Scielo RSS <![CDATA[Revista e-Curriculum]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1809-387620170002&lang=es vol. 15 num. 2 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000200249&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[The (des) curricular arrangements in Portuguese teachers tranning of the first and second Cycles of Basic Education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000200253&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO A formação inicial de professores constitui o primeiro período formal de aquisição de conhecimentos diversos e de competências profissionais necessárias à resposta adequada aos desafios colocados ao exercício da profissão. Em Portugal, foi recentemente publicado um novo regime jurídico de habilitação para a docência que indica novas orientações para a formação inicial de educadores de infância e de professores dos 1º e 2º ciclos do ensino básico. Daí que o presente texto vise refletir e problematizar as diretrizes estipuladas para a formação inicial desses profissionais. Essas novas diretrizes enfatizam o domínio dos conhecimentos científicos que os educadores de infância e os professores dos 1º e 2º ciclos vão ensinar e a sua transmissão em sala de aula. Na sequência da adequação dos cursos de formação inicial de professores ao processo de Bolonha, essas novas orientações implicaram a alteração no modelo de formação adotado e mudanças nos planos curriculares dos cursos que formam esses profissionais de ensino. <hr/>ABSTRACT The training of teachers is the first formal period of diverse professional knowledge and competence acquisition that are needed to answer adequately to the challenges of the profession. In Portugal, a new juridical regulation for teacher’s professional habilitation has been published recently, one that in indicates new guidelines for initial training of early childhood educators and teachers of the 1st and 2nd cycles of basic education. Hence, this text seeks to reflect and discuss the guidelines stipulated for the initial training of these professionals. These new guidelines emphasize the mastery of scientific knowledge that early childhood educators and teachers of the 1st and 2nd cycles will teach and its transmission in the classroom. Following the appropriateness of initial training courses for teachers to the Bologna process, these new guidelines resulted in changes in the adopted model of training and changes in the curricula of the courses that make up these teaching professionals. <![CDATA[The educational policies and teaching in question]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000200274&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O presente artigo intitulado, As políticas educacionais e o ensino em questão, analisa as políticas educativas; a relação entre o sistema de ensino e as escolas e o contributo das instituições internacionais na organização e gestão da educação em Moçambique. Para esta discussão, parte-se de pressusposto de que as políticas educativas reflectem as intenções e as acções do governo no âmbito da educação e as escolas são tomadas como centro de concretização das políticas educativas. As escolas tornam-se espaço de convergência entre o sistema educativo e as práticas pedagógicas. Um estudo sobre a relação entre a escola e o sistema educativo permite compreender o funcionamento das escolas enquanto instituições políticas e educadoras e o sistema nacional de educação que expressa politicamente as intenções do Estado. Entende-se que discutir sobre as políticas educativas significa falar de reforma educacional contida nos documentos legais que supõe uma reorganização dos diversos níveis de ensino, dos currículos, das políticas e das escolas, da melhoria da qualidade de ensino. O artigo analisa também o impacto das instituições internacionais como o Banco Mundial na definição e na implementação das políticas educativas e os seus financiamentos no sector educacional em Moçambique.<hr/>ABSTRACT This article titled “The educational policy and the teaching in question”, analyses educational policies; the relation between educational system and schools and the contribution of international institutions to organization and management of Education in Mozambique. For this discussion it is assumed that educational policies reflect the intention and the government actions in the context of education and the schools are taken as the center for realization of the educational policies. Thus the schools turn into the convergence point between the educational system and the pedagogical practices. A study of the relationship between schools and systems of education allow us to understand the schools’ functioning as political and educational institution and the national system of education which express politically the State’s intention. It is understood that discussing educational policies mean to address educational reforms contained in the legal documents which imply a reorganization of the diverse learning levels, the curriculum, the policy and the schools, and the improvement of the learning quality. The article analyses also the impact of international institutions such as World Bank in the definition and implementation of the educational policies and its funding in the educational sector in Mozambique. <![CDATA[Evaluation and reforming the curriculum: relations as (des) is in practice]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000200293&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O texto problematiza a relação avaliação e reformulação curricular a partir da análise de artigos publicados em eventos científicos e revistas no campo do currículo, como a ANPED - GT 12, Revista -Currículum, Currículo Sem Fronteira e Espaço do Currículo. A escolha desses lócus de investigação objetivou compreender/responder a hipótese de que ainda não existe uma relação intensa entre avaliação e políticas de currículos, avaliação e reformulação/construção curricular, quando muito uma relação esporádica demandada pela necessidade do grupo que está reformulando o currículo, do que propriamente algo consensual no sistema educacional brasileiro. A organização dos dados demonstrou escassez da temática avaliação de currículo, bem como da relação avaliação e reformulação curricular. Esses dados corroboram essa afirmação quando demonstram que existe um desencontro dessa relação nas narrativas e proposições de autores que descrevem as experiências sobre reformulação/construção curricular. Mas, esse resultado se mostra insuficiente para afirmar com segurança a hipótese aqui intencionada, sugerimos então a continuidade dessa investigação a partir da inclusão de outras fontes, como banco de teses e de outros periódicos da área da educação.<hr/>ABSTRACT The text discusses the relationship assessment and curriculum reform based on the analysis of articles published in scientific journals and in the curriculum field, as ANPED - GT 12, Magazine E-Curriculum, Curriculum Without Borders, Space Curriculum. The choice of these fields of research aimed at understanding / answering the hypothesis that there is still an intense relationship between evaluation and reformulation / curriculum construction, at best a sporadic relationship demanded by the need of the group that is reshaping the curriculum, than something in consensual Brazilian educational system. The organization of the data showed lack of thematic review of curriculum as well as the relationship assessment and curriculum reform. And the data that served the purpose of this investigation corroborate this statement shows that when there is a mismatch in this relationship narratives and propositions authors describe experiments on recasting / curriculum construction. But this result is insufficient to state with certainty the hypothesis here intended, then it is suggested to continue this research from the inclusion of other sources such as bank theses and other periodicals in the area of education. <![CDATA[Meanings related to social classes and power relationship present in the context of traditional and critical curriculum theories]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000200325&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O presente trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica desenvolvida com o objetivo de identificar e analisar, por meio das teorias do currículo, os sentidos que este apresenta no que tange à classe social e relações de poder na escola. As categorias currículo, classe social e relações de poder tornaram-se os eixos norteadores de nossas análises, que têm como principais referenciais os seguintes teóricos: Apple (1989, 2003), Sacristán (1999, 2000), McNeil (2001), Marx e Engels (2006) e Silva (2010). Com base nessas produções, procuramos evidenciar como se constituem as relações de classe social e de poder nas concepções curriculares tradicionais e críticas. O estudo aponta a necessidade de reconhecermos o currículo como um território de lutas, conflitos e contradições, que podem confirmar e legitimar, ou não, um conhecimento favorecedor da emancipação dos sujeitos envolvidos nos processos escolares. A pesquisa mostrou que a concepção crítica de currículo favorece a emancipação, por legitimar a atitude da contestação nos destinatários dos saberes presentes na cultura escolar.<hr/>ABSTRACT This work looks at a bibliographical research developed with the purpose of identify and analyze, through curriculum theory, the meanings displayed with respect to social class and power relationship at school. Curriculum, social class and power relationship are the axis that will lead the analysis, having as the main theoretical references: Apple (1989, 2003), Sacristán (1999, 2000), Mcneil (2001), Marx &amp; Engels (2006) and Silva (2010). Based on those productions, we try to evidence how social class and power relationship are constituted in traditional and critical curriculum conceptions. The study suggests the necessity of recognizing the curriculum as a territory of struggle, conflicts and contradictions that may, or not, confirm and legitimize a knowledge tending to favor the emancipation of the involved subjects in school processes. The research showed that the critical conception of curriculum favors the emancipation by legitimating the questioning attitude in the addressed actors of knowledge, present in school culture. <![CDATA[Inclusiveness elements and school culture: other perspectives for the analysis of an inclusive curriculum practice]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000200345&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO No contexto da educação inclusiva e da definição de parâmetros para definir uma prática que se caracterize como tal, este texto objetiva problematizar esses engessamentos a partir de outros elementos que nos possibilitem avançar nesse campo tão tenso e contraditório. Nesse sentido, as práticas curriculares inclusivas ganham uma dimensão substantiva, passando a ser denominadas práticas curriculares com elementos de inclusividade. Tais elementos, analisados à luz da categoria cultura escolar, trazem apontamentos que possibilitam reflexões acerca da inclusão enquanto elemento constituinte da escola sendo produzida gradualmente, rompendo com a ideia de que a inclusão é um modelo exemplar exterior à escola, e que por esta deve ser alcançada. As análises trazidas são resultantes de pesquisa bibliográfica e de pesquisa de campo em uma escola pública estadual localizada em Belém/PA. Os resultados apontam que a prática curricular efetivamente inclusiva é aquela que possibilita ao aluno em situação de deficiência participar, produzir e se apropriar da cultura própria da escola.<hr/>ABSTRACT In the context of inclusive education and concerning the definition of parameters to establish a practice that is characterized as such, this paper aims to discuss these limitations from other elements which enable us to move forward in this tense and contradictory field. In this sense, inclusive curricula practices gain a substantial dimension, becoming known as curricula practices with inclusiveness elements. Such elements, analyzed in conformity with the school cultural category, bring notes to think about inclusion as a school constituent element gradually produced, breaking with the idea that inclusion is an exemplary model external to the school, which must be achieved by it. The presented analyzes are the result of a field research in a state public school located in Belém/PA and bibliographic search. The results show that the curriculum practice effectively inclusive is one that allows the disabled student to participate, produce and assimilate the school own culture. <![CDATA[Of adaptations to curricular flexibilizations: an analysis of legal documents and pedagogical magazines]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000200376&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Entender o deslocamento de ênfase que se orienta das adaptações para as flexibilizações curriculares, produzido em um cenário educacional inclusivo, constitui o eixo central deste texto. Pela análise de um conjunto de documentos legais e revistas pedagógicas, buscamos entender os modos como o currículo foi sendo moldado para atender às metas estabelecidas para a educação, durante os últimos anos do século XX. Inspiradas nos estudos foucaultianos, tomamos o discurso como ferramenta teórico-metodológica. A partir do exercício analítico desenvolvido, entendemos que a necessidade de adaptar o currículo foi produzida a partir do cruzamento entre os campos psi, a educação e as neurociências, ao longo da década de 1990. Parece-nos que as adaptações curriculares e, mais recentemente, as flexibilizações curriculares visam atender às demandas de uma educação que, acompanhando as transformações sociais, vê esmaecer de sua função um sentido coletivo e passa a se organizar para atender as necessidades individuais dos escolares.<hr/>ABSTRACT Understanding the shifting emphasis that orients the adaptations to the curriculum flexibilities produced in an inclusive educational setting, is the central axis of this text. By analysis of a set of legal documents and pedagogical journals, we seek to understand the ways in which the curriculum was being molded to meet the goals set for education, during the last years of the twentieth century. Inspired by the Foucault studies, we took the speech as a theoretical and methodological tool. From the analytical exercise developed, we believe that the need to adapt the curriculum was produced from crossing between psi fields, education and neurosciences over the 1990s. Seems to us that the curricular adaptations and more recently, the curriculum flexibilities aim to meet the demands of an education that, following the social transformations, see fade of its function a collective sense and proceeds to arrange to meet the individual needs of students. <![CDATA[Literature and state: is there a valuable place to it?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000200401&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Neste trabalho são discutidos os impactos gerados pelo neoliberalismo na educação brasileira. Como resultante do incentivo à competitividade, o processo de “Mcdonaldização da educação”, a “descentralização centralizante” e a “centralização descentralizada” são legados neoliberais, em conformidade com as considerações de Gentili (2016). Observa-se também a não valorização da literatura e de suas contribuições para a língua portuguesa, tendo em vista que os estudos literários não fazem parte do currículo como disciplina específica, razão pela qual, tanto em termos de Brasil, quanto em termos de Pernambuco, a disciplina é tratada minimamente como conteúdo que integra a disciplina de Língua Portuguesa. Para se observar como o neoliberalismo atinge o currículo, realiza-se também a análise do modo como a literatura é tratada, no ensino fundamental, tanto em nível nacional, com os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (BRASIL, 1998), quanto em nível estadual, com três documentos principais: 1. “Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental e Médio” - PCLP (PERNAMBUCO, 2012b); 2. “Parâmetros na Sala de Aula: Língua Portuguesa: Ensino Fundamental e Médio” - PSA (PERNAMBUCO, 2013); 3. “Currículo de Português para o Ensino Fundamental” - CPEF (PERNAMBUCO, 2012a).<hr/>ABSTRACT This paper discusses the impacts generated by neoliberalism in Brazilian education as a result of the stimulus to challenge. This process of "Mcdonaldization of education", "centralizing decentralization" and "decentralized centralization" are neoliberal legacies according to Gentili (2016). Otherwise, this paper also questions the devaluation of literature and it’s contributions to the portuguese language by exposing Literary Studies' almost inexistence to a subject matter fused to the studies of Portuguese language, both in a national and a statal context. The understanding of neoliberalism's acts inside the national educational curriculum is presented here using: an analysis of how the literature class is treated, focusing on elementary education with the National Curriculum Parameters - PCN (BRAZIL, 1998); In Pernambuco's State, this paper refers to three documents to be explored: 1. "Curriculum Standards of Portuguese Language for Elementary, Middle, and High School Education" - PCLP (PERNAMBUCO, 2012b); 2. "Parameters in the Classroom: Portuguese: Elementary, Middle, and High School Education " - PSA (PERNAMBUCO, 2013); 3.”Portuguese Curriculum for Elementary School" - CPEF (PERNAMBUCO, 2012a) is also presented here. <![CDATA[The methodology of thematic investigation: political-epistemological elements of critical-emancipatory research praxis]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000200429&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO No ano em que se celebra 20 anos da ausência de Paulo Freire no mundo, este artigo homenageia esse autor clássico colocando em evidência a investigação temática, um método de pesquisa e construção de conhecimento contra-hegemônico, criado por Freire, que contribui de forma original para o campo das ciências humanas e sociais. Essa abordagem de pesquisa se apoia na epistemologia dialética na qual a realidade é compreendida como um processo histórico, complexo e contraditório, em permanente devir. Constitui-se em marco teórico para metodologias participativas, contrapondo-se à lógica instrumental, uma vez que fundamentalmente importa a produção de conhecimentos críticos que auxiliem os sujeitos a compreender e superar suas situações-limite, colocando a reflexão teórica a serviço da ação para transformar compreensões e práticas. Essa posição não pode ser confundida com uma postura pragmática, que reduz o ato de pesquisar à resolução imediatista de problemas da prática cotidiana, nem tampouco a uma forma ativista de mobilização política. Nessa forma de investigar, que carrega em si os princípios da educação crítico-emancipatória, os sujeitos podem refletir sobre as condições em que vivem e trabalham e, em interação, procurar compreender, criticar e enfrentar os mecanismos que sustentam a desigualdade e a exploração nos níveis local, médio e macro da estrutura social.<hr/>ABSTRACT In the year that marks the 20th anniversary of Paulo Freire's absence in the world, this article honors this classic author by highlighting the thematic investigation, a counter-hegemonic method of research and construction of knowledge, created by Freire, which contributes in an original manner to the field of human and social sciences. This approach of research is based on dialectical epistemology in which reality is understood as a complex, contradictory historical process, in permanent becoming. It constitutes a theoretical framework for participatory methodologies, opposing to the instrumental logic, since which fundamentally imports is the production of a critical knowledge, that helps the subjects to understand and overcome their limit-situations, placing the theoretical reflection at the service of the action to transform understandings and practices. This position can not be confused with a pragmatic stance, which reduces the act of researching to the immediatist resolution of problems of daily practice, nor to an activist form of political mobilization. In this form of investigation, which carries within itself the principles of critical-emancipatory pedagogy, subjects can reflect on the conditions in which they live and work and, in interaction, seek to understand, criticize and face the mechanisms that sustain inequality and exploitation in the local, middle and macro levels of social structure. <![CDATA[Democratizing educational policies in Brazil and the internationalization of the school’s evaluation in an emergent context]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000200455&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo propõe-se a analisar as atuais políticas educacionais brasileiras de acesso escolar propostas pelo governo federal em sua relação com um cenário de avaliações externas voltadas à internacionalização da educação. Entre o questionamento da escola como lócus da reprodução social e a problematização de uma educação orientada pela eficiência, está ocorrendo, contemporânea e concomitantemente, o ingresso de grandes contingentes populacionais nos espaços escolares, os quais vêm apresentando baixo rendimento nas avaliações de muitas instituições públicas de Educação Básica. O surgimento destas políticas ocorre a partir da divulgação de baixos resultados nas provas, tendo como objetivo atingir melhores patamares em relação às metas exigidas pelos organismos de regulação internacionais. A metodologia deste estudo aproxima-se de um Estado do Conhecimento e foi realizada a partir da Análise de Conteúdo dos trabalhos publicados no período de 2010-2015 nas Reuniões Nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). As conclusões apontam para presença de políticas nacionais democratizantes limitadas por pressões internacionais e pela tensão entre um contexto tradicional, um contexto neoliberal e um contexto emergente.<hr/>ABSTRACT This paper aims at an analysis of the current Brazilian educational policies for school inclusion posed by the Federal Government amidst a scenario of external evaluations towards the internationalization of education. Between the inquiry of the school as an environment of social reproduction and the problematization of an efficiency-oriented education, there is the incoming of great populational contingents in the school environments, contingents that have been showing poor efficiency in the evaluations of many public institutions of early child, primary and secondary education. The arising of these policies happen after the publishing and broadcasting of these negative results and their aims are to reach better levels in relation to the goals established by the international organizations that regulate them. The methodology of this study has approaches with State of Knowledge and it was realized since Content Analysis of publications from 2010 to 2015 in meetings of National Association of Postgraduate and Research in Education (ANPEd). The conclusions point to the presence of national democratizing policies limited by international pressures and by the tension between a traditional context, a neo-liberal context and an emergent one. <![CDATA[The curriculum common national basis and the biopolitical productionof education as “human capital” formation]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000200481&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo debate a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tomando, como ponto de partida, os enunciados discursivos expressos no site oficial do Movimento pela Base Nacional Comum Curricular. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfico-documental. Problematiza como a BNCC, ao apresentar um conjunto padrão de conhecimentos e habilidades essenciais que cada estudante brasileiro deve aprender a cada etapa da Educação Básica, se afirma como um dispositivo de poder que busca controlar e/ou regular a vida, no sentido de estabelecer quais conhecimentos e habilidades são essenciais, em termos de competências individuais, para fundamentar as avaliações em larga escala, os processos de aprendizagem recognitivos, a formação do homo economicus neoliberal, ignorando os múltiplos contextos escolares não definíveis a priori. Conclui sobre a necessidade de buscar, no âmago da petrificação da vida, a sua afirmação, via um movimento de composição no plano de imanência do currículo que se contraponha ao biopoder, quer dizer, ao poder sobre a vida, pois a biopotência conecta-se ao desejo coletivo de conexão com os múltiplos contextos e cotidianos escolares, assim como com a ideia de currículo como corpo grupal que apresente consistência num plano de composição de um comum plural. Nesse sentido, a comunidade escolar necessita minimizar os fatores que induzem à passividade ou à potência mínima grupal e estabelecer conexões e/ou modos de associação que possibilitem, na grupalidade, o compartilhamento de ideias e experiências, agenciando a potência máxima de realização curricular.<hr/>ABSTRACT The article discusses the Curriculum Common National Basis (BNCC) taking, as a starting point, the discursive statements expressed on the official website of the Movement for Curriculum Common National Basis. It is, therefore, a documentary bibliographical research approach. Problematize how BNCC, to provide a standard set of knowledge and essential skills that every Brazilian student must learn in every stage of Basic Education, it is stated as a power device that seeks to control and/or regulate life in order to establish which knowledge and skills are essential in terms of individual competencies, to support large-scale assessments, the recognitives learning processes, the formation of neoliberal homo economicus, ignoring multiple school context not settable a priori. Concludes on the need to seek, at the heart of the petrification of life, its affirmation, through a movement of composition in the plane of immanence of the curriculum that is opposed to biopower, that is to say, to power overlife, since biopotency connects to the collective desire with the multiple contexts and everyday school life, as well as, with the idea of curriculum as a group body that presents consistency in a composition plan of a common plural. In this sense, the school community needs to minimize the factors that induce passivity or minimal group potency and establish connections and/or modes of association that allow, in the grouping, the sharing of ideas and experiences by assemblage of the maximum potency of curricular achievement. <![CDATA[The uses of digital technologies in school: discussions around the digital fluence and teaching security]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000200504&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo é uma síntese das discussões feitas no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) na linha de pesquisa “Educação, comunicação e tecnologias” e produzida a partir de demandas das ações e projetos do Observatório de Práticas Escolares (OPE) da UDESC com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A pesquisa teve como objeto os usos das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) feitos pelos professores numa escola pública da rede municipal de educação de Florianópolis, mapeando quais desses usos são efetivados com mais ou menos frequência nas práticas escolares à luz da fluência digital a fim de contribuir com discussões no tocante à apropriação tecnológica do professor. Como objetivo, pretendemos apresentar algumas reflexões em torno da fluência digital do professor para usar essas TDIC na escola. Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa com abordagem etnográfica inspirada na Cartografia de Rolnik (2007). Como instrumentos, fizemos uso de questionários, observações e entrevistas com professores do Ensino Fundamental II. Dos resultados, a insegurança docente emerge como uma das barreiras ao uso das TDIC na escola. Por fim, defendemos que a fluência digital opera no professor como um elemento pedagógico de sua formação e que pode permitir usar as TDIC, superando o sentimento de insegurança que ronda os professores.<hr/>ABSTRACT This article is a synthesis of the discussions carried out in the Postgraduate Program in Education (PPGE) of the State University of Santa Catarina (UDESC) in the research line "Education, communication and technologies" and produced from the demands of the actions and projects Of the Observatory of School Practices (OPE) of UDESC with funding from the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). The research had as object the uses of the digital technologies of information and communication (TDIC) made by the teachers in a public school of the municipal network of education of Florianópolis, mapping which of these uses are effected with more or less frequency in the school practices in light of the digital fluency. In order to contribute to discussions on the technological appropriation of the teacher. As an objective, we intend to present some reflections about the digital teacher's fluency to use these TDICs in school. This is a case study of a qualitative nature with an ethnographic approach inspired by the Cartografia de Rolnik (2007). As instruments, we used questionnaires, observations and interviews with Primary School teachers II. From the results, teacher insecurity emerges as one of the barriers to the use of TDIC in school. Finally, we defend that the digital fluency operates in the teacher as a pedagogical element of its formation and that can allow to use the TDIC, surpassing the feeling of insecurity that surrounds the teachers. <![CDATA[Pedagogical practice and humanizing didactic: Paulo Freire materiality assumptions]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000200524&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Com o objetivo de anunciar ações e relações que contribuem para a construção de uma didática humanizadora na Educação Básica e Superior, via práticas pedagógicas participativas, foram utilizadas como campo empírico duas instituições, uma de Ensino Fundamental e outra de Ensino Superior. O estudo decorre de duas pesquisas de abordagem qualitativa, do tipo etnográfico, que recorreram a entrevistas semiestruturadas, observação participante e análise de documentos para a coleta da empiria. Freire (1978, 1982, 2002, 1988, 2000, 2007, 2001, 1996, 1984); Shör e Freire (1986); Freire e Faundez (1985) foram os teóricos que deram suporte às análises das relações escola/universidade-sociedade, ensino-pesquisa-aprendizagem, conhecimentos populares-conhecimentos eruditos, conteúdo-forma, elementos de uma didática humanizadora, de matriz freireana. Foi possível perceber que práticas participativas ganham vida nos dois níveis de ensino, em movimentos nos quais os estudantes assumem a condição de sujeitos sociais, construindo e re-construindo as bases que podem sustentar uma didática humanizadora, lastreando a assunção de seus papéis sociais como sujeitos coletivos, com a capacidade de ler a realidade, interrogar-se e interrogá-la, realizando uma práxis transformadora.<hr/>ABSTRACT With the objective of announcing actions and relationships that contribute to the construction of a humanizing didactics in basic and higher education, via participatory pedagogical practices. Two institutions, one of elementary education and one of higher education, were used as an empirical field. The study is based on two qualitative researches of the ethnographic type, which used semi-structured interviews, participant observation and analysis of documents for the collection of the empiric study. Freire (1978, 1982, 2002, 1988, 2000, 2007, 2001, 1996, 1984); Shör and Freire (1986) and Freire and Faundez (1985) were the theoreticians who supported the analyzes of school/university-society relations, teaching-research-learning, popular knowledge-learned knowledge, content-form, elements of a Humanizing Didactics, from Freirean matrix. It was possible to perceive that participatory practices were successful in both levels of education, in movements that students assume the condition of social subjects, constructing and re-constructing the bases that can support humanizing didactics, to support the assumption of their social roles as collective subjects, with the capacity to read reality, to interrogate oneself and to interrogate it, performing a transforming praxis. <![CDATA[The impacts of feminisms and gender studies in educational curriculum]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000200550&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO A professora Margareth Rago, pós-doutora e livre docente da Universidade Estadual de Campinas, é professora titular do Departamento de História desde 1985. Foi professora visitante da Universidade de Colúmbia em Nova York, entre 2010 e 2011, e do Connecticut College nos Estados Unidos, entre 1995 e 1996. Ministrou aulas na Universidade de Paris 7 em 2003. Fez parte do Coletivo responsável pela publicação da revista "Libertárias", entre 1998 e 2000 e é uma das coordenadoras da revista digital feminista internacional LABRYS. A professora tem estudos e pesquisas sobre feminismo, subjetividade, gênero, Foucault e anarquismo, dentre outras temáticas. Atualmente é assessora científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, da CAPES e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e participa do Centro de Cultura Social de São Paulo. Nessa entrevista, a professora dialoga sobre polêmicas atuais no campo das Teorias Feministas e dos Estudos de Gênero e seus impactos nos currículos educacionais.<hr/>ABSTRACT The Professor Margareth Rago, post-doc and free professor at the Campinas State University, is a professor in the History Department since 1985. She was a visiting professor at Columbia University in New York, between 2010-2011, and also from Connecticut College in United States between 1995/1996 and taught classes at the University of Paris 7 in 2003. She was part of the Collective responsible for the publication of the magazine "Libertarian" in 1998-2000 and is one of the coordinators of the international feminist digital magazine Labrys. The professor has studies and research on feminism, subjectivity, gender, Foucault, anarchism, among other themes. It is currently a scientific advisor to the Foundation for Research of the State of São Paulo, the CAPES and the National Council for Scientific and Technological Development and participates in the Social Cultural Center of São Paulo. In this interview, the professor dialogues on current controversies in the field of Feminist Theories and Genders e Studies their impact on educational curriculum.