Scielo RSS <![CDATA[Revista e-Curriculum]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1809-387620170003&lang=es vol. 15 num. 3 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000300563&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Apresentação: Formação de educadores: currículo, culturas e contextos. Apresentaçâo do dossiê temático]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000300566&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Caminos recorridos para el acceso del profesor a la vida profesional en Brasil y España]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000300575&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMEN Esta investigación tiene como finalidad proporcionar una reflexión sobre el acceso del profesor en la vida laboral en Brasil y España, considerando las convergencias y divergencias de los actuales modelos de accesos a la profesionalización. El método comparado aplicado a la educación ha sido la propuesta que mejor se ajusta a los objetivos de esta investigación. Aportamos elementos de reflexión que permiten mejorar la realidad de la formación inicial de los profesores de Educación en estos dos países. La institucionalización de la educación en los sistemas escolares formales y la universalización de la Educación Básica son dos factores principales que han favorecido la discusión en torno a la profesionalización del desempeño docente. Así, se ha generado la necesidad de sistematizar y formalizar el relevante papel del profesorado y su formación. A modo de conclusión, se favorece que los gobiernos puedan replantear algunas modificaciones en las políticas educativas con el objetivo de fortalecer la formación inicial de sus docentes en un futuro cercano. También es necesario considerar el desarrollo del desempeño docente como profesión y promover que la sociedad prestigie el trabajo realizado por el profesorado. Para la mejora de la educación actual es imprescindible un profesional docente que destaque como agente reflexivo, autónomo, innovador y contextualizador. <hr/>ABSTRAT This research aim to promote reflection about access to teachers’ professional life in Brazil and Spain, considering convergences and divergence of both models of teachers' professionalization. The compared method applied to education has been used to seek the aim of this kind of investigation. We raised up elements of reflection by which initial teachers development could be improved in both countries. Institutionalization of education in formal systems and it universalization of Basic Education are the two main factors that have favored the discussion about the professionalization of teaching performance. In this way, it generated the need to systematize and formalize the relevant role of teachers and its functions. To conclude, it is pointed that both government could plan modifications in their educational policies to strengthening initial teachers’ development in the near future. Also, it is needed to consider the development of teachers’ performance as profession to promote prestige from the society by teacher’s career. To improve actual education it is indispensable to develop professionals who stands out as reflexive, autonomous, innovative and contextualizer. <hr/>RESUMO Esta investigação tem como finalidade proporcionar uma reflexão sobre o acesso do professor à vida profissional no Brasil e na Espanha, considerando as convergências e divergências dos atuais modelos de ascensão à profissionalização. O método comparado aplicado à educação tem sido a proposta que melhor se ajusta aos objetivos desta investigação. Aportamos elementos de reflexão que permitem melhorar a realidade da formação inicial dos professores da Educação Básica nesses dois países comparados. A institucionalização da educação nos sistemas formais e a universalização da Educação Básica são os dois principais fatores que têm favorecido a discussão em torno da profissionalização do desempenho docente. Dessa forma, gerou-se a necessidade de sistematizar e formalizar o relevante papel do professor e sua função. De forma conclusiva, apontamos que os governos podem replanejar algumas modificações nas políticas educativas com o objetivo de fortalecer a formação inicial de seus docentes em um futuro próximo. Também é necessário considerar o desenvolvimento do desempenho docente como profissão e promover ações para que a sociedade prestigie o trabalho realizado pelo professor. Para melhorar a atual educação é imprescindível um profissional docente que se destaque como agente reflexivo, autônomo, inovador e contextualizador. <![CDATA[La escuela en el Quintal da Cultura: teatralidades en perspectiva dialógica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000300594&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Esse artigo tem como objetivo compreender os sentidos de escola na série brasileira Quintal da Cultura, exibida pela TV Cultura. Escolheu-se como corpus o episódio A Escolinha do Quintal - Vogais. A análise é realizada a partir dos pressupostos da perspectiva dialógica que tem nos estudos de Bakhtin e o Círculo sua ancoragem teórica. Os resultados do trabalho apontam para a relação com o discurso teatral e com efeitos de teatralidade como fatores intrínsecos ao programa em questão. Em contraponto, a análise dos dados apresenta sentidos de escola bastante provocadores do ponto de vista da noção bakhtiniana de relações dialógicas, principalmente no que se refere à visualidade cenográfica do espaço da sala de aula e à presença de relações de poder e forças entre professores e alunos. A série revisita a escola por meio de códigos e signos de um projeto discursivo ainda marcado pela resistência à mudança e às reconfigurações educacionais da contemporaneidade.<hr/>ABSTRACT This article aims to understand the meanings of school in the Quintal da Cultura, a brazilian series, aired by TV Cultura. Was chosen as the corpus, the episode A Escolinha do Quintal - Vogais. The analysis is performed from the presuppositions of dialogical perspective that has in the studies of Bakhtin Circle its theoretical grounding. Our results point to the relationship with the theatrical discourse and theatricality's effects as factors intrinsic to the program in question. By contrast, the analysis of the data features provocative meanings about school from the viewpoint of Bakhtin's notion by dialogical relations, particularly with regard to the classroom's visual scenography and the presence of power relations between teachers and students. The series revisits the school through codes and signs of a discursive project also marked by resistance to change and to the reconfigurations of education in contemporary. <hr/>RESUMEN Este artículo tiene como objetivo comprender los sentidos de escuela en la serie brasileña Quintal da Cultura - TV Cultura. Se escogió como corpus el episodio A escolinha do quintal - Vogais. El análisis se realiza a partir de los presupuestos de la perspectiva dialógica que tiene en los estudios de Bakhtin y el Círculo su anclaje teórico. Los resultados del trabajo apuntan a la relación con el discurso teatral y con efectos de teatralidad como factores intrínsecos al programa en cuestión. En contraposición, el análisis de los datos presenta sentidos de escuela bastante provocadores desde el punto de vista de la noción bakhtiniana de relaciones dialógicas, principalmente en lo que se refiere a la visualidad escenográfica del espacio del aula ya la presencia de relaciones de poder y fuerzas entre profesores y profesores Los alumnos. La serie revisita la escuela por medio de códigos y signos de un proyecto discursivo aún marcado por la resistencia al cambio y las reconfiguraciones educativas de la contemporaneidad. <![CDATA[La educación superior en Brasil: una visión sobre sus desafíos y expectativas de maestros iniciales]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000300615&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O Brasil enfrenta problemas históricos e complexos como a desigualdade econômica e social, a criminalidade e a corrupção, entre outros. É consenso que para solução desses problemas a qualidade da educação, em todos os graus de ensino, precisa ser atingida. Uma análise do panorama atual da educação superior brasileira mostra que ainda estamos distantes de consolidar o acesso aos cursos e a necessária qualidade da produção de conhecimento e da formação profissional. As Instituições de educação superior lidam com desafios como o alto índice de evasão e um processo de ensino-aprendizagem cristalizado em práticas que se reproduzem desconsiderando os avanços tecnológicos. A formação de professores para a educação superior pode ser um fator estratégico para construir a educação com qualidade. Tendo esse pressuposto, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, cujo objetivo era conhecer os desafios e as expectativas de professores iniciantes da educação superior em duas instituições, uma pública e uma comunitária. Fizeram parte da metodologia: a revisão bibliográfica, a análise documental, a pesquisa telematizada (MORESI, 2003) e o estudo de campo com entrevistas respondidas por professores com até três anos de docência. A análise de conteúdo (FRANCO, 2008) das respostas indicou que a maioria dos entrevistados escolheu a profissão motivada pelo prazer e pelo exemplo; que suas expectativas têm como foco a realização profissional e que os docentes percebem a necessidade de melhorar sua formação pedagógica. Nas considerações finais, são trazidos elementos para respaldar propostas de programas para o desenvolvimento profissional do docente da educação superior. <hr/>ABSTRACT Brazil faces historical and complex problems such as economic and social inequality; crime; and corruption, among others. It is a consensus that in order to solve these problems, the quality of education in all levels must be achieved. An analysis of the current panorama of Brazilian higher education shows that we are still far from consolidating access to the graduate courses; and the necessary quality of knowledge production and vocational training. Higher Education Institutions deal with challenges such as the high rate of evasion and a teaching-learning process crystallized in practices that reproduce without considering the technological advances. Teacher education for higher education can be a strategic factor to build quality education. With this assumption, a research with a qualitative approach was carried out, whose objective was to know the challenges and the expectations of higher education beginning teachers in two institutions, one public and one community. The bibliographical review, the documentary analysis, the telematized research (MORESI, 2003) and the field study with interviews answered by teachers with up to three years of teaching were part of the methodology. The content analysis (FRANCO, 2008) of the answers indicated that, most of the interviewees, chose the profession motivated by pleasure and by example; that their expectations are focused on professional achievement and that they perceive the need to improve their pedagogical training. In the final considerations, elements are brought to support proposals for programs for the professional development of higher education teachers. <hr/>RESUMEN El Brasil enfrenta problemas históricos y complejos como la desigualdad económica y social; La delincuencia; Y la corrupción, entre otros. Es consenso que para resolver estos problemas, la calidad de la educación, en todos los grados de enseñanza, necesita ser alcanzada. Un análisis del panorama actual de la educación superior brasileña muestra que aún estamos lejos de consolidar el acceso a los cursos; Y la necesaria calidad de la producción de conocimiento y de la formación profesional. Las Instituciones de Educación Superior tratan con desafíos como el alto índice de evasión y un proceso de enseñanza-aprendizaje cristalizado en prácticas que se reproducen desconsiderando los avances tecnológicos. La formación de profesores para la educación superior puede ser un factor estratégico para construir la educación con calidad. Con ese presupuesto, se realizó una investigación con enfoque cualitativo, cuyo objetivo era conocer los desafíos y las expectativas de profesores iniciantes de la educación superior en dos instituciones, una pública y una comunitaria. Como parte de la metodología se realizó: la revisión bibliográfica, el análisis documental, la investigación telematizada (MORESI, 2003) y el estudio de campo con entrevistas respondidas por profesores con hasta tres años de docencia. El análisis de contenido (FRANCO, 2008) de las respuestas indicó que, la mayoría de los entrevistados, escogió la profesión motivada por el placer y el ejemplo; Que sus expectativas tienen como foco la realización profesional y que perciben la necesidad de mejorar su formación pedagógica. En las consideraciones finales, se traen elementos para respaldar propuestas de programas para el desarrollo profesional del docente de la educación superior. <![CDATA[Educación en la cárcel femenina: formación de educadores y currículo en la perspectiva intercultural crítica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000300640&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Neste artigo debate-se a formação de educadores que atuam na Educação de Jovens e Adultos em cárcere feminino. O objetivo é refletir, a partir do recorte de uma pesquisa realizada em cárcere feminino, sobre a formação de educadores para atuação como docentes em escolas de presídios com jovens e adultos e sua relação com o currículo. As questões norteadoras são: que formação é necessária para o desenvolvimento de uma educação no cárcere feminino? Que concepção de educação e de currículo são fundamentais para a formação dos educadores de presídios, e, em especial, nos cárceres femininos? A investigação foi realizada com os seguintes sujeitos: duas professoras do ensino fundamental, duas coordenadoras pedagógicas e três egressas do Centro de Reeducação Feminina - CRF. Nesta pesquisa foram utilizados como procedimentos metodológicos: o levantamento bibliográfico e documental, entrevistas semiestruturadas com uso de gravador e observação in loco, com registro no diário de campo. Os dados foram sistematizados e analisados com técnicas de categorização da análise de conteúdo. Na pesquisa, como cuidado ético, apresentou-se o Termo de Compromisso Livre e Esclarecido (TCLE) a todas as pessoas entrevistadas. Entre os resultados destaca-se que a educação no cárcere feminino, pela caracterização das mulheres atendidas, precisa de uma formação docente que debata as questões da diferença por questões de gênero, etnia, classe, entre outras, sendo a educação intercultural crítica um dos caminhos na construção curricular dos cursos de formação continuada. <hr/>ABSTRACT This article discusses the training of educators who work in the Youth and Adult Education in female prison. The objective is to reflect, based on a research carried out in female prison, on the training of educators to act as a teacher in prisons schools with young people and adults and their relationship with the curriculum. The guiding questions are: what training is necessary for the development of an education in the female prison? What conceptions of education and curriculum are essential for the training of prison educators, and especially female prisoners? The research was carried out with the following subjects: two elementary school teachers, two pedagogical coordinators and three graduates from the Center for Female Reeducation. In this research were used as methodological procedures: the bibliographical and documentary survey, semi-structured interviews with recorder and in loco observation, with recording in the field diary. Data were systematized and analyzed using content analysis categorization techniques. In the research, as ethical care, the Term of Free and Informed Commitment was presented to all persons interviewed. Among the results, it should be pointed out that education in the female prison, through the characterization of the women served, needs a training teacher that discusses the issues of difference due to gender, ethnicity, class, among others, considering the critical intercultural education one of the ways in the curricular construction of continuing training courses. <hr/>RESUMEN En este artículo se debate la formación de educadores que actúan en la Educación de Jóvenes y Adultos en la cárcel femenina. El objetivo es reflexionar, a partir del recorte de una investigación realizada en la cárcel femenina, sobre la formación de educadores para actuación como docente en escuelas de presidios con jóvenes y adultos y su relación con el currículo. Las cuestiones orientadoras son: ¿qué formación es necesaria para el desarrollo de una educación en la cárcel femenina? ¿Qué concepción de educación y de currículo son fundamentales para la formación de los educadores de presidios, y en especial en las cárceles femeninas? La investigación se realizó con los siguientes sujetos: dos profesoras de la enseñanza fundamental, dos coordinadoras pedagógicas y tres egresadas del Centro de Reeducación Femenina - CRF. En esta investigación se utilizaron como procedimientos metodológicos: el levantamiento bibliográfico y documental, entrevistas semiestructuradas con uso de grabador y observación in loco, con registro en el diario de campo. Los datos fueron sistematizados y analizados con técnicas de categorización del análisis de contenido. En la investigación, como cuidado ético, se presentó el Término de Compromiso Libre y Esclarecido (TCLE) a todas las personas entrevistadas. Entre los resultados se destaca que la educación en la cárcel femenina, por la caracterización de las mujeres atendidas, necesita una formación docente que debata las cuestiones de la diferencia por cuestiones de género, etnia, clase, entre otras, siendo la educación intercultural crítica uno de los caminos en la construcción curricular de los cursos de formación continuada. <![CDATA[Estrategias de enseñanza en la óptica de los estudiantes: reflexiones sobre el aprendizaje]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000300664&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O presente estudo tem por objetivo investigar as práticas pedagógicas do professor universitário pela ótica dos estudantes. Para tanto, desenvolvemos um estudo com a participação de 103 estudantes advindos de três cursos pertencentes a duas áreas distintas: exatas (licenciatura em Matemática - 25 estudantes - e Engenharia da Produção - 36 estudantes) e social (Administração - 42 estudantes). A metodologia utilizada apoiou-se nos paradigmas da pesquisa descritiva que envolveu a aplicação coletiva (com os estudantes respondendo individualmente) de um questionário e uma entrevista com características de semidirigida. Esta foi aplicada a aproximadamente 14% dos participantes, entre uma semana e 15 dias após o questionário. Os resultados da pesquisa indicam que o estudante, independente da área em que seu curso se insere e mesmo que de maneira intuitiva, consegue ter clareza entre as boas e as más práticas pedagógicas, elencando-as e avaliando-as com clareza e discernimento. O estudo concluiu que o professor universitário, independente do seu nível de titulação, carece de uma formação que contemple disciplinas didáticas para realizar a contento seu papel de formador. <hr/>ABSTRACT The present study aims to investigate the pedagogical practices of the university teacher, from the students point of view of the. For that purpose, we developed a study envolving 103 students coming from three different courses, which come from two distinct areas: exact (Mathematics degree - 25 students - and Production Engineering - 36 students) and social (Administration - 42 students). The methodology used was based on the paradigms of the descriptive research and consisted of: (a) a questionnaire applied collectively (with the students answering individually) and (b) an interview, with semi-directed characteristics. This was applied to approximately 14% out of the all participants, carried out between one week and 15 days after the questionnaire. The results of the research indicate that students, regardless of the area in which their course is inserted and even in an intuitive way, can be clear about good pedagogical practices, listing them and evaluating them with clarity and discernment. The study concludes that the university teacher, regardless of his level of qualification, needs to be best prepared, mainly in didactic subjects, in order to be able to perform this fuction well. <hr/>RESUMEN El presente estudio tiene por objetivo investigar las prácticas pedagógicas del profesor universitario bajo la óptica de los estudiantes. Para ello desarrollamos un estudio con la participación de 103 estudiantes provenientes de tres cursos pertenecientes a dos áreas distintas: exactas (licenciatura en Matemáticas - 25 estudiantes - e Ingeniería de la Producción - 36 estudiantes) y social (Administración - 42 estudiantes). La metodología utilizada se apoyó en los paradigmas de la investigación descriptiva y constó de: (a) una aplicación colectiva (con los estudiantes respondiendo individualmente) de un cuestionario y (b) una entrevista con características semi-dirigidas. Se aplicó a aproximadamente el 14% de los participantes, entre una semana y 15 días después del cuestionario. Los resultados de la investigación indican que el estudiante, independientemente del área en que su curso se inserta e incluso de manera intuitiva, logra tener claridad sobre las buenas prácticas pedagógicas, enumerándolas y evaluándolas con claridad y discernimiento. El estudio concluye que el profesor universitario, independiente de su nivel de titulación, carece de una formación que contemple disciplinas didácticas, para realizar a satisfacción su papel de formador. <![CDATA[Perfil docente brasileño y informe TALIS: el caso de una red confessional de enseñanza]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000300693&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O estudo objetivou discutir o perfil do professor de ensino básico de uma rede confessional de ensino em interface com relatórios nacionais e internacionais. O instrumento de coleta de dados foi um questionário fechado com 30 itens aplicado aos docentes do 5º e 9º anos tendo como eixos organizadores dados sociodemográficos, formação inicial/continuada e prática pedagógica desenvolvida. A rede de ensino pesquisada dividiu tecnicamente o país em 8 regiões, 52 associações e 312 escolas de Educação Básica e teve 868 docentes respondendo ao questionário em 2013. Um recorte dos resultados sobre o perfil desses docentes (faixa etária, gênero, formação inicial e tempo de docência) foi discutido à luz do Censo Escolar Brasileiro e do relatório TALIS 2013, foco no docente, que é a Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Teaching and Learning International Survey) em escolas de educação básica de diferentes países. Os resultados confirmam o relatório TALIS com relação ao fato de que professores das redes privadas tendem a ser mais jovens que os seus pares das redes públicas e que a profissão docente no ensino fundamental ainda é essencialmente feminina. A formação docente completa no ensino superior é alta (92%) e ocorre na rede privada (70%). O tempo de trabalho do docente pareceu influenciar na proficiência dos estudantes no exame PAAEB. Conclui-se que a responsabilização conjunta de resultados educacionais é essencial no comprometimento contínuo com a construção de currículos plurais e cidadãos em conjunto com o suporte para a profissionalização e valorização da carreira docente. <hr/>ABSTRACT The study aimed to discuss the profile of elementary school teachers in a confessional teaching network in interface with national and international reports. The data collection instrument was a closed questionnaire with 30 items applied to teachers in the 5th and 9th years, having as organizational axes socio-demographic data, initial / continuous training and pedagogical practice developed. The research network technically divided the country into 8 regions, 52 associations and 312 schools of Basic Education and had 868 teachers responding to the questionnaire in 2013. A cut of the results on the profile of these teachers (age group, gender, initial formation and time Of teaching) were discussed in the light of the Brazilian School Census and the TALIS 2013 report, a focus on teachers, which is the International Research on Teaching and Learning International Survey in primary education schools in different countries. The results confirm the TALIS report that teachers in private networks tend to be younger than their peers in public networks and that the teaching profession in primary education is still essentially female. Full teacher training in higher education is high (92%) and occurs in the private network (70%). The teacher's work time seemed to influence student proficiency on the PAAEB exam. It is concluded that the joint responsibility of educational results is essential in the continuous commitment to the construction of plural curricula and citizens together with the support for the professionalization and valorization of the teaching career. <hr/>RESUMEN El estudio para discutir el perfil de los profesores de primaria en la confesión de la enseñanza de la confección en relación con los informes nacionales e internacionales. La fecha de la colección de instrumentos fue un cuestionario cerrado con 30 ítems aplicados a los maestros en los 5º y 9º años, teniendo en cuenta las organizaciones sociales-demográficas, de formación, de formación y pedagogical práctica. La investigación de la red ha dividido el campo en las regiones, 52 asociaciones y 312 escuelas de educación básica y hay 868 profesores que responden al cuestionario en 2013. La brecha de los resultados en el perfil de estos grupos (grupo de edad, (En inglés), en el que se incluye la investigación internacional sobre el aprendizaje de la enseñanza y el aprendizaje de la enseñanza en las escuelas primarias en diferentes países. Los resultados confirman los TALIS que los que participan en redes privadas tienden a ser más que sus peers en las redes públicas y que la enseñanza de las profesiones en la educación primaria sigue siendo una mujer. (92%) y ocurre en la red privada (70%). El trabajo de los profesores de tiempo de trabajo para influir en el profesional de la profesión en el PAAEB examen. Se considera que la responsabilidad principal de los resultados positivos es esencial en el futuro compromiso a la construcción del plural curricula y los derechos de los ciudadanos junto con el apoyo a la supervisión y la valorización de la carrera profesional. <![CDATA[Contexto, curriculum y formación de profesores em un curso de fisioterapia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000300713&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O objetivo deste artigo é discutir a intrínseca relação que se estabelece entre contexto, currículo e formação docente. A origem do estudo foi a intenção de uma equipe de professores de reformular o curso para a implantação de um currículo por competência. Trata-se de um estudo analítico, baseado em referencial teórico e na vivência de uma experiência de planejamento no processo de formação de professores da equipe docente de um curso de bacharelado em Fisioterapia de uma universidade estadual de São Paulo. Ao longo do trabalho, discute-se os conceitos de contexto, currículo e formação de professores relacionando-os e integrando-os à realidade da área da saúde e aos princípios educacionais próprios para o ensino superior. Para exemplificar a discussão teórica, o texto apresenta o “Projeto Oficina”, elaborado em conjunto com a equipe de fisioterapia. A conclusão do estudo é que, baseado em princípios defendidos no artigo, o “Projeto Oficina” destaca-se por apresentar características adequadas para a formação do professor que participa de um currículo inovador na área da saúde. <hr/>ABSTRACT The purpose of this article is to discuss the intrinsic relationship between context, curriculum and teacher training. The origin of the study was the teachers' intention to formulating a course and implanting the competence-based curriculum. This is an analytical study based on theoretical references and one experience of planning the training process of the teaching team of a physiotherapy degree of a University of São Paulo. Throughout the paper the concepts of Context, Curriculum and Teacher Training are discussed, relating them and integrating them to the health area reality and to the educational principles of higher education. As an example of the theoretical discussion, the text presents the "Workshop Project" prepared in conjunction with the physiotherapy team. The conclusion of the study is that, based on principles defended in the article, the "Workshop Project" stands out for presenting characteristics suitable for the training of the teacher who participates in an innovative curriculum of the health area.<hr/>RESUMEN El objetivo de este artículo es discutir la intrínseca relación que se establece entre contexto, currículo y formación docente. El origen del estudio fue la intención de un equipo de profesores de reformular el curso para la implantación de un currículo por competencia. Se trata de un estudio analítico, basado en referencial teórico y en la vivencia de una experiencia de planificación en los procesos de formación de profesores del equipo docente de un curso de bachillerato en fisioterapia de una universidad estatal de São Paulo. Durante el trabajo se discuten los conceptos de Contexto, Currículo y Formación de profesores relacionándolos e integrándolos a la realidad del área de la salud y a los principios educativos propios para la enseñanza superior. Como ejemplo de la discusión teórica, el texto presenta el "Proyecto Taller" elaborado en conjunto con el equipo de fisioterapia. La conclusión del estudio es que, basado a los principios defendidos en el artículo, el "Proyecto Taller’ se destaca por presentar características adecuadas para la formación del profesor que participa de un currículo innovador en el área de la salud. <![CDATA[Currículo, culturas y contextos integrados a la formación de educadores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000300735&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo parte da concepção de currículo que emerge da leitura das diretrizes para os cursos de formação de educadores. Identifica-se essa concepção com a de grade curricular, marcada pela falta de integração entre as disciplinas e os conteúdos, pela desconexão tanto com o micro quanto com o macrocontexto das culturas dos sujeitos curriculares. Diante disso, busca-se mostrar a inexorável relação existente entre formação de educadores, currículo, culturas e contextos para evidenciar os desafios de criar novos caminhos para essa formação. O artigo, com abordagem qualitativa, emprega a análise documental da legislação que institui as diretrizes para os cursos de formação de educadores como a Resolução CNE/CP n. 2/2015 e a Deliberação CEE n. 111/2012, atualizada pela Deliberação CEE n. 154/2017 e a análise bibliográfica referente às teorias sobre o currículo e sua relação com as culturas e os contextos, além do relato da memória de um curso de formação continuada oferecido por um dos autores deste texto sobre a vivência de uma professora de Ciências com uma turma de 6º ano de uma escola pública de São Paulo. Os resultados revelaram que a formação de educadores deve incorporar os diversos contextos da cidade, as culturas dos sujeitos, as contradições, os desafios e as possibilidades em busca da superação da concepção de currículo como “grade curricular”. A partir disso, são evidenciados os desafios para criar novos caminhos de formação de educadores que desenvolvam sujeitos curriculares para participarem da construção do currículo. <hr/>ABSTRACT This article starts from the conception of curriculum that emerges from the reading of the current legislation that regulates and offers guidelines for the formation courses of educators. This conception is identified with that of curriculum grid, with marked characteristics of lack of integration between disciplines and contents, disconnection with both the micro and the macrocontext of the cultures of the curricular subjects. In view of this, the aim is to show the inexorable relationship between educators, curriculum, cultures and contexts in order to highlight the challenges of creating new paths for the education of educators. The article with a qualitative approach employs the documentary analysis of the legislation that establishes the guidelines for the educator training courses, they are, the Resolution CNE / CP n.2 / 2015 and the Deliberação CEE n. 111/2012, updated by Deliberação CEE n. 154/2017 and the bibliographical analysis referring to theories about the curriculum and its relation with the cultures and the contexts and the report of a memory of a continuing education course offered by one of the authors of this text about the experience developed by a science teacher with a 6th grade class from a public school in São Paulo. The results showed that the formation of educators should incorporate the different contexts of the city, the cultures of the subjects, the contradictions, challenges and possibilities that they bring to the school curricula, in order to overcome the curriculum conception as a "curriculum". From this, the challenges to create new ways of educating educators with the intention of forming curricular subjects apt to participate in the construction of the curriculum are evidenced. <hr/>RESUMEN Este artículo parte de la concepción del currículo que emerge de la lectura de las directrices para los cursos de formación de educadores. Se identifica esta concepción con la de cuadrícula curricular, marcada por la falta de integración entre las disciplinas y los contenidos, por la desconexión tanto con el micro como con el macrocontexto de las culturas de los sujetos curriculares. Por eso, se busca mostrar la inexorable relación existente entre formación de educadores, currículo, culturas y contextos para evidenciar los desafíos de crear nuevos caminos para esa formación. El artículo, con abordaje cualitativo, emplea el análisis documental de la legislación que establece las directrices para los cursos de formación de educadores como la Resolución CNE / CP n. 2/2015 y la Deliberación CEE n. 111/2012, actualizada por la Deliberación CEE n. Y el análisis bibliográfico referente a las teorías sobre el currículo y su relación con las culturas y los contextos, además del relato de la memoria de un curso de formación continuada ofrecido por uno de los autores de este texto sobre la vivencia de una profesora de Ciencias con una clase de 6º año de una escuela pública de São Paulo. Los resultados revelaron que la formación de educadores debe incorporar los diversos contextos de la ciudad, las culturas de los sujetos, las contradicciones, los desafíos y las posibilidades en busca de la superación de la concepción del currículo como "grade curricular". A partir de eso, se evidencian los desafíos para crear nuevos caminos de formación de educadores que desarrollen sujetos curriculares para participar en la construcción del currículo <![CDATA[Hilos que se unen en las tramas del curriculum y de la formación]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000300764&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este estudo objetiva compreender como a relação entre o currículo instituído e a formação propriamente dita acontece e se manifesta nos contextos de estágios supervisionados, considerando que o curso de Pedagogia tem como eixo principal a formação de professores para a educação infantil e os primeiros anos do ensino fundamental. Partimos do pressuposto de que discutir o currículo conduz necessariamente a uma reflexão sobre: Como o professor é formado? Com base nessa formação, como ele operacionaliza a sua prática? O campo empírico se constituiu de 25 (vinte e cinco) alunos do último período do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí, e desse total sorteamos aleatoriamente 10 (dez) alunos para compor a nossa amostra. Na perspectiva metodológica, o estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa cujo dispositivo de mediação se constitui de um questionário composto de questões abertas no qual os alunos puderam expressar suas angústias e tensões originadas desse momento de conclusão da formação inicial. Os resultados apontam que as reflexões trazidas pelos alunos nos conduziram à apreensão de que a relação instituinte/instituído do currículo provoca conflitos e tensões que podem acarretar processos de institucionalização dinâmicos e únicos considerando ser nessa perspectiva que se opera a relação entre currículo e formação. <hr/>ABSTRACT This study aims to understand how the relation between the established curriculum and the formation occurs and manifests in the context of supervised training, considering that the Pedagogy Course’s main axis is the formation of teachers for elementary education and for the first years of basic education. We assumed that discuss the curriculum necessarily leads to a reflection about: how the teacher is formed? Based on this formation, how he operationalizes your practice? The empirical field is composed of 25 (twenty five) students of the last period of the Pedagogy Course at the Federal University of Piauí, and this total we randomly selected ten (10) students to compose our sample. In methodological perspective, the study was characterized as a qualitative research with the mediation device constituted by a questionnaire with open questions in which students were able to express their anxieties and tensions caused that moment of completion of the initial formation. The results indicate that the reflections brought by students led us to the comprehension that the relation between instituted and instituting curriculum causes conflicts and tensions that can cause dynamic and unique processes of institutionalization considering that, in this perspective, which operates the relation between curriculum and formation. <hr/>RESUMEN Este estudio tiene como objetivo comprender cómo la relación entre el currículo instituido y la formación propiamente dicha ocurre y se manifiesta en los contextos de prácticas supervisadas, considerando que el curso de Pedagogía tiene como eje principal la formación de profesores para la educación infantil y los primeros años de la enseñanza fundamental. Partimos del supuesto de que discutir el currículo conduce necesariamente a una reflexión sobre: ¿Cómo se forma el profesor? Sobre la base de esta formación, ¿cómo opera su práctica? El campo empírico se constituyó de 25 (veinticinco) alumnos del último período del Curso de Pedagogía de la Universidad Federal de Piauí, y de ese total sorteamos aleatoriamente 10 (diez) alumnos para componer nuestra muestra. En la perspectiva metodológica, el estudio se caracteriza como una investigación cualitativa cuyo dispositivo de mediación se constituye de un cuestionario compuesto de cuestiones abiertas en el cual los alumnos pudieron expresar sus angustias y tensiones originadas de ese momento de conclusión de la formación inicial. Los resultados apuntan que las reflexiones traídas por los alumnos nos condujeron a la aprehensión de que la relación instituyente/instituido del currículo provoca conflictos y tensiones que pueden acarrear procesos de institucionalización dinámicos y únicos considerando ser en esa perspectiva que se opera la relación entre currículo y formación. <![CDATA[Bullying en las escuelas: preconceito, estigmas y desafíos de la educación de los sentimientos y de la paz]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000300787&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo apresenta e discute a respeito da manifestação do bullying no cotidiano escolar e na vivência dos estudantes e inclui análise acerca da violência expressa por eles. A pesquisa de abordagem qualitativa seguiu o modelo de inserção etnográfica, foi realizada em Cuiabá/MT, em três escolas, sendo duas públicas (estadual e municipal) e uma particular, em 2010. Participaram 35 estudantes, 17 educadores (corpo técnico-pedagógico) e seis famílias. Para a coleta das informações foi utilizada observação participante, entrevista semiestruturada e história de vida. A pesquisa revela a existência do bullying na interação entre estudantes, bem como na relação professor/estudante, como um problema que desconcerta e perturba o ambiente para todos os envolvidos; e como um comportamento, por vezes cruel e cujas razões não são compreendidas, no desenvolvimento psíquico dos estudantes. O estudo aponta para a necessidade urgente da inclusão da educação para a paz, dos sentimentos e dos princípios éticos como um conteúdo a transversalizar o currículo, objetivando contribuir para o reconhecimento, a desnaturalização e o enfrentamento das práticas do bullying no ambiente escolar - reflexos evidentes do mundo dos adultos. <hr/>ABSTRACT This article presents and discusses the manifestation of bullying in daily school life and students' lives and includes analysis of the violence expressed by them. The research of qualitative approach followed the model of ethnographic insertion, was carried out in Cuiabá / MT, in three schools, two public and one private, in 2010. Thirty-five students, 17 educators (pedagogical staff) and six families participated. Participant observation, semi-structured interview and life history were used to collect the information. The research reveals the existence of bullying in the interaction between students as well as in the teacher / student relationship, as a problem that disconcerts and disturbs the environment for all involved, as a behavior, sometimes cruel, not understood their reasons, in the psychic development of Students. The study points to the urgent need to include education for peace, feelings and ethical principles as a content to mainstream the curriculum, aiming to contribute to the recognition, denaturalization and confrontation of bullying practices in the school environment, evident reflexes The world of adults. <hr/>RESUMEN Este artículo presenta y discute acerca de la manifestación del bullying en el cotidiano escolar y en la vivencia de los estudiantes e incluye análisis acerca de la violencia expresada por ellos. La investigación de abordaje cualitativo siguió el modelo de inserción etnográfica, fue realizada en Cuiabá / MT, en tres escuelas, siendo dos públicas (estadual y municipal) y una particular, en 2010. Participaron 35 estudiantes, 17 educadores (cuerpo técnico-pedagógico) y seis familias. Para la recolección de las informaciones se utilizó observación participante, entrevista semiestructurada e historia de vida. La investigación revela la existencia del bullying en la interacción entre estudiantes, así como en la relación profesor / estudiante, como un problema que desconcierta y perturba el ambiente para todos los involucrados; y como un comportamiento, a veces cruel y cuyas razones no se entienden, en el desarrollo psíquico de los estudiantes. El estudio apunta a la necesidad urgente de la inclusión de la educación para la paz, de los sentimientos y de los principios éticos como un contenido a transversalizar el currículo, con el objetivo de contribuir al reconocimiento, la desnaturalización y el enfrentamiento de las prácticas del bullying en el ambiente escolar - reflejos evidentes del mundo de los adultos. <![CDATA[Posibilidades emancipatorias en la Escuela Familia Agrícola de Santa Cruz do Sul: diálogos entre la pedagogía de la alternancia y la educación popular]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000300821&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo tem como objetivo geral compreender como acontecem as possibilidades emancipatórias na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC), situada na Região do Vale do Rio Pardo, Rio Grande do Sul. Para tanto, apresentamos aspectos de contexto histórico em que se inserem a Pedagogia da Alternância e a Educação Popular buscando compreender o encontro entre ambas na realidade brasileira. Em seguida, o diálogo entre a alternância no tempo-espaço-escola/tempo-espaço-campo com a intencionalidade política na experiência dessa escola. A partir da realização de observação participante, de entrevistas semiestruturadas e de análise a partir de uma perspectiva freireana, pudemos sistematizar e compreender a essência desse fenômeno educativo por meio das relações dialéticas entre: do-discência e práxis; educação e trabalho; saber e experiência; e, conhecimento e humanização como indicadores da emancipação na educação do campo na EFASC. <hr/>ABSTRACT The following article seeks to understand how emancipatory possibilities arise at the Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC), located in the region of Rio Pardo, in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. For this, we present some aspects related to the historical context in which the idea of Pedagogy of Alternance and popular education were introduced, aiming primarily to understand their relations in Brazilian reality. Following this, we merge the subject of space-school/time-space-countryside with the political intention in the experience of this school. Starting from a participant observation methodology, as well as semi-structured interviews and analysis from the Freirean ideals, we were able to systematize and understand the essence of this educational phenomenon through the dialectical relationship between: do-discencia and praxis, education and work, knowledge and experience, and knowledge and humanization. These categories were understood as emancipation indicators in the countryside education at EFASC. <hr/>RESUMEN Este artículo tiene como objetivo general comprender cómo ocurren las posibilidades emancipatorias en la Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC), situada en la Región del Vale do Rio Pardo, Rio Grande do Sul. Para ello, presentamos aspectos de contexto histórico en que se inserta la Pedagogía de la Alternancia y la Educación Popular buscando comprender el encuentro entre ambas en la realidad brasileña. A continuación, el diálogo entre la alternancia en tiempo-espacio-escuela / tiempo-espacio-campo con la intencionalidad política en la experiencia de esa escuela. A partir de la realización de observación participante, de entrevistas semiestructuradas y de análisis desde una perspectiva freireana, pudimos sistematizar y comprender la esencia de ese fenómeno educativo por medio de las relaciones dialécticas entre: do-dicencia y praxis; educación y trabajo; saber y experiencia; conocimiento y humanización como indicadores de la emancipación en la educación del campo en la EFASC. <![CDATA[La influencia de los organismos internacionales en la formación de políticas brasileñas de alfabetización]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000300842&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO As políticas públicas de educação têm sido elaboradas de modo a atender as exigências constantes nos documentos propostos por organismos multilaterais internacionais, cujos resultados indicam conquistas de alguns avanços e desafios que ainda precisam ser superados. Este artigo tem como propósito estabelecer reflexão sobre as políticas públicas de alfabetização para a educação básica no Brasil. Apresenta como objetivo compreender quais são, na atualidade, as influências da regulação transnacional dos organismos multilaterais nas políticas de alfabetização em nível nacional. Foi realizada uma análise crítica desses documentos para compreender como o tema ‘alfabetização’ aparece nos documentos oficiais desses órgãos, quais sejam: UNESCO, UNICEF e Banco Mundial. O estudo abordou as perspectivas legais de acordo com o ‘Plano de Meta Compromisso Todos pela Educação’, o ‘Plano de Desenvolvimento da Educação’ (PDE) e o ‘Plano Nacional de Educação’ (PNE/2014), que sustentam a criação dessas políticas. A partir dos estudos de documentos elaborados após a conferência mundial de “Educação para todos”, em 1990, foi possível verificar muita similaridade entre os aspectos priorizados nas recomendações de organismos multilaterais e as políticas implantadas no Brasil. <hr/>ABSTRACT Public education policies have been developed in order to meet the requirements set out in the documents proposed by international multilateral organizations, whose results indicate the achievement of some advances and challenges that still need to be overcome. This article aims to establish reflection on the public literacy policies for basic education in Brazil. It presents as an objective to understand what are, at present, the influences of the transnational regulation of the multilateral organisms in the literacy policies at national level. A critical analysis of these documents was carried out to understand how the topic 'literacy' appears in the official documents of these bodies, namely: UNESCO, UNICEF and the World Bank. The study addressed the legal perspectives in line with the 'All Commitment to Education Plan', the 'Education Development Plan' (PDE) and the 'National Education Plan' (PNE / 2014) that support the creation of these Policies. Based on document studies developed after the World Conference on Education for All in 1990, it was possible to verify a great similarity between the aspects prioritized in the recommendations of multilateral organizations and the policies implemented in Brazil. <hr/>RESUMEN Las políticas públicas de educación han sido elaboradas de forma que atiendan las exigencias constantes en los documentos propuestos por organismos multilaterales internacionales, cuyos resultados indican logros de algunos avanzos y retos que todavía necesitan ser superados. Ese artículo tiene como finalidad establecer reflexiones sobre las políticas públicas de alfabetización para la educación básica en Brasil. Presenta como objetivo comprender cuales son las influencias actuales de la regulación transnacional de los organismos multilaterales en las políticas de alfabetización a nivel nacional. Un análisis crítico de los documentos oficiales de esos organismos fue llevado a cabo, agregando los siguientes organismos: UNESCO, UNICEF y Banco Mundial. El estudio abordó las perspectivas legales de acuerdo con el “Plan de Meta Compromiso Todos por la Educación”, el “Plan de Desarrollo de la Educación” (PDE) y el “ Plan Nacional de Educación” (PNE/2014), que sostienen la creación de esas políticas. A partir del estudio de los documentos elaborados después de la conferencia mundial de “Educación para todos”, en 1990, se hizo posible averiguar mucha similitud entre los aspectos priorizados en las recomendaciones de organismos multilaterales y las políticas implantadas en Brasil. <![CDATA[Currículo integrado, enseñancia medio técnico y base nacional común curricular: entrevista con Gaudencio Frigotto]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000300871&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O professor Gaudêncio Frigotto, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Universidade Federal Fluminense, é um dos mais eminentes educadores da atualidade brasileira e latino-americana. Seus estudos sobre a relação educação e trabalho são referência no campo da educação básica e das políticas de currículo. Esta entrevista, realizada em Chapecó-SC, discute as questões curriculares mais atuais da educação brasileira: o ensino médio técnico e integral e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Seu discurso reforça suas posições sobre a responsabilidade da escola pública de construir um ser humano omnilateral, via currículo integrado e integral e apresenta sua crítica sobre o processo de construção da BNCC, que se faz às avessas por ser eminentemente conservador, restritivo e penalizador à escola pública em detrimento da escola privada. Por fim, em tom profético, ao analisar o cenário educativo brasileiro pós-golpe parlamentar à democracia, o professor Frigotto anuncia as intempéries que viriam a se concretizar com a reforma do ensino médio via medida provisória 746/2016 e a PEC 241/2016. <hr/>ABSTRACT Teacher Gaudêncio Frigotto, from the State University of Rio de Janeiro and the Federal Fluminense University, is one of the most eminent educators of Brazil and Latin American actuality. His studies on the relationship education and work are a reference in the field of basic education and curriculum policies. This interview, held in Chapecó-SC, discusses the most current curricular issues of brazilian education: technical and integral secondary education and the National Curricular Common Base (BNCC). His speech reinforces his positions on the responsibility of the public school to build an all-round human being through an integrated and integral curriculum and presents his critique of the construction process of the BNCC, which is turned upside down for being eminently conservative, restrictive and penalizing the school to the detriment of private schools. Finally, in a prophetic tone, in analyzing the brazilian educational scene after a parliamentary coup d'état, teacher Frigotto announces the in clemencies that would come to fruition with the reform of secondary education via provisional measure 746/2016 and PEC 241/2016. <hr/>RESUMEN El profesor Gaudencio Frigotto, de la Universidad del Estado de Río de Janeiro y de la Universidad Federal Fluminense, es uno de los más eminentes educadores de la actualidad brasileña y latinoamericana. Sus estudios sobre la relación educación y trabajo son referencia en el campo de la educación básica y de las políticas de currículo. Esta entrevista, realizada en Chapecó-SC, discute las cuestiones curriculares más actuales de la educación brasileña: la enseñanza media técnica e integral y la Base Nacional Común Curricular (BNCC). Su discurso refuerza sus posiciones sobre la responsabilidad de la escuela pública de construir un ser humano omnilateral, a través de un currículo integrado e integral y presenta su crítica sobre el proceso de construcción de la BNCC, que se hace a las reves por ser eminentemente conservador, restrictivo y penalizador a la escuela en detrimento de la escuela privada. Por último, en tono profético, al analizar el escenario educativo brasileño post-golpe parlamentario a la democracia, el profesor Frigotto anuncia las intemperies que vendrían a concretarse con la reforma de la enseñanza media a través de la medida provisional 746/2016 y la PEC 241/2016.