Scielo RSS <![CDATA[Práxis Educativa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1809-430920060002&lang=es vol. 01 num. 02 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Diversas faces da Práxis]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092006000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Didática da história: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092006000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto caracteriza-se como um ensaio teórico que expõe a trajetória histórica da didática da história na Alemanha, enfocando sua virada paradigmática nos anos 60 e 70. De uma disciplina pragmática e externa aos estudos históricos, a didática da história evoluirá para uma perspectiva reflexiva sobre a sociedade e o conhecimento histórico, desempenhando um papel analítico sobre a própria ciência da história, agindo como um recurso de autoconsciência desse campo. Por fim, descreve-se a configuração atual da didática da história a partir de seus novos objetos, questões principais e perspectivas futuras.<hr/>This text is characterized as a theoretical essay that exposes the historical trajectory of history didactics at Germany, focusing its paradigmatic turn on the sixties and seventies. From a pragmatic and external to historical studies discipline, the history didactics developes to a reflexive perspective about society and historical knowledge, playing an analytical role over the very science of history, acting as a resource of self-awareness at this field. Finally, describes the actual configuration of history didactics as from its new objectives, main issues and future perspectives. <![CDATA[A informática no processo de alfabetização escolar: um estudo de caso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092006000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente trabalho relata uma pesquisa que teve como objetivo analisar como os recursos da informática vêm sendo utilizados no processo de Alfabetização Escolar. Através de um estudo de caso, coletaram-se dados através de sessões de observação de atividades pedagógicas desenvolvidas por uma classe de alunos de 1ª série, na sala de informática da escola e na sala de aula. Em seguida, os dados foram analisados, sendo gerados nove Núcleos Temáticos. Essa análise sugere que as atividades dos softwares analisados baseiam-se em uma concepção tradicional de escrita, sendo que a maioria das atividades desenvolvidas na sala de informática não é organizada coerentemente com as práticas desenvolvidas na sala de aula. Discutem-se as implicações dessas relações.<hr/>This paper presents a research whose objectives were to describe and to analyse the applications of information technology resources - literacy softwares - in a school literacy process. Through a case study, data were collected during pedagogical work sessions, both in the computer room and in the classroom, with a first grade literacy class. The data analysis produced nine Thematical Nucleus, suggesting that the activities of the softwares analysed are founded in a literacy traditional concept, inconsistent with the classroom pedagogical work. Such implications are discussed. <![CDATA[Exercício docente na prisão: apontamentos sobre aspectos do habitus do professor]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092006000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Esta comunicação apresenta resultado de análises sobre a dimensão cultural da prática docente e a constituição de habitus. A pesquisa pode evidenciar que a percepção do professor sobre seu trabalho revela formas de ser e agir desse profissional na escola e fora dela que compõem facetas do habitus docente. A investigação da ação do professor na escola situada no interior da prisão permitiu expor alguns aspectos da cultura docente, fundamentais para a compreensão dessa atividade profissional.<hr/>This communication introduces the analysis on the cultural dimension of practical of teacher’s practice and the making of the habitus. The research evidenced that the perception of the teacher on its work discloses this professional’s styles to be and to operate inside and outside the school, which give form to the teacher’s habitus. The research on the action of professor at the school inside prison allowed to explain some aspects of the teacher’s culture, primordial for understanding this professional activity. <![CDATA[Penitenciárias privatizadas: educação e ressocialização]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092006000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es A falência do sistema carcerário tem sido apontada como uma das maiores mazelas do modelo repressivo brasileiro. Os condenados são enviados ao cárcere com o intuito de reabilitá-los ao convívio social, contudo, ao retornar à sociedade, esse indivíduo estará mais indiferente, despreparado, desambientado, e muitas vezes mais desenvolto para a prática de outros crimes. Esse olhar revela a apresentação de um xadrez, de uma cadeia pública, ou mesmo de uma penitenciária estadual. O propósito do presente trabalho, todavia, é apresentar um outro olhar, baseado em pesquisas realizadas na penitenciária estadual de segurança máxima da cidade de Ponta Grossa, no Estado do Paraná. Trata-se de uma parceria entre o setor público e privado, denominada Dupla Responsabilidade ou Co-Gestão ficando a administração do presídio e a educação sob a responsabilidade do governo estadual e a prestação de serviços que inclui segurança interna, assistência social, médica e psicológica entre outras, a cargo de uma empresa privada.<hr/>The failure of the prison system has been aimed as one of the largest problems of the Brazilian repressive model. The convicts are correspondents to the jail with the purpose of rehabilitating them to the social conviviality, however, when coming back to the society, that individual will be more indifferent, unprepared, unsettled, and many times more uninhibited for the practice of another crimes. That glance reveals the presentation of a chess, of a public chain, or even of a state penitentiary. The purpose of the present work, though, it is to present another glance, based on researches accomplished in the state penitentiary of maximum safety of the city of Ponta Grossa, in the State of Paraná. It is a partnership between the public and private sector, denominated Double Responsibility or Coadministration being the administration of the prison and the education under the state government's responsibility and the installment of services that it includes internal safety, social attendance, doctor and psychological among other, to position of a private company. <![CDATA[“Avaliando” a avaliação realizada em escolas públicas estaduais, no município de Ponta Grossa, em 2006]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092006000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto analisa informações relevantes sobre a “Avaliação” da Avaliação realizada em escolas públicas estaduais, por meio de questionários realizados aos professores que atuam nestas escolas buscando informações sobre a atual realidade escolar. Sabe-se que esta escola é avaliada, mas os profissionais que nela trabalham sentem-se assim realmente? Há viabilidade coerente nesta avaliação? Quem está analisando os resultados destas avaliações realizadas anualmente? Qual é o retorno obtido a partir das reivindicações feitas nas avaliações institucionais? De que forma o professor é avaliado significativamente? A partir destes e de outros questionamentos, o texto visou analisar a importância da avaliação nas escolas, sendo que a mesma é fundamental a partir do momento que traga alguma reflexão e possível reformulação do que não esteja funcionando bem, além de uma autocrítica obtida pelos próprios profissionais a partir de sua prática diária. Entre outras, talvez a conclusão mais contundente seja a de que a própria avaliação sofrerá processo de avaliação, com vistas a cumprir efetivamente seu objetivo de zelar pela boa qualidade do ensino-aprendizagem.<hr/>This text analyzes important information about the Evaluation of the “Evaluation” accomplished at the state public schools, through questionnaires accomplished the teachers that act at these schools looking for information about the current school reality. What is known this school it is evaluated, but do the professionals that work in her sit down like this really? Is there coherent viability in this evaluation? Is analyzing who the results of these evaluations accomplished annually? Which is the return obtained starting from the revindications done in the institutional evaluations? That forms the teacher is it evaluated significantly? Starting from these and of other questions, the text seeks to analyze the importance of the evaluation in the schools, and the same is fundamental starting from the moment that swallows some reflection and possible reformulation of what it is not working well, besides a self-criticism obtained by the own professionals starting from your daily practice. Among other, perhaps the most contusing conclusion is that the own evaluation to suffer evaluation process, with views to accomplish your objective indeed of caring for the good quality of the teaching-learning. <![CDATA[A educação ambiental nos parques estaduais paulistas no âmbito das recomendações de Tbilisi]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092006000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo tem por objetivo analisar resultados de uma pesquisa sobre os programas de educação ambiental desenvolvidos nos Parques Estaduais Paulistas, no que diz respeito aos objetivos e temas abordados, envolvimento da comunidade, enfoque interdisciplinar e representações de meio ambiente; procurando-se identificar se os resultados levantados atendem às orientações da Declaração da 1ª Conferência Intergovernamental de Educação Ambiental, realizada na cidade de Tbilisi, em 1977. A população de estudo da pesquisa foi constituída por gestores e responsáveis pelos programas de Educação Ambiental dos parques. Utilizou-se para o levantamento de dados a técnica “survey”, e como principal instrumento de pesquisa, o questionário. Dentre os resultados analisados da pesquisa pode-se destacar que os objetivos dos programas de educação ambiental contemplavam alguns aspectos previstos nas Recomendações de Tbilisi, porém isolados de um processo educativo contínuo, e ao contrário do que sugere o documento, a temática ambiental abordada nos programas enfatizava em alguns casos apenas aspectos naturais. Considera-se fundamental o reconhecimento deste documento para subsidiar a elaboração e o desenvolvimento de programas de educação ambiental.<hr/>This study aims to analyze the results of a research on environmental education programs developed by State Parks of São Paulo, concerning their objectives and themes, relations with the community, interdisciplinary approach and environment representations. Specifically, the analysis take into consideration the extent to which these results consider the recommendations drawn up in the Declaration of the 1st Intergovernmental Environmental Education Conference, in Tbilisi, in 1977. The study group was constituted by the managers and the people responsible for the environmental education programs in the parks. The data collection was carried out through the survey technique, and the questionnaire was the main tool. Among the analyzed results, some Tbilisi recommendations have been considered in the environmental education programs, despite the fact that they do not take part in a broader and continuing educational process. In addition, some programs adopted an approach of environmental themes which emphasized only the natural aspects, what is against the recommendations of the Declaration. The recognition of this document is essential to formulate and implement environmental education programs. <![CDATA[Educação e psicanálise: a criança problema na perspectiva de análise da obra de Arthur Ramos (Rio de Janeiro 1930-1940)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092006000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es A história da educação apresenta hoje uma amplitude muito grande de temas de estudo, no entanto essa historiografia perdeu a sua função teleológica, o que empobreceu a seu sentido político e social no interior das ciências da educação. É necessário retornar a sua função, sócio-política, sem conteúdo abrir mão da diversidade temática conquistada. É com essa perspectiva que procuramos reconstituir criticamente a trajetória de Arthur Ramos, junto ao Serviço de Saúde Mental do Rio de Janeiro, que foi instalado como parte da reforma educacional de Anísio Teixeira. Na realidade foi uma experiência de curta duração, tendo em vista que a ditadura do Estado Novo de Getúlio Vargas abandonou o referido projeto em função de um ensino disciplinador e autoritário. O termo criança problema foi desenvolvido por Ramos para afastar a idéia, muito comum na época, de “anormal”. Segundo o autor, a criança problema é o fruto das precárias condições sociais e culturais que o meio exerce sobre a personalidade dos menores. A função do serviço de higiene mental seria prever distúrbios e recuperar as crianças afetadas.<hr/>The education history present today a breadth very great of study subject, however this historiography lost sight your teleology functions, it impoverish this sense political and social in inside of the sciences education. It is necessary recapture your function social political, out of though abdicate diversity subject conquer. It is this perspective asks for reconstitute criticism the Arthur Ramos career in Serviço de Saude Mental do Rio de Janeiro went install along of the Anisio Teixeira educational reform. This experience went duration short. The Estado Novo dictatorship (Getulio Vargas government) abandon the refer project in function of the discipline an authoritarian teaching. The boundary problem children went developed for Arthur Ramos to remove the idea, very common in epoch of abnormal. As report has it problem children is result of the precarious social and cultural conditions that the middle exercise on the children personality. The function of the service mental hygiene was to foresee disturbance and to recover the affecter’s children. <![CDATA[A prática pedagógica e a construção do conhecimento científico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092006000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente trabalho objetiva apresentar fatos relativos à evolução do conhecimento científico, sendo que a primeira ruptura em termos de concepção do conhecimento deu-se a partir do salto da visão mítica para a razão. Pretende elencar também as influências do paradigma dominante da ciência nas áreas do conhecimento. Discute de forma sucinta o paradigma emergente, destacando alguns princípios necessários para que a prática docente propicie a construção do conhecimento.<hr/>The present work intends to present relative facts to the evolution of the scientific knowledge, and the first rupture in terms of conception of the knowledge felt starting from the jump of the mythical vision for the reason. It also intends to list the influences of the dominant paradigm of the science in the areas of the knowledge. It discusses in a resumed form the emergent paradigm, detaching some necessary beginnings so that the educational practice propitiates the construction of the knowledge. <![CDATA[Caminar sobre los dos pies: didáctica, epistemología y práctica de la enseñanza]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092006000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho pretende aprofundar e esclarecer a natureza das raízes epistemológicas da prática de ensino. A partir da idéia de “caminhar sobre os dois pés”, tenta apoiar-se ao mesmo tempo sobre a epistemologia da prática e sobre a do conhecimento ensinado (história, neste caso). Não se trata, de nenhuma maneira, de adicionar uma e outra epistemologias, mas sim, melhor dizendo, de descobrir como a prática de ensino é um componente do conhecimento ensinado, assim como este conhecimento é ao mesmo tempo “prático” e “praticado. Por fim, esta dualidade epistemológica tem a ver tanto com a investigação acadêmica como com a investigação prática, propondo-lhes desta maneira uma fecunda renovação a ambas. Sendo coerentes com o ponto de vista “prático” que domina este trabalho, se encontrará ao final do mesmo uma pequena resenha de uma investigação prática realmente acontecida no terreno do ensino de história, como prova de sua existência, de sua viabilidade e da forma em que é portadora de caminhos de melhoria para a prática do ensino.<hr/>The double epistemological roots of teaching practice are intended to be enlightened in this article. In order to focus on the epistemology of practice and on the epistemology of the subject knowledge (in this case, history) it is suggested ‘walking on both feet’. However, just adding of both epistemological sources is not the point here. What counts is the finding of the different ways teaching practice is made of subject knowledge, which is in turn ‘practical’ and ‘practised’ itself. Actually, this epistemological duality is to do with academic and practical research modes and understandings, both to be deeply and fruitfully renewed. In addition, according to the entirely practical background of this article, a very brief account of a real practical research on teaching history is offered as a testimony that it is possible, it works and it is worthy for teaching practice improvement. <![CDATA[“O professor de história como um narrador escolar” ou “os múltiplos usos da oralidade na (re)invenção das narrativas históricas escolares”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092006000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo busca-se analisar as estratégias metodológicas privilegiadas nas apropriações das narrativas históricas escolares pela prática pedagógica dos professores de História. A investigação teve como campo os ciclos finais do ensino fundamental (3º e 4º Ciclos) de quatro escolas da rede citada. Elegemos como sujeitos cinco (5) professores, todos graduados em licenciatura plena em História. Para a coleta dos dados, utilizamos entrevistas (iniciais, durante as observações de sala, e finais) e observações em sala, ambas áudio-gravadas e convertidas em peças protocolares, constituindo nosso corpo documental. No que tange às estratégias metodológicas adotadas pelos professores, detectamos os múltiplos usos da oralidade como forma privilegiada para as apropriações. Percebemos que a oralização do saber histórico escolar mostrou ser um elemento intrínseco à cultura profissional docente, não podendo ser inexoravelmente associada a uma perspectiva inovadora ou conservadora em si mesma. A riqueza e a diversidade dos fenômenos nos possibilitaram vislumbrar a complexidade que caracteriza o ensino de História vivido e praticado nas salas de aula.<hr/>This research we analyzed the analyzed the chosen methodological strategies in the school historical narrative appropriations by the history teachers’ pedagogical practices. The investigation field covered from the fifth to the eighth grade of primary school in the above mentioned sector. We have elected five (5) teachers as our subjects, all of the graduated in history. To collect the data we worked with interviews (at the beginning, during the classes observations and at the end) and class observations, both of them recorded in audio tapes and converted to protocols, which are our documental corpus. Concerning the methodological strategies adopted by the teachers, we have found out the multiple uses of orality as a privileged way for the appropriations. The historical knowledge oralization turned out to be a intrinsic element to the teaching profession culture, not being possible inexorably associate it with a innovative or conservative perspective itself. The richness and diversity of the phenomena made it possible to perceive the complexity that is peculiar to the history teaching practiced in the classroom. <![CDATA[Cursos pré-vestibulares populares e aprendizagem da docência: alguns encontros]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092006000200012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo focaliza a aprendizagem da docência de sete professores do Curso Pré-Vestibular da UFSCar (CPV). Este se caracteriza pelo atendimento à população com condições socioeconômicas desfavorecidas da cidade de São Carlos e região de modo a propiciar maiores chances de acesso a universidades públicas. Este estudo apóia-se na literatura educacional da área de formação de professores indicando que a aprendizagem da docência ocorre num continuum e que por meio da reflexão, na e sobre a docência, os professores adquirem novos conhecimentos e reconstroem sua prática. A partir dos dados obtidos por meio de entrevistas com os participantes, é possível notar que os professores passam a reconceituar o ensino de acordo com as demandas dos alunos e a análise da experiência vivida em reuniões gerais e pedagógicas. Os professores envolvem-se em funções que extrapolam o âmbito da sala de aula, tendo em vista forma de gestão e organização que caracterizam o projeto. As atividades desenvolvidas durante o processo seletivo de alunos possibilitam o desenvolvimento de processos reflexivos ligados às características da população atendida pelo CPV. Nesta perspectiva, a aprendizagem advinda dessas experiências permitem a ressignificação da prática docente.<hr/>This study focuses on the learning of teaching of seven teachers at CPV. The CPV is characterized for being directed to social and economically unfavorable population belonging to São Carlos and its surroundings. This study relies on educational literature about teachers’ formation and it indicates that their learning occurs as a continuum and they acquire new knowledge and remake their practice as result of reflexive thoughts about their own teaching. Based on the data of interviews with participants, it is possible to observe that teachers start to rethink about teaching from both the students’ demands and their own experiences. In addition, the teachers often develop outclass activities once they may be part of coordination group or be coordinator in their work teaching areas. All the work made by teachers during selection process for new students (that occurs every year) makes them more reflexives in relation to the attended population’s social and economic condition. Thus, the learning that comes from these experiences contributes to a new perception on their own teaching practice. <![CDATA[A presença do computador e rede em domicílios: limites, desafios e pistas para políticas educacionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092006000200013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Fala-se muito, hoje, em educação on-line, mas pouco se discute a presença do computador e rede em domicílios e seu uso para fins educacionais. O estudo considerou esta lacuna, baseando-se em documentos e estatísticas divulgados por organismos nacionais e estrangeiros. Os dados coletados foram apreciados a partir de uma perspectiva teórica fundamentada em autores que expressam uma visão crítica do uso dessa tecnologia, como Dupas (2001), Castells (1999), Lastres (1999), Postman (1994). Entre os resultados do estudo, destacam-se: (a) a distribuição dos domicílios com microcomputador e acesso à rede é extremamente desigual, atrelada ao nível econômico da região, tanto em termos de Brasil, quanto no município do Rio de Janeiro, tendo íntima relação com a má distribuição das linhas telefônicas; (b) à má distribuição dos telefones e do acesso à internet acrescenta-se outra, relativa à presença de provedores; o que sugere um efeito “cascata”; (c) 70% dos domicílios dos bairros de Botafogo e Humaitá têm acesso à internet, o que os colocam em situação similar à Finlândia, onde 73% de sua população acessa a rede em casa; (d) o uso educacional da internet nos domicílios desses dois bairros é significativo, já nos países nórdicos não se destaca; (e) tanto lá como no Brasil, o correio eletrônico é o principal uso. O uso da rede para estudo/pesquisa, feito por moradores de Botafogo e Humaitá, sugere a relevância de políticas educacionais voltadas para o incremento de espaços virtuais que favoreçam processos de auto-formação.<hr/>Much is said, nowadays, about education on-line, but little is discussed about the presence of the computer and the network at home and its use for educational purposes. The study considered this flaw, based on documents and statistics divulged by foreign and national organisms. The data collected was analyzed from a theoretical perspective based on authors that express a critical view of the use of this technology, such as Dupas (2001), Castells (1999), Lastres (1999), Postman (1994). Among the results of the study, can be distinguished the following: (a) the distribution of domiciles with microcomputer and access to the network is extremely unequal, bounded to the economic level of the region, both in terms of Brazil and the State of Rio de Janeiro, having intimate relation with the bad distribution of telephonic lines; (b) to the bad distribution of telephones and access to the internet another problem is added, that of the presence of providers; what suggests a “domino” effect; (c) 70% of the domiciles of the districts of Botafogo and Humaitá have access to the internet, what place them in a situation similar to Finland, where 73% of the population access the network at home; (d) the educational use of the internet in domiciles of these two districts is significant, while in the Nordic countries is not; (e) there, like in Brazil, the electronic mail is the main use. The use of the network for study/research, made by Botafogo and Humaitá residents, suggests the relevance of educational policies aimed at the development of virtual spaces that favor processes of self-formation. <![CDATA[Pragmatismo e populismo na educação superior nos governos FHC e Lula]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092006000200014&lng=es&nrm=iso&tlng=es Fala-se muito, hoje, em educação on-line, mas pouco se discute a presença do computador e rede em domicílios e seu uso para fins educacionais. O estudo considerou esta lacuna, baseando-se em documentos e estatísticas divulgados por organismos nacionais e estrangeiros. Os dados coletados foram apreciados a partir de uma perspectiva teórica fundamentada em autores que expressam uma visão crítica do uso dessa tecnologia, como Dupas (2001), Castells (1999), Lastres (1999), Postman (1994). Entre os resultados do estudo, destacam-se: (a) a distribuição dos domicílios com microcomputador e acesso à rede é extremamente desigual, atrelada ao nível econômico da região, tanto em termos de Brasil, quanto no município do Rio de Janeiro, tendo íntima relação com a má distribuição das linhas telefônicas; (b) à má distribuição dos telefones e do acesso à internet acrescenta-se outra, relativa à presença de provedores; o que sugere um efeito “cascata”; (c) 70% dos domicílios dos bairros de Botafogo e Humaitá têm acesso à internet, o que os colocam em situação similar à Finlândia, onde 73% de sua população acessa a rede em casa; (d) o uso educacional da internet nos domicílios desses dois bairros é significativo, já nos países nórdicos não se destaca; (e) tanto lá como no Brasil, o correio eletrônico é o principal uso. O uso da rede para estudo/pesquisa, feito por moradores de Botafogo e Humaitá, sugere a relevância de políticas educacionais voltadas para o incremento de espaços virtuais que favoreçam processos de auto-formação.<hr/>Much is said, nowadays, about education on-line, but little is discussed about the presence of the computer and the network at home and its use for educational purposes. The study considered this flaw, based on documents and statistics divulged by foreign and national organisms. The data collected was analyzed from a theoretical perspective based on authors that express a critical view of the use of this technology, such as Dupas (2001), Castells (1999), Lastres (1999), Postman (1994). Among the results of the study, can be distinguished the following: (a) the distribution of domiciles with microcomputer and access to the network is extremely unequal, bounded to the economic level of the region, both in terms of Brazil and the State of Rio de Janeiro, having intimate relation with the bad distribution of telephonic lines; (b) to the bad distribution of telephones and access to the internet another problem is added, that of the presence of providers; what suggests a “domino” effect; (c) 70% of the domiciles of the districts of Botafogo and Humaitá have access to the internet, what place them in a situation similar to Finland, where 73% of the population access the network at home; (d) the educational use of the internet in domiciles of these two districts is significant, while in the Nordic countries is not; (e) there, like in Brazil, the electronic mail is the main use. The use of the network for study/research, made by Botafogo and Humaitá residents, suggests the relevance of educational policies aimed at the development of virtual spaces that favor processes of self-formation. <![CDATA[Ação afirmativa pelo mundo: um estudo empírico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092006000200015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Fala-se muito, hoje, em educação on-line, mas pouco se discute a presença do computador e rede em domicílios e seu uso para fins educacionais. O estudo considerou esta lacuna, baseando-se em documentos e estatísticas divulgados por organismos nacionais e estrangeiros. Os dados coletados foram apreciados a partir de uma perspectiva teórica fundamentada em autores que expressam uma visão crítica do uso dessa tecnologia, como Dupas (2001), Castells (1999), Lastres (1999), Postman (1994). Entre os resultados do estudo, destacam-se: (a) a distribuição dos domicílios com microcomputador e acesso à rede é extremamente desigual, atrelada ao nível econômico da região, tanto em termos de Brasil, quanto no município do Rio de Janeiro, tendo íntima relação com a má distribuição das linhas telefônicas; (b) à má distribuição dos telefones e do acesso à internet acrescenta-se outra, relativa à presença de provedores; o que sugere um efeito “cascata”; (c) 70% dos domicílios dos bairros de Botafogo e Humaitá têm acesso à internet, o que os colocam em situação similar à Finlândia, onde 73% de sua população acessa a rede em casa; (d) o uso educacional da internet nos domicílios desses dois bairros é significativo, já nos países nórdicos não se destaca; (e) tanto lá como no Brasil, o correio eletrônico é o principal uso. O uso da rede para estudo/pesquisa, feito por moradores de Botafogo e Humaitá, sugere a relevância de políticas educacionais voltadas para o incremento de espaços virtuais que favoreçam processos de auto-formação.<hr/>Much is said, nowadays, about education on-line, but little is discussed about the presence of the computer and the network at home and its use for educational purposes. The study considered this flaw, based on documents and statistics divulged by foreign and national organisms. The data collected was analyzed from a theoretical perspective based on authors that express a critical view of the use of this technology, such as Dupas (2001), Castells (1999), Lastres (1999), Postman (1994). Among the results of the study, can be distinguished the following: (a) the distribution of domiciles with microcomputer and access to the network is extremely unequal, bounded to the economic level of the region, both in terms of Brazil and the State of Rio de Janeiro, having intimate relation with the bad distribution of telephonic lines; (b) to the bad distribution of telephones and access to the internet another problem is added, that of the presence of providers; what suggests a “domino” effect; (c) 70% of the domiciles of the districts of Botafogo and Humaitá have access to the internet, what place them in a situation similar to Finland, where 73% of the population access the network at home; (d) the educational use of the internet in domiciles of these two districts is significant, while in the Nordic countries is not; (e) there, like in Brazil, the electronic mail is the main use. The use of the network for study/research, made by Botafogo and Humaitá residents, suggests the relevance of educational policies aimed at the development of virtual spaces that favor processes of self-formation. <![CDATA[Filosofia da Educação: O ensino da filosofia na perspectiva freireana]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092006000200016&lng=es&nrm=iso&tlng=es Fala-se muito, hoje, em educação on-line, mas pouco se discute a presença do computador e rede em domicílios e seu uso para fins educacionais. O estudo considerou esta lacuna, baseando-se em documentos e estatísticas divulgados por organismos nacionais e estrangeiros. Os dados coletados foram apreciados a partir de uma perspectiva teórica fundamentada em autores que expressam uma visão crítica do uso dessa tecnologia, como Dupas (2001), Castells (1999), Lastres (1999), Postman (1994). Entre os resultados do estudo, destacam-se: (a) a distribuição dos domicílios com microcomputador e acesso à rede é extremamente desigual, atrelada ao nível econômico da região, tanto em termos de Brasil, quanto no município do Rio de Janeiro, tendo íntima relação com a má distribuição das linhas telefônicas; (b) à má distribuição dos telefones e do acesso à internet acrescenta-se outra, relativa à presença de provedores; o que sugere um efeito “cascata”; (c) 70% dos domicílios dos bairros de Botafogo e Humaitá têm acesso à internet, o que os colocam em situação similar à Finlândia, onde 73% de sua população acessa a rede em casa; (d) o uso educacional da internet nos domicílios desses dois bairros é significativo, já nos países nórdicos não se destaca; (e) tanto lá como no Brasil, o correio eletrônico é o principal uso. O uso da rede para estudo/pesquisa, feito por moradores de Botafogo e Humaitá, sugere a relevância de políticas educacionais voltadas para o incremento de espaços virtuais que favoreçam processos de auto-formação.<hr/>Much is said, nowadays, about education on-line, but little is discussed about the presence of the computer and the network at home and its use for educational purposes. The study considered this flaw, based on documents and statistics divulged by foreign and national organisms. The data collected was analyzed from a theoretical perspective based on authors that express a critical view of the use of this technology, such as Dupas (2001), Castells (1999), Lastres (1999), Postman (1994). Among the results of the study, can be distinguished the following: (a) the distribution of domiciles with microcomputer and access to the network is extremely unequal, bounded to the economic level of the region, both in terms of Brazil and the State of Rio de Janeiro, having intimate relation with the bad distribution of telephonic lines; (b) to the bad distribution of telephones and access to the internet another problem is added, that of the presence of providers; what suggests a “domino” effect; (c) 70% of the domiciles of the districts of Botafogo and Humaitá have access to the internet, what place them in a situation similar to Finland, where 73% of the population access the network at home; (d) the educational use of the internet in domiciles of these two districts is significant, while in the Nordic countries is not; (e) there, like in Brazil, the electronic mail is the main use. The use of the network for study/research, made by Botafogo and Humaitá residents, suggests the relevance of educational policies aimed at the development of virtual spaces that favor processes of self-formation.