Scielo RSS <![CDATA[Revista e-Curriculum]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1809-387620170001&lang=es vol. 15 num. 1 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[La escuela que transformó el currículo con tecnología. desafíos para sus docentes y la formación que necesitan]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMEN El objeto del estudio es conocer cómo organizan su currículo y formación de docentes las escuelas que incorporan tecnología de programas de "un ordenador por niño" para, de ese modo, aprender de su experiencia para organizar otro currículo y formación de docentes. El estudio estuvo compuesto por cinco casos de otras tantas escuelas. Se aplicaron diversas técnicas, siendo la principal la de entrevistas a diversos colectivos (profesores, directivos, padres). Las escuelas están localizadas en tres regiones de la zona central de España. Entre los resultados se observa que los docentes han aceptado cambiar diversos principios de articulación del mismo currículo, se han organizado en equipos muy comprometidos, han abierto procesos de diálogo con la comunidad y han ido resolviendo sus necesidades con formación a la medida. Se observa en estas escuelas que hay múltiples temas del currículo sin resolver para dialogar y sobre los que seguir formándose. <hr/>ABSTRACT The aim of the study is to know how schools that incorporate one laptop per child programs organize their curriculum and teacher training. Then, to learn to organize other curriculum and teacher training. The study consisted of five case studies. Various techniques are applied, the main one being interviews with various groups (teachers, principals, parents). The schools are located in three regions of central Spain. Among the results it shows that teachers have agreed to change various principles of curriculum, have been organized very committed teams, have opened dialogue processes with community and have been resolved their needs with tailored training. It is observed in schools that there are multiple curriculum unresolved issues to discuss and on which to have further training. <![CDATA[Teaching learning: Pibid and teacher training]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000100025&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo apresenta dois momentos de investigação realizados com dezoito acadêmicas do curso de Pedagogia que participaram, como bolsistas, do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). Em uma das etapas do programa, foi realizada uma formação com as bolsistas, tendo como objetivos, no primeiro momento, identificar suas percepções acerca das próprias aprendizagens sobre as práticas de ensino desenvolvidas nas escolas, em decorrência da participação no Pibid; e no segundo momento, confrontar estas percepções com os depoimentos revelados na formação. Nesta ocasião, as bolsistas foram incentivadas a refletirem sobre suas práticas, alicerçadas ao construto da autorregulação da aprendizagem. A análise realizada mostrou que as pibidianas remodelaram seus discursos e práticas em relação aos registros feitos no primeiro momento. Ao estudarem o construto da autorregulação da aprendizagem, refletiram sobre suas práticas e perceberam a necessidade de investirem em estratégias autorregulatórias com as quais potencializaram suas aprendizagens e práticas de ensino realizadas nas classes de alfabetização em que atuaram. <hr/>ABSTRACT With this article we aim to confront two research moments conducted with eighteen academic students of the Education Graduation who participated as Pibid scholars. A training course to the scholars was held in this program, having as goal, in a first moment, to identify the scholars perceptions towards their learning about the teaching practices developed in the schools, as a result of their participation in the program; in the second moment, to confront these perceptions to the testimonials given in the training course, when the scholars were encouraged to reflect on their practices, grounded in the Self-Regulation theory. The analysis showed that they reshaped their discourses and practices in relation to the records made at the first moment. We realized that the scholars, by studying the Self-Regulation of Learning construct, reflected on their practices and realized the need to invest in self-regulatory strategies to improve their learning and teaching practices performed in literacy classes in that they worked. <![CDATA[The official school curriculum as the objective expression of the subjective reason]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000100045&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O contexto do nascimento do campo do currículo escolar remete ao desenvolvimento do modelo industrial de sociedade nos Estados Unidos ao final do século XIX. Com base nos textos de Theodor W. Adorno e Max Horkheimer, este artigo pretende discutir a ideia de que o currículo escolar, oriundo desse contexto histórico, materializa na escola a razão subjetiva em detrimento da razão objetiva. O texto foi organizado em dois segmentos. No primeiro, denominado "Na esfera dos conceitos", exploramos a ideia de razão objetiva e razão subjetiva, bem como a passagem de uma para outra no desenvolvimento histórico. Na segunda parte, exploramos como essas razões se materializam no currículo escolar, explorando apenas os elementos objetivos e conteúdos. Mesmo num caráter sintético, como supõe um artigo, o estudo vislumbra que o currículo escolar para as massas nasceu como um projeto social para alavancar o desenvolvimento econômico industrial e trouxe consigo as profundas marcas da razão subjetiva. <hr/>ABSTRACT The context of the birth of the field of school curriculum refers to the development of the industrial model of society in the United States at the end of the 19th century. Based on the texts of Theodor W. Adorno and Max Horkheimer, this papaer intends to discuss the idea that the school curriculum, from this historical context, materializes in the school the reason subjective at the expense of the objective reason. This text is organized in two segments. The first one, called "In the sphere of concepts", we explore the idea of objective reason and subjective reason, as well as the passage from one to the other in historical development. In the second segment, we explore how these reasons are materialized in the school curriculum, exploring only the objective elements and contents. Even in a synthetic character, as a paper assumes, this study envisions that the school curriculum for the masses was born as a social project to boost the industrial economic development and brought with it the deep marks of subjective reason. <![CDATA[Popular education and incidence in public policies inserir título em língua inglesa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000100062&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O objetivo deste artigo é contribuir com a reflexão sobre a temática da participação cidadã e de sua incidência em políticas públicas desde a perspectiva da educação popular. Tal temática tem sido objeto de reflexão a partir de diversas práticas de educação popular na América Latina, cujo objetivo tem sido a democratização das políticas públicas e de sua gestão. Estamos confrontados com distintas práticas e discursos sobre o tema, o que nos exige explicitar o sentido, os critérios e as metodologias que orientam as práticas de educação popular nesse terreno da vida social. A metodologia utilizada foi uma revisão da bibliografia sobre o tema e em especial uma sistematização do debate que ocorre hoje na América Latina. No âmbito do CEAAL - Conselho de Educação Popular da América Latina, tal temática é assumida como um dos eixos estratégicos de intervenção da educação popular nesse momento de tantas transformações pelas quais passam a América Latina e o mundo. Perguntas como: a que tipo de participação cidadã estamos nos referindo e qual é a direção e qualidade das práticas de incidência em políticas públicas a que nos dedicamos são algumas das preocupações que orientam nosso debate no âmbito do CEAAL sobre o papel da educação popular nesse campo. <hr/>ABSTRACT The aim of this article is to support the thinking of citizen participation and the influence in public policies from the perspective of popular education. That subject have been matter of thinking get from different practices of popular education in Latin America that have the aim of democratization of public policies and his management. We are involved with different practices and narratives about the subject and therefore we should do the explication about the meaning, the criterions and the methodologies that do the direction of popular education practices in this field of social life. The methodology that was used is a bibliographic review and a systematization of the actual debate in Latin America about this subject. In CEAAL Popular Education Council of Latin America this subject is considered as an strategic key of action of popular education in this moment of many changes that we are living in Latin America and all over the world. Questions about our concept and kind of action of popular education we are referring and the direction and quality of the practices of influencing in public policies that we are running away, this are some of the subjects we are thinking about in CEAAL about the whole of popular education in this kind of practices. <![CDATA[Minimal curriculum of mathematics proposed by SEEDUC/RJ: scores about the process of preparation and institution]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000100082&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo intenciona apontar para algumas das especificidades que permearam o processo de elaboração e instituição do Currículo Mínimo de Matemática, em nível de Ensino Médio, proposto pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ), em 2011. Cabe ressaltar que diante de uma multiplicidade de materialidades curriculares, o enfoque dessa mudança ocorreu por meio de uma nova estrutura curricular, impactando uma rede com um milhão de alunos e doze mil professores de Matemática. O currículo traz as ideias de seu tempo, o olhar da sociedade para questões humanas e outras ideias tacitamente políticas; além disso, ele traz em seu escopo toda uma trama de heranças históricas e a marca pessoal daqueles que se dedicaram à sua construção. E dessa forma, analisar as tramas de um currículo de Matemática é muito mais que olhar uma sequência de conteúdos linearmente organizados. É, sobretudo, entender, que aquela construção foi tecida de forma a sustentar um corpo de ideias que diz sobre seu tempo. Esse processo refletiu a inexistência de diálogo entre os diversos segmentos sociais e profissionais daquele campo. Interesses governamentais foram além das perspectivas educacionais e nesse ínterim subtraíram a democracia em ações de políticas públicas que se refletiram tão somente no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Foi evidente a percepção de que não houve clareza de ideias quando dessa elaboração, contrastando com a legislação vigente. A formatação do Currículo Mínimo negou a dialética educacional e a retórica da Matemática acadêmica enquanto disciplina escolar. <hr/>ABSTRACT This article intends to point to some of the specificities that permeated the process of elaboration and establishment of Mathematics Minimal Curriculum, at the high school level, proposed by the State Secretary of Education of Rio de Janeiro ( SEEDUC/RJ) in 2011. It is noteworthy that before a multiplicity of curricular materialities, the focus of this change occurred through a new curriculum, impacting a network with one million students and twelve thousand math teachers.Educational curricula tacitly express the ideas and societal perspectives on human affairs and other policies of the period in which they are produced. Curricula may contain the entire historical legacy and personal touch of their creators. Keeping this in mind, the analysis of math curricula is more complex than looking at a sequence of linearly arranged content. It is, above all, understanding that the curricula was created to sustain a body of ideas of the time. The first concern is the rejection of the previous curriculum, which resulted in a new conception of the material. The process reflected the lack of dialogue between the various social segments and professionals in the field. Governmental interests overtook educational objectives, resulting in public policy actions that were far from democratic. There was an obvious lack of clear ideas in contrast to the acting body of laws. The Minimal Curriculum negated the educational dialectic and the rhetoric of academic mathematics as well as educational discipline. <![CDATA[Avaliação da participação de professores na construção do currículo de ciências: fatores intervenientes no condicionamento dos avanços]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000100103&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO A tradição brasileira sinaliza que a construção do currículo, na imensa maioria das vezes, recorreu à atuação de consultores e especialistas em educação perfazendo um trabalho centralizado, prescritivo e vertical. Aos professores restou a opção de colocá-lo em prática. No entanto, existem algumas experiências da participação dos professores na elaboração do currículo. Este estudo analisa a participação de professores, em termos de possibilidades e limitações, na construção do currículo de ciências para as escolas públicas de Ensino Fundamental de uma das cidades mais ricas do Brasil. Trata-se de investigar o que podemos aprender com esse processo, considerando a falta de tradição nesse tipo de atuação no Brasil. Em 2013, especialistas em educação, diretores, coordenadores pedagógicos e professores participaram juntos dessa construção. A abordagem qualitativa, pesquisa-ação, orientou a coleta de dados que aconteceu por meio de entrevistas e observações realizadas com professores do Ensino Fundamental, anos finais, em um período de seis meses. Os resultados revelaram que a participação docente, com intensidades diferentes, induziu à formação e à colaboração que, no entanto, foram condicionadas por fatores intervenientes, tais como a falta de tempo, de apoio e de conhecimentos sobre o contexto. A compreensão do sentido da participação na construção do currículo fornece pistas importantes para os cursos de formação de professores, para os formadores e para os gestores escolares, que podem utilizar esses dados para preparar espaços destinados, entre outras coisas, à formação continuada. <![CDATA["Will not be permitted to any organ of propaganda to government of sexual options": the inaugural speech in "disarrangement" kit gay of MEC]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000100125&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO De uma instituição normalizadora e disciplinadora, a escola, teoricamente, nos últimos anos, fora promovida a um local propício para o desenvolvimento de políticas públicas que visem à difusão da cultura do reconhecimento da(s) diferença(s), no qual se inclui o combate e a prevenção a práticas excludentes de alunos/as Lésbicas, Gays, Bissexuais, Bigêneros, Travestis, Transexuais, Transgêneros, Queers, Questionadores, Intersexos, Indecisos/as, Assexuados/as, Aliados/as (reunidos na sigla LGBTQIA). Nesse sentido, respaldados num arsenal de referências, temos como objetivo debater a estruturação dos Programas Nacionais Brasil Sem Homofobia e Escola Sem Homofobia e a cultura do "desagendamento", promovida pelo governo federal, que recaiu sobre o Kit de Combate e Prevenção à Homofobia. Observamos que embora o Ministério da Educação tenha privilegiado algumas estratégias, o posterior recuo delas nos leva a pensar que, se a escola é fundamental na formação para a cidadania, urge a necessidade de inserção de temas de grande impacto e relevância na vida social, que insistentemente desafiam princípios democráticos e éticos por meio da regulação e manutenção de injustificáveis e distintos prejuízos sociais contra as pessoas LGBTQIA. <hr/>ABSTRACT From a normalizing and disciplining institution, the school theoretically, in the last years, had been promoted to a place favorable for the development of public policies that aim at the diffusion of the culture of the recognition of the difference (s), which includes, the Combat and prevention of exclusionary practices of lesbian, gay, bisexual, bisexual, transvestites, transsexuals, transgenders, queers, questioners, intersexes, undecided, asexuals, allies. In this sense, backed by an arsenal of references, we aim to discuss the structuring of the National Programs Brazilian Without Homophobia and the Homophobic School, and the "disintegration" culture promoted by the federal government, which fell on the Kit of Combat and Prevention of Homophobia. We observed that although the Ministry of Education has privileged some strategies, the subsequent retreat of these leads us to think that, if the school is fundamental in the formation of citizenship, it is urgent to insert themes of great impact and relevance in social life, which Insistently defy democratic and ethical principles by regulating and maintaining unjustifiable and distinct social harm against LGBTQIA people. <![CDATA[Building alternatives to teacher education: the perception of pedagogy students about the curriculum integrated approach]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000100153&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO No contexto educacional brasileiro, os debates em torno da crise nos processos educativos e da necessidade de melhorias na educação básica vêm associados à premência de mudanças na formação inicial de professores, atribuindo a esses cursos um papel de centralidade na agenda das reformas. No enfrentamento dos desafios, está se desenvolvendo a compreensão de que as intervenções que tornam possível a inovação nos cursos de formação envolvem, inevitavelmente, a busca de novas abordagens curriculares. Nesse sentido, encontra-se no currículo integrado uma importante referência. O presente estudo tem como objetivo analisar as percepções e o significado que os estudantes de um curso de Pedagogia atribuem ao currículo integrado a partir das suas vivências como estudantes nesse modelo de currículo e levantar reflexões sobre as contribuições do currículo integrado para a formação inicial de professores. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa. Os dados foram obtidos a partir de um questionário semiestruturado aplicado a 58 estudantes formandos da primeira e da segunda turma que participaram dessa modalidade de currículo em uma instituição de ensino superior localizada na região sul do município de São Paulo. Para análise dos dados, utilizamos o procedimento de elaboração de categorias proposto por Lüdke e André (2013). Os resultados revelaram uma percepção bastante positiva dos estudantes sobre a abordagem curricular integrada em seus processos formativos, o que nos permite apontar o currículo integrado como uma alternativa viável para a renovação do paradigma curricular tradicional e para ressignificação da formação inicial de professores. <hr/>ABSTRACT In the Brazilian educational context, the debate on the crisis in the educational processes and the need for improvements in basic education have been associated with the urgency of changes in initial teacher training, assigning to these courses a centrality role in the reform agenda. To face the challenges, it has been developed the understanding that interventions, that make possible innovation in training courses, inevitably involve the search for new curricular approaches. In this sense, the integrated curriculum is an important reference. This study aims to analyze the perceptions and the meaning that students of a pedagogy course attribute to the integrated curriculum from their experiences as students in this curriculum model and raise reflections on the contributions of the integrated curriculum for initial teacher education. It is a qualitative research. Data were obtained from a semi-structured questionnaire administered to 58 graduate students of the first and second group who participated in this curriculum mode in a higher education institution located in the southern region of São Paulo city. For data analysis, we used the elaboration of categories procedure proposed by Lüdke and André (2013). The results revealed a very positive perception of students on integrated curriculum approach in their education processes, allowing us to point the integrated curriculum as a viable alternative to the renewal of the traditional curriculum paradigm and redefinition of initial teacher education. <![CDATA[The teacher training for fundamental school in the federal institutes of education, science and technology: potential and challenges in the view of managers]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000100177&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo visa discutir potencialidades e desafios na formação inicial de professores para a Educação Básica, no âmbito dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), a partir de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo Estudo de Caso, realizada com gestores (pró-reitores, diretores de ensino e coordenadores de curso) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). A coleta de dados envolveu entrevista do tipo compreensiva e a interpretação deu-se com base na metodologia qualitativa da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). Emergiram como potencialidades: a verticalização do ensino, aliada às diferentes esferas de aprendizagem; pesquisa e extensão; e a ação prática como geradora de conhecimento. Dentre os desafios, destacaram-se: a necessidade de uma identidade para as licenciaturas nos IFs, de diagnósticos sobre a situação dessas na instituição e a valorização da carreira docente. Os resultados revelaram que é preciso criar espaços de formação e reflexão para os professores formadores e desenvolver diagnósticos sobre os cursos de licenciatura no contexto dessas instituições.<hr/>ABSTRACT This paper aims to discuss the challenges faced by K-12 teacher formation at Federal Institute of Education, Science and Technology (IFRS), and the potentials arose from this peculiar scenario. The research was conducted under a qualitative approach based on a Case Study. We interview vice-presidents, deans and course coordinators. In order to analyze the data we use Textual Analysis Discourse (MORAES; GALIAZZI, 2007). The findings showed us the need to go deep on institutional diagnostics regarding institutional identity, courses weaknesses and strengths, and also lectures and researcher's appreciation. Emerged as positive aspect (possibility to do more) the teaching vertical integration that allows to combine different levels of learning (undergraduate, graduate and lifelong courses). The results also showed the need to create spaces to improve teacher's formation and perform a research to better understand the role of such integration and its impact on all courses. <![CDATA[Training college curriculum: case study on the pedagogical project of the bachelor of tourism course]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000100200&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O ensino superior em turismo surgiu em decorrência do desenvolvimento do setor no contexto da sociedade capitalista, em um período que ocorre a ampliação do ensino, destinado a atender ao mercado de trabalho. No Brasil, a criação e expansão do ensino superior em turismo ocorreram num momento em que havia forte influência das teorias tecnicistas advindas do modelo norte-americano. Nesse contexto, este artigo analisa a formação do currículo universitário em curso de Bacharelado em Turismo considerando a influência da política educacional para os cursos de graduação no país. Trata-se de um estudo de caso realizado em uma universidade federal localizada na região nordeste. Ao final, são abordados os elementos teórico-curriculares com seus pressupostos, verificando a influência da teoria pós-crítica na construção dos currículos e a adoção de uma racionalidade técnica. Especialmente, observou-se que há uma clara definição do perfil profissional, com competências e habilidades desejáveis para o egresso que deve permitir o atendimento a uma racionalidade do mercado. Por fim, evidencia-se que a construção do currículo prioriza as diretrizes da política educacional do país. <hr/>ABSTRACT Higher education in tourism emerged as a result of the development of the sector in the context of capitalist society, in a period that extends the teaching, intended to serve the labor market. In Brazil, the creation and expansion of higher education in tourism occurred at a time when there was strong influence of the technicist theories coming from the North American. In this context, this article analyzes the formation of the undergraduate curriculum in tourism considering the influence of the educational policy for the undergraduate courses in the country, it is a case study carried out in a federal university located in the northeast region. At the end, the theoretical curricular elements are approached with their assumptions, verifying the influence of post-critical theory in the construction of curricula and the adoption of a technical rationality. Especially, it was observed that there is a clear definition of the professional profile, with skills and abilities desirable for the egress that should allow the attendance to a rationality of the market. Finally, it is evident that the construction of the curriculum prioritizes the guidelines of the educational policy of the country. <![CDATA[Teacher's training in technology: daring dialogues between the universities and schools]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000100221&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Neste artigo, apresentamos os resultados de uma experiência do Grupo de Estudo e Pesquisa Professor, Escola e Tecnologias Educacionais (Geppete) ao planejar, desenvolver e avaliar a formação "Tecnologias e Educação na Cibercultura", sendo este integrante do projeto de formação continuada de professores -EduPesquisa. Esse curso ocorreu por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Curitiba,a Universidade Federal do Paraná e a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação durante os anos de 2013 a 2015. Foram referências dessa produção quanto à metodologia autores como Saldaña (2013) e Bardin (2009) e na análise qualitativa dos dados o software ATLAS.ti. No que se refere à fundamentação teórica,foram referência os autores Marcelo (1999) e Freire (1968; 1987;1998). A questão norteadora centrou-se em analisar os resultados da formação continuada baseada na pesquisa por meio da parceria entre universidade e escola a partir de depoimentos de professores(as).As categorias explicativas reveladas no processo foram: as emoções dos(as) professores(as) frente à oportunidade de estudar e pesquisar em serviço,as mudanças conceituais e de visão sobre a pesquisa, bem a escrita(em forma de artigo) dos ensaios de estudo, pesquisa e reflexão, comunicando-os aos pares e à comunidade acadêmica. Em síntese, podemos afirmar que a experiência vivida pelos professores reaproximou-os da universidade e da "vida teórico-acadêmica", articulando a realidade pessoal e profissional do(a) professor(a) da educação básica às demandas da academia. <hr/>ABSTRAC This paper presents the results of an experiment developed by a Study and Research Group named Teacher, School and Educational Technologies (GEPPETE) when planning, developing and evaluating a course named Technology and Education in Cyberculture that was designed to help teachers in their training process. The course was part of a project named EduPesquisa conducted in a partnership with Curitiba's Local Department of Education, the Federal University of Paraná and the National Department of Basic Education between the years 2013 and 2015. As to the methodology, authors like Saldaña (2013) and Bardin (2009) reference this production and the ATLAS.ti software was used for the qualitative data analysis. The theoretical foundations are based on Marcelo (1999), and Freire (1968, 1987 and 1998). This study aims to identify the consequences of elementary school teacher training when this occurs in partnership with a university. The research revealed explanatory categories of the process, which are the emotions of the teachers before the opportunity to study and research while on duty; the conceptual changes and points of view about the research; and writing an article on their studies, research and reflections, communicating them to their peers and the academic community. In other words, we may state that the process experienced by the teachers has approximated them to the university and to the "theoretical and academic life", bringing the reality of the elementary school teacher's personal and professional life closer to the scientific and theoretical production demands in their academic lives.