Scielo RSS <![CDATA[Práxis Educativa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1809-430920070001&lang=pt vol. 02 num. 01 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Ler os textos, ler o mundo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092007000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[A reflexividade ética na análise de políticas: conceituação e importância]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092007000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho pretende contribuir para a discussão sobre o conceito e importância da reflexividade ética na pesquisa sobre políticas educacionais. Apresenta também algumas razões pelas quais ela precisaria ser utilizada com maior intensidade, bem como as tensões, dilemas e potenciais dificuldades relacionadas ao seu emprego. A autora argumenta que há uma há uma necessidade geral de uma maior reflexividade ética dentro das pesquisas desse campo e, para ilustrar a importância das justificativas em favor da reflexividade ética, alguns exemplos de pesquisas são apresentados.<hr/>The purpose of this paper is to contribute to the discussion about the concept and relevance of the ethical reflexivity in policy analysis. It presents some reasons for doing more of it and to begin to highlight potential tensions, dilemmas and difficulties related to the use of it. The author argues that there is a general need for more ethical reflexivity within the field and, to illustrate the importance of ethical reflexivity, some examples of research are presented. <![CDATA[La lectura como instrumento clave en el aprendizaje escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092007000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A leitura como instrumento chave na aprendizagem escolar. A realização deste trabalho, destinado a conhecer em primeira mão a compreensão e assimilação de textos escritos por alunos do atual ensino secundário, não é gratuita nem surgiu por acaso. Interessado, inicialmente, seu autor por uma experiência que viveu em seus anos de Instituto, onde alguns professores não explicavam de modo suficientemente claro os critérios que usavam para elucidar quais idéias eram centrais e quais eram as secundárias, sempre lhe ficou essa curiosidade não satisfeita. Outro interesse era averiguar alguma das chaves de uma separação plausível de algo que, às portas de entrar na Universidade, não têm claro muitos estudantes secundários: a distinção entre ler um texto e compreender sua filosofia ou idéias básicas. Se essa disjunção é concebida de uma maneira muito geral, a resposta provavelmente seria pessimista. Este é o caso, segundo comentaram alguns professores do Instituto de Educação Secundária Alameda de Osuna, de alguns alunos seus quando realizam exercícios sobre editoriais da imprensa diária. Acreditam ter entendido a idéia básica de um editorial quando colocam, com outras palavras, o mesmo que explicita o título do editorial. Isto, mais que um trabalho bem executado, se assemelha a um atalho que os alunos encontram quando enfrentam um texto complexo como pode ser um editorial, em cuja colaboração a equipe de redatores do periódico provavelmente esteve ocupada toda uma tarde.<hr/>The development of this paper, which aims at first hand, to analyze the process of understanding and assimilation of the writing texts by secondary students, emerges not in a vacuum or by chance. Initially, the author was interested in understanding his experience at the secondary school, where some teachers did not explain in a clearer way, the criteria which they used to elucidate what were the central ideas and what the secondary ones were. Another interest was to verify why many secondary students who are going to Universities are able to distinguish among to read a text and understand its central ideas. If this disjunction is conceived as broader manner, the answer probably would be pessimist. This is the case of students of the Alameda de Osuna Institute (Secondary School) in doing exercises about editorials of the diary printing press, according to their teachers. These students think they had understood the essential idea when they just present, with other words, the same issues explicit in the original title of the editorial. It seems to be a bypath or a kind of strategy used by students when they have to face a complex text of an editorial, which probably, the editors spent a whole afternoon working on the text. <![CDATA[Leitura em voz alta: uma experiência com crianças de três a dez anos de idade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092007000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho procurou investigar em que medida a prática da leitura em voz alta estimula o interesse das crianças pela leitura e o livro. A pesquisa envolveu a observação de treze sessões de leitura realizadas com oito crianças, na faixa etária entre três e dez anos de idade. Os resultados indicaram que a leitura em voz alta atraía as crianças. A leitura, quando desvinculada da obrigação, pode transformar-se em uma forma de divertimento e prazer. Notou-se que a leitura em voz alta, por ter sido apresentada como uma atividade lúdica, isto é, livre, sem o caráter obrigatório que, normalmente, ocupa na escola, foi capaz de provocar prazer nas crianças. Concebida dessa forma, essa prática de leitura pode ser muito eficiente para despertar o interesse e desenvolver nas crianças o gosto pela leitura.<hr/>This paper searches to investigate what to extent the reading out loud stimulates the children’s interests to reading and to books. The research involved the observation of 13 sessions of reading undertaken with eight children from three to eight years old. The findings pointed out that this kind of reading was interesting for them. The reading, detached from the sense of obligations seems to make the reading as an entertainment and playing activity, that is, free of that compulsory feature which usually is present in the school. In this kind of activity, the reading becomes more pleasant. Understood in this way, this practice may be a very efficient way to develop the interest of the children in reading activities. <![CDATA[Leitura em língua estrangeira: Hacia el Español]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092007000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo discute a questão da leitura em sala de aula, em especial da leitura em língua estrangeira. Toma-se como base a teoria e análises sobre leitura e sobre leitura e formação do leitor crítico para se discutir como se processam as atividades de leitura no livro didático Hacia el Español, curso de lengua y cultura hispânica para alunos brasileiros, de Fátima Cabral Bruno e Maria Angélica Mendoza. A partir da metodologia que orienta a elaboração do livro-texto analisado e as orientações didáticas dirigidas ao professor, faz-se a análise dos critérios para a elaboração do material e seleção dos textos para avaliar as vantagens e limites de sua utilização pelo professor de espanhol, para o desenvolvimento da capacitação leitora de alunos de espanhol como língua estrangeira.<hr/>This article discusses the issue of the reading in classes of a foreign language. The article presents theoretical frameworks related to reading and the development of critical readers to analyze the activities of the course book “Hacia el Español, curso de lengua y cultura hispânica”, written by Fátima Cabral Bruno e Maria Angélica Mendoza, specially developed for Brazilian students. From the methodology proposed in the book investigated and the guidelines presented for the teachers, this paper analyses the criteria used in the preparation of the book and in the selection of the texts aiming at identifying the advantages and limits of the book when used by Spanish teachers towards the development of the students’ reading abilities of the Spanish as a foreign language. <![CDATA[O jogo dramático e o imaginário de alunos nas aulas de teatro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092007000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste trabalho é apresentar como através do teatro-educação foi possível a apreensão do imaginário dos alunos, utilizando as orientações metodológicas de Jean Pierre Ryngaert sobre os jogos dramáticos, sob a guarda epistemológica da Antropologia do Imaginário de Gilbert Durand. Durante a realização da pesquisa as cenas foram sendo construídas sem abandonar as práticas necessárias para a formação do ator - iniciação às técnicas do jogo - com a utilização do espaço cênico, o conhecimento, o domínio do corpo, a relação com o outro, com os objetos, o uso da voz, dos gestos e o fazer-se ver e ouvir, e da tipologia das práticas de Ryngaert (1985). O mote utilizado foi a história do bairro. Consideramos que os causos que permanecem na memória das pessoas, representam imagens-lembranças, que emergiram através das práticas dos jogos dramáticos que constituem o imaginário do grupo, permitindo ao grupo de alunos re-significar sua existência, através das cenas criadas e representadas. Indo além de uma temporalidade linear e racional, os jogadores deixaram emergir imagens, próprias da memória coletiva e que nos dias de hoje estão presentes na vida cotidiana do grupo. Passado, presente e futuro se misturaram, como se misturaram corpo físico e social, numa luta contra a morte em favor da vida, em que os gestos ossificados acabaram por elucidar um estado, um problema do espírito. Embora com medo da morte, vivendo no dia-a-dia do terror, lutando sem conseguir vencer o mal, ameaçados, encurralados e perdidos, os jogadores revelaram-se como mediadores da situação, na busca de alternativas que permitam que a vida seja vivida.<hr/>The aim of this paper is to present how it was possible the apprehension of the students imaginary through the theater-education, using the methodological orientations of Jean Pierre Ryngaert about the dramatic games, under the epistemological view of the Imaginary Anthropology of Gilbert Durand. During the research the scenes were constructed without abandoning the necessary practices to the actor formation - initiation to the game technics - using the scenic space, the knowledge, the body dominion, the relation with the other, with the objects, the use of the voice, of the gestures and to make himself seen and heard, and the typology practices of Ryngaert (1985). The starting point was the district history. We consider that the cases that remain in people’s memory, represent images-remembrances, that emerged through the dramatic games practices that constitute the group’s imaginary, allowing the students group to re-signify their existence, through the scenes created and performed. Beyond a linear and rational temporality, the players left images emerge, characteristic of the colective memory and that nowadays are present in the group quotidian life. Past, present and future were mixed, like the physical and social body were mixed, in a fight against death in favor of lives, where the ossified gestures ended elucidating a state, a spirit problem. Despite of being afraid of death, living the day-to-day terror, fighting without achieving to win evil, threatened, corraled and lost, the players reveal themselves as situation mediators, in search of alternatives that allow that life can be lived. <![CDATA[Avaliação da aprendizagem escolar e o pensamento de Paulo Freire: algumas aproximações]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092007000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem por objetivo discutir possíveis aproximações da obra de Paulo Freire com as elaborações teóricas atuais sobre avaliação da aprendizagem escolar numa perspectiva emancipatória. Apesar da avaliação não ter sido um tema priorizado por Paulo Freire em nenhuma obra especificamente, sua teoria e sua concepção de educação oferece subsídios significativos à discussão da avaliação, quando esta busca tensionar e mesmo romper com as formulações de cunho pragmático e neoliberal. A defesa intransigente e radical da democracia, do diálogo e da noção de inacabamento humano na relação entre educador e educando, presentes na obra de Paulo Freire, tornam-se ferramentas fundamentais para se pensar na avaliação da aprendizagem como instrumento auxiliar do educador que busca fazer da educação uma prática emancipatória para seus alunos e para a sociedade. A perspectiva freireana parece oferecer, assim, fundamentação pertinente às concepções de avaliação que se colocam em franca contraposição às tendências das políticas educacionais atuais que centralizam o processo ensino-aprendizagem nas medidas disponibilizadas pela avaliação quantitativa.<hr/>This article discusses the relationship between Paulo Freire’s work and the contemporary theoretical assumptions about school assessment in an emancipatory perspective. Although the school assessment had not been an essential issue within Freire’s ideas, this paper argues that his work offers relevant elements for the discussion about school assessment, mainly when it questions and at the same time breaks down with pragmatic and neoliberal assumptions. Freire’s work and its radical defense of democracy, dialogue and the notions of human beings as incomplete are essential tools to consider school assessment as an auxiliary tool to the creation of emancipatory practices for schools and society. Freirean perspective seems to offer an adequate theoretical framework which refuses those conceptions of school assessment which centralizes the assessment practices according to summative assessment. <![CDATA[Gestão educacional e cultura: Freire e Certeau, uma aproximação possível?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092007000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho discute a gestão escolar e como a administração carrega em seu conteúdo fatores que incluem uma visão de mundo, de sociedade e de educação que influenciará a compreensão da realidade, propiciando possíveis canais de intervenção nessa mesma realidade. Nesse sentido, analisar a gestão da educação implica refletir sobre as políticas de educação, haja vista que há uma ligação muito forte entre elas, pois a administração transforma objetivos e metas educacionais em ações, concretizando no cotidiano escolar as direções traçadas. A intenção desse estudo é questionar os níveis de participação e de gestão que a escola estabelece com os alunos, pais, funcionários e professores, bem como discutir as táticas que esses atores sociais elaboram para intervir no mecanismo burocrático estabelecido nas escolas e pelas políticas de educação como um movimento de resistência ao poder instituído. Parte-se do pressuposto que estar dentro da dinâmica ou do círculo dialético (teoria/prática), nos permite compreender melhor as dificuldades, os problemas, as contradições, as parcerias, os encontros e desencontros dos atores sociais e sujeitos da pesquisa.<hr/>This paper discusses the school management and how the administration carries in its contents factors permeates by a worldview, society and education. These views influence the understanding of the reality and create possibilities of interventions in this reality. In this sense, to analyze the education management implies to reflect about education policies since there a closely relationship among them and the administrations changes the aims and goals of education in actions, implementing in the schools the guidelines established. The paper intends to identify the levels of participations of the students, parents, and school staff, as well as to discuss the tactics that these social actors create to intervene in the bureaucratic mechanism established in the schools and by the educational policies as movement of resistance to the power instituted. The paper assume that the fact that the researcher is involved in the dynamic or dialectical circle (theory/practice) allows to better understand the difficulties, problems, contradictions, partnerships, encounters and disengagement of social actors and subjects of the research. <![CDATA[Las iglesias y los contenidos escolares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092007000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste texto, refletimos acerca do currículo oficial que foi negociado em julho de 1995, na Argentina, no marco da Reforma levada a cabo pela Lei Federal de Educação de 1992. Naquela ocasião, um grupo de técnicos do Ministério da Educação renunciou a seus cargos, inconformados com os resultados que a pressão das igrejas teve sobre o governo de Menem. A trabalhosa negociação que pretendia definir os conteúdos escolares com a participação de distintos setores da sociedade civil foi abruptamente abalada pela pressão das cúpulas eclesiásticas. A partir de então, alguns conteúdos, tais como, a teoria da evolução de Darwin, o conceito de gênero entre outros, foram eliminados do currículo oficial. Desde 2006 a Argentina conta com uma nova Lei de Educação e perguntamos se não voltaram a triunfar as idéias ultramontanas.<hr/>In this article we reflect about the official curriculum which was negotiated in Argentina, in July 1995, in the context of the new educational reform carried out by the Federal Law of Education (1992). In that period, a group of technicians of the Ministry of Education resigned since they were discontent with the results of the pressure of the churches to the Menen’s government. The hard negotiation process which intended to select the school contents with the participations of the civil society was abruptly affected by the pressure of the ecclesiastic authorities. Depart from that, some contents such as Darwin ’s theory of evolution, the concept of gender and other, were eliminated of the official curriculum. Since 2006, there is a new Education Law in Argentina and we ask if the ultramontane ideas are not coming back to triumph. <![CDATA[Afro-brasileiros, cotas e ação afirmativa: razões históricas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092007000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste texto, refletimos acerca do currículo oficial que foi negociado em julho de 1995, na Argentina, no marco da Reforma levada a cabo pela Lei Federal de Educação de 1992. Naquela ocasião, um grupo de técnicos do Ministério da Educação renunciou a seus cargos, inconformados com os resultados que a pressão das igrejas teve sobre o governo de Menem. A trabalhosa negociação que pretendia definir os conteúdos escolares com a participação de distintos setores da sociedade civil foi abruptamente abalada pela pressão das cúpulas eclesiásticas. A partir de então, alguns conteúdos, tais como, a teoria da evolução de Darwin, o conceito de gênero entre outros, foram eliminados do currículo oficial. Desde 2006 a Argentina conta com uma nova Lei de Educação e perguntamos se não voltaram a triunfar as idéias ultramontanas.<hr/>In this article we reflect about the official curriculum which was negotiated in Argentina, in July 1995, in the context of the new educational reform carried out by the Federal Law of Education (1992). In that period, a group of technicians of the Ministry of Education resigned since they were discontent with the results of the pressure of the churches to the Menen’s government. The hard negotiation process which intended to select the school contents with the participations of the civil society was abruptly affected by the pressure of the ecclesiastic authorities. Depart from that, some contents such as Darwin ’s theory of evolution, the concept of gender and other, were eliminated of the official curriculum. Since 2006, there is a new Education Law in Argentina and we ask if the ultramontane ideas are not coming back to triumph. <![CDATA[Dictadura y Educación. Los textos escolares en la historia argentina reciente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092007000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste texto, refletimos acerca do currículo oficial que foi negociado em julho de 1995, na Argentina, no marco da Reforma levada a cabo pela Lei Federal de Educação de 1992. Naquela ocasião, um grupo de técnicos do Ministério da Educação renunciou a seus cargos, inconformados com os resultados que a pressão das igrejas teve sobre o governo de Menem. A trabalhosa negociação que pretendia definir os conteúdos escolares com a participação de distintos setores da sociedade civil foi abruptamente abalada pela pressão das cúpulas eclesiásticas. A partir de então, alguns conteúdos, tais como, a teoria da evolução de Darwin, o conceito de gênero entre outros, foram eliminados do currículo oficial. Desde 2006 a Argentina conta com uma nova Lei de Educação e perguntamos se não voltaram a triunfar as idéias ultramontanas.<hr/>In this article we reflect about the official curriculum which was negotiated in Argentina, in July 1995, in the context of the new educational reform carried out by the Federal Law of Education (1992). In that period, a group of technicians of the Ministry of Education resigned since they were discontent with the results of the pressure of the churches to the Menen’s government. The hard negotiation process which intended to select the school contents with the participations of the civil society was abruptly affected by the pressure of the ecclesiastic authorities. Depart from that, some contents such as Darwin ’s theory of evolution, the concept of gender and other, were eliminated of the official curriculum. Since 2006, there is a new Education Law in Argentina and we ask if the ultramontane ideas are not coming back to triumph.