Scielo RSS <![CDATA[Revista e-Curriculum]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1809-387620160004&lang=es vol. 14 num. 4 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000401181&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Políticas e práticas curriculares nas escolas: resistindo e (RE) existindo ao poder hegemônico: apresentação do dossiê temático]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000401184&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[The construction of school curriculum and the protagonism of teachers and students]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000401193&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Nesse texto se objetiva analisar, a partir de dados colhidos em uma pesquisa de cunho etnográfico, a construção do currículo escolar em uma escola pública de Ensino Fundamental do município do Rio de Janeiro. É importante distinguir nesse contexto as aceleradas mudanças sócio-políticas e tecnológicas do tempo em que vivemos e seu impacto no campo da educação escolar, o que tem propiciado a proliferação de políticas curriculares e de novos padrões de avaliação externa do desempenho escolar. Estão em foco as múltiplas identidades e culturas docentes e discentes que no interior da escola iam ressignificando, recontextualizando as propostas curriculares que se apresentam fortemente ligadas aos processos de avaliação externa. O estudo apoiou-se nos conceitos de recontextualização por hibridismo, como formulado por Alice Casimiro Lopes, e de performatividade, na concepção de Stephen Ball e Gert Biesta. Destaca-se o protagonismo docente e discente em confronto com os novos regulamentos, propostas pedagógicas e a busca da Secretaria de Educação de alcançar bons padrões de desempenho dos alunos e alunas da rede de ensino do município.<hr/>ABSTRACT This text aims to analyze, from data collected in an ethnographic research, the construction of the curriculum in a public elementary school in Rio de Janeiro city. In this context, it's important to distinguish the accelerated socio-political and technological changes of the time we live in and their impact in the field of education, which has led to the proliferation of curriculum policies and new standards for external evaluation of school performance. They are in focus the multiple identities and cultures that teachers and students in the school were resignifying and recontextualizing curricular proposals that are strongly linked to external evaluation processes. The study was based on the concepts of recontextualisation by hybridism, as formulated by Alice Casimiro Lopes, and performativity, discussed by Stephen Ball and Gert Biesta. Noteworthy is the teacher and student protagonism facing the new regulations, pedagogical proposals and the pursuit of the Department of Education to achieve good student performance standards of the school network. <![CDATA[The curriculum practiced thoughted from a public school of Angra dos Reis: in search of cognitive justice and the construction of a social emancipation]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000401213&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo origina-se de uma dissertação de Mestrado em Educação cuja pesquisa de campo foi realizada em uma escola da rede pública municipal de Angra dos Reis/RJ. Tem por objetivo compreender os currículos que são tecidos cotidianamente pelas professoras e professores e seu possível potencial emancipatório, apesar do processo crescente de desqualificação da escola pública, de seus profissionais e ações. Desenvolve-se a partir de uma postura teórico-político-epistemológico-metodológica das pesquisas nos/dos/com os cotidianos, por meio de um mergulho com todos os sentidos oportunizando as observações e as conversas, que originaram as narrativas contadas/vividas. Defende a ideia que os praticantes pensantes tecem os currículos praticados pensados, nos quais podem estar inscritas práticas com potencial emancipatório, pautadas na busca pela justiça cognitiva. Parte do pressuposto de que as práticas cotidianas tecem conhecimentos múltiplos, válidos e que precisam ser reconhecidos, pois não se resumem aos que a cultura hegemônica ocidental moderna apresenta como legítimos, os saberes formais. Pretende contribuir para a desinvisibilização e compreensão desses currículos, podendo favorecer a democratização das escolas e da sociedade, contribuindo com a tessitura da emancipação social. Concluímos que a ideia da imposição de um currículo único é uma ilusão autoritária das esferas oficiais e também reconhecemos um relevante potencial emancipatório nas práticas pedagógicas pesquisadas, na medida em que promovem o diálogo horizontal entre os saberes.<hr/>ABSTRACT This paper comes from a dissertation of Master of Education whose field research was carried out in a municipal public school of Angra dos Reis/RJ. It aims to understand the resumes that are routinely tissues by the teachers and professors and their possible emancipatory potential, despite the growing process of disqualification from public school, their professional and actions. It develops from a theoretical-political-epistemological and methodological approach of research in/from/with school in daily life, through a dip in every way providing opportunities for observations and conversations, which originated the stories told/lived. It supports the idea that practitioners thinkers weave the practiced-thinks curriculum, which may be registered practices with emancipatory potential, guided by the search for cognitive justice. It assumes that the daily practices weave multiple knowledge, valid and need to be recognized, it does not boil down to the modern western hegemonic culture presents as legitimate, formal knowledge. It aims to contribute to make visible and understanding of these curricula, may favor the democratization of schools and society, contributing to the fabric of social emancipation. We conclude that the idea of imposing a single curriculum is an authoritarian illusion of the official spheres, and we also recognize a relevant emancipatory potential in the pedagogical practices researched, insofar as they promote horizontal dialogue among the knowledge. <![CDATA[About base and common, national, curricular bases: about which curriculum are we talking?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000401236&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO A partir de um enfoque pós-estruturalista, nosso artigo pretende discutir as articulações políticas que se formam em torno do significante currículo e em como essas articulações influenciam o projeto de uma base nacional comum curricular, transformando esse campo do espaço social num terreno de constante disputa em torno do que é adequado ou não para ser ensinado. Nosso pensamento se desenvolve em torno da argumentação de que um currículo que se prenda a uma base, um padrão e busque construir um fundamento único, tende a ignorar saberes outros presentes nas experiências dos sujeitos sociais, de sua cultura e história. Para tanto, nos debruçamos nos escritos de Lopes e Macedo (2011) entre outros, sobre políticas curriculares, currículo. Por fim, tomamos por referência os estudos que permeiam a Teoria do Discurso. Assim, tentamos trazer à baila discussões como: vincular um currículo com base fixa à qualidade da educação ou à solução de problemas educacionais é admitir que essa base fixa sustenta decisões sobre os saberes e atividades de ensino que devem ser direcionados a todos, como se todos fossem iguais e o conhecimento fosse um objeto a ser distribuído.<hr/>ABSTRACT With a post-structuralist focus, our paper intends to discuss about the political articulations that are formed around the significant curriculum, and how these articulations influence the project of a national curricular common base, transforming this field of social space into a territory of constant dispute over what is adequate or not to be taught. Our thinking develops around the argument that a curriculum that binds itself to a base - an established standard -, and attempts to build only one foundation, tends to ignore other knowledges present in the experiences of individuals, of their culture and history. Therefore, we go through the writings of Lopes and Macedo (2011), and others about curricular policies, curriculum At last, we use as reference the studies that permeate Discourse Theory. Therefore, we attempt to bring into consideration discussions such as: to attach a fixed base curriculum to the quality of education or to the solution of educational problems is to admit that this fixed base sustains decisions about knowledges and teaching activities that must be directed to all, as if all were equal, and the knowledge were an object to be distributed. <![CDATA[Practices and policies inclusion curriculum and the right to difference]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000401258&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este texto tem como objetivo apresentar e ressaltar uma prática curricular emancipatória, que auxilia na tessitura da justiça cognitiva e social, ocorrida em uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro, que tinha como ponto de tensão a questão dos comportamentos de gênero. Foi feita uma pesquisa qualitativa a partir da observação participativa, tendo como referencial teórico/metodológico os estudos do cotidiano e o paradigma indiciário de Carlo Ginzburg. Em relação ao debate dos comportamentos de gênero, foram utilizados Foucault e Louro. Para a discussão sobre o conceito de conservadorismo tivemos como base a reflexão de Thompson que rompe com a tradição marxista ortodoxa colocando em oposição a base e a superestrutura. No atual contexto conservador da sociedade brasileira tais discussões são extremamente pertinentes. Como conclusão, entendemos que a luta por políticas de currículo que defendam o direito às diferenças não pode ser reduzida a políticas de inclusão que não privilegiam todas as diferenças.<hr/>ABSTRACT This text aims to present an emancipatory curriculum practice, that helps in the fabric of cognitive and social justice, which took place in a public school of the State of Rio de Janeiro, which had as its point of tension the issue of gender behavior. A qualitative research from the participant observation was made by the theoretical / methodological reference the everyday studies and evidentiary paradigm of Carlo Ginzburg, in relation to the discussion of gender behaviors were used Foucault and Louro. For the discussion on the concept of conservatism we had as base the Thompson reflection that breaks with the orthodox Marxist tradition putting in opposition to the base and the superstructure. In the current conservative context of Brazilian society such discussions are extremely relevant. In conclusion, we believe that the struggle for curriculum policies that defend the right to the differences can’t be reduced to inclusion policies that do not favor all differences. <![CDATA[Curriculum and ethnic racial relation: the implementation of the history of Afro-Brazilian culture in the city of Jequié, Bahia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000401288&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Diversos estudos têm apontado a importância e a necessidade da discussão das relações etnicorraciais no currículo e nas práticas pedagógicas das escolas de educação básica e nos cursos de formação docente. A aprovação da Lei 10639/03 contribuiu para que a educação das relações etnicorraciais adentrasse, mesmo com dificuldades, no interior das escolas de educação básica em diferentes municípios brasileiros. Neste artigo, a partir de dados construídos por meio de entrevistas com três servidoras da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Jequié, cidade localizada na região sudoeste do Estado da Bahia e que acompanharam, em diferentes momentos, a implementação da Lei 10639/03, por nós entendida como política pública de ação afirmativa, analisamos o discurso pedagógico acerca da história e cultura afro-brasileira no currículo das escolas públicas municipais. Os dados são discutidos tomando como base a teoria sociológica de Basil Bernstein. A análise destaca como se configura o processo de recontextualização da política curricular.<hr/>ABSTRACT Several studies have pointed out the importance and necessity of the discussion of the ethno-racial relations in the curriculum and in the pedagogical practices of the basic education schools and the teacher training courses. The approval of Law 10639/03 contributed to the education of ethno-racial relations, even with difficulties, within the basic education schools in different Brazilian municipalities.In this article, based on data constructed through interviews with three servants of the Municipal Education and Culture Jequié, a town in the southwestern state of Bahia, and that accompanied, at different times, the implementation of Law 10639/03, which understood as a public policy of affirmative action, analyze the pedagogical discourse about the history and african-Brazilian culture in the curriculum of public schools. The data are discussed on the basis sociological theory of Basil Bernstein. The analysis highlights the configuration of the process of recontextualization of politics curriculum. <![CDATA[Fractions and school: possibilities for the visual in the school curriculum for deaf students]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000401310&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo analisa práticas matemáticas visuais produzidas por um grupo de alunos surdos e uma oficina intitulada As frações e a escala em uma escola estadual da região do Vale do Rio Pardo (RS). Para tal empreendimento, apoiamo-nos no campo dos Estudos Surdos, em suas interlocuções com a Etnomatemática, onde se encontram ferramentas teórico-metodológicas para analisar o material. Os dados empíricos da pesquisa constituem-se a partir de: uma oficina de frações realizada com os alunos surdos, excertos do diário de campo, entrevista com uma professora e pesquisa documental que considerou os pareceres descritivos dos alunos em questão. Os resultados da investigação permitiram-nos pensar na posição ocupada pelo visual e o escrito no currículo escolar e como essa posição vem se dando na educação de surdos. A matemática vem se recriando em um contexto com diferenças linguísticas e culturais, com a criação e convenção de sinais por professores e intérpretes nas escolas. Essa criação/convenção não é universal, pois vem se dando de diferentes formas, já que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma língua de sinais que apresenta variações regionais.<hr/>ABSTRACT This paper analyzes both visual mathematical practices produced by a group of deaf students and a workshop called The fractions and the scale in a state school located in the Rio Pardo Valley in Rio Grande do Sul. In order to do that, we have been supported by the field of Deaf Studies, in its interlocutions with Ethnomathematics, in which we have found theoretical-methodological tools to analyze the material. The empirical data were collected from a workshop about fractions with deaf students, excerpts taken from a field journal, interview with a teacher, and documental research considering the students’ descriptive reports. The results of the investigation have enabled us to think about the position occupied by the visual and the written in the school curriculum, and the way in which this position has been evidenced in deaf education. Mathematics has been recreated in a context of linguistic and cultural differences, with the creation and convention of signs by teachers and interpreters in the schools. Such creation/convention is not universal, as it has been expressed in different ways, considering that the Brazilian Sign Language (Libras) is a sign language with regional variations. <![CDATA[Narratives of practical experience as cognitive justice possibilities]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000401332&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O presente texto tem como objetivo tratar as produções curriculares cotidianas como espaços tempos repletos de possibilidades de justiça cognitiva e consequentemente de justiça social. Para isso, realizo, inicialmente, uma discussão sobre a imposição do pensamento moderno ocidental que privilegia a sua lógica desenvolvimentista e monocultural sobre as demais lógicas, buscando legitimar uma única forma de viver. Em seguida, como forma de aproximação de uma prática mais emancipatória, proponho que os currículos são/sejam produzidos de forma mais ecológica (SANTOS, 2004), trazendo, para além da discussão teórica, uma narrativa de experiência prática (REIS, 2014) vivida por mim no ano de 2016 com uma turma de quinto ano do Ensino Fundamental, no Colégio de Aplicação da UFRJ, entendendo-a como potente para a discussão sobre justiça social e justiça cognitiva. Para isso, trago sete pistas que encontrei/encontro no caminho que venho seguindo como professora/pesquisadora, compreendendo-as não como verdades, mas como sinais, vestígios e indicações.<hr/>ABSTRACT The present article intends to focus on ordinary curriculum production as time and space full of cognitive justice possibilities and consequently social justice. For this purpose, I briefly discuss about the imposition of the modern occidental thinking which favors their own developmental and monocultural logic over other logics, seeking to legitimate one way of living. Henceforth, in a way to approximate a more emancipating practice, I propose that curriculums should be designed in a more ecological form, bringing more than a theoretical discussion : a practical experience narrative lived by me during the 2016 year with the 4 grade of elementary school, at Colegio de Aplicação da UFRJ, understanding it as potential environment for discussion about social justice and cognitive justice. In this regard, I bring seven clues which I have found along the way and since then I have being following as a teacher/researcher, taking it into account not as truths but as signs, remnants, and indications. <![CDATA[“It isn’t just for the certificate": school occupations and curriculum processes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000401358&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO A proposta deste artigo é pôr em discussão saberes produzidos e processos vividos durante a ocupação das escolas estaduais do Rio de Janeiro, a fim de contribuir para o debate sobre os currículos das escolas públicas brasileiras. Constituindo-se como um estudo nos/dos/comos cotidianos escolares (Alves, 2008), compreende os estudantes como praticantes (Certeau, 1994), como inventores de táticas e astúcias para forjar suas trajetórias formativas nos múltiplos contextos, com as múltiplas redes em que tecem experiências e sentidos (Alves, 2008). Visa a problematizar as relações entre os currículos instituídos e os currículos produzidos nas escolas, identificando desafios e indícios do que seria uma escola de qualidade para os estudantes. Para tanto, historia o processo das ocupações das escolas no Brasil e analisa narrativas produzidas por estudantes e professores em debate sobre as ocupações, ocorrido na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Como opção teórico-metodológica, considera as conversas (Larrosa, 2003) e os diálogos (Freire, 1996 e Bakhtin, 1997) como fundantes. Busca evidenciar conhecimentos antes silenciados(Santos, 2004)ao abordar práticas curriculares narradas pelos estudantes. Pistas dadas pelas narrativas apontam grande descompasso entre as políticas instituídas e os modelos de escola praticados nas ocupações, sugerindo disputas importantes, em busca da desejada emancipação social e de um projeto de escola com a qualidade desejada pelos estudantes.<hr/>ABSTRACT The proposal of this paper is to indicate the discussion of produced Knowledges and lived processes during the occupation of public schools of Rio de Janeiro, to contribute to the debate of public schools’ curricula. As a “withofat” daily school study (Alves, 2008), deals with students as “practitioners”(Certeau, 1994), as tactics and wiles creators to make their formative ways in multiple contexts, with the countless networks in which weave experiences and meanings (Alves, 2008). Aims to discuss relationships between official curricula and produced curricula in schools, identifying challenges and clues of what students understand as quality schools. This study deals with the school occupation history in Brazil and analyze students and teachers’ narratives about the occupation processes, narratives that took place in Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Our theoretical-methodological choice consider conversations (Larrosa, 2003) and dialogues (Freire, 1996 e Bakhtin, 1997) as basis. Intent to show knowledges made silent (Santos, 2004) discussing curricula practices narrated by students. Clues from studied narratives indicate differences between official polices and school practices lived by students on occupations. <![CDATA[Hate speech in social media: addressing difference through media and information literacy for learning]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000401377&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Considerando o contexto brasileiro, este artigo apresenta uma análise sobre a presença do “discurso do ódio” em uma mídia social. A partir da disputa online entre o deputado federal Jair Bolsonaro e a Revista Nova Escola, examina-se como as redes sociais podem potencializar o discurso de ódio contra identidades socialmente discriminadas em sociedades multiculturais, bem como as diferenças podem e devem ser valorizadas e respeitadas no processo de aprendizagem. Busca ainda demonstrar como a educação para a tolerância pode se apresentar com uma alternativa viável - ética e pedagogicamente - para o desenvolvimento de habilidades de uso de redes sociais na perspectiva do Letramento Midiático e Informacional (MIL). Entre as habilidades apontadas na conclusão, destacam-se: (i) buscar informações e construir um senso crítico e compartilhado; (ii) aprender a respeitar e valorizar as diferenças em sociedades plurais e; (iii) articular, numa perspectiva da ética filosófica, as concepções de “mínimos de justiça” e “máximos de felicidade”.<hr/>ABSTRACT The paper reflects upon the radicalization of hate speech in social media environments. It presents a Brazilian case study of a recent conflict, which arose in social media, and involved the federal congressman Jair Bolsonaro and the educational magazine Nova Escola. It analyzes the social media as a possible space for discrimination and addresses the difference as a valuable source for learning. It focuses on the relevance of Media and Information Literacy (MIL) in this landscape. As a conclusion, the paper discusses MIL in dialogue with education for tolerance. It argues that developing tolerance in social media would require the development of three fundamental skills: (i) the ability to search for sources of information and build a critical sense; (ii) the ability to respect and value the differences among human beings in multicultural societies; (iii) the ability to accept and articulate, in an ethical perspective, the concepts of “minimum of justice” and “maximum of happiness”. <![CDATA[Redeeming the plan of mathematics in Portugal: a curriculum contextualization experience of promoting school success]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000401395&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO A Matemática, enquanto disciplina do currículo escolar, em Portugal, tem sido marcada pelo insucesso e pelos resultados pouco satisfatórios obtidos pelos alunos quer em provas de avaliação externa nacionais (Provas Aferidas e Exames Nacionais) quer internacionais (PISA). Para contrariar esta situação, têm sido implementadas políticas educativas que têm como propósito melhorar os processos de ensino da Matemática e aumentar o sucesso dos alunos nesta disciplina. Destas medidas, destaca-se o Plano da Matemática (2006), medida proposta pelo governo socialista, no âmbito do qual cada escola foi incentivada a apresentar um projeto organizado com o objetivo de melhorar o desempenho dos alunos e assim assegurar uma maior justiça cognitiva. Tendo por base esta medida, o presente artigo dá conta de um estudo que analisa o lugar da contextualização curricular na disciplina de Matemática no 3.º ciclo do ensino básico em Portugal (2012-2016). Em particular, o artigo analisa efeitos da experiência vivida por professores no desenvolvimento do projeto Plano da Matemática bem como as suas implicações nas práticas curriculares para a promoção de uma aprendizagem que concretize princípios de justiça cognitiva e social. Os dados foram recolhidos por meio de entrevistas semiestruturadas a professores de Matemática sobre práticas curriculares por eles desenvolvidas, e o modo como nelas são contemplados procedimentos de contextualização curricular. Os discursos produzidos foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados do estudo, entre outros aspetos, indicam que o desenvolvimento do Plano da Matemática impulsionou práticas de contextualização curricular tendo como referência o sujeito/aluno, o local/contexto, os conteúdos disciplinares e a prática pedagógica. Proporcionou também a diversificação de tarefas, o trabalho colaborativo entre pares e a autoavaliação das práticas, o que demonstra que as políticas centrais influenciam fortemente as condições que os professores têm para o desenvolvimento do currículo e até as concepções de educação que valorizam.<hr/>ABSTRACT In Portugal, Mathematics as a discipline of the school curriculum has been marked by school failure and low results obtained by students both in national external assessment tests (Standardized Tests and National Exams) and international tests (PISA). To counter this situation, educational policies have been implemented that are intended to improve the processes of teaching mathematics and increase the success of students in this discipline. One of these measures, it was the Plan of Mathematics (2006), proposed by the Socialist government, where each school was encouraged to submit a project organized in order to improve the performance of students to the discipline and thus ensure greater cognitive justice. Based on this measure, this paper presents a study, which examines the place of curricular contextualization in Mathematics in the 3rd cycle of basic education in Portugal (2012-2016). In particular, the article analyses effects of the experience lived by teachers in the development of the project, Plan of Mathematics, and its implications for curricular practices for the promotion of learning that materializes principles of cognitive justice and social justice. The data were collected through semi-structured interviews with mathematics teachers about curriculum practices developed within the Plan of mathematics, and how they include curricular contextualization procedures. The discourses produced were analysed using content analysis. In other aspects, the results of the study indicate that the development of the Plan of Mathematics promoted curricular contextualization practices based on the subject/student, on the place/context, on the disciplinary knowledge contents and on the pedagogical practice. It also provides diversification of tasks, collaborative work between peers and self-assessment practices, showing that the central policies strongly influence the conditions that teachers have to develop the curriculum and even the education conceptions that they value. <![CDATA[Documentation and sharing of learning activities: a study about repositories of pedagogical practices and mediation artifacts]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000401423&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O compartilhamento de atividades de aprendizagem com uso de tecnologias está no centro dos estudos da área de Learning Design (ou Design da Aprendizagem). As atividades de aprendizagem podem ser codificadas em diferentes formas de representação, entendidas como artefatos de mediação. A documentação das atividades de aprendizagem, por meio de artefatos de mediação, permite a construção de um banco de dados de práticas educativas. Assim, essas práticas podem ser compartilhadas e acessadas por diferentes professores, que podem reutilizá-las, modificá-las e validá-las em diferentes contextos. O presente estudo, com abordagem metodológica qualitativa na perspectiva da pesquisa exploratória, se organiza a partir de dois objetivos complementares: a) identificar repositórios para o compartilhamento de atividades de aprendizagem existentes no Brasil e analisar o tipo de artefato de mediação compartilhado; b) analisar as ferramentas para desenvolvimento de mapas conceituais online como espaços para a documentação e o compartilhamento de atividades de aprendizagem. Resultados apontam que os repositórios existentes utilizam essencialmente artefatos de mediação em formato texto. Nesses repositórios há diferentes tipos de práticas educativas e os documentos podem ser utilizados livremente. Entretanto, de forma geral, os repositórios não permitem que os professores compartilhem suas práticas, possibilitando apenas o uso de materiais disponíveis. Por outro lado, ferramentas de mapas conceituais online possibilitam a publicação das atividades de aprendizagem desenvolvidas na web via link público sem mediação. Portanto, os professores podem exercitar a autoria e compartilhar suas propostas na perspectiva da cultura do compartilhamento.<hr/>ABSTRACT The sharing of learning activities with the use of technologies is in the center of the studies of the Learning Design area. The learning activities can be codified into different forms of representation known as mediation artifacts. The recording of learning activities through mediation artifacts enables the construction of an educational practices database. Thus, these practices can be shared and accessed by different teachers who can reuse, modify, and validate them in different contexts. This study, based on a qualitative and exploratory approach, has two complementary aims: a) to identify repositories for the sharing of learning activities available in Brazil and to analyse the kind of mediation artifacts that are shared; b) to analyse the tools for the development of online conceptual maps as spaces for the documentation and the sharing of learning activities. Results point out that the analysed repositories use essentially mediation artifacts based on text. In the repositories there are different kinds of educational practices and the documents are free for use. Generally the repositories don’t allow teachers to share their practices. Online conceptual mapping tools allow the publication of unmediated learning activities on the web through public link. Therefore, teachers can exercise the authorship and share their proposals from the perspective of sharing culture e resultados. <![CDATA[The interpretation of history texts and the development of the learner's critical historical awareness]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000401454&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O presente trabalho discute sobre a interpretação de texto de história e a consciência histórica crítica. Objetiva refletir acerca de como os alunos, do 8° ano do Ensino Fundamental, apropriam-se da interpretação de um texto (escrito) de história e realizam um processo de desenvolvimento de sua consciência histórica crítica. Optou-se pela pesquisa colaborativa e se empregou como procedimentos a observação efetuada na vida real e o portfólio. Os discentes se apropriaram da interpretação de textos de história e demonstraram se encontrar em um processo de desenvolvimento de sua consciência histórica crítica. As reflexões apresentadas podem contribuir na ressignificação das atividades docente e discente no processo de ensino-aprendizagem da História.<hr/>ABSTRACT This study discuss the interpretation of history texts and critical historical awareness. It aims to consider how 8th grade students interpret history written texts and perform the process of development of their critical historical awareness. A collaborative research was carried out as method and the procedures applied were the observation of the reality and portfolio. The students successfully performed the interpretation of the history texts and showed that they are, currently, in a process of development of their own critical historical awareness. The research performed may contribute to the resignification of the roles of the teachers and students in the history teaching-learning process. <![CDATA[Teaching mediation and transactional distance: use of Facebook in a master's degree course (b-learning system)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000401484&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O Ensino a Distância (EAD) continua a ser uma modalidade alternativa ao ensino presencial e nele persiste o problema da Distância Transacional. Não sendo esta distância apanágio do EAD, ela constitui um problema concreto, porém passível de minimização/resolução. O professor pode exercer uma mediação pedagógica caracterizada por um comportamento de suscitador, facilitador e orientador da aprendizagem. Para tal pode servir-se do Facebook para interagir com os estudantes, criando um ambiente de familiaridade e informalidade. Apresenta-se aqui um caso de lecionação num curso de mestrado académico em Educação que funciona em regime b-learning e no qual foi usado o Facebook, para além da plataforma institucional, como fórum de discussão e espaço de partilha de trabalhos e sensibilidades. Para recolha de dados foram usadas as técnicas da observação e análise de documentos. O curso desenrolou-se num ambiente de investigação-ação crítica no qual o professor investigou as suas práticas com a colaboração dos estudantes. Conclui-se que uma mediação plástica exercida pelo professor, servindo-se do sistema de rede social Facebook para criar um ambiente de familiaridade e informalidade, pode contribuir para superar a distância transacional no ensino superior online.<hr/>ABSTRACT Distance Learning continues to be an alternative modality to face-to-face settings and in distance learning the Transactional Distance problem persists. Not being this distance exclusive to distance learning, it is a concrete problem, but it can be minimized/resolved. The teacher can exercise a pedagogical mediation characterized by a behavior such as motivator, facilitator and guide to learning. For this one can use Facebook to interact with students, creating an atmosphere of familiarity and informality. Here we present a case of teaching in an academic master's degree course in Education that operates under a b-learning regime and in which Facebook was used, in addition to the institutional platform, as a forum for discussion and space for sharing of works and sensibilities. As techniques for data collection we used observation and document analysis. The course took place in a critical action research environment in which the teacher investigated his own practices with the collaboration of the students. It is concluded that a plastic mediation exercised by the teacher, using the social networking system Facebook to create an atmosphere of familiarity and informality, can contribute to overcome the transactional distance in online higher education. <![CDATA[Ethnography educational and analysis of speech: a methodological bricolage to research curriculum]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000401499&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO A etnografia educacional quando usada junto com a análise do discurso em pesquisas pós-críticas e pós-estruturalistas do currículo tem sido colocada sob rasura. Isso porque é preciso fazer escolhas cuidadosas, arranjos arriscados e recortes precisos para não fazermos junções teórico-metodológicas indefensáveis. Tendo em vista que tanto a etnografia como a análise de discurso apresentam procedimentos úteis e produtivos para a “produção de informações” e para as análises nas pesquisas curriculares que não desejamos descartar, este artigo tem como objetivo mostrar as potencialidades e os riscos da bricolagem feita com a análise de discurso de inspiração foucaultiana e a etnografia pós-moderna para investigar um currículo. Aqui discutiremos essas potencialidades e os riscos mostrando o que foi feito em uma pesquisa que investigou o currículo de uma turma de primeiro ano do ensino fundamental. O argumento desenvolvido é o de que há procedimentos, posturas e práticas que permitem uma aproximação entre essas metodologias, ainda que, para isso, seja preciso realizar seleções e recortes e estar sempre atento/a a possíveis incongruências entre eles. Para isso, este artigo inicialmente sintetiza semelhanças e diferenças entre a etnografia e a análise de discurso. Em seguida, mostra o uso que foi feito na pesquisa realizada da descrição densa, proposta pela etnografia, e da descrição minuciosa, realizada pela análise de discurso. Por fim, discutimos a importância do “perspectivismo” e do “estranhamento de si mesmo” para realizar a bricolagem metodológica feita na investigação que dá base para este artigo.<hr/>ABSTRACT Educational ethnography when used together with the analysis of discourse in post-critical research and curriculum poststructuralist has been placed under erasure. That's because we need to make careful choices, risky arrangements and precise cutouts to avoid theoretical and methodological indefensible joints. Considering that both ethnography as discourse analysis, have useful and productive procedures for the “data production" and the analysis in curriculum research that does not wish to discard, this article aims to show the potential and the risks of bricolage made with speech analysis of Foucault's inspiration and postmodern ethnography to investigate a resume. Here we will discuss these potential risks and showing what has been done in a study that examined the curriculum of a class of first year of elementary school. The argument developed is that there are procedures, attitudes and practices that allow an approximation of these methods, though, for this, have to perform selections and clippings and always be alert to possible inconsistencies between them. Therefore, this article first summarises similarities and differences between ethnography and discourse analysis. It then shows the use made in the survey of thick description, proposed by ethnography, and detailed description held by discourse analysis. Finally, we discuss the importance of "perspectivism" and "strangeness of the self" to carry out the methodological bricolage made in research that gives basis for this article. <![CDATA[Towards a critical-ethical curriculum: references from Enrique Dussel’s ethics of liberation]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000401527&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O presente artigo, resultado de pesquisa teórica bibliográfica, tem como pretensão propor uma referência filosófica para fundamento ético do Currículo. Trata-se da Ética da Libertação, tema que veio sendo desenvolvido pelo filósofo argentino-mexicano Enrique Dussel desde o final dos anos 1960 e que culminou em sua obra clássica Ética da libertação na idade da globalização e da exclusão (1998). Na Parte I deste artigo, a Ética de Dussel é apresentada em sua arquitetura de seis movimentos: (A) em âmbito intrassistêmico: 1. fundamento material; 2. validação argumentativa; 3. prática de transformação; (B) em âmbito crítico, para além dos fundamentos do sistema hegemônico: 4. fundamento material crítico a partir das vítimas do sistema; 5. validação crítico-argumentativa pela comunidade de vítimas; 6. práxis crítica de transformação a partir da escolha dos meios factíveis de transformação. Na Parte II, cada um dos seis movimentos dessa Ética é pensado e descrito no campo curricular, tendo em vista referenciar a prática de um Currículo ético-crítico. O que opera como fio condutor nesse percurso da Ética de Dussel é o seu princípio ético-crítico universal: a produção, reprodução e desenvolvimento da vida humana de sujeitos concretos em comunidade. A hipótese crítica do presente artigo é que o Currículo pode ser (portanto, deve ser) um lugar e tempo articulado a esse princípio ético-crítico, especialmente ao desenvolvimento da vida dos sujeitos em comunidade.<hr/>ABSTRACT This article, result of a bibliographic theoretical research, aims to propose a philosophical reference to an ethical foundation of the Curriculum. It is about the Liberation Ethics, a theme that has being developed by the Argentine-Mexican philosopher Enrique Dussel since the late 1960s and culminates in his classic "Ethics of Liberation in the age of globalization and exclusion" (1998). At Part I of this article, the Ethics is presented in its architectural six movements: (A) under intra-systemic scope: 1. Material foundations; 2. Argumentative validation; 3 Transformation praxis; (B) in critical perspective, beyond the scope of the hegemonic system: 4. Critical material foundations, from the perspective of the victims of the hegemonic system; 5. Critical and argumentative validation, by the community of victims; 6. Critical praxis of transformation, from critical choice of feasible means of transformation. At Part II, each one of the six movements of this Ethics is thought and described within the Curriculum field, in order to draw references for the praxis towards an ethical-critical Curriculum. The main reference along this journey is the universal ethical-critical principle: the imperative "production, reproduction and development of human life of concrete human beings living in community". The critical assumption of this article is that the Curriculum can be (and therefore should be) a place and time operating from this ethical principle, especially the development of human life of concrete human beings living in community. <![CDATA[Human sciences and education sciences.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000401556&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O artigo analisa os fundamentos das ciências humanas e das ciências da educação. Avalia o conceito de ciência, criado a partir da física clássica e estendido como modelo padrão de todo conhecimento considerado científico. O texto releva debates e os fundamentos teóricos e metodológicos que deram alicerce à querela alemã das ciências, no início do século passado, e a consequente distinção entre os objetivos explicativos das ciências da natureza e a finalidade compreensiva das ciências humanas. A questão epistemológica das ciências foi retomada na metade do século passado, renovando a concepção científica contemporânea. As ciências humanas consolidaram sua relevância no campo científico e a educação criou uma ampla área de estudos e pesquisas, agregou muitos pesquisadores na gestão e no ensino-aprendizagem, formando o campo científico da educação. O conceito histórico de pedagogia, como aplicação prática de teorias educacionais, foi suplantado pela mudança epistemológica e metodológica das ciências da educação e pelo avanço da produção científica e da difusão qualificada das pesquisas educacionais.<hr/>ABSTRACT The article analyzes the foundations of the humanities and educational sciences. It evaluates the concept of science, created from classical physics and extended as the standard model of all knowledge considered as scientific. The text highlights debates and the theoretical and methodological foundations that gave grounds to the German quarrel of the sciences at the beginning of the last century and the consequent distinction between the explanatory objectives of the natural sciences and the understanding purpose human sciences. The epistemological question of science was taken up by philosophers of science in the middle of the last century, renewing the contemporary scientific conception. The human sciences have consolidated their relevance in the scientific field and education has created a wide area of studies and research, added many researchers in management and teaching-learning, forming the scientific field of education. The historical concept of pedagogy as a practical application of educational theories was supplanted by the epistemological and methodological change of the education sciences and by the advance of scientific production and the qualified diffusion of educational researches. <![CDATA[MEMORIAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762016000401576&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este trabalho apresenta o meu memorial que se propõe a refazer a trajetória de vida revivendo conquistas pessoais e acadêmicas. Procuro questionar o passado à luz do presente buscando captar o que de significativo e coerente, em termos de permanência, pude registrar. Trago aqui minhas inquietações e militâncias representando um momento de descoberta da nobreza do ofício de pensar. Assinalo aqui minha formação inicial acadêmica pedagógica para continuar avançando na carreira até chegar a professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Destaco as vertentes teóricas que me conduzem até os dias de hoje, o exercício do ofício de docente-orientadora, líder de Grupo de Pesquisa credenciado pelo CNPq, autora de artigos, textos e livros, representando a possibilidade de vivenciar duas das minhas paixões: a paixão de conhecer e a paixão de transformar o mundo. Foram estas paixões que balizaram o que sou hoje, um misto de educadora e pesquisadora, uma privilegiada “trabalhadora da memória”, protagonista da história e autora deste texto que destaca uma modalidade de reflexão que privilegia a compreensão do agora a partir de outrora, eivada de sentimento, reaparição do feito e não sua mera repetição. Devo a esta caminhada a minha consciência crítica comprometida com a tarefa política de produzir conhecimentos capazes de contribuir para uma solução democrática dos problemas da sociedade brasileira. Busco aliar a competência técnica ao compromisso social, enfrentando o desafio histórico de assegurar uma escola sem fracasso e com a melhor qualidade.<hr/>ABSTRACT This work presents my memorial that proposes to reconstructing the life trajectory reviving personal and academic achievements. I try to question the past in the light of the present, seeking to capture what is significant and coherent, in terms of permanence, I was able to record. I bring here my anxieties and militancy representing a moment of discovery of the nobility of the profession of thinking. I hereby mark my initial academic training in pedagogy to continue advancing in my career until I become a full professor of the Postgraduate Program in Education: Curriculum of Pontifical Catholic University (PUC) of São Paulo. I emphasize the theoretical aspects that lead me to this day, the exercise of the teaching-orienting profession, leading a research group accredited by CNPq, writing articles, texts and books, representing the possibility of experiencing two of my passions: Passion to know and the passion to transform the world. It was these passions that marked what I am today, a mixture of educator and researcher, a privileged "memory worker", protagonist of history and author of this text that highlights a modality of reflection that privileges the understanding of the now from yesterday, full of feeling, reappearance of the deed and not its mere repetition. I owe this walk to my critical awareness committed to the political task of producing knowledge capable of contributing to a democratic solution of the problems of Brazilian society. I seek to combine technical competence with social commitment, facing the historical challenge of ensuring a school without failure and with the best quality.