Scielo RSS <![CDATA[Revista e-Curriculum]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1809-387620190004&lang=es vol. 17 num. 4 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[EDITORIAL DA REVISTA E-CURRICULUM]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000401399&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[CONFRONTOS E RESISTÊNCIAS NAS POLÍTICAS CURRICULARES E EDUCACIONAIS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000401405&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[EL CURRÍCULUM ENTRE LO QUE HICIERON Y LO QUE QUEREMOS HACER SOBRE CON NOSOTROS: EFECTOS DE LAS DISPUTAS ENTRE CONOCIMIENTOS Y OPINIONES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000401414&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo traz resultados de uma pesquisa que buscou conhecer como professoras/es da escola básica estão recebendo o ataque sistemático que tem sido feito ao conhecimento e como lidam com os moralismos difundidos junto à tentativa de controle do conhecimento que se deve ensinar na escola. Trabalhando em uma perspectiva pós-crítica de currículo, o artigo desenvolve dois argumentos: o primeiro é o de que foi possível identificar, entre diferentes professoras/es da escola básica, uma compreensão de que, pelo grau de ignorância que se tornou evidente no Brasil, elas/es precisam ser defensoras/es do conhecimento e acolhedoras/es da diferença. O segundo argumento é o de que as nossas críticas e as críticas das/os professoras/es são importantes, mas é apenas um primeiro passo na luta pela criação de possíveis. O artigo mostra, assim, que tão importante como essa crítica é aprendermos a nos deixar afetar pelas alegrias ativas das diferenças criadoras em nós e nos outros, a praticar a potência de educar para a liberdade de criar valor, para também criar o nosso próprio destino!<hr/>ABSTRACT This article brings results of a research that sought to know how basic school teachers are receiving the systematic attack that has been made to knowledge, and how they deal with the widespread moralism disseminated with the attempt to control knowledge that should be taught at school. Working from a post-critical curriculum perspective, the paper develops two arguments: the first is that it was possible to identify, among different teachers of the basic school, an understanding that, due to the degree of ignorance that has become evident in Brazil, they need to be ‘defenders of knowledge’ and ‘welcoming of difference’. The second argument is that our criticism and the teachers’ criticism is important, but it is only a first step in the struggle to create the possible. The article then shows that just as important as this critique is learning to be affected by the active joys of creative differences in ourselves and others, to practice the power of educating for the freedom to create value, to create our own destiny!<hr/>RESUMEN Este artículo trae resultados de una investigación que buscaba saber como maestras/os de la escuela básica están recibiendo el ataque sistemático que viene haciéndose al conocimiento, y cómo lidian con los moralismos generalizados junto al intento de controlar el conocimiento que se debe enseñar en la escuela. Trabajando desde una perspectiva poscrítica del currículo, el articulo desarrolla dos argumentos: el primero es que fue posible identificar, entre diferentes maestras/os de primaria, una comprensión que, por el grado de ignorancia que se hizo evidente en Brasil, necesitan ser defensoras/es del conocimiento y acogedoras/es de la diferencia; el segundo argumento es que nuestras criticas y las criticas de las/os maestras/os son importantes, pero es solo un primer paso en nuestra lucha para crear potenciales. Luego el artículo muestra que tan importante como esta crítica es aprender a vernos afectados por las alegrías activas de las diferencias creadoras en nosotros y en los demás, a practicar el poder de educar para la libertad de crear valor, para también crear nuestro destino! <![CDATA[EDUCACIÓN DESPUÉS DE LA INTRUSIÓN DE GAIA: ¿Y QUÉ TIENE QUE HACER QUEER CON ELLA?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000401436&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Neste texto, inspirado pela formulação de Isabelle Stengers sobre a intrusão de Gaia, busco explorar relações entre política de currículo, ecologia, cosmologia e crítica queer em nossa era chamada de Antropoceno. A partir de intercessores da literatura e do teatro, argumento, por um lado, a possibilidade de existir experiência educacional por fora da retórica do primado do sujeito humano como projeto de formação do currículo no passo que, para tanto, insisto na necessidade de práticas queers que nos desloquem das formas habituais de pensar a política, a ecologia e a natureza. Mobilizo, assim, a imaginação cosmoecopolítica da ética bicha para perturbar as histórias esmagadoras do gêmeo tributário do sujeito da educação, o puído antropocentrismo, que, vai não vai, surge revigorado, confundido com a própria matéria do currículo. Ao fim, sugiro que política curricular está mais para um experimento de estar mundo, de criar mundos, de encontrar um mundo, de encontrar modos de estar em circuitos de forças de transfigurações alquímicas em que se desdobram trajetórias muito além - ou mesmo aquém - dos modelos humanistas de reconhecimento ou dos registros hiperintelingíveis usuais da normatividade e do Estado.<hr/>ABSTRACT In this text, inspired by Isabelle Stengers’s formulation on the intrusion of Gaia, I seek to explore relationships between curriculum policy, ecology, cosmology and queer criticism in our era called Anthropocene. From the intercessors of literature and theater, I argue, on the one hand, the possibility of educational experience outside the rhetoric of the primacy of the human subject as a curriculum formation project, while insisting that we need queer practices that move us from the usual ways of thinking policy, ecology and nature. Thus, I mobilize the cosmoecopolitics imagination of queer ethics to disturb the overwhelming stories of the subject’s tributary twin of education, the threadbare anthropocentrism, which, in fits and starts, is reinvigorated, confused with the very matter of the curriculum. In the end, I suggest that curriculum policy is more of a world-living experiment, of creating worlds, of finding a world, of finding ways of being in circuits of alchemical transfiguration forces in which trajectories unfold beyond - or even below - the humanistic models of recognition or the usual hyperintelligible registers of normativity and the State.<hr/>RESUMEN En este texto, inspirado en la formulación de Isabelle Stengers de la intrusión de Gaia, busco explorar las relaciones entre la política curricular, la ecologia, la cosmología y la crítica queer en nuestra era llamada Antropoceno. Desde los intercesores de la literatura y el teatro, argumento, por un lado, la posibilidad de una experiencia educativa fuera de la retórica de la primacía del sujeto humano como un proyecto de formación curricular, mientras insisto en que necesitamos prácticas. maricas que nos mueven de las formas habituales de pensar a la política, la ecología y la naturaleza. De este modo, movilizo la imaginación cosmoecopolítica de la ética queer para perturbar las abrumadoras historias del gemelo tributario de la asignatura, el antropocentrismo raído, que no vendrá, revitalizado, confundido con la propia asignatura del plan de estudios. Al final, sugiero que la política curricular es más un experimento de vida mundial, de crear mundos, de encontrar un mundo, de encontrar formas de estar en circuitos de fuerzas de transfiguración alquímica en la que se desarrollan trayectorias, más allá, o incluso más abajo, de los modelos humanísticos de reconocimiento o los registros hiperinteligibles habituales de normatividad y estado. <![CDATA[GÉNERO EN POLÍTICAS DE EDUCACIÓN PÚBLICA Y CURRICULUM: DEL DERECHO A LAS INVENCIONES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000401458&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Nos últimos tempos, temos presenciado enunciações que materializam os efeitos da onda conservadora que paira em território nacional. A escola, nesse contexto, é campo de batalha prioritário, além de ser um dos alvos principais dos vetos e dos protestos da sociedade civil e dos representantes políticos, o que, por vezes, se materializa nas alterações das políticas públicas educacionais. É sob tal conjuntura política e sobre direitos educacionais conquistados, especificamente no que se refere à gênero nas últimas décadas, que trataremos aqui. Ao analisarmos leis, diretrizes e bases nacionais, destacamos as políticas públicas como efeitos de diferentes forças que lutam para capturar condutas, formar sujeitos e conduzir racionalidades. A partir das análises, observamos movimentos de inscrição de diversos grupos excluídos (ou expulsos) do cenário educacional, bem como o incentivo às suas promoções de modo positivo em avaliações e materiais pedagógicos. Contudo, gênero como sinônimo de sexo biológico é o conceito utilizado prioritariamente nos documentos e pouco se promove a desconstrução de normas de gênero e as invenções de outros modos de existência.<hr/>ABSTRACT In recent times, we have witnessed statements that materialize the effects of the conservative wave that hovers in the national territory. The school in this context is a priority battlefield, and is one of the main targets of vetoes and protests by civil society and political representatives, which sometimes materializes in education public policies changes. It is under such a political conjuncture and about educational rights conquered, specifically with regard to gender in recent decades, that we will deal here. When analyzing national laws, guidelines and bases, we highlight the public policies as the effects of different forces that struggle to capture behavior, form subjects and lead rationalities. From these analyses, we observed movements of enrollment of several excluded (or expelled) groups from the educational scenario, as well as encouraging their promotion positively in assessments and teaching materials. However, gender as a synonym for biological sex is the concept used primarily in documents and there is little promotion of deconstruction of gender norms and inventions of others modes of existence.<hr/>RESUMEN En los últimos tiempos hemos sido testigos de que las enunciaciones materializarse los efectos de la ola conservadora que se cierne en el territorio nacional. La escuela en este contexto es el campo de batalla prioritario, y es uno de los principales objetivos de los vetos y las protestas de la sociedad civil y los representantes políticos, que a veces se materializa en modificaciones de políticas públicas educativas. Es en esa coyuntura política y sobre los derechos educativos conquistada, específicamente, en relación con el género en las últimas décadas que ocuparnos aquí. Al analizar las leyes, directrices y bases nacionales, destacamos las políticas públicas como los efectos de las diferentes fuerzas que luchan por capturar comportamientos, formar sujetos y conducir racionalidades. A partir del análisis, hemos observado movimientos de inscripción de diversos grupos excluidos (o expulsados) del ambiente educativo, así como el incentivo para sus promociones de manera positiva en evaluaciones y materiales didácticos. Pero, el género como sinónimo de sexo biológico es el concepto utilizado principalmente en documentos y poco promueve la deconstrucción de las normas de género y de las invenciones de nuevos modos de existência. <![CDATA[CUERPO, GÉNERO Y SEXUALIDAD EN EL CURRÍCULO DESNUDO: ENTRE QUEJAS Y RESISTENCIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000401480&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O presente artigo traz parte dos resultados de uma pesquisa que teve por objetivo investigar os modos de atuação do currículo da nudez na produção de relações de sexualidade e gênero na cibercultura. A análise desta pesquisa foi elaborada sob a perspectiva pós-crítica educacional, que compreende que o currículo é um artefato cultural que produz modos de existência e é capaz de multiplicar sentidos, saberes e resistências criativas. A análise do currículo da nudez pretende provocar deslocamentos, pois está fundamentada conceitualmente na noção de currículo cultural, que não se restringe ao espaço escolar. Desse modo, esse currículo é analisado nas relações produtivas do poder, nos regimes de verdade, na constituição de sujeitos, nas disputas e práticas discursivas. A metodologia utilizada na investigação articulou elementos da netnografia e análise do discurso de inspiração foucaultiana de três grupos secretos na rede social Facebook. Os grupos secretos existiam com intuito principal de trocar, publicar e brincar com autorretratos nus. Foram realizadas também entrevistas online com dez participantes dos grupos investigados, para complementar e aprofundar a produção das informações. O argumento desenvolvido é que no currículo da nudez denunciam-se práticas assimétricas de sexualidade e gênero e, assim, resiste-se a certas normas sociais da política contemporânea e ao regime de corporeidade.<hr/>ABSTRACT This article summarizes part of the results of a research that aimed to investigate the modes of action of the nudity curriculum in the production of sexuality and gender relations in cyberculture. The analysis of the research was built based on the post-critical educational perspective, which understands that the curriculum is a cultural artifact that produces modes of existence and can multiply meanings, knowledge and creative resistances. The analysis of the nudity curriculum seeks to cause ruptures, because it is conceptually based on the notion of cultural curriculum that doesn’t only apply to the school. In this sense, the nudity curriculum is analyzed through the productive power relations, the regimes of truth, the subjects’ constitution and the discourses disputes and practices. We articulated elements of netnography and the discourse analysis based on Foucault to investigate three secret groups of the social network Facebook. The main purpose of these secret groups was to trade, publish and play with nude self pictures. We also did online interviews with ten participants of the groups, to complement and deepen the production of information. The argument of this paper is that in the nudity curriculum the subjects denounce asymmetrical gender and sexuality relations and, in this sense, they resist to certain contemporary policy norms and to the regime of corporeality.<hr/>RESUMEN Este artículo trae parte de los resultados de una investigación con objetivo de investigar las formas de actuar del currículum de desnudos en la producción de relaciones sexuales y de género en la cibercultura. El análisis de esta investigación se elaboró desde la perspectiva educativa post-critica que comprende que el plan de estudios es un artefacto cultural que produce modos de existencia y es capaz de multiplicar los sentidos creativos, el conocimiento y las resistencias. Los análisis del currículum de desnudos pretende provocar desplazamientos, visto que se basa conceptualmente en la noción de currículum cultural que no está restringido al espacio escolar. Así, el currículum de desnudos se analiza en las relaciones productivas de poder, en los regímenes de verdad, en la constitución de sujetos, en disputas y prácticas discursivas. La metodología utilizada en la investigación articuló elementos de la netnografía y los análisis del discurso inspirado en Foucault de tres grupos secretos en la red social de Facebook. Los grupos secretos existían principalmente con el propósito de intercambiar, publicar y jugar con autorretratos desnudos. También se realizaron entrevistas en línea con diez participantes del grupo para complementar y profundizar la producción de información. El argumento desarrollado es que en el plan de estudios de la desnudez se denuncian las prácticas asimétricas de la sexualidad y el género y, por lo tanto, se resisten a ciertas normas sociales de la política contemporánea y el régimen de corporeidad. <![CDATA[MASCULINIDADES EN EL CURRÍCULUM DE “TROPA DE ÉLITE” E “PLAYA DEL FUTURO”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000401502&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O artigo toma como material empírico os modelos de masculinidades veiculados nos currículos de dois filmes brasileiros: “Tropa de Elite” e “Praia do Futuro”. Partimos do pressuposto oriundo do campo dos estudos culturais numa perspectiva pós-crítica em que o cinema é compreendido como um artefato cultural, portanto capaz de disseminar saberes e educar o seu público. O objetivo é analisar os diferentes modelos de masculinidades produzidos e visibilizados pelos currículos dos filmes. O argumento desenvolvido é que esses currículos operam de modos distintos a partir das representações de masculinidades de cada obra: a masculinidade hegemônica em “Tropa de Elite” e a masculinidade abjeta em “Praia do Futuro”. Concluímos que o cinema pode propiciar encontros potentes entre gêneros e sexualidades e o campo educacional, pois se por um lado um desses currículos reitera um modelo hegemônico hierárquico de masculinidade, por outro há vazamentos e escapes mais diversos e menos afeitos a normatividades.<hr/>ABSTRACT The article takes as empirical material the models of masculinities conveyed in the curriculum of two brazilian films: “Elite Squad” and “Futuro Beach”. We start from the assumption arising from the field of cultural studies in a post-critical perspective in which cinema is understood as a cultural artifact, therefore capable of disseminating knowledge and educating your audience. The objective is to analyze the different models of masculinities produced and made visible by the film curriculum. The argument developed is that this curriculum operates in different ways from the representations of masculinities of each work: hegemonic masculinity in “Elite Squad” and abject masculinity in “Futuro Beach”. We conclude that the cinema can provide powerful encounters between genders and sexualities and the educational field, because if on one hand this curriculum reiterates a hierarchical hegemonic model of masculinity, on the other there are leaks and more diverse escapes and less affective to normativities.<hr/>RESUMEN El artículo toma como material empírico los modelos de masculinidades transmitidos en el currículum de dos películas brasileñas: “Tropa de Élite” y “Playa del Futuro”. Partimos de la suposición que surge del campo de los estudios culturales en una perspectiva poscrítica en la que el cine se entiende como un artefacto cultural, por lo tanto, capaz de difundir el conocimiento y educar a su audiencia. El objetivo es analizar los diferentes modelos de masculinidades producidos y hecho visibles por el currículum cinematográfico. El argumento desarrollado es que este currículum opera de diferentes maneras a partir de las representaciones de masculinidades de cada trabajo: masculinidad hegemónica en “Tropa de Élite” y masculinidad abyecta en “Playa del Futuro”. Llegamos a la conclusión de que el cine puede proporcionar encuentros poderosos entre géneros y sexualidades y el campo educativo, porque si por un lado este currículum reitera un modelo hegemónico jerárquico de masculinidad, por otro lado hay filtraciones más diversas y menos afectos a las normatividades. <![CDATA["¿ES ESE LÁPIZ LABIAL PARA VENIR A LA ESCUELA?" DISPUTAS ESTÉTICO-METODOLÓGICAS EN LOS PATIOS CURRICULARES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000401523&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O artigo relaciona disputas políticas no campo do currículo aos enfrentamentos estéticos protagonizados por digital influencers negras no YouTube, ao tempo em que questiona a compreensão de currículo como conhecimento (MACEDO, 2017a). Recorre aos pátios escolares como espaço em que a diferença vaza, permitindo a formulação de proposições que escapam da “clausura metodológica” (ST PIERRE, 2017) insistindo na coerência entre a teoria pós-estruturalista e formas de fazer pesquisa que rasuram o “romance realista” (ST PIERRE, 2010). Aponta o enquadramento do outro nas políticas identitárias, como algo a ser evitado, pelo risco de sublimação da diferença (DERRIDA, 1991). Assim, o debate curricular sobre o ensino de história e cultura afro-brasileira é lido a partir de instrumentos normativos que pautam a luta antirracista no ambiente escolar e, também, nos vídeos produzidos pela youtuber Gabi Oliveira, publicados no Canal DePretas, vistos como outra forma de produzir discursivamente o conceito de raça (BUTLER, 2004). O texto indica os pátios escolares e as publicações de youtubers como brechas para questionar o que conta como política antirracista nas disputas curriculares e estéticas. A partir da diferença, entendida como alteridade que escapa ao mesmo, o artigo tem o intuito de destacar as significações de escola, inscritas em corpos que ostentam cabelos black powers e batons afrontosos, que dialogam com os conteúdos produzidos no YouTube, indicando a permeabilidade dos muros da escola.<hr/>ABSTRACT The article links political disputes in the field of curriculum with the aesthetic confrontations of black digital influencers on YouTube, while questioning the understanding of curriculum as knowledge (MACEDO, 2017a). Therefore, I use the school courtyards as a space in which the difference leaks, allowing the formulation of propositions that escape the “methodological enclosure” (ST PIERRE, 2017) insisting on the coherence between the poststructuralist theory and forms. do research, which erase the “realistic novel” (ST PIERRE, 2010). I point out the framing of the other in identity politics, as something to be avoided, because of the risk of sublimation of difference (DERRIDA, 1991). Thus, the curriculum debate on the teaching of Afro-Brazilian history and culture is read from normative instruments that guide the anti-racist struggle in the school environment and also in the videos produced by youtuber Gabi Oliveira, published on DePretas channel, seen as another way of discursively producing the concept of race (BUTLER, 2004). The text indicates the school courtyards and youtubers publications as gaps to question what counts as anti-racist politics in curricular and aesthetic disputes. From the difference, understood as alterity that escapes it, the article aims to highlight the meanings of school, inscribed in bodies that boast black powers hair and outrageous lipsticks, which dialogue with the content produced on YouTube, indicating the permeability of school walls.<hr/>RESUMEN El artículo vincula las disputas políticas en el campo del currículum con las confrontaciones estéticas de personas influyentes digitales negras en YouTube, mientras cuestiona la comprensión del currículum como conocimiento (MACEDO, 2017a). Por lo tanto, utilizo los patios escolares como un espacio en el que se filtra la diferencia, lo que permite la formulación de proposiciones que escapan del "recinto metodológico" (ST PIERRE, 2017) insistiendo en la coherencia entre la teoría y las formas postestructuralistas. hacer investigación, que borra la "novela realista" (ST PIERRE, 2010). Señalo el encuadre del otro en la política de identidad, como algo a evitar, debido al riesgo de sublimación de la diferencia (DERRIDA, 1991). Así, el debate curricular sobre la enseñanza de la historia y la cultura afrobrasileña se lee de instrumentos normativos que guían la lucha antirracista en el entorno escolar y también en los videos producidos por el youtuber Gabi Oliveira, publicados en Canal DePretas, visto como otra forma de producir discursivamente el concepto de raza (BUTLER, 2004). El texto indica los patios escolares y las publicaciones de youtubers como vacíos para cuestionar lo que cuenta como política antirracista en disputas curriculares y estéticas. A partir de la diferencia, entendida como la alteridad que se le escapa, el artículo tiene como objetivo resaltar los significados de la escuela, inscritos en cuerpos que cuentan con poderes de cabello negro y lápices labiales escandalosos, que dialogan con el contenido producido en YouTube, lo que indica la permeabilidad de paredes de la escuela. <![CDATA[CURRÍCULO Y CONSTRUCCIÓN DE UN COMÚN: ARTICULACIONES INSURGENTES EN UNA POLÍTICA INSTITUCIONAL DE FORMACIÓN DOCENTE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000401545&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este texto tem por objetivo explorar o potencial político e analítico do significante “comum” na reflexão curricular contemporânea a partir da análise de uma política institucional de formação inicial e continuada de professores em desenvolvimento em uma universidade pública federal. Para tal, opera-se com as teorizações pós-estruturalistas, em particular as que se inscrevem na abordagem pós-fundacional, como defendida por Olivier Marchart, para a compreensão e o posicionamento nos debates em torno das políticas que movimentam fluxos de sentido de currículos de licenciatura e dos currículos escolares. Trata-se, mais particularmente, de focalizar, nessas políticas, os processos de significação que mobilizam o significante “comum” traduzindo os diferentes interesses em jogo. Em diálogo com as contribuições teóricas de Pierre Dardot e Christian Laval e na contramão das interpretações recentes produzidas no campo do Currículo sobre os sentidos e as mobilizações desse termo, propõe-se uma leitura outra, produtiva do significante “comum”. Na perspectiva aqui privilegiada, a ideia de construção de um comum apresenta-se como possibilidade de politizar o campo, superando binarismos e reconhecendo a força e o papel crucial da contingência nessas disputas. O artigo apresenta, em primeiro lugar, alguns usos do comum que vêm sendo hegemonizados nos estudos curriculares, bem como interpretações outras possíveis e disponíveis. Em seguida, tendo como campo empírico uma política curricular em curso, sublinha a potência heurística de um entendimento de comum que tem orientado a sua operacionalização e funcionado como verdadeira insurreição ou rede de resistência inventiva em tempos de desmonte do sistema público educacional no Brasil.<hr/>ABSTRACT This text aims to explore the political and analytical potential of the signifier “common” in the contemporary curricular studies, through an analysis of an institutional policy of initial and continuous teacher training developed in a federal public university. In order to do that, it is worked with the poststructuralist theories, in particular with the theories related to post-foundational approach, which is advocated by Olivier Marchant to the comprehension and positioning in debates about policies that move flows of meaning from undergraduate teaching curriculum and school curriculum. This work, particularly, proposes to focus on the meaning processes that mobilize the signifier “common” and expose the different interests in play. In a dialogue with Pierre Dardot and Christian Laval’s theoretical contributions and differing from current interpretations produced in the curricular field, another comprehension, productive from the signifier “common”, is proposed. In the perspective emphasized here, the idea of building a “common” presents itself as a possibility of politicizing the field, overcoming binarism and recognizing the protagonism and the strength of the contingency in these disputes. Firstly, the article presents some uses of the “common” that have been hegemonized in curricular studies, as well as other possible and available interpretations. After that, having as empirical field an ongoing curriculum policy, this text underlines the heuristic potency of a comprehension of common that has guided its operation and being a true insurrection or inventive resistance network in times of the dismantling the public educational system in Brazil.<hr/>RESUMEN Este texto tiene por objeto explorar el potencial político y analítico del significante “común” en la reflexión curricular contemporánea, a partir del análisis de una política institucional de formación inicial y continua de profesores en desarrollo, en una universidad pública federal. Con esta finalidad, opero con las teorizaciones posestructuralistas, en particular, las que se inscriben en el enfoque posfundacional, como defendido por Olivier Marchart para la comprensión y el posicionamiento en los debates a cerca de las políticas que movilizan flujos de sentido de los currículos de licenciatura y de los currículos escolares. Se trata, principalmente, de enfocar, en esas políticas, los procesos de significación que movilizan el significante “común”, traduciendo los distintos intereses en juego. En diálogo con las contribuciones teóricas de Pierre Dardot y Christian Laval, y en sentido opuesto a las interpretaciones recientes producidas en el campo del Currículo, sobre los sentidos y las movilizaciones de ese término, propongo una lectura distinta, productiva del significante “común”. En la perspectiva privilegiada aquí, la idea de construcción de un común se presenta como posibilidad de politizar el campo, superando binarismos y reconociendo la fuerza y el papel crucial de la contingencia en esas disputas. El artículo presenta, en primer lugar, algunos usos del común que vienen siendo hegemonizados en los estudios curriculares, así como también otras interpretaciones posibles y disponibles. Luego, teniendo como campo empírico una política curricular en curso, subraya la potencia heurística de un entendimiento de común, que ha orientado su operacionalización y ha funcionado como verdadera insurrección o red de resistencia inventiva, en tiempos de desmantelamiento del sistema público educacional en nuestro país. <![CDATA[ACCIÓN DE CONTRACONDUCTA EN EL PLAN DE ESTUDIOS PARA ENFRENTAR LA DISTORSIÓN EDAD-SERIE EN EL NEOLIBERALISMO: EL PROYECTO TRAJETÓRIAS CRIATIVAS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000401566&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O artigo objetiva analisar possíveis ações de contraconduta operacionalizadas no currículo escolar, frente ao contexto neoliberal que estamos vivenciando no Brasil. Para isso, discutem-se brevemente as tendências neoliberais atuais do contexto brasileiro e analisam-se alguns movimentos de contraconduta desenvolvidos numa escola que adere ao Projeto Trajetórias Criativas. Tal Projeto pode ser caracterizado como uma invenção curricular para o enfrentamento à distorção idade-série e acolhe estudantes de 15-17 anos dos anos finais do Ensino Fundamental. Teoricamente o texto utiliza as discussões contemporâneas de Dardot e Laval acerca do que denominam a nova razão-mundo e do princípio político do comum. Opera-se ainda com o conceito de contraconduta dos estudos foucaultianos. A empiria abrange observações de atividades com estudantes e reuniões de planejamento com professores em uma das escolas, registradas em diário de campo. Como resultado da pesquisa, destaca-se a força das propostas que emanam dos estudantes e inventam um currículo em movimento que fissura o currículo tradicional, incluindo outras possibilidades de produzir o aprender. O movimento do dobrar e redobrar as propostas pedagógicas engendra forças que agem sobre elas mesmas, para criar múltiplos caminhos, ações abertas, constituindo singularidades. Compreende-se que esse movimento fortalece o princípio político do comum e funciona como contraconduta dos professores porque os afasta da conduta de ensinar e aprender esperada, nesses tempos neoconservadores. Em síntese: ao recusarem ser governados dessa forma colocam-se junto aos estudantes para inventar outros currículos que os tornem aprendentes e, nesse movimento, criam trajetórias próprias para aprender.<hr/>ABSTRACT The article analyzes possible counter-conduct actions operationalized in the school curriculum, considering the neoliberal context we experience in Brazil. To do so, we discuss the current neoliberal trends in the Brazilian context and analyze some counter-conduct movements developed in a school that joint the Creative Trajectories Project. This Project is characterized as a curricular invention for coping with age-series distortion, and it welcomes students aged 15-17 years of the final grades of Elementary School. Theoretically, the text uses the contemporary discussions of Dardot and Laval on what they call the new reason-world and the political principle of the common. We also address the concept of counter-conduct of Foucaultian studies. Empiricism encompasses observing activities with students and planning meetings with teachers in one of the schools, recorded in a field journal. We also highlight the strength of the proposals that emanate from the students and invent a curriculum in motion that cracks the traditional curriculum, including other possibilities of approaching the learning process. The bending and rebending movement of the pedagogical proposals engenders forces that act on themselves, creating multiple paths, open actions, and constituting singularities. This movement strengthens the political principle of the common and works as a counter-conduct for departing from the expected, as the conduct of teaching and learning in these neoconservative times. In short: by refusing to be governed in this way, they place themselves with students to invent other curricula that make them learners and, in this movement, create their own learning trajectories.<hr/>RESUMEN El artículo busca analizar las posibles acciones de contraconducta puestas en práctica en un plan de estudios escolar en el contexto neoliberal brasileño. Para esto, se discuten brevemente las tendencias neoliberales actuales en este contexto y se analizan algunos movimientos de contraconducta en una escuela que adhirió al Proyecto Trajetórias Criativas, que trata de una invención curricular para enfrentar la distorsión edad-serie y recibir a estudiantes de 15-17 años de los últimos años de Enseñanza Básica. Para el análisis se utilizaron las discusiones contemporáneas de Dardot y Laval sobre lo que llaman la nueva razón del mundo y principio político de lo común. También se aplicó el concepto de contraconducta de los estudios foucaultianos. El empirismo incluye las observaciones de actividades con estudiantes y las reuniones de planificación con maestros en una escuela, registrado en diario de campo. Los resultados revelan la fuerza de las propuestas que surgen desde los estudiantes que resulta en un plan de estudios dinámico que rompe lo tradicional al incluir otras posibilidades para producir aprendizaje. El movimiento de doblar y redoblar las propuestas pedagógicas engendra fuerzas que actúan sobre sí mismas para crear múltiples caminos, abrir acciones, constituyendo singularidades. Este movimiento fortalece el principio político de lo común y funciona como contraconducta de los docentes porque salen de lo esperado, como la conducta de enseñanza-aprendizaje actual neoconservadora. Al negarse a esto, se unen a los estudiantes para elaborar otros planes de estudio que los conviertan en aprendices y, así, crear sus propios caminos para aprender. <![CDATA[SENTIDOS PARA LA INTEGRACIÓN CURRICULAR EN REFORMAS RECIENTES DE LA ESCUELA SECUNDARIA: ENTRE ÁREAS DE CONOCIMIENTO Y LA ORGANIZACIÓN DISCIPLINARIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000401587&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O trabalho investiga os sentidos de integração curricular produzidos, disputados e fixados no tempo presente, focalizando as políticas para o Ensino Médio no Brasil e, em particular, para a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. São investigados documentos oficiais das reformas recentes para esse nível de ensino: os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Reforma do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular. A ideia foi analisar as regulações e efeitos dessas políticas, tomando como referência um histórico e importante embate que se explicita e ganha força entre as áreas do conhecimento e as disciplinas escolares. No diálogo com Michel Foucault, curriculistas (como Thomas Popkewitz e Stephen Ball) e historiadores (Reinhart Koselleck, por exemplo), é assumida uma abordagem discursiva para a produção de uma História do Currículo do Presente. Tomando a interdisciplinaridade como o significado hegemônico que a integração curricular veio assumindo historicamente, se analisam os deslocamentos do discurso reformista na direção das áreas do conhecimento, ainda que regulado pelas regras e padrões da organização disciplinar. Nesse movimento, o termo disciplina escolar vai deixando de ser enunciado, em um movimento que desloca os sentidos de integração curricular no diálogo com os componentes curriculares. As noções de competências e habilidades vão se transformando em elementos de adjetivação do conhecimento disciplinarizado, produzindo efeitos no modo como passamos a pensar a ‘validade’ daquilo que ensinamos e aprendemos no ensino médio, assim como os nossos papéis como professores e estudantes nesse nível da educação básica.<hr/>ABSTRACT In this paper we analyze the meanings of curriculum integration produced, disputed and fixed in the present time, focusing the High School policies in Brazil, in particular for the area of Natural Sciences and its Technologies. Official documents were investigated: the National Curriculum Parameters, the High School Reform and the Common Curriculum National Base. The idea was to analyze the regulations and effects of these policies, taking as reference a historical and important clash that is explicit and gains strength between the areas of knowledge and the school subjects. In dialogue with Michel Foucault, curriculists (such as Thomas Popkewitz and Stephen Ball) and historians (Reinhart Koselleck, for example), a discursive approach is taken to produce a Curriculum History to the Present. Taking interdisciplinarity as the hegemonic meaning that curriculum integration has historically assumed, we analyze the displacements of reformist discourse towards the areas of knowledge, even though regulated by the rules and standards of disciplinary organization. In this movement, the term school subject is no longer stated, in a movement that shifts the senses of curriculum integration in the dialogue with the curriculum components. The notions of competences and skills become elements of the adjectivation of disciplined knowledge, producing effects on the way we come to think about the 'validity' of what we teach and learn in high school, as well as our roles as teachers and students at this level of schooling.<hr/>RESUMEN Este trabajo investiga los significados de integración curricular producidos, disputados y arreglados en la actualidad, enfocándose en las políticas para la escuela secundaria en Brasil y, en particular, para el área de Ciencias de la Naturaleza y sus Tecnologías. Se investigan los documentos oficiales de las reformas recientes para este nivel de educación: los Parámetros Curriculares Nacionales, la Reforma de la Escuela Secundaria y la Base Nacional Común Curricular. La idea era analizar las regulaciones y los efectos de estas políticas, tomando como referencia un choque histórico e importante que es explícito y gana fuerza entre las áreas de conocimiento y las materias escolares. En diálogo con Michel Foucault, investigadores em el area curricular (como Thomas Popkewitz y Stephen Ball) e historiadores (Reinhart Koselleck, por ejemplo), se adopta un enfoque discursivo para producir una Historia del Currículo do Presente. Tomando la interdisciplinariedad como el significado hegemónico que la integración curricular ha asumido históricamente, analizamos los desplazamientos del discurso reformista hacia las áreas del conocimiento, aunque estén regulados por las reglas y estándares de la organización disciplinaria. En este movimiento, el término materia escolar ya no se establece, en un movimiento que cambia los sentidos de la integración curricular en el diálogo con los componentes curriculares. Las nociones de competencias y habilidades se convierten en elementos del adjetivo de conocimiento disciplinado, produciendo efectos en la forma en que pensamos sobre la 'validez' de lo que enseñamos y aprendemos en la escuela secundaria, así como nuestros roles como maestros y estudiantes en este nível de la Educación Básica. <![CDATA[FORMACIÓN DE GERENTES ESCOLARES DE CEARAN EN EL CONTEXTO DE LAS ALIANZAS PÚBLICO-PRIVADAS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000401604&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este trabalho aborda formação de gestores escolares no contexto das políticas público-privadas, cuja temática vem ganhando espaço em discussões acadêmicas dos últimos anos. Analisa o processo de recontextualização das formações dos gestores de escolas estaduais de ensino médio regular, do Estado do Ceará, no âmbito da CREDE 10, Russas/CE, com foco na formação pelo método Circuito de Gestão em parceria com o Instituto Unibanco. Na construção do referencial teórico utiliza a abordagem do Ciclo de Políticas proposto por Bowe; Ball; Gold (1992), em torno da ideia de recontextualização, permeada pela noção de performatividade, enquanto incentivo para produzir novos perfis institucionais, na identificação da existência de um contexto político onde predomina a “convergência de políticas” (BALL, 2004). Tal contexto parece caracterizar o surgimento de um novo paradigma na orientação gerencialista dos governos neoliberais nessa nova possibilidade de mercado, em especial no Estado do Ceará. Analisa resultados de uma pesquisa feita através de questionário com seis gestores escolares em relação ao período de 2016 a 2018. Como resultados, é possível destacar sinais de controle na educação cearense através da política de accountability e da cultura da performatividade implementadas no paradigma da educação pública cearense. Também, que o método Circuito de Gestão é traduzido pelos gestores na recriação de espaços de negociação entre os diferentes interesses da política em pauta e os projetos demandados nas escolas. Considera, por fim, que a recontextualização das políticas, no contexto da prática, aponta possibilidades de confrontos e resistências frente às políticas educacionais e curriculares no contexto atual.<hr/>ABSTRACT This paper addresses the formation of school managers in the context of public-private policies, whose theme has been gaining ground in the academic discussions of recent years. It analyzes the recontextualization process of the trainings of the managers of state high schools of the state of Ceará, in the scope of CREDE 10, Russas / CE, focusing on the formation by the Management Circuit method in partnership with the Unibanco Institute. In the construction of the theoretical framework uses the approach of the Policy Cycle proposed by Bowe; Ball; Gold (1992), around the idea of recontextualization, permeated by the notion of performativity, as an incentive to produce new institutional profiles, identifying the existence of a political context where “policy convergence” predominates (BALL, 2004). Such context seems to characterize the emergence of a new paradigm in the managerialist orientation of neoliberal governments in this new market possibility, especially in the State of Ceará. It analyzes the results of a questionnaire survey with six school managers from 2016 to 2018. As a result, it is possible to highlight control signals in Ceará education through the accountability policy and the performativity culture implemented in the public education paradigm. Ceará. Also, that the Management Circuit method is translated by the managers in the recreation of negotiation spaces between the different interests of the policy in question and the projects demanded in the schools. Finally, it considers that the recontextualization of policies, in the context of practice, points to possibilities of confrontation and resistance to educational and curricular policies in the current context.<hr/>RESUMEN Este artículo aborda la formación de gerentes escolares en el contexto de políticas público-privadas, cuyo tema ha ido ganando terreno en las discusiones académicas de los últimos años. Analiza el proceso de recontextualización de las capacitaciones de los gerentes de las escuelas secundarias estatales del estado de Ceará, en el ámbito de CREDE 10, Russas / CE, centrándose en la formación por el método del Circuito de Gestión en colaboración con el Instituto Unibanco. En la construcción del marco teórico se utiliza el enfoque del Ciclo de Políticas propuesto por Bowe; Pelota; Gold (1992), en torno a la idea de recontextualización, impregnada por la noción de performatividad, como un incentivo para producir nuevos perfiles institucionales, identificando la existencia de un contexto político donde predomina la "convergencia de políticas" (BALL, 2004). Tal contexto parece caracterizar el surgimiento de un nuevo paradigma en la orientación gerencialista de los gobiernos neoliberales en esta nueva posibilidad de mercado, especialmente en el Estado de Ceará. Analiza los resultados de una encuesta con seis gerentes escolares de 2016 a 2018. Como resultado, es posible resaltar las señales de control en la educación de Ceará a través de la política de rendición de cuentas y la cultura de rendimiento implementada en el paradigma de la educación pública. Ceará Asimismo, que el método del Circuito de Gestión sea traducido por los gerentes en la recreación de espacios de negociación entre los diferentes intereses de la política en cuestión y los proyectos demandados en las escuelas. Finalmente, considera que la recontextualización de las políticas, en el contexto de la práctica, apunta a posibilidades de confrontación y resistencia a las políticas educativas y curriculares en el contexto actual. <![CDATA[LA VIDA TAL COMO FUE: PRODUCIENDO RESISTENCIA EN CLASES DE HISTORIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000401626&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O presente artigo pretende abordar as aulas de História a partir de uma pesquisa constituída no fazer docente em estágio de formação de professores. Partimos da análise e observação de planejamentos e aulas desenvolvidos por estudantes de História dos últimos 4 semestres do curso de licenciatura, nas disciplinas de Estágio de Docência no Ensino Fundamental e Ensino Médio e Educação Patrimonial. O objetivo consistiu em problematizar o currículo de História na escola básica através do que chamamos de práticas insurgentes. Tal concepção nos levou a pensar no conceito de resistência, tendo como interlocutores de escrita autores do campo da decolonialidade, da educação crítica e da filosofia da diferença. A partir daí, construímos um conceito de resistência vinculado à ideia de criação. Concluímos, portanto, que, nos tempos atuais, a radicalidade da crítica curricular inclui a ideia não de uma reatividade aos “tempos difíceis”, mas de uma resistência criativa, que faça transbordar o currículo a partir de um estudo do passado, problematizando o presente e criando abertura para novos futuros.<hr/>ABSTRACT The paper analyzes history classes from materials collected in a research that accompanies students who undertake teacher training internships at the Federal University of Rio Grande do Sul. We take planning and observations of lessons built by history students, in the last 4 semesters, in the teaching internship subjects in elementary school, high school and patrimonial education. The goal is to problematize the history curriculum in elementary school through what we call insurgent practices. This conception led us to think about the concept of resistance, using authors from the fields of decolonial studies, critical education and the philosophy of difference. From there we built a concept of resistance linked to the idea of creation. We conclude, therefore, that in the present times, the radicality of curriculum criticism includes the idea, not of a reactivity to the “difficult times”, but of a creative resistance, which overflows the curriculum from a study of the past, problematizing the present and creating openness for new futures.<hr/>RESUMEN El presente artículo pretende traer al debate las clases de Historia, a partir de una investigación planeada y pensada en el hacer docente en prácticas de formación de profesores. Nosotros partimos de un análisis del plan y de las observaciones de sala de clase construidas por los estudiantes de Historia, en los últimos 4 períodos, en las asignaturas de prácticas en la enseñanza fundamental, enseñanza média y en educación patrimonial. El estudio pretendió problematizar el currículo de Historia, en la escuela básica, través de lo que llamamos de prácticas insurgentes. Esa concepción nos ha llevado a pensar en el concepto de resistencia, tomándose como interlocutores de la escrita autores del campo de la Decolonialidad, de la Educación Crítica y de la Filosofía de la Diferencia. A partir de ese punto, nosotros construimos un concepto de resistencia que está asociado con la idea de creación. Concluimos que, en los tiempos actuales, la radicalidad de la crítica curricular incluye la idea, no de una reactividad a los "tiempos difíciles", sino de una resistencia creativa, esa que hace transbordar el currículo desde un estudio del pasado, lo que hace problematizar el presente y crear una apertura para nuevos futuros. <![CDATA[LOS BASTARDOS! O MANIFIESTO PARA PENSAR EM UM CURRÍCULUM AMOROSO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000401648&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Neste texto manifesto, defende-se a ideia de que é possível pensar sobre um currículo para a Educação Ambiental que pense um currículo amoroso, encaminhe para outros movimentos, tirando da paralisia que gera apenas reclamações e palavras de ordem para o homem; um currículo que crie forças ativas contra as forças reativas. Pretende-se exercitar uma aproximação entre os conceitos de resistência (Antônio Negri) e de linhas de fuga (Gilles Deleuze), com o intuito de refletir sobre aquele currículo para a Educação Ambiental como resistência por meio daquelas vidas vistas como “menores”, “inúteis”. Assim, o que se deseja é inventar; pensar linhas de fuga; romper as linhas clássicas inscritas no currículo sendimentarizado. Talvez seja o momento de pensar no amor como um espaço de criação e resistência para imaginar outra Educação Ambiental. Pensar uma Educação Ambiental que potencialize a experiência e a vida. Criar linhas de fuga através das existências supostamente infames, buscando outras formas de existir e de agir quando se fala no ambiente. A ideia não é mudar os paradigmas, mas sair deles.<hr/>ABSTRACT In this manifesto we defend the idea that it is possible to think about a curriculum for Environmental Education that goes beyond, that throws us to other movements, that takes us out of paralysis, that only makes complain and shout slogans for man, but that create forces active against reactive forces. The idea is to do a conceptual approximation exercise between Antonio Negri concepts of resistance and Gilles Deleuze escape lines to think of a curriculum for Environmental Education as resistance through those lives that we look to be smaller, useless. So what we want is to invent; think of trailing lines; crack the classic lines inscribed in the sendimentalized curriculum. Perhaps it is time to think of love as a space of creation and resistance to imagine another environmental education. Think of an environmental education that enhances experience, life. Create escape lines across the ocean, looking for other ways to exist, to act when talking about the environment. The idea is not to change paradigms, but to get out of them.<hr/>RESUMEN En este manifiesto defendemos la idea de que es posible pensar en un plan de estudios para la Educación Ambiental que vaya más allá, que nos arroje a otros movimientos, que nos saque de la parálisis, que solo haga quejarse y gritar consignas para el hombre, pero que cree fuerzas activo contra fuerzas reactivas. La idea es hacer un ejercicio de aproximación conceptual entre los conceptos de resistencia de Antonio Negri y las líneas de escape de Gilles Deleuze para pensar en un plan de estudios para la Educación Ambiental como resistencia a través de esas vidas que vemos como más pequeñas e inútiles. Entonces, lo que queremos es inventar; piense en las líneas finales; descifrar las líneas clásicas inscritas en el currículum sentimental. Quizás sea hora de pensar en el amor como un espacio de creación y resistencia para imaginar otra educación ambiental. Piense en una educación ambiental que mejore la experiencia, la vida. Cree líneas de escape a través del océano, buscando otras formas de existir, para actuar cuando se habla del medio ambiente. La idea no es cambiar los paradigmas, sino salir de ellos. <![CDATA[POLÍTICAS CURRICULARES PARA LA ENSEÑANZA SECUNDARIA/ENSEÑANZA MEDIA EN PORTUGAL Y EN BRASIL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000401665&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO As mudanças curriculares, tanto em Portugal como no Brasil, são cada vez mais influenciadas por pressões transnacionais que exigem padrões mais elevados, implementação de uma cultura comum e uma educação que prepare para o mundo do trabalho, dando, assim, resposta a uma série de questões oriundas, essencialmente, do cenário econômico. Contudo, perante os aspectos referidos, bem como os recentes avanços científicos e tecnológicos, a educação não pode perder de vista a sua dimensão humana, vendo-se o Ensino Secundário/Ensino Médio compelido a criar condições para que os estudantes desenvolvam competências que os preparem para uma sociedade que se estrutura na base do conhecimento, se transforma a um ritmo cada vez mais intenso e se tornou mais complexa. Importa, por isso, averiguar o que pensam e como se posicionam os professores diante de tais mudanças. Assim, o objetivo deste texto é analisar as percepções de professores acerca das políticas curriculares no que se refere à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no Brasil, e ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, em Portugal. O referencial teórico que fundamenta o estudo refere-se ao currículo e às políticas curriculares. De cariz qualitativo, a pesquisa contou com a participação de professores do Ensino Secundário/Ensino Médio, por meio de entrevistas realizadas nos dois países. Constatou-se que, para os professores portugueses, só agora as mudanças criaram condições para a participação das escolas nas decisões curriculares; para os professores brasileiros, a BNCC poderá ter uma função mais uniformizadora do que diferenciadora e emancipadora.<hr/>ABSTRACT Curricular changes, both in Portugal and in Brazil, are becoming more and more influenced by transnational pressures, which demand higher standards, the implementation of a common culture and an education that prepares for the workplace, thus responding to a series of issues that come essentially from the economic scenario. However, in view of the aforementioned aspects, as well as the recent scientific and technological advances, education cannot lose sight of its human dimension. However, in view of the aforementioned aspects, as well as the recent scientific and technological advances, education cannot lose sight of its human dimension, with Secondary Education/Middle Education compelled to create the conditions for students to develop skills that prepare them for a society that is structured on the basis of knowledge, is transformed at an increasingly intense rate and has become more complex. It is important, therefore, to find out what they think and how teachers stand in the face of these changes. Hence, the objective of this text is to analyze teachers’ perceptions about curricular policies regarding the National Common Curricular Base (Base Nacional Comum Curricular - BNCC) in Brazil, and the Profile of Students Leaving Compulsory Schooling in Portugal. The theoretical framework, on which the study is based, refers to curriculum and curricular policies. Of qualitative quality, the research counted on the participation of Secondary School/Middle School teachers, through interviews conducted in the two countries. Regarding the Portuguese teachers, it was found that only now the changes have created conditions for the participation of schools in curricular decisions; regarding Brazilian teachers, BNCC may have a more unifying function than that of differentiating and emancipating.<hr/>RESUMEN Los cambios curriculares, tanto en Portugal como en Brasil, son cada vez más influenciados por presiones transnacionales que exigen estándares más elevados, implementación de una cultura común y una educación que prepare para el mundo del trabajo, dando así respuesta a una serie de cuestiones oriundas, esencialmente, del escenario económico. Sin embargo, ante los aspectos referidos, bien como los recientes avances científicos y tecnológicos, la educación no puede perder de vista su dimensión humana, viéndose la Enseñanza Secundaria/Enseñanza Media compelida a crear condiciones para que los estudiantes desarrollen competencias que los preparen para una sociedad que se estructura en la base del conocimiento, se transforma a un ritmo cada vez más intenso y se volvió más compleja. Importa, por eso, averiguar lo que piensan y cómo se posicionan los maestros ante estos cambios. Así, el objetivo de este texto es analizar las percepciones de maestros acerca de las políticas curriculares en lo que se refiere a la base Nacional Común Curricular (BNCC), en Brasil, y al Perfil de los Alumnos a la Salida de la Escolaridad Obligatoria, en Portugal. El referencial teórico que fundamenta el estudio se refiere al currículo y a las políticas curriculares. De cariz cualitativo, la investigación contó con la participación de maestros de la Enseñanza Secundaria/Enseñanza Media, a través de entrevistas realizadas en los dos países. Constatamos que, para los maestros portugueses, sólo ahora los cambios han creado condiciones para la participación de las escuelas en las decisiones curriculares; para los maestros brasileños la BNCC podrá tener una función más uniformadora que diferencial y emancipadora. <![CDATA[LA LEY Nº 11.645/08 Y LOS TUPINAMBÁS EN LAS CLASES DE HISTORIA: LA VISIÓN DE LOS(AS) ALUMNOS(AS) Y LAS PERSPECTIVAS DE UNA NUEVA MIRADA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000401684&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Neste artigo apresentamos as possibilidades de uma prática de ensino, desenvolvida no Laboratório de Ensino de História da Universidade de Pernambuco - UPE/Campus Mata Norte, voltada para o ensino de história indígena, tendo o objetivo de promover uma educação intercultural e de contribuir com o processo de mudança apontado pela Lei 11.645/2008. A abordagem advém do resultado de certa experiência desenvolvida em sala de aula de uma escola de ensino básico sobre a leitura da obra literária de caráter cosmológico Meu destino é ser onça, de Alberto Mussa, que nos permitiu conhecer a importância do estreitamento da Literatura com a História. A partir da leitura participativa da obra, os(as) educandos(as) responderam questões e produziram imagens. Analisando tais produções, considerando a teoria da recepção literária em que o leitor é protagonista no processo de leitura e as narrativas por meio da abordagem da teoria fundamentada nos dados, buscamos perceber como essa prática contribuiu para a promoção de uma educação intercultural e o desenvolvimento da criticidade histórica na perspectiva rüseniana.<hr/>ABSTRACT On this paper we present the account of a teaching practice developed in the History Teaching Laboratory UPE/Campus Mata Norte, directed towards the teaching of Indigenous History, aiming to promote an intercultural education and to contribute with the changing process pointed by Bill 11.645/2008. The approach comes from the results of a certain experience developed in class, on primary schools, about the reading of the cosmological character’s literary work, Meu destino é ser onça, by Alberto Mussa,that allowed us to know the importance of narrowing between Literature and History. From the participative reading of the piece, the students answered questions and produced pictures. Analyzing such production, considering the theory of literary reception in which the reader is the protagonist in the process and the narratives by means of the approach data based theory, we looked forward to perceive how this practice contributed for the promote on of an intercultural education and the development of historical criticality on the Rusenian perspective.<hr/>RESUMEN En este artículo presentamos las posibilidades de una práctica de enseñanza, desarrollada en el Laboratório de Ensino de História UPE/Campus Mata Norte, destinada a la enseñanza de historia indígena, que tiene el objetivo de promover una educación intercultural y de contribuir con el proceso de cambios apuntados por la ley 11.645/2008. El abordaje es el resultado de cierta experiencia desarrollada en las de clases, de una escuela de enseñanza básica, sobre la lectura de la obra literaria de caracter cosmológico, Meu destino é ser onça, de Alberto Mussa, que nos permitió conocer la importancia del estrechamiento entre Literatura e Historia. A partir de la lectura participativa de la obra, los(as) educandos(as) responderon cuestiones y producieron imágenes. Analizando tales producciones, considerando la teoría de la recepción literaria, en la que el lector es el protagonista en el proceso de lectura, y las narrativas, por medio del abordaje de la teoría fundamentada en los datos, buscamos percibir como esa práctica contribuyó a la promoción de una educación intercultural y el desarrollo de la criticidad hitórica en la perspectiva Rüseniana. <![CDATA[ANÁLISIS DE LA REFORMA DE LA ENSEÑANZA SECUNDARIA Y DE LA IMPLANTACIÓN DE LA BASE NACIONAL COMÚM CURRICULAR EN EL CONTEXTO DE LAS POLÍTICAS NEOLIBERALES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000401711&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO No presente artigo discorreremos a respeito das influências das políticas neoliberais sobre a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em consonância com a reforma do Ensino Médio. Esta discussão terá como norte as políticas neoliberais, uma vez que elas atuam na configuração do perfil do Ensino Médio, por meio da Lei nº 13.415/2017, a qual fornece subsídios para a efetivação da referida reforma e da implantação da BNCC, alterando vários artigos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Apesar da complexidade do tema, frente às inúmeras questões, envolvidas por diversos segmentos da sociedade que, muitas vezes apresentam interesses antagônicos, é possível observar a veiculação de ideologias neoliberais, como o incentivo à Educação Profissional e o favorecimento de parcerias público-privadas. Com relação à implantação da BNCC, o objetivo principal é propor a reformulação curricular da Educação Básica, norteando os conteúdos e as práticas do professor. No entanto, foi constatado que muitos aspectos da reforma encontrarão sérios problemas para sua efetivação, como por exemplo, o baixo investimento nas escolas, que estão impossibilitadas para ofertar o que está sendo proposto. Este fato caminha na contramão das políticas de ajuste fiscal e da limitação dos gastos públicos, por vinte anos, previstas pela Emenda Constitucional 95/2016. Observa-se, ainda, que na impossibilidade de investimentos, a terceirização e a privatização, amparadas pela Lei nº 13.415/2017, possivelmente, aumentarão, consideravelmente, havendo dessa forma direcionamento de recursos públicos para instituições privadas. Ademais, verificou-se que a flexibilização do ensino e a reorganização curricular tendem a uma diminuição dos conteúdos historicamente sistematizados, promovendo o esvaziamento e a precarização do ensino público.<hr/>ABSTRACT The present article reports an analysis of influence of neoliberal policies on the implementation of the Curricular Common National Base (BNCC), in accordance with the High School reform. The north of this discussion is the neoliberal policies that act on the High School profile, through Law 13,415/2017. This law provides subsidies for the implementation of the reform and the implementation of the BNCC, amending several articles of the Law of Directives and Bases of National Education. Despite the complexity of the subject because the many issues involved in various segments of society, which often have antagonistic interests, it is possible to observe neoliberal ideologies such encouraging Professional Education and favoring public-private partnerships. With regard to the BNCC implementation, the main objective is to propose the curricular reformulation of Basic Education, guiding the contents and the practices of the teacher. However, it was noted that many aspects of the reform will find serious problems for its implementation, for example, the low investments in schools so they not can offer what is being proposed. It is contrary to the fiscal adjustment policies and the limitation of the public expenditures for twenty years according to the Constitutional Amendment 95/2016. It is also noted that in the impossibility of investments outsourcing and privatization, supported by Law no 13,415/2017, will possibly increase considerably the use of public resources in private institutions. In addition, the flexibilization of teaching and the curricular reorganization tend to decrease the historically systematized contents, promoting emptying and precarization of public education.<hr/>RESUMEN El presente artículo presenta un análisis de la influencia de las políticas neoliberales sobre la implantación de la Base Nacional Común Curricular (BNCC) y sobre la reforma de la Enseñanza Secundaria. Su objetivo es estudiar las políticas neoliberales que actúan en la Enseñanza Secundaria, mediante la Ley 13.415/2017, que proporciona subvenciones para el empleo de la reforma y de la implantación de la BNCC y cambia artículos de la Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional. A pesar de la complejidad del tema es posible observar intereses neoliberales, como fomentar la Educación Profesional y favorecer la integración público-privada. Esa ley preconiza también la tendencia a la Educación Integral y a la flexibilización de la enseñanza. Se constató que varios aspectos de esa reforma encontrarán problemas serios a la hora de su implementación como la necesidad de inversiones financieras en las escuelas para que puedan ofrecer lo que se está proponiendo, ya que camina en contra a la orientación de la política-económica de ajuste fiscal y a la Enmienda Constitucional 95/2016 que limita los gastos públicos por veinte años. La aprobación de la Ley 13.415/2017 que favorece la tercerización y de la privatización, es un factor que, posiblemente, contribuirán para que se aumente el direccionamiento de recursos públicos a las instituciones privadas. Además, la flexibilización de la enseñanza y la reorganización curricular tienden a ocasionar la disminución de los contenidos históricamente sistematizados, promoviendo, como consecuencia, el vaciamiento y la precarización de la enseñanza pública. <![CDATA[INTERNACIONALIZACIÓN EN ESTRICTO GRADUADO SENSU EN BRASIL: UNA MIRADA A LA POLÍTICA NACIONAL DE GARANTÍA DE CALIDAD]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000401739&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo tem como objetivo proporcionar uma visão sobre como está ocorrendo o processo de internacionalização na pós-graduação stricto sensu no Brasil, a partir dos anos de 1990, quando esta passa a ser utilizada como indicador de qualidade dos programas de pós-graduação que oferecem cursos de doutorado, pela política nacional de garantia da qualidade da pós-graduação, por meio da Avaliação Trienal dos Programas de Pós-Graduação, realizada pela CAPES. Para tanto, o estudo se fundamenta em uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória, que utilizou como procedimentos metodológicos a revisão bibliográfica, a análise documental, a análise de conteúdo e priorizou três níveis: o internacional, no âmbito da globalização dos anos de 1980; o nacional, por meio da política nacional de garantia da qualidade; e o individual, no nível das ações em colaboração internacional realizadas pelos programas de pós-graduação de Direito classificados com nível de excelência internacional na Avaliação Trienal CAPES de 2013. Os dados obtidos sinalizam no sentido de que a avaliação pode estar contribuindo para induzir o processo de internacionalização desses programas, mas não avalia a qualidade das ações e atividades realizadas; e na direção de que esses programas estão adotando duas estratégias complementares de internacionalização: uma direcionada para obter uma posição de destaque no mercado educacional internacional e outra voltada para o alcance de objetivos e benefícios comuns entre os países.<hr/>ABSTRACT This article aims to provide an insight into how the internationalization process is taking place in stricto sensu postgraduate studies in Brazil since the 1990s, when it is being used as an indicator of the quality of postgraduate programs offering PhD courses, for the national policy of postgraduate quality assurance, through the Triennial Evaluation of Graduate Programs, carried out by CAPES. To this end, it is based on a qualitative and exploratory research, which used as methodological procedures the literature review, documentary analysis, content analysis and prioritized three levels: the international, in the context of globalization of the 1980s, the national , through the national policy of quality assurance and the individual, in the level of the international collaborative actions carried out by the postgraduate programs of law classified with level of international excellence in the CAPES Triennial Evaluation of 2013. The obtained data indicate that The evaluation may be contributing to induce the internationalization process of these programs but it does not evaluate the quality of the actions and activities carried out and that these programs are adopting two complementary internationalization strategies: one aimed at obtaining a prominent position in the international educational market and the other. , facing to achieve common goals and benefits across countries.<hr/>RESUMEN Este artículo tiene como objetivo proporcionar una idea de cómo se está llevando a cabo el proceso de internacionalización en los estudios de posgrado stricto sensu en Brasil desde la década de 1990, cuando se utiliza como un indicador de la calidad de la oferta de programas de posgrado. Cursos de doctorado, para la política nacional de garantía de calidad de posgrado, a través de la Evaluación Trienal de Programas de Posgrado, realizada por CAPES. Con este fin, se basa en una investigación cualitativa y exploratoria, que utilizó como procedimientos metodológicos la revisión de la literatura, el análisis documental, el análisis de contenido y priorizó tres niveles: el internacional, en el contexto de la globalización de la década de 1980, el nacional , a través de la política nacional de aseguramiento de la calidad y el individuo, en el nivel de las acciones de colaboración internacional llevadas a cabo por los programas de posgrado de derecho clasificados con nivel de excelencia internacional en la Evaluación Trienal CAPES de 2013. Los datos obtenidos indican que La evaluación puede estar contribuyendo a inducir el proceso de internacionalización de estos programas, pero no evalúa la calidad de las acciones y actividades realizadas y que estos programas están adoptando dos estrategias complementarias de internacionalización: una dirigida a obtener una posición destacada en el mercado educativo internacional y la otra frente a p para lograr objetivos y beneficios comunes en todos los países. <![CDATA[EDUCATIÓN INTEGRAL EN EL CONTEXTO DE LA BNCC]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000401759&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este trabalho analisa a questão da educação integral diante da organização curricular proposta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em sua versão final, publicada em dezembro de 2018, com o intuito de apontar limitações e possibilidades para a implementação de projetos de educação integral nesse novo contexto. Definiu-se como foco de análise um aspecto considerado comum entre as diversas propostas educativas recentes em educação integral baseadas nos programas governamentais publicados durante a década de 2000: a ampliação curricular. Considerando que a ampliação curricular se refere à questão dos tempos, dos espaços educativos, à diversificação e à integração dos saberes escolares, procurou-se identificar esses elementos na BNCC. Conclui-se afirmando que a viabilidade de implementação de projetos educativos em educação integral com a adoção dessa base comum curricular é bastante limitada, tendo em vista que os diversos fatores que caracterizam a ampliação curricular em projetos de educação e de formação integral não são enfatizados na opção curricular da BNCC.<hr/>ABSTRACT This work analyzes the issue of full-time education in view of the curricular organization proposed by the National Common Curricular Base (known as BNCC), in its final version, published in December 2018, with the aim of pointing out limitations and possibilities for the implementation of full-time education projects in this new context. We defined as a focus of analysis an aspect considered common among the several recent educational proposals in integral education based on the governmental programs published during the decade of 2000: the curricular expansion. Considering that the curricular expansion refers to the expansion of time, educational spaces and diversification and integration of the school knowledge, we tried to identify these elements in the BNCC. We conclude by stating that the feasibility of implementing educational projects in full-time education, with the adoption of this common curricular base, is quite limited, considering that the several factors that characterize the curricular expansion in projects of full-time education and integral development are not emphasized in the curricular option of the BNCC.<hr/>RESUMEN Este trabajo analiza el problema de la educación integral delante de la organización curricular propuesta por la Base Nacional Común Curricular BNCC, en su versión final, publicada en diciembre de 2018, con el propósito de señalar limitaciones y posibilidades para la implementación de proyectos de educación integral en este nuevo contexto. Se definió como foco de análisis un aspecto considerado común entre las diversas propuestas educativas recientes en educación integral basadas en los programas gubernamentales publicados durante la década de 2000: la ampliación curricular. Considerando que la ampliación curricular se refiere a la de los tiempos, de los espacios educativos y a la diversificación y a la integración de los saberes escolares, se procuró identificar estos elementos en la BNCC. Concluimos afirmando que la viabilidad de implementación de proyectos educativos en educación integral con la adopción de esta base común curricular es bastante limitada, teniendo en cuenta que los diversos factores que caracterizan la ampliación curricular en proyectos de educación y de formación integral no son enfatizados en la opción curricular de la BNCC. <![CDATA[EUROCENTRISMO Y CURRÍCULO: PUNTOS PARA LA CONSTRUCCIÓN CURRICULAR NO EUROCÉNTRICA Y DECOLONIAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000401781&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O Pensamento Decolonial Latino-Americano emerge de um grupo de teóricos e teóricas localizados epistemicamente no sul do mundo, cujas reflexões partem da ferida colonial, daqueles e daquelas que tiveram suas vozes e experiências suprimidas pela colonização e modernização. Diante disso, o objetivo que guia a escrita deste texto é analisar as discussões sobre o currículo e a proposta alternativa de educação encabeçada pelo movimento zapatista via pensamento decolonial, a fim de contribuir para uma construção curricular não eurocêntrica, decolonial e decolonizadora. Para tanto, realizou-se uma pesquisa teórica buscando elementos no pensamento decolonial, nas teorias críticas e não críticas do currículo, e na proposta alternativa de educação encabeçada pelo zapatismo, a fim de contribuir para a reflexão sobre o eurocentrismo no currículo. A partir dessa análise, percebe-se que o currículo dentro das tendências tradicional, tecnicista e renovada representa vários aspectos da colonialidade do poder, ser e saber, excluindo os conhecimentos e identidades dos povos e grupos sociais subalternizados. E que mesmo quando tendências críticas procuraram repensar o currículo dentro do pensamento ocidental, isso aconteceu dentro das orientações do pensamento eurocêntrico, apesar de constituírem importantes contribuições. No entanto, as alternativas de educação dos movimentos sociais latino-americanos, como o zapatismo, apontam e já constroem uma educação decolonial e não eurocêntrica. Tal discussão torna-se importante na medida em que uma transformação social só é possível juntamente com uma transformação epistêmica, já que a racionalidade ocidental sustenta e sustenta-se sobre o mundo moderno/colonial.<hr/>ABSTRACT Latin American Decolonial Thought emerges from a group of theoretical epistemically located in the south of the world, whose reflections depart from the colonial wound, of those who had their voices and experiences suppressed by colonization and modernization. Therefore, what is writing guide of this text is to analyze the discussions about the curriculum and the alternative proposal of education headed by the Zapatista movement through the decolonial thought, in order to contribute to a non-Eurocentric, decolonial e decolonizing curricular construction. For this purpose, a theoretical research looking for elements in decolonial thought, in critical and noncritical theories of the curriculum, and in alternative proposal of education headed by Zapatismo, in order to contribute to the reflection on eurocentrism in the curriculum. From this analysis, it is perceived that the curriculum within the traditional trends, technical and renewed, represent several aspects of the coloniality of power, being and knowing, excluding the knowledge and identities of subalternized peoples and social groups. And that even when critical trends sought to rethink the curriculum within Western thought, this happened within the orientations of the Eurocentric thinking, although they constitute important contributions. However, the education alternatives of Latin American social movements, such as zapatismo, point out and already construct a decolonial and non-Eurocentric education. Such a discussion becomes important insofar as a social transformation is possible only together with an epistemic transformation, since Western rationality sustains and sustains itself over the modern/colonial world.<hr/>RESUMEN El PensamientoDecolonialLatinoamericano emerge de un grupo de teóricos y teóricas localizados epistémicamenteenelsurdel mundo, cuyas reflexiones parten de laherida colonial, de aquellos y aquellas que tuvieron sus voces y experiencias suprimidas por lacolonización y modernización. En este sentido, el objetivo que guíala escritura de este texto es analizarlasdiscusiones sobre el currículo y lapropuesta alternativa de educaciónencabezada por elmovimiento zapatista víapensamientodecolonial, a fin de contribuir a una construcción curricular no eurocéntrica, decolonial y decolonizadora. Para ello, fue realizada una investigación teórica buscando elementos enelpensamientodecolonial, teorías críticas y no críticasdel currículo, y enlapropuesta alternativa de educaciónencabezada por elzapatismo, a fin de contribuir a lareflexión sobre eleurocentrismoenel currículo. A partir de eseanálisis, se percibe que el currículo dentro de lastendências tradicional, tecnicista y renovada representa varios aspectos de lacolonialidaddel poder, ser y saber, excluyendolosconocimientos e identidades de lospueblos y grupos sociales subalternizados. Y que incluso cuandolastendencias críticas buscaban repensar el currículo dentro delpensamientooccidental, esosucedió dentro de lasorientacionesdelpensamientoeurocéntrico, a pesar de constituir importantes contribuciones. Sin embargo, las alternativas de educación de losmovimientossocialeslatinoamericanos, como elzapatismo, apuntan y yaconstruyen una educacióndecolonial y no eurocéntrica. Tal discusión se vuelve importante enla medida en que una transformación social sólo es posible junto com una transformación epistémica, ya que laracionalidadoccidentalsostiene y sostiene a símisma sobre el mundo moderno/colonial. <![CDATA[PRINCIPIOS PARA LA FORMACIÓN DOCENTE Y PARA REPENSAR EL PAPEL DE LA EDUCACIÓN ACTUAL A LA LUZ DEL PARADIGMA DE LA COMPLEJIDAD]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000401808&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este trabalho, realizado no grupo de pesquisa Paradigmas Educacionais e Formação de Professores (PEFOP), tomou por objetivo investigar como os paradigmas educacionais influenciam e impactam a educação. Ao mesmo tempo, enseja uma reflexão sobre as contribuições do paradigma da complexidade na educação e, a partir dele, visam encaminhamentos para pistas formativas da docência nessa concepção. Assim, para uma compreensão maior do tema, foi proposto como problema: Considerando a influência e os impactos dos paradigmas na educação moderna e contemporânea, quais encaminhamentos podem ser traduzidos em construtos norteadores para contribuir com a formação docente a partir do paradigma da complexidade e dos desafios atuais na educação? O procedimento metodológico envolveu uma abordagem qualitativa do tipo de pesquisa descritiva e exploratória, que envolveu a análise e a exploração de proposições conceituais, a partir dos recursos bibliográficos pesquisados. Os referenciais teóricos, cujas proposições conceituais colaboram com esta pesquisa, são de autores engajados na investigação sobre os paradigmas educacionais e as práticas de ensino, como Cardoso (1995), Moraes (2004), Behrens (2013), Morin (2011, 2015), Weil (1991, 1993). A partir desse referencial teórico, pretendeu-se apontar os construtos sobre o paradigma da complexidade para desenvolver uma prática pedagógica que propicie outras formas de empreender o processo de ensino e de aprendizagem. Como resultado, a produção do conhecimento alcançou a finalidade de provocar um estudo e investigação em condições de apontar caminhos para a formação da docência, com base teórica nos princípios da complexidade na educação.<hr/>ABSTRACT This work, conducted in the research group Educational Paradigms and Teacher Training (Paradigmas Educacionais e Formação de Professores’ - PEFOP), aimed at investigating how educational paradigms influence and impact education. At the same time, a reflection on the contributions of the paradigm of complexity in education and, from it, propose referrals to point out formative courses for teaching in this conception. Thus, for a better understanding of the theme, it was proposed as a research problem: Considering the influence and impacts of paradigms in modern and contemporary education, which reference can be translated into guiding constructs to contribute to teacher training from the paradigm of complexity and current challenges in education? The methodological procedure involved a qualitative approach, of the type of descriptive and exploratory research that encompassed the analysis and the exploration of conceptual propositions, from the researched bibliographic resources. The theoretical references, whose conceptual propositions collaborate with this research, are of authors engaged in the investigation on educational paradigms and teaching practices, such as Cardoso (1995), Moraes (2004), Behrens (2013), Morin (2011, 2015), Weil (1991, 1993). From this theoretical framework, we intended to find constructs from the paradigm of complexity to develop a pedagogical practice that provides quite different ways of undertaking the process of teaching and learning. As a result, the production of knowledge in this work achieved the purpose of provoking a study and an investigation in conditions to point ways to the formation of teaching, taking as theoretical basis the principles of complexity in education.<hr/>RESUMEN Este trabajo, realizado en el grupo de investigación Paradigmas Educacionales y Formación de profesores (PEFOP), tomó por objetivo investigar cómo los paradigmas educativos influencian e impactan la educación. Al mismo tiempo proporciona una reflexión sobre las contribuciones del paradigma de la complejidad en la educación y, a partir de él, proponen encaminamientos para pistas formativas para la docencia en esta concepción. Así, para una mayor comprensión del tema, fue propuesto como problema: considerando la influencia y los impactos de los paradigmas en la educación moderna y contemporánea, cuáles encaminamientos pueden ser traducidos en constructos orientadores para contribuir con la formación docente a partir del paradigma de la complejidad y de los desafíos actuales en la educación? El procedimiento metodológico acogió un abordaje cualitativo del tipo de investigación descriptiva y exploratoria, que involucró el análisis y la explotación de proposiciones conceptuales, a partir de los recursos bibliográficos investigados. Los referenciales teóricos, cuyas proposiciones conceptuales colaboran con esta investigación, son de autores involucrados en la investigación sobre los paradigmas educativos y las prácticas de enseñanza como Cardoso (1995), Moraes (2004), Behrens (2013), Morin (2011, 2015), Weil (1991, 1993). A partir de este referencial teórico, se pretendió encontrar constructos sobre el paradigma de la complejidad para desarrollar una práctica pedagógica que propicie otras formas de emprender el proceso de enseñanza y aprendizaje. Como resultado la producción del conocimiento alcanzó la finalidad de provocar un estudio e investigación en condiciones de apuntar caminos para la formación de la docencia, con base teórica en los principios de la complejidad en la educación. <![CDATA[EL DESARROLLO DE METODOLOGÍAS ACTIVAS EN EDUCACIÓN BÁSICA Y PARADIGMAS PEDAGÓGICOS EDUCATIVOS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000401837&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo é um recorte de pesquisa realizada no programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação: Currículo na linha de pesquisa formação de Educadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Este trabalho tem como objetivo apresentar alguns procedimentos didáticos que servirão de referência para os princípios das metodologias ativas e sua articulação com o paradigma da educação que fundamenta a sua efetivação. Diante do atual cenário, algumas alternativas têm sido propostas, na dimensão das metodologias ativas de aprendizagem, por apresentarem um conjunto de princípios e de estratégias que buscam reconfigurar a ação docente e discente, a partir dos três paradigmas pedagógicos, a saber: o da instrução, o da aprendizagem e o da comunicação. Nesse sentido, a atuação do professor apresenta-se como um interlocutor qualificado, criando condições para que seus alunos adquiram autonomia intelectual e social, ressignificando os procedimentos e as informações de tal modo que possam descobrir o mundo que os rodeia visando a sua transformação. O trabalho desenvolveu-se no enfoque qualitativo e partiu de pesquisa bibliográfica. Utilizou-se como referência Rui Trindade, Ariana Cosme, Neide Noffs, José Manoel Moran, dentre outros. Esta pesquisa revelou que o modo de organizar e planejar a aula conhecida como convencional não mais atende às necessidades das crianças e dos jovens presentes na escola contemporânea. Propõem-se, assim, alternativas denominadas de metodologias ativas, em que o aluno se torna protagonista no processo de ensino, de modo a interagir ativamente com o espaço de aprendizagem.<hr/>ABSTRACT This article is a research cutoff conducted in the stricto sensu Graduate Program in Education: Curriculum in the research line Educators training of the Pontifical Catholic University of São Paulo. This work has the objective to present some didactic procedures that will serve as a reference for the principles of active methodologies, and their articulation with the education paradigm that underlies their implementation. Given the current scenario, some alternatives have been proposed, in the dimension of active learning methodologies, as they present a set of principles and strategies that seek to reconfigure the teaching and student action, based on the three pedagogical paradigms, namely: instruction, learning and communication. In this sense, the teacher’s performance is presented as a qualified interlocutor, creating conditions for his/her students to acquire intellectual and social autonomy, re-signifying the procedures and information in such a way that they can discover the world around them aiming at their transformation. The work was developed in the qualitative approach and started from a bibliographical research. Rui Trindade, Ariana Cosme, Neide Noffs, José Manoel Moran, among others, were used as references. This research revealed that the way to organize and plan the class known as conventional no longer meets the needs of children and young people present in the contemporary school. Alternatives named active methodologies are then proposed, in which the student becomes protagonist in the teaching process, so he/she may actively interact with the learning space.<hr/>RESUMEN Este artículo es una investigación realizada en el programa de posgrado estricto-sensu en Currículum Educativo en la Línea de Investigación de Capacitación de Educadores de la Pontificia Universidad Católica de Sao Paulo. Este documento tiene como objetivo presentar algunos procedimientos didácticos que servirán como referencia para los principios de las metodologías activas y su articulación con el paradigma educativo que subyace en su implementación. Dado el escenario actual, se han propuesto algunas alternativas, en la dimensión de las metodologías de aprendizaje activo, ya que presentan un conjunto de principios y estrategias que buscan reconfigurar la enseñanza y la acción del alumno, basadas en los tres paradigmas pedagógicos, a saber, el de la instrucción. aprendizaje y comunicación. En este sentido, el desempeño del maestro se presenta como un interlocutor calificado, creando condiciones para que sus alumnos adquieran autonomía intelectual y social, resignificando los procedimientos y la información de tal manera que puedan descubrir el mundo que los rodea con el objetivo de su transformación. El trabajo se desarrolló en el enfoque cualitativo y comenzó a partir de la investigación bibliográfica. Utilizamos los autores Rui Trindade, Ariana Cosme, Neide Noffs, José Manoel Moran, entre otros. Esta investigación nos reveló que la forma de organizar y planificar la clase conocida como convencional ya no satisface las necesidades de los niños y jóvenes presentes en la escuela contemporánea que se propone, son alternativas llamadas metodologías activas donde el alumno se convierte en protagonista en el proceso de enseñanza. , interactuando activamente con el espacio de aprendizaje. <![CDATA[LA MIRADA DEL PROFESORUNIVERSITARIO SOBRE LA AUTONOMÍA DEL ALUMNO EM AMBINETES DE TECNOLÍGIAS DE APRENDIJAZE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000401855&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este trabalho consiste numa investigação sobre o olhar dos professores do ensino superior de duas instituições públicas na cidade de Maceió em relação à autonomia do aluno. Objetiva investigar como o professor universitário percebe a autonomia do aluno no processo de aprendizagem, visando ao uso de novas metodologias, das tecnologias da informação e comunicação (TIC) e da integração com todos os participantes do curso. A verificação da existência dessa autonomia do aluno é um processo complexo, pois envolve vários elementos pessoais como: iniciativa, organização, motivação, interação com as partes envolvidas; e externos como: estrutura organizacional, currículo, metodologia utilizada, relação pedagógica, bem como o formato do sistema educacional. A metodologia adotada fundamenta-se na pesquisa qualitativa com abordagem descritiva. A partir da análise dos dados na perspectiva do professor, foram sugeridas mudanças no currículo, em novas metodologias como aprendizagem baseada em problemas, o uso do ensino híbrido e da sala de aula invertida. Eles também citaram que as tecnologias podem ser usadas para ajudar nesse processo de aprendizagem, desde que os alunos tenham maturidade, responsabilidade e disciplina para usá-las, pois as mesmas podem também dispersá-los. Existe a necessidade de um aprofundamento do tema, pois pode-se entender que, embora tenhamos níveis de autonomia, não nos é possível sermos totalmente autônomos nesse processo de aprendizagem.<hr/>ABSTRACT This work consists of an investigation about the perception of higher education professors from two public institutions in the city of Maceió, in relation to the student’s autonomy. It focuses to investigate how the university professor perceives the student’s autonomy during the learning process, aiming to use new methodologies, information and communication technologies (ICT), and integration with all participants. The verification of student’s autonomy existence is a complex process. It involves several personal elements, such as: initiative, organization, motivation, interaction with involved parties; and external elements: organizational structure, curriculum, methodology used, pedagogical relation, as well as the format of the educational system. The methodology used is based on the qualitative research with a descriptive approach. From the data analysis of the professor's perspective, changes to the curriculum were suggested, and new methodologies such as problem-based learning, the use of hybrid teaching, and inverted classroom were proven to be the most efficient. It was also mentioned that technology could also be used to help in the learning process, as long as the students have the maturity, responsibility, and discipline necessary to use it, as it could also disperse them. There is a need of deeper research into the topic, because it is possible to conclude that, although students have levels of autonomy, they cannot be totally autonomous in the learning process.<hr/>RESUMEN Este trabajo consiste en una investigación sobre la percepción de profesores de la enseñanza superior de dos instituciones públicas en la ciudad de Maceió con respecto a la autonomía del alumno. Tiene por objetivo investigar como el profesor universitario percibe la autonomía del discente en el proceso de aprendizaje, teniendo como propósito el uso de nuevas metodologías, de las tecnologías de la información y comunicación (TIC) y de la integración entre todos los participantes. La verificación de la existencia de dicha autonomía del alumno es un proceso complejo, pues involucra varios elementos personales, tales como: iniciativa, organización, motivación, interacción, con las partes implicadas; y externos tales como: estructura de organización, currículo, metodología utilizada, relación pedagógica, así como el formato del sistema educativo. La metodología adoptada se fundamenta en la investigación cualitativa con enfoque descriptivo. A partir del análisis de los datos en la perspectiva del profesor, se han sugeridos cambios en el currículo, en nuevas metodologías como el aprendizaje basado en problemas, el uso de la enseñanza híbrida y del aula de clase invertido. Ellos también han citado que las tecnologías pueden ser usadas para ayudar en ese proceso de aprendizaje, desde que los alumnos tengan madurez, responsabilidad y disciplina para usarlas, pues ellas pueden también despistarlos. Hay la necesidad de una profundización del tema ya que se puede comprender que, aunque tengamos niveles de autonomía, no nos es posible ser totalmente autónomos en ese proceso de aprendizaje. <![CDATA[CONFLICTOS Y CONTRADICCIONES EN TORNO A LAS DIFERENTES CONCEPCIONES Y DIRECTRICES PARA LA EDUCACIÓN PROFESIONAL Y TECNOLÓGICA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000401885&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO A história da educação profissional e tecnológica tem sido compreendida a partir do desenvolvimento das forças produtivas como estrutura fundamental das relações econômicas e, em menor medida, a partir das diversas concepções de educação, de trabalho e de cultura que os grupos sociais produziram em busca de seus direitos de formação e de inserção laboral. Este artigo, a partir de pesquisa bibliográfica, apresenta autores que consideram os momentos e os movimentos que, de alguma forma, puderam questionar e relativizar as matrizes político-ideológicas e indicam a relevância dos estudos que recuperam as narrativas dos sujeitos, as contradições e os impasses que têm se contraposto a modelos educacionais hegemônicos. Este estudo busca contribuir para uma história da educação profissional e tecnológica em construção, apontando para uma concepção de história que supere a mera descrição de ações hegemônicas localizáveis na elaboração e na implementação de leis e de políticas educacionais, detendo-se sobre as relações entre juventude, trabalho e educação.<hr/>ABSTRACT Studies on history of vocational and technological education needs to consider spaces of conflicts and contradictions around different conceptions and guidelines regarding on education and work, as well as the dimensions established between these dimensions. In this sense, based on bibliographical research, this article not only presents the history of vocational and technological education concerning some movements questioning the political-ideological matrix, but indicates the relevance of the studies that recover, through the narratives of the subjects, contradictions and impasses that are opposed to hegemonic educational models. This study expects to contribute to a history of vocational and technological education from a conception of history that goes beyond a mere description and listing of hegemonic actions that could be found in the elaboration and implementation of educational policies.<hr/>RESUMEN La historia de la educación profesional y tecnológica ha sido comprendida a partir del desarrollo de las fuerzas productivas como estructura fundamental de las relaciones económicas y, en menor medida, desde las diversas concepciones de educación, de trabajo y de cultura que los grupos sociales han producido en busca de sus derechos de formación e inserción laboral. Este artículo, basado en investigación bibliográfica, presenta autores que consideran los momentos y los movimientos que, de alguna manera, pudieron cuestionar y relativizar las matrices político-ideológicas e indican la relevancia de los estudios que recuperan las narrativas de los sujetos, las contradicciones y los impases que se han contrapuesto a modelos educativos hegemónicos. Este estudio busca contribuir a una historia de la educación profesional y tecnológica en construcción, apuntando hacia una concepción de historia que va más allá de la mera descripción de acciones hegemónicas que se pueden encontrar en la elaboración e en la implementación de leyes y de políticas educativas, deteniéndose en las relaciones entre juventud, trabajo y educación. <![CDATA[CREENCIAS DE AUTOEFICACIA EN LA EDUCACIÓN: REVISIÓN SISTEMÁTICA DEL PERÍODO 2007-2017]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000401909&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Considerando a importância das crenças de autoeficácia no processo de ensino e de aprendizagem, o presente artigo propõe uma revisão sistemática das publicações de teses e dissertações sobre crenças de autoeficácia e educação apresentadas para defesa no período de 2007-2017, catalogadas na base de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Após análise a partir de critérios baseados na revisão sistemática, foram selecionados 92 trabalhos, sendo 30 teses e 62 dissertações, apresentadas em bancas de defesa em 33 universidades brasileiras, sendo 22 públicas e 11 privadas. Destacam-se com o maior número de trabalhos as universidades públicas das regiões Sudeste e Sul, sendo a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) a com o maior número (26), seguida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com nove trabalhos. Assim, cerca de 40% das pesquisas efetuadas no período estudado foram realizadas nessas duas universidades. A análise dos dados mostra um crescimento dos trabalhos a partir de 2014, sendo 2017 o ano com o maior número de defesas (22) no período considerado. Uma análise qualitativa preliminar destaca que a maioria dos trabalhos trata das crenças de autoeficácia docente, sendo as disciplinas Matemática, Física e Música as que aparecem como temas de pesquisa em vários trabalhos. Além disso, verificou-se a escassez de pesquisas sobre crenças de autoeficácia na educação familiar e de estudos de caráter quase experimental e experimental na construção de crenças de autoeficácia. Por fim, aponta-se a necessidade de intervenções e estudos desenvolvimentais que utilizem essa temática. Este trabalho mostra a importância da universidade pública no fomento à pesquisa sobre as crenças de autoeficácia na educação.<hr/>ABSTRACT Considering the importance of the beliefs of self-efficacy in the teaching-learning process, this article presents a systematic review of the thesis and dissertations on self-efficacy and education beliefs presented for defense in the 2007-2017 period catalogued in the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) database. After analysing with criteria based on the methodology of the systematic review, 92 papers were selected 30 theses and 62 dissertations presented in university databases, in 33 Brazilian universities, of which 22 were public and 11 were private. The highest number of papers are from public universities in the Southeast and South regions, being the Campinas State University (UNICAMP) the one with the highest number of papers (26), followed by Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) with 9 papers. Thus, about 40% of the research in the period investigated were carried out in these two universities. The analysis of the data shows a growth of the papers from 2014 on, being 2017 the year with the largest number of defenses (22) in the period studied. A preliminary qualitative analysis emphasises that most of the works deal with the beliefs of teacher self-efficacy, and Mathematics, Physics and Music are those that appear as research themes in several works. It was also observed there was a shortage of research on beliefs about self-efficacy in family education, and almost experimental and experimental studies in the construction of self-efficacy beliefs. Finally, it is pointed out the necessity of interventions and developmental studies using this theme. This article shows the importance of the public university in fostering research on the beliefs of self-efficacy in education.<hr/>RESUMEN Teniendo en cuenta la importancia de las creencias de autoeficacia en el proceso de enseñanza-aprendizaje, este artículo presenta una revisión sistemática de las tesis y disertaciones sobre la autoeficacia y las creencias educativas presentadas para defensa en el período 2007-2017 catalogados en la base de datos de la CoordinacióndeEducación SuperiordePersonaldeMejora (Capes). Luego de analizar con criterios basados ​​en la metodología de la revisión sistemática, se seleccionaron 92 trabajos, presentadas en 33 universidades brasileñas (22 públicas y 11 privadas). El mayor número de artículos proviene de universidades públicas en las regiones Sureste y Sur (UNICAMP con 26 e UFRGS con 9 trabajos). Así, alrededor del 40% de los estudios en el período se llevaron a cabo en estas dos universidades. El análisis de los datos muestra un crecimiento de los estudios a partir de 2014, siendo 2017 el año con el mayor número de defensas (22) en el período estudiado. Un análisis cualitativo preliminar enfatiza que la mayoría de los trabajos tratan con las creencias de la autoeficacia de los maestros, y las disciplinas de Matemáticas, Física y Música aparecen como temas de investigación en varios trabajos. Además, hubo una escasez de investigaciones sobre las creencias sobre la autoeficacia en la educación familiar, y estudios casi experimentales y experimentales en la construcción de las creencias de autoeficacia. Finalmente, se señala la necesidad de intervenciones y estudios de desarrollo que utilicen este tema. Este artículo muestra la importancia de la universidad pública para fomentar la investigación sobre las creencias de la autoeficacia en la educación. <![CDATA[RESENHA: “A ESCOLA COMO CULTURA: EXPERIÊNCIA, MEMÓRIA E ARQUEOLOGIA”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000401930&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Considerando a importância das crenças de autoeficácia no processo de ensino e de aprendizagem, o presente artigo propõe uma revisão sistemática das publicações de teses e dissertações sobre crenças de autoeficácia e educação apresentadas para defesa no período de 2007-2017, catalogadas na base de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Após análise a partir de critérios baseados na revisão sistemática, foram selecionados 92 trabalhos, sendo 30 teses e 62 dissertações, apresentadas em bancas de defesa em 33 universidades brasileiras, sendo 22 públicas e 11 privadas. Destacam-se com o maior número de trabalhos as universidades públicas das regiões Sudeste e Sul, sendo a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) a com o maior número (26), seguida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com nove trabalhos. Assim, cerca de 40% das pesquisas efetuadas no período estudado foram realizadas nessas duas universidades. A análise dos dados mostra um crescimento dos trabalhos a partir de 2014, sendo 2017 o ano com o maior número de defesas (22) no período considerado. Uma análise qualitativa preliminar destaca que a maioria dos trabalhos trata das crenças de autoeficácia docente, sendo as disciplinas Matemática, Física e Música as que aparecem como temas de pesquisa em vários trabalhos. Além disso, verificou-se a escassez de pesquisas sobre crenças de autoeficácia na educação familiar e de estudos de caráter quase experimental e experimental na construção de crenças de autoeficácia. Por fim, aponta-se a necessidade de intervenções e estudos desenvolvimentais que utilizem essa temática. Este trabalho mostra a importância da universidade pública no fomento à pesquisa sobre as crenças de autoeficácia na educação.<hr/>ABSTRACT Considering the importance of the beliefs of self-efficacy in the teaching-learning process, this article presents a systematic review of the thesis and dissertations on self-efficacy and education beliefs presented for defense in the 2007-2017 period catalogued in the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) database. After analysing with criteria based on the methodology of the systematic review, 92 papers were selected 30 theses and 62 dissertations presented in university databases, in 33 Brazilian universities, of which 22 were public and 11 were private. The highest number of papers are from public universities in the Southeast and South regions, being the Campinas State University (UNICAMP) the one with the highest number of papers (26), followed by Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) with 9 papers. Thus, about 40% of the research in the period investigated were carried out in these two universities. The analysis of the data shows a growth of the papers from 2014 on, being 2017 the year with the largest number of defenses (22) in the period studied. A preliminary qualitative analysis emphasises that most of the works deal with the beliefs of teacher self-efficacy, and Mathematics, Physics and Music are those that appear as research themes in several works. It was also observed there was a shortage of research on beliefs about self-efficacy in family education, and almost experimental and experimental studies in the construction of self-efficacy beliefs. Finally, it is pointed out the necessity of interventions and developmental studies using this theme. This article shows the importance of the public university in fostering research on the beliefs of self-efficacy in education.<hr/>RESUMEN Teniendo en cuenta la importancia de las creencias de autoeficacia en el proceso de enseñanza-aprendizaje, este artículo presenta una revisión sistemática de las tesis y disertaciones sobre la autoeficacia y las creencias educativas presentadas para defensa en el período 2007-2017 catalogados en la base de datos de la CoordinacióndeEducación SuperiordePersonaldeMejora (Capes). Luego de analizar con criterios basados ​​en la metodología de la revisión sistemática, se seleccionaron 92 trabajos, presentadas en 33 universidades brasileñas (22 públicas y 11 privadas). El mayor número de artículos proviene de universidades públicas en las regiones Sureste y Sur (UNICAMP con 26 e UFRGS con 9 trabajos). Así, alrededor del 40% de los estudios en el período se llevaron a cabo en estas dos universidades. El análisis de los datos muestra un crecimiento de los estudios a partir de 2014, siendo 2017 el año con el mayor número de defensas (22) en el período estudiado. Un análisis cualitativo preliminar enfatiza que la mayoría de los trabajos tratan con las creencias de la autoeficacia de los maestros, y las disciplinas de Matemáticas, Física y Música aparecen como temas de investigación en varios trabajos. Además, hubo una escasez de investigaciones sobre las creencias sobre la autoeficacia en la educación familiar, y estudios casi experimentales y experimentales en la construcción de las creencias de autoeficacia. Finalmente, se señala la necesidad de intervenciones y estudios de desarrollo que utilicen este tema. Este artículo muestra la importancia de la universidad pública para fomentar la investigación sobre las creencias de la autoeficacia en la educación.