your keywords, abstracts and titles. The work reveals a wide range of expertise efforts; teams involved; institutions; theories; innovations fields for education from the growth, spread and evolution of ICT in society and in formal education systems, especially. Investigations have focused on the analysis of learning and teaching qualities, the complaints of the use of misconceptions as a panacea that exceed their power and promises related to the mere consumption of news, validations - or not - of public policies, the envisioned potential for your use. The most striking, however, is the number of researchers, its origins from different professional fields, their territories and their interdisciplinary looks. The synoptic tables below allow the reader a talk about the history of the Brazilian educational thinking, their policies and their future expectations. <![CDATA[A digital technology integration scenario in higher education: in search of an innovative teaching choreography]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000300837&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O artigo discute sobre um cenário de integração de Tecnologias Digitais em uma coreografia didática na educação superior. Inovação é a promoção de práticas que favoreçam a flexibilização curricular, com foco na aprendizagem do aluno, na autonomia, no pensamento crítico e na reflexão sobre o seu próprio processo de aprendizagem e a indissociação entre ensino e aprendizagem. Este estudo de caso se apresenta a partir de uma experiência didática num curso de extensão semipresencial. A análise dos dados realizada com base no referencial sobre Análise Textual Discursiva elegeu as seguintes categorias: (a) O cenário de integração das Tecnologias Digitais; (b) A inovação das coreografias didáticas com Tecnologias Digitais. Concluiu-se que os recursos tecnológicos utilizados realizaram seu papel mediador permitindo ao professor compreender melhor algumas coreografias internas produzidas pelos alunos sem tornarem-se obstáculos às suas aprendizagens, buscando promover uma aprendizagem profunda e significativa.<hr/>ABSTRACT This article debates about an Digital Technology integration scenario in a didactic choreography in higher education. Innovation is the promotion to practices that favor curricular flexibility, focusing on student learning, autonomy, critical thinking and reflection about their own learning process and the indissociation between teaching and learning. In this case study is presented from a learning experience in a blended course extension. Data analysis performed based on the reference on Textual Analysis Discourse elected the following categories: (a) The setting of integration of Digital Technology; (b) The innovation of teaching choreography with Digital Technology. It was concluded that the technological resources used held their mediating role allowing the teacher to better understand some internal choreography produced by students without becoming obstacles to their learning, seeking to promote a deep and meaningful learning. <![CDATA[A digital technology integration scenario in higher education: in search of an innovative teaching choreography]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000300837&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O artigo discute sobre um cenário de integração de Tecnologias Digitais em uma coreografia didática na educação superior. Inovação é a promoção de práticas que favoreçam a flexibilização curricular, com foco na aprendizagem do aluno, na autonomia, no pensamento crítico e na reflexão sobre o seu próprio processo de aprendizagem e a indissociação entre ensino e aprendizagem. Este estudo de caso se apresenta a partir de uma experiência didática num curso de extensão semipresencial. A análise dos dados realizada com base no referencial sobre Análise Textual Discursiva elegeu as seguintes categorias: (a) O cenário de integração das Tecnologias Digitais; (b) A inovação das coreografias didáticas com Tecnologias Digitais. Concluiu-se que os recursos tecnológicos utilizados realizaram seu papel mediador permitindo ao professor compreender melhor algumas coreografias internas produzidas pelos alunos sem tornarem-se obstáculos às suas aprendizagens, buscando promover uma aprendizagem profunda e significativa.<hr/>ABSTRACT This article debates about an Digital Technology integration scenario in a didactic choreography in higher education. Innovation is the promotion to practices that favor curricular flexibility, focusing on student learning, autonomy, critical thinking and reflection about their own learning process and the indissociation between teaching and learning. In this case study is presented from a learning experience in a blended course extension. Data analysis performed based on the reference on Textual Analysis Discourse elected the following categories: (a) The setting of integration of Digital Technology; (b) The innovation of teaching choreography with Digital Technology. It was concluded that the technological resources used held their mediating role allowing the teacher to better understand some internal choreography produced by students without becoming obstacles to their learning, seeking to promote a deep and meaningful learning. <![CDATA[Integration of computational thinking in the k-12 curriculum: different strategies used and questions related to teacher training and student’s assessment]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000300864&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO A maneira como as tecnologias digitais estão sendo trabalhadas nas escolas, em praticamente todos os países, não tem contribuído para o desenvolvimento do pensamento computacional. Essas atividades estão restritas ao uso do que foi chamado de software de escritório, como o processador de texto, a planilha e, com isso, não exploram conceitos da Ciência da Computação, permitindo usar o computador como um instrumento de pensar com e pensar sobre o pensar. Isso tem levado alguns países a alterarem o currículo da Educação Básica. O presente artigo tem como objetivo analisar as diferentes estratégias de implantação do pensamento computacional no currículo da educação básica, bem como as questões relacionadas a formação de professores e a avaliação. Essa analise permitiu classificar as estratégias em três grandes categorias: a inclusão de temas da Ciência da Computação; a inserção de disciplinas que exploram conceitos do pensamento computacional por meio do uso de tecnologias em diferentes atividades, como jogos e robótica; e a exploração dos conceitos do pensamento computacional de maneira transversal aos assuntos curriculares. Além disso, entender como está sendo a formação de professores para o desenvolvimento dessas atividades e como avaliar o desenvolvimento do pensamento computacional no aluno.<hr/>ABSTRACT The way in which digital technologies are used by schools in practically every country of the world, has rarely contributed to students’ development of computational thinking. Activities were almost always restricted to the use of what was called the office software, such as word processor or spre - adsheets and, therefore, did not explore computer science concepts, concepts which allow the students to use the computer as a tool to think with and to think about thinking. This has led some countries to change K-12 curricula. This article aims to analyze the different strategies used to exploit computational thinking in K-12 curriculum as well as questions related to teacher training and evaluation. This analysis allowed to classify these strategies into three broad categories: inclusion of Computer Science activities; inclusion of curriculum subjects that exploit computational thinking through the use of technologies for the development of activities, such as games, robotics; and the exploration of the concepts of computational thinking transversally with the curriculum subjects. Also it is possible to understand the professional development required for teachers to develop these activities and how to evaluate students’ development of computational thinking. <![CDATA[Integration of computational thinking in the k-12 curriculum: different strategies used and questions related to teacher training and student’s assessment]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000300864&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO A maneira como as tecnologias digitais estão sendo trabalhadas nas escolas, em praticamente todos os países, não tem contribuído para o desenvolvimento do pensamento computacional. Essas atividades estão restritas ao uso do que foi chamado de software de escritório, como o processador de texto, a planilha e, com isso, não exploram conceitos da Ciência da Computação, permitindo usar o computador como um instrumento de pensar com e pensar sobre o pensar. Isso tem levado alguns países a alterarem o currículo da Educação Básica. O presente artigo tem como objetivo analisar as diferentes estratégias de implantação do pensamento computacional no currículo da educação básica, bem como as questões relacionadas a formação de professores e a avaliação. Essa analise permitiu classificar as estratégias em três grandes categorias: a inclusão de temas da Ciência da Computação; a inserção de disciplinas que exploram conceitos do pensamento computacional por meio do uso de tecnologias em diferentes atividades, como jogos e robótica; e a exploração dos conceitos do pensamento computacional de maneira transversal aos assuntos curriculares. Além disso, entender como está sendo a formação de professores para o desenvolvimento dessas atividades e como avaliar o desenvolvimento do pensamento computacional no aluno.<hr/>ABSTRACT The way in which digital technologies are used by schools in practically every country of the world, has rarely contributed to students’ development of computational thinking. Activities were almost always restricted to the use of what was called the office software, such as word processor or spre - adsheets and, therefore, did not explore computer science concepts, concepts which allow the students to use the computer as a tool to think with and to think about thinking. This has led some countries to change K-12 curricula. This article aims to analyze the different strategies used to exploit computational thinking in K-12 curriculum as well as questions related to teacher training and evaluation. This analysis allowed to classify these strategies into three broad categories: inclusion of Computer Science activities; inclusion of curriculum subjects that exploit computational thinking through the use of technologies for the development of activities, such as games, robotics; and the exploration of the concepts of computational thinking transversally with the curriculum subjects. Also it is possible to understand the professional development required for teachers to develop these activities and how to evaluate students’ development of computational thinking. <![CDATA[The role of programming activity in the process of knowledge construction for teaching]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000300898&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Neste artigo analisamos dois episódios envolvendo conceitos matemáticos e atividade de programação, os quais integraram pesquisas sobre formação continuada de professores de Matemática. O objetivo foi o de compreender as possibilidades das atividades de programação utilizadas nos episódios, em relação à (re)construção de conhecimentos necessários para a docência com tecnologia. A metodologia de caráter qualitativo utilizou como instrumentos: questionários, entrevistas semiestruturadas, diário de campo e protocolos das atividades desenvolvidas pelos professores com o uso do Geogebra e Scratch. O referencial teórico pautou-se nas ideias do construcionismo de Papert e Valente em relação à programação e, na base de conhecimentos para a docência, em Mishra e Koehler. A análise do primeiro episódio evidenciou que a atividade de programação desenvolvida no Geogebra possibilitou ao grupo de professores a revisão e sistematização de conceitos matemáticos envolvidos, favorecendo a (re)construção do conhecimento tecnológico do conteúdo. No segundo episódio, o uso da programação Scratch desvelou que os conhecimentos envolvidos - conteúdo específico, tecnológico e pedagógico - se realimentam, no caso propiciando ao grupo a (re)construção do conhecimento pedagógico tecnológico do conteúdo. Os episódios analisados evidenciaram o potencial da atividade de programação para a (re)construção de conhecimentos necessários à docência na perspectiva do TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge). Os resultados dão-nos indícios de que a atividade de programação é uma possibilidade a ser utilizada na formação do professor visando a auxiliá-lo a integrar as TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) em sua prática pedagógica.<hr/>ABSTRACT In this paper, we analyze two episodes involving mathematical concepts and programming activity, which integrated researches on continuing mathematics teacher education. The aim was to understand the possibilities of activities used in the reported episodes in relation to (re) construction of knowledge necessary for teaching with technology. The qualitative methodology guided data collection and formative processes. The instruments for data collection were: questionnaires, semi-structured interviews, field diary and teachers’ protocols of programming activities with Geogebra or Scratch. The theoretical framework was built upon Papert's constructionism, based on Valente’s programming activity, utilizing Almeida and Valente’s integrated vision of technology use and as for the knowledge for teaching; it was funded in Mishra and Koehler. The analysis of the first episode showed that the programming activity developed in Geogebra enabled the group of teachers to review and systematize mathematical concepts involved, favoring (re) construction of the technological content knowledge. In the second episode, the use of the programming language Scratch unveiled the knowledge involved is fed back, whether specific content, technology or pedagogical, in this case, providing the group with the (re) construction of technological pedagogical content knowledge. The episodes analyzed showed the potential of programming activity for the construction of Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) for teaching. The results give us evidence that the programming activity is a possibility to be used in teacher education aiming to help the teachers to integrate TDIC in their practice. <![CDATA[The role of programming activity in the process of knowledge construction for teaching]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000300898&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Neste artigo analisamos dois episódios envolvendo conceitos matemáticos e atividade de programação, os quais integraram pesquisas sobre formação continuada de professores de Matemática. O objetivo foi o de compreender as possibilidades das atividades de programação utilizadas nos episódios, em relação à (re)construção de conhecimentos necessários para a docência com tecnologia. A metodologia de caráter qualitativo utilizou como instrumentos: questionários, entrevistas semiestruturadas, diário de campo e protocolos das atividades desenvolvidas pelos professores com o uso do Geogebra e Scratch. O referencial teórico pautou-se nas ideias do construcionismo de Papert e Valente em relação à programação e, na base de conhecimentos para a docência, em Mishra e Koehler. A análise do primeiro episódio evidenciou que a atividade de programação desenvolvida no Geogebra possibilitou ao grupo de professores a revisão e sistematização de conceitos matemáticos envolvidos, favorecendo a (re)construção do conhecimento tecnológico do conteúdo. No segundo episódio, o uso da programação Scratch desvelou que os conhecimentos envolvidos - conteúdo específico, tecnológico e pedagógico - se realimentam, no caso propiciando ao grupo a (re)construção do conhecimento pedagógico tecnológico do conteúdo. Os episódios analisados evidenciaram o potencial da atividade de programação para a (re)construção de conhecimentos necessários à docência na perspectiva do TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge). Os resultados dão-nos indícios de que a atividade de programação é uma possibilidade a ser utilizada na formação do professor visando a auxiliá-lo a integrar as TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) em sua prática pedagógica.<hr/>ABSTRACT In this paper, we analyze two episodes involving mathematical concepts and programming activity, which integrated researches on continuing mathematics teacher education. The aim was to understand the possibilities of activities used in the reported episodes in relation to (re) construction of knowledge necessary for teaching with technology. The qualitative methodology guided data collection and formative processes. The instruments for data collection were: questionnaires, semi-structured interviews, field diary and teachers’ protocols of programming activities with Geogebra or Scratch. The theoretical framework was built upon Papert's constructionism, based on Valente’s programming activity, utilizing Almeida and Valente’s integrated vision of technology use and as for the knowledge for teaching; it was funded in Mishra and Koehler. The analysis of the first episode showed that the programming activity developed in Geogebra enabled the group of teachers to review and systematize mathematical concepts involved, favoring (re) construction of the technological content knowledge. In the second episode, the use of the programming language Scratch unveiled the knowledge involved is fed back, whether specific content, technology or pedagogical, in this case, providing the group with the (re) construction of technological pedagogical content knowledge. The episodes analyzed showed the potential of programming activity for the construction of Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) for teaching. The results give us evidence that the programming activity is a possibility to be used in teacher education aiming to help the teachers to integrate TDIC in their practice. <![CDATA[Living with science and citizenship: a design based research about the integration of the thematic of health with the use of digital information and communication technology at school]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000300942&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este trabalho tem como objetivo narrar o desenvolvimento, a implementação e análise de um conjunto de atividades e materiais educativos, construídos em parceria com professores do ensino fundamental, voltados para a integração da temática da Saúde no currículo escolar, de maneira transversal e com o uso de TDIC. Com base na metodologia da Pesquisa Baseada em Design, no conceito ampliado de Saúde e na abordagem apropriada e crítica das TDIC, o projeto "Com-Viver, Com-Ciência e Cidadania" foi desenvolvido no contexto de uma escola municipal do Rio de Janeiro, envolvendo sete professores e 40 alunos. Foram adotadas diferentes estratégias pedagógicas (jogo, debate, criação de jornal etc.) e integradas tecnologias físicas e digitais, tendo como enfoque o protagonismo e o letramento digital dos alunos. Todo o processo de planejamento e implementação foi documentado (entrevistas, relatórios de campo etc.) e analisado, gerando elementos para a construção de princípios de design.<hr/>ABSTRACT The objective of this paper is to narrate the development, implementation, and analysis of a set of educational activities and resources, developed in partnership with elementary school teachers. The activities aimed at integrating Health as a theme in the school curriculum, in a crosscutting manner with the use of DICT. Adopting Research-Based Design methodology, a holistisc Health concept and the appropriate and critical approach to DICT use, the project "Living With Science and Citizenship" was developed in the context of a municipal school in Rio de Janeiro, involving seven teachers and 40 students. Different teaching strategies were adopted (game, debate, newspaper creation etc.) and integrated physical and digital technologiy, with focusing on students’ protagonism and on digital literacy. The whole process of planning and implementation has been documented (interviews, field reports etc.) and analyzed, generating basic elements for building design principles. <![CDATA[Living with science and citizenship: a design based research about the integration of the thematic of health with the use of digital information and communication technology at school]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000300942&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este trabalho tem como objetivo narrar o desenvolvimento, a implementação e análise de um conjunto de atividades e materiais educativos, construídos em parceria com professores do ensino fundamental, voltados para a integração da temática da Saúde no currículo escolar, de maneira transversal e com o uso de TDIC. Com base na metodologia da Pesquisa Baseada em Design, no conceito ampliado de Saúde e na abordagem apropriada e crítica das TDIC, o projeto "Com-Viver, Com-Ciência e Cidadania" foi desenvolvido no contexto de uma escola municipal do Rio de Janeiro, envolvendo sete professores e 40 alunos. Foram adotadas diferentes estratégias pedagógicas (jogo, debate, criação de jornal etc.) e integradas tecnologias físicas e digitais, tendo como enfoque o protagonismo e o letramento digital dos alunos. Todo o processo de planejamento e implementação foi documentado (entrevistas, relatórios de campo etc.) e analisado, gerando elementos para a construção de princípios de design.<hr/>ABSTRACT The objective of this paper is to narrate the development, implementation, and analysis of a set of educational activities and resources, developed in partnership with elementary school teachers. The activities aimed at integrating Health as a theme in the school curriculum, in a crosscutting manner with the use of DICT. Adopting Research-Based Design methodology, a holistisc Health concept and the appropriate and critical approach to DICT use, the project "Living With Science and Citizenship" was developed in the context of a municipal school in Rio de Janeiro, involving seven teachers and 40 students. Different teaching strategies were adopted (game, debate, newspaper creation etc.) and integrated physical and digital technologiy, with focusing on students’ protagonism and on digital literacy. The whole process of planning and implementation has been documented (interviews, field reports etc.) and analyzed, generating basic elements for building design principles. <![CDATA[CEIBAL Plan: the reconfiguration of evidence in practice educational cyberculture uruguay on a school]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000301025&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo relata influências do Plano CEIBAL (Uruguai) na apropriação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) pelo professor e o processo de reconfiguração de suas práticas pedagógicas. O recorte temporal deste relato compreende o período de 2007 a 2011 e apresenta algumas experiências de duas maestras da rede de educação pública uruguaia, as quais foram contempladas pelo Plano CEIBAL. A partir da análise das contribuições das colaboradoras uruguaias, sintetizam-se aqui no formato de um estudo de caso instrumental: as condições de infraestrutura tecnológica oportunizadas pelo Plano CEIBAL a uma escola de Montevidéu, as percepções docentes sobre o Plano e suas ações de formação, os principais impactos culturais vivenciados pelas maestras e os desdobramentos associados nas práticas pedagógicas empreendidas com as TDIC. Inferiu-se que as ações do Plano CEIBAL vêm oportunizando gradativa apropriação docente das TDIC, progressiva reconfiguração das práticas pedagógicas e os primeiros traços da instauração de uma cultura digital, o que está associado à abertura docente às tecnologias ceibalistas.<hr/>ABSTRACT This paper reports influences of CEIBAL Plan (Uruguay) on the appropriation of Information and Communication Digital Technologies (ICDT) by the teacher and the process of reconfiguration of their teaching practices. The report covers the period 2007-2011 and presents some experience of two teachers of the Uruguayan public education network, which use the technologies of CEIBAL Plan. From the analysis of the contributions of Uruguayan teachers, are summarized here in a study of instrumental case: the technological infrastructure conditions provided by CEIBAL Plan to a school in Montevideo, the teachers perceptions of the Plan and its training activities, the main cultural impacts experienced by teachers, and developments in pedagogical practices associated with the ICDT. It inferred that the actions of CEIBAL Plan have enabled gradual teaching appropriation of ICDT, progressive reconfiguration of the teaching practices and the first traces of the establishment of a digital culture, which is associated with teachers’ broad-mindedness to the Ceibal Plan technologies. <![CDATA[CEIBAL Plan: the reconfiguration of evidence in practice educational cyberculture uruguay on a school]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000301025&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo relata influências do Plano CEIBAL (Uruguai) na apropriação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) pelo professor e o processo de reconfiguração de suas práticas pedagógicas. O recorte temporal deste relato compreende o período de 2007 a 2011 e apresenta algumas experiências de duas maestras da rede de educação pública uruguaia, as quais foram contempladas pelo Plano CEIBAL. A partir da análise das contribuições das colaboradoras uruguaias, sintetizam-se aqui no formato de um estudo de caso instrumental: as condições de infraestrutura tecnológica oportunizadas pelo Plano CEIBAL a uma escola de Montevidéu, as percepções docentes sobre o Plano e suas ações de formação, os principais impactos culturais vivenciados pelas maestras e os desdobramentos associados nas práticas pedagógicas empreendidas com as TDIC. Inferiu-se que as ações do Plano CEIBAL vêm oportunizando gradativa apropriação docente das TDIC, progressiva reconfiguração das práticas pedagógicas e os primeiros traços da instauração de uma cultura digital, o que está associado à abertura docente às tecnologias ceibalistas.<hr/>ABSTRACT This paper reports influences of CEIBAL Plan (Uruguay) on the appropriation of Information and Communication Digital Technologies (ICDT) by the teacher and the process of reconfiguration of their teaching practices. The report covers the period 2007-2011 and presents some experience of two teachers of the Uruguayan public education network, which use the technologies of CEIBAL Plan. From the analysis of the contributions of Uruguayan teachers, are summarized here in a study of instrumental case: the technological infrastructure conditions provided by CEIBAL Plan to a school in Montevideo, the teachers perceptions of the Plan and its training activities, the main cultural impacts experienced by teachers, and developments in pedagogical practices associated with the ICDT. It inferred that the actions of CEIBAL Plan have enabled gradual teaching appropriation of ICDT, progressive reconfiguration of the teaching practices and the first traces of the establishment of a digital culture, which is associated with teachers’ broad-mindedness to the Ceibal Plan technologies. <![CDATA[Autobiographical reflection: portraits and events experienced at places in the academia and at school]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000301054&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este memorial-artigo tem o objetivo de retratar minha formação, atuação profissional, os fatos e feitos marcantes da vida e as transformações identificadas no ritmo do tempo dos acontecimentos em distintos espaços e contextos, culminando com minha participação no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), no qual convivo nos últimos 20 anos (1995 - 2015). Nesse último período, a narrativa se imbrica com a própria vida do Programa, que em 2015 celebra 40 anos de existência e pelo caráter comemorativo a Revista e-Curriculum assume uma linha de publicação de memoriais. Tem como intenção explorar os sentidos e os significados dos acontecimentos de minha vida entre lugares na academia e na escola, representados por retratos em branco e preto com distintos matizes de cinza, questionando o tempo e a obra da autora. Após a introdução e o desenho metodológico, o texto se estrutura em três partes: a primeira traz a gênese da minha vida, o início dos estudos e o ensino de matemática; a segunda se refere às mudanças e imersão em uma nova cultura, a vida na PUC-SP como estudante e professora; a terceira parte narra a transformação da professora pesquisadora em orientadora, os novos caminhos de formação, gestão, investigação e outros temas de estudos, concluindo com a revisita aos retratos que apresento ao longo do texto.<hr/>ABSTRACT This article portrays my autobiographical reflection which considers my academic and professional backgrounds, my family life and the changes identified in the events throughout time in different spaces and contexts, culminating with my participation in the Post-Graduate Program in Education: Curriculum of the Pontifícia Universidade Católica of São Paulo (PUC-SP), where I have been working for the last 20 years (1995 - 2015). In this twenty-year span, my narrative merges with the Program's life itself, as it celebrates its 40th anniversary in 2015, giving the account a celebratory character. It aims to explore the senses and meanings of my life events between places in the academia and at school, represented by black and white portraits with distinct shades of gray, questioning the time and the author's production. After the introduction and the methodological design, the text is segmented in three parts. The first brings my life's genesis, with the initial studies and the teaching of math. The second refers to the changes and the immersion in a new culture, presenting my life in PUC-SP as a student and as a professor. The third and last part narrates the research-professor's transformation into the academic supervisor, with new paths of development, management and other themes of study, with a final revisit to the portraits. <![CDATA[Autobiographical reflection: portraits and events experienced at places in the academia and at school]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000301054&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este memorial-artigo tem o objetivo de retratar minha formação, atuação profissional, os fatos e feitos marcantes da vida e as transformações identificadas no ritmo do tempo dos acontecimentos em distintos espaços e contextos, culminando com minha participação no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), no qual convivo nos últimos 20 anos (1995 - 2015). Nesse último período, a narrativa se imbrica com a própria vida do Programa, que em 2015 celebra 40 anos de existência e pelo caráter comemorativo a Revista e-Curriculum assume uma linha de publicação de memoriais. Tem como intenção explorar os sentidos e os significados dos acontecimentos de minha vida entre lugares na academia e na escola, representados por retratos em branco e preto com distintos matizes de cinza, questionando o tempo e a obra da autora. Após a introdução e o desenho metodológico, o texto se estrutura em três partes: a primeira traz a gênese da minha vida, o início dos estudos e o ensino de matemática; a segunda se refere às mudanças e imersão em uma nova cultura, a vida na PUC-SP como estudante e professora; a terceira parte narra a transformação da professora pesquisadora em orientadora, os novos caminhos de formação, gestão, investigação e outros temas de estudos, concluindo com a revisita aos retratos que apresento ao longo do texto.<hr/>ABSTRACT This article portrays my autobiographical reflection which considers my academic and professional backgrounds, my family life and the changes identified in the events throughout time in different spaces and contexts, culminating with my participation in the Post-Graduate Program in Education: Curriculum of the Pontifícia Universidade Católica of São Paulo (PUC-SP), where I have been working for the last 20 years (1995 - 2015). In this twenty-year span, my narrative merges with the Program's life itself, as it celebrates its 40th anniversary in 2015, giving the account a celebratory character. It aims to explore the senses and meanings of my life events between places in the academia and at school, represented by black and white portraits with distinct shades of gray, questioning the time and the author's production. After the introduction and the methodological design, the text is segmented in three parts. The first brings my life's genesis, with the initial studies and the teaching of math. The second refers to the changes and the immersion in a new culture, presenting my life in PUC-SP as a student and as a professor. The third and last part narrates the research-professor's transformation into the academic supervisor, with new paths of development, management and other themes of study, with a final revisit to the portraits. <![CDATA[Contemporary inadequacies: a bibliographical survey on curriculum and digital technologies]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000301107&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo apresenta os resultados de uma investigação que levantou e analisou como a produção acadêmica tem abordado a relação entre currículo e tecnologias digitais. Para tanto, foram investigados cinco periódicos acadêmicos, classificados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com QUALIS A1 e A2, em um período de 10 anos. Para analisar as informações produzidas, utilizaram-se as contribuições de autores/as que estudam as tecnologias digitais em consonância com a educação, a saber: Paraíso (2010), Arruda (2011) e Sibilia (2012). A partir das análises, o argumento desenvolvido é que, embora a intensa relação das pessoas com as tecnologias digitais se constitua como uma expressão da contemporaneidade, há um descompasso, um desajuste na relação entre o currículo escolar e as tecnologias digitais. Esse desajuste ficou claro nas análises sobre as centralidades dos artigos investigados, em que foi possível observar que, de modo geral, o currículo opera com lógicas que pouco se assemelham às das tecnologias digitais.<hr/>ABSTRACT This article presents the results of an investigation which raised and analyzed the issue of how academic researches have approached the relationship between school curriculum and digital technologies. In order to achieve that, five academic journals were investigated. They have been classified by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (also known as CAPES) as QUALIS A1 and A2 over a period of 10 years. To analyze the information produced, it was necessary to make use of contributions from authors who study the digital technologies in line with education, such as: Paraíso (2010), Arruda (2011), and Sibilia (2012). Based on the analysis, the argument developed was: although the intense relationship between people and digital technologies is constituted as an expression of contemporary times, there is a mismatch, a sort of inadequacy, in the relationship between the school curriculum and digital technologies. The aforementioned inadequacy became clear in the analysis of the centralities of the articles investigated. Therefore, it was observed that, in general, the curriculum works with logics that bear little resemblance to digital technologies. <![CDATA[Contemporary inadequacies: a bibliographical survey on curriculum and digital technologies]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000301107&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo apresenta os resultados de uma investigação que levantou e analisou como a produção acadêmica tem abordado a relação entre currículo e tecnologias digitais. Para tanto, foram investigados cinco periódicos acadêmicos, classificados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com QUALIS A1 e A2, em um período de 10 anos. Para analisar as informações produzidas, utilizaram-se as contribuições de autores/as que estudam as tecnologias digitais em consonância com a educação, a saber: Paraíso (2010), Arruda (2011) e Sibilia (2012). A partir das análises, o argumento desenvolvido é que, embora a intensa relação das pessoas com as tecnologias digitais se constitua como uma expressão da contemporaneidade, há um descompasso, um desajuste na relação entre o currículo escolar e as tecnologias digitais. Esse desajuste ficou claro nas análises sobre as centralidades dos artigos investigados, em que foi possível observar que, de modo geral, o currículo opera com lógicas que pouco se assemelham às das tecnologias digitais.<hr/>ABSTRACT This article presents the results of an investigation which raised and analyzed the issue of how academic researches have approached the relationship between school curriculum and digital technologies. In order to achieve that, five academic journals were investigated. They have been classified by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (also known as CAPES) as QUALIS A1 and A2 over a period of 10 years. To analyze the information produced, it was necessary to make use of contributions from authors who study the digital technologies in line with education, such as: Paraíso (2010), Arruda (2011), and Sibilia (2012). Based on the analysis, the argument developed was: although the intense relationship between people and digital technologies is constituted as an expression of contemporary times, there is a mismatch, a sort of inadequacy, in the relationship between the school curriculum and digital technologies. The aforementioned inadequacy became clear in the analysis of the centralities of the articles investigated. Therefore, it was observed that, in general, the curriculum works with logics that bear little resemblance to digital technologies. <![CDATA[Open educational resources: potentials and challenges in higher education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000301151&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Entre os desafios da docência no Ensino Superior estão as transformações provocadas pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC), cujos efeitos incluem a proliferação de fontes, espaços e ambientes de produção e socialização do conhecimento. Este artigo apresenta uma revisão sistemática que investiga as possibilidades e os desafios no uso de recursos educacionais abertos (REA) na Educação Superior. Foram analisados 13 artigos, divulgados entre 2002 e 2015, extraídos das bases de dados da Eric e Ebsco, selecionados a partir das palavras-chave “higher education + open educational + creative commons”. Os elementos verificados nas pesquisas foram classificados em três categorias de análise: conhecimento - que consiste nas características relacionadas ao nível de conhecimento dos participantes em relação aos REA e sua incorporação ao ensino; instrumental/operacional - implica em questões que envolvem a utilização de ferramentas, gestão, custos e desenvolvimento profissional e do curso; e uso ou elementos que envolvem a utilização dos REA, incluindo acessibilidade, prospecção de novas abordagens, a aplicação das TIC e a qualidade acadêmica como um fator para maior uso dos REA. O estudo permitiu a concepção de um conceito de REA compreendido como recursos digitais voltados para fins educacionais, mediante uso de licenças abertas e passiveis de adaptação. Conclui-se que as potencialidades do REA estão voltadas para sua aplicação nas práticas educacionais no Ensino Superior, aprimorando processos e as integrando as TIC. Nos desafios, o enfoque está nas dificuldades relacionadas ao uso dos REA, convergentes com aspectos tecnológicos, culturais e pedagógicos, evidenciando desconhecimento, falta de sensibilização e domínio.<hr/>ABSTRACT Among the challenges of teaching in higher education are the transformations caused by information and communication technologies (ICT), being one of its effects the proliferation of sources, spaces and environments of production and socialization of knowledge. This article presents a systematic review in order to investigate the possibilities and the challenges in the use of open education resources (OER) in higher education. Thirteen articles extracted from the databases of Eric and Ebsco published between 2002 and 2015 were analyzed, selected from the keywords higher education + open educational + creative commons. The elements found in the researches related to the potentials and the challenges were classified into three categories of analysis: knowledge - which consists of characteristics related to the level of participants knowledge regarding the REA and its incorporation into teaching; instrumental/operational - which implies issues surrounding the use of tools, management costs, course and professional development; and use or elements involving the use of OER, including accessibility, prospecting of new approaches, the application of ICT and academic quality like a factor for greater use of OER. The study allowed the design of a concept of OER understood as digital resources devoted to educational purposes, through the use of open and adaptable licenses. It was possible to infer that the OER potentials are geared to their application in educational practices in higher education, improving processes and integrating them to ICT. As for the challenges, the focus is on the difficulties related to the use of OER, converging with technological, cultural and educational aspects, showing lack of awareness, domain and unfamiliarity. <![CDATA[Open educational resources: potentials and challenges in higher education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000301151&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Entre os desafios da docência no Ensino Superior estão as transformações provocadas pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC), cujos efeitos incluem a proliferação de fontes, espaços e ambientes de produção e socialização do conhecimento. Este artigo apresenta uma revisão sistemática que investiga as possibilidades e os desafios no uso de recursos educacionais abertos (REA) na Educação Superior. Foram analisados 13 artigos, divulgados entre 2002 e 2015, extraídos das bases de dados da Eric e Ebsco, selecionados a partir das palavras-chave “higher education + open educational + creative commons”. Os elementos verificados nas pesquisas foram classificados em três categorias de análise: conhecimento - que consiste nas características relacionadas ao nível de conhecimento dos participantes em relação aos REA e sua incorporação ao ensino; instrumental/operacional - implica em questões que envolvem a utilização de ferramentas, gestão, custos e desenvolvimento profissional e do curso; e uso ou elementos que envolvem a utilização dos REA, incluindo acessibilidade, prospecção de novas abordagens, a aplicação das TIC e a qualidade acadêmica como um fator para maior uso dos REA. O estudo permitiu a concepção de um conceito de REA compreendido como recursos digitais voltados para fins educacionais, mediante uso de licenças abertas e passiveis de adaptação. Conclui-se que as potencialidades do REA estão voltadas para sua aplicação nas práticas educacionais no Ensino Superior, aprimorando processos e as integrando as TIC. Nos desafios, o enfoque está nas dificuldades relacionadas ao uso dos REA, convergentes com aspectos tecnológicos, culturais e pedagógicos, evidenciando desconhecimento, falta de sensibilização e domínio.<hr/>ABSTRACT Among the challenges of teaching in higher education are the transformations caused by information and communication technologies (ICT), being one of its effects the proliferation of sources, spaces and environments of production and socialization of knowledge. This article presents a systematic review in order to investigate the possibilities and the challenges in the use of open education resources (OER) in higher education. Thirteen articles extracted from the databases of Eric and Ebsco published between 2002 and 2015 were analyzed, selected from the keywords higher education + open educational + creative commons. The elements found in the researches related to the potentials and the challenges were classified into three categories of analysis: knowledge - which consists of characteristics related to the level of participants knowledge regarding the REA and its incorporation into teaching; instrumental/operational - which implies issues surrounding the use of tools, management costs, course and professional development; and use or elements involving the use of OER, including accessibility, prospecting of new approaches, the application of ICT and academic quality like a factor for greater use of OER. The study allowed the design of a concept of OER understood as digital resources devoted to educational purposes, through the use of open and adaptable licenses. It was possible to infer that the OER potentials are geared to their application in educational practices in higher education, improving processes and integrating them to ICT. As for the challenges, the focus is on the difficulties related to the use of OER, converging with technological, cultural and educational aspects, showing lack of awareness, domain and unfamiliarity.