Scielo RSS <![CDATA[Práxis Educativa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1809-430920070002&lang=pt vol. 02 num. 02 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Práxis, debate acadêmico e a formação de intelectuais críticos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092007000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Discursos da reforma educacional no Reino Unido e Estados Unidos e o trabalho dos professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092007000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo usa o conceito de discurso para contrastar algumas das formas pelas quais “o professor” é posicionado e construído dentro das reformas nas políticas do Reino Unido e dos Estados Unidos. Em outras palavras, como o papel e propósito do professor é articulado diferentemente e quais são as implicações destas diferentes articulações para as relações de trabalho, auto-percepção e efetividade do professor? O artigo também chama a atenção a respeito dos significados mais amplos e possíveis implicações destas tentativas de reformar e reestruturar a oferta educacional e identificar um conjunto de diferenças discursivas entre as reformas do Reino Unido e dos Estados Unidos. Além disso, o artigo explora as implicações destas reformas no trabalho dos professores, bem como as formas pelas quais os professores são vistos em cada caso. O artigo baseia-se no trabalho de Michel Foucault e teorias do discurso.<hr/>This paper uses the concept of discourse to contrast some of the ways in which 'the teacher' is positioned and constructed within recent reform policies in the UK and the USA. In other words, how is the role and purpose of the teacher articulated differently and what are the implications of these different articulations for the work relationships, self-perception and effectivity of the teacher? It also draws attention to the wider meanings and possible implications of these attempts at reforming and restructuring educational provision and identifies a set of significant discursive differences between UK and US school reforms. Further, it begins to explore the implications of these reform attempts for teacher's work, as well as some of the ways in which 'the teacher' is conceptualised differently in each case. The paper draws on the work of Michel Foucault and theories of discourse. <![CDATA[Materialismo histórico e dialético: uma discussão sobre as categorias centrais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092007000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo apresenta as principais categorias que fundamentam o método materialista histórico e dialético desenvolvido por Marx, objetivando contribuir para a discussão metodológica da pesquisa em educação. Trata-se de tentar entender as dificuldades e desafios do estatuto teórico de obras marxianas e de autores que abordam tal concepção metodológica e que possibilitam compreender o sentido e a direção da educação no âmbito do modo de produção capitalista.<hr/>This paper presents the main categories which underpinning the dialectical and historical materialism method developed by Marx aiming at contributing to the discussion on the educational research methodology. It discusses the difficulties and challenges of the theoretical statute of Marx’ work as well as of the authors who address this methodological conception which help to understand the meaning and direction of the education in the field of the capitalist mode of production. <![CDATA[A teoria de Basil Bernstein: alguns aspectos fundamentais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092007000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo começa por fazer uma referência às obras de Basil Bernstein que constituem os marcos fundamentais da evolução do seu pensamento. Segue-se uma descrição pormenorizada dos modelos que contêm os principais conceitos da sua teoria - Modelo de Reprodução e Transformação Cultural e Modelo do Discurso Pedagógico - em que se explicita o significado teórico desses modelos e conceitos e se apresentam exemplos que concretizam a sua expressão ao nível de textos e contextos pedagógicos. O artigo inclui também os desenvolvimentos mais recentes do pensamento de Bernstein, explicitando as suas ideias sobre as formas que os discursos, sujeitos à transformação pedagógica, podem assumir - Discursos Verticais e Discursos Horizontais. Finalmente, aborda-se a teoria de Bernstein no quadro da investigação empírica, salientando-se o seu posicionamento epistemológico e explicitando o modelo de metodologia que ele preconizava como “motor” do desenvolvimento de qualquer teoria.<hr/>The article begins with a reference to the pieces of work that Basil Bernstein considered to have been the land-marks of the evolution of his thought. This is followed by a detailed description of the two models that contain the main concepts of his theory - Model of Cultural Reproduction and Transformation and Model of Pedagogic Dis-course - where the theoretical meaning of these models and concepts is explained and where are given some examples of how to put them into practice at the level of pedagogic texts and contexts. The article also includes the most recent developments of Bernstein’s thought by explaining his ideas about the forms discourses can take - Vertical and Horizontal Discourses. Finally, Bernstein’s theory is approached within the framework of the empirical research, highlighting his epistemological positioning and explicating the methodological model that he suggested should be the driving force of any theory. <![CDATA[Avaliação dos significados atribuídos pelos estagiários à metodologia e prática de ensino de biologia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092007000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho discute os resultados das avaliações da disciplina Metodologia e Prática de Ensino (MPE) de Biologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR), obtidos no período 2001-2003. A partir dos relatórios, artigos, elabo-ração espontânea de lista de palavras e de lista de palavras sugeridas para a construção de mapas conceituais realizou-se o levantamento dos significados da disciplina para os concluintes do curso. Para a análise das informa-ções foram considerados os aspectos técnicos, humanos e político-sociais da formação docente. A partir do con-junto das informações analisadas, conclui-se que os formandos do Curso de Licenciatura de Biologia atribuem significado para MPE, em ordem decrescente; a dimensão técnica, humana e político-social.<hr/>The work discusses the results of the evaluations of the discipline Methodology and Practice of Teaching (MPT) of Biology of the State University of Ponta Grossa obtained in the period 2001-2003. From the reports, articles, spon-taneous elaboration of list of words and of list of words suggested for the construction of conceptual maps it took place the survey of the meaning of the discipline for the concludes of the course. For the analysis of the informa-tion it was consider the technical aspects, humans and political-social of the educational formation. Starting from the group of the analyzed information, it is ended that the graduates of the Initial Teacher Training of Biology (called in Portuguese as Curso de Licenciatura) attributes meaning for MPT in decreasing order the technical, hu-man and political-social dimension. <![CDATA[Sobre os professores de história que atuam na rede municipal de ensino de Belo Horizonte: perfil e concepções de ensino]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092007000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esse artigo busca mapear o perfil e características dos professores de História da Rede Municipal de Belo Horizonte - MG e apresenta algumas concepções de História mantidas por eles. Evidencia a existência de um corpo docente bem informado, sedento de apoio, oportunidades e recursos para o desenvolvimento de uma prática mais criativa e significativa.<hr/>This paper presents the features of the teachers of History of the education municipal system of Belo Horizonte City (Minas Gerais State) and explores some of their conceptions of History. It shows that the group of teachers is well informed, interested in receiving support and having opportunities and resources for the development of a more creative and meaningful pedagogical practice. <![CDATA[La educación matemática en España]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092007000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A Educação Matemática na Espanha Este artigo apresenta um panorama atual da Educação Matemática na Espanha. O artigo apresenta: a) uma revisão das leis que conformaram o sistema educacional espanhol a partir da transição democrática; b) os grupos de trabalho, associações de professores e outras instituições que dirigem as atuais linhas de pesquisa na área de Educação Matemática e c) uma análise dos problemas do ensino de matemática em cada uma das etapas do sistema educacional. A partir das questões discutidas, algumas perspectivas para futuras pesquisas são apontadas.<hr/>This paper is an overview of the Mathematics Education in Spain. It presents: a) a review of the laws which have constituted the Spanish Educational System from the democratic overture; b) groups of work, teachers’ associations, and other institutions which have conducted the current research lines in Mathematics Education and c) an analysis of the problems of Mathematics teaching in each stage of the educational system. From these issues some future research perspectives are presented. <![CDATA[Ciclos de aprendizagem e reprovação escolar: reflexões sobre representações sociais de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092007000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo aborda aspectos da organização da escola em ciclos e sua relação com a reprovação escolar, com base na teoria das Representações Sociais e em estudos referentes aos ciclos. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 11 docentes de uma escola pública. A análise dos dados se apoiou na análise de conteúdo temática, análise lexical de conteúdo (software ALCESTE) e classificação espontânea de palavras. Os resultados apontam a reprovação como elemento central das relações de ensino-aprendizagem. Assim, as representações sociais dos professores mostram que fatores culturais se sobrepõem a fatores estruturais, sendo fundamental compreendê-las para o sucesso da escola organizada em ciclos.<hr/>This paper presents aspects of the organization of the school in cycles and its relation with the retention practices based on the Theory of Social Representation (TRS) as well as studies on the schooling in cycles in Brazil. The research involved the analysis of interviews with 11 teachers of the state school system. The data analysis involved: content analysis, lexical analysis of content (software ALCESTE), and spontaneous classification of words. The findings pointed out that the repetition as central element of the teaching-learning relationships. Thus, the social representations of the teacher indicate that cultural factors overlap structural factors and it is essential aspects to understand the implementation of the schooling in cycles policy. <![CDATA[Apropriação da escrita alfabética: é possível alfabetizar letrando aos seis anos?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092007000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta os principais resultados de um estudo de caso que teve por objetivo analisar a relação entre as práticas de alfabetização de uma professora que lecionava no 1º ano do 1º ciclo em uma escola de referência da Secretaria de Educação Municipal do Recife - PE e a aprendizagem dos alunos no que se refere ao ensino do Sistema de Escrita Alfabética. Foram utilizados como procedimentos metodológicos uma entrevista com a professora e a aplicação de uma diagnose com os alunos envolvendo atividades de escrita de palavras e texto. A análise dos resultados apontou que, possivelmente, a prática da professora baseada no “alfabetizar letrando” teria possibilitado a 87% dos alunos concluírem o ano na fase alfabética de escrita, produzindo textos coerentes e legíveis.<hr/>This article presents the main findings of a case study developed to analyze the relation between the practice of initial literacy of a teacher who taught to the 1st grade of 1st cycle of Primary School and the learning of the pupils as for the teaching of the System of Alphabetical Writing. The research was carried out in a municipal school of Recife City (Pernambuco State) in which students had high levels of attainment in a national testing. The research involved as methodological procedures an interview with the teacher and the application of one diagnose with the pupils involving activities of writing of words and text. The analysis of the findings pointed out that the practice of the teacher based on “Alfabetizar Letrando” (teaching literacy using a variety of texts and ways of organising the pedagogic practice) helped 87% of the pupils to finish the school year in the alphabetical phase of writing, producing coherent and legible texts. <![CDATA[O ensino da literatura na visualidade do cinema: a ficção dentro e fora da sala de aula]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092007000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo tem por objetivo averiguar as representações do ensino da literatura em três produções cinematográficas: Mentes perigosas, O carteiro e o poeta e Encontrando Forrester. A partir de um exame das principais concepções de Literatura, das relações entre literatura e cinema e de diversas concepções do ensino de Literatura, procedeu-se o exame de cenas selecionadas dos referidos filmes, de forma a configurar as coincidências e as diferenças de tais representações. Buscou-se examinar, entre outros, o papel (formal ou informal) do/da professor/a na aproximação dos aprendizes com o universo literário, a relação entre esse universo e o cotidiano de tais sujeitos, assim como a aproximação entre a leitura literária e a produção textual individual dos mesmos. Numa perspectiva ampla, propõe-se a possibilidade de explorar como o cinema vem representando e, ao mesmo tempo, produzindo o ensino da Literatura em diversos âmbitos.<hr/>This paper aims at analyzing representations of the teaching of literature in three different films: 'Dangerous Minds', 'Finding Forrester' (both Hollywood productions) and 'Il Postino' (an Italian production). From an investigation of the main concepts of literature, the relationships between literature and films and the different concepts of literature teaching, the author analyzes selected scenes from the films aiming at identifying both the coincidences and differences in their representations. It examines the role of the teacher in the process of introducing students to the literary world, the relationship between this world and their day-to-day lives, and the connection between this literary world and the students' writings. In a broader perspective, the paper proposes the possibilities of exploring the cinema in the teaching literature. <![CDATA[Dialogicidade e representações sociais: as dinâmicas da mente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092007000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo tem por objetivo averiguar as representações do ensino da literatura em três produções cinematográficas: Mentes perigosas, O carteiro e o poeta e Encontrando Forrester. A partir de um exame das principais concepções de Literatura, das relações entre literatura e cinema e de diversas concepções do ensino de Literatura, procedeu-se o exame de cenas selecionadas dos referidos filmes, de forma a configurar as coincidências e as diferenças de tais representações. Buscou-se examinar, entre outros, o papel (formal ou informal) do/da professor/a na aproximação dos aprendizes com o universo literário, a relação entre esse universo e o cotidiano de tais sujeitos, assim como a aproximação entre a leitura literária e a produção textual individual dos mesmos. Numa perspectiva ampla, propõe-se a possibilidade de explorar como o cinema vem representando e, ao mesmo tempo, produzindo o ensino da Literatura em diversos âmbitos.<hr/>This paper aims at analyzing representations of the teaching of literature in three different films: 'Dangerous Minds', 'Finding Forrester' (both Hollywood productions) and 'Il Postino' (an Italian production). From an investigation of the main concepts of literature, the relationships between literature and films and the different concepts of literature teaching, the author analyzes selected scenes from the films aiming at identifying both the coincidences and differences in their representations. It examines the role of the teacher in the process of introducing students to the literary world, the relationship between this world and their day-to-day lives, and the connection between this literary world and the students' writings. In a broader perspective, the paper proposes the possibilities of exploring the cinema in the teaching literature. <![CDATA[Questões jurídicas do sistema de reserva de vagas na universidade brasileira: um estudo comparado entre a UERJ, a UNB e a UNEB]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092007000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo tem por objetivo averiguar as representações do ensino da literatura em três produções cinematográficas: Mentes perigosas, O carteiro e o poeta e Encontrando Forrester. A partir de um exame das principais concepções de Literatura, das relações entre literatura e cinema e de diversas concepções do ensino de Literatura, procedeu-se o exame de cenas selecionadas dos referidos filmes, de forma a configurar as coincidências e as diferenças de tais representações. Buscou-se examinar, entre outros, o papel (formal ou informal) do/da professor/a na aproximação dos aprendizes com o universo literário, a relação entre esse universo e o cotidiano de tais sujeitos, assim como a aproximação entre a leitura literária e a produção textual individual dos mesmos. Numa perspectiva ampla, propõe-se a possibilidade de explorar como o cinema vem representando e, ao mesmo tempo, produzindo o ensino da Literatura em diversos âmbitos.<hr/>This paper aims at analyzing representations of the teaching of literature in three different films: 'Dangerous Minds', 'Finding Forrester' (both Hollywood productions) and 'Il Postino' (an Italian production). From an investigation of the main concepts of literature, the relationships between literature and films and the different concepts of literature teaching, the author analyzes selected scenes from the films aiming at identifying both the coincidences and differences in their representations. It examines the role of the teacher in the process of introducing students to the literary world, the relationship between this world and their day-to-day lives, and the connection between this literary world and the students' writings. In a broader perspective, the paper proposes the possibilities of exploring the cinema in the teaching literature. <![CDATA[Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092007000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo tem por objetivo averiguar as representações do ensino da literatura em três produções cinematográficas: Mentes perigosas, O carteiro e o poeta e Encontrando Forrester. A partir de um exame das principais concepções de Literatura, das relações entre literatura e cinema e de diversas concepções do ensino de Literatura, procedeu-se o exame de cenas selecionadas dos referidos filmes, de forma a configurar as coincidências e as diferenças de tais representações. Buscou-se examinar, entre outros, o papel (formal ou informal) do/da professor/a na aproximação dos aprendizes com o universo literário, a relação entre esse universo e o cotidiano de tais sujeitos, assim como a aproximação entre a leitura literária e a produção textual individual dos mesmos. Numa perspectiva ampla, propõe-se a possibilidade de explorar como o cinema vem representando e, ao mesmo tempo, produzindo o ensino da Literatura em diversos âmbitos.<hr/>This paper aims at analyzing representations of the teaching of literature in three different films: 'Dangerous Minds', 'Finding Forrester' (both Hollywood productions) and 'Il Postino' (an Italian production). From an investigation of the main concepts of literature, the relationships between literature and films and the different concepts of literature teaching, the author analyzes selected scenes from the films aiming at identifying both the coincidences and differences in their representations. It examines the role of the teacher in the process of introducing students to the literary world, the relationship between this world and their day-to-day lives, and the connection between this literary world and the students' writings. In a broader perspective, the paper proposes the possibilities of exploring the cinema in the teaching literature.