Scielo RSS <![CDATA[Revista e-Curriculum]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1809-387620170004&lang=es vol. 15 num. 4 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000400001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Apresentação do dossiê temático]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000400002&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[La lucha por la democracia en la educación crítica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000400003&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: O texto aborda os desafios que atualmente se fazem presentes para a construção da democracia na educação. É apontada a necessidade de que se busque duas disposições para que a democracia possa ser vivida: que haja um reposicionamento, ou seja, que o mundo seja visto sempre pela perspectiva dos despossuídos; e que o mundo seja visto de forma relacional, ou seja, que se busque sempre analisar e entender as relações de poder e as contradições que estruturam as instituições e sociedades. O artigo termina enfatizando que a luta constante pela vivência da democracia na educação é o que mantém os sujeitos vigilantes contra as narrativas que apontam as perspectivas conservadoras como inevitáveis. <hr/>Resumen: El texto aborda los desafíos que actualmente están presentes para la construcción de la democracia en la educación. Es apuntada la necesidad de que se busque dos disposiciones para que la democracia pueda ser vivida: que haya un reposicionamiento, o sea, que el mundo sea visto siempre por la perspectiva de los desposeídos; y que el mundo sea visto de manera relacional, o sea, que se busque siempre analizar y entender las relaciones de poder y las contradicciones que estructuran las instituciones y sociedades. El artículo termina enfatizando que la lucha constante por la vivencia de la democracia em la educación es lo que mantiene los sujetos vigilantes contra las narrativas que apuntan las perspectivas conservadoras como inevitables. <hr/>ABSTRACT: The text addresses the challenges that are currently present for the construction of democracy in education. It is pointed out the need to seek two dispositions so that democracy can be lived: that there is a repositioning, that is, that the world must always be seen from the perspective of the dispossessed; and that the world should be seen in a relational way, that is, to seek to analyze and understand the relations of power and the contradictions that structure institutions and societies. The article ends by emphasizing that the constant struggle for the experience of democracy in education is what keeps subjects vigilant against narratives that point to conservative perspectives as inevitable. <![CDATA[Periferias urbanas y efecto del territorio: contribuciones conceituales para análisis de procesos curriculares y del trabajo escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000400004&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo tem como objetivo examinar as contribuições que a incorporação dos conceitos de periferia urbana e efeito do território têm na análise de processos educacionais e curriculares em escolas localizadas em regiões de extrema pobreza. A especificidade e a complexidade do trabalho escolar em escolas da periferia, bem como as dificuldades verificadas nas práticas curriculares, motivaram a realização de duas pesquisas de doutorado que tiveram como campo empírico a Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre - RS. As concepções de periferia e hiperperiferia (ROSA, 2009, TORRES; et. al., 2003) e efeito do território (MAURIN, 2004; BRUNO; MENDES, 2014) foram centrais para os estudos realizados, desenvolvidos a partir da perspectiva da etnografia crítica e alicerçados nos pressupostos da Sociologia da Educação e dos Estudos Educacionais Críticos na compreensão da instituição escolar. Este artigo aborda, portanto, a utilização desses conceitos trazendo algumas conclusões das investigações realizadas com o objetivo de argumentar que essas ferramentas conceituais podem ser profícuas para a complexificação da análise de processos educacionais. <hr/>ABSTRACT The goal of this paper is to examine the contributions of the incorporation of the concepts of urban periphery and territorial effect in the analysis of educational and curricular processes in schools located in places of extreme poverty. The specificity and the complexity of the school work in the periphery schools were the guiding principles of two doctoral studies - the basis of this paper - that focused on the Municipal Schools of Porto Alegre. The theoretical perspective of Sociology of Education and Critical Educational Studies in the understanding of the school institution, the conceptions of periphery and hyperperiphery (ROSA, 2009, TORRES; et. al., 2003) and territory effect (MAURIN, 2004; BRUNO; MENDES, 2014), and the methodology of critical ethnography were central to the research and this paper. This article uses these concepts by bringing some conclusions of the investigations, and argue that these conceptual tools can be useful for the complexification of the analysis of educational processes. <hr/>RESUMEN El objetivo de este trabajo es examinar los aportes de la incorporación de los conceptos de periferia urbana y efecto del territorio en el análisis de procesos educativos y curriculares en escuelas ubicadas en lugares de extrema pobreza. La especificidad y la complejidad del trabajo escolar en las escuelas de la periferia fueron los principios rectores de dos estudios de doctorado, la base de este documento, que se centraron en las Escuelas Municipales de Porto Alegre. La perspectiva teórica de la Sociología de la Educación y los Estudios Educativos Críticos de la comprensión de la institución escolar, las concepciones de periferia e hiperperiferia (ROSA, 2009, TORRES; et al., 2003) y el efecto del territorio (MAURIN, 2004; BRUNO; MENDES, 2014), y la metodología de la etnografía crítica fueron centrales para la investigación y para este trabajo. Este artículo utiliza estos conceptos y ofrece algunas conclusiones de las investigaciones y argumenta que estas herramientas conceptuales pueden ser útiles para la complejización del análisis de los procesos educativos. <![CDATA[La fundamentación ético-democrática de la proposta curricular del Estado de São Paulo para la enseñanza de ciencias: adaptación o emancipación?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000400005&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: Por acreditar que somente uma educação ética e democraticamente organizada pode tornar os educandos agentes de transformações sociais, o presente trabalho procura compreender que concepção de educação emoldura a proposta curricular do Estado de São Paulo para o Ensino de Ciências e se ela está de acordo com princípios ético-críticos que conferem qualidade política e social à prática educativa. Para isso, foi realizada uma análise documental à luz da ética de Dussel, do diálogo de Freire e da emancipação de Adorno. Concluiu-se que a proposta curricular em questão se distancia de tais princípios por não explicitar o papel social da educação, por não se posicionar ética e politicamente a favor dos grupos sociais mais vulneráveis e por não caracterizar a escola e a comunidade onde está inserida. Devido a seu caráter normativo, a referida proposta e seu material de apoio limitam a autonomia da escola, podendo ser considerados tão somente como documentos antidemocráticos por não levar em conta as demandas de todas as partes interessadas no processo de ensino-aprendizagem. <hr/>ABSTRACT: Because it believes that only a socially committed and democratically organized education can make learners agents of social transformations, the present work seeks to understand which conception of education frames the curricular proposal of the State of São Paulo for Science Teaching and if it is in agreement with Ethical-critical principles that confer political and social quality on educational practice. For this, a documentary analysis was carried out, referenced in the ethics of Dussel, in the dialogue of Freire and in the emancipation of Adorno. It was concluded that the curricular proposal in question distance itself from such principles by not making explicit the social role of education, by not positioning itself ethically-politically in favor of a particular social group and by not characterizing the school and community where it is inserted . Due to its normative character, the aforementioned proposal and its supporting material limit the autonomy of the school presenting itself as anti-democratic documents for not considering the demands of the interested parties in the teaching-learning process. <hr/>RESUMEN: Por creer que sólo una educación ética y democráticamente organizada puede hacer que los educandos agentes de transformaciones sociales, el presente trabajo busca comprender qué concepción de educación enmarca la propuesta curricular del Estado de São Paulo para la Enseñanza de Ciencias y si ella está de acuerdo con principios ético-críticos que confieren calidad política y social a la práctica educativa. Para eso, se realizó un análisis documental a la luz de la ética de Dussel, del diálogo de Freire y de la emancipación de Adorno. Se concluyó que la propuesta curricular en cuestión se aleja de tales principios por no explicitar el papel social de la educación, por no posicionarse ética y políticamente a favor de los grupos sociales más vulnerables y por no caracterizar la escuela y la comunidad donde está inserta. Debido a su carácter normativo, la referida propuesta y su material de apoyo, limitan la autonomía de la escuela, pudiendo ser considerada tan sólo como documentos antidemocráticos por no tener en cuenta las demandas de todas las partes interesadas en el proceso de enseñanza-aprendizaje. <![CDATA[Internacionalización de los currículos en la educación básica: concepciones y contextos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000400006&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este trabalho resulta de pesquisa em desenvolvimento, que tem por objetivo analisar implicações dos movimentos de internacionalização curricular no/do Ensino Superior sobre as atuais políticas e reconfigurações curriculares na Educação Básica, particularmente, nos cenários de Brasil e Portugal. No texto, como recorte, apresento e exploro, com base em pesquisas já realizadas, um conjunto de aspectos conceituais e outros elementos de contextualização do movimento de internacionalização da educação, com o propósito de destacar a presença da Educação Básica no debate dessa problemática, que, como se sabe, tem a Educação Superior como lócus principal. Opero com procedimentos metodológicos comumente utilizados em investigações do tipo descritivo-exploratórias, com base em textos de periódicos indexados, teses e dissertações, além de trabalhos apresentados em anais de eventos científicos. No artigo, identifico, inicialmente, alguns sentidos conceituais atribuídos por pesquisadores para internacionalização da educação e do currículo e sobre esta base formulo provisoriamente um conceito para internacionalização do currículo na Educação Básica. Numa segunda seção, situo contextos nos quais se insere a problemática da internacionalização do currículo e pontuo aspectos da participação ou do envolvimento desse nível da Educação no movimento. <hr/>ABSTRACT This study is the result of ongoing research that is analyzing the implications of movements for curriculum internationalization in higher education on current policies and curriculum reconfigurations in basic education, particularly in Brazil and Portugal. Based on already conducted studies, the text presents and explores a group of conceptual aspects and other elements of contextualization of the movement for the internationalization of education to highlight the presence of basic education in the debate of this problematic, for which higher education is the principal locus. I operate with methodological procedures commonly used in descriptive-exploratory studies, based on texts from indexed periodicals, theses and dissertations, as well as works presented in annals of academic events. In the article I first analyze some conceptual meanings attributed by researchers to internationalization of education and curriculum and on this basis I provisorily formulate a concept for internationalization of curriculum in basic education. In a second section, I situate contexts in which the problematic of internationalization of the curriculum is inserted and identify aspects of participation or involvement of this phase of education in the movement. <hr/>RESUMEN El trabajo resulta de investigación en desarrollo, que tiene por objetivo analizar implicaciones de los movimientos de internacionalización curricular en el/de la Enseñanza Superior sobre las actuales políticas y reconfiguraciones curriculares en la Educación Básica, particularmente, en los escenarios de Brasil y Portugal. En el texto, como recorte, presento y exploto, sobre la base de investigaciones ya realizadas, un conjunto de aspectos conceptuales y otros elementos de contextualización del movimiento de internacionalización de la educación, con el propósito de destacar la presencia de la Educación Básica en el debate de esta problemática, que como se sabe, tiene la Educación Superior como locus principal. Opero con procedimientos metodológicos comúnmente utilizados en investigaciones del tipo descriptivo-exploratorias, con base en textos de periódicos indexados, tesis y disertaciones, además de trabajos presentados en anales de eventos científicos. En el artículo, identifico, inicialmente, algunos sentidos conceptuales atribuidos por investigadores para internacionalización de la educación y del currículo y sobre esta base formulo provisionalmente un concepto para internacionalización del currículo en la Educación Básica. En una segunda sección, sitúo contextos en los que se inserta la problemática de la internacionalización del currículo y puntos de la participación de esta etapa de la Educación en el movimiento. <![CDATA[Enseñar en beneficio de la democracia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000400008&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: Salas de aula democráticas valorizam coisas como a voz do aluno, um currículo integrador, disciplinas centradas na resolução de problemas, atividades colaborativas, recursos multiculturais e avaliações reflexivas. Nem sempre é fácil começar e a autonomia do professor é frequentemente limitada, mas existem muitas maneiras de dar vida à democracia na sala de aula, desde que estejamos determinados a fazer isto. Este artigo explora algumas dessas possibilidades. <hr/>RESUMEN: Clases democráticas valoran cosas como la voz del alumno, un currículo integrador, disciplinas centradas en la resolución de problemas, actividades colaborativas, recursos multiculturales y evaluación reflexiva. No siempre es fácil comenzar y la autonomía del profesor es frecuentemente condicionada, pero hay muchas maneras de dar vida a la democracia en el aula, desde que estemos determinados a hacer esto. Este artículo investiga algunas de esas posibilidades. <hr/>ABSTRACT: Democratic classrooms place a premium on such things as student voice, integrative curriculum, problem-centered units, collaborative activities, multicultural resources, and reflective assessment. Getting started is not always easy and teacher autonomy is often limited but there are many ways to bring democracy to life in the classroom once we are determined to do so. This paper explores some of those possibilities. <![CDATA[Enseñar en beneficio de la democracia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000400008&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: Salas de aula democráticas valorizam coisas como a voz do aluno, um currículo integrador, disciplinas centradas na resolução de problemas, atividades colaborativas, recursos multiculturais e avaliações reflexivas. Nem sempre é fácil começar e a autonomia do professor é frequentemente limitada, mas existem muitas maneiras de dar vida à democracia na sala de aula, desde que estejamos determinados a fazer isto. Este artigo explora algumas dessas possibilidades. <hr/>RESUMEN: Clases democráticas valoran cosas como la voz del alumno, un currículo integrador, disciplinas centradas en la resolución de problemas, actividades colaborativas, recursos multiculturales y evaluación reflexiva. No siempre es fácil comenzar y la autonomía del profesor es frecuentemente condicionada, pero hay muchas maneras de dar vida a la democracia en el aula, desde que estemos determinados a hacer esto. Este artículo investiga algunas de esas posibilidades. <hr/>ABSTRACT: Democratic classrooms place a premium on such things as student voice, integrative curriculum, problem-centered units, collaborative activities, multicultural resources, and reflective assessment. Getting started is not always easy and teacher autonomy is often limited but there are many ways to bring democracy to life in the classroom once we are determined to do so. This paper explores some of those possibilities. <![CDATA[Educación del campo, organización escolar y currículo: una mirada sobre la singularidad del campo brasileño]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000400011&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: Este artigo tem como objetivo apresentar, de maneira introdutória, discussões sobre a organização escolar e as concepções de currículo engendradas na escola do campo, além discutir a necessidade histórica de construir um currículo que atenda aos interesses da escola do campo. Parte-se da compreensão de que a educação do campo atua no plano da particularidade, mediando a relação entre os indivíduos singulares do campo e a universalidade dos conhecimentos produzidos pela humanidade. Têm-se como fundamentos teóricos autores que auxiliam na discussão do papel da escola na sociabilidade atual e do papel da escola do campo, como Roseli Caldart e Miguel Arroyo. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, recorrendo à pesquisa documental, principalmente à legislação específica da educação do campo. Nesse sentido, estudou-se a organização escolar da educação do campo, as funções do projeto político pedagógico e do currículo na construção de uma educação que atenda aos interesses da comunidade escolar, já que deve ser erigida nos princípios da gestão democrática, garantidos pela Constituição de 1998, e da coletividade. Este estudo tornou possível aferir que há a necessidade histórica da construção de um currículo que atenda as reivindicações dos movimentos sociais do campo por uma escola do campo, vinculada à realidade em que está inserida. Partindo da compreensão de que cada escola é uma singularidade, há que se construir coletivamente currículos que expressem o movimento da realidade de cada escola do campo, levando em consideração aspectos como os tempos de plantar e colher, o modo de vida e as relações de trabalho presentes. <hr/>ABSTRACT: This article aimed to present, in an introductory way, discussions about the school organization and the curriculum conceptions engendered in the field school, besides discussing the historical necessity of constructing a curriculum that serves the interests of the field school. It starts from the understanding that the field education acts on the level of particularity, mediating the relation between the singular individuals of the field and the universality of the knowledge produced by humanity. Theoretical foundations are authors who help in the discussion of the role of the school in the current sociability and the role of the field school, such as Roseli Caldart and Miguel Arroyo. Bibliographical research was used as methodology, resorting to documentary research, mainly to the specific legislation of the field education. In this sense, it was studied the school organization of field education, the functions of the political pedagogical project and the curriculum in the construction of an education that serves the interests of the school community, since it must be erected in the principles of democratic management, guaranteed by the Constitution of 1998, and the collectivity. This study made it possible to verify that there is a historical need for the construction of a curriculum that meets the demands of the field social movements for a field school, linked to the reality in which it is inserted. Starting from the understanding that each school is a singularity, it is necessary to collectively construct curricula that express the movement of the reality of each school in the field, taking into consideration aspects such as times of planting and harvesting, way of life and present working relationships. <hr/>RESUMEN: Este artículo tuvo como objetivo presentar, de manera introductoria, discusiones sobre la organización escolar y las concepciones de currículo engendradas en la escuela del campo, además de discutir la necesidad histórica de construir un currículo que atienda a los intereses de la escuela del campo. Se parte de la comprensión de que la educación del campo actúa en el plano de la particularidad, midiendo la relación entre los individuos singulares del campo y la universalidad de los conocimientos producidos por la humanidad. Se toman como fundamentos teóricos autores que auxilian en la discusión del papel de la escuela en la sociabilidad actual y el papel de la escuela del campo, como Roseli Caldart y Miguel Arroyo. Se utilizó como metodología la investigación bibliográfica, recurriendo a la investigación documental, principalmente a la legislación específica de la educación del campo. En ese sentido, se estudió la organización escolar de la educación del campo, las funciones del proyecto político pedagógico y del currículo en la construcción de una educación que atienda a los intereses de la comunidad escolar, ya que debe ser erigida en los principios de la gestión democrática, garantizado por la Constitución de 1998, y de la colectividad. Este estudio hizo posible comprobar que hay la necesidad histórica de la construcción de un currículo que atienda las reivindicaciones de los movimientos sociales del campo por una escuela del campo, vinculada a la realidad en que está inserta. A partir de la comprensión de que cada escuela es una singularidad, hay que construir colectivamente currículos que expresen el movimiento de la realidad de cada escuela del campo, teniendo en cuenta aspectos como tiempos de plantar y cosechar, modo de vida y las relaciones de trabajo presentes. <![CDATA[Educación del campo, organización escolar y currículo: una mirada sobre la singularidad del campo brasileño]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000400011&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: Este artigo tem como objetivo apresentar, de maneira introdutória, discussões sobre a organização escolar e as concepções de currículo engendradas na escola do campo, além discutir a necessidade histórica de construir um currículo que atenda aos interesses da escola do campo. Parte-se da compreensão de que a educação do campo atua no plano da particularidade, mediando a relação entre os indivíduos singulares do campo e a universalidade dos conhecimentos produzidos pela humanidade. Têm-se como fundamentos teóricos autores que auxiliam na discussão do papel da escola na sociabilidade atual e do papel da escola do campo, como Roseli Caldart e Miguel Arroyo. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, recorrendo à pesquisa documental, principalmente à legislação específica da educação do campo. Nesse sentido, estudou-se a organização escolar da educação do campo, as funções do projeto político pedagógico e do currículo na construção de uma educação que atenda aos interesses da comunidade escolar, já que deve ser erigida nos princípios da gestão democrática, garantidos pela Constituição de 1998, e da coletividade. Este estudo tornou possível aferir que há a necessidade histórica da construção de um currículo que atenda as reivindicações dos movimentos sociais do campo por uma escola do campo, vinculada à realidade em que está inserida. Partindo da compreensão de que cada escola é uma singularidade, há que se construir coletivamente currículos que expressem o movimento da realidade de cada escola do campo, levando em consideração aspectos como os tempos de plantar e colher, o modo de vida e as relações de trabalho presentes. <hr/>ABSTRACT: This article aimed to present, in an introductory way, discussions about the school organization and the curriculum conceptions engendered in the field school, besides discussing the historical necessity of constructing a curriculum that serves the interests of the field school. It starts from the understanding that the field education acts on the level of particularity, mediating the relation between the singular individuals of the field and the universality of the knowledge produced by humanity. Theoretical foundations are authors who help in the discussion of the role of the school in the current sociability and the role of the field school, such as Roseli Caldart and Miguel Arroyo. Bibliographical research was used as methodology, resorting to documentary research, mainly to the specific legislation of the field education. In this sense, it was studied the school organization of field education, the functions of the political pedagogical project and the curriculum in the construction of an education that serves the interests of the school community, since it must be erected in the principles of democratic management, guaranteed by the Constitution of 1998, and the collectivity. This study made it possible to verify that there is a historical need for the construction of a curriculum that meets the demands of the field social movements for a field school, linked to the reality in which it is inserted. Starting from the understanding that each school is a singularity, it is necessary to collectively construct curricula that express the movement of the reality of each school in the field, taking into consideration aspects such as times of planting and harvesting, way of life and present working relationships. <hr/>RESUMEN: Este artículo tuvo como objetivo presentar, de manera introductoria, discusiones sobre la organización escolar y las concepciones de currículo engendradas en la escuela del campo, además de discutir la necesidad histórica de construir un currículo que atienda a los intereses de la escuela del campo. Se parte de la comprensión de que la educación del campo actúa en el plano de la particularidad, midiendo la relación entre los individuos singulares del campo y la universalidad de los conocimientos producidos por la humanidad. Se toman como fundamentos teóricos autores que auxilian en la discusión del papel de la escuela en la sociabilidad actual y el papel de la escuela del campo, como Roseli Caldart y Miguel Arroyo. Se utilizó como metodología la investigación bibliográfica, recurriendo a la investigación documental, principalmente a la legislación específica de la educación del campo. En ese sentido, se estudió la organización escolar de la educación del campo, las funciones del proyecto político pedagógico y del currículo en la construcción de una educación que atienda a los intereses de la comunidad escolar, ya que debe ser erigida en los principios de la gestión democrática, garantizado por la Constitución de 1998, y de la colectividad. Este estudio hizo posible comprobar que hay la necesidad histórica de la construcción de un currículo que atienda las reivindicaciones de los movimientos sociales del campo por una escuela del campo, vinculada a la realidad en que está inserta. A partir de la comprensión de que cada escuela es una singularidad, hay que construir colectivamente currículos que expresen el movimiento de la realidad de cada escuela del campo, teniendo en cuenta aspectos como tiempos de plantar y cosechar, modo de vida y las relaciones de trabajo presentes. <![CDATA[La justicia curricular, la Violencia Sexual en el Interior de la Familia y el derecho al aprendizaje]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000400014&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo é resultado de uma pesquisa-ação crítico-colaborativa. Envolveu educadores da educação infantil e do ensino fundamental, que participaram espontaneamente do processo. Ocorreu em parceria com a Rede Municipal de São Paulo entre 2016-2017. Afirma a necessária descolonização cotidiana do currículo e a presença, neste, de discussões relacionadas à gênero e sexualidade. A legislação voltada para a garantia do direito à aprendizagem pressupõe colocar a criança no centro do processo educativo. Todos os tipos de violência doméstica contra a criança e o adolescente (VDCA) e em especial a violência sexual intrafamiliar (VSI) têm impactado profundamente a qualidade de vida da criança e do adolescente, o seu direito ao conhecimento e emergem cotidianamente na escola. Defende-se, neste artigo, que essas violências não são questões passíveis de serem consideradas como de âmbito privado porque ferem direitos humanos e educacionais e comprometem a construção da existência. Tratar dessas violências na escola é urgente para a formação integral do educando e para respeitar o que está assegurado na Constituição Federal de 1988 (artigo 205), no Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990 (artigo 53) e na LDB de 1996 (artigo 2o). Conclui-se o texto destacando a justiça curricular como uma prática de currículo que respeite as necessidades dos educandos, suas diferentes formas de aprender, seu direito a conhecimentos vivos que afirmem os seus contextos de vida e lhes garanta uma visão crítica do mundo, e que finalmente lhes dê garantia de acesso aos bens culturais como parte do seu pleno desenvolvimento. <hr/>ABSTRACT This article is the result of a critical-collaborative research-action. It involved early childhood educators and elementary school educators who spontaneously participated in the process. It took place in partnership with the Municipal Network of São Paulo between 2016-2017. It affirms the necessary daily decolonization of the curriculum and the presence in it of discussions related to gender and sexuality. Legislation aimed at guaranteeing the right to learn presupposes placing the child at the center of the educational process. All types of domestic violence against children and adolescents (VDCAs) and especially intra-family sexual violence (VSI) have profoundly impacted the quality of life of children and adolescents, their right to know and emerge daily in school. It is argued in this article that these violence are not issues that can be considered as private because they violate human and educational rights and compromise the construction of existence. Addressing such violence at school is urgent for the integral formation of the pupil and for respecting what is guaranteed in the Federal Constitution of 1988 (article 205), the Child and Adolescent Statute of 1990 (article 53) and the LDB of 1996 (article 2o). The text concludes by highlighting curricular justice as a curriculum practice that respects the needs of learners, their different ways of learning, their right to live knowledge that affirms their contexts of life and guarantees them a critical view of the world, and that grant them access to cultural goods as part of their full development. <hr/>RESUMEN Este artículo es el resultado de una investigación-acción crítico-colaborativa. Envolvió educadores de la educación preescolar y de la enseñanza fundamental, los cuales participaron espontáneamente del proceso. Se realizó en asociación con la Red del municipio de São Paulo entre los años 2016-2017. Afirma la necesaria descolonización cotidiana del currículo y la presencia, en este, de discusiones relacionadas al gênero y a la sexualidad. La legislación dirigida a la garantía del derecho al aprendizaje presupone colocar la crianza en el centro del proceso educativo. Todos los tipos de violencia doméstica contra la crianza y el adolescente, en especial la violencia sexual en el interior de la familia, han impactado profundamente la calidad de vida de ellos, su derecho al conocimiento y emergen cotidianamente en la escuela. Se defiende, en este artículo, que tales violencias no son cuestiones pasibles de consideraciones en el âmbito privado porque fieren los derechos humanos y educacionales y, compromenten la construcción de la existencia. Discurrir acerca de esas violencias en la escuela es urgente para la formación integral del educando y para respetar lo que está asegurado en la Constituición Federal de 1988 (artículo 205), en el Estatuto de la Crianza y del Adolescente de 1990 (artículo 53) y en LDB de 1996 (artículo 2º). Se concluye el texto detacando la justicia curricular como una práctica de currículo que respete las necesidades de los educandos, sus diferentes formas de aprender, su derecho a los conocimientos vivos que afirmen sus contextos de vida y les garantice una visión crítica del mundo y, que finalmente les dé garantía de acceso a los bienes culturales como parte de su pleno desarrollo. <![CDATA[La justicia curricular, la Violencia Sexual en el Interior de la Familia y el derecho al aprendizaje]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000400014&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo é resultado de uma pesquisa-ação crítico-colaborativa. Envolveu educadores da educação infantil e do ensino fundamental, que participaram espontaneamente do processo. Ocorreu em parceria com a Rede Municipal de São Paulo entre 2016-2017. Afirma a necessária descolonização cotidiana do currículo e a presença, neste, de discussões relacionadas à gênero e sexualidade. A legislação voltada para a garantia do direito à aprendizagem pressupõe colocar a criança no centro do processo educativo. Todos os tipos de violência doméstica contra a criança e o adolescente (VDCA) e em especial a violência sexual intrafamiliar (VSI) têm impactado profundamente a qualidade de vida da criança e do adolescente, o seu direito ao conhecimento e emergem cotidianamente na escola. Defende-se, neste artigo, que essas violências não são questões passíveis de serem consideradas como de âmbito privado porque ferem direitos humanos e educacionais e comprometem a construção da existência. Tratar dessas violências na escola é urgente para a formação integral do educando e para respeitar o que está assegurado na Constituição Federal de 1988 (artigo 205), no Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990 (artigo 53) e na LDB de 1996 (artigo 2o). Conclui-se o texto destacando a justiça curricular como uma prática de currículo que respeite as necessidades dos educandos, suas diferentes formas de aprender, seu direito a conhecimentos vivos que afirmem os seus contextos de vida e lhes garanta uma visão crítica do mundo, e que finalmente lhes dê garantia de acesso aos bens culturais como parte do seu pleno desenvolvimento. <hr/>ABSTRACT This article is the result of a critical-collaborative research-action. It involved early childhood educators and elementary school educators who spontaneously participated in the process. It took place in partnership with the Municipal Network of São Paulo between 2016-2017. It affirms the necessary daily decolonization of the curriculum and the presence in it of discussions related to gender and sexuality. Legislation aimed at guaranteeing the right to learn presupposes placing the child at the center of the educational process. All types of domestic violence against children and adolescents (VDCAs) and especially intra-family sexual violence (VSI) have profoundly impacted the quality of life of children and adolescents, their right to know and emerge daily in school. It is argued in this article that these violence are not issues that can be considered as private because they violate human and educational rights and compromise the construction of existence. Addressing such violence at school is urgent for the integral formation of the pupil and for respecting what is guaranteed in the Federal Constitution of 1988 (article 205), the Child and Adolescent Statute of 1990 (article 53) and the LDB of 1996 (article 2o). The text concludes by highlighting curricular justice as a curriculum practice that respects the needs of learners, their different ways of learning, their right to live knowledge that affirms their contexts of life and guarantees them a critical view of the world, and that grant them access to cultural goods as part of their full development. <hr/>RESUMEN Este artículo es el resultado de una investigación-acción crítico-colaborativa. Envolvió educadores de la educación preescolar y de la enseñanza fundamental, los cuales participaron espontáneamente del proceso. Se realizó en asociación con la Red del municipio de São Paulo entre los años 2016-2017. Afirma la necesaria descolonización cotidiana del currículo y la presencia, en este, de discusiones relacionadas al gênero y a la sexualidad. La legislación dirigida a la garantía del derecho al aprendizaje presupone colocar la crianza en el centro del proceso educativo. Todos los tipos de violencia doméstica contra la crianza y el adolescente, en especial la violencia sexual en el interior de la familia, han impactado profundamente la calidad de vida de ellos, su derecho al conocimiento y emergen cotidianamente en la escuela. Se defiende, en este artículo, que tales violencias no son cuestiones pasibles de consideraciones en el âmbito privado porque fieren los derechos humanos y educacionales y, compromenten la construcción de la existencia. Discurrir acerca de esas violencias en la escuela es urgente para la formación integral del educando y para respetar lo que está asegurado en la Constituición Federal de 1988 (artículo 205), en el Estatuto de la Crianza y del Adolescente de 1990 (artículo 53) y en LDB de 1996 (artículo 2º). Se concluye el texto detacando la justicia curricular como una práctica de currículo que respete las necesidades de los educandos, sus diferentes formas de aprender, su derecho a los conocimientos vivos que afirmen sus contextos de vida y les garantice una visión crítica del mundo y, que finalmente les dé garantía de acceso a los bienes culturales como parte de su pleno desarrollo. <![CDATA[Educación humanizadora: escuela en la visión cristiana católica y la concepción de las teorías curriculares críticas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000400015&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo, resultado de uma investigação de caráter qualitativo e exploratório, inscreve-se no contexto das reflexões pedagógicas que problematizam o significado atribuído à educação escolar na contemporaneidade, tendo em vista a crise de sentido da escola. Distinguindo-se do entendimento que limita a educação escolar a considerações de natureza estritamente tecnicista e pragmática, documentos eclesiais que tratam da visão cristã católica de educação postulam que a escola deve promover a dimensão transcendental e a alteridade de seus alunos, na sua integralidade e multiculturalidade, como forma de consolidar o sentido humanizador da educação, possibilitando o desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social dos educandos, respaldada em princípios éticos. Esses documentos, produzidos pela Igreja Católica em diferentes momentos históricos, integraram os debates em torno da realidade educacional. Este estudo tem por objetivo analisar as concepções sobre o papel da escola, reunidas em documentos elaborados pelo órgão eclesial responsável pela educação católica após a celebração do Concílio Ecumênico Vaticano II e suas relações com teorias críticas de currículo, por meio de pesquisa bibliográfica e análise documental de textos que abordam a temática indicada e que permitem o estudo comparativo proposto. <hr/>ABSTRACT This article, result of an investigation of qualitative and exploratory feature, is included in the context of the pedagogics reflections that problematizes the mean attributed to school education in contemporaneity, in view of the crisis of school sense. It distinguishing to the understanding that limits the school education to considerations of a strictly technical and pragmatic nature, ecclesial documents that treat about Christian Catholic education vision postulate that the school must promote the transcendental dimension and the otherness of your students, in your integrality e multiculturalism, as a way of consolidating the humanizing education sense, enabling the development of personal and social responsibility of students, supported in ethic principles. These documents make for Catholic Church in different historical moments integrate the debates about the educational reality. This study aims to analyze conceptions about school function, reunited in documents elaborated by ecclesial agency responsible for Catholic Education after the celebration of the Second Vatican Council and their relationships with the critic curriculum theories, by means of the bibliographic research and texts documentary analysis that address the indicated subject and that allow the proposed comparative study. <hr/>RESUMEN Este artículo, resultado de una investigación de carácter cualitativo y exploratorio, se inscribe en el contexto de las reflexiones pedagógicas que problematizan el significado atribuido a la educación escolar en la contemporaneidad, teniendo en vista la crisis de sentido de la escuela. Distinguiendo del entendimiento que limita la educación escolar a consideraciones de naturaleza estrictamente tecnicista y pragmática, documentos eclesiales que tratan de la visión cristiana católica de educación postulan que la escuela debe promover la dimensión trascendental y la alteridad de sus alumnos, en su integralidad y multiculturalidad , como forma de consolidar el sentido humanizador de la educación, posibilitando el desarrollo de la responsabilidad personal y social de los educandos, respaldada en principios éticos. Estos documentos, producidos por la Iglesia Católica en diferentes momentos históricos, integraron los debates en torno a la realidad educativa. Este estudio tiene por objetivo analizar las concepciones sobre el papel de la escuela, reunidas en documentos elaborados por el órgano eclesial responsable de la educación católica tras la celebración del Concilio Ecuménico Vaticano II y sus relaciones con teorías críticas de currículo, por medio de investigación bibliográfica y análisis documental de textos que abordan la temática indicada y que permiten el estudio comparativo propuesto. <![CDATA[Educación humanizadora: escuela en la visión cristiana católica y la concepción de las teorías curriculares críticas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000400015&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo, resultado de uma investigação de caráter qualitativo e exploratório, inscreve-se no contexto das reflexões pedagógicas que problematizam o significado atribuído à educação escolar na contemporaneidade, tendo em vista a crise de sentido da escola. Distinguindo-se do entendimento que limita a educação escolar a considerações de natureza estritamente tecnicista e pragmática, documentos eclesiais que tratam da visão cristã católica de educação postulam que a escola deve promover a dimensão transcendental e a alteridade de seus alunos, na sua integralidade e multiculturalidade, como forma de consolidar o sentido humanizador da educação, possibilitando o desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social dos educandos, respaldada em princípios éticos. Esses documentos, produzidos pela Igreja Católica em diferentes momentos históricos, integraram os debates em torno da realidade educacional. Este estudo tem por objetivo analisar as concepções sobre o papel da escola, reunidas em documentos elaborados pelo órgão eclesial responsável pela educação católica após a celebração do Concílio Ecumênico Vaticano II e suas relações com teorias críticas de currículo, por meio de pesquisa bibliográfica e análise documental de textos que abordam a temática indicada e que permitem o estudo comparativo proposto. <hr/>ABSTRACT This article, result of an investigation of qualitative and exploratory feature, is included in the context of the pedagogics reflections that problematizes the mean attributed to school education in contemporaneity, in view of the crisis of school sense. It distinguishing to the understanding that limits the school education to considerations of a strictly technical and pragmatic nature, ecclesial documents that treat about Christian Catholic education vision postulate that the school must promote the transcendental dimension and the otherness of your students, in your integrality e multiculturalism, as a way of consolidating the humanizing education sense, enabling the development of personal and social responsibility of students, supported in ethic principles. These documents make for Catholic Church in different historical moments integrate the debates about the educational reality. This study aims to analyze conceptions about school function, reunited in documents elaborated by ecclesial agency responsible for Catholic Education after the celebration of the Second Vatican Council and their relationships with the critic curriculum theories, by means of the bibliographic research and texts documentary analysis that address the indicated subject and that allow the proposed comparative study. <hr/>RESUMEN Este artículo, resultado de una investigación de carácter cualitativo y exploratorio, se inscribe en el contexto de las reflexiones pedagógicas que problematizan el significado atribuido a la educación escolar en la contemporaneidad, teniendo en vista la crisis de sentido de la escuela. Distinguiendo del entendimiento que limita la educación escolar a consideraciones de naturaleza estrictamente tecnicista y pragmática, documentos eclesiales que tratan de la visión cristiana católica de educación postulan que la escuela debe promover la dimensión trascendental y la alteridad de sus alumnos, en su integralidad y multiculturalidad , como forma de consolidar el sentido humanizador de la educación, posibilitando el desarrollo de la responsabilidad personal y social de los educandos, respaldada en principios éticos. Estos documentos, producidos por la Iglesia Católica en diferentes momentos históricos, integraron los debates en torno a la realidad educativa. Este estudio tiene por objetivo analizar las concepciones sobre el papel de la escuela, reunidas en documentos elaborados por el órgano eclesial responsable de la educación católica tras la celebración del Concilio Ecuménico Vaticano II y sus relaciones con teorías críticas de currículo, por medio de investigación bibliográfica y análisis documental de textos que abordan la temática indicada y que permiten el estudio comparativo propuesto. <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000400885&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo, resultado de uma investigação de caráter qualitativo e exploratório, inscreve-se no contexto das reflexões pedagógicas que problematizam o significado atribuído à educação escolar na contemporaneidade, tendo em vista a crise de sentido da escola. Distinguindo-se do entendimento que limita a educação escolar a considerações de natureza estritamente tecnicista e pragmática, documentos eclesiais que tratam da visão cristã católica de educação postulam que a escola deve promover a dimensão transcendental e a alteridade de seus alunos, na sua integralidade e multiculturalidade, como forma de consolidar o sentido humanizador da educação, possibilitando o desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social dos educandos, respaldada em princípios éticos. Esses documentos, produzidos pela Igreja Católica em diferentes momentos históricos, integraram os debates em torno da realidade educacional. Este estudo tem por objetivo analisar as concepções sobre o papel da escola, reunidas em documentos elaborados pelo órgão eclesial responsável pela educação católica após a celebração do Concílio Ecumênico Vaticano II e suas relações com teorias críticas de currículo, por meio de pesquisa bibliográfica e análise documental de textos que abordam a temática indicada e que permitem o estudo comparativo proposto. <hr/>ABSTRACT This article, result of an investigation of qualitative and exploratory feature, is included in the context of the pedagogics reflections that problematizes the mean attributed to school education in contemporaneity, in view of the crisis of school sense. It distinguishing to the understanding that limits the school education to considerations of a strictly technical and pragmatic nature, ecclesial documents that treat about Christian Catholic education vision postulate that the school must promote the transcendental dimension and the otherness of your students, in your integrality e multiculturalism, as a way of consolidating the humanizing education sense, enabling the development of personal and social responsibility of students, supported in ethic principles. These documents make for Catholic Church in different historical moments integrate the debates about the educational reality. This study aims to analyze conceptions about school function, reunited in documents elaborated by ecclesial agency responsible for Catholic Education after the celebration of the Second Vatican Council and their relationships with the critic curriculum theories, by means of the bibliographic research and texts documentary analysis that address the indicated subject and that allow the proposed comparative study. <hr/>RESUMEN Este artículo, resultado de una investigación de carácter cualitativo y exploratorio, se inscribe en el contexto de las reflexiones pedagógicas que problematizan el significado atribuido a la educación escolar en la contemporaneidad, teniendo en vista la crisis de sentido de la escuela. Distinguiendo del entendimiento que limita la educación escolar a consideraciones de naturaleza estrictamente tecnicista y pragmática, documentos eclesiales que tratan de la visión cristiana católica de educación postulan que la escuela debe promover la dimensión trascendental y la alteridad de sus alumnos, en su integralidad y multiculturalidad , como forma de consolidar el sentido humanizador de la educación, posibilitando el desarrollo de la responsabilidad personal y social de los educandos, respaldada en principios éticos. Estos documentos, producidos por la Iglesia Católica en diferentes momentos históricos, integraron los debates en torno a la realidad educativa. Este estudio tiene por objetivo analizar las concepciones sobre el papel de la escuela, reunidas en documentos elaborados por el órgano eclesial responsable de la educación católica tras la celebración del Concilio Ecuménico Vaticano II y sus relaciones con teorías críticas de currículo, por medio de investigación bibliográfica y análisis documental de textos que abordan la temática indicada y que permiten el estudio comparativo propuesto. <![CDATA[Apresentação do dossiê temático]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000400887&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo, resultado de uma investigação de caráter qualitativo e exploratório, inscreve-se no contexto das reflexões pedagógicas que problematizam o significado atribuído à educação escolar na contemporaneidade, tendo em vista a crise de sentido da escola. Distinguindo-se do entendimento que limita a educação escolar a considerações de natureza estritamente tecnicista e pragmática, documentos eclesiais que tratam da visão cristã católica de educação postulam que a escola deve promover a dimensão transcendental e a alteridade de seus alunos, na sua integralidade e multiculturalidade, como forma de consolidar o sentido humanizador da educação, possibilitando o desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social dos educandos, respaldada em princípios éticos. Esses documentos, produzidos pela Igreja Católica em diferentes momentos históricos, integraram os debates em torno da realidade educacional. Este estudo tem por objetivo analisar as concepções sobre o papel da escola, reunidas em documentos elaborados pelo órgão eclesial responsável pela educação católica após a celebração do Concílio Ecumênico Vaticano II e suas relações com teorias críticas de currículo, por meio de pesquisa bibliográfica e análise documental de textos que abordam a temática indicada e que permitem o estudo comparativo proposto. <hr/>ABSTRACT This article, result of an investigation of qualitative and exploratory feature, is included in the context of the pedagogics reflections that problematizes the mean attributed to school education in contemporaneity, in view of the crisis of school sense. It distinguishing to the understanding that limits the school education to considerations of a strictly technical and pragmatic nature, ecclesial documents that treat about Christian Catholic education vision postulate that the school must promote the transcendental dimension and the otherness of your students, in your integrality e multiculturalism, as a way of consolidating the humanizing education sense, enabling the development of personal and social responsibility of students, supported in ethic principles. These documents make for Catholic Church in different historical moments integrate the debates about the educational reality. This study aims to analyze conceptions about school function, reunited in documents elaborated by ecclesial agency responsible for Catholic Education after the celebration of the Second Vatican Council and their relationships with the critic curriculum theories, by means of the bibliographic research and texts documentary analysis that address the indicated subject and that allow the proposed comparative study. <hr/>RESUMEN Este artículo, resultado de una investigación de carácter cualitativo y exploratorio, se inscribe en el contexto de las reflexiones pedagógicas que problematizan el significado atribuido a la educación escolar en la contemporaneidad, teniendo en vista la crisis de sentido de la escuela. Distinguiendo del entendimiento que limita la educación escolar a consideraciones de naturaleza estrictamente tecnicista y pragmática, documentos eclesiales que tratan de la visión cristiana católica de educación postulan que la escuela debe promover la dimensión trascendental y la alteridad de sus alumnos, en su integralidad y multiculturalidad , como forma de consolidar el sentido humanizador de la educación, posibilitando el desarrollo de la responsabilidad personal y social de los educandos, respaldada en principios éticos. Estos documentos, producidos por la Iglesia Católica en diferentes momentos históricos, integraron los debates en torno a la realidad educativa. Este estudio tiene por objetivo analizar las concepciones sobre el papel de la escuela, reunidas en documentos elaborados por el órgano eclesial responsable de la educación católica tras la celebración del Concilio Ecuménico Vaticano II y sus relaciones con teorías críticas de currículo, por medio de investigación bibliográfica y análisis documental de textos que abordan la temática indicada y que permiten el estudio comparativo propuesto. <![CDATA[La lucha por la democracia en la educación crítica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000400894&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: O texto aborda os desafios que atualmente se fazem presentes para a construção da democracia na educação. É apontada a necessidade de que se busque duas disposições para que a democracia possa ser vivida: que haja um reposicionamento, ou seja, que o mundo seja visto sempre pela perspectiva dos despossuídos; e que o mundo seja visto de forma relacional, ou seja, que se busque sempre analisar e entender as relações de poder e as contradições que estruturam as instituições e sociedades. O artigo termina enfatizando que a luta constante pela vivência da democracia na educação é o que mantém os sujeitos vigilantes contra as narrativas que apontam as perspectivas conservadoras como inevitáveis. <hr/>Resumen: El texto aborda los desafíos que actualmente están presentes para la construcción de la democracia en la educación. Es apuntada la necesidad de que se busque dos disposiciones para que la democracia pueda ser vivida: que haya un reposicionamiento, o sea, que el mundo sea visto siempre por la perspectiva de los desposeídos; y que el mundo sea visto de manera relacional, o sea, que se busque siempre analizar y entender las relaciones de poder y las contradicciones que estructuran las instituciones y sociedades. El artículo termina enfatizando que la lucha constante por la vivencia de la democracia em la educación es lo que mantiene los sujetos vigilantes contra las narrativas que apuntan las perspectivas conservadoras como inevitables. <hr/>ABSTRACT: The text addresses the challenges that are currently present for the construction of democracy in education. It is pointed out the need to seek two dispositions so that democracy can be lived: that there is a repositioning, that is, that the world must always be seen from the perspective of the dispossessed; and that the world should be seen in a relational way, that is, to seek to analyze and understand the relations of power and the contradictions that structure institutions and societies. The article ends by emphasizing that the constant struggle for the experience of democracy in education is what keeps subjects vigilant against narratives that point to conservative perspectives as inevitable. <![CDATA[Periferias urbanas y efecto del territorio: contribuciones conceituales para análisis de procesos curriculares y del trabajo escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000400927&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo tem como objetivo examinar as contribuições que a incorporação dos conceitos de periferia urbana e efeito do território têm na análise de processos educacionais e curriculares em escolas localizadas em regiões de extrema pobreza. A especificidade e a complexidade do trabalho escolar em escolas da periferia, bem como as dificuldades verificadas nas práticas curriculares, motivaram a realização de duas pesquisas de doutorado que tiveram como campo empírico a Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre - RS. As concepções de periferia e hiperperiferia (ROSA, 2009, TORRES; et. al., 2003) e efeito do território (MAURIN, 2004; BRUNO; MENDES, 2014) foram centrais para os estudos realizados, desenvolvidos a partir da perspectiva da etnografia crítica e alicerçados nos pressupostos da Sociologia da Educação e dos Estudos Educacionais Críticos na compreensão da instituição escolar. Este artigo aborda, portanto, a utilização desses conceitos trazendo algumas conclusões das investigações realizadas com o objetivo de argumentar que essas ferramentas conceituais podem ser profícuas para a complexificação da análise de processos educacionais. <hr/>ABSTRACT The goal of this paper is to examine the contributions of the incorporation of the concepts of urban periphery and territorial effect in the analysis of educational and curricular processes in schools located in places of extreme poverty. The specificity and the complexity of the school work in the periphery schools were the guiding principles of two doctoral studies - the basis of this paper - that focused on the Municipal Schools of Porto Alegre. The theoretical perspective of Sociology of Education and Critical Educational Studies in the understanding of the school institution, the conceptions of periphery and hyperperiphery (ROSA, 2009, TORRES; et. al., 2003) and territory effect (MAURIN, 2004; BRUNO; MENDES, 2014), and the methodology of critical ethnography were central to the research and this paper. This article uses these concepts by bringing some conclusions of the investigations, and argue that these conceptual tools can be useful for the complexification of the analysis of educational processes. <hr/>RESUMEN El objetivo de este trabajo es examinar los aportes de la incorporación de los conceptos de periferia urbana y efecto del territorio en el análisis de procesos educativos y curriculares en escuelas ubicadas en lugares de extrema pobreza. La especificidad y la complejidad del trabajo escolar en las escuelas de la periferia fueron los principios rectores de dos estudios de doctorado, la base de este documento, que se centraron en las Escuelas Municipales de Porto Alegre. La perspectiva teórica de la Sociología de la Educación y los Estudios Educativos Críticos de la comprensión de la institución escolar, las concepciones de periferia e hiperperiferia (ROSA, 2009, TORRES; et al., 2003) y el efecto del territorio (MAURIN, 2004; BRUNO; MENDES, 2014), y la metodología de la etnografía crítica fueron centrales para la investigación y para este trabajo. Este artículo utiliza estos conceptos y ofrece algunas conclusiones de las investigaciones y argumenta que estas herramientas conceptuales pueden ser útiles para la complejización del análisis de los procesos educativos. <![CDATA[La fundamentación ético-democrática de la proposta curricular del Estado de São Paulo para la enseñanza de ciencias: adaptación o emancipación?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000400958&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: Por acreditar que somente uma educação ética e democraticamente organizada pode tornar os educandos agentes de transformações sociais, o presente trabalho procura compreender que concepção de educação emoldura a proposta curricular do Estado de São Paulo para o Ensino de Ciências e se ela está de acordo com princípios ético-críticos que conferem qualidade política e social à prática educativa. Para isso, foi realizada uma análise documental à luz da ética de Dussel, do diálogo de Freire e da emancipação de Adorno. Concluiu-se que a proposta curricular em questão se distancia de tais princípios por não explicitar o papel social da educação, por não se posicionar ética e politicamente a favor dos grupos sociais mais vulneráveis e por não caracterizar a escola e a comunidade onde está inserida. Devido a seu caráter normativo, a referida proposta e seu material de apoio limitam a autonomia da escola, podendo ser considerados tão somente como documentos antidemocráticos por não levar em conta as demandas de todas as partes interessadas no processo de ensino-aprendizagem. <hr/>ABSTRACT: Because it believes that only a socially committed and democratically organized education can make learners agents of social transformations, the present work seeks to understand which conception of education frames the curricular proposal of the State of São Paulo for Science Teaching and if it is in agreement with Ethical-critical principles that confer political and social quality on educational practice. For this, a documentary analysis was carried out, referenced in the ethics of Dussel, in the dialogue of Freire and in the emancipation of Adorno. It was concluded that the curricular proposal in question distance itself from such principles by not making explicit the social role of education, by not positioning itself ethically-politically in favor of a particular social group and by not characterizing the school and community where it is inserted . Due to its normative character, the aforementioned proposal and its supporting material limit the autonomy of the school presenting itself as anti-democratic documents for not considering the demands of the interested parties in the teaching-learning process. <hr/>RESUMEN: Por creer que sólo una educación ética y democráticamente organizada puede hacer que los educandos agentes de transformaciones sociales, el presente trabajo busca comprender qué concepción de educación enmarca la propuesta curricular del Estado de São Paulo para la Enseñanza de Ciencias y si ella está de acuerdo con principios ético-críticos que confieren calidad política y social a la práctica educativa. Para eso, se realizó un análisis documental a la luz de la ética de Dussel, del diálogo de Freire y de la emancipación de Adorno. Se concluyó que la propuesta curricular en cuestión se aleja de tales principios por no explicitar el papel social de la educación, por no posicionarse ética y políticamente a favor de los grupos sociales más vulnerables y por no caracterizar la escuela y la comunidad donde está inserta. Debido a su carácter normativo, la referida propuesta y su material de apoyo, limitan la autonomía de la escuela, pudiendo ser considerada tan sólo como documentos antidemocráticos por no tener en cuenta las demandas de todas las partes interesadas en el proceso de enseñanza-aprendizaje. <![CDATA[Internacionalización de los currículos en la educación básica: concepciones y contextos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000400991&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este trabalho resulta de pesquisa em desenvolvimento, que tem por objetivo analisar implicações dos movimentos de internacionalização curricular no/do Ensino Superior sobre as atuais políticas e reconfigurações curriculares na Educação Básica, particularmente, nos cenários de Brasil e Portugal. No texto, como recorte, apresento e exploro, com base em pesquisas já realizadas, um conjunto de aspectos conceituais e outros elementos de contextualização do movimento de internacionalização da educação, com o propósito de destacar a presença da Educação Básica no debate dessa problemática, que, como se sabe, tem a Educação Superior como lócus principal. Opero com procedimentos metodológicos comumente utilizados em investigações do tipo descritivo-exploratórias, com base em textos de periódicos indexados, teses e dissertações, além de trabalhos apresentados em anais de eventos científicos. No artigo, identifico, inicialmente, alguns sentidos conceituais atribuídos por pesquisadores para internacionalização da educação e do currículo e sobre esta base formulo provisoriamente um conceito para internacionalização do currículo na Educação Básica. Numa segunda seção, situo contextos nos quais se insere a problemática da internacionalização do currículo e pontuo aspectos da participação ou do envolvimento desse nível da Educação no movimento. <hr/>ABSTRACT This study is the result of ongoing research that is analyzing the implications of movements for curriculum internationalization in higher education on current policies and curriculum reconfigurations in basic education, particularly in Brazil and Portugal. Based on already conducted studies, the text presents and explores a group of conceptual aspects and other elements of contextualization of the movement for the internationalization of education to highlight the presence of basic education in the debate of this problematic, for which higher education is the principal locus. I operate with methodological procedures commonly used in descriptive-exploratory studies, based on texts from indexed periodicals, theses and dissertations, as well as works presented in annals of academic events. In the article I first analyze some conceptual meanings attributed by researchers to internationalization of education and curriculum and on this basis I provisorily formulate a concept for internationalization of curriculum in basic education. In a second section, I situate contexts in which the problematic of internationalization of the curriculum is inserted and identify aspects of participation or involvement of this phase of education in the movement. <hr/>RESUMEN El trabajo resulta de investigación en desarrollo, que tiene por objetivo analizar implicaciones de los movimientos de internacionalización curricular en el/de la Enseñanza Superior sobre las actuales políticas y reconfiguraciones curriculares en la Educación Básica, particularmente, en los escenarios de Brasil y Portugal. En el texto, como recorte, presento y exploto, sobre la base de investigaciones ya realizadas, un conjunto de aspectos conceptuales y otros elementos de contextualización del movimiento de internacionalización de la educación, con el propósito de destacar la presencia de la Educación Básica en el debate de esta problemática, que como se sabe, tiene la Educación Superior como locus principal. Opero con procedimientos metodológicos comúnmente utilizados en investigaciones del tipo descriptivo-exploratorias, con base en textos de periódicos indexados, tesis y disertaciones, además de trabajos presentados en anales de eventos científicos. En el artículo, identifico, inicialmente, algunos sentidos conceptuales atribuidos por investigadores para internacionalización de la educación y del currículo y sobre esta base formulo provisionalmente un concepto para internacionalización del currículo en la Educación Básica. En una segunda sección, sitúo contextos en los que se inserta la problemática de la internacionalización del currículo y puntos de la participación de esta etapa de la Educación en el movimiento. <![CDATA[Coordinación pedagógica: instancia de mediación de las políticas curriculares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000401018&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa mais ampla, desenvolvida no município do Rio de Janeiro, com os coordenadores pedagógicos da rede pública de ensino, durante a gestão do prefeito Eduardo Paes (2009-2016). Teve como principal objetivo identificar o que os coordenadores relatam interferir na autonomia de seu trabalho e dos professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que fez uso de entrevistas semiestruturadas e de pesquisa bibliográfica. Como referencial analítico, foram utilizados autores como Stephen Ball (2010, 2016) e Paulo Freire (1983), que criticam a ideia de “gerencialismo” e currículo prescrito, além de Giroux (1997), no que se refere ao intelectual transformador. A partir dos dados emergidos desta pesquisa, foi utilizada a análise de conteúdo, conforme Minayo (2000). Os dados das entrevistas revelam que coordenadores pedagógicos vivem diversas tensões ao realizar o seu trabalho com autonomia e respeito ao que consideram importante para a coletividade escolar. Suas ações também demonstram alguma resistência, mesmo que parcial, a políticas educacionais prescritivas. <hr/>ABSTRACT: This paper presents part of a wider research, developed in the city of Rio de Janeiro, with the pedagogical coordinators of the county schools, during the time that the Mayor Eduardo Paes governed the city(2009-2016). The main objective is to identify whatinterferes in the autonomy of coordinators and teachers, according to coordinators speech. To analyze data, this qualitative research has used semi-structured interviews and content analysis methodology, as used by Minayo (2000). Stephen Ball (2010, 2016) and Paulo Freire (1983), their ideas on “managerialism” and of a prescribed curriculum, and Giroux´s (1997) concept of teachers as transformative intellectuals were the theoretical references .Data of the interviews reveals that pedagogical coordinators live several tensions when carrying out their work with autonomy and respect to what they consider important for the school collectivity. Their actions also demonstrate some, if only partial, resistance to these policies. <hr/>RESUMEN Este artículo presenta un recorte de una investigación más amplia, desarrollada en el municipio de Rio de Janeiro, con los coordinadores pedagógicos de la red pública de enseñanza, durante la gestión del alcalde Eduardo Paes (2009-2016). El objetivo principal del artículo es identificar, en los relatos de los coordinadores, lo que interfiere en la autonomía de su trabajo y en el de los profesores. Empleamos una metodología cualitativa de análisis de contenido, propuesta por Minayo (2000), en la que usamos entrevistas semi-estructuradas y revisión bibliográfica. Las referencias analíticas fueron principalmente Stephen Ball (2010, 2016) e Paulo Freire (1983), quienes critican la idea de “gerencialismo” y currículo prescrito, y Giroux (1997) en lo concerniente al profesor como intelectual transformador. Los datos de las entrevistas revelan que los coordinadores pedagógicos viven diversas tensiones al realizar su trabajo con autonomía y respeto, a lo que consideran importante para el colectivo escolar. Sus acciones también demuestran resistencia parcial a esas políticas. <![CDATA[Coordinación pedagógica: instancia de mediación de las políticas curriculares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000401018&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa mais ampla, desenvolvida no município do Rio de Janeiro, com os coordenadores pedagógicos da rede pública de ensino, durante a gestão do prefeito Eduardo Paes (2009-2016). Teve como principal objetivo identificar o que os coordenadores relatam interferir na autonomia de seu trabalho e dos professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que fez uso de entrevistas semiestruturadas e de pesquisa bibliográfica. Como referencial analítico, foram utilizados autores como Stephen Ball (2010, 2016) e Paulo Freire (1983), que criticam a ideia de “gerencialismo” e currículo prescrito, além de Giroux (1997), no que se refere ao intelectual transformador. A partir dos dados emergidos desta pesquisa, foi utilizada a análise de conteúdo, conforme Minayo (2000). Os dados das entrevistas revelam que coordenadores pedagógicos vivem diversas tensões ao realizar o seu trabalho com autonomia e respeito ao que consideram importante para a coletividade escolar. Suas ações também demonstram alguma resistência, mesmo que parcial, a políticas educacionais prescritivas. <hr/>ABSTRACT: This paper presents part of a wider research, developed in the city of Rio de Janeiro, with the pedagogical coordinators of the county schools, during the time that the Mayor Eduardo Paes governed the city(2009-2016). The main objective is to identify whatinterferes in the autonomy of coordinators and teachers, according to coordinators speech. To analyze data, this qualitative research has used semi-structured interviews and content analysis methodology, as used by Minayo (2000). Stephen Ball (2010, 2016) and Paulo Freire (1983), their ideas on “managerialism” and of a prescribed curriculum, and Giroux´s (1997) concept of teachers as transformative intellectuals were the theoretical references .Data of the interviews reveals that pedagogical coordinators live several tensions when carrying out their work with autonomy and respect to what they consider important for the school collectivity. Their actions also demonstrate some, if only partial, resistance to these policies. <hr/>RESUMEN Este artículo presenta un recorte de una investigación más amplia, desarrollada en el municipio de Rio de Janeiro, con los coordinadores pedagógicos de la red pública de enseñanza, durante la gestión del alcalde Eduardo Paes (2009-2016). El objetivo principal del artículo es identificar, en los relatos de los coordinadores, lo que interfiere en la autonomía de su trabajo y en el de los profesores. Empleamos una metodología cualitativa de análisis de contenido, propuesta por Minayo (2000), en la que usamos entrevistas semi-estructuradas y revisión bibliográfica. Las referencias analíticas fueron principalmente Stephen Ball (2010, 2016) e Paulo Freire (1983), quienes critican la idea de “gerencialismo” y currículo prescrito, y Giroux (1997) en lo concerniente al profesor como intelectual transformador. Los datos de las entrevistas revelan que los coordinadores pedagógicos viven diversas tensiones al realizar su trabajo con autonomía y respeto, a lo que consideran importante para el colectivo escolar. Sus acciones también demuestran resistencia parcial a esas políticas. <![CDATA[El derecho de aprender en el cotidiano de la escuela pública]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000401081&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: A pesquisa objetivou investigar os pressupostos que presidem a estrutura curricular numa concepção crítico-emancipatória e analisar uma proposta político-pedagógica para o ensino fundamental que considera a diversidade cultural, a desigualdade social existente e o direito de todas as crianças à aprendizagem na escola pública. Trata-se de uma mudança na lógica da escola, um processo sócio-histórico-cultural vislumbrando a construção de uma escola pública, popular, democrática, com qualidade social. A função social da escola objetiva a aquisição de conhecimentos e valores, a formação humana e a formação cidadã, o direito à voz, à participação, à reinvenção do mundo e tem como horizonte a construção de uma escola mais justa e solidária. Por fim, a educação popular e a estrutura curricular crítico-emancipatória condicionam uma mudança radical na estrutura organizacional no cotidiano da escola e na proposta de gestão da política pública em um sistema de ensino. <hr/>ABSTRACT: The research aimed to investigate the precepts that preside the curricular structure in a critical-emancipatory conception and to analyze a political-pedagogical proposal for elementary school that considers cultural diversity, existing social inequality and the right of all children to learning in the public school. It is a change in the logic of the school, a socio-historical-cultural process, envisioning to build public popular and democratic school with social quality. The social function of the school aims at the acquisition of knowledge and values, human formation and citizen training, the right to voice, participation, reinvention of the world and has as a horizon the construction a fairest school. Finally, popular education and the critical-emancipatory curricular structure condition a radical change in the organizational structure in the daily life of the school and in the proposal of public policy management, in a system of education. <hr/>RESUMEN: La investigación objetivó investigar los supuestos que presiden la estructura curricular en una concepción crítico-emancipatoria y analizar una propuesta político-pedagógica para la escuela primaria que considera la diversidad cultural, la desigualdad social existente y el derecho de todos los niños al aprendizaje en la escuela pública. Se trata de un cambio en la lógica de la escuela, un proceso sociohistorico-cultural, viendo parte la construcción de una escuela pública, popular, democrática, con calidad social. La función social de la escuela objetiva la adquisición de conocimientos y valores, la formación humana y la formación ciudadana, el derecho a la voz, la participación, la reinvención del mundo y tiene como horizonte la construcción de una escuela más justa y solidaria. Por último, la educación popular y la estructura curricular crítico-emancipatoria condicionan un cambio radical en la estructura organizacional en el cotidiano de la escuela y en la propuesta de gestión de la política pública, en un sistema de enseñanza. <![CDATA[El derecho de aprender en el cotidiano de la escuela pública]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000401081&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: A pesquisa objetivou investigar os pressupostos que presidem a estrutura curricular numa concepção crítico-emancipatória e analisar uma proposta político-pedagógica para o ensino fundamental que considera a diversidade cultural, a desigualdade social existente e o direito de todas as crianças à aprendizagem na escola pública. Trata-se de uma mudança na lógica da escola, um processo sócio-histórico-cultural vislumbrando a construção de uma escola pública, popular, democrática, com qualidade social. A função social da escola objetiva a aquisição de conhecimentos e valores, a formação humana e a formação cidadã, o direito à voz, à participação, à reinvenção do mundo e tem como horizonte a construção de uma escola mais justa e solidária. Por fim, a educação popular e a estrutura curricular crítico-emancipatória condicionam uma mudança radical na estrutura organizacional no cotidiano da escola e na proposta de gestão da política pública em um sistema de ensino. <hr/>ABSTRACT: The research aimed to investigate the precepts that preside the curricular structure in a critical-emancipatory conception and to analyze a political-pedagogical proposal for elementary school that considers cultural diversity, existing social inequality and the right of all children to learning in the public school. It is a change in the logic of the school, a socio-historical-cultural process, envisioning to build public popular and democratic school with social quality. The social function of the school aims at the acquisition of knowledge and values, human formation and citizen training, the right to voice, participation, reinvention of the world and has as a horizon the construction a fairest school. Finally, popular education and the critical-emancipatory curricular structure condition a radical change in the organizational structure in the daily life of the school and in the proposal of public policy management, in a system of education. <hr/>RESUMEN: La investigación objetivó investigar los supuestos que presiden la estructura curricular en una concepción crítico-emancipatoria y analizar una propuesta político-pedagógica para la escuela primaria que considera la diversidad cultural, la desigualdad social existente y el derecho de todos los niños al aprendizaje en la escuela pública. Se trata de un cambio en la lógica de la escuela, un proceso sociohistorico-cultural, viendo parte la construcción de una escuela pública, popular, democrática, con calidad social. La función social de la escuela objetiva la adquisición de conocimientos y valores, la formación humana y la formación ciudadana, el derecho a la voz, la participación, la reinvención del mundo y tiene como horizonte la construcción de una escuela más justa y solidaria. Por último, la educación popular y la estructura curricular crítico-emancipatoria condicionan un cambio radical en la estructura organizacional en el cotidiano de la escuela y en la propuesta de gestión de la política pública, en un sistema de enseñanza. <![CDATA[Formación de maestros en la perspectiva de la educación popular freireana em una escuela del campo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000401100&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: Este artigo consiste em um relato e análise do processo e dos resultados do trabalho de formação permanente, fundamentado na perspectiva da educação popular freireana, de educadores(as) das séries finais do Ensino Fundamental de uma escola do campo situada na zona rural do município de Vila Velha/ES, mais precisamente na comunidade do Xuri. O processo de formação é coordenado pelo autor e pelas autoras deste artigo. A metodologia que orienta a nossa prática é a perspectiva colaborativo-crítica. O processo de formação realizado até aqui ocorreu em dois momentos: no primeiro, buscou levantar e analisar coletiva e criticamente as principais situações-limite pedagógicas vivenciadas pelos(as) educadores(as) da escola; no segundo, buscou incentivar, construir e efetivar com os(as) professores(as) práticas de investigação de temas geradores e de elaboração de planos de trabalho pedagógico baseados em tais temas. Os dados aqui sistematizados referem-se ao segundo momento. Apresentamos uma breve exposição e análise dos caminhos trilhados no processo de formação, destacando alguns exemplos de construções que os(as) educadores(as) realizaram na busca por reorientar suas práticas pedagógicas a partir da perspectiva da educação popular freireana. <hr/>ABSTRACT: This article consists of a report and analysis of the process and the results of a permanent teacher education work, from a freirean popular education standpoint, with teachers of the final years the Elementary School, of a school located in the rural area of the municipality of Vila Velha (ES), more precisely, located in the community of Xuri. The teacher education process was coordinated by the authors of this article. The methodology that guided the practice lays on the collaborative-critical perspective. The formation process carried out so far has taken place in two moments: in the first one, it was sought to collectively bring out and critically analyze the pedagogical limit-situantions experienced by the school teachers; in the second, it was strived to encourage the teachers to build and implemet practices of generative themes' investigation and elaboration of pedagogical working plans, based on such themes. The data systematized in the text refer, mostly, to the second moment. The article presents a brief exposition and analysis of the paths followed whitin the formation process, highlighting some examples of the constructions that the teachers carried out in the pursuit for reorienting their pedagogical practices from a freirean popular education standpoint. <hr/>RESUMEN: Este artículo consiste en un relato y análisis del proceso y de los resultados del trabajo de la formación permanente, fundamentado en la perspectiva de la educación popular freireana, de los maestros de las series finales de la Enseñanza Fundamental, de una escuela rural ubicada en la zona rural de la província de Vila Velha (ES), más precisamente en la comunidad del Xuri. El proceso de formación es coordinado por el autor y las autoras de este artículo. La metodología empleada es la perspectiva colaborativa-crítica. El proceso de formación realizado ocurrió en dos etapas: en la primera, buscó levantar y analizar colectivamente y críticamente las principales situaciones límites pedagógicas vividas por los maestros de la escuela; En la segunda, se encargo incentivar, construir y efectivizar con los maestros prácticas de investigación de temas generadores y de elaboración de planes de trabajo pedagógico basados en tales temas. Los datos sistematizados aquí se refieren a la segunda etapa. Presentamos una breve exposición y análisis de los caminos trillados por el proceso de formación, destacando algunos ejemplos de construcciones que los maestros realizaron en la búsqueda de reorientar sus prácticas pedagógicas desde la perspectiva de la educación popular freireana. <![CDATA[Formación de maestros en la perspectiva de la educación popular freireana em una escuela del campo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000401100&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: Este artigo consiste em um relato e análise do processo e dos resultados do trabalho de formação permanente, fundamentado na perspectiva da educação popular freireana, de educadores(as) das séries finais do Ensino Fundamental de uma escola do campo situada na zona rural do município de Vila Velha/ES, mais precisamente na comunidade do Xuri. O processo de formação é coordenado pelo autor e pelas autoras deste artigo. A metodologia que orienta a nossa prática é a perspectiva colaborativo-crítica. O processo de formação realizado até aqui ocorreu em dois momentos: no primeiro, buscou levantar e analisar coletiva e criticamente as principais situações-limite pedagógicas vivenciadas pelos(as) educadores(as) da escola; no segundo, buscou incentivar, construir e efetivar com os(as) professores(as) práticas de investigação de temas geradores e de elaboração de planos de trabalho pedagógico baseados em tais temas. Os dados aqui sistematizados referem-se ao segundo momento. Apresentamos uma breve exposição e análise dos caminhos trilhados no processo de formação, destacando alguns exemplos de construções que os(as) educadores(as) realizaram na busca por reorientar suas práticas pedagógicas a partir da perspectiva da educação popular freireana. <hr/>ABSTRACT: This article consists of a report and analysis of the process and the results of a permanent teacher education work, from a freirean popular education standpoint, with teachers of the final years the Elementary School, of a school located in the rural area of the municipality of Vila Velha (ES), more precisely, located in the community of Xuri. The teacher education process was coordinated by the authors of this article. The methodology that guided the practice lays on the collaborative-critical perspective. The formation process carried out so far has taken place in two moments: in the first one, it was sought to collectively bring out and critically analyze the pedagogical limit-situantions experienced by the school teachers; in the second, it was strived to encourage the teachers to build and implemet practices of generative themes' investigation and elaboration of pedagogical working plans, based on such themes. The data systematized in the text refer, mostly, to the second moment. The article presents a brief exposition and analysis of the paths followed whitin the formation process, highlighting some examples of the constructions that the teachers carried out in the pursuit for reorienting their pedagogical practices from a freirean popular education standpoint. <hr/>RESUMEN: Este artículo consiste en un relato y análisis del proceso y de los resultados del trabajo de la formación permanente, fundamentado en la perspectiva de la educación popular freireana, de los maestros de las series finales de la Enseñanza Fundamental, de una escuela rural ubicada en la zona rural de la província de Vila Velha (ES), más precisamente en la comunidad del Xuri. El proceso de formación es coordinado por el autor y las autoras de este artículo. La metodología empleada es la perspectiva colaborativa-crítica. El proceso de formación realizado ocurrió en dos etapas: en la primera, buscó levantar y analizar colectivamente y críticamente las principales situaciones límites pedagógicas vividas por los maestros de la escuela; En la segunda, se encargo incentivar, construir y efectivizar con los maestros prácticas de investigación de temas generadores y de elaboración de planes de trabajo pedagógico basados en tales temas. Los datos sistematizados aquí se refieren a la segunda etapa. Presentamos una breve exposición y análisis de los caminos trillados por el proceso de formación, destacando algunos ejemplos de construcciones que los maestros realizaron en la búsqueda de reorientar sus prácticas pedagógicas desde la perspectiva de la educación popular freireana. <![CDATA[El inédito viable en la democratización de la escuela en tiempos de privación de derechos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000401152&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Construir uma escola pública, democrática e de qualidade tem sido o objetivo e a luta de muitos educadores. Ao longo da história houve muitas conquistas. Mas, o corporativismo, o desenvolvimentismo e o capitalismo exacerbado têm dificultado esse processo. No cenário atual, em nossa nação, vivemos um momento de perdas de direitos, retrocessos e opressão. O que fazer? Queixar-se e cruzar os braços? Precisamos continuar na luta. O objetivo do texto é discutir possibilidades de trabalhar com a democratização de propostas e práticas de currículo utilizando em sua argumentação o conceito inédito-viável (FREIRE, 2005) e o conceito de policy enactment - atuação política (BALL et al., 2012). A análise dos dados indica que o projeto de leitura da escola contribuiu para que as professoras percebessem que a situações-limites (metas e pressões) impostas pela Secretaria de Educação não poderiam paralisá-las e engessar o seu trabalho. Assim, elas mantiveram a metodologia de alfabetização de que já tinham se apropriado e estava funcionando e continuaram fortalecendo as relações pessoais por meio do diálogo. As docentes tinham encontros sistemáticos para discutir o trabalho. Concluímos que, vislumbrando o inédito-viável, a escola buscou equilibrar o seu projeto pedagógico com as metas e pressões impostas pela Secretaria. <hr/>ABSTRACT Building a public, democratic and quality school has been the goal and struggle of many educators. Throughout history there have been many achievements. But corporatism, developmentalism, and exacerbated capitalism have hampered this process. In the current scenario, in our Nation, we live in a period of loss of rights, setbacks and oppression. What can we do? Complain, shrug our sholders and let it go? No, we must continue the fight. The objective of this text is to discuss possibilities of working with the democratization of curriculum proposals and practices, using in its argument the concept untested feasibility (FREIRE, 2005), and the concept of policy enactment (BALL et al., 2012). The analysis of the data indicates that the Reading Project contributed to the teachers in a typical state school realizing that the limiting situations (goals and pressures) imposed by the education department could not paralyze them and dictate their work. Thus, they maintained the literacy methodology that had already been appropriate and was working and continued to strengthen personal relationships through dialogue. They had regular meetings to discuss the work. We conclude that looking at the untested feasibility, the school sought to balance its pedagogical project with the goals and pressures imposed by the Education Department. <hr/>RESUMEN Construir una escuela pública, democrática y de calidad ha sido el objetivo y la lucha de muchos educadores. A lo largo de la historia ha habido muchos logros. Sin embargo, el corporativismo, el desarrollismo y el capitalismo exacerbado han obstaculizado este proceso. En el escenario actual, en nuestro país, vivimos en una época de pérdida de derechos, retrocesos y opresión. ¿Qué hacer? ¿Quejarse y cruzar los brazos? Tenemos que continuar la lucha. El objetivo del texto es discutir las posibilidades de trabajar con la democratización de propuestas y prácticas del currículo utilizando en su argumento el concepto de inédito viable (FREIRE, 2005) y el concepto de policy enactment - promulgación de política (BALL et al., 2012). El análisis de los datos indica que el proyecto de lectura contribuyó para que las profesoras se den cuenta que las situaciones-límites (metas y presiones) impuestos por la Secretaría de Educación no podrían paralizarlas y enyesar su trabajo. Así, ellas mantuvieron la metodología de alfabetización de la que se habían apropiado y estaba funcionando y continuaron fortaleciendo las relaciones personales mediante el diálogo. Ellas tuvieron reuniones sistemáticas para discutir el trabajo. Concluimos que vislumbrando lo inédito viable, la escuela buscó equilibrar su proyecto pedagógico con los objetivos y las presiones impuestas por la Secretaría. <![CDATA[El inédito viable en la democratización de la escuela en tiempos de privación de derechos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000401152&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Construir uma escola pública, democrática e de qualidade tem sido o objetivo e a luta de muitos educadores. Ao longo da história houve muitas conquistas. Mas, o corporativismo, o desenvolvimentismo e o capitalismo exacerbado têm dificultado esse processo. No cenário atual, em nossa nação, vivemos um momento de perdas de direitos, retrocessos e opressão. O que fazer? Queixar-se e cruzar os braços? Precisamos continuar na luta. O objetivo do texto é discutir possibilidades de trabalhar com a democratização de propostas e práticas de currículo utilizando em sua argumentação o conceito inédito-viável (FREIRE, 2005) e o conceito de policy enactment - atuação política (BALL et al., 2012). A análise dos dados indica que o projeto de leitura da escola contribuiu para que as professoras percebessem que a situações-limites (metas e pressões) impostas pela Secretaria de Educação não poderiam paralisá-las e engessar o seu trabalho. Assim, elas mantiveram a metodologia de alfabetização de que já tinham se apropriado e estava funcionando e continuaram fortalecendo as relações pessoais por meio do diálogo. As docentes tinham encontros sistemáticos para discutir o trabalho. Concluímos que, vislumbrando o inédito-viável, a escola buscou equilibrar o seu projeto pedagógico com as metas e pressões impostas pela Secretaria. <hr/>ABSTRACT Building a public, democratic and quality school has been the goal and struggle of many educators. Throughout history there have been many achievements. But corporatism, developmentalism, and exacerbated capitalism have hampered this process. In the current scenario, in our Nation, we live in a period of loss of rights, setbacks and oppression. What can we do? Complain, shrug our sholders and let it go? No, we must continue the fight. The objective of this text is to discuss possibilities of working with the democratization of curriculum proposals and practices, using in its argument the concept untested feasibility (FREIRE, 2005), and the concept of policy enactment (BALL et al., 2012). The analysis of the data indicates that the Reading Project contributed to the teachers in a typical state school realizing that the limiting situations (goals and pressures) imposed by the education department could not paralyze them and dictate their work. Thus, they maintained the literacy methodology that had already been appropriate and was working and continued to strengthen personal relationships through dialogue. They had regular meetings to discuss the work. We conclude that looking at the untested feasibility, the school sought to balance its pedagogical project with the goals and pressures imposed by the Education Department. <hr/>RESUMEN Construir una escuela pública, democrática y de calidad ha sido el objetivo y la lucha de muchos educadores. A lo largo de la historia ha habido muchos logros. Sin embargo, el corporativismo, el desarrollismo y el capitalismo exacerbado han obstaculizado este proceso. En el escenario actual, en nuestro país, vivimos en una época de pérdida de derechos, retrocesos y opresión. ¿Qué hacer? ¿Quejarse y cruzar los brazos? Tenemos que continuar la lucha. El objetivo del texto es discutir las posibilidades de trabajar con la democratización de propuestas y prácticas del currículo utilizando en su argumento el concepto de inédito viable (FREIRE, 2005) y el concepto de policy enactment - promulgación de política (BALL et al., 2012). El análisis de los datos indica que el proyecto de lectura contribuyó para que las profesoras se den cuenta que las situaciones-límites (metas y presiones) impuestos por la Secretaría de Educación no podrían paralizarlas y enyesar su trabajo. Así, ellas mantuvieron la metodología de alfabetización de la que se habían apropiado y estaba funcionando y continuaron fortaleciendo las relaciones personales mediante el diálogo. Ellas tuvieron reuniones sistemáticas para discutir el trabajo. Concluimos que vislumbrando lo inédito viable, la escuela buscó equilibrar su proyecto pedagógico con los objetivos y las presiones impuestas por la Secretaría. <![CDATA[Políticas curriculares en una lógica centralizadora y de escapes posibles: tejiendo otras redes políticas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000401176&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo discute a produção de políticas curriculares num contexto em que perspectivas de centralização curricular se fortalecem, tomando como foco de análise o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), um programa de formação continuada de professores alfabetizadores instituído em 2012 pelo Ministério da Educação e que, em nossas pesquisas, lemos como política curricular, principalmente pelos nexos que estabelece com a produção da Base Nacional Comum Curricular e com o alinhamento à ideia de construção de um currículo nacional para a alfabetização. Operando com uma perspectiva discursiva apoiada nas teorizações de Bhabha, Laclau e Derrida e considerando a produção de redes de política como propõe Ball, assumimos o currículo como produção discursiva, fruto de lutas pelo poder de significação. Nessa linha, assumimos que não há significação objetiva nem há fechamento absoluto de sentidos, o que nos possibilita observar produções que transbordam os limites da própria política e incitam pensar escapes à lógica centralizadora em que ela se baseia. Tal percepção se desenvolve com base no que elegemos como mote de discussão: a leitura dos blogs criados por professores. Os blogs figuram no desenho do PNAIC como estratégia de disseminação de práticas exemplares, em uma regulação implícita das práticas pedagógicas. Contudo, temos observado que os professores, nessas redes, ao fortalecer diálogos com suas práticas e pares, tecem outras perspectivas de conhecimento, de currículo e de docência pelas significações que multiplicam acerca do currículo, o que defendemos como possibilidade de pensar a democratização curricular. <hr/>ABSTRACT This paper discusses the production of curricular policies in a context in which perspectives of curricular centralization are strengthened, taking as focus of analysis the National Pact for Literacy in the Right Age (called PNAIC): a program of continuing education of literacy teachers instituted in 2012 by the Ministry of Education and that, in our research, we read as curricular policy, mainly by the links established with the production of the Common National Curriculum Base and the alignment with the idea of building a national curriculum for literacy. Working with a discursive perspective, based on Bhabha, Laclau and Derrida’s theories and considering the production of policy networks as proposed by Ball, we assume the curriculum as discursive production, result of struggles for the power of meaning. In this line, we assume that there is no objective meaning, nor there is an absolute closure of meanings, which allows us to observe productions that overflow the limits of policy itself and incite to think about outputs to the centralizing logic on which it is based. Such perception develops itself from what we have chosen as the motto of discussion: the reading of blogs created by teachers. The blogs are included in the PNAIC design as a strategy to disseminate exemplary practices, in an implicit regulation of pedagogical practices. However, we have observed that teachers in these networks, by strengthening dialogs with their practices and peers, weave other perspectives of knowledge, curriculum, teaching, through the meanings about curriculum that multiply, which we defend as a possibility to think of curricular democratization. <hr/>RESUMEN En este artículo se discute la producción de políticas curriculares en un contexto en el que las perspectivas de centralización curricular se fortalecen, se toma como foco de análisis el Pacto Nacional por la Alfabetización en la Edad Cierta (PNAIC): un programa de formación continuada de profesores alfabetizadores instituido en 2012 por el Ministerio de Educación, y que, en nuestras investigaciones, leemos como política curricular, principalmente por los nexos que establece con la producción de la Base Nacional Común Curricular y en la alineación con la idea de construcción de un currículo nacional para la alfabetización. Se opera con base en una perspectiva discursiva, apoyada por las teorías de Bhabha, Laclau y Derrida; se considera la producción de redes de política como propone Ball; además, asumimos el currículo como producción discursiva, fruto de luchas por el poder de significación. En esa línea, asumimos que no hay significación objetiva ni hay un cierre absoluto de sentidos, lo que nos posibilita observar producciones que desbordan los límites de la propia política e incitan a pensar escapes a la lógica centralizadora en que esa se basa. Tal percepción se desarrolla partir de lo que elegimos como mote de discusión: la lectura de los blogs creados por profesores. Los blogs figuran en el diseño del PNAIC como estrategia de diseminación de prácticas ejemplares, en una regulación implícita de las prácticas pedagógicas, sin embargo, hemos observado que los profesores, en esas redes, al fortalecer diálogos con sus prácticas y pares, tejen otras perspectivas de conocimiento, currículo, docencia por las significaciones que se multiplican acerca del currículo, lo que defendemos como posibilidad de pensar la democratización curricular. <![CDATA[Políticas curriculares en una lógica centralizadora y de escapes posibles: tejiendo otras redes políticas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762017000401176&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo discute a produção de políticas curriculares num contexto em que perspectivas de centralização curricular se fortalecem, tomando como foco de análise o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), um programa de formação continuada de professores alfabetizadores instituído em 2012 pelo Ministério da Educação e que, em nossas pesquisas, lemos como política curricular, principalmente pelos nexos que estabelece com a produção da Base Nacional Comum Curricular e com o alinhamento à ideia de construção de um currículo nacional para a alfabetização. Operando com uma perspectiva discursiva apoiada nas teorizações de Bhabha, Laclau e Derrida e considerando a produção de redes de política como propõe Ball, assumimos o currículo como produção discursiva, fruto de lutas pelo poder de significação. Nessa linha, assumimos que não há significação objetiva nem há fechamento absoluto de sentidos, o que nos possibilita observar produções que transbordam os limites da própria política e incitam pensar escapes à lógica centralizadora em que ela se baseia. Tal percepção se desenvolve com base no que elegemos como mote de discussão: a leitura dos blogs criados por professores. Os blogs figuram no desenho do PNAIC como estratégia de disseminação de práticas exemplares, em uma regulação implícita das práticas pedagógicas. Contudo, temos observado que os professores, nessas redes, ao fortalecer diálogos com suas práticas e pares, tecem outras perspectivas de conhecimento, de currículo e de docência pelas significações que multiplicam acerca do currículo, o que defendemos como possibilidade de pensar a democratização curricular. <hr/>ABSTRACT This paper discusses the production of curricular policies in a context in which perspectives of curricular centralization are strengthened, taking as focus of analysis the National Pact for Literacy in the Right Age (called PNAIC): a program of continuing education of literacy teachers instituted in 2012 by the Ministry of Education and that, in our research, we read as curricular policy, mainly by the links established with the production of the Common National Curriculum Base and the alignment with the idea of building a national curriculum for literacy. Working with a discursive perspective, based on Bhabha, Laclau and Derrida’s theories and considering the production of policy networks as proposed by Ball, we assume the curriculum as discursive production, result of struggles for the power of meaning. In this line, we assume that there is no objective meaning, nor there is an absolute closure of meanings, which allows us to observe productions that overflow the limits of policy itself and incite to think about outputs to the centralizing logic on which it is based. Such perception develops itself from what we have chosen as the motto of discussion: the reading of blogs created by teachers. The blogs are included in the PNAIC design as a strategy to disseminate exemplary practices, in an implicit regulation of pedagogical practices. However, we have observed that teachers in these networks, by strengthening dialogs with their practices and peers, weave other perspectives of knowledge, curriculum, teaching, through the meanings about curriculum that multiply, which we defend as a possibility to think of curricular democratization. <hr/>RESUMEN En este artículo se discute la producción de políticas curriculares en un contexto en el que las perspectivas de centralización curricular se fortalecen, se toma como foco de análisis el Pacto Nacional por la Alfabetización en la Edad Cierta (PNAIC): un programa de formación continuada de profesores alfabetizadores instituido en 2012 por el Ministerio de Educación, y que, en nuestras investigaciones, leemos como política curricular, principalmente por los nexos que establece con la producción de la Base Nacional Común Curricular y en la alineación con la idea de construcción de un currículo nacional para la alfabetización. Se opera con base en una perspectiva discursiva, apoyada por las teorías de Bhabha, Laclau y Derrida; se considera la producción de redes de política como propone Ball; además, asumimos el currículo como producción discursiva, fruto de luchas por el poder de significación. En esa línea, asumimos que no hay significación objetiva ni hay un cierre absoluto de sentidos, lo que nos posibilita observar producciones que desbordan los límites de la propia política e incitan a pensar escapes a la lógica centralizadora en que esa se basa. Tal percepción se desarrolla partir de lo que elegimos como mote de discusión: la lectura de los blogs creados por profesores. Los blogs figuran en el diseño del PNAIC como estrategia de diseminación de prácticas ejemplares, en una regulación implícita de las prácticas pedagógicas, sin embargo, hemos observado que los profesores, en esas redes, al fortalecer diálogos con sus prácticas y pares, tejen otras perspectivas de conocimiento, currículo, docencia por las significaciones que se multiplican acerca del currículo, lo que defendemos como posibilidad de pensar la democratización curricular.