Scielo RSS <![CDATA[Revista e-Curriculum]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1809-387620180003&lang=es vol. 16 num. 3 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[SCHOOL CULTURE, CONTINUING EDUCATION AND TEACHING STRATEGIES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762018000300018&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O objetivo deste artigo é destacar os elementos da cultura escolar presentes na formação e na ação dos professores de uma instituição de Ensino Fundamental II. A pesquisa de enfoque fenomenológico hermenêutico contou com 10 professores envolvidos em um programa de formação continuada. Percebeu-se que as mudanças na cultura escolar dessa instituição ocorrem lentamente, talvez pelo estado de provisoriedade em que se encontra, e, além disso, existe distanciamento entre a verbalização e a prática pedagógica e falta de planejamento envolvendo estratégias de ensino interativas. A pesquisa ressaltou a importância da formação continuada docente crítica e reflexiva, envolvendo o desenvolvimento de estratégias de ensino que potencializem aprendizagens discentes.<hr/>ABSTRACT The purpose of this paper is to present the elements of school culture present in the education and enactment of teachers from an Elementary School institution. The research of hermeneutical phenomenological focus counted on 10 teachers involved in a continuing education program. It was noticed that the changes in school culture at this institution occur slowly, perhaps due to its current provisional status, and, furthermore, there is a gap between verbalization and pedagogical practice and lack of planning involving interactive teaching strategies. The research highlighted the importance of critical and reflective continuing education of teachers, involving the development of teaching strategies that maximize students’ learning. <![CDATA[EDITORIAL DA REVISTA E-CURRICULUM]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762018000300539&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O objetivo deste artigo é destacar os elementos da cultura escolar presentes na formação e na ação dos professores de uma instituição de Ensino Fundamental II. A pesquisa de enfoque fenomenológico hermenêutico contou com 10 professores envolvidos em um programa de formação continuada. Percebeu-se que as mudanças na cultura escolar dessa instituição ocorrem lentamente, talvez pelo estado de provisoriedade em que se encontra, e, além disso, existe distanciamento entre a verbalização e a prática pedagógica e falta de planejamento envolvendo estratégias de ensino interativas. A pesquisa ressaltou a importância da formação continuada docente crítica e reflexiva, envolvendo o desenvolvimento de estratégias de ensino que potencializem aprendizagens discentes.<hr/>ABSTRACT The purpose of this paper is to present the elements of school culture present in the education and enactment of teachers from an Elementary School institution. The research of hermeneutical phenomenological focus counted on 10 teachers involved in a continuing education program. It was noticed that the changes in school culture at this institution occur slowly, perhaps due to its current provisional status, and, furthermore, there is a gap between verbalization and pedagogical practice and lack of planning involving interactive teaching strategies. The research highlighted the importance of critical and reflective continuing education of teachers, involving the development of teaching strategies that maximize students’ learning. <![CDATA[ON THE CURRICULUM POLICY IN THE STATE OF SÃO PAULO (2007-2009): SOME REFLECTIONS AND REFERRALS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762018000300544&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO A proposta deste texto é discutir a política curricular implementada pelo Estado de São Paulo, a partir do ano de 2008, considerando, no entanto, não apenas a proposta curricular e a definição dos conteúdos, mas ampliando a análise para a discussão das políticas de avaliação, de bonificação por resultados e a ênfase nos materiais didáticos. Esses instrumentos, em conjunto, delineiam as definições da prática escolar e o “caminho” a ser trilhado pela escola pública em São Paulo no processo de aprendizagem. Assim, o Estado define os conteúdos a serem aprendidos no texto da proposta curricular em consonância com sua finalidade e ideário: manter a hegemonia por meio de um currículo que reflete de forma ampla a defesa de uma educação em sintonia com o mercado.<hr/>ABSTRACT The purpose of this paper is to discuss the curricular policy implemented by the State of São Paulo, from the year 2008, considering, however, not only the proposed Curriculum and the definition of the contents, but extends the analysis to the discussion of policy evaluation, bonus by results and emphasis on teaching materials. These instruments together outline the school practice settings and the "way" to be followed in the public school learning process in São Paulo. Thus, the state defines the content to be learned not only the text of the Proposed Curriculum, but in tune with its purpose and ideals: to maintain hegemony through a curriculum that reflects broadly the defense of an education in line with the market. <![CDATA[THE CURRICULUM BY COMPETENCIES AND TEACHER’S WORK]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762018000300566&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Estudo sobre a implementação do currículo por competências em uma escola da rede estadual de São Paulo que mantém parceria com uma empresa, considerando as mudanças no trabalho de professores. A pesquisa qualitativa com fundamento no estudo de caso enfatizou a análise das entrevistas dos professores. O trabalho deles é modificado, uma vez que o ensino é organizado por meio de projetos impostos pela Secretaria de Estado da Educação para a adequação dos conteúdos das disciplinas ao tratamento de problemas sociais emergentes. A autonomia dos professores é atingida quanto ao desenvolvimento do conteúdo da sua disciplina e no processo de elaboração do conhecimento com os estudantes. O conhecimento é fragmentado e selecionado de maneira utilitária de acordo com a lógica da racionalidade técnica e da produtividade do âmbito mercadológico. O trabalho dos professores é reestruturado para a reafirmação de tal lógica, privilegiando os princípios do setor privado e o enfraquecimento do espaço público. A atuação deles perde expressão política coletiva e individual.<hr/>ABSTRACT Study on the implementation of the curriculum by competencies in a São Paulo’s state school, which maintains a partnership with a private company, considering the changes in the teacher’s work. The qualitative research has foundations on the study of a case, which emphasized the analysis of the teacher’s interviews. Their work is modified once the education is organized through the projects that are imposed by the State Department of Education seeking the adequacy of the subject’s contents to the treatment of emerging social problems. The teacher’s autonomy is struck regarding the development of the subject’s content and in the elaboration process of knowledge with the students. The knowledge remains fragmented and picked in a utilitarian manner according to the technical rationality logic and market context productivity. The teacher’s work is restructured for this logic reaffirmation, emphasizing the private sector principles and public space is weakening. Their act loses the political and individual expression. <![CDATA[CURRICULUM AND SCHOOL KNOWLEDGE AS EPISTEMOLOGICAL MEDIATORS OF THE PROJECT OF NATION AND CITIZENSHIP]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762018000300594&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo tece o diálogo entre currículo e conhecimento escolar, frente às crescentes demandas e responsabilidades educacionais, não tipicamente escolares, originadas nas últimas décadas do século XX. Reconhece e nomeia as tensões inerentes ao contexto educacional contemporâneo e suas variáveis e, para fomentar o diálogo, revisita brevemente as raízes da educação integral escolanovistas, bem como os marcos da construção das políticas educacionais brasileiras culminando com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Versa sobre a centralidade epistemológica do conhecimento escolar que cabe à finalidade da escola e à sua coerente competência como agência social de formação do conhecimento de gerações. O artigo contribui com o diálogo apontando caminhos para a construção de um desenho curricular que aproxime o conhecimento social do conhecimento cultural, linguístico, científico e histórico, para consolidar um trabalho escolar de formação de competências cognitivas dos estudantes na participação da vida e de um digno viver coletivo. Conclui, provisória e preocupadamente, que as variáveis culturais e políticas que marcaram o cenário onde o debate curricular ocorreu, se organizam em torno da carência que o pensamento estratégico sobre currículo acontece, sobre a pouca clareza do que seja o conhecimento escolar como espaço epistemológico de desenvolvimento do pensamento de um país e de uma indefinição da função do estado como instituição social que cuida da educação como direito de todos e como bem público.<hr/>ABSTRACT This paper addresses the dialogue between curriculum and school knowledge, facing the growing demands and educational responsibilities, not typically the school ones, originated in the last decades of the twentieth century. It recognizes and names the tensions inherent in the contemporary educational context and its variables and, in order to foster dialogue, revisits the roots of the new school integral education, as well as the milestones for the construction of Brazilian education policies culminating with the National Common Curricular Base. It discusses about the epistemological centrality of school knowledge that is the purpose of the school and its coherent competence as a social agency of knowledge formation of generations. The paper contributes with the dialogue pointing out ways to construct a curricular design that brings social knowledge closer to cultural, linguistic, scientific and historical knowledge, in order to consolidate a school work of cognitive skill formation of students in the participation of life and a dignified collective living. It provisionally and worriedly concludes that the cultural and political variables that marked the scenario where curricular debate occurred are organized around the lack of strategic thinking about curriculum, the lack of clarity of what school knowledge is as an epistemological space of development of the thought of a country, and a lack of definition of the function of the state as a social institution that takes care of education as a right of all and as public well-being. <![CDATA[(IM)POSSIBILITIES OF CURRICULUM ADAPTATIONS IN HIGHER EDUCATION]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762018000300621&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O objetivo deste estudo foi analisar as influências do currículo sobre a previsão e o planejamento de mecanismos práticos desenvolvidos em um Centro de Ensino. Esses mecanismos são utilizados para promover a inclusão dos estudantes, identificando as regulamentações do Projeto Político Pedagógico e da Matriz Curricular dos cursos. Com abordagem qualitativa e exploratória, os dados foram coletados por meio de entrevistas abertas semiestruturadas respondidas por coordenadores e professores de cursos de graduação de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Os resultados foram analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Constatou-se que as solidificações conceituais sobre currículo influenciam nas adaptações curriculares, práticas e ações que promovam a aprendizagem e conclusão dos cursos de todos os estudantes com ou sem deficiência. Conclui-se que as propostas de adaptações revelam o desafio de se pensar diferentes práticas de ensino que promovam condições igualitárias de aprendizagem.<hr/>ABSTRACT The aim of this study was to analyze the influences of Curriculum on forecasting and planning of practical mechanisms developed in a Learning Center. These mechanisms are used to promote the inclusion of students, identifying the regulations of the Political Pedagogical Project and Curricular Matrix of courses. Using a qualitative and exploratory approach, data were collected through semi- structured open interviews answered by coordinators and teachers of undergraduate courses in a federal institution of higher education. The results were analyzed using the Content Analysis technique. It was found that the solid concepts about the Curriculum influence on curriculum adaptations, practices and actions that promote learning and course conclusion for all students, with or without disabilities. It was concluded that the adaptations proposals reveal the challenge of thinking about different teaching practices that promote equal learning conditions. <![CDATA[ACTIVE LEARNING METHODOLOGIES IN HIGHER EDUCATION: BEYOND THEIR APPLICATION, WHEN DO THEY MAKE THE DIFFERENCE FOR PROFESSIONAL TRAINING?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762018000300650&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O objetivo a que nos propomos neste artigo é identificar em que condições a utilização das Metodologias Ativas no Ensino Superior faz realmente a diferença na formação de profissionais. Para responder a este objetivo trazemos, numa abordagem de pesquisa qualitativa, um estudo teórico desta questão buscando os significados com os quais autores contemporâneos como Ken Bain, Hargreaves, Imbernón, Pozo, Saturnino de la Torre, Veen, Vrakking, Zabalza. Moran, Bacich e Masetto vêm discutindo este objetivo. Relacionamos estes estudos com nossa experiência docente, pesquisas e publicações desde 2007 sobre essa temática. Isso nos permitiu apresentar algumas respostas às indagações feitas. Para que as Metodologias Ativas façam a diferença no ensino superior, sua utilização deve estar integrada aos objetivos de formação profissional, ao protagonismo do aluno e a uma atitude de mediação pedagógica do professor.<hr/>ABSTRACT The purpose of this article is to identify under what conditions the use of Active Learning Methodologies in Higher Education really makes the difference in the training of professionals. From a qualitative research approach, we have developed a theoretical study seeking the meanings with which contemporary authors like Ken Bain, Hargreaves, Imbernón, Pozo, Saturnino de la Torre, Veen Vrakking, Zabalza, Moran, Bacich, and Masetto have been discussing this question. In the next step, we relate these studies to our teaching experience, research, and publications since 2007 on this subject. The studies allowed us to answer the question and conclude that for Active Learning Methodologies to make a real difference in higher education, its use must be integrated with the objectives of professional training, the student’s protagonism and an attitude of pedagogical mediation of the teacher. <![CDATA[DIVERSITY AND IN/EXCLUSION: VOICES AND SILENCES IN THE FORMATION OF THE EDUCATOR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762018000300668&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este trabalho de pesquisa tem como temática central a diversidade nos processos formativos no curso de Pedagogia, pois tanto escola como universidade são produzidas/produtoras de um contexto plural, multicultural e de múltiplas identidades. Nesse sentido, problematiza-se “como é produzido o discurso de diversidade, considerando o processo de formação do/a pedagogo/a na dimensão de educação para todos/as?”. Logo, como objetivo geral optou-se por compreender a produção discursiva acerca da diversidade, considerando os processos formativos do/a pedagogo/a na dimensão de educação para todos/as. Os aportes teórico-metodológicos desenharam-se mediante uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizando-se, para a produção de dados, da análise documental do projeto pedagógico de um curso de Pedagogia (noturno) de uma universidade pública do Rio Grande do Sul. Conclui-se que dialogar e problematizar sobre diversidade é um processo formativo que transcende a formação formal em um curso de licenciatura; como participantes dos diversos processos educativos, é necessário estabelecer relações reflexivas entre os saberes disciplinares e os saberes da prática educativa, (des)construindo conceitos, ao olhar o interior de nossas ações, as quais resultam em mudanças nas práticas pedagógicas essenciais para a reflexão da diversidade cultural e dos mecanismos de in/exclusão presentes na sociedade contemporânea.<hr/>ABSTRACT This research has as main theme the diversity in the formative processes in the Pedagogy course, because both school and university are produced / producers of a plural, multicultural and multiple identities. Thus, the following question was problematized:“how the diversity of speech is produced, considering the educator formation process in the education dimension for everyone?” However, as main objective was decided to understand the discursive production about diversity, considering the formative processes of the educator in the dimension of education for all. The theoretical and methodological contributions were drawn by qualitative research and case study, for the data production, was used the analysis of the pedagogy course program (in the evening) from a public University in Rio Grande do Sul. Thus, it’s concluded that to dialogue and discuss about diversity is a training process, which transcends formal education in an undergraduate course; as participants from the different educational processes, it is necessary the reflexive relations between disciplinary knowledge and the knowledge of educational practice, (de) constructing concepts, to look inside of our actions, which result in changes in the essential teaching practices to reflect the cultural diversity and in mechanisms / exclusion present in contemporary society. <![CDATA[MODELS OF TEACHER EDUCATION IN INNOVATIVE CURRICULAR PROJECTS: REFLECTIONS FROM A FORMATIVE EXPERIENCE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762018000300694&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO No atual momento, quando se tornam prementes as mudanças nos programas que formam professores, o presente artigo traz para reflexão a discussão sobre os modelos de formação que orientam as propostas curriculares nos Cursos de Licenciaturas a partir da análise de uma experiência curricular com características de inovação desenvolvida na Universidade Federal do Paraná-Setor Litoral. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como apoio a análise documental. Santos (2007), García (1999), Ávila (2008), Diniz-Pereira (2007a) e Tardif (2011), dentre outros, deram suporte à construção do marco teórico conceitual com base nos modelos de formação propostos em seus estudos, a exemplo das orientações de cunho instrumental-tecnicista, epistemologia da prática e sociopolítica. Conclui-se que a experiência analisada se encaminha para um modelo crítico de formação que favorece a mudança em um conjunto de aspectos que se mostram vitais para uma revisão em cursos que preparam os profissionais para a docência, tais como: unidade entre teoria e prática na construção do conhecimento; integração entre universidade e escolas da Educação Básica em um sentido de fortalecimento mútuo; articulação dos saberes em uma perspectiva de ruptura epistemológica que leva em consideração as experiências de vida de cada aluno e a constituição de novos espaços de aprendizagem para além dos muros da universidade, dentre outros.<hr/>ABSTRACT At the present moment, when the changes in the programs that educate teachers become urgent, the present paper brings to reflection the discussion about the educational models that guide the curricular proposals in the Teaching Degree Courses from the analysis of a curricular experience with characteristics of innovation developed at the Universidade Federal do Paraná-Setor Litoral. This is a qualitative research with documentary analysis as support. Santos (2007), García (1999), Ávila (2008), Diniz-Pereira (2007a) and Tardif (2011), among others, supported the construction of the conceptual framework based on the educational models proposed in their studies, such as the instrumental- technicalist orientations, epistemology of practice and sociopolitical. It is concluded that the experience analyzed is directed towards a critical educational model that favors the change in a set of aspects that are vital for a revision in courses that prepare professionals for teaching such as: unity between theory and practice in the construction of knowledge; integration between university and Basic Education schools in a mutually reinforcing sense; articulation of knowledge in a perspective of epistemological rupture that takes into account the life experiences of each student and the constitution of new learning spaces beyond the walls of the university, among others. <![CDATA[CHEMISTRY TEACHER EDUCATION IN RIO GRANDE DO SUL: A STUDY OF CURRICULAR STRUCTURES OF ACADEMIC COURSES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762018000300721&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O presente trabalho objetiva investigar as estruturas curriculares de 27 cursos de Licenciatura em Química do Rio Grande do Sul. Com base nas propostas curriculares e em dados dos projetos pedagógicos dos cursos, desenvolvemos um estudo qualitativo exploratório, centrado na pesquisa documental. Por meio da análise de conteúdo, as disciplinas de cada curso foram categorizadas com base em seus títulos e suas ementas, evidenciando-se, nesse procedimento, o número absoluto e a carga horária destas. As evidências indicam que os modelos de formação propostos pelos cursos investigados, apesar de hibridizados, apresentam-se orientados pela racionalidade técnica, já que a prioridade destes parece estar mais centrada nos conteúdos específicos de Química, enquanto as especificidades da profissão docente ficam segregadas a espaços minoritários.<hr/>ABSTRACT The present paper aims to investigate the curricular structures of 27 Academic Programs in Chemistry Teacher Education in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. Based on proposed curricula and on data of pedagogical projects of the courses, we developed an exploratory qualitative study, focusing on documentary research. Through content analysis, the subjects of each course were categorized based on their titles and syllabi, evidencing, in this procedure, the absolute number and the workload of these subjects. The evidences indicate that the formative models proposed by the investigated courses, although hybridized, present themselves as more oriented by technical rationality, since their priority seems to be more focused on the specific contents of Chemistry, whereas the specificities of the teaching profession are segregated into minor areas. <![CDATA[THE ARCHEOLOGY OF CURRICULAR INTEGRATION: HISTORICAL BACKGROUND OF PROFESSIONAL EDUCATION AND ITS INTERFACE WITH THE INTEGRATED CURRICULUM]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762018000300751&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Nas últimas décadas, as dificuldades e as incompreensões conceituais acentuaram a frágil identidade do Ensino Profissionalizante na Educação Básica. Desse modo, remontar sua história e relacioná-la ao currículo integrado constitui-se o propósito deste artigo, que foi desenvolvido como parte da pesquisa de doutorado intitulada O Currículo do Ensino Médio Integrado: da intenção à realização, concluída em novembro de 2011. A pesquisa realizada para este estudo caracterizou-se como qualitativa e assumiu metodologicamente o aspecto de bibliográfica, cujas categorias teóricas definidas foram: a história da Educação Profissional; o Ensino Médio e sua articulação com a formação para o Trabalho e o currículo integrado na Educação Profissional. O problema de pesquisa foi tomado pela questão: Como a concepção de currículo integrado surge na Educação Profissional brasileira? Os resultados indicam que os contornos e as nuanças contidos na história da Educação Profissional são suportes arqueológicos significativos para compreensão e análise da identidade conceitual e estrutural observada hoje nas escolas que integram o Ensino Médio à Educação Profissional. A título de conclusão, pode-se inferir que as resistências, as mudanças e os embates são aspectos intrinsecamente relacionados ao passado histórico da Educação Profissional brasileira; não há, portanto, como analisar o presente sem relacioná- lo à sua história.<hr/>ABSTRACT In the last decades, the difficulties and conceptual misunderstandings emphasized the fragile identity of Professional Tuition in Basic Education. Thus, the purpose of this paper is reassemble its history and relate it to integrated curriculum, which was developed as part of a PhD research entitled “The Curriculum of the Integrated High School: from intention to accomplishment”, concluded in November 2011. The research conducted for this study was characterized as qualitative and methodologically assumed the aspect of bibliographic, whose defined theoretical categories were: the history of Professional Education; the High School and its connection with education for Work and the integrated curriculum in Professional Education. The research problem was taken up by the question: How does the conception of integrated curriculum emerge in the Brazilian Professional Education? The results indicate that the profile and nuances contained in the history of Professional Education are a significant archaeological support for understanding and analysis of conceptual and structural identity observed in schools today that integrate High School to Professional Education. In conclusion it can be inferred that the resistance, change and conflicts are intrinsically related aspects to the historical past of the Brazilian Professional Education; therefore there is no possibility to analyze the present without relating it to its history. <![CDATA[RÁDIO-ESCOLA E MÍDIA-EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DA CONVERGÊNCIA DE MÍDIAS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762018000300768&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O trabalho relata o processo de desenvolvimento e teste de oficinas de rádio que integraram demandas do programa “Rádio Escola” do Ministério da Educação (MEC) com referenciais internacionais de mídia-educação. O diálogo entre o programa e as demandas se justifica pela necessidade de integrar a escola ao movimento internacional de promoção do engajamento cívico de jovens, empoderando os agentes escolares, por meio da aquisição de habilidades de media literacy. O objetivo foi sugerir aprimoramentos para a política das rádios escolares do Programa Mais Educação do MEC, integrando-as ao contexto mais amplo da educação para a mídia e da cultura digital. A metodologia consistiu-se por um estudo de campo para observar diretamente as atividades propostas a um grupo específico. O trabalho se fundamenta nos conceitos-chave da mídia-educação e nos multiletramentos. Os dados foram coletados durante a realização das oficinas, utilizando-se de três instrumentos: material produzido pelos participantes, diário de campo e questionário de avaliação, ao final do último encontro. Os dados foram avaliados segundo três categorias: engajamento na proposta, qualidade das produções, percepções dos participantes no que se refere à relevância e viabilidade da proposta. Os resultados permitiram mapear habilidades desenvolvidas com as oficinas e modos de integrar a escola ao contexto mais amplo da cultura digital, usando a linguagem radiofônica. <![CDATA[FOR A PEDAGOGY OF CREATION WITH THE BRAZILIAN CINEMA: CURATORSHIP AND EXPANSION OF THE REPERTOIRE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762018000300788&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO A proposta deste texto é analisar as potencialidades de uma curadoria diversificada no que se refere ao audiovisual, dentro do campo da educação na contemporaneidade. Partindo de uma inquietação inicial - o pouco acesso da população brasileira aos filmes independentes realizados no país -, o artigo busca compartilhar algumas possibilidades de expansão do repertório, a partir de uma pedagogia da criação (BERGALA, 2008) com o filme brasileiro independente contemporâneo. Busca-se enriquecer o debate com as teorizações de Deleuze e Guattari (1988-2016) a respeito da força do encontro com a arte para o movimento do pensamento. A justificativa que move este estudo baseia-se no fato de que o conhecimento que se tem a respeito das obras audiovisuais não pode vir somente da mídia de massa, visto que esta impõe certo padrão estético por conta de uma política financeira de mercado. Como resultado parcial da pesquisa, defende-se que o trabalho de curadoria que busca vasculhar o panorama audiovisual para encontrar filmes que tragam alguma disrupção com o senso comum, para além do que já é ofertado na mídia hegemônica, valorizando obras brasileiras relevantes, de valor artístico e cultural, pode desencadear experiências estéticas e educativas, que ultrapassa qualquer modelo de escolarização instituído.<hr/>ABSTRACT The proposal of this text is to analyze the potentialities of a diversified curatorship of the audio-visual in the field of contemporary education. Starting from an initial uneasiness - the lack of access of the Brazilian population to the independent films made in the country - the paper seeks to share some possibilities of expansion of the repertoire, based on a pedagogy of creation (BERGALA, 2008) with contemporary Brazilian independent film. We seek to enrich the debate with the theorizations of Deleuze and Guattari (1988-2016) regarding the strength of the encounter with art for the movement of thought. The justification for this study is based on believing that the knowledge about audio-visual pieces cannot come only from mass media, since it imposes a certain aesthetic standard due to a market financial policy. As a partial result of the research, we defend that the curatorial work that searches the audiovisual panorama to find films that bring some disruption with common sense in addition to what is already offered in the hegemonic media, valuing relevant Brazilian works of artistic and cultural relevance, can trigger aesthetic and educational experiences, which surpasses any model of instituted schooling. <![CDATA[AUTONOMY, COMMUNICATION AND ONLINE COLLABORATION IN VIRTUAL SPACES: AN ANALYSIS OF THE PERCEPTION OF STUDENTS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762018000300807&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O crescente uso das plataformas Learning Management System (LMS) como apoio às aulas presenciais no ensino superior modifica o contexto no qual os processos de aprendizagem ocorrem, as relações entre professores e estudantes e as atividades que estes realizam. Neste estudo, analisou-se a relação entre as percepções dos estudantes sobre a plataforma e os seus níveis de satisfação com o uso das LMS, considerando a sua contribuição para o desenvolvimento de competências para a comunicação online, para o trabalho colaborativo e para a autonomia. Com uma abordagem quantitativa, o estudo integra a análise estatística das respostas a um questionário online aplicado aos 3740 estudantes de Licenciatura e Mestrado Integrado da Universidade de Lisboa que usaram as plataformas LMS como apoio ao ensino presencial no ano letivo 2012/13. As 604 respostas analisadas permitem conhecer a opinião dos estudantes sobre o uso destes sistemas. Os resultados revelaram a existência de correlação significativa entre a percepção dos estudantes e a sua satisfação com as plataformas. Os estudantes reconhecem que o uso da plataforma torna-os mais autônomos para o estudo e que aprenderam mais nas disciplinas em que os docentes tiraram proveito destes sistemas online.<hr/>ABSTRACT The growing use of the Learning Management System (LMS) platforms to support toll for higher education changes the context in which the learning processes occur, the interactions between teachers and students and the activities they perform. In this study, we analyzed the relationship between the students view on the platform and their levels of satisfaction with the use of the LMSs, considering their contribution to the development of skills for online communication for collaborative work and the autonomy. With a quantitative approach, the study includes the statistical analysis of the responses to an online questionnaire to 3740 students from the University of Lisbon who used the LMS platforms to support the classroom teaching in the academic year 2012/13. The 604 responses analyzed allow us to know the opinions of those students in regards the use of these systems. The results revealed the existence of a significant correlation between the perception of students towards the LMSs and their satisfaction with these platforms. Students recognize the platform's use becomes more autonomous for the study and learned more in the subjects where teachers took advantage of these online systems. <![CDATA[(RE)CONSTRUCTION OF CURRICULUM IN ACTION: FACILITATING AND RESTRICTING ELEMENTS OF TEACHER AUTONOMY]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762018000300831&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este trabalho analisa como se configura a autonomia do professor no processo de (re)construção do currículo escolar, no Ensino Fundamental I, de uma Escola Municipal do interior de Minas Gerais. O estudo fundamenta-se na concepção de currículo como projeto e na compreensão do papel ativo do professor que se configura na possibilidade e/ou autonomia, que ele tem de transformar o currículo prescrito em momentos de construção de conhecimentos e de aprendizagens mais significativas para si mesmo e para seus alunos. Este trabalho está respaldado pelos pressupostos da pesquisa qualitativa com o enfoque na análise de conteúdo. Análise documental, observação participante de reuniões pedagógicas e entrevistas semiestruturadas foram utilizadas como instrumentos para a coleta de informações. A partir da interpretação, da categorização e da análise dos dados, foi possível constatar que a legislação brasileira assegura a participação e a autonomia do professor no processo de (re)construção do currículo no cotidiano escolar. Entretanto, notam-se tentativas de cerceamento dessa autonomia, principalmente quando o currículo oficial é assumido sem a devida contextualização. Verifica-se, também, que os professores exercem a autonomia no momento do currículo em ação, tendo em vista o processo de aprendizagem de seus alunos. Assim, conclui-se que o exercício da autonomia na (re)construção do currículo no cotidiano escolar constitui-se em um jogo de força e de poder entre as esferas legais, administrativas e pedagógicas, no qual os professores projetam suas possibilidades de autonomia profissional.<hr/>ABSTRACT This paper analyzes how teacher’s autonomy is configured in the process of (re)construction of the school curriculum, in Elementary School I, of a Municipal School in the hinterland of Minas Gerais. The study is based on the conception of curriculum as a project and on the understanding of the active teacher role that is set in possibility and/or autonomy, that the teacher has to transform the prescribed curriculum into moments of knowledge construction and more significant learning to him/herself and to the students. This work is supported by qualitative research assumptions focused on content analyzes. Documentary analysis, participant observation in pedagogic meetings and semi-structured interviews were used as instruments for the information collection. From data interpretation, categorization and analyses it was possible to verify that the Brazilian legislation assures teacher participation and autonomy in the (re)construction process of the curriculum in the school routine. However, attempts to curtail this autonomy were noted, mainly when the official curriculum is assumed without proper contextualization. It was also verified that teachers exercise the autonomy at the moment of the curriculum in action, taking into account the students’ learning process. Thus, it is concluded that the exercise of autonomy in the (re)construction of the curriculum in school daily life is formed in a game of strength and power between legal, administrative and pedagogical spheres, in which teachers project their own possibilities of professional autonomy. <![CDATA[CURRICULUM OF WALDORF EDUCATION AND THE CHALLENGE OF ITS UPDATE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762018000300857&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo desenvolve um debate aberto sobre a questão da atualização do currículo da Pedagogia Waldorf, contrapondo a concepção orgânica de Steiner e as interpretações rígidas. O estudo tem uma abordagem crítica, apresenta, inicialmente, a fundamentação que inspirou a estruturação do currículo para, em seguida, discutir a contraposição existente entre a idealização e a realidade da aplicação dos princípios curriculares. Destaca-se a diferenciação entre as abordagens acrítica e crítica a respeito da concepção de currículo, para incluir justamente a problematização da coerência com a contextualização da prática pedagógica realizada no espaço escolar. A metodologia teórico- bibliográfica oferece o suporte para embasamento do ponto de partida, das reflexões críticas e das considerações finais. Os resultados apontam para o conflito entre as posturas conservadores e progressistas, atentando para o problema do anacronismo e incentivando uma contínua construção curricular com base em pesquisa que alia a dimensão histórico-cultural do fenômeno educativo com os ideais da teoria.<hr/>ABSTRACT This paper develops an open debate on the issue of updating the curriculum of Waldorf education, opposing Steiner’s organic conception and rigid interpretations. The study has a critical approach, and initially presents the reasons that inspired the structure of the curriculum, then it discusses the existing opposition between the idealization and the reality of implementation of curriculum principles. The differentiation between uncritical approaches and criticism about the curriculum is highlighted, including the questioning of consistency with the contextualization of teaching practice in the school environment. The theoretical-bibliographic methodology offers support for basing the starting point, the critical reflections and the final considerations. The results point to the conflict between the conservative and progressive positions, noting the anachronism of the problem and encouraging a continuous development of the curriculum based on research that combines the historical and cultural dimension of the educational phenomenon with the ideals of the theory. <![CDATA[OBJECTIVITIES AND SUBJECTIVITIES IN MUSIC EDUCATION: A PHENOMENOLOGICAL PERSPECTIVE ABOUT CURRICULUMS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762018000300879&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo traz uma reflexão sobre a relação entre as políticas curriculares e a fenomenologia como abordagem interpretativa para a educação musical. Outros objetivos propostos foram apresentar uma contextualização da fenomenologia, de que forma ela pode ter colaborado para o estudo dos currículos e expor e refletir os desdobramentos práticos e teóricos dessas políticas. Para isso, a pergunta central da pesquisa foi: a partir de uma abordagem fenomenológica, quais são as perspectivas curriculares que emergem das políticas nacionais para a educação musical? A relevância deste artigo está na oportunidade de explorar a contribuição da fenomenologia para o avanço das análises e dos debates das políticas nacionais de educação musical. O trabalho, de natureza bibliográfica e documental, baseou-se nos conceitos trazidos por Silva (1999), sobre currículo; Husserl (2006) e Heidegger (2006), sobre fenomenologia; além dos acréscimos de Scruton (2009), Pacheco (2003) e Swanwick (2014), sobre educação musical, entre outros. Os resultados trazem uma reflexão sobre como a fenomenologia pode auxiliar nas construções curriculares, em especial, em relação à educação musical, mantendo seu viés abrangente e inserindo questões ligadas ao mundo contemporâneo. A abertura fenomenológica trouxe também a possibilidade de apresentar reflexões sobre a própria essência dessas políticas curriculares e seus desdobramentos práticos no contexto educacional brasileiro em relação à educação musical.<hr/>ABSTRACT This paper presents a reflection on the relationship between curriculum policies and phenomenology as an interpretive approach to music education. Other objectives proposed were to present a contextualization of phenomenology, how it may have collaborated in the study of curricula and expose and reflect the practical and theoretical developments of these policies. For this, the main question was: from a phenomenological approach, what are the curricular perspectives that emerge from the national policies for music education? The relevance of this paper is the opportunity to explore the contribution of phenomenology to the advancement of analyzes and debates of national policies of musical education. The work, of bibliographical and documentary nature, was based on the concepts brought bySilva (1999), about curriculum;Husserl (2006) andHeidegger (2006), on phenomenology; besides the additions ofScruton (2009),Pacheco (2003) andSwanwick (2014) on music education, among others. The results allowed a reflection on how phenomenology can assist in curriculum construction, particularly in relation to music education, maintaining its comprehensive bias and adding matters related to the contemporary world. The phenomenological opening also brought the possibility of reflections on the very essence of these curricular policies and their practical developments in the Brazilian educational context in relation to musical education. <![CDATA[SCHOOL CULTURE, CONTINUING EDUCATION AND TEACHING STRATEGIES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762018000300911&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O objetivo deste artigo é destacar os elementos da cultura escolar presentes na formação e na ação dos professores de uma instituição de Ensino Fundamental II. A pesquisa de enfoque fenomenológico hermenêutico contou com 10 professores envolvidos em um programa de formação continuada. Percebeu-se que as mudanças na cultura escolar dessa instituição ocorrem lentamente, talvez pelo estado de provisoriedade em que se encontra, e, além disso, existe distanciamento entre a verbalização e a prática pedagógica e falta de planejamento envolvendo estratégias de ensino interativas. A pesquisa ressaltou a importância da formação continuada docente crítica e reflexiva, envolvendo o desenvolvimento de estratégias de ensino que potencializem aprendizagens discentes.<hr/>ABSTRACT The purpose of this paper is to present the elements of school culture present in the education and enactment of teachers from an Elementary School institution. The research of hermeneutical phenomenological focus counted on 10 teachers involved in a continuing education program. It was noticed that the changes in school culture at this institution occur slowly, perhaps due to its current provisional status, and, furthermore, there is a gap between verbalization and pedagogical practice and lack of planning involving interactive teaching strategies. The research highlighted the importance of critical and reflective continuing education of teachers, involving the development of teaching strategies that maximize students’ learning.