Scielo RSS <![CDATA[Revista e-Curriculum]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1809-387620220001&lang=es vol. 20 num. 1 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Edição 20 (1) janeiro/março 2022]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762022000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Dossiê Temático CURRÍCULO, DIVERSIDADE E DIFERENÇAS CULTURAIS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762022000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Por una escuela inclusiva y democrática:]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762022000100014&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A entrevista com Jurjo Torres Santomé foi realizada como parte dos estudos sobre a justiça curricular e sobre como tal conceito poderia contribuir para práticas escolares e pedagógicas inclusivas. Situa sua trajetória e contribuições para a percepção do campo do currículo como um ambiente crítico às abordagens tecnicistas que, por vezes, predominam na área das práticas pedagógicas. O professor nasceu em Castro de Rei, província de Lugo, na Espanha e reside na cidade da Corunha. É casado e pai de uma jovem, formou-se em pedagogia e psicologia, possui mestrado e doutorado em educação. É professor catedrático na Universidade da Coruña, onde coordena o grupo de pesquisa Inovações Educativas. Seus livros e artigos estão publicados em diferentes países, tendo dentre seus temas de estudo a formação dos professores, o currículo integrado, a justiça curricular, entre outros.<hr/>Abstract The interview with Jurjo Torres Santomé was conducted as part of studies about curricular justice and on how such a concept could contribute to inclusive school and pedagogical practices. Situates his trajectory and contributions to the perception of the field of curriculum, as a critical environment for the technical approaches that sometimes predominate in the field of pedagogical practices. The teacher was born in Castro de Rei, Lugo province, Spain, and lives in the city named Coruña. He is married and is father of a young girl. Graduated in pedagogy and psychology, has a master's and doctorate in education. He is a full professor at the University of Coruña, where he coordinates the research group ‘Educational Innovations’. His books and articles are published in different countries, and among his subjects of study are, teacher training, integrated curriculum, curriculum justice, among others.<hr/>Resumen La entrevista con Jurjo Torres Santomé fue realizada como parte de los estudios sobre la justicia curricular y sobre cómo tal concepto podría contribuir para prácticas escolares y pedagógicas inclusivas. Sitúa su trayectoria y contribuciones para la percepción del campo del currículo como un ambiente crítico a los enfoques tecnicistas que, por veces, predominan en el área de las prácticas pedagógicas. El profesor nació en Castro de Rei, provincia de Lugo, en España y reside en la ciudad de la Coruña Es casado y padre de una joven, se formó en pedagogía y sicología, posee maestría y doctorado en educación. Es profesor catedrático en la Universidad de la Coruña, donde coordina el grupo de investigación Innovaciones Educativas. Sus libros y artículos están publicados en diferentes países, teniendo entre sus temas de estudio la formación de los profesores, el currículo integrado, la justicia curricular, entre otros. <![CDATA[Educación y diversidad en las percepciones de profesores y directores de escuela]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762022000100040&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Buscou-se analisar percepções de professores de História e de gestores de escolas públicas sobre a relação entre educação e diversidade, bem como sobre escola inclusiva. Em perspectiva qualitativa, pautou-se em pesquisa bibliográfica e realização de entrevistas analisadas à luz de Bardin (2009). Teoricamente, fundamentou-se em Chartier (1990) e em Charlot (1979, 2013, 2020). Para além da esfera cultural, diversidade não se confunde com diferenças, assim, considera origens, permanências e implicações das desigualdades. As percepções dos profissionais demonstraram a necessidade de apropriação dos fundamentos da educação inclusiva e das atuais discussões acadêmicas, políticas públicas e diretrizes curriculares sobre diversidade, bem como aprofundamento de processos formativos tendo em vista mudanças em percepções e práticas profissionais materializadas no currículo.<hr/>Abstract We sought to analyze the perceptions of History teachers and public school managers on the relationship between education and diversity as well as on inclusive school. In a qualitative perspective, it was based on bibliographic research and interviews analyzed in the light ofBardin's (2009) perspective. Theoretically, it was based onChartier (1990) and onCharlot (1979,2013,2020). Beyond the cultural sphere, diversity is not to be confused with differences, thus, it considers the origins, permanence and implications of inequalities. The professionals' perceptions demonstrated the need to appropriate the foundations of inclusive education and current academic discussions, public policies and curriculum guidelines on diversity, as well as deepening training processes in view of changes in professional perceptions and practices materialized in the curriculum.<hr/>Resumen Buscamos analizar las percepciones de profesores de Historia y gestores de escuelas públicas sobre la relación entre educación y diversidad, así como sobre la escuela inclusiva. En una perspectiva cualitativa, se basó en investigaciones bibliográficas y entrevistas analizadas a la luz de la perspectiva deBardin (2009). Teóricamente, se basó enChartier (1990) y enCharlot (1979,2013,2020). Más allá del ámbito cultural, la diversidad no debe confundirse con las diferencias, por lo que considera los orígenes, la permanencia y las implicaciones de las desigualdades. Las percepciones de los profesionales demostraron la necesidad de apropiarse de los fundamentos de la educación inclusiva y de las actuales discusiones académicas, políticas públicas y directrices curriculares sobre diversidad, así como profundizar los procesos de formación frente a los cambios en las percepciones y prácticas profesionales materializados en el currículo. <![CDATA[Posibilidades de fundamentos epistemológicos para la enseñanza de la historia y la cultura afrobrasileña y africana en Brasil:]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762022000100070&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo No Brasil, para a implementação da Lei nº 10.639/2003 é fundamental a descolonização dos currículos. Tal processo pode ser enriquecido a partir da conexão com os debates em países africanos acerca da crítica ao eurocentrismo. No artigo, apresentamos resultados de pesquisa de pós-doutorado e discutimos: a) sobre a crítica a preponderância do eurocentrismo; b) se as Histórias e Culturas construídas pelos/as próprios/as africanos/as integram os seus currículos e c) os desafios das políticas curriculares na África do Sul e em Moçambique para a incorporação de Indigenous Knowledge Systems (IKS). Por meio de pesquisa bibliográfica, utilizamos autores/as como Dei, Gomes, Mapara, Nhalevilo e Shizha. Concluímos que há dificuldades para que tais conhecimentos integrem os currículos devido à permanência da percepção de deslegitimidade desses em relação aos conhecimentos de base eurocêntrica.<hr/>Abstract In Brazil, for the implementation of Law nº 10.639/2003, it is essential the decolonization of curricula. This process can be enriched from the connection with the debates in African countries about the critique of the hegemony of Eurocentrism. In the article, we will present postdoctoral research results and discuss: a) about the critique of the preponderance of Eurocentrism; b) whether the Histories and Cultures constructed by the Africans themselves integrate their curricula and c) the challenges of curriculum policies in South Africa and Mozambique for the incorporation of Indigenous Knowledge Systems (IKS). Through bibliographical research, we used authors such as Dei, Gomes, Mapara, Nhalevilo and Shizha. We conclude that there are difficulties for such knowledge to be part of the curricula due to the permanence of the perception of their lack of legitimacy in relation to Eurocentric knowledge.<hr/>Resumen En Brasil, para la implementación de la Ley nº 10.639/2003 es fundamental la descolonización de los planes de estudio. Este proceso puede enriquecerse a partir de la conexión con los debates en los países africanos sobre la crítica a la hegemonía del eurocentrismo. En el artículo presentaremos los resultados de la investigación postdoctoral y discutiremos: a) sobre la crítica a la preponderancia del eurocentrismo; b) si las Historias y Culturas construidas por los propios africanos integran sus currículos y c) los desafíos de las políticas curriculares en Sudáfrica y Mozambique para la incorporación de Indigenous Knowledge Systems (IKS). A través de la investigación bibliográfica, utilizamos autores como Dei, Gomes, Mapara, Nhalevilo y Shizha. Concluimos que existen dificultades para que dichos conocimientos formen parte de los planes de estudio debido a la permanencia de la percepción de su falta de legitimidad en relación con los saberes eurocéntricos. <![CDATA[Relación entre la equidad de género en la educación superior y el desarrollo (tecnológico) en Mozambique]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762022000100100&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo analisa de que forma o desenvolvimento (tecnológico) afeta a participação das mulheres nas matrículas em áreas específicas de Ciências da Natureza, Engenharia, Agricultura e Saúde (CNEAS) do ensino superior, com base em indicadores socioeconômicos. Combinando duas fontes de dados nacionais: números do censo provincial e nacional do Instituto Nacional de Estatística/INE (2007; 2015; 2017a) e dados do Ministério da Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional (MCTESTP), entre 2010 e 2015, estima-se a presença das mulheres em áreas específicas como tecnologia da informação, engenharia e saúde. Os resultados revelam maior participação das mulheres na capital Maputo; os indicadores de desenvolvimento socioeconômico e urbanização são preditores positivos à maior participação das mulheres nos cursos de saúde, mas preveem negativamente sua atuação em tecnologias de informação e engenharias.<hr/>Abstract The article analyzes how (technological) development affects women's participation in enrollment in specific areas of Natural Sciences, Engineering, Agriculture and Health (CNEAS) in higher education, based on socioeconomic indicators. Combining two national data sources: provincial and national census figures from theNational Institute of Statistics/INE (2007;2015;2017a) and data from the Ministry of Science, Technology, Higher Education and Professional Technical (MCTESTP), between 2010 and 2015, estimates women's participation in specific areas such as information technology, engineering and health. The results indicate greater participation of women in the capital Maputo; the indicators of socioeconomic development and urbanization are positive predictors of greater participation of women in health courses, but negatively predict their participation in Information Technologies and engineering.<hr/>Resumen El artículo analiza cómo el desarrollo (tecnológico) afecta la participación de las mujeres en la matrícula de áreas específicas de Ciencias Naturales, Ingeniería, Agricultura y Salud (CNEAS) en la educación superior, a partir de indicadores socioeconómicos. Combinando dos fuentes de datos nacionales: cifras del censo provincial y nacional delInstituto Nacional de Estadística/INE (2007;2015;2017a) y datos del Ministerio de Ciencia, Tecnología, Educación Superior y Técnico Profesional (MCTESTP), entre 2010 y 2015, estimaciones la participación de la mujer en áreas específicas como la tecnología de la información, la ingeniería y la salud. Los resultados indican una mayor participación de las mujeres en la capital Maputo; los indicadores de desarrollo socioeconómico y urbanización son predictores positivos de una mayor participación de las mujeres en cursos de salud, pero predicen negativamente su participación en Tecnologías de la Información e ingenierías. <![CDATA[Trayectorias escolares de negros / as y quilombolas:]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762022000100128&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo resulta de pesquisas sobre o acesso de negros/as e quilombolas à educação escolar. O objetivo, aqui, é refletir sobre a diversidade do currículo escolar a partir de reivindicações de estudantes negros/as e quilombolas pela inclusão da cultura afro-brasileira e das trajetórias de escolarização de personagens e intelectuais negros/as no currículo escolar de todos os níveis de ensino. A metodologia empregada é a revisão de bibliografia sobre trajetórias negras e entrevistas com estudantes negros e quilombolas. Ao analisar os dados, verifica-se que a história, memória e legados de autores/as negros/as no Brasil e na diáspora que escrevem sobre história e culturas negras influenciam as ações desses estudantes, mas esses personagens foram silenciados e não reconhecidos nos currículos das escolas e dos cursos universitários. A reivindicação é que sejam incluídos.<hr/>Abstract This article is the result of research on the access of black people and quilombolas to school education. The objective here is to reflect on the diversity of the school curriculum based on the demands of black and quilombola students for the inclusion of Afro-Brazilian culture and the trajectories of schooling of black characters and intellectuals in the school curriculum at all levels of education. The methodology used is a bibliography review on black trajectories and interviews with black students and quilombolas. By analyzing the data, it appears that the history, memory and legacies of black authors in Brazil and in the diaspora who write about black history and cultures influence the actions of these students, but these characters were silenced and not recognized in the curricula schools and university courses. The claim is that they are included.<hr/>Resumen Este artículo es el resultado de una investigación sobre el acceso de los negros y quilombolas a la educación escolar. El objetivo aquí es reflexionar sobre la diversidad del currículo escolar a partir de las demandas de los estudiantes negros y quilombolas para la inclusión de la cultura afrobrasileña y las trayectorias escolares de personajes e intelectuales negros en el currículo escolar en todos los niveles educativos. La metodología utilizada es una revisión bibliográfica sobre trayectorias negras y entrevistas a estudiantes negros y quilombolas. Al analizar los datos, parece que la historia, la memoria y los legados de los autores negros en Brasil y en la diáspora que escriben sobre la historia y las culturas negras influyen en las acciones de estos estudiantes, pero estos personajes fueron silenciados y no reconocidos en los planes de estudio de las escuelas y cursos universitarios. El reclamo es que están incluidos. <![CDATA[El Cenarab como una experiencia del movimento negro educador en la Educación de Jóvens y Adultos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762022000100155&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este trabalho examina a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Centro de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira (Cenarab), focalizando arranjos espaciais, o lugar simbólico da professora e o material didático usado em sala de aula. Conquanto não seja propriamente um local religioso, o Cenarab é marcado por símbolos de cultos de matrizes africanas que interferem na experiência educativa da EJA. Fruto de uma pesquisa qualitativa, o trabalho coloca em relevo os conceitos de política de identidade, reconhecimento e currículo silencioso. Tomando como referência a obra Movimento Negro Educador de Nilma Gomes (2017), recorremos aos estudos de Gonçalves, McLaren e Frago. Por meio de entrevistas semiestruturadas e observação participante, constatamos que a proposta da EJA pode contribuir para construção de uma sociedade em que o diferente não seja tratado com desprezo, nem como ameaça.<hr/>Abstract This work examines the Youth and Adult Education (EJA) in the Centre for Africanity and Afro-Brazilian Resistance (Cenarab), focusing on its special arrangements as a symbolic place by the teacher and the courseware utilized in the classes. Even if it is not a religious location, Cenarab is marked by symbols of cults rooted in African diaspora religions which denotes your position in the realm of the sacred. Such procedure interferes in the educational experience of EJA. The present study comes from a qualitative research highlighting the concepts of identity politics, politics of recognition and silent curriculum. Having as main reference Nilma Gomes’s book Movimento Negro Educador (Black Educator Movement) (2017), contemplating more references such as Gonçalves, McLaren and Frago. Through semi-structured interviews and participant observation, we found out that EJA’s proposal could contribute for the construction of a society in which the different is not treated with despise, neither as a threat.<hr/>Resumen Este trabajo examina la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) en el Centro de Africanidad y Resistencia Afro Brasileña (Cenarab), centrándose en sus arreglos espaciales, el sitio simbólico ocupado por la profesora y el material didáctico usado en salón de clases. Aunque no sea propiamente un local religioso, el Cenarab es marcado con símbolos de cultos de matrices africanas que interfiere en la experiencia educativa de la EJA. Fruto de una investigación cualitativa, el presente trabajo pone de relieve los conceptos de política de identidad, reconocimiento y currículo silencioso. Tomando como referencia la obra Movimiento Negro Educador de la profesoraNilma Gomes (2017), recorrimos a los estudios de Gonçalves, McLaren y Frago. Por medio de entrevistas semiestruturadas y observación participante, constatamos que la propuesta de la EJA puede contribuir para la construcción de una sociedad en que el diferente no sea tratado con desprecio, ni con amenaza. <![CDATA[Percepciones sobre el currículo y la diversidad cultural en el aulas con ducandos adultos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762022000100178&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O objetivo deste artigo é realçar algumas percepções sobre o conceito de currículo e a relevância da sua contextualização no processo de Ensino e Aprendizagem, tendo em conta a diversidade cultural baseada em idade que se manifesta na sala de aula, principalmente, no curso noturno, onde há uma mistura de educandos considerados crianças, jovens e adultos. Foi usada a metodologia descritiva baseada em leituras feitas sobre a matéria e interpretação de ideias-chave defendidas por alguns autores e, também, tem como base a pesquisa que realizei no período 2015 - 2017, na cidade de Maputo. O problema é que os educandos adultos, quando misturados na mesma sala de aula com crianças e jovens, ficam retraídos e isto prejudica o processo de Ensino e Aprendizagem. Entre outros resultados da pesquisa, destaca-se a urgência para o desenho e implementação de um currículo específico até a 12ª classe para os educandos adultos que ingressam na Alfabetização e educação de adultos.<hr/>Abstract The aim of this article is to emphasize some perceptions of the curriculum concepts and its contextualization relevance in the process of teaching and learning, considering a culture diversity based on age which comes up in the classroom, mainly during night class, where there is a mixture of learners considered children, youths and adults. I used descriptive methodology, based on readings and interpretations of key ideas defended by some authors and also based in the research that I have done during 2015 - 2017, in Maputo city. The problem is when adults learners are mixed with children and youths in the same classroom, they become restrained and that influences negatively in their teaching and learning process. Among the other results, stands out the urgency for design and implementation of the specific curriculum up to 12th grade for adults learners whom start from literacy.<hr/>Resumen El propósito de este artículo es destacar algunas percepciones sobre el concepto del currículo y la relevancia de su contextualización en el proceso de Enseñanza y Aprendizaje, teniendo en cuenta la diversidad cultural basada en la edad que se manifiesta en las aulas, principalmente en el curso nocturno, donde hay una mezcla de estucandos considerados niños, jóvenes y adultos. Se utilizó metodología descriptiva basada en lecturas realizadas sobre el tema y interpretación de ideas clave defendidas por algunos autores y, además, se basa en la investigación que realicé en el período 2015 - 2017, en la ciudad de Maputo. El problema es que cuando los educandos adultos, se mezclan en el mismo aula con niños y jóvenes son retraídos y esto perjudica su proceso de Enseñanza y Aprendizaje. Por lo tanto, se necesita con urgencia el diseño de un currículo específico hasta el grado 12 para estudiantes adultos que ingresan en la modalidad de Alfabetización y Educación de Adultos. <![CDATA[Diálogo educativo crítico en el contexto de la globalización:]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762022000100198&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Aborda-se, neste artigo, a escola quilombola, numa comunidade situada nas Ilhas de Abaetetuba, na Amazônia. A base da discussão é teórico-conceptual da globalização e das teorias pós-coloniais ou decoloniais e de uma metodologia de um estudo de caso, que traduz uma roda de conversa entre atores diferentes da comunidade educativa. As vozes desses atores, bem como a observação dos espaços culturais, são um ponto de partida para situar o contexto das comunidades remanescentes de quilombo e seus atuais desafios, perante uma lógica de uniformização que tem contribuído para a perda de identidade desses espaços de formação, através dos seus saberes, das suas práticas e das suas tradições.<hr/>Abstract This article deals with the quilombola school in a community situated on the islands of Abaetetuba, Amazonia, from a theoretical-conceptual discussion of globalization and postcolonial or decolonial theories and a methodology of a case study, from a roundtable discussion that brought together different actors from the educational community. The voices of these actors, as well as the observation of cultural spaces, are a starting point to situate the context of the remaining quilombo communities and their current challenges in the face of a logic of uniformity that has contributed to the loss of identity of these spaces of formation through their knowledge, practices, and traditions.<hr/>Resumen El presente artículo trata de la escuela quilombola en una comunidad situada en las islas de Abaetetuba, Amazonia, a partir de un debate teórico-conceptual sobre la globalización y las teorías postcoloniales o decoloniales y de la metodología de un estudio de caso, desde una mesa de conversación que reunió a diferentes actores de la comunidad educativa. Las voces de estos actores, así como la observación de los espacios culturales, son un punto de partida para situar el contexto de las restantes comunidades quilombolas y sus actuales desafíos, ante una lógica de uniformidad que ha contribuido a la pérdida de identidad de estos espacios de formación a través de sus conocimientos, prácticas y tradiciones. <![CDATA[Currículo y crisis epistemológica cultural:]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762022000100217&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen Frente a la epistemología cultural racionalista, pragmática, de investigaciones en educación en el Perú, objetivamos analizar y reflexionar sobre el “Proyecto Educativo Nacional, al 2036”. El problema: mantener currículo nacional excluyente, alienado a la relación escuela-sociedad y a la filosofía ancestral andina, manteniendo conflictos éticos y de identidad. Preguntamos: ¿El “PEN al 2036” reconoce la necesidad de cambio epistemológico cultural? Recurrimos a teorías de Bachelard, Jung, Giroux, Morin y teoría y metodología hermenéutica cultural de Gilbert Durand. Los resultados muestran investigaciones ajenas a la concientización de responsabilidades sociales y elecciones éticas de los educadores. Proponemos formar investigadores de la ciencia cualitativa holística y el Allin kawsay.<hr/>Resumo Diante da epistemologia cultural racionalista, pragmática, das pesquisas em educação no Peru, objetivamos analisar e refletir sobre o “Proyecto Educativo Nacional al 2036”. O problema: manter currículo nacional excludente, alienado da relação escola-sociedade e da filosofia ancestral andina, mantendo conflitos éticos e de identidade. Perguntamos: O “PEN al 2036” reconhece a necessidade de mudança epistemológica cultural? Recorremos a teorias de Bachelard, Jung, Giroux, Morin, à teoria e metodologia hermenêutica cultural de Gilbert Durand. Os resultados mostram pesquisas alheias à conscientização de responsabilidades sociais e escolhas éticas dos educadores. Propomos formar pesquisadores da ciência qualitativa holística e o Allin kawsay.<hr/>Abstract Before the rationalist, pragmatic cultural epistemology of research in education in Peru, we aim to analyze and reflect on the “PEN al 2036”. The problem: the preservation of excludent national curriculum, alienated to the relationship between school and society and the Andes ancestral philosophy, maintaining ethical and identity conflicts. We ask: Does the “PEN al 2036” recognize the need for cultural epistemological change? Theories of Bachelard, Jung, Giroux, Morin and theory and methodology of Gilbert Durand for the hermeneutics of culture are used. Results expose research ethical and social responsibilities alienated. We propose qualitative holistic research and Allin kawsay as public policy. <![CDATA[Diversidad socio-cultural y currículo en las Amazonias:]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762022000100238&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo discute a diversidade sociocultural nas múltiplas Amazônias e suas inter-relações com o currículo e a formação de professores, em sua pluralidade socioambiental. É uma pesquisa qualitativa bibliográfica vinculada ao Núcleo de Estudos em Currículos e Processos Formativos de Professores e Professoras nas Amazônias (Nucfor), e ao Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (Procad/Amazônia). Discute a importância da diversidade enquanto direito de todos os povos e compreende as Amazônias em suas múltiplas formas de estar no mundo, a fim de resistir à padronização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Base Nacional da Formação de Professores (BNC-Formação). Concluímos que é necessária uma disputa para garantir que a diversidade e os conhecimentos tradicionais sejam reconhecidos como saberes válidos em contraposição à monocultura do conhecimento.<hr/>Abstract The article discusses sociocultural diversity in multiple Amazons and its interrelationships with the curriculum and teacher education, in their socio-environmental plurality. It is a qualitative bibliographic research linked to the Center for Studies in Curriculum and Educating Processes for Teachers in the Amazons (Nucfor), and to the National Program for Academic Cooperation in the Amazon (Procad/Amazônia). It discusses the importance of diversity as a right of all peoples and understands the Amazon in its multiple ways of being in the world, in order to resist the standardization of the National Curriculum Common Base (BNCC) and the National Teacher Educating Base (BNC-Formação). We conclude that a dispute is necessary to ensure that diversity and traditional knowledge are recognized as valid knowledge as opposed to the monoculture of knowledge.<hr/>Resumen El artículo discute la diversidad sociocultural en múltiples Amazonas y sus interrelaciones con el currículo y la formación docente, en su pluralidad socioambiental. Se trata de una investigación bibliográfica cualitativa vinculada al Centro de Estudios en Currículos y Procesos de Formación de Docentes de las Amazonías (Nucfor), y al Programa Nacional de Cooperación Académica de la Amazonía (Procad/Amazônia). Se discute la importancia de la diversidad como un derecho de todos los pueblos y comprende la Amazonía en sus múltiples formas de estar en el mundo, con el fin de resistir la estandarización de la Base Curricular Nacional Común (BNCC) y la Base Nacional de Formación Docente (BNC-Formação). Concluimos que es necesaria una disputa para asegurar que la diversidad y los conocimientos tradicionales sean reconocidos como conocimientos válidos en contraposición al monocultivo de conocimientos. <![CDATA[Literatura Indígena y Regímenes de Conocimiento: Xakriabá]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762022000100262&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo objetiva apresentar a necessária compreensão da indissociabilidade entre Literatura Indígena e Regimes de Conhecimento Indígena para a realização de atividades, nas escolas não indígenas, em observância à Lei 11.645/2008, que inclui “no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. O problema que o orienta tem relação com certa concepção que mobiliza a Literatura Indígena de “modo estanque” e desconsiderando as dinâmicas próprias que as literaturas desses povos possuem, negligenciando suas diversidades e as diferenças, sobretudo com relação a determinadas literaturas não indígenas. O artigo foi construído a partir de leituras de referências de diferentes áreas, mas, principalmente, da relação do autor deste artigo com as literaturas e com professoras(es) indígenas, especialmente professores e obras Xakriabá.<hr/>Abstract This article aims to present the necessary understanding of the indissociability between Indigenous Literature and Indigenous Knowledge Regimes for carrying out activities in non-indigenous schools, in compliance with Law 11.645/2008, which includes “in the official curriculum of the education network the mandatory nature of the theme History and Afro-Brazilian and Indigenous Culture”. The problem that guides it is related to a certain conception that mobilizes indigenous literature in a “watertight way” and disregarding the specific dynamics that the literatures of these peoples have, neglecting their diversities and their differences, especially with regard to certain non-indigenous literatures. The article was built from readings of references from different areas, but, mainly, from the relationship of the author of this article with indigenous literature and teachers, especially Xakriabá teachers and works.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo presentar la necesaria comprensión de la inseparabilidad entre Literatura Indígena y Regímenes de Conocimiento Indígena para la realización de actividades, en las escuelas no indígenas, en cumplimiento de la Ley 11.645/2008, que incluye “en el currículo oficial del sistema educativo la obligatoriedad del tema Historia y Cultura Afrobrasileña e Indígena”. El problema que lo orienta se relaciona con cierta concepción que moviliza la literatura indígena de manera “estanca” y desconoce la dinámica propia que tienen las literaturas de estos pueblos, descuidando sus diversidades y diferencias, especialmente en relación con ciertas literaturas no indígenas. El artículo se construyó a partir de lecturas de referencias de diferentes áreas, pero principalmente de la relación del autor de este artículo con las literaturas y con los maestros indígenas, especialmente los maestros y obras Xakriabá. <![CDATA[Prácticas comunitarias y currículo:]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762022000100279&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo visa apresentar um recorte de dados da pesquisa “Educação e práticas comunitárias: educação indígena, quilombola, do campo e de fronteira nas regiões Norte e Nordeste do Brasil”, realizada em parceria da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais e Porticus no Brasil no ano de 2020. O recorte proposto tem como enfoque as informações levantadas sobre a Educação do Campo e foi desenvolvido a partir da análise das Matrizes de Projetos para a referida pesquisa e de informações coletadas nos Projetos Político Pedagógicos dessas iniciativas. Constitui-se como um estudo de cunho qualitativo, do tipo descritivo-analítico. Os resultados indicam que apesar da constante negação de direitos que a Educação do Campo, da Águas e das Florestas enfrenta, seus povos se organizam e constroem experiências educativas vinculadas aos saberes locais dos seus territórios.<hr/>Abstract The article aims to present a data clipping of the research “Education and community practices: indigenous, quilombola, rural and border education in the North and Northeast regions of Brazil”, carried out in partnership with the Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais e Porticus in Brazil in 2020. The clipping the proposal focuses on the information collected about Rural Education and was developed from the analysis of the Project Matrices for that research and from information collected in the Political Pedagogical Projects of these initiatives. It is a qualitative, descriptive-analytical study. The results indicate that despite the constant denial of rights that Rural, Water and Forest Education faces, its peoples organize and build educational experiences linked to the local knowledge of their territories.<hr/>Resumen El artículo tiene como objetivo presentar un recorte de datos de la investigación “Educación y prácticas comunitarias: educación indígena, quilombola, rural y fronteriza en las regiones Norte y Nordeste de Brasil”, realizada en alianza de la Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais e Porticus en Brasil en 2020. El recorte La propuesta se enfoca en la información recolectada sobre Educación Rural y fue desarrollada a partir del análisis de las Matrices de Proyectos para esa investigación y de la información recolectada en los Proyectos Político Pedagógicos de estas iniciativas. Es un estudio cualitativo, descriptivo-analítico. Los resultados indican que a pesar de la constante negación de derechos que enfrenta la Educación Rural, Agua y Bosques, sus pueblos se organizan y construyen experiencias educativas vinculadas al conocimiento local de sus territorios. <![CDATA[Currículo, Protagonismo Sordo y Emancipación]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762022000100302&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente Artigo tem como objetivo discutir como o Protagonismo Surdo, considerado central no Currículo, pode contribuir para o processo de conscientização do Sujeito Surdo, rompendo com lógicas impostas por construções históricas, culturais e políticas. Tendo como referência uma educação crítica e democrática que considere fundamental a participação efetiva do Surdo, são apresentadas referências bibliográficas que embasam as reflexões sobre a relevância de significar a diferença linguística, cultural e epistemológica da Comunidade Surda como garantia do direito de exigência digna do Sujeito Surdo.<hr/>Abstract This Article aims to discuss how the Deaf Protagonism, considered central in the Curriculum, can contribute to the process of raising awareness of the Deaf Subject, breaking with the logic imposed by historical, cultural and political constructions. Taking as a reference a critical and democratic education that considers the effective participation of the Deaf as essential, bibliographical references are presented that support the reflections on the relevance of meaning the linguistic, cultural and epistemological difference of the Deaf Community as a guarantee of the Deaf Subject's right to a dignified demand.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo discutir cómo el Protagonismo Sordo, considerado central en el Currículo, puede contribuir al proceso de sensibilización del Sujeto Sordo, rompiendo con la lógica que imponen las construcciones históricas, culturales y políticas. Teniendo como referencia una educación crítica y democrática que considera fundamental la participación efectiva de las personas Sordas, se presentan referencias bibliográficas que sustentan las reflexiones sobre la relevancia de significar la diferencia, cultural y epistemológica de la Comunidad Sorda como garantía del derecho de la dignidad del Sujeto Sordo. <![CDATA[Sobiomuseología, Diversidade y Educacíon:]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762022000100319&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Neste artigo, reflete-se sobre o cenário dos museus e das instituições de memória e suas interfaces com o currículo do curso de Especialização em Museologia, Cultura e Educação, fundamentado na Sociomuseologia, oferecido pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), no âmbito da Educação Continuada. Tem-se como objetivo compreender algumas das habilidades e competências requeridas ao profissional da área de museus na contemporaneidade, a fim de evidenciar o alargamento das funções e das práticas museológicas e enfatizar o museu contemporâneo enquanto lócus de ensino, pesquisa e extensão que possibilita a apropriação de fenômenos culturais, sociais e políticos. A discussão é permeada por pesquisas que aliam as experiências de trabalhos do cotidiano dos museus, seus impactos na relação com a aprendizagem, o exercício da docência em diferentes níveis e as práticas museológicas educativas e interdisciplinares.<hr/>Abstract In this paper, we reflect on the scenario of museums and memory institutions and their interfaces with curriculum of the Specialization course in Museology, Culture and Education, based on the Sociomuseology, offered by the Pontifical Catholic University of São Paulo (PUC-SP) , in the context of Continuing Education. The aim is to understand some of the skills and competences required of professionals in the contemporary field of museums, in order to highlight the expansion of museological functions and practices and emphasize the contemporary museum as a locus of teaching, research and extension that enables appropriation of cultural, social and political phenomena. The discussion is permeated by research that combine the daily work experiences of museums, their impacts on the relationship with learning, the exercise of teaching at different levels and educational and interdisciplinary museological practices.<hr/>Resumen En este artículo se reflexiona sobre el panorama de los museos y las instituciones de la memoria y sus interfaces con el plan de estudios de la Carrera de Especialización en Museología, Cultura y Educación fundamentada en Sociomuseología, que se dicta en la Pontificia Universidad Católica de São Paulo (PUC-SP), Brasil, en el marco de la educación permanente. El objetivo es comprender algunas de las habilidades y las capacidades que se les requieren a los profesionales en el campo museístico contemporáneo, con el fin de resaltar la expansión de las funciones y las prácticas museológicas y poner de relieve al museo contemporâneo como lugar de enseñanza, invstigación y extension, que hace posible la apropriación de fenómenos culturales, sociales y políticos. Este debate está permeado por investigaciones que combinan las vivencias del trabajo cotidiano de los museos, sus impactos en la relación com el aprendizaje, el ejercicio de la docência en los diferentes niveles y las practicas museológicas educativas y interdisciplinarias. <![CDATA[TIC en la formación inicial de profesores en Portugal:]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762022000100347&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo resulta de uma revisão sistemática de literatura elaborada por meio de metassíntese qualitativa, a qual procura apresentar o estado da arte da integração das tecnologias da informação e comunicação na formação inicial dos professores portugueses entre os anos de 1998-2019. Nos estudos analisados, elegeram-se como foco: os objetivos, a metodologia, os dados coletados e as conclusões. Os resultados alcançados permitiram concluir que a metodologia qualitativa predomina na investigação nessa área do conhecimento, envolvendo um reduzido número de participantes nos estudos desenvolvidos. Sobre a integração das tecnologias na formação inicial de professores, revelam-se em maior proporção os aspectos de retrocesso e estagnação, perante um limitado avanço na mudança de posturas de professores do ensino superior sobre a importância das tecnologias no processo formativo dos futuros professores.<hr/>Abstract The article results from a systematic literature review prepared through qualitative meta-synthesis, which seeks to present the state of the art of the integration of information and communication technologies in the initial training of Portuguese teachers between the years 1998-2019. In the analysed studies, the following were elected as focus: the objectives, the methodology, the collected data, and the conclusions. The results reached allowed concluding that the qualitative methodology predominates in research in this area of knowledge, involving a reduced number of participants in the developed studies. About the integration of technologies in initial teacher education, aspects of retrocession and stagnation are revealed in greater proportion, facing a limited advance in the change of postures of higher education teachers about the importance of technologies in the training of future teachers.<hr/>Resumen El artículo es el resultado de una revisión sistemática de la literatura elaborada a través de una metasíntesis cualitativa, que pretende presentar el estado del arte de la integración de las tecnologías de la información y la comunicación en la formación inicial del profesorado portugués entre los años 1998-2019. En los estudios analizados se eligieron: los objetivos, la metodología, los datos recogidos y las conclusiones. Los resultados alcanzados permitieron concluir que la metodología cualitativa predomina en la investigación en esta área de conocimiento, involucrando un número reducido de participantes en los estudios desarrollados. Sobre la integración de las tecnologías en la formación inicial del profesorado, se revelan en mayor proporción aspectos de retroceso y estancamiento, frente a un limitado avance en el cambio de posturas de los profesores de enseñanza superior sobre la importancia de las tecnologías en en el proceso de formación de los futuros docentes. <![CDATA[Prototipo de “Enseñanza del Inglés a los Maestros” desde la perspectiva de la justicia social:]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762022000100372&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo objetiva apresentar e analisar um protótipo (Teaching English to Teachers) para as aulas de línguas de programas de formação de professores de Inglês e analisar quais princípios de justiça social foram desenvolvidos e transpostos didaticamente. A proposta está embasada no ensino de línguas pela perspectiva da justiça social (FREIRE, 1974; ADAMS; BELL, 2016; BELL, 1997; ZEICHNER, 2008), na perspectiva do Pós-Método (KUMARAVADIVELU, 2003) e no conceito de material didático da proposta do web currículo (ALMEIDA, 2014) e dos protótipos (ROJO, 2017a). Os resultados apontam para diversos princípios da justiça social transpostos didaticamente. Concluímos que protótipos pensados a partir da perspectiva da justiça social e do pós-método para as aulas de língua inglesa têm potencial de propiciar práticas pedagógicas que contribuem para a construção de identidade docente com princípios ético-cidadãos.<hr/>Abstract This article aims at presenting a prototype (Teaching English to Teachers) for language classes in English teacher education programs and analyzing which social justice principles were developed and didactically transposed. The proposal is based on the teaching of languages from the perspective of social justice (FREIRE, 1974;ADAMS; BELL, 2016;BELL, 1997;ZEICHNER, 2008), from the perspective of the Post-method (KUMARAVADIVELU, 2003) and the concept of didactic material from the web curriculum (ALMEIDA, 2014) and prototypes proposal (ROJO, 2017a). The results point to several principles of social justice transposed didactically. We conclude that prototypes thought from the perspective of social justice and post-method for English language classes have the potential to provide pedagogical practices that contribute to the construction of teaching identity with ethical-citizen principles.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo presentar y analizar un prototipo (Teaching English toTeachers) para clases de idiomas en programas de formación de profesores de inglés y analizar qué principios de justicia social se desarrollaron y transpusieron didácticamente. La propuesta se basa en la enseñanza de idiomas desde la perspectiva de la justicia social (FREIRE, 1974;ADAMS; BELL, 2016;BELL, 1997;ZEICHNER, 2008), desde la perspectiva del Post-método (KUMARAVADIVELU, 2003) y el concepto de material didáctico de la propuesta de currículo web (ALMEIDA, 2014) y prototipos (ROJO, 2017a). Los resultados apuntan a varios principios de justicia social transpuestos didácticamente. Concluimos que los prototipos pensados desde la perspectiva de la justicia social y el método posterior para las clases de inglés tienen el potencial de proporcionar prácticas pedagógicas que contribuyan a la construcción de la identidad docente con principios éticos ciudadanos. <![CDATA[Prácticas educativas interculturales:]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762022000100394&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo resulta de uma pesquisa que cartografou a profissão docente na Educação Profissional Técnica a partir de experiências educativas com a diversidade. Reflete como o processo civilizatório construído pela Razão Indolente (SANTOS, 2011) incide sobre a educação e destaca como a produção de práticas educativas interculturais (TUBINO, 2016; FLEURI, 2017) gera fissuras no processo formativo dos docentes e os reposicionam na profissão (NÓVOA, 2017). O trabalho se desenvolveu a partir da aplicação de um questionário survey, rodas de conversa e cartas pedagógicas com docentes do Instituto Federal da Bahia. Os resultados apontam que, diante do contexto da diversidade como campo de disputa e insurgência dos sujeitos, as fissuras produzidas nos processos formativos anunciaram-se como reconhecimento da formação específica que amparem as dimensões metodológicas, curriculares e políticas que cercam o campo pedagógico.<hr/>Abstract The article is the result of research that mapped the teaching profession in Technical Professional Education based on educational experiences with diversity. It reflects how the civilizing process built by Indolent Reason (SANTOS, 2011) affects education and highlights how the production of intercultural educational practices (TUBINO, 2016;FLEURI, 2017) it generates cracks in the training process of teachers and reposition them in the profession (NÓVOA, 2017). The work was developed from the application of a survey questionnaire, conversation circles and pedagogical letters with teachers from the Federal Institute of Bahia. The results show that, given the context of diversity as a field of dispute and insurgency of the subjects, the cracks produced in the training processes were announced as recognition of specific training that supports the methodological, curricular and political dimensions that surround the pedagogical field.<hr/>Resumen El artículo es el resultado de una investigación que mapeó la profesión docente en Educación Técnica Profesional basada en experiencias educativas con diversidad. Refleja cómo el proceso de civilización construido por Reason Indolent (SANTOS, 2011) afecta la educación y destaca cómo la producción de prácticas educativas interculturales (TUBINO, 2016;FLEURI, 2017) genera fisuras en el proceso de capacitación de los docentes y los reposiciona en la profesión (NÓVOA, 2017). El trabajo se desarrolló a partir de la aplicación de un cuestionario de encuesta, ruedas de conversación y cartas pedagógicas con profesores del Instituto Federal de Bahía. Los resultados muestran que, dado el contexto de diversidad como un campo de disputa e insurgencia de los sujetos, las grietas producidas en los procesos de capacitación se anunciaron como un reconocimiento de la capacitación específica que apoyen las dimensiones metodológicas, curriculares y políticas que rodean el campo pedagógico. <![CDATA[Currículos de terapia ocupacional en universidades públicas del Nordeste:]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762022000100415&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Introdução: A terapia ocupacional é reconhecida como uma profissão das áreas da saúde, educação e social, contudo as Diretrizes Curriculares Nacionais não preconizam como estas últimas áreas devem ser abordadas nos currículos. Objetivo: Analisar a ênfase das áreas da educação e social nos currículos de terapia ocupacional das universidades públicas do Nordeste do Brasil. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e documental, que utilizou como fonte de análise os Projetos Pedagógicos de Curso de quatro universidades. Resultados: As instituições propõem uma formação generalista e a inclusão das áreas social e educação não é unânime. Quando presentes, nem sempre são disciplinas obrigatórias e com limitada oferta de práticas e estágios supervisionados, fragilizando a formação.<hr/>Abstract Introduction: Occupational therapy is recognized as a profession from the health, education and social fields, however, the National Curriculum Guidelines do not prioritize how such fields should be approached throughout university curricula. Goal: To analyze the emphasis of the social and educational fields in programs on universities from the northeast of Brazil. Methodology: This is qualitative, descriptive, and documentary research that has utilized the programs of four universities from the northeast of Brazil as a source. Results: The institutions propose a generalist formation, and the inclusion of the social and educational fields is not unanimous. When present they are not always mandatory disciplines and with limited practice and internship offerings, thus, weakening the formation.<hr/>Resumen Introducción: La terapia ocupacional es reconocida como profesión en las áreas de salud, educación y social, sin embargo las Directrices Curriculares Nacionales no recomiendan cómo estas últimas áreas deben ser abordadas en los planes de estudio. Objetivo: Analizar el énfasis en las áreas educación y social en los currículos de terapia ocupacional en universidades públicas del Nordeste de Brasil. Metodología: Se trata de una investigación cualitativa, descriptiva y documental, que utilizó como fuente de análisis los Proyectos Pedagógico de Curso de cuatro universidades. Resultados: Las instituciones proponen una formación generalista y la inclusión de las áreas social y educación no es unánime. Cuando están presentes, no siempre son asignaturas obligatorias y con una oferta limitada de prácticas y pasantías tuteladas, debilitando la formación. <![CDATA[Memorias curriculares del municipio de Santo André (2005-2016):]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762022000100444&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo central recuperar as memórias curriculares de Santo André, município localizado na Região do Grande ABC Paulista, São Paulo. O estudo teve origem em meio a debates e embates travados na rede municipal no contexto das discussões sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao longo do ano de 2017. O texto analisa e discute as continuidades e descontinuidades das políticas curriculares do município com base na análise de documentos oficiais e entrevistas realizadas com professores que atuaram ao longo de três gestões municipais entre 2005 e 2016. Com apoio em aportes das teorias críticas do currículo, sustenta-se o argumento de que memórias curriculares se configuram como patrimônio público que deve ser preservado como forma de resistência aos ataques à democracia produzidos no atual cenário das políticas de educação no Brasil.<hr/>Abstract This article is the result of a research work that aimed to rescue curricular memories of Santo André, municipality located int the Greater ABC Paulista Region of São Paulo. The study took place during debates and clashes held within this municipal education system in the context of discussions on the Common National Curricular Base (BNCC) throughout 2017. The article examines and discusses the continuities and discontinuities of curricular policies through analysis of official documents and interviews with teachers who worked between 2005 and 2016 in three different municipal administrations. Drawing on contributions from critical theories of curriculum, it is emphasized that curricular memories are public goods that must be preserved as a form of resistance to the attacks against democracy that are taking place in the current scenario of Brazilian educational policies.<hr/>Resumen Este artículo es resultado de una investigación que tuvo como objetivo recuperar las memorias curriculares de Santo André, municipio ubicado en la región del Gran Paulista ABC, São Paulo. El estudio se originó en medio de debates y enfrentamientos que se dieron al interior de este sistema educativo municipal en el marco de las discusiones sobre la Base Curricular Nacional Común (BNCC) a lo largo de 2017. El artículo examina y discute las continuidades y discontinuidades de las políticas curriculares a través del análisis de documentos oficiales y entrevistas con docentes que trabajaron entre 2005 y 2016 en tres administraciones municipales diferentes. A partir de las contribuciones de las teorías críticas del currículo se destaca que las memorias curriculares son bienes públicos que deben ser preservados como una forma de resistencia a los ataques contra la democracia que se están produciendo en el escenario actual de las políticas educativas brasileñas. <![CDATA[Organización Curricular en la Educación a Tiempo Completo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762022000100470&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente artigo objetiva discutir o currículo escolar, no que tange à organização, na perspectiva da educação integral em tempo integral. Aborda a centralidade dos conhecimentos na organização curricular, evidenciando como os processos de seleção, distribuição e transmissão dos conteúdos curriculares decorrem de uma dinâmica marcada por posições político-ideológicas, nos quais também estão presentes relações de poder. Operando com a ideia de Pedagogia Curricular, questiona o currículo instrumental-linear apontando para uma compreensão de currículo como um projeto formativo com intenções ético-política e pedagógicas, chamando atenção para três aspectos nucleares e desafiadores da organização curricular em jornadas ampliadas ou em tempo integral, uma vez que põem à prova o modelo escolar ocidental moderno: a lógica curricular, os tempos-espaços e a visão dos sujeitos educativos.<hr/>Abstract This article aims to discuss the school curriculum, with regard to its organization, from the perspective of full-time education. It addresses the centrality of knowledge in the curricular organization, evidencing how the processes of selection, distribution and transmission of curricular contents result from a dynamic marked by political-ideological positions, where power relations are also present. Operating with the idea of Curricular Pedagogy, it questions the instrumental-linear curriculum pointing to an understanding of curriculum as a formative project with ethical-political and pedagogical intentions, calling attention to three core and challenging aspects of curricular organization in expanded or full-time journeys, since they test the modern Western school model: the curricular logic, the space-times and the view of the educational subjects.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo discutir el currículo escolar, con respecto a su organización, desde la perspectiva de la educación a tiempo completo. Aborda la centralidad del conocimiento en la organización curricular, evidenciando cómo los procesos de selección, distribución y transmisión de contenidos curriculares resultan de una dinámica marcada por posiciones político-ideológicas, donde también están presentes las relaciones de poder. Operando con la idea de Pedagogía Curricular, cuestiona el currículo instrumental-lineal, y así apunta a la comprensión del currículo como un proyecto formativo con intenciones ético-políticas y pedagógicas, llamando la atención sobre tres aspectos centrales y desafiantes de la organización curricular en viajes ampliados o a tiempo completo, ya que ponen a prueba el modelo escolar occidental moderno: la lógica curricular, los tiempos espaciales y la visión de los agentes educativos.