Scielo RSS <![CDATA[Revista e-Curriculum]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1809-387620200001&lang=es vol. 18 num. 1 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[EDITORIAL DA REVISTA E-CURRICULUM: A PESQUISA CIENTÍFICA EM TEMPOS ADVERSOS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762020000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[METODOLOGÍAS ACTIVAS DE APRENDIZAJE EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR: ASPECTOS HISTÓRICOS, PRINCIPIOS E IMPLEMENTACIONES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762020000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Transformações tecnológicas e reflexos da globalização são agentes que modificam dinâmicas sociais e profissionais. As formas de (inter)agir em sociedade, especialmente no mundo do trabalho, são reconstruídas ao longo do tempo. Aparecem, assim, novas demandas por perfis profissiográficos que respondam às transformações ocorridas. Reflete-se sobre o papel da educação superior e das perspectivas curriculares na formação desses futuros profissionais de distintas áreas. Ganham espaço nessa discussão, as metodologias ativas de aprendizagem que consideram o estudante o centro do processo de ensino e aprendizagem, aproximando as formações acadêmica e profissional. Nesse contexto, este artigo objetiva compreender aspectos históricos e princípios de dois formatos de metodologias ativas de aprendizagem e sua implementação em processos curriculares de educação superior no Brasil. Para tanto, são resgatados movimentos históricos de teorias e pressupostos que ajudaram na sistematização das seguintes metodologias ativas de aprendizagem: PBL (Problem Based Learning) e PLE (Project Led Education). São discutidos à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais e dos princípios e orientações dessas metodologias, perfis e habilidades profissionais requeridas em projetos curriculares de dois cursos do ensino superior: Medicina e Engenharia, ambos considerados pioneiros na implementação da aprendizagem ativa. Os resultados sinalizam que movimentos históricos e princípios de metodologias ativas orientam novas propostas de desenhos curriculares na educação superior. As instituições analisadas propõem inserir os estudantes na cultura de solução de problemas, enfatizando aspectos de autonomia diante de situações reais no exercício da profissão; promover formação técnico-científica com atitudes ético-humanísticas e capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares.<hr/>ABSTRACT Technological transformations and reflections of globalization are currently agents that modify social and professional dynamics, (inter) acting in society and, especially, in the world of work, are actions reconstructed over time. Thus, new demands appear for professional profiles that respond to the transformations that have occurred. It then reflects on the role of higher education and the curricular perspectives in the education of future professionals in different areas. In this discussion, the active learning methodologies gain space, they consider the student the center in the process of teaching and learning, they also approach the academic and professional formations of these students. In this context, this article aims to understand the historical aspects and principles of two formats of active learning methodologies and their implementation in curricular contexts of higher education in Brazil. In order to do so, historical movements of theories and assumptions that helped to systematize the following active learning methodologies: PBL (Problem Based Learning) and PLE (Project Led Education) are retrieved. The principles and guidelines of such methodologies and Course Curriculum Projects of two Brazilian higher education contexts are also discussed, based on what the National Curricular Guidelines define, one of Medicine and one in Engineering, as these are pioneering areas in the implementation of active learning. The results indicate that historical movements and principles of active methodologies guide new proposals for curricular designs in higher education. Both analyzed institutions propose to insert the students in the culture of solution of problems, emphasizing aspects of autonomy before real problems of their profession. They also provide technical-scientific education with ethical-humanistic attitudes and emphasize the ability to work in multidisciplinary teams.<hr/>RESUMEN Las transformaciones tecnológicas y los reflejos de la globalización son actualmente agentes que modifican dinámicas sociales y profesionales, (inter) accionar en sociedad y, especialmente, en el mundo del trabajo son actuaciones reconstruidas a lo largo del tiempo. Aparecen, así, nuevas demandas por perfiles profesiográficos que respondan a las transformaciones ocurridas. Se reflexiona sobre el papel de la educación superior y las perspectivas curriculares en la formación de estos futuros profesionales de distintas áreas. En esa discusión, metodologías del aprendizaje activo ganan espacio porque consideran al estudiante el centro del proceso de enseñanza y aprendizaje y, aún, acercan las formaciones académica y profesional de estos estudiantes. Por lo tanto, este artículo tiene como objetivo comprender aspectos históricos y principios de dos formatos de metodologías de aprendizaje activo y su implementación en contextos curriculares de educación superior en Brasil. Para ello, se rescatan movimientos históricos de teorías y las conjeturas que contribuyeron para la sistematización de las siguientes metodologías de aprendizaje activo: PBL (Problem Based Learning) y PLE (Project Led Education). Se discuten, a la luz de lo que definen las Directrices Curriculares Nacionales, principios y orientaciones de tales metodologías y son analizados Proyectos Curriculares de Curso de dos contextos de educación superior brasileños, uno del área de la Medicina y uno de la Ingeniería, que se consideran pioneras en la implementación del aprendizaje activo. Los resultados señalan que movimientos históricos y principios de metodologías activas orientan nuevas propuestas de dibujos curriculares en la educación superior. Ambas instituciones analizadas proponen insertar a los estudiantes en la cultura de solución de problemas, enfatizando aspectos de autonomía ante problemas reales de su profesión. Proponen también una formación técnico-científica con actitudes ético-humanísticas y señalan la capacidad de trabajar en equipos multidisciplinarios. <![CDATA[GESTIÓN CURRICULAR EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR: CONTEXTOS DE DESARROLLO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762020000100040&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo tem como objetivo discutir a gestão de currículo no Ensino Superior, por meio da descrição e da análise dos processos coletivos, internos e sistemáticos de revisão de currículos empreendidos na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O desenvolvimento das reflexões requereu tomar como ponto de partida a Universidade, tendo em vista sua criação, seu conceito e suas perspectivas. Discutir o currículo em seus contextos, caminhos e descaminhos, em uma instituição universitária pública, localizada no menor e menos rico Estado do Sudeste, como é essa proposta, exigiu tecer considerações sobre: a) conceito, significado e possibilidades organizativas do Currículo no Ensino Superior e, especificamente, na universidade; b) caminhos e perspectivas da Ufes no processo de organização de currículo. Assim, as reflexões consideraram esses elementos e foram realizadas a partir do exame de documentos e do conteúdo de entrevista. O estudo possibilitou concluir que se faz necessário problematizar a pseudoneutralidade dos indicadores educacionais, sua capacidade de indução de práticas curriculares no Ensino Superior; problematizar a expropriação da autonomia curricular dos docentes e sua responsabilização pelos resultados educacionais; e, também, afirmar o caráter contraditório dos processos coletivos e colegiados de decisão curricular nas relações com os sujeitos individuais e coletivos responsáveis por conceber, elaborar, praticar e avaliar o currículo no Ensino Superior.<hr/>ABSTRACT This article aims to discuss curriculum management in Higher Education, describing and analyzing the collective, internal and systematic processes of curriculum revision in Higher Education concerning to the Federal University of Espírito Santo - (UFES), Brazil. The development of the reflections required us to take as a starting point the University, considering its creation, its concept and its perspectives. Discussing the curriculum in its contexts, paths and misleading paths in a public university institution located in the smallest and the least rich southeast state, as we propose, required considerations of: a) concept, meaning and organizational possibilities of the curriculum in Higher Education, and specifically, at the University; b) the paths and perspectives of UFES in the curriculum organization process. Thereby, our reflections considered these elements and were made from the examination of documents and interview content. The study allowed us to conclude that it is necessary to problematize the pseudo-neutrality of educational indicators, their ability to induce curricular practices in Higher Education; to problematize the expropriation of teachers’ curriculum autonomy and their accountability for educational outcomes; and also to affirm the contradictory character of the collective and collegiate processes of curricular decision in the relations with the individual and collective subjects responsible for conceiving, elaborating, practicing and evaluating curriculum in Higher Education.<hr/>RESUMEN Este artículo tiene como objetivo discutir la gestión del currículo en la Educación Superior, por medio de la descripción y análisis de los procesos colectivos, internos y sistemáticos de revisión de currículos emprendidos en la Universidad Federal de Espírito Santo - Ufes, Brasil. El desarrollo de las reflexiones requirió como punto de partida la Universidad, teniendo en vista su creación, su concepto y sus perspectivas. Discutir el currículo en sus contextos, caminos y descaminos en una institución universitaria pública, localizada en el menor y menos rico Estado del Sudeste, como es esta propuesta, exigió tejer consideraciones sobre: a) concepto, significado y posibilidades organizativas del Currículo en la Educación Superior y, específicamente, en la universidad; b) caminos y perspectivas de la Ufes en el proceso de organización del currículo. Así, las reflexiones consideraron estos elementos y fueron realizadas a partir del examen de documentos y del contenido de entrevista. El estudio posibilitó concluir que es necesario problematizar la pseudo neutralidad de los indicadores educacionales, su capacidad de inducción de prácticas curriculares en la Educación Superior; problematizar la expropiación de la autonomía curricular de los docentes y su responsabilización por los resultados educacionales; y, también, afirmar el carácter contradictorio de los procesos colectivos y colegiados de decisión curricular en las relaciones con los sujetos individuales y colectivos responsables por concebir, elaborar, practicar y evaluar el currículo en la Educación Superior. <![CDATA[DOSSIERS DE LA ABDC Y TCI: CARTOGRAFÍA DE LOS ENUNCIADOS DISCURSIVOS GESTIONADOS EN LAS TEMÁTICAS DE LOS ARTÍCULOS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762020000100063&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Neste artigo, analisam-se práticas discursivas do periódico Transnational Curriculum Inquiry, no período de 2010 a 2016, e dos dossiês organizados pela Associação Brasileira de Currículo, publicados nos periódicos e-Curriculum, Currículo sem Fronteiras e Teias, entre 2012 e 2016. O objetivo foi mapear as temáticas abordadas nos artigos. Utiliza-se como metodologia a análise da discursividade, a partir do mapeamento cartográfico-discursivo, de modo a problematizar os enunciados que marcaram os discursos dos autores, as temáticas que emergem nesses discursos, as regularidades e as irregularidades que os marcam e quais são as aproximações entre os discursos manifestados nos quatro periódicos. Apresenta-se um agrupamento com 34 eixos temáticos, com destaque para: as políticas educacionais atuais e suas implicações para a escola, o trabalho docente e o currículo; a profissionalização docente, o currículo e a formação de professor; os temas contemporâneos como cosmopolitismo, transnacionalização, desconstrução e reconceitualização curricular, multiculturalismo, diversidade cultural, políticas de inclusão, diferenças, gênero, feminismo e sexualidade. Destacam-se, ainda, trabalhos relacionados à Base Nacional Curricular Comum; ao currículo-afeto, ao currículo-redes de conversações coletivas e à produção de desejo; às relações entre currículo, cultura, cotidiano, diferenças, entre outros. As temáticas abordadas nos artigos retratam o movimento histórico, político, educacional e econômico em que se está imerso e são reveladoras da organização molar que tenta se impor, mas apontam que isso não impede as afecções, os afetos felizes, os bons encontros, as energias moleculares, as linhas de fuga. Os resultados mostram, ainda, que sempre vaza alguma coisa; há sempre algo que escapa à máquina de sobrecodificação. Os artigos são reveladores desse movimento.<hr/>ABSTRACT In this paper, the discursive practices of the journal Transnational Curriculum Inquiry between 2010 and 2016, and the dossiers organized by the Brazilian Association of Curriculum, published in the journals e-Curriculum, Currículo Sem Fronteiras and Teias, between 2012 and 2016, are analyzed. The aim was to map the topics covered in the articles. The methodology used is the discourse analysis, based on cartographic-discursive mapping, in order to problematize the statements that marked the discourses of the authors, the themes that emerge in these discourses, the regularities and irregularities that mark them and what are the approximations between the discourses expressed in the four journals. A cluster with 34 thematic axes are presented, highlighting: current education policies and their implications for school, teaching work and curriculum; teacher professionalization, curriculum and teacher training; contemporary themes such as cosmopolitanism, transnationalization, deconstruction and curriculum reconceptualization, multiculturalism, cultural diversity, inclusion policies, differences, gender, feminism and sexuality. It is also emphasized works related to the National Common Curricular Base; to the curriculum-affection, curriculum-networks of collective discussions and production of desire; to the relations between curriculum, culture, daily life, differences, among others. The themes reported in the articles portray the historical, political, educational and economic movement in which we are immersed and reveal the molar organization that tries to impose itself, but they point out that this does not prevent affections, happy affections, good meetings, molecular energies and the escape lines. The results show that there is always something leaking; there is always something that escapes the overcoding machine. The articles are revealing of this movement.<hr/>RESUMEN En este artículo se analizan prácticas discursivas del periódico Transnational curriculum Inquiry, en el período 2010 a 2016, y de los dossiers organizados por la Asociación Brasileña de Currículo, publicados en los periódicos e-Curriculum, Currículo sem Fronteiras y Teias, entre 2012 y 2016. El objetivo fue mapear las temáticas estudiadas en los artículos. Se utiliza como metodología el análisis de la discursividad, basada en el mapeamento cartográfico-discursivo, de modo a problematizar los enunciados que marcaron los discursos de los autores, las temáticas que resultan de esos discursos, las regularidades e irregularidades que los marcan y cuáles son los acercamientos entre los discursos manifestados en los cuatro periódicos. Se presenta un agrupamiento con 34 ejes temáticos, con énfasis en: las políticas educacionales actuales y sus implicaciones para la escuela, para el trabajo docente y el currículo; la profesionalización docente, el currículo y la formación de profesor; los temas contemporáneos como cosmopolitismo, transnacionalización, deconstrucción y reconceptualización curricular, multiculturalismo, diversidad cultural, políticas de inclusión, diferencias, género, feminismo y sexualidad. Se destacan, aún, trabajos relacionados a la Base Nacional Curricular Común; al currículo-afecto, al currículo-redes de conversaciones colectivas y a la producción de deseo; a las relaciones entre currículo, cultura, cotidiano, diferencias, entre otros. Las temáticas trabajadas tratadas en los artículos retratan el movimiento histórico, político educacional y económico en el que se está inmerso y son reveladoras de la organización molar que intenta imponerse, pero apuntan que eso no impide las afecciones, los afectos felices, los buenos encuentros, las energías moleculares, las líneas de fuga. Los resultados muestran, aún, que siempre que se escapa alguna cosa; y hay siempre algo que escapa a la máquina de sobrecodificación. Los artículos son reveladores de ese movimiento. <![CDATA[INTEGRACIÓN DE LAS TECNOLOGÍAS DIGITALES DE RED AL CURRÍCULO: EL PROTAGONISMO DOCENTE EN EL CICLO DE LA POLÍTICA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762020000100085&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo problematiza a integração das Tecnologias Digitais de Rede (TDR) ao currículo escolar, com o propósito de identificar e expor o ciclo político de tal currículo e seus contextos, frente às políticas públicas vinculadas ao tema. Destaca-se o protagonismo docente na constituição de discursos que dão sustentação a essa integração em uma escola pública do estado de Mato Grosso. A pesquisa encontra-se teórica e metodologicamente orientanda pela compreensão de discurso de Laclau e Mouffe (1985), de currículo como discurso, de acordo com Lopes e Macedo (2011), e de ciclo de política, conforme Ball (1994). Em decorrência dessas escolhas, foram realizados estudos bibliográfico e documental e coleta de dados em campo. Para a coleta, recorreu-se a entrevistas com nove professores que atuam em um dos ciclos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública e a observação participante em suas aulas. Considerando o movimento cíclico entre os contextos da política de currículo em análise, constatou-se que é possível integrar as TDR ao currículo, de forma a reconhecê-las como prática social e realizá-las, mesmo que provisoriamente, quando há protagonismo dos atores em questão. Além disso, percebeu-se que as TDR configuram mediações pedagógicas entre a vida de docentes e de discentes.<hr/>ABSTRACT This article discusses the integration of Digital Network Technologies (DNT) in the school curriculum, with the aim of identifying and exposing the policy cycle of such curriculum and its contexts, in face of public policies related to the issue. We highlight the leading role of teachers in the constitution of discourses which support this integration in a public school in the State of Mato Grosso, Brazil. The research is theoretically and methodologically guided by the understanding of discourse drawn from Laclau and Mouffe (1985), of curriculum as discourse, according to Lopes and Macedo (2011) and of policy cycle, according to Ball (1994). As a result of these choices, a bibliographic and documentary study as well as field data collection were conducted. For the data collection, we used interviews with nine teachers who work in one of the cycles of the final grades of Elementary School of a public institution and the observations of a participant in their classes. Considering the cyclical movement between the curriculum policy contexts under analysis, it was found that it is possible to integrate DNT into the curriculum, in order to recognize them as social practice and carry them out, even if provisionally, when there is the leading role of the teachers investigated. In addition, it was noticed that DNT configure pedagogical mediations between the life of teachers and students.<hr/>RESUMEN Este artículo problematiza la integración de las Tecnologías Digitales de Red (TDR) al currículo escolar, con el propósito de identificar y exponer el ciclo político de tal currículo y sus contextos, frente a las políticas públicas vinculadas al tema. Se destaca el protagonismo docente en la constitución de discursos que sustentan esa integración en una escuela pública del estado de Mato Grosso, Brasil. La investigación se encuentra teórica y metodológicamente orientada por la comprensión del discurso de Laclau y Mouffe (1985), del currículo como discurso, de acuerdo con Lopes y Macedo (2011) y de ciclo de política según Ball (1994). En consecuencia de esas elecciones, fueron realizados estudio bibliográfico, documental y recolección de datos en el campo. Para la recolección se recurrió a entrevistas con nueve profesores que actúan en uno de los ciclos de los años finales de Educación Básica de una escuela pública y la observación participante en sus clases. Considerando el movimiento cíclico entre los contextos de la política de currículo en análisis, se constató que es posible integrar las TDR al currículo, reconociéndolas como práctica social, realizándose, aunque provisionalmente, cuando hay protagonismo de los actores en cuestión. Además, se percibió que las TDR configuran mediaciones pedagógicas entre la vida de docentes y discentes. <![CDATA[BASE NACIONAL COMÚN CURRICULAR: CIENCIA Y MULTICULTURALISMO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762020000100111&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO A Base Nacional Comum Curricular - BNCC é o documento que concretiza a atual política curricular no Brasil, por meio da seleção de um conjunto de aprendizagens essenciais à formação básica. Dada a sua relevância educacional, analisamos a versão final desse documento, publicada em 2018, com o objetivo de verificarmos se elementos do multiculturalismo estão contemplados em seu texto geral e na parte específica da área de Ciências da Natureza. Para tanto, foram selecionados excertos que fazem menção a fundamentos éticos e a tratamentos direcionados à pluralidade, e foi feita a análise das habilidades designadas para a área das Ciências da Natureza do Ensino Fundamental I e II. Como resultado, identificamos que, embora a BNCC utilize argumentos pautados na defesa da igualdade de direitos às diversidades, apenas 1% das habilidades para as Ciências utilizam verbos associados à aprendizagem de valores. Além disso, a presença de habilidades potencialmente associadas ao multiculturalismo foi considerada reduzida e, em certos casos, superficial. Essa participação tímida do multiculturalismo na Base é um resultado preocupante, revelando o quão distante estamos de abordarmos o pluralismo além de um mero acordo moral.<hr/>ABSTRACT The National Common Curricular Base - known by the acronym BNCC - is the document that depicts the present Brazilian curricular policy through a selection of a set of apprenticeship for all the Basic Education. Given its educational importance, we analyzed the final version of this document, published in 2018, with the purpose of verifying if elements of multiculturalism are included in its general text and in the specific part of the area of Natural Sciences. To this end, excerpts that mention ethical foundations and treatments aimed at plurality were selected, and the analysis of the skills assigned to the area of Natural Sciences in Elementary School I and II was carried out. As a result, we identified that, although the BNCC uses arguments based on the defense of equal rights to diversities, only 1% of the skills for Science use verbs associated with the learning of values. In addition, the presence of skills potentially associated with multiculturalism was considered reduced and, in some cases, superficial. This timid participation of multiculturalism in the Base is a worrying result, revealing how far we are from approaching pluralism beyond a mere moral agreement.<hr/>RESUMEN La Base Nacional Común Curricular es el documento que concreta la actual política curricular en Brasil, por medio de la selección de un conjunto de aprendizajes esenciales a la educación básica. Dada su relevancia educativa, analizamos la versión final de dicho documento, publicada en 2018, con el objetivo de verificar si elementos del multiculturalismo están contemplados en su texto general y en la parte específica del área de Ciencias de la Naturaleza. Para tanto, fueron seleccionados recortes que hacen mención a fundamentos éticos y a tratamientos dirigidos a la pluralidad y se hizo el análisis de las habilidades asignadas al área de las Ciencias de la Naturaleza. Como resultado, identificamos que, aunque la BNCC utilice argumentos pautados en la defensa de la igualdad de derechos a las diversidades, sólo el 1% de las habilidades de Ciencias utilizan verbos asociados al aprendizaje de valores. Además, la presencia de habilidades potencialmente asociadas al multiculturalismo, fue considerada reducida y, en algunos casos, superficial. Esta presencia tímida del multiculturalismo en la Base es un resultado preocupante, revelando lo lejos que estamos de abordar el pluralismo, más allá del mero acuerdo moral. <![CDATA[“I’M GONNA LEAVE YOU WITH THE BACKLASH BLUES”: UN ANÁLISIS ACERCA DE LA CONCEPCIÓN DE LA ENSEÑANZA DE LENGUA INGLESA EN LA BASE NACIONAL COMÚN CURRICULAR DESDE LA PERSPECTIVA DE LA PEDAGOGÍA CRÍTICA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762020000100137&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Considerando a importância de reconhecer o aspecto político-ideológico inerente ao ensino-aprendizagem de inglês, este estudo buscou investigar de que forma a língua inglesa é concebida na Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2017). Mais especificamente, pretendeu-se analisar se o ensino da língua inglesa preconizado na BNCC objetiva promover a conscientização crítica (FREIRE, 1970) de forma a contribuir com a formação de cidadãos que possam agir em seus contextos, tendo em vista a justiça social, conforme postulado pela Pedagogia Crítica (FREIRE, 1970; CROOKES, 2013) e enfatizado pelos documentos educacionais anteriores. Para tanto, analisou-se o documento da BNCC finalizado no ano de 2017, mais especificamente as seções que dizem respeito à língua inglesa no Ensino Fundamental. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de ordem qualitativa, baseada na análise documental, à luz da teoria da Pedagogia Crítica (FREIRE, 1970; GIROUX, 1983; SHOR, 1992) e do Ensino de Inglês Crítico (CROOKES, 2013; PESSOA, 2014). A análise empreendida aponta que o documento da Base parece sugerir uma visão crítica com relação ao papel da língua inglesa (ao enfatizar seu status como língua franca, sua pluralidade e a valorização de seus diferentes registros), mas não verdadeiramente problematiza (ou discute como fazê-lo) de um viés crítico. Ainda, falha em apresentar definições claras para tais conceitos, explorando ideais de cidadania, tais como equidade e igualdade, de forma limitada e insuficiente. No que tange a questões político-sociais mais amplas, identificou-se um apagamento dos problemas sociais, que não são apresentados como objeto de estudo da unidade curricular.<hr/>ABSTRACT Considering the importance of recognizing the political-ideological aspect inherent to English language teaching and learning, this study aimed at investigating in which ways the English language is conceived in the National Common Core Curriculum - known by the acronym BNCC (BRASIL, 2017). More specifically, it analyzed whether the conception of English language teaching advocated by the BNCC aims to promote critical consciousness (FREIRE, 1970) so as to contribute to the education of critical citizens who can act upon their contexts, in view of social justice, as postulated by the Critical Pedagogy theory (FREIRE, 1970; CROOKES, 2013) and emphasized by previous educational documents. To this end, the BNCC document finalized in 2017 was analyzed, more specifically the sections that refer to the English language in Elementary Education. It is, therefore, a qualitative research, based on documentary analysis, in the light of the theory of Critical Pedagogy (FREIRE, 1970; GIROUX, 1983; SHOR, 1992) and Critical English Language Teaching (CROOKES, 2013; PESSOA, 2014). The analysis undertaken points out that the document seems to suggest a critical view regarding the role of the English language (by emphasizing its status as a lingua franca, its plurality, and the importance of its different registers), but it does not really problematize it (or discuss how to do it) from a critical perspective. Besides, it fails in presenting clear definitions for such concepts, and it explores ideas of citizenship, such as equity and equality, in a limited way. When it comes to wider social issues, an erasure of social problems was identified, which are not presented as an object of study of the curricular unit.<hr/>RESUMEN Considerando la importancia de reconocer el aspecto político-ideológico inherente a la enseñanza-aprendizaje de inglés, este estudio buscó investigar de qué forma la lengua inglesa es concebida en la Base Nacional Común Curricular - BNCC (BRASIL, 2017). Más específicamente, se pretende analizar si la enseñanza de la lengua inglesa preconizada en la BNCC objetiva promover la concienciación crítica (FREIRE, 1970) de forma a contribuir con la formación de ciudadanos que puedan actuar en sus contextos, teniendo en cuenta la justicia social, conforme postulado por la Pedagogía Crítica (FREIRE, 1970; CROOKES, 2013) y enfatizado por los documentos educacionales anteriores. Para ello, se analizó el documento de la BNCC finalizado en el año 2017 y, más especialmente, las secciones respectivas a la lengua inglesa en la Enseñanza Básica. Se trata, por lo tanto, de una investigación de orden cualitativa, basada en el análisis documental, bajo la luz de la teoría de la Pedagogía Crítica (FREIRE, 1970; GIROUX, 1983; SHOR, 1992) y de la Enseñanza de Inglés Crítica (CROOKES, 2013; PESSOA, 2014). El análisis llevado a cabo muestra que el documento de la Base parece sugerir una visión crítica con relación al papel de la lengua inglesa (al enfatizar su estatus como lengua franca, su pluralidad y la valoración de sus diferentes registros), pero no lo problematiza verdaderamente (o discute cómo hacerlo) desde una mirada crítica. Aún, falla en presentar definiciones claras para tales conceptos, explorando ideales de ciudadanía, como equidad e igualdad, de forma limitada e insuficiente. En lo que concierne a las cuestiones político-sociales más amplias, se identificó una supresión de los problemas sociales, que no son presentados como objeto de estudio de la unidad curricular. <![CDATA[LA REFORMA EN CURSO EN LA ESCUELA SECUNDARIA BRASILEÑA Y LA NATURALIZACIÓN DE LAS DESIGUALDADES ESCOLARES Y SOCIALES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762020000100158&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo discute as mudanças definidas para o “novo” ensino médio brasileiro. O foco da análise recai sobre o aspecto que diz respeito à reforma curricular que instaura os itinerários formativos. Para dar conta desse propósito, levantamos o seguinte problema de pesquisa: a instauração dos itinerários formativos pode contribuir para o alargamento das desigualdades no sistema escolar? Partimos do pressuposto segundo o qual a oferta dos itinerários formativos vincula-se a uma das funções próprias aos sistemas de ensino, quais sejam: a de reprodução e de legitimação das desigualdades sociais e escolares. Por isso, do ponto de vista da abordagem teórica, fundamentamos o estudo da reforma curricular à luz da perspectiva dos sociólogos Pierre Bourdieu e Jean Claude-Passeron. Em termos metodológicos, produzimos um estudo cuja perspectiva pretendeu-se qualitativa. A investigação empírica sustentou-se sob o enfoque do documento da Lei 13.415/2017. Diante disso, elegemos a técnica de pesquisa análise documental com o propósito de examinar a estrutura discursiva presente na Lei. Desse modo, buscamos descrever, analisar e interpretar os enunciados do texto legal, percebendo o que subjaz às palavras, suas construções ideológicas e os discursos implícitos. Mais detidamente, a análise documental da Lei 13.415/2017 foi realizada mediante a seleção e exame de três dimensões caras aos propósitos deste estudo, são elas: 1. Aumento da carga horária e a implantação de escolas em tempo integral; 2. a proposta de formação integral dos alunos; e 3. o ideário de flexibilização da grade curricular que instaura a opção de escolha por itinerários formativos. Os resultados da pesquisa permitem-nos inferir que a função intrínseca aos sistemas de ensino de ocultar sua relação dissimulada com as classes sociais conecta-se ao objetivo, também oculto, da reforma do ensino médio e dos itinerários formativos, qual seja: propiciar aos estudantes das escolas públicas brasileiras uma formação diminuta cujo efeito é a possibilidade do alargamento e naturalização das desigualdades sociais e escolares.<hr/>ABSTRACT This article discusses the changes defined for the “new” Brazilian high school. The focus of the analysis falls on the aspect that concerns the curricular reform that establishes the formative itineraries. To address this purpose, we raise the following research problem: can the establishment of training itineraries contribute to the widening of inequalities in the school system? We start from the assumption that the offer of training itineraries is linked to one of the functions inherent to education systems, namely: reproduction and legitimization of social and school inequalities. Therefore, from the point of view of the theoretical approach, we base the study of curriculum reform in the light of the perspective of sociologists Pierre Bourdieu and Jean Claude-Passeron. In methodological terms, we produced a study whose perspective was intended to be qualitative. The empirical investigation was based on the focus of the document of Law 13.415/2017. Therefore, we chose the document analysis research technique in order to examine the discursive structure present in the Law. In this way, we seek to describe, analyze and interpret the statements of the legal text, realizing what underlies the words, their ideological constructions and the speeches implicit. More closely, the documentary analysis of Law 13,415/2017 was carried out through the selection and examination of three dimensions dear to the purposes of this study. They are: 1. Increased workload and the establishment of full-time schools; 2. the proposal for integral training of students and 3. the ideal of flexibilization of the curriculum that establishes the option of choosing training paths. The results of the research allow us to infer that the intrinsic function of the teaching systems of hiding their disguised relationship with social classes is connected to the objective, also hidden, of the reform of high school and of the formative itineraries, namely: to provide students Brazilian public schools have a small formation whose effect is the possibility of widening and naturalizing social and school inequalities.<hr/>RESUMEN Este artículo analiza los cambios definidos para la "nueva" escuela secundaria brasileña. El enfoque del análisis recae en el aspecto que concierne a la reforma curricular que establece los itinerarios formativos. Para abordar este propósito, planteamos el siguiente problema de investigación: ¿puede el establecimiento de itinerarios de capacitación contribuir a la ampliación de las desigualdades en el sistema escolar? Partimos del supuesto de que la oferta de itinerarios formativos está vinculada a una de las funciones inherentes a los sistemas educativos, a saber: la reproducción y la legitimación de las desigualdades sociales y escolares. Por lo tanto, desde el punto de vista del enfoque teórico, basamos el estudio de la reforma curricular a la luz de la perspectiva de los sociólogos Pierre Bourdieu y Jean Claude-Passeron. En términos metodológicos, produjimos un estudio cuya perspectiva pretendía ser cualitativa. La investigación empírica se basó en el enfoque del documento de la Ley 13.415/2017. Por lo tanto, elegimos la técnica de investigación de análisis de documentos para examinar la estructura discursiva presente en la Ley. De esta manera, buscamos describir, analizar e interpretar las declaraciones del texto legal, dándonos cuenta de lo que subyace a las palabras, sus construcciones ideológicas y los discursos. implícito Más de cerca, el análisis documental de la Ley 13.415/2017 se llevó a cabo mediante la selección y el examen de tres dimensiones muy apreciadas para los propósitos de este estudio. Ellos son: 1. Mayor carga de trabajo y el establecimiento de escuelas a tiempo completo; 2. la propuesta de formación integral de los alumnos y 3. el ideal de flexibilización del currículum que establece la opción de elegir itinerarios formativos. Los resultados de la investigación nos permiten inferir que la función intrínseca de los sistemas de enseñanza de ocultar su relación encubierta con las clases sociales está relacionada con el objetivo, también oculto, de la reforma de la escuela secundaria y de los itinerarios formativos, a saber: proporcionar a los estudiantes Las escuelas públicas brasileñas tienen una pequeña formación cuyo efecto es la posibilidad de ampliar y naturalizar las desigualdades sociales y escolares. <![CDATA[SISTEMA DE EVALUACIÓN DE LA ENSEÑANZA MUNICIPAL: INVESTIGACIÓN EVALUATIVA SEGÚN LA METODOLOGÍA CUADRIPOLAR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762020000100180&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo é um recorte da dissertação de Mestrado da autora principal desta pesquisa, estudo ao qual lhe foi dado nova abordagem, centrando-se na pesquisa avaliativa à luz da metodologia quadripolar proposta por Bruyne et al. (1977). Versa-se sobre o Sistema de Avaliação do Ensino Municipal em Jijoca de Jericoacoara, Ceará, e seus efeitos na aprendizagem dos alunos do 2º ano dos anos iniciais. A pesquisa, prioritariamente qualitativa, apropriou-se de recursos metodológicos quantitativos e qualitativos, dentre eles a metodologia quadripolar. A análise de dados quantitativos foi realizada por meio do programa estatístico IBM SPSS Statistics 20 e os qualitativos, por meio do programa Atlas.ti 7. Como principais resultados, evidenciou-se que essa sistemática contribui para que haja equidade entre as escolas e a orientação da prática docente. Todavia, os educadores dessa cidade reconhecem que aspectos como a metodologia de divulgação dos resultados e o nível das questões das avaliações ministradas precisam ser revistos para que ela seja mais significativa quanto às suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem das crianças.<hr/>ABSTRACT This paper is a cutoff of the Master’s dissertation of the main author of this research, a study with a new approach, focusing on evaluative research considering the quadripolar methodology proposed by Bruyne et al. (1977). This study deals with the Municipal Education Assessment System in Jijoca de Jericoacoara, Ceará, Brazil, and its effects on the learning of students of the 2nd grade of the initial years of Elementary School. This primarily qualitative research appropriated quantitative and qualitative methodological resources, among them the quadripolar methodology. The analysis of quantitative data was conducted through the statistical program IBM SPSS Statistics 20 and the analysis of qualitative data through the program Atlas.ti 7. The main results showed that this systematics contributes to the equity between schools and the teaching practice guidance. However, educators from that city recognized the need of review aspects such as the method of disseminating the results and the level of questions of the assessments in order to make it more meaningful in terms of their contributions to the teaching-learning process of children.<hr/>RESUMEN Este artículo es un recorte de la disertación de Maestría de la autora principal de esta investigación, estudio al cual le fue dado un nuevo enfoque, centrándose en la investigación evaluativa conforme el modelo cuadripolar propuesta por Bruyne et al. (1977). Trata sobre el Sistema de Evaluación de Enseñanza Municipal en Jijoca de Jericoacoara, Ceará, Brasil, y sus efectos en el aprendizaje de los alumnos del 2º año de los años iniciales. La investigación, prioritariamente cualitativa, se apropió de recursos metodológicos cuantitativos y cualitativos, entre ellos la metodología cuadripolar. El análisis de datos cuantitativos fue realizado mediante el programa estadístico IBM SPSS Statistics 20 y los cualitativos, por medio del programa Atlas.ti 7. Como principales resultados, se constató que esa sistemática contribuye para que haya equidad entre las escuelas y la orientación de la práctica docente. Sin embargo, los educadores de esa ciudad reconocen que aspectos como la metodología de divulgación de los resultados y el nivel de las cuestiones de las evaluaciones suministradas necesitan ser revistas para que ese método sea más significativo con relación a sus contribuciones al proceso de enseñanza-aprendizaje de los niños. <![CDATA[SENTIDOS ARTICULADOS SOBRE EL CONCEPTO DE EDUCACIÓN INTEGRAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762020000100200&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo tem por objetivo identificar e discutir alguns sentidos articulados em torno da ideia de Educação Integral na contemporaneidade. O estudo toma como material empírico dissertações e teses defendidas de 2006 a 2016, produzidas no âmbito do Núcleo de Estudos, Tempos, Espaços e Educação Integral, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (NEEPHI/UNIRIO), tendo em vista se tratar de uma referência em território nacional acerca da temática da Educação Integral e(m) Tempo Integral. As teses e dissertações são analisadas numa perspectiva pós-estrutural, em especial com a Teoria do Discurso desenvolvida por Ernesto Laclau e Chantal Mouffe. A partir da leitura foi possível identificar sentidos de Educação Integral associados à Proteção Social; Espaços Diferenciados e Outros Sujeitos; Novas Oportunidades Formativas; Formação e Trabalho Docente; Reparo de uma Dívida Histórica; Oferta de Ensino Técnico; Gestão Democrática; Busca por um Currículo Diferenciado; Aumento dos Indicadores de Aprendizagem; Educação (em Tempo) Integral e, ainda, hibridismo das perspectivas identificadas. Apesar dessas diferenças, os textos têm em comum uma perspectiva salvacionista e/ou redentora de Educação Integral, o que evidencia a necessidade de investimentos em uma discussão sobre as constantes lutas por significações, tentativas de fixar determinados sentidos de Educação Integral.<hr/>ABSTRACT The aim of the current article is to identify and address some articulated meanings about the contemporary idea of Integral Education. The study used dissertations and theses defended from 2006 to 2016 as empirical material, which was produced at the Center for Studies, Times, Spaces and Integral Education of Federal University of Rio de Janeiro State (NEEPHI / UNIRIO - Núcleo de Estudos, Tempos, Espaços e Educação Integral, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). NEEPHI is a national reference for studies about Integral Education and/in Full Time. The theses and dissertations were analyzed based on the post-structural perspective, mainly on the Discourse Theory by Ernesto Laclau and Chantal Mouffe. These documents provided different meanings to Integral Education, which were associated with aspects such as Social Protection; Differentiated Spaces and Other Subjects; New Training Opportunities; Teacher Training and Practice; Historical Debt Repair; Technical Education Offer; Democratic Management; Pursuit of a Differentiated Discipline Matrix; Increase in Learning Indicators; Integral (full-time) Education. They also allowed identifying how hybrid the analyzed perspectives were. Despite the observed differences between concepts, the analyzed texts share a salvationist and/or redemptive perspective of Integral Education, a fact that highlights the need of addressing the constant struggles for meanings and the attempts to give certain meanings to Integral Education.<hr/>RESUMEN Este artículo tiene como objetivo identificar y discutir algunos sentidos articulados en torno a la idea de la Educación Integral en la contemporaneidad. El estudio toma como material empírico disertaciones defendidas, de 2006 a 2016, producidas en el ámbito del Centro de Estudios, Tiempos, Espacios y Educación Integral, de la Universidad Federal del Estado de Río de Janeiro (NEEPHI/UNIRIO), teniendo en vista tratarse de una referencia, en el territorio nacional, sobre el tema de la Educación Integral y (m) Tiempo Integral. Las tesis y disertaciones se analizan desde una perspectiva post-estructural, especialmente la Teoría del Discurso desarrollada por Ernesto Laclau y Chantal Mouffe. A partir de la lectura fue posible identificar los sentidos de la Educación Integral asociada con la Protección Social; Espacios Diferenciados y Otros Temas; Nuevas Oportunidades Formativas; Formación y Trabajo Docente; Reparación de una Deuda Histórica; Oferta de una Educación Técnica; Gestión Democrática; Búsqueda un currículo diferenciado; Aumento de los indicadores de aprendizaje; Educación (en Tiempo) Integral y también hibridación de las perspectivas identificadas. A pesar de estas diferencias, los textos tienen en común una perspectiva salvacionista y/o redentora de la Educación Integral, lo evidencia la necesidad de inversiones en una discusión sobre las constantes luchas por los significados, los intentos de fijar ciertos significados de la Educación Integral. <![CDATA[TOTALITARISMO DE MERCADO Y RACIONALIDAD NEOLIBERAL EN LA EDUCACIÓN BRASILEÑA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762020000100221&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Neste ensaio, abordamos o tema da educação e elegemos como objeto de investigação as reformas educacionais brasileiras das últimas três décadas, buscando compreender os fundamentos e as intencionalidades que as direcionam. O problema que orientou nossas análises foi a questão: como interpretar as recentes reformas educacionais a partir dos conceitos de totalitarismo de mercado, racionalidade neoliberal e estado de exceção? Conceitos que foram referenciados em Dardot e Laval, Benjamin e Agamben. Como objetivos, propomos caracterizar o totalitarismo de mercado e indicar como essa forma econômico-política afeta os serviços públicos e o funcionamento do próprio Estado; e interpretar algumas das recentes reformas educacionais brasileiras, referenciadas no conceito de racionalidade neoliberal. Como resultados de investigação, argumentamos que as reformas educacionais se aproximam da lógica empresarial, e aquilo que se apresenta como progresso leva à regressão; portanto, à exclusão econômica e cultural de toda a sociedade.<hr/>ABSTRACT In this essay, we approach the subject of education and chose the Brazilian educational reforms of the last three decades as object of investigation to understand the foundations and intentionality that direct them. The question that guided our analysis was: How could we interpret the recent educational reforms from the concepts of market totalitarianism, neoliberal rationality and state of exception? Concepts referenced in Dardot and Laval, Benjamin, and Agamben. We aimed at characterizing the market totalitarianism and to show how this economic-political form affects public services and the functioning of the State itself; and to interpret some of the recent Brazilian educational reforms, referenced by the concept of neoliberal rationality. As a result, we argue that educational reforms actually approach business logic, and what presents itself as a progress leads to regression; therefore, to the economic and cultural exclusion of all society.<hr/>RESUMEN En este ensayo, abordamos el tema de la educación y elegimos como objeto de investigación las reformas educacionales brasileñas de las últimas tres décadas, buscando comprender los fundamentos e intencionalidades que las conducen. El problema que orientó nuestros análisis fue ¿cómo interpretar las recientes reformas educacionales a partir de los conceptos de totalitarismo de mercado, racionalidad neoliberal y estado de excepción? Conceptos que fueron referenciados en Dardot y Laval, Benjamin y Agamben. Como objetivos proponemos caracterizar el totalitarismo de mercado e indicar cómo esa forma económico-política afecta a los servicios públicos y al funcionamiento del propio Estado; e interpretar algunas de las recientes reformas educacionales brasileñas, referenciadas en el concepto de racionalidad neoliberal. Como resultados de investigación, argumentamos que las reformas educacionales se aproximan a la lógica empresarial, y aquello que se presenta como progreso lleva al retroceso; por lo tanto, a la exclusión económica y cultural de toda la sociedad. <![CDATA[FORMACIÓN DE PROFESORES (AS) DEL CAMPO: UNA POLÍTICA EN EL CONTEXTO DE LAS MUTACIONES EN EL MUNDO DEL TRABAJO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762020000100236&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O trabalho discute a formação de professores desenvolvida no Estado do Ceará/Brasil, tendo como mote as relações que se estabelecem entre as mutações do mundo do trabalho e suas reverberações na Educação do Campo. O estudo fundamenta-se nas análises de dados coletados em questionários aplicados aos cursistas da ação “Escola da Terra: formação de professores de Escolas Multisseriadas do campo e quilombolas”, desenvolvida em 17 municípios do Estado do Ceará, ao longo dos anos de 2015-2016, fruto de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa. A estrutura argumentativa deste trabalho, suas problematizações e considerações revelam a importância fulcral dos movimentos sociais, da consciência de classe dos trabalhadores diante do quadro evidenciado em que a formação dos professores apresenta-se fragilizada, fragmentada, descontextualizada e aligeirada. Os resultados indicam desde a incompreensão de categorias como campo, educação do campo e as concepções teóricas que referenciam as práticas pedagógicas. Além disso as respostas indicaram incongruências entre as teorias pedagógicas adotadas pelos professores e o conhecimento dos teóricos criadores dessas teorias.<hr/>ABSTRACT The paper discusses the teacher training developed in the State of Ceará, taking as its motto the relations that are established between the mutations of the world of work and its reverberations in the Field Education. The study is based on the analysis of data collected in questionnaires applied to the Cursistas of the action "Escola da Terra- School of the Earth: training of teachers of Multisseriados schools of the field and quilombolas", developed in 17 municipalities of the State of Ceará, during the years of 2015- 2016, the result of research of a qualitative and quantitative nature. The argumentative structure of this work, its problematizations and considerations reveal the central importance of social movements, of workers' class consciousness in the face of the evidence that the formation of teachers is fragile, fragmented, decontextualized and lightened. The results indicate from the incomprehension of categories like field, education of the field and the theoretical conceptions that refer to the pedagogical practices. Moreover, the answers indicated inconsistencies between the pedagogical theories adopted by teachers and the knowledge of the theorists who created these theories.<hr/>RESUMEN El trabajo discute la formación de profesores desarrollada en el Estado de Ceará / Brasil, teniendo como mote las relaciones que se establecen entre las mutaciones del mundo del trabajo y sus reverberaciones en la Educación del Campo. El estudio se fundamenta en los análisis de datos recogidos en cuestionarios aplicados a los Cursistas de la acción "Escuela de la Tierra: formación de profesores de Escuelas Multiseriales del campo y quilombolas", desarrollada en 17 municipios del Estado de Ceará, a lo largo de los años 2015- 2016, fruto de una investigación de naturaleza cuantitativa. La estructura argumentativa de este trabajo, sus problematizaciones y consideraciones revelan la importancia fundamental de los movimientos sociales, de la conciencia de clase de los trabajadores ante el cuadro evidenciado en que la formación de los profesores se presenta fragilizada, fragmentada, descontextualizada y aligerada. Los resultados indican desde la incomprensión de categorías como campo, educación del campo y las concepciones teóricas que hacen referencia a las prácticas pedagógicas. Además, las respuestas indicaron incongruencias entre las teorías pedagógicas adoptadas por los profesores y el conocimiento de los teóricos creadores de esas teorías. <![CDATA[ANÁLISIS DE LOS ELEMENTOS CURRICULARES DEL CURSO DE LICENCIATURA EN COMPUTACIÓN DEL INSTITUTO FEDERAL DEL TRIÁNGULO MINEIRO: FORMACIÓN DOCENTE EN FOCO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762020000100262&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo tem por objetivo analisar os limites e as possibilidades de formação do currículo do curso de Licenciatura em Computação de um Instituto Federal e a relação com as políticas públicas de formação de professores. Buscou-se responder quais são as determinações expressas nas Diretrizes Curriculares Nacionais e no Projeto Pedagógico, quando se trata de orientar a construção dos elementos ensino-aprendizagem-avaliação. Para tanto, realizou-se o estudo comparativo entre a legislação oficial, o Projeto Pedagógico e os 15 planos de ensino das disciplinas que compõem os núcleos formação geral e pedagógico. A pesquisa baseou-se na (re)leitura de Mainardes (2006), sobre o ciclo de políticas - contextos da influência, produção de textos e prática, e nas pesquisas sobre análise de projetos pedagógicos e planos de ensino, pois esse referencial permite observar os objetivos, as diretrizes e os elementos didáticos da ação docente, de modo a assegurar a identificação do caráter de ambivalência que as políticas curriculares tendem a promover. As reflexões produzidas assinalam para um direcionamento investigativo que se torna necessário e urgente em duas dimensões articuladas: o posicionamento das instituições em relação aos cursos de licenciatura e aos professores formadores que neles atuam e ao desenvolvimento de pesquisas relacionadas à prática desses professores. Propõe-se que os planos de ensino construídos coletivamente, aplicados e cumpridos, à luz dos saberes e dos conhecimentos interdisciplinares, dirigidos às questões ligadas ao campo da prática profissional, seus fundamentos metodológicos e suas formas de trabalhar em sala de aula devem refletir a intencionalidade da ação pedagógica.<hr/>ABSTRACT This article aims to analyze the limits and possibilities of curriculum formation of the Computing Teaching Degree Course at a Federal Institute and the relationship with the public policies of teacher training. It sought to answer what are the determinations expressed in the National Curricular Guidelines and in the Pedagogical Master Plan when it comes to guiding the construction of the teaching-learning-assessment elements For that, a comparative study was carried out between the official legislation, the Pedagogical Master Plan and the 15 teaching plans of the subjects that make up the general and pedagogical training centers. The research is based on the (re)reading of Mainardes (2006), about the policy cycle - contexts of influence, text production and practice, and in the researches about analysis of pedagogical master and teaching plans, as this framework allows to observe the goals, the guidelines and the didactic elements of the teaching action, ensuring the identification of the ambivalent character that the curricular policies tend to promote. The reflections produced in this study point to an investigative orientation that becomes necessary and urgent in two articulated dimensions: the positioning of the institutions in relation to courses that train teachers and the training professors who work in these courses and the development of research related to the practice of these professors. It proposes that teaching plans built collectively - applied and fulfilled - in the light of interdisciplinary knowledge, addressed to the issues related to the field of professional practice, its methodological foundations and ways of working in the classroom should reflect the intentionality of the pedagogical action.<hr/>RESUMEN Este artículo tiene por objetivo analizar los límites y las posibilidades de formación del currículo en el curso de Licenciatura en Computación de un Instituto Federal y la relación con las políticas públicas de formación de profesores. Se buscó responder cuáles son las determinaciones expresadas en las Directrices Curriculares Nacionales y en el Proyecto Pedagógico, cuando se trata de orientar la construcción de los elementos enseñanza-aprendizaje-evaluación. Para ello, se realizó el estudio comparativo entre la legislación oficial, el Proyecto Pedagógico y los 15 planes de enseñanza de las asignaturas que componen los núcleos de formación general y pedagógica. La investigación se basó en la relectura de Mainardes (2006), sobre el ciclo de políticas - contextos de la influencia, producción de textos y práctica, y en las investigaciones sobre análisis de proyectos pedagógicos y planes de enseñanza, pues este referente permite observar los objetivos, las directrices y los elementos didácticos de la acción docente, de manera que aseguren la identificación del carácter de ambivalencia que las políticas curriculares tienden a promover. Las reflexiones producidas señalan un direccionamiento investigativo que se vuelve necesario y urgente en dos dimensiones articuladas: el posicionamiento de las instituciones en relación a los cursos de licenciatura y a los profesores formadores que en ellos actúan y al desarrollo de las investigaciones relacionadas a la práctica de esos profesores. Se propone que los planes de enseñanza construidos colectivamente, aplicados y cumplidos, a la luz de los saberes y de los conocimientos interdisciplinarios, dirigidos a las cuestiones ligadas al campo de la práctica profesional, sus fundamentos metodológicos y formas de trabajar en el aula, deben reflexionar sobre la intencionalidad de la acción pedagógica. <![CDATA[DOCENCIA UNIVERSITARIA EN LA CARRERA DE MEDICINA VETERINARIA: CAMINOS DE LA FORMACIÓN DOCENTE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762020000100283&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO A formação de professores tem sido objeto de pesquisas no Brasil e em outros países. Desse modo, escolhemos como objeto desta pesquisa a formação dos docentes de um curso de Medicina Veterinária ofertado em uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública, objetivando investigar o percurso formativo dos professores para o exercício da docência universitária. O referencial teórico basilar foi constituído pelos estudos de Pimenta e Almeida (2009), Costa (2007), Cunha (2006), Prates Barbosa (2003), dentre outros. A pesquisa de abordagem quali e quanti aliou-se ao estudo de caso e às técnicas de coleta de dados bibliográfica e documental, atentando para as indicações da Lei de Diretrizes e Bases (Lei Nº 9.394/1996) e do Projeto Pedagógico do Curso, com o intuito de analisar o currículo Lattes de 61 docentes. Os dados apontaram que, na formação inicial acadêmica dos professores de Medicina Veterinária, prevalecem os cursos de bacharelado, com 50 docentes doutores, e a oferta de cursos de formação contínua chancelados pela IES pesquisada, bem como a disseminação de políticas internas destinadas ao desenvolvimento profissional dos docentes da instituição.<hr/>ABSTRACT Teacher education has been the object of research in Brazil and other countries. Thus, we chose as object of this research the training of professors of a Veterinary Medicine course offered at a public Higher Education Institution (HEI), aiming to investigate the formative path of professors for the University teaching exercise. The main theoretical framework consisted of studies conducted by Pimenta and Almeida (2009), Costa (2007), Cunha (2006), Prates and Barbosa (2003), among others. The research of Quali and Quanti approach allied to the case study and the techniques of bibliographic and documentary data collection, paying attention to the indications of the National Education Guidelines and Framework Law (Law no. 9,394/1996) and the Pedagogical Master Plan of the course, in order to analyze the Lattes curriculum of 61 professors. The data showed that in the initial academic training of the professors of Veterinary Medicine prevail the Bachelor’s courses, with 50 PhD professors and the offer of continuing education courses supported by the researched HEI, as well as the dissemination of internal policies aimed at the professional development of the faculty of the institution.<hr/>RESUMEN La formación de profesores ha sido objeto de investigación en Brasil y en otros países. Por lo tanto, elegimos como objeto de esta investigación la formación de los docentes de un curso de Medicina Veterinaria ofrecido en una Institución de Educación Superior (IES) pública, con el objetivo de investigar el camino formativo de los profesores para el ejercicio de la docencia universitaria. El marco teórico basilar fue constituido por estudios de Pimenta y Almeida (2009), Costa (2007), Cunha (2006), Prates y Barbosa (2003), entre otros. La investigación de enfoque de cuali y cuanti se unió al estudio de caso y a las técnicas de recopilación de datos bibliográfica y documental, prestando atención a las indicaciones de la LDB (Ley Nº 9.394/1996) y del Proyecto Pedagógico del Curso, con intención de analizar el currículo de Lattes de 61 docentes. Los datos mostraron que, en la formación académica inicial de los profesores de Medicina Veterinaria, prevalecen los cursos de Licenciatura, con 50 docentes doctores y la oferta de cursos de formación continua de la IES investigada, así como la difusión de políticas internas destinadas al desarrollo profesional de los docentes de la institución. <![CDATA[FORMACIÓN CONTINUADA DE GESTORES ESCOLARES Y SUS REVERBERCIONES EN EL PROCESO DE DESARROLLO PROFESIONAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762020000100307&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O estudo é oriundo da experiência vivenciada por gestores escolares, de instituições públicas de ensino médio da rede estadual do Ceará, em um curso de formação continuada na modalidade EAD, no qual objetivamos averiguar as contribuições e limitações do processo formativo continuado no desenvolvimento profissional dos indivíduos. Em relação à análise de dados, utilizamos a abordagem qualitativa, cujo foco remete à significação atribuída às experiências vivenciadas pelos sujeitos do estudo, seu posicionamento reflexivo/crítico, bem como a averiguação do processo formativo vivenciado. O método adotado nesta investigação foi o estudo de caso e como procedimento de recolha de dados utilizamos o exame documental e a entrevista semiestruturada individual. Constatou-se que a formação continuada pautada nas necessidades dos gestores potencializa a instauração de espaços colaborativos de compartilhamento de conhecimentos, experiências, angústias e dificuldades, dentre outros, propiciando reflexões críticas individuais e coletivas estimulando a autonomia e mobilização coletiva de luta por melhorias nas condições de trabalho, objetivando valorização dos profissionais da educação. Infere-se a importância da disponibilidade de tempo e espaço para reflexões mais aprofundadas, de forma que possam ser vislumbradas como aportes contributivos no trabalho dos gestores e em seu processo de desenvolvimento profissional.<hr/>ABSTRACT The study comes from experiences learned by school administrators from public institutions of the state network of Ceara, at a training course in the modality EAD in which we aim to analyze contribuitions and difficulties in their professional development. As to data analyses we use the qualitative approaches, where the focus shows the work attributed by them and also showing commitment and work. We use as research three methods: data collection, documentary examination, individual interview. The continuing education based on the need of managers empower collaborative spaces and help to share knowledge, experience, difficulties among outhers. This also helps to create collectives and individual opinions and thus helping both by improvement in the scope of working and the valuation of the education professional. So we concluded the importance of the availability of time and space for better details and that fact can be important in the process of vocational training for both.<hr/>RESUMEN El estudio es oriundo de la experiencia vivenciada por gestores escolares, de instituciones públicas de enseñanza media de la red estadual de Ceará, en un curso de formación continuada en la modalidad EAD, en el cual objetivamos averiguar las contribuciones y limitaciones del proceso formativo continuado en el desarrollo profesional de los individuos . En cuanto al análisis de datos, utilizamos el abordaje cualitativo, en que el foco remite la significación atribuida a las experiencias vivenciadas por los sujetos del estudio, su posicionamiento reflexivo / crítico, así como la averiguación del proceso formativo vivenciado. Como metodología de la investigación optamos por el estudio de caso y como procedimiento de recogida de datos, utilizamos el examen documental y la entrevista semiestructurada individual. La formación continuada pautada en las necesidades de los gestores potencializa la instauración de espacios colaborativos de intercambio de conocimientos, experiencias, angustias y dificultades, entre otros, propiciando reflexiones críticas individuales y colectivas estimulando la autonomía y movilización colectiva de lucha por mejoras en las condiciones de trabajo, objetivando valorización de los profesionales de la educación. Se infiere la importancia de la disponibilidad de tiempo y espacio para reflexiones más profundas, de forma que puedan ser vislumbradas como aportes contributivos en el trabajo de los gestores y en su proceso de desarrollo profesional. <![CDATA[EDUCACIÓN FÍSICA Y GESTIÓN ESCOLAR: REFLEXIONES SOBRE LEGISLACIÓN, PRODUCCIÓN ACADÉMICA Y FORMACIÓN DOCENTE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762020000100327&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O presente estudo trata da participação do professor de Educação Física (EF) na gestão escolar. Combinando pesquisa documental e bibliográfica, analisaram-se as orientações legais para formação de licenciados em EF, os currículos prescritos dos cursos de EF da Grande Vitória (GV), Espírito Santo, e a produção acadêmica da área no tocante à gestão escolar. Utilizou-se como fontes: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Nº 9.394/1996), Resoluções do Conselho Nacional de Educação (CNE), Nº 7/2004, Nº 2/2015, Nº 6/2018 e Nº 2/2019, perfis dos egressos e matrizes de disciplinas dos cursos de licenciatura em EF da GV. A pesquisa bibliográfica foi realizada em oito periódicos e bancos de teses e dissertações dos cursos de Pós-Graduação stricto sensu em EF. O trabalho indicou que a gestão vem ganhando espaço na atuação profissional e orientações legais da EF. Entretanto, observou-se baixa produção acadêmica e pouca repercussão nos currículos dos cursos de formação da área, indicando divergência entre atuação/orientações e formação/produção.<hr/>ABSTRACT This study deals with the participation of Physical Education (PE) teacher in school management. Combining documentary and bibliographic research we analyzed the legal guidelines for the teaching degree in PE, the prescribed curricula of PE courses in Grande Vitória, Espírito Santo, Brazil, and the academic production in the area regarding school management. As sources we used: National Education Guidelines and Framework Law (no. 9.394/1996), Resolutions of the National Council of Education, no. 7/2004, no. 2/2015, no. 6/2018 and nº 2/2019, undergraduates students’ profiles and matrices of subjects of the PE courses in Grande Vitória. The bibliographic research was performed in eight journals and thesis and dissertation database of stricto sensu Post-Graduate courses in PE. The work indicated that management has been gaining ground in the professional performance and legal guidelines of PE. However, there was low academic production and little repercussion in the curricula of the area’s training courses, indicating divergence between performance/orientation and training/production.<hr/>RESUMEN El presente estudio trata de la participación del profesor de Educación Física (EF) en la gestión escolar. Combinando investigación documental y bibliográfica, se analizaron las orientaciones legales para formación de licenciados en EF, los planes de estudios prescritos de los cursos de EF de Grande Vitória (GV), Espírito Santo, Brasil, y la producción académica del área con respecto a la gestión escolar. Se utilizaron como fuentes: Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional (Nº 9.394/1996), Resoluciones del Consejo Nacional de Educación (CNE), Nº 7/2004, Nº 02/2015, Nº 6/2018 y Nº 2/2019, perfiles de los titulados y matrices de las disciplinas de los cursos de licenciatura en EF de la GV. La investigación bibliográfica fue realizada en ocho periódicos y bases de datos de tesis y disertaciones de las carreras de posgrado stricto sensu en EF. El trabajo indicó que la gerencia ha ganado espacio en la actuación profesional y orientaciones legales de la EF. Sin embargo, se observó baja producción académica y poca repercusión en los planes de estudio de las carreras de formación del área, indicando divergencia entre actuación/orientaciones y la formación/producción. <![CDATA[CONVERGENCIAS Y TENSIONES EN LA PRODUCCIÓN ACADÉMICA SOBRE EL CURRÍCULO DE EDUCACIÓN INFANTIL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762020000100350&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este texto analisa a produção acadêmica brasileira que, entre os anos de 2009 e 2018, investigou a temática do currículo para as instituições de Educação Infantil. Nesse período, foram encontrados 10 artigos publicados nas revistas Qualis A1 e A2 do campo educacional - corpus de análise que, após ser estudado, foi agrupado nas seguintes categorias: contributos das crianças para o currículo da Educação Infantil; análises de políticas de currículo em creches e pré-escolas; e revisões teóricas, históricas e/ou de literatura. A análise evidenciou, por um lado, que os artigos consideram a organização do currículo por campos de experiência como um arranjo curricular que respeita as especificidades das instituições que compõem a primeira etapa da Educação Básica. Por outro lado, a produção apresenta tensões e dispersões que ressaltam aspectos ainda pouco explorados da organização do currículo para creches e pré-escolas.<hr/>ABSTRACT This text analyzes the Brazilian academic production that, between 2009 and 2018, investigated the theme of the curriculum for Early Childhood Education institutions. During this period, ten articles were found published in Qualis A1 and A2 journals of the educational field - corpus of analysis that, after being studied, was grouped into the following categories: children’s contributions to the curriculum of Early Childhood Education; curriculum policy analysis in daycare centers and preschools; and theoretical, historical and/or literature reviews. On the one hand, the analysis showed that the articles consider the organization of the curriculum by fields of experience as a curricular arrangement that respects the specificities of the institutions that make up the first stage of Basic Education. On the other hand, the production presents tensions and dispersions that highlight aspects still little explored in the organization of the curriculum for daycare centers and preschools.<hr/>RESUMEN El texto analiza la producción académica brasileña que, entre los años 2009 y 2018, investigó la temática del currículo para las instituciones de Educación Infantil. En ese período, fueron encontrados 10 artículos publicados en las revistas Qualis A1 y A2 del campo educativo - corpus de análisis que, luego de ser estudiado, fue agrupado en las categorías: contribuciones de los niños al currículo de la Educación Infantil; análisis de políticas curriculares en guarderías y centros preescolares; y revisiones teóricas, históricas o de literatura. El análisis mostró, por un lado, que los artículos consideran la organización del currículo por campos de experiencia como una disposición curricular que respeta las especificidades de las instituciones que componen la primera etapa de la Educación Básica. Por otro lado, la producción presenta tensiones y dispersiones que resaltan aspectos aún poco explorados de la organización del currículo para guarderías y centros preescolares. <![CDATA[RAPUNZEL Y ENREDADOS: APROXIMACIONES Y DISTANCIAMENTOS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762020000100372&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO A relação simbiótica entre cinema e literatura ultrapassa a organização narrativa, pois envolve igualmente aspectos relativos às linguagens verbal e visual, o que confere sentidos aos textos. Assim, este artigo discute, por meio de uma análise comparativa, a temática e a construção discursiva e simbólica de dois produtos culturais dirigidos ao público infantil: o conto de fadas Rapunzel, escrito pelos irmãos Grimm no século XIX, e o filme Enrolados, baseado no mesmo conto, produzido pela Disney, em 2010. Para tanto, discorre-se acerca da infância e da produção cultural infantil, assim como sobre a linguagem fílmica e a literatura, considerando aspectos em que se assemelham e se diferenciam. Nos resultados, aponta-se a interdependência entre os dois produtos no que se refere ao universo diegético e às personagens, mas o filme, adaptado aos interesses da sociedade atual, ao abordar temas que apontam o novo papel da mulher na sociedade, assim como os extremos da vaidade, a independência e o livre arbítrio, sofre modificações profundas e traz ao público infantil, nos interstícios narrativos, posições axiológicos, conceitos e preconceitos.<hr/>ABSTRACT The symbiotic relationship between cinema and literature, apart from the organization of the narrative, also involves aspects related to verbal and visual languages, which gives meanings to texts. Therefore, this article discusses, through comparative analysis, the themes and the discursive and symbolic construction of two cultural products oriented to children: Rapunzel fairy tale, written by the Grimm Brothers in the nineteenth century, and the movie Tangled, based on the same story, produced by Disney in 2010. Thus, the text discusses on childhood and cultural production for children, as well as on film language and literature, considering aspects in which they are similar and where they differ. As for the results, it is pointed out the interdependence between the two products when referring to the diegetic universe and the characters, adapted to the interests of today's society. However, the film, when talking about themes that point out women's new role in society, as well as the extremes of vanity, independence and free will, goes through deep changes. It also brings the child spectators, on the narrative interstices, axiological positions, concepts and prejudices.<hr/>RESUMEN La relación simbiótica entre cine y literatura sobrepasa la organización narrativa, pues involucra igualmente aspectos relativos a los lenguajes verbal y visual, lo que confiere sentidos a los textos. Así, por medio de análisis comparativo, el artículo discute el tema y la construcción discursiva y simbólica de dos productos culturales dirigidos al público infantil: el cuento de hadas Rapunzel, escrito por los hermanos Grimm en el siglo XIX, y la película Enredados, basada en el mismo cuento, producido por Disney en 2010. El presente artículo: el cuento de hadas. Para ello, analiza la producción cultural así como el lenguaje fílmico y literatura, en los aspectos en que se asemejan y se diferencian. Entre los resultados, se apunta la interdependencia entre los dos productos en lo que se refiere al universo diegético y los personajes, pero la película, al abordar temas que apuntan al nuevo papel de la mujer en la sociedad, así como a los extremos de la vanidad, la independencia y el libre albedrío, sufre modificaciones profundas, adaptados a los intereses de la sociedad actual, y aporta al público infantil, en los intersticios narrativos, posiciones axiológicas, conceptos y prejuicios. <![CDATA[“RINCÓN DEL PENSAMIENTO”: UM ACTO NORMATIVO?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762020000100391&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este trabalho é oriundo de uma pesquisa, ora em andamento, com chancela da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Objetiva-se trazer narrativas de crianças sobre suas vivências acerca do “cantinho do pensamento”, em uma creche pública no interior do estado de Mato Grosso. A investigação se insere no campo da Educação em interface com a filosofia da diferença. Dialoga com autores como Jacques Derrida/Nietzsche, Deleuze, Kohan, Corazza e outros assemelhados. As itinerâncias metodológicas lançaram mão da observação participante e da escuta de narrativas, evocadas por crianças no âmbito de uma cenacontecimento na ambiência da creche. A cena resulta de exercícios de um experimentar possibilidades, a do “cantinho” como ato normativo, dimensionado no pensar criativo e autônomo de crianças na Educação Infantil. Nessa direção, apresentam-se no texto modos outros de se pensar as infâncias, num movimento desconstrutor, bem ao modo derridiano, afirmando infâncias, que operam em uma lógica própria, e se mostram para nós a maneira como reverberam seus atos nessa instituição, com suas artistagens, devires e vivências.<hr/>ABSTRACT This work comes from a currently underway research approved by the Federal University of Mato Grosso (UFMT). The objective is to bring children's narratives about their experiences on the “little corner of thought” in a public daycare center in the state of Mato Grosso. The research is inserted in the field of Education in relation to the philosophy of difference. It dialogues with authors such as Jacques Derrida / Nietzsche, Deleuze, Kohan, Corazza and others. The methodological itineraries used participant-observation and the listening to narratives, evoked by children in the context of a “scene-happening” (cenacontecimento) in the day care center environment. The scene results from exercises of experimenting possibilities, of the “corner” as a normative act, dimensioned in the creative and autonomous thinking of children in kindergarten. In this sense, we present in the text other ways of thinking childhoods, in a deconstructive movement, as well as in a Deridian way, affirming childhoods which operate in their own logic and show themselves to us in a way in which their acts in this institution reverberate, as well as their “artistry” (artistagens), becomings and experiences.<hr/>RESUMEN Este trabajo proviene de una investigación, actualmente en curso, avalada por la Universidad Federal de Mato Grosso (UFMT). El objetivo es traer las narraciones de los niños sobre sus vivencias en el "rincón del pensamiento", una guardería pública en el interior del estado de Mato Grosso. La investigación se inserta en el campo de la educación en conexión con la filosofía de la diferencia. Dialoga con autores como Jacques Derrida / Nietzsche, Deleuze, Kohan, Corazza y otros semejantes. En las pautas metodológicas se utilizaron la observación participante y la escucha de narraciones, evocadas por los niños en el contexto de uma cenacontecimento en el entorno de la guardería. La escena resulta de ejercicios de un experimentar posibilidades, las del “rincón” como un acto normativo, dimensionado en el pensamiento creativo y autónomo de los niños en la Educación Infantil. En esa dirección, se presentan en el texto otros modos de pensar las infancias, en un movimiento deconstructor, al estilo derridiano, afirmando infancias que operan con una lógica propia, y nos muestran las maneras en que reverberan sus actos en esta institución, con sus artistagens, devenires y experiencias. <![CDATA[DE LA CAZA A LAS BRUJAS AL FEMINICIDIO: ¿CÓMO LA EDUCACIÓN PUEDE CONTRIBUIR A ESTA PREGUNTA?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762020000100408&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este estudo foi desenvolvido a partir do aumento da violência contra as mulheres, nomeada como “feminicídio”, e da temática da “igualdade de gênero”, tendo como cenário desencadeador a supressão do termo “gênero” em documentos relevantes como o Plano Nacional de Educação (PNE) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo foi compreender como a educação pode contribuir com a formação humana a partir das questões de “igualdade de gênero”, das relações entre “misoginia e machismo”, em busca de reduzir o número de feminicídios, além de compreender o impacto curricular da supressão do termo “gênero” na formação integral dos educandos e a materialização da retomada do pensamento conservador no campo educacional. Pautou-se em uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo, entrelaçado às Políticas Públicas que versam sobre os direitos da mulher e o aporte teórico sobre a violência de gênero: Brasil (1988, 2015a, 2015b); Cerqueira et al. (2018); Saffioti (2004); Federici (2017); Martins (2013); Perrot (2005). O aumento das mortes de mulheres enquadradas na tipificação feminicídio aponta existir uma relação com a condição de gênero. Observou-se que o corpo feminino foi socialmente construído para ser dominado pelo masculino. Embasada pelos Direitos Humanos e a eliminação de toda forma de discriminação contra a mulher, reconhece-se que a construção de projetos pedagógicos, em parceria com as famílias, seja uma forma de enfrentamento, principalmente ao promover uma reflexão-ação sobre como educar os meninos e as meninas para o respeito às diferenças.<hr/>ABSTRACT This study was developed from the increase of violence against women, named as “femicide”, and the theme of “gender equality”, having as triggering scenario the suppression of the term “gender” in relevant documents such as the National Education Plan (PNE) and the National Common Curricular Base (known in Brazil by the acronym BNCC). The objective was to understand how education can contribute to human education based on the issues of “gender equality”, relations between “misogyny and machismo” seeking to reduce the number of femicides, besides understanding the curricular impact of the suppression of the term “gender” in the integral education of the students and the materialization of the resumption of conservative thinking in the educational field. It was based on a qualitative bibliographical review, intertwined with Public Policies that deal with women’s rights and the theoretical contribution on gender violence: Brasil (1988, 2015a, 2015b); Cerqueira et al. (2018); Saffioti (2004); Federici (2017); Martins (2013); Perrot (2005). The increase in women’s death in the typification of femicide indicates a relationship with the gender condition. It was observed that the female body was socially constructed to be dominated by the masculine. Based on Human Rights and the elimination of all forms of discrimination against women, we recognize that the construction of pedagogical projects, in partnership with families, is a form of confrontation, mainly by promoting a reflection-action on how to educate boys and girls to respect differences.<hr/>RESUMEN Este estudio fue desarrollado a partir del aumento de la violencia contra las mujeres, denominada "feminicidio", y de la temática de "igualdad de género", teniendo como escenario desencadenante la supresión del término "género" en documentos relevantes como el Plan Nacional de Educación (PNE) y la Base Nacional Común (BNCC). El objetivo fue comprender cómo la educación puede contribuir a la formación humana basada en las cuestiones de "igualdad de género", la relación entre "misoginia y machismo" buscando reducir el número de feminicidios, además de comprender el impacto curricular de la supresión del término "género” en la formación integral de los estudiantes y la materialización de la reanudación del pensamiento conservador en el campo educativo. Se pautó en una revisión bibliográfica de carácter cualitativo, entrelazado con las Políticas Públicas que tratan sobre los derechos de la mujer y la contribución teórica sobre la violencia de género: Brasil (1988; 2015); Cerqueira et al. (2018); Saffioti (2004); Federici (2017); Martins (2013); Perrot (2005). El aumento en las muertes de mujeres encuadradas en la tipificación del femicidio indica que existe una relación con la condición de género. Se observó que el cuerpo femenino fue construido socialmente para ser dominado por el masculino. Con base en los Derechos Humanos y la eliminación de todas las formas de discriminación contra la mujer, se reconoce que la construcción de proyectos pedagógicos, en colaboración con las familias, sea una forma de confrontación, especialmente al promover una acción-reflexión sobre cómo educar a niños y niñas para respetar las diferencias. <![CDATA[MEMÓRIAS DE UNA JOVEN FORMAL: ANÁLISIS DE LA OBRA POR EL CAMINO DE LA TEORÍA HISTÓRICO-CULTURAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762020000100430&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo objetiva elucidar o conceito de memória apresentado pela Teoria Histórico-cultural, envolvendo a percepção do desenvolvimento dessa função psíquica superior em diferentes períodos da formação humana, em contraposição à forma como o desenvolvimento psíquico é apresentado ao leitor de Memórias de uma moça bem-comportada de Simone de Beauvoir. Muitos escritores abordam a temática memória por diferentes vieses, sejam eles compreendidos na construção de cenários fictícios que relembram uma fase da vida, ou ainda, com a intencionalidade de desenvolver concepções filosóficas como é o caso de Simone nessa obra autobiográfica. A metodologia adotada consiste na análise dialética do conceito de memória e na investigação de como é apresentado o desenvolvimento psíquico nas recordações de vida da personagem principal da obra de Simone de Beauvoir, mediante a revisão bibliográfica dos estudos de Vigotski1, fundador dessa corrente teórica e de estudiosos brasileiros. A análise permite considerar que a autora, no que concerne ao desenvolvimento da memória, perfaz um caminho de descrição de suas vivências muito próximas das considerações do psicólogo russo acerca do desenvolvimento psíquico.<hr/>ABSTRACT Recent researchers have approached the memory aspect in Simone´s de Beauvoir books from different perspectives. Most of the works carried out with this theme talk about the construction of fictitious scenarios that remind a phase of life, or the intentionality of developing philosophical conceptions. Given this background, this article aims at understanding the concept of memory in the Historical-Cultural Theory. We analyze Simone de Beauvoir´s autobiography: Memoirs of a Dutiful Daughter focusing on the perception of the development of higher psychic function in different periods of human development, as opposed to how the psychic development is presented to the reader of by the author. The methodology consists in the dialectical analysis of the concept of memory, and how psychic development is presented in the life memories of the main character in Simone de Beauvoir's book, through a bibliographical revision of Vygotsky´s studies. With regard to the development of the memory, the analysis allows us to consider that the author performs a path of describing her experiences, very close to the considerations Vygotsky´s theory of development.<hr/>RESUMEN El artículo tiene como objetivo comprender el concepto de memoria en la Teoría Histórico-cultural, involucrando la percepción del desarrollo de esa función psíquica superior en diferentes períodos de la formación humana, en contraposición a la forma como el desarrollo psíquico es presentado al lector de Memorias de una joven formal de Simone de Beauvoir. Muchos escritores abordan la temática memoria por diferentes vieses, ya sea en la construcción de escenarios ficticios que recuerdan una fase de la vida, o aún, con la intencionalidad de desarrollar concepciones filosóficas como es el caso de Simone en esa obra autobiográfica. La metodología consiste en el análisis dialéctico del concepto de memoria y cómo se presenta el desarrollo psíquico en los recuerdos de vida del personaje principal de la obra de Simone de Beauvoir, mediante la revisión bibliográfica de los estudios de Vigotski, fundador de esa corriente teórica y de estudiosos brasileños. El análisis permite considerar que la autora, en lo que concierne al desarrollo de la memoria, constituye un camino de descripción de sus vivencias muy próximas a las consideraciones del psicólogo ruso acerca del desarrollo psíquico. <![CDATA[AUTONARRATIVAS COMO AUTOCONOCIMIENTO: UNA EXPERIENCIA DIDÁCTICA EN LA PERSPECTIVA DE LA COMPLEJIDAD]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762020000100453&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo discute a narrativa como ação/configuração do pensar e do sentir e as potencialidades que porta no sentido epistêmico e ontogênico. Com isso, pretende-se problematizar o conceito de cognição como representação de uma realidade objetiva divorciada da experiência individual, nos moldes propostos por Bateson (1990), Espinosa (1983) e Morin (2010). Na complexidade, considera-se o processo de aprendizagem de forma indissociável da ontogênese de cada ser humano, entendendo o aprender como subjetivação. Do ponto de vista metodológico, procedeu-se a investigação a partir da experiência em sala de aula, com nove alunos da disciplina Epistemologia da Complexidade, de um Programa de Pós-Graduação em Letras, cujas autonarrativas foram tratadas por meio do método cartográfico, que proporcionou a evidência de que o falar, emocionar e conhecer são tecidos juntos. Assim, a partir da meditação e do uso de koans, haicais e mandalas, as autonarrativas geradas evidenciaram a indissociabilidade da ontogênese e da constituição de si, em um contraponto ao paradigma linear e dicotômico da educação tradicional.<hr/>ABSTRACT This article discusses the narrative as action/configuration of thinking and feeling and the potentialities that it carries in the epistemic and ontogenic sense. With this, we intend to problematize the concept of cognition as a representation of an objective reality divorced from the individual experience, as proposed by Bateson (1990), Espinosa (1983) and Morin (2010). In complexity, the learning process is considered inseparably from the ontogenesis of each human being, understanding learning as subjectivation. In complexity, the learning process is considered inseparable from the ontogenesis of each human being, understanding learning as subjectification. From a methodological point of view, the investigation proceeded from the experience in the classroom, with nine students of the discipline Epistemology of Complexity, from a Graduate Program in Language and its Literature, whose self-narratives were treated using the cartographic method, which provided the evidence that speaking, stir emotions and knowing are woven together. Thus, from meditation and the use of koans, haiku and mandalas, the self-narratives generated showed the inseparability of ontogenesis and the constitution of the self, in counterpoint to the linear and dichotomous paradigm of traditional education.<hr/>RESUMEN Este artículo discute la narrativa en cuanto a acción/configuración del pensar y del sentir y las potencialidades que porta en el sentido epistémico y ontogénico. Con ello, se pretende problematizar el concepto de cognición como representación de una realidad objetiva divorciada de la experiencia individual, en los moldes propuestos por Bateson (1990), Espinosa (1983) e Morin (2010). En la complejidad, se considera el proceso de aprendizaje de forma indisociable de la ontogénesis de la ontogénesis de cada ser humano, entendiendo el aprendizaje como subjetivación. Del punto de vista metodológico, se procedió a investigar a partir de la experiencia en el aula, con nueve alumnos da disciplina Epistemología de la Complejidad, de un Programa de Post-Graduación en Letras, cuyas autonarrativas fueron tratadas mediante el método cartográfico que proporcionó la evidencia de que el hablar, emocionar y conocer son tejidos juntos. Así, a partir de la meditación y del uso de koans, haicais y mandalas, las autonarrativas generadas evidenciaron la indisociabilidad de la ontogénesis y de la constitución de sí, en un contrapunto al paradigma lineal y dicotômico de la educación tradicional.