Scielo RSS <![CDATA[Práxis Educativa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1809-430920060001&lang=es vol. 01 num. 01 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Pensando a Práxis Educativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092006000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[A prática educativa e a pesquisa no movimento social]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092006000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo do trabalho é discutir aspectos da prática educativa e da pesquisa no movimento social, especificamente no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. A intenção é estabelecer relações entre as experiências vividas no cotidiano do movimento social e do assentamento e as características do mundo escolar; demonstrar as possibilidades e os desafios na articulação entre a prática educativa do movimento social e aquela necessária à compreensão dos conteúdos curriculares; refletir sobre as características da pesquisa educacional no movimento social. Idéias de Gohn (1992) e Arroyo (2004 a, b) contribuíram para as reflexões sobre a dimensão educativa dos movimentos sociais e para a análise do movimento social do campo como educativo. A prática educativa do movimento social ocorre em várias frentes, a saber: nas reuniões, no espaço cooperativo de trabalho, no enfrentamento com o Estado e com a classe proprietária. A prática dos educadores envolve capacitação e formação política. Nos documentos pedagógicos produzidos pelo MST está implícito o papel da pesquisa na prática educativa. É a partir dos registros nos seminários, eventos, reuniões etc. que as propostas educacionais são geradas; tendo como ponto de partida a prática educativa na escola, na vida e nas atividades de produção nos assentamentos. As experiências dos educandos e dos educadores interrogam a pedagogia escolar e anunciam que o reconhecimento do saber construído pelos sujeitos do processo pedagógico é essencial ao processo de compreensão e apropriação dos conhecimento construídos ao longo da trajetória humana.<hr/>This paper aims to discuss some aspects of the educational practice and of the research on social movements, particularly on the Landless Rural Workers Movement. The intention is to set relations between the experiences lived in daily life of the social movement and of the permanent settlement and the traits of schooling life; to demonstrate the possibilities and the challenges of the links between the social movement educational theory and practice and that necessary to the curricular content comprehension; and to think about the educational research traits in the social movement. Gohn´s (1992) and Arroyo’ s (2004 a, b) ideas contributed to the thoughts on social movement educational dimensions and to the analyses of the rural social movement as an educational one. The social movement educational practice occurs in different fronts, such as in meetings, in the work cooperative space, in the confrontation either with the State or the land owners. The educators’ practice involves political capacitation and formation. In the pedagogical documents produced by the MST, it is implicit the role research plays in the educational practice. The educational proposals are born from the semminars’, meetings’ and events’ records; and it has as starting point in the educational practice at school, in life and in the productive activities in the permanent settlements. The educators’ and learners’ experiences question the shooling pedagogy and announce that the knowledge recognition constructed by the pedagogical process subjects is essential to the comprehension process and to the approppriation of the knowledge constructed along the human trajectory. <![CDATA[O que é isto: a infância afrodescendente?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092006000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste texto é registrar reflexões que vêm sendo aprofundadas nos estudos do Doutorado em Educação (Filosofia da Educação), da Universidade Federal da Bahia, permitindo uma leitura compreensiva das origens culturais da infância afrodescendente na diáspora baiana. Tomamos, como ponto de partida, uma análise sobre concepções de infância, da natural à histórica, dando ênfase, nesta última, ao contexto brasileiro-baiano, no qual este grupo cultural está inserido social e politicamente. Na abordagem do tema, exploramos a proposição da criança afrodescendente como sujeito de direitos presente no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o qual favorece a valorização da sua identidade e cultura, tão negadas e excluídas no percurso histórico brasileiro, não como um favor a ser feito, mas como direito a ser garantido na prática escolar e social de modo amplo. Finalmente, vale o destaque de que este texto colabora, sobremaneira, com a prática dos educadores desde as diretrizes para o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, Lei 10.639, de 09 de janeiro de 2003, as quais vêm se efetivando, ainda que timidamente, nas instituições de ensino em âmbito nacional.<hr/>This paper aims to register reflections deepened within our Ph.D. in Education at the Universidade Federal da Bahia (Brazil). Through a comprehensive reading of the cultural roots of Afrodescendant childhood in the Bahian diaspora, we first analyze childhood’s conceptions, from the natural to the historical, accentuating in the latter, the Brazilian and Bahian Context in which this cultural group in socially and politically inserted. Our approach of the theme, explore the purpose of taking the Afrodescendant child as a subject of rights, as stated in the Child and Teenager Statute. This Statute valorizes culture and identity while both have been excluded and negated through the Brazilian historical course. With this Statute, cultures and identity became guaranteed rights in the social practice at large, inclusive in school. Finally, we try to contribute to the educators’ practices linked to the new guidelines (law 10.639, January 2003) for the teaching of History and Afro Brazilian and African cultures, which are now timidly implemented in all Brazilian primary schools. <![CDATA[Autoritarismo e história escolar: apuntes sobre el caso de Argentina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092006000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O papel do autoritarismo na escola e, especificamente no ensino de História na Argentina compõem o assunto central do presente artigo. É discutida a tese de que a escola alimentou as características autoritárias de pensamento e relacionamento social, tendo a História ensinada uma participação das mais expressivas nesse processo, o que pode ter resultado de uma preocupação muito grande dos militares que tomaram o poder na Argentina na década de 1970 com a escola, seus métodos, conteúdos e resultados.<hr/>The role of the authoritarianism in the school and, specifically in the History teaching in Argentina composes the central subject of the present article. The thesis is argued of that the school fed the authoritarian characteristics of thought and social relationship, having taught History a central participation in this process, what it can have resulted of a very great concern of the military who had taken the power in Argentina in the decade of 1970 with the school, its methods, contents and results. <![CDATA[Multiculturalismo y cine: una propuesta pedagógica en torno a imágenes de imigrantes en cine israelí actual]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092006000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto propõe uma reflexão sobre as possibilidades educativas do multiculturalismo no cinema israelense, diante da tarefa de enfrentamento da hegemonia com fontes ligadas ao projeto sionista pioneiro e social-democrata. Através da análise de filmes escolhidos, busca-se expor a representação estética das estratégias retóricas que constituem a suposta unidade nacional.<hr/>The text presents a reflection on the educative possibilities of the multiculturalism in the Israeli cinema, ahead of the task of confrontation of the hegemony with on sources to the pioneering and social democrat sionist project. Through the analysis of selected films, it searches to display the aesthetic representation of the rhetorical strategies that constitute the supposed national unit. <![CDATA[Cultura popular, educação e lazer: uma abordagem sobre a capoeira e o samba]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092006000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Esse trabalho é parte da pesquisa realizada no doutorado em Ciências Sociais aplicadas à Educação finalizado em 2004 na UNICAMP. Busca estabelecer relações entre cultura popular, educação e lazer, identificando a capoeira e o samba, como duas das mais significativas manifestações da cultura popular, no que tange à suas possibilidades de serem inseridas como conteúdos em processos de educação não-formal, sobretudo àqueles voltados para as camadas menos favorecidas da população. Analisamos aqui algumas características do samba e da capoeira, sobretudo em relação às formas de transmissão dos saberes oriundos do universo da cultura popular, onde a memória, a ritualidade, a oralidade, a ancestralidade e a temporalidade se apresentam como categorias fundamentais, partindo do conceito de comunidade, enquanto uma importante referência para a compreensão da lógica que orienta os processos educativos nesses espaços.<hr/>This work is part of the research carried through in the doctorate in applied Social Sciences to the Education finished in 2004 in the UNICAMP. Search to establish relations between popular culture, education and leisure, being identified the capoeira and the samba, as two of the most significant manifestations of the popular culture, in that it refers to its possibilities to be inserted as contents in education processes not-deed of division, over all to those come back toward the favored layers less of the population. We analyze here some characteristics of the samba and the capoeira, over all in relation to the forms of transmission of knowing them deriving of the universe of the popular culture, where the memory, the ritualidade, the orality, the ancestry and the temporality if present as basic categories, leaving of the community concept, while an important reference for the understanding of the logic that guides the educative processes in these spaces. <![CDATA[A resistência como práxis dos movimentos ambientalistas e ecológicos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092006000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Entre os movimentos sociais populares existentes destaca-se o movimento ambientalista que apresenta em seus grupos vertentes um pouco diferenciadas, mas que, em comum, desenvolvem sua luta a favor da natureza, incluindo não só a ecologia, mas também, a natureza humana. Na incessante manifestação para garantir a qualidade de vida a todos os seres vivos constroem sua práxis no esforço diário em defesa da vida. Alguns de forma radical, outros mais pacíficos, procuram ser mediadores de um processo de transformação social que visa formar de maneira digna os cidadãos do mundo. Nesta perspectiva constituem a racionalidade ambiental, como processo político re-orientador de tendências capaz de constituir uma nova forma de organização produtiva da sociedade, permitindo a sua sustentabilidade. Os movimentos ambientalistas na sua práxis de resistência carregam a militância como bandeira visando incorporar seus princípios na ciência social contra as normas do modelo positivista da ciência e contra a racionalidade instrumental que prevalece nas relações que se mantém na nossa sociedade, que fere os direitos da natureza prejudicando assim, além de todos os seres vivos, a própria humanidade. Este trabalho quer trazer um pouco da história dos movimentos ambientalistas, resgata o papel deste tipo de movimento social de acordo com suas vertentes. Também nos remete a uma reflexão quanto à racionalidade ambiental e a práxis de resistência incorporada pelos ambientalistas.<hr/>Among the popular social movements existent stands out the environmentalist movement that presents in your groups slopes a little differentiated, but that, in common, they develop your fight in favor of the nature, including not only the ecology, but also, the human nature. In the incessant manifestation to guarantee the life quality to all be them alive they build your praxis in the daily effort in defense of the life. Some in way radical, other more peaceful, try to be mediators of a process of social transformation that seeks to form in a worthy way the citizens of the world. In this perspective they constitute the environmental rationality, as process political re-advisor of tendencies capable to constitute a new form of productive organization of the society, allowing your sustainability. The environmentalist movements in your resistance praxis carry the militancy as flag seeking to incorporate your beginnings in the social sciences against the norms of the positive model of the science and against the instrumental rationality that prevails in the relationships that stays in our society, that hurts the rights of the nature harming like this, besides all being alive, the own humanity. This work wants to bring a little of the history of the environmentalist movements, it rescues the paper of this type of social movement in agreement with your slopes. It also sends us the a reflection with relationship to the environmental rationality and the praxis of incorporate resistance for the environmentalists. <![CDATA[Novas tecnologias, educação e contemporaneidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092006000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto aborda a questão da Pós-Modernidade e seus desdobramentos e inter-relações com a dinâmica da Educação Contemporânea, acentuadamente com o advento das novas Tecnologias da Informação e da Comunicação no âmbito do processo de reestruturação do Capitalismo e da implantação do Modo de Produção Informacional em substituição ao Modo de Produção Industrial. Ele discute o lugar da Pós-Modernidade na Contemporaneidade e as matrizes conceituais que a definem, confrontando-as com o estágio atual do Capitalismo. Discute ainda o lugar das novas Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação contemporânea e suas implicações nos processos cognitivos humanos.<hr/>This paper addresses the problem of the Post Modernism and its consequences and inter-relations with the dynamics of Contemporary Education, mainly after the advent of the new Technologies of Information and Communication in the process of restructuring of Capitalism and the implementation of the Information mode of Production substituting the Industrial Mode of Production. It is a discussion about the place of Post Modernism in the Contemporary Society and the conceptual bases that define it, as they are confronted to the situation of Capitalism now a day. It is also a discussion about the implications of the new technologies of Information and Communication in the human cognitive processes. <![CDATA[Abaixo Euclides e acima quem? Uma análise do ensino de Geometria nas teses e dissertações sobre o Movimento da Matemática Moderna no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092006000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo tem como objetivo discutir propostas sobre o ensino de Geometria, defendidas pelo Movimento da Matemática Moderna (MMM), a partir da análise de teses e dissertações que tomam esse movimento como tema central. Ao que tudo indica, a Geometria relativa ao Ensino Fundamental ficou à margem do processo dessas inovações curriculares, muito embora propostas de mudança tenham sido elaboradas com essa finalidade. Ao longo do artigo, algumas questões referentes ao ensino de Geometria foram levantadas, as quais necessitam de investigações mais aprofundadas de modo a permitir uma melhor compreensão do papel assumido pela Geometria durante o MMM. Acreditamos que pesquisas subsidiadas na noção de cultura escolar trarão respostas a muitas dessas indagações, contribuindo significativamente para um melhor entendimento do MMM.<hr/>The aim of this article is to discuss proposal related to the teaching of Geometry defended by the Modern Mathematics Movement (MMM) on the basis of an analysis of the theses and dissertations with these movement as a central theme. These analyses indicate that Geometry, in the elementary school, was neglected in these curriculum innovations, despite the fact that proposals for change had not been conceived in this way. The text raised questions related to the teaching of Geometry, which merit further investigation in order that the role of Geometry in the MMM be better understood. We believe that research based in the notion of school culture will bring answers to many of these questions, contributing significantly to a better understanding of the MMM. <![CDATA[Narrativas autobiográficas de professores: um caminho para a compreensão do processo de formação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092006000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo situa-se no campo da Historiografia, especialmente a história oral que tem abarcado pesquisas sobre história e memória, história de vida, biografia e autobiografia. Tomou memoriais escritos por professores(as), um dos requisitos exigidos para participar do processo de seleção ao curso de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa, como objeto específico de análise. Teve como objetivo compreender o processo de formação da identidade profissional, a partir de experiências narradas pelos(as) professores(as) ao longo de sua trajetória pessoal e profissional.O apoio teórico para a análise do conteúdo dos memoriais, veio de estudos desenvolvidos por CIAMPA (1990), HALBWALCHS (1968), HUBERMANN (1992), GOODSON (1992), HOLLY (1992), DUBAR (1995). Na análise, buscou-se não perder de vista que a narrativa memorialística (re)constrói e (re)pensa a experiência vivida, obedecendo a critérios exigidos pelo contexto. A análise evidenciou, entre outros pontos, que o processo de constituição da identidade profissional está intimamente relacionado com as formas pelas quais os indivíduos assumem e reagem frente às funções inerentes ao papel social de ser professor. E ainda, que a narrativa memorialística tem como referência os grupos de convívio do indivíduo e as instituições formadoras do sujeito. Ao escrever o memorial o(a) professor(a) vai paulatinamente relacionando conteúdos (o que lembra) como também a forma (como lembra), sem perder de vista a quem narra (o interlocutor). Isto aponta que a memória é seletiva uma vez que está voltada tanto para fora (social) como para dentro (individual). O conteúdo da lembrança não aflora em estado puro na linguagem do narrador que lembra. Ele é selecionado em função do ponto de vista cultural e ideológico do grupo a quem o texto se destina.<hr/>This study locates in the field of the Historiography, especially the oral history that has been embracing research about history and memory, life history, biography and autobiography. It took memorial written by teachers, one of the requirements demanded to participate in the selection process to the course of Master's degree in Education of UEPG, as specific object of analysis. The research aims to understand the process of the formation of professional identity, starting from experiences narrated by teachers along theirs personal and professional path. The theoretical support for analysis of the content of the memorial, vein of studies developed by CIAMPA (1990), HALBWACHS (1968), HUBERMANN (1992), GOODSON (1992), HOLLY (1992), DUBAR (1995). In the analysis, it was looked for not to lose of view that the narrative from the memories restored and reflected the lived experience, obeying criteria demanded by the context. The analysis evidenced, among other points, that the process of constitution of the professional identity is intimately related with the forms for the which the individuals assume and they resist front the inherent functions to the social paper of being a teacher. It is still, that the memorial narrative has as reference the groups of the individual's conviviality and the subject's University. When writing the memorial the teacher is going relating contents gradually (what reminds) as well as the form (as they reminds), without losing of view to who narrates (the speaker). Is shows s that the memory is selective once it is returned so much outside (social) as inside (individual). The content of the memory doesn't surface in pure state in the narrator's language that reminds. It is selected in function of the cultural and ideological point of view of the group to who the text is destined. <![CDATA[Construtores de identidades: a pedagogia da nação nos livros didáticos da escola secundária brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092006000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo situa-se no campo da Historiografia, especialmente a história oral que tem abarcado pesquisas sobre história e memória, história de vida, biografia e autobiografia. Tomou memoriais escritos por professores(as), um dos requisitos exigidos para participar do processo de seleção ao curso de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa, como objeto específico de análise. Teve como objetivo compreender o processo de formação da identidade profissional, a partir de experiências narradas pelos(as) professores(as) ao longo de sua trajetória pessoal e profissional.O apoio teórico para a análise do conteúdo dos memoriais, veio de estudos desenvolvidos por CIAMPA (1990), HALBWALCHS (1968), HUBERMANN (1992), GOODSON (1992), HOLLY (1992), DUBAR (1995). Na análise, buscou-se não perder de vista que a narrativa memorialística (re)constrói e (re)pensa a experiência vivida, obedecendo a critérios exigidos pelo contexto. A análise evidenciou, entre outros pontos, que o processo de constituição da identidade profissional está intimamente relacionado com as formas pelas quais os indivíduos assumem e reagem frente às funções inerentes ao papel social de ser professor. E ainda, que a narrativa memorialística tem como referência os grupos de convívio do indivíduo e as instituições formadoras do sujeito. Ao escrever o memorial o(a) professor(a) vai paulatinamente relacionando conteúdos (o que lembra) como também a forma (como lembra), sem perder de vista a quem narra (o interlocutor). Isto aponta que a memória é seletiva uma vez que está voltada tanto para fora (social) como para dentro (individual). O conteúdo da lembrança não aflora em estado puro na linguagem do narrador que lembra. Ele é selecionado em função do ponto de vista cultural e ideológico do grupo a quem o texto se destina.<hr/>This study locates in the field of the Historiography, especially the oral history that has been embracing research about history and memory, life history, biography and autobiography. It took memorial written by teachers, one of the requirements demanded to participate in the selection process to the course of Master's degree in Education of UEPG, as specific object of analysis. The research aims to understand the process of the formation of professional identity, starting from experiences narrated by teachers along theirs personal and professional path. The theoretical support for analysis of the content of the memorial, vein of studies developed by CIAMPA (1990), HALBWACHS (1968), HUBERMANN (1992), GOODSON (1992), HOLLY (1992), DUBAR (1995). In the analysis, it was looked for not to lose of view that the narrative from the memories restored and reflected the lived experience, obeying criteria demanded by the context. The analysis evidenced, among other points, that the process of constitution of the professional identity is intimately related with the forms for the which the individuals assume and they resist front the inherent functions to the social paper of being a teacher. It is still, that the memorial narrative has as reference the groups of the individual's conviviality and the subject's University. When writing the memorial the teacher is going relating contents gradually (what reminds) as well as the form (as they reminds), without losing of view to who narrates (the speaker). Is shows s that the memory is selective once it is returned so much outside (social) as inside (individual). The content of the memory doesn't surface in pure state in the narrator's language that reminds. It is selected in function of the cultural and ideological point of view of the group to who the text is destined. <![CDATA[Fontes, história e historiografia da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092006000100012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo situa-se no campo da Historiografia, especialmente a história oral que tem abarcado pesquisas sobre história e memória, história de vida, biografia e autobiografia. Tomou memoriais escritos por professores(as), um dos requisitos exigidos para participar do processo de seleção ao curso de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa, como objeto específico de análise. Teve como objetivo compreender o processo de formação da identidade profissional, a partir de experiências narradas pelos(as) professores(as) ao longo de sua trajetória pessoal e profissional.O apoio teórico para a análise do conteúdo dos memoriais, veio de estudos desenvolvidos por CIAMPA (1990), HALBWALCHS (1968), HUBERMANN (1992), GOODSON (1992), HOLLY (1992), DUBAR (1995). Na análise, buscou-se não perder de vista que a narrativa memorialística (re)constrói e (re)pensa a experiência vivida, obedecendo a critérios exigidos pelo contexto. A análise evidenciou, entre outros pontos, que o processo de constituição da identidade profissional está intimamente relacionado com as formas pelas quais os indivíduos assumem e reagem frente às funções inerentes ao papel social de ser professor. E ainda, que a narrativa memorialística tem como referência os grupos de convívio do indivíduo e as instituições formadoras do sujeito. Ao escrever o memorial o(a) professor(a) vai paulatinamente relacionando conteúdos (o que lembra) como também a forma (como lembra), sem perder de vista a quem narra (o interlocutor). Isto aponta que a memória é seletiva uma vez que está voltada tanto para fora (social) como para dentro (individual). O conteúdo da lembrança não aflora em estado puro na linguagem do narrador que lembra. Ele é selecionado em função do ponto de vista cultural e ideológico do grupo a quem o texto se destina.<hr/>This study locates in the field of the Historiography, especially the oral history that has been embracing research about history and memory, life history, biography and autobiography. It took memorial written by teachers, one of the requirements demanded to participate in the selection process to the course of Master's degree in Education of UEPG, as specific object of analysis. The research aims to understand the process of the formation of professional identity, starting from experiences narrated by teachers along theirs personal and professional path. The theoretical support for analysis of the content of the memorial, vein of studies developed by CIAMPA (1990), HALBWACHS (1968), HUBERMANN (1992), GOODSON (1992), HOLLY (1992), DUBAR (1995). In the analysis, it was looked for not to lose of view that the narrative from the memories restored and reflected the lived experience, obeying criteria demanded by the context. The analysis evidenced, among other points, that the process of constitution of the professional identity is intimately related with the forms for the which the individuals assume and they resist front the inherent functions to the social paper of being a teacher. It is still, that the memorial narrative has as reference the groups of the individual's conviviality and the subject's University. When writing the memorial the teacher is going relating contents gradually (what reminds) as well as the form (as they reminds), without losing of view to who narrates (the speaker). Is shows s that the memory is selective once it is returned so much outside (social) as inside (individual). The content of the memory doesn't surface in pure state in the narrator's language that reminds. It is selected in function of the cultural and ideological point of view of the group to who the text is destined. <![CDATA[Dez motivos para ler educando à direita, de Michael Apple]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092006000100013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo situa-se no campo da Historiografia, especialmente a história oral que tem abarcado pesquisas sobre história e memória, história de vida, biografia e autobiografia. Tomou memoriais escritos por professores(as), um dos requisitos exigidos para participar do processo de seleção ao curso de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa, como objeto específico de análise. Teve como objetivo compreender o processo de formação da identidade profissional, a partir de experiências narradas pelos(as) professores(as) ao longo de sua trajetória pessoal e profissional.O apoio teórico para a análise do conteúdo dos memoriais, veio de estudos desenvolvidos por CIAMPA (1990), HALBWALCHS (1968), HUBERMANN (1992), GOODSON (1992), HOLLY (1992), DUBAR (1995). Na análise, buscou-se não perder de vista que a narrativa memorialística (re)constrói e (re)pensa a experiência vivida, obedecendo a critérios exigidos pelo contexto. A análise evidenciou, entre outros pontos, que o processo de constituição da identidade profissional está intimamente relacionado com as formas pelas quais os indivíduos assumem e reagem frente às funções inerentes ao papel social de ser professor. E ainda, que a narrativa memorialística tem como referência os grupos de convívio do indivíduo e as instituições formadoras do sujeito. Ao escrever o memorial o(a) professor(a) vai paulatinamente relacionando conteúdos (o que lembra) como também a forma (como lembra), sem perder de vista a quem narra (o interlocutor). Isto aponta que a memória é seletiva uma vez que está voltada tanto para fora (social) como para dentro (individual). O conteúdo da lembrança não aflora em estado puro na linguagem do narrador que lembra. Ele é selecionado em função do ponto de vista cultural e ideológico do grupo a quem o texto se destina.<hr/>This study locates in the field of the Historiography, especially the oral history that has been embracing research about history and memory, life history, biography and autobiography. It took memorial written by teachers, one of the requirements demanded to participate in the selection process to the course of Master's degree in Education of UEPG, as specific object of analysis. The research aims to understand the process of the formation of professional identity, starting from experiences narrated by teachers along theirs personal and professional path. The theoretical support for analysis of the content of the memorial, vein of studies developed by CIAMPA (1990), HALBWACHS (1968), HUBERMANN (1992), GOODSON (1992), HOLLY (1992), DUBAR (1995). In the analysis, it was looked for not to lose of view that the narrative from the memories restored and reflected the lived experience, obeying criteria demanded by the context. The analysis evidenced, among other points, that the process of constitution of the professional identity is intimately related with the forms for the which the individuals assume and they resist front the inherent functions to the social paper of being a teacher. It is still, that the memorial narrative has as reference the groups of the individual's conviviality and the subject's University. When writing the memorial the teacher is going relating contents gradually (what reminds) as well as the form (as they reminds), without losing of view to who narrates (the speaker). Is shows s that the memory is selective once it is returned so much outside (social) as inside (individual). The content of the memory doesn't surface in pure state in the narrator's language that reminds. It is selected in function of the cultural and ideological point of view of the group to who the text is destined.