Scielo RSS <![CDATA[Revista e-Curriculum]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1809-387620190001&lang=es vol. 17 num. 1 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial: e-Curriculum v17n1 - 2019]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[LOS RELATOS DIGITALES PERSONALES Y LAS REDES SOCIALES EN ADOLESCENTES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMEN Se propone repensar los relatos digitales personales (RDP) con las nuevas formas de comunicación basadas en los contenidos que aparecen en las redes sociales, así como el valor central de la imagen en todos ellos. En primer lugar, se ha intentado mapear las principales funciones de los RDP en el Plan Curricular español de la Educación Secundaria, de 11 a 16 años, y algunas de las competencias asociadas. En segundo lugar, se ha construido una encuesta sobre las formas de publicación en esas mismas redes. Los resultados son analizados, obteniéndose algunas diferencias por edad, país y sexo, si bien con grandes dosis de similitud. Finalmente, se propone algunas sugerencias didácticas sobre cómo incorporar los resultados de la encuesta.<hr/>ABSTRACT This study aims to rethink the personal digital storytelling (DST) with the new forms of communication based on the content that appear on social networks, as well the central value of the image in all of them. First, an attempt has been made to map the main functions of the DST in the Spanish curricular plan of Secondary education, from 11 to 16 years, and some of the associated competencies. Secondly, a survey has been built on the forms of publication in these same networks. The results are analyzed, obtaining some differences by age, country and sex, although with large doses of similarity. Finally, we propose some didactic suggestions on how to incorporate the results of the survey. <![CDATA[INTERACTION AND QUESTIONING IN A SOCIAL NETWORK: A STUDY IN THE CONTEXT OF A PROFESSIONAL INTERSHIP IN A TECHNOLOGICAL COURSE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000100028&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO A utilização de ferramentas Web 2.0 é cada vez mais usual nos dias de hoje, sendo considerada uma tecnologia ao serviço de todos que possibilita a criação e partilha de informação. No entanto, a sua utilização enquanto ferramentas que potenciem o questionamento e a interação, em situações de estágio profissional de alunos de cursos tecnológicos, dispersos em várias empresas, não é documentada na literatura. O estudo que originou este artigo, de natureza qualitativa e do tipo estudo de caso, pretendeu colmatar este gap. Analisou-se em que medida a utilização da rede NING, explorada no atrás referido contexto e no 12º ano de um Curso Tecnológico, potenciou a interação e o questionamento. A rede social foi explorada para promover a entreajuda entre alunos, professora/orientadora e monitores, na resolução de problemas emergentes da prática e para facilitar o acompanhamento mais próximo dos alunos. Os registos na rede social foram sujeitos a análise de conteúdo. Os resultados sugerem que a rede social foi usada para colocar perguntas e fornecer respostas e pistas. Houve ainda interações de índole mais social, por exemplo, sobre a vida académica ou questões pessoais. A análise realizada indica ainda que os alunos colocaram perguntas emergentes dos problemas reais, decorrentes das atividades em curso durante o estágio (perguntas de relevância profissional), e académicas, predominantemente fechadas. Apesar de o estudo ora apresentado ter resultados pouco generalizáveis, considera-se que as estratégias exploradas, bem como os instrumentos de avaliação (análise de conteúdos), podem ser inspiradores/adaptáveis em investigações com objetivos semelhantes.<hr/>ABSTRACT The use of Web 2.0 tools is becoming more common nowadays, being considered a technology at the service of all Internet users that makes possible the creation and sharing of information. However, their use as tools that enhance questioning and interaction, in professional internship situations of students of technological courses, dispersed in several companies, is not reported in the literature. The qualitative and case study research that originated this article intended to bridge this gap. It was analyzed to what extent the use of a network (NING), explored in the aforementioned context and in the 12th year of a Technological Course, enhanced interaction and questioning. The social network was explored to promote mutual aid between the students, the teacher / supervisor and the monitors, to solve emerging problems related to the practice and to facilitate the closest students support. The social network records were subject to content analysis. The results suggest that the social network was used to ask questions and provide answers and clues. There were also social interactions, for example, about academic life or personal issues. The analysis also indicates that the students asked questions emerging from real problems, arising from the activities developed during the internship (professional relevant questions), and academic, mainly closed. Although the results of the presented study cannot be generalized, it is considered that the explored strategies, as well as the assessment (content analysis) tools, can be inspiring / adapted in research with similar objectives. <![CDATA[AN OVERVIEW OF RESEARCH CENTERED CURRICULUM PRACTICED IN THE BRAZILIAN BASIC EDUCATION IN MATHEMATICS EDUCATION AREA IN THE PERIOD 1987-2012]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000100051&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Neste artigo, nosso objetivo é refletir sobre as pesquisas centradas nos Currículos Praticados na Educação Matemática expressos nas teses e dissertações produzidas no período de 1987 a 2012, de forma a compreender a configuração desta temática no campo da Educação Matemática brasileira e o que se tem produzido sobre os currículos em ação e os currículos realizados. Metodologicamente, assume-se como uma investigação dentro da abordagem qualitativa de caráter interpretativo e do tipo estado da arte com a utilização da Análise Textual Discursiva para a construção dos metatextos que emergem das leituras dos trabalhos analisados. Os resultados apontam que mesmo a Matemática e as questões curriculares sendo utilizadas em diferentes campos e por pesquisadores que apresentam formações distintas, averiguamos a importância da Matemática como uma área que favorece a formação do sujeito como um ser social e o desenvolvimento educacional. Por proporcionar ao estudante expor seus pensamentos e repertórios, respeitando o repertório de cada indivíduo, ela permite apreender novos conhecimentos, valorizando a diversidade, pois é justamente esta última que enriquece o seu campo.<hr/>ABSTRACT In this article, our objective is to reflect on the research centered on the Curricula practiced in Mathematics Education expressed in theses and dissertations produced in the period from 1987 to 2012, in order to understand the configuration of this theme in the field of Brazilian Mathematical Education and what has been produced on curricula in action and curricula. Methodologically, it is assumed as an investigation within the qualitative approach of an interpretive and state-of-the-art type with the use of Discursive Textual Analysis for the construction of the metatexts that emerge from the readings of the analyzed works. The results show that even Mathematics and curriculum issues are used in different fields and by researchers with different formations, we investigate the importance of Mathematics as an area that favors the formation of the subject as a social being and educational development. By allowing the student to expose their thoughts and repertoires, respecting the repertoire of each individual, it allows to apprehend new knowledge, valuing diversity, since it is precisely the latter that enriches its field. <![CDATA[CONSONANCE AND DISSONANCE AMONG TEACHERS' REFLECTION ON PRACTICAL PERIOD AND THE CURRICULUM: THE CASE OF GRADUATION IN COMPUTING UECE/UAB]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000100079&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O objetivo deste estudo foi investigar as relações entre currículo e atividades atinentes ao magistério, partindo do problema: Quais são as consonâncias e as dissonâncias entre expressões reflexivas de licenciandos concludentes em Informática/Computação, que cursaram, na íntegra, o estágio curricular obrigatório e os currículos da formação e da prática docente do professor de Informática/Computação? Como metodologia de pesquisa, foi utilizada a análise categorial, técnica da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977), que norteou a categorização de dezesseis temáticas, emersas a partir de leituras, interpretações e análises de cento e quarenta e seis comentários coletados de três fóruns de discussão, referentes às três disciplinas do estágio cursado, tarefas requeridas dos licenciandos no MOODLE. Após o processo de categorização, as dezesseis temáticas foram discutidas com base em proposições curriculares nacionais sobre formação/prática docente, que ocorre tanto no espaço acadêmico como no escolar. Seis consonâncias e quatro dissonâncias são os principais resultados deste estudo e evidenciam fatores que circundam o ensino e a formação educacional em Informática/Computação, principalmente no contexto que foi delineado na investigação.<hr/>ABSTRACT The purpose of this study was to investigate the relationship between curriculum and activities related to teaching, starting from the problem: What are the consonances and dissonances between reflective expressions of graduates in Computing/Computer Science, who studied in full the compulsory curricular and the curriculum on teacher education and practice of Computing/Computer Science? As a research methodology, the categorical analysis of the Content Analysis technique proposed by Bardin (1977) was used, which guided the categorization of sixteen themes, based on readings, interpretations and analyzes of one hundred and forty-six comments collected from three discussion forums, related to the three subjects of the internship, tasks required of the graduates in the MOODLE. After the categorization process, the sixteen themes were discussed on the basis of national curricular propositions on teacher training/practice, which occurs in both academic and scholastic space. Six consonances and four dissonances are the main results of this study and evidence factors that surround the teaching and educational formation in Computing/Computer Science, mainly in in the context that was outlined in the research. <![CDATA[CONCEPTS AND APPROACHES IN COMPETENCES IN BRAZILIAN RESEARCH: A NARRATIVE REVIEW]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000100107&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Esta revisão narrativa busca identificar o tratamento dado ao conceito de competência e seus enfoques nas pesquisas brasileiras. É referencial teórico a revisão de literatura de Gámez (2004) em contexto europeu. A busca na SciELO utilizou o descritor “conceito de competência” e artigos apresentados na íntegra, por pesquisadores brasileiros, obtendo 79 trabalhos de 1997 a 2013. Aplicados critérios de inclusão e exclusão, restaram 48 artigos e 8 ensaios científicos. Encontrados 61 conceitos, 20 características e 7 grupos de exemplos de competências, são resultados: na educação, a crítica ao modelo de competências, e recentemente, a proposta contra-hegemônica de matriz crítico-emancipatória; na formação inicial em saúde e administração, os órgãos normativos divergem entre as perspectivas construtivista, orientada para atributos pessoais, e a crítico-emancipatória; e na qualificação e educação profissional, busca-se articulação da construção social das competências com o campo pedagógico.<hr/>ABSTRACT This narrative review seeks to identify the treatment given to the concept of competence and its approaches in Brazilian research. The literature review of Gámez (2004) in a European context is theoretical reference. The search in SciELO used the descriptor "concept of competence" and articles presented in full, by Brazilian researchers, obtaining 79 works from 1997 to 2013. Applied inclusion and exclusion criteria, there were 48 articles and 8 scientific essays. Found 61 concepts, 20 characteristics and 7 groups of competency examples, are results: in education, criticism of the competency model, and recently, the counter-hegemonic proposal of a critical-emancipatory matrix; in the initial formation in health and administration, the normative organs diverge between the perspectives constructivist, oriented to personal attributes, and the critical-emancipatory; and in professional qualification and education, we seek to articulate the social construction of skills with the pedagogical field. <![CDATA[DIALOGISM IN THE REINVENTION OF THE CURRICULUM OF YOUTH AND ADULT EDUCATION (EJA)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000100145&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Apresentamos este estudo como um convite para um diálogo sobre a reinvenção do currículo na Educação de Jovens e Adultos. O tema em apreço busca evidenciar sua não neutralidade, bem como a relação incontornável com campos de disputa manifestos na sociedade contemporânea. Afirma a existência de uma conexão entre currículo, poder, subjetividade e a constituição da identidade. Em face desta compreensão convida os sujeitos que atuam nesse campo a um trabalho de reinvenção das práticas relacionadas à produção do currículo na EJA, tendo em vista a necessidade premente de superação do modelo tradicional. Indicadores sociais, sobretudo os relativos à educação da população das camadas subalternas da sociedade, evidenciam a indispensável tarefa de rever práticas arraigadas em favor da criação de um currículo que esteja a serviço da vida, da emancipação social, da equidade no trato com os diferentes grupos geracionais demandantes da Educação de Jovens e Adultos em nosso país.<hr/>ABSTRACT We present this study as an invitation to a dialogue on the reinvention of the curriculum in the Youth and Adult Education (in Portuguese EJA). The topic at hand seeks to demonstrate its non-neutrality, and the inescapable relationship with dispute fields, manifest in the contemporary society. It affirms the existence of a connection between curriculum, power, subjectivity and constitution of identity. Given this understanding invites individuals working in this field to a reinvention of work practices related to the production of the curriculum in adult education, in view of the urgent need to overcome the traditional model. Social indicators, especially those related to education of the population of the lower strata of society, demonstrate the essential task of reviewing practices rooted in favor of creating a curriculum that is at the service of life, social empowerment and fairness in dealing with a different plaintiffs generational groups in the Youth and Adult Education in our country. <![CDATA[PEDAGOGY OF THE OPPRESSED - A GENEROUS AND HOPEFUL LEGACY]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000100168&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo tem como objetivo principal fazer uma reflexão sobre a contribuição e a atualidade, para a educação brasileira, do clássico Pedagogia do Oprimido, de Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997). Com Pedagogia do Oprimido, Freire fez um exercício intelectual fundamental: partiu da busca do entendimento da realidade vivida para construir a realidade sonhada. Sintetizou esse exercício ao dizer que a realidade não é assim, está assim. Mais uma vez, a atualidade de Pedagogia do Oprimido soa como um clamor a todos(as) que não se conformaram com as injustiças e “malvadezas” de grande parte das elites brasileiras. Freire nunca se deixou abater e apostou na esperança como força revolucionária e libertadora. A esperança em Freire não é uma esperança van. É um compromisso com a história vivida pelas “gentes” do Brasil. Essa esperança se fundamenta na crença de que homens e mulheres são seres “inconclusos” e, como tal, em permanente transformação de si e das suas realidades. Para Freire, a história é uma construção inacabada. Essa é uma das diferenças fundamentais entre uma educação “bancária” e uma educação problematizadora e libertadora. Enquanto a primeira busca a acomodação, a repetição; a segunda busca a reflexão, a ação, a problematização das dificuldades, a superação das barreiras interpostas por uma dada realidade. A superação dessas barreiras é o primeiro passo para a superação dos limites e realização do “inédito-viável” que propõe Freire.<hr/>ABSTRACT This article has as its main goal to reflect on the contribution and the present situation, for the Brazilian education, of the classic Pedagogy of the Oppressed from Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997). With Pedagogy of the Oppressed Freire does a fundamental intellectual exercise: he went from the search of understanding the living reality to building the dreamed reality. He synthesized this exercise by stating that the reality is not settled, that it is a state of the moment. Once again, the sense of present time of Pedagogy of the Oppressed sounds as a calling to all of those who did not resign themselves to the injustices and the “meanness” of great part of the Brazilian elite. Freire never let himself to be put off and he bet on the hope as a revolutionary and freeing form of strength. The hope on Freire is not an empty hope. It is a commitment with the history lived by the Brazilian people. This hope is based on the belief that men and women are not complete beings, and so they are in permanent transformation of themselves and their realities. To Freire, the history is a non-ending construction.This is one of the fundamental differences between a “banking” education and a freeing and problematizing education. While the first one seeks for settling and repetition, the second one seeks for reflection, action, problematization of difficulties, overcoming barriers set by a certain reality. The overcoming of these barriers is the first step to overcoming the limits and realization of the “unprecedented-viable”, which Freire proposes. <![CDATA[IS (NOT) THE TEACHER AN EDUCATOR? CONFLICTS FOR THE TEACHER IDENTITY IN THE FOURTH CENTURY OF “PEDAGOGY OF THE OPPRESSED”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000100184&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO É quase impossível ignorar a influência do pensamento de Paulo Freire na educação brasileira. Um dos maiores expoentes da crítica ao modelo educacional praticado ainda hoje, Freire tornou-se “leitura obrigatória” nos cursos de licenciatura, em especial a partir de fins dos anos de 1990 e início dos anos 2000, e inspirou muitos professores em suas práticas junto aos alunos da Educação Básica e Ensino Superior. Nos últimos anos, no entanto, parece estar se firmando no Brasil uma resistência bastante forte às proposições freireanas, fenômeno acompanhado por um ressurgimento e fortalecimento do pensamento conservador de modo mais amplo. No presente artigo, objetivamos descrever os embates entre esses dois discursos, nos perguntando acerca de seus efeitos sobre as identidades docentes. Lançamos mão de ferramentas teórico-metodológicas de inspiração foucaultiana para execução da análise. O material empírico selecionado está composto pelas obras Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire (1987) e Professor não é educador, de Armindo Moreira (2012). Os resultados evidenciaram que persiste e se intensifica, na atualidade, uma divergência significativa na concepção de educação e do papel do professor entre o ideário liberal/neoliberal e a teorização crítica. Nesse sentido, nos colocamos a refletir acerca da função política da educação a fim de problematizarmos a identidade ideal de professor defendida por movimentos como o Escola Sem Partido. Por mais estranho que isso nos pareça, os resultados da pesquisa apontam para o fato de que, para alguns daqueles que combatem Freire, parece possível (e até desejável) ser professor sem educar.<hr/>ABSTRACT It is almost impossible to ignore the influence of the ideas of Paulo Freire in Brazilian education. One of the most important exponents of the critics of the educational model still practiced nowadays, Freire became “required reading” in graduation courses related to teaching, mainly from the late 1990s and early 2000s, inspiring many teachers in their practices with the students of Basic Education and Higher Education. However, in the last years, a strong resistance has been occurring against Freire’s ideals - phenomenon followed by the resurgence and strengthen of a widely conservative thought. In this paper, we aimed to describe the conflicts between these two discourses, asking us about their effects over the teacher identities. For the analysis, we used theoretical-methodological tools of Foucauldian inspiration. The empirical material selected is composed by the books Pedagogy of the oppressed (1987),by Paulo Freire, and “Professor não é educador”, by Armindo Moreira (2012). The results are evidences of a significant divergence in the conception of education and the role of the teacher between the liberal/neoliberal ideology, besides the critical theorization, which are persistent and more intense. This way, we decided to think about the political role of education in order to problematize the ideal teacher identity defended by movements such as Escola Sem Partido. Even though it is strange for us, the results of this research point to the fact that for some of those who oppose Freire, it seems possible (and even desirable) to be a teacher without education. <![CDATA[FREIRIAN PEDAGOGY: THE CURRICULUM AND THE PEDAGOGICAL PRACTICE IN THE LEARNING PROCESS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000100204&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O artigo objetiva refletir sobre a obra de Paulo Freire: “Pedagogia do Oprimido”, correlacionando-a às discussões sobre currículo e prática pedagógica, a partir da análise acerca da política educacional pautada na constituição do currículo enquanto defesa da integração do conhecimento científico e da experiência. Para tanto, entende-se as práticas pedagógicas articuladas a processos de aprendizagem que valorizem e colaborem para a emancipação do indivíduo. Para a construção desse texto realizou-se a leitura reflexiva da obra de Paulo Freire: Pedagogia do Oprimido (1968) e de autores que agregam valor ao seu pensamento e método de ensino, bem como apresenta um esboço das discussões feitas na disciplina de Currículo do Programa de Pós-Graduação, além de um relato de experiência da prática pedagógica por meio de temas de interesse trabalhados na disciplina Educação a Distância, numa turma do curso de Pedagogia. Diante das reflexões e proposições, infere-se que as concepções e práticas pedagógicas que se considerem emancipadoras são aquelas apropriadas por gestores da educação, professores, alunos e comunidade em geral numa relação dialógica com perspectivas libertadoras. Enfatiza-se, ainda, por meio do relato de experiencia aqui apresentado, que o currículo articulado a temas de investigação agrega valor significativo ao processo de aprender. E, por isso, vale destacar, o quão atuais e fundamentais são as considerações de Paulo Freire na Educação.<hr/>ABSTRACT This paper aims to reflect on the work of Paulo Freire: "Pedagogy of the Oppressed", correlating it to the discussions on curriculum and pedagogical practice, starting from the analysis about the educational policy based on the constitution of the curriculum as a defense of the integration of scientific knowledge and experience. For this, it is understood the pedagogical practices articulated to learning processes that value and collaborate for the emancipation of the individual. In order to construct this paper, was undertaken a reflexive reading of the work of Paulo Freire: Pedagogy of the Oppressed (1968) and of authors who add value to their thinking and teaching method, as well as, a sketch of the discussions made in the Curriculum Course Postgraduate Program, besides an experience report of the pedagogical practice through themes of interest worked in the discipline of Distance Education, in a class of the Pedagogy course. In the face of reflections and propositions, it is inferred that pedagogical conceptions and practices that are considered emancipatory are those appropriated by education managers, teachers, students and the community in general in a dialogical relationship with liberating perspectives. It is also emphasized in this text, through the experience report presented here, that the curriculum articulated to research subjects adds significant value to the learning process. And, therefore, it is worth highlighting, just how current and fundamental are the considerations of Paulo Freire in Education. <![CDATA[THE CENTRALITY OF THE ROLE OF HIGH SCHOOL TEACHERS IN THE RECONFIGURATION OF CURRICULUM AND PROFESSION]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000100230&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este texto visa compreender como os professores do Ensino Médio concebem a profissão docente, a partir de seu papel na (re)configuração do currículo escolar. As análises são decorrentes de uma pesquisa sobre a centralidade do papel dos professores no trabalho com jovens de uma escola de Ensino Médio na periferia do Rio de Janeiro. Os dados foram produzidos por meio da aplicação de questionários aos professores da escola (69) e aos alunos do 3º ano do Ensino Médio (341), da realização de entrevistas com gestores (4) e professores indicados pelos alunos (4), além de observação das aulas (60 horas). Compreende-se que as concepções dos professores sobre os objetivos do Ensino Médio direcionam as escolhas curriculares, orientam as práticas pedagógicas e (re)configuram a própria profissão. Identificam-se professores com novas abordagens curriculares que adotam uma prática reflexiva e contextualizada. Esses docentes rompem com o ciclo de repetições curriculares, construindo uma nova cultura de ensino marcada por uma concepção profissional da docência e por um papel motivador do professor. O texto estrutura-se sobre quatro eixos: entre os objetivos da escola e a cultura do ensino; O que ensinar? Da seleção dos conteúdos à contextualização da aprendizagem; a influência da formação e da experiência sobre o exercício da docência; o “jogo de concepções” entre professores de Ensino Médio. Conclui-se que o professor é um grande artífice da construção curricular que se materializa nas escolas. Daí a importância de se construir o currículo com a escola e seus sujeitos e não para a escola.<hr/>ABSTRACT This text aims to understand how High School teachers conceive the teaching profession, from their role in (re)configuring the school curriculum. The analyzes are the results of a research on the centrality of the role of teachers in working with young people from a High School in the outskirts of Rio de Janeiro. The data were produced through the application of questionnaires to the teachers of the school (69) and to the students of the last grade (341), interviews of managers (4) and teachers indicated by the students (4), besides observation of the classes (60 hours). It is understood that the teachers’ conceptions of the objectives of High School education are directed towards curricular choices, orient their pedagogical practices and (re)configure the profession itself. It identifies teachers with new curricular approaches that adopt a reflexive and contextualized practice. These teachers break with the cycle of curricular repetitions, building a new culture of teaching marked by a professional conception of teaching and by a motivating role of the teacher. The text is structured on four axes: between the objectives of the school and the culture of teaching; What to teach? From the selection of contents to the contextualization of learning; the influence of education and experience on teaching; the “game of conceptions” among high school teachers. It is concluded that the teacher is a great architect of the curricular construction that materializes in the schools. Hence the importance of building a curriculum with the school and its subjects and not to the school. <![CDATA[OPEN EDUCATIONAL RESOURCES (OER) WITH RESPONSIBLE RESEARCH AND INNOVATION (RRI) FOR THE PRODUCTION OF KNOWLEDGE IN EDUCATIONAL POLICIES: THE CASE OF THE PROFESSIONAL MASTER IN MANAGEMENT AND ASSESSMENT OF PUBLIC EDUCATION AT THE JUIZ DE FORA FEDERAL UNIVERSITY (UFJF)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000100256&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O trabalho propõe a análise e discussão sobre a utilização de Recursos Educacionais Abertos (REA) no Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), como demonstração da viabilidade da interação de variadas mídias e recursos on-line no processo educacional, por meio dos quais alunos do Programa realizaram suas atividades e promoveram interações, tendo como referência sobre a aplicabilidade dos REA nos estudos de Okada, Amiel, Nobre, Mallmann e Mendes. Este estudo exploratório reflete sobre como utilizar os REAs (mapas do LiteMap) como práticas pedagógicas ditas inovadoras, em contexto de cursos superiores. A metodologia tem como base o conceito de pesquisa e inovação responsáveis (RRI) com as seguintes etapas: uso de REA, adaptação da prática pedagógica e transformação do ensino-aprendizagem do projeto Europeu Engage que promoveu a plataforma LiteMap para formação de educadores para RRI. São apresentadas duas experiências de atividades no Mestrado Profissional, com a utilização de REA, seu desenvolvimento e análise, sendo a primeira na Disciplina de Administração e Financiamento da Educação Pública e a segunda nas atividades de Qualificação dos mestrandos, em 2017 e 2018. Ambas as experiências, desenvolvidas de modo experimental, foram exitosas e se demonstraram oportunas para sua disseminação em todo o Programa de Pós-Graduação. Os resultados deste estudo sugerem que REA com LiteMap podem ser utilizados, adaptados e transformados num processo pedagógico que reúne conteúdos e métodos, como conhecimento construído nos mapas.<hr/>ABSTRACT This work proposes the analysis and discussion about the use of Open Educational Resources (OER) in the Professional Master in Management and Assessement of Public Education at the Juiz de Fora Federal University (UFJF), as a demonstration of the viability of the interaction of various media and online resources in the educational process. through which the students of the Program carried out their activities and promoted interactions. The conceptual and theoretical contributions of Okada, Amiel, Nobre, Mallmann and Mendes are used. This exploratory study examines how to make REA (Litemap maps) become innovative pedagogical practices, for example, in undergraduate or masters courses, in face-to-face or distance education. The methodology is based on responsible research and innovation (RRI) with the following steps: use of OER, adaptation of pedagogical practice and transformation of teaching learning, from the European ENGAGE project that promoted the LiteMap platform for training educators for RRI. Two experiences of activities in the Professional Masters are presented, with the use of OER, its development and analysis, being the first in the Public Education Administration and Financing Course and the second in the Qualification activities of the masters in 2017 and 2018. Both the experiments, were successful and were shown to be appropriate for their dissemination throughout the Postgraduate Program. The results of this study suggest that REA with LiteMap can be used, adapted and transformed in an interwoven process between maps mapped knowledge and transforming practices with mapping process. <![CDATA[CINEMA AT SCHOOL: A WAR MACHINE AGAINST NARCISSIST PERFORMANCE VIOLENCE?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000100282&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO No contexto atual das políticas de currículo, se vê proliferar nas escolas um novo gerencialismo que sai do setor privado e invade o setor público com vistas a qualificar o processo de gerência e melhorar os resultados. Esse novo gerencialismo, conforme Ball (2006) vai produzindo uma cultura da performatividade, constituindo corpos cada vez mais preocupados com os resultados, o desempenho e a qualificação de si. Mas, para além de um corpo-performático e polivalente, a cultura da performatividade produz uma violência narcisista a nível das pequenas diferenças correlatas à produção e a exclusão do outro no contexto escolar. O que se pretende com esse texto é pensarmos a contingência das violências produzidas pela escola contemporânea através da cultura da performatividade, e no contrafluxo, questionar: pode o cinema se colocar como máquina de guerra na produção de linhas de fuga aos desejos imanentemente agressivos no sentido de potencializar outra ética para a existência que exceda a da lógica neoliberal performática? Chamamos para a discussão e composição desse pensamento alguns teóricos da perspectiva pós-estruturalistas: Foucault (1999, 2008, 2010), Deleuze (1988, 2013), Ball (2003, 2010), Skliar (2016), e outros que se debruçam nos estudos focados em cinema: Miranda (2015, 2016), Migliorin (2015), Oliveira Jr, (2016), Gonçalves (2014). Acreditamos que por meio de algumas experiências desenvolvidas pelo Laboratório de Estudos Audiovisuais-OLHO, novas pistas podem ser seguidas de forma a construir através do cinema outros corpos, outras éticas, outros modos e estilos de ser e estar na vida.<hr/>ABSTRACT In the current context of curriculum policies, there is a proliferation of new managerialism in schools which leaves the private sector and invades the public sector in order to qualify the management process and improve results. This new managerialism, according to Ball (2006), is producing a culture of performativity, constituting bodies that are increasingly concerned with the results, performance and qualification of oneself. But beyond a performative and multipurpose body, the culture of performativity produces narcissistic violence at the level of small differences related to the production and exclusion of the other in the school context. What we intend with this text is to think about the contingency of the violence produced by the contemporary school through the culture of performativity, and on the counterflow, to question: can the cinema put itself as a war machine in the production of lines of escape to the immanently aggressive desires in the sense of potentiating another ethic for existence that exceeds that of neoliberal performative logic? We call the discussion and composition of this thinking some post-structuralist theorists: Foucault (1999, 2008, 2010), Deleuze (1988, 2013), Ball (2003, 2010), Skliar (2016), and others who studies focused on cinema: Miranda (2015, 2016), Migliorin (2015), Oliveira Jr, (2016), Gonçalves (2014). We believe that through some experiments developed by the Laboratory of Audiovisual Studies-EYE, new clues can be followed in order to build other bodies through the cinema, other ethics, other ways and styles of being and being in life. <![CDATA[PARADOXOS NA EDUCAÇÃO: INSERÇÃO E ALTERIDADE DE IMIGRANTES NAS RELAÇÕES ESCOLARES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000100304&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO No contexto atual das políticas de currículo, se vê proliferar nas escolas um novo gerencialismo que sai do setor privado e invade o setor público com vistas a qualificar o processo de gerência e melhorar os resultados. Esse novo gerencialismo, conforme Ball (2006) vai produzindo uma cultura da performatividade, constituindo corpos cada vez mais preocupados com os resultados, o desempenho e a qualificação de si. Mas, para além de um corpo-performático e polivalente, a cultura da performatividade produz uma violência narcisista a nível das pequenas diferenças correlatas à produção e a exclusão do outro no contexto escolar. O que se pretende com esse texto é pensarmos a contingência das violências produzidas pela escola contemporânea através da cultura da performatividade, e no contrafluxo, questionar: pode o cinema se colocar como máquina de guerra na produção de linhas de fuga aos desejos imanentemente agressivos no sentido de potencializar outra ética para a existência que exceda a da lógica neoliberal performática? Chamamos para a discussão e composição desse pensamento alguns teóricos da perspectiva pós-estruturalistas: Foucault (1999, 2008, 2010), Deleuze (1988, 2013), Ball (2003, 2010), Skliar (2016), e outros que se debruçam nos estudos focados em cinema: Miranda (2015, 2016), Migliorin (2015), Oliveira Jr, (2016), Gonçalves (2014). Acreditamos que por meio de algumas experiências desenvolvidas pelo Laboratório de Estudos Audiovisuais-OLHO, novas pistas podem ser seguidas de forma a construir através do cinema outros corpos, outras éticas, outros modos e estilos de ser e estar na vida.<hr/>ABSTRACT In the current context of curriculum policies, there is a proliferation of new managerialism in schools which leaves the private sector and invades the public sector in order to qualify the management process and improve results. This new managerialism, according to Ball (2006), is producing a culture of performativity, constituting bodies that are increasingly concerned with the results, performance and qualification of oneself. But beyond a performative and multipurpose body, the culture of performativity produces narcissistic violence at the level of small differences related to the production and exclusion of the other in the school context. What we intend with this text is to think about the contingency of the violence produced by the contemporary school through the culture of performativity, and on the counterflow, to question: can the cinema put itself as a war machine in the production of lines of escape to the immanently aggressive desires in the sense of potentiating another ethic for existence that exceeds that of neoliberal performative logic? We call the discussion and composition of this thinking some post-structuralist theorists: Foucault (1999, 2008, 2010), Deleuze (1988, 2013), Ball (2003, 2010), Skliar (2016), and others who studies focused on cinema: Miranda (2015, 2016), Migliorin (2015), Oliveira Jr, (2016), Gonçalves (2014). We believe that through some experiments developed by the Laboratory of Audiovisual Studies-EYE, new clues can be followed in order to build other bodies through the cinema, other ethics, other ways and styles of being and being in life.