Scielo RSS <![CDATA[Práxis Educativa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1809-430920080001&lang=pt vol. 03 num. 01 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092008000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[O ensino da pesquisa para a diversidade da pesquisa em educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092008000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A preocupação expressa pelo governo e outras agências financiadoras e consumidores de pesquisas a respeito da qualidade e relevância da pesquisa na área da educação afeta não somente o tipo de pesquisa que está sendo desenvolvida como também o modo como os pesquisadores são formados. O imperativo econômico do “gasto racional de recursos financeiros” da pesquisa e pelos pesquisadores levou, por exemplo, a formação de alunos de pesquisa ser vista cada vez mais em termos de treinamento numa ampla quantidade de habilidades genéricas que podem ser aplicadas na investigação de uma vasta quantidade de formas de pesquisa numa grande variedade de contextos. Enquanto a amplitude na educação de pesquisadores tem claras vantagens tanto para a carreira dos pesquisadores individuais quanto para a comunidade de pesquisadores em geral, existe alguma tensão entre essa abordagem e a visão mais estabelecida de um grau de pesquisa como uma indução que avança para dentro de um domínio estreito de conhecimento e a produção de uma identidade acadêmica altamente especializada. Existem desenvolvimentos adicionais que desgastam essa noção de especialização, como por exemplo o crescimento do método misto de pesquisa, o qual tem o potencial de desafiar a polarização da pesquisa qualitativa e quantitativa e altera os lugares e os agentes da pesquisa educacional expressada pelo crescimento de doutorados profissionalizantes, os quais poderiam desafiar ainda mais a universidade como sendo uma instituição dominante na produção de conhecimento educacional. Este artigo explora o que esses desenvolvimentos significam para o ensino da pesquisa e mostra como trabalhar em colaboração para desenvolver tanto pesquisadores profissionais como profissionais que fazem pesquisas e conciliar a aquisição de habilidades com a sua introdução em domínios especializados de conhecimento. Isso envolve a exploração tanto de uma estrutura abrangente para se pensar nos processos de fazer pesquisas como nos exemplos práticos específicos. Subjacente à abordagem tomada existe um compromisso geral com o ensino da pesquisa, ao invés do treinamento e o ensino de métodos e o desejo de assegurar dinamismo e diversificação em pesquisa educacional, em termos de abordagem, foco substancial e orientação teórica e de lugares, práticas e agentes de produção de conhecimento.<hr/>Abstract Concern expressed by government and other funding agencies and consumers of research, about the quality and relevance of research in the field of education affects not only the kind of research is conducted but also the way in which we educate researchers. The economic imperative for ‘value for money’ from research and researchers has, for instance, led to the education of research students to be seen increasingly in terms of training in a range of generic skills that can be applied to the investigation of a range of forms of research problem in a variety of contexts. Whilst breadth in the education of researchers has clear advantages, both for the careers of individual researchers and the wider research community, there is some tension between this approach and the more established view of a research degree as an induction into a narrow domain of knowledge and the production of a highly specialised academic identity. There are further developments that erode this notion of specialisation, for instance the growth of mixed method research, which has the potential to challenge the polarisation of qualitative and quantitative research, and shifts in the sites and agents of educational research signified by the growth of professional doctorates, which could further challenge the university as a dominant institution in the production of educational knowledge. In this paper I will explore what these developments mean for the teaching of research and consider how we can work collaboratively to develop both professional researchers and researching professionals, and reconcile the acquisition of skills with induction into specialised knowledge domains. This will involve exploration of both an overarching framework for thinking about the processes of doing research and specific examples of practice. Underlying the approach taken is a general commitment to research education, rather than to training and the teaching of methods, and the desire to ensure dynamism and diversity in educational research, in terms of approach, substantive focus and theoretical orientation, and of sites, practices and agents of knowledge production. <![CDATA[The teachers and diffusion of recent History of Argentina: between curriculum and .context]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092008000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste artigo é analisar a incorporação do passado argentino recente - tanto como conteúdo de ensino quanto comemoração - por meio do estudo dos problemas e perguntas que aparecem nas escolas e entre os professores. Através de entrevistas a docentes do Ensino Médio da cidade e da província de Buenos Aires - atores educativos centrais - pudemos identificar que as tensões se articulam com a própria história do ensino de história, as tradições escolares e os diversos climas institucionais que estimulam, toleram, incentivam ou resistem a uma história próxima, complexa e traumática dos anos 70. Deste modo, podemos advertir que, com algumas dificuldades e resistências, a escola é percebida como um espaço para a transmissão e construção da memória.<hr/>Abstract The aim of this article is to analyze the incorporation of the recent past in Argentina - as much as teaching content as celebration - through the study of problems and questions that appear in schools and among teachers. Through interviews of middle school teachers from the city and state of Buenos Aires - the principal educational actors - we can identify that tensions relate to the history of the study of history, which limited, encouraged or resisted the nearby history of the complex and traumatic 1970s. In this way, we can observe that, with certain difficulties and resistances, the school is perceived as a space for the transmission and construction of memory.<hr/>Resumen El objetivo de este artículo es analizar la incorporación del pasado argentino reciente -en tanto contenido de enseñanza y conmemoración- indagando los problemas y preguntas que aparecen en las escuelas y entre los profesores. A través de entrevistas a docentes de nivel medio de Ciudad y Provincia de Buenos Aires - actores educativos claves-, hemos podido rastrear que las tensiones se articulan con la propia historia de la enseñanza de la historia, las tradiciones escolares y los diversos climas institucionales que estimulan, toleran, desalientan o resisten la historia cercana, compleja y traumática de los años ’70. Asimismo, hemos podido advertir que, aun con algunas dificultades y resistencias, la escuela es percibida como un espacio para la transmisión y construcción de la memoria <![CDATA[Teoria e prática na formação docente: estudo das políticas educacionais brasileiras e cubanas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092008000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Historicamente, a relação entre teoria e prática no processo de formação docente tem se apresentado como um problema de difícil solução. Ainda que se busque a prática como fundamento da teoria e meio de conhecimento da realidade, as práticas de ensino, em geral, se mostram como campos de aplicação da teoria. As mudanças pelas quais vem passando a legislação brasileira no que se refere à formação de professores, decorrentes de ajustes pelos quais atravessa o mundo do trabalho e influências de organismos multilaterais, têm privilegiado a prática em detrimento da teoria. A efetiva relação entre teoria e prática é um processo indissociável, que não dissolve uma dimensão na outra. Por essa razão, por meio do convênio CAPES/MES-Cuba, a pesquisa desenvolve um estudo comparado entre Brasil e Cuba, país que, atualmente, está adotando uma proposta de graduação inovadora nessa perspectiva, unindo ensino e trabalho, tendo em vista a universalização da educação superior. A base metodológica considerada, no presente trabalho é fundamentada em Gramsci, pensador que reflete sobre o papel dos intelectuais na transformação da sociedade e apóia-se no materialismo histórico e dialético de Marx, que leva em consideração as contradições inerentes ao processo analisado. O objetivo é, por meio de estudos comparados, contribuir para a busca de soluções dos problemas apresentados pelas atuais políticas de formação dos professores com vistas a uma educação de qualidade e promoção de intercâmbio na área de educação comparada.<hr/>Abstract Historically, the relationship between theory and practice in the process of initial teaching training has presented itself as a problem of difficult solution. Even when practice is sought as the basis for theory and as a way of knowing about reality, teaching practices in general show themselves as fields of theory application. The changes through which the Brazilian legislation has been passing in relation to teacher training, which arise from changes in the work field and from the influence of multilateral organizations, have privileged practice over the theory. The actual link between theory and practice is an indivisible process where one dimension is not dissolved in the other. For this reason, through the CAPES/MES-Cuba agreement, this research develops a comparative study between Brazil and Cuba. This latter country is nowadays adopting an innovative proposal for graduation, bringing together education and work and having as a goal the generalization of the Higher Education. The methodological basis considered in the present work is built upon Gramsci, a thinker who ponders on the role of intellectuals on social changes and who supports himself on Marx’s historical and dialectical materialism, which considers the inherent contradictions of the analyzed process. The goal is to contribute in the search of solutions for the problems presented by contemporary policies of teaching formation through comparative studies, always focusing in quality education and the promotion of interchange experiences in the area of compared education. <![CDATA[O pensamento burguês na organização do trabalho didático moderno]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092008000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo discute o pensamento burguês que se institui e se desenvolve antes do período clássico do liberalismo, objetivando a análise da produção da escola constituída pela burguesia na época moderna. Com base nas idéias do pedagogo Wolfgang Ratke busca-se responder as seguintes questões: como a forma mais avançada da produção da vida material produz novas funções da educação e as relaciona às necessidades exigidas pela sociedade? O que de realmente novo começa a se instituir para a sociedade e para a educação, no começo dos movimentos sociais burgueses?<hr/>Abstract This article discusses the bourgeois thought which emerged before the classic period of liberalism with the production of the bourgeois school constituted at the modern time, in the background. Based on Wolfgang Ratke’s writings it searches to answer the following questions: what can be placed as more advanced, in the production of material life, in the use of human labour, in order to relate the functions of the school with the necessities of society? What of really new has been starting for society and education, in the beginning of the bourgeois social movements? <![CDATA[Pedagogia do engajamento: considerações sobre a desumanização e as possibilidades de sua superação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092008000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo apresenta uma interpretação do humanismo materialista de perspectiva marxiana e sua relação com a educação. Inicialmente conceitua-se o homem como um ser de práxis, ou melhor, como ser natural, social e cultural que se constitui historicamente a partir de sua prática produtiva, sócio - política e simbólica. Além disso, afirma-se a desumanização do homem pelas relações que estabelece com a natureza, com a sociedade e com a cultura no contexto atual. O desafio, portanto, que se apresenta aos que pretendem a re-humanização é o de se estabelecer um método, fundado em princípios que possam re-orientar o homem para em direção à sua própria humanização, ou seja, reeducá-lo de forma a reengajar-se com sua dimensão natural, social e cultural, aviltadas pela dinâmica da sociedade capitalista em sua atual fase de desenvolvimento<hr/>Abstract This paper presents an interpretation of materialist humanism based on Marx’s work and its relationship with education. Initially, it conceptualises man as a being of praxis, or rather, like a natural, social and cultural being which is historically constituted from its productive, social, political and symbolic practices. Besides this, it reaffirms the dehumanization of man as a result of the relationship established with nature, society and culture in the current context. The challenge to those who intend re-humanization is to establish a method based on principles that could re-orient man towards his own humanization: that is to re-educate men in such a way that they can re-engage themselves with their natural, social and cultural dimensions, despite being mistreated by the dynamics of capitalist society in its current stage of development. <![CDATA[Ensino fundamental de nove anos: bases legais de sua implantação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092008000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo discute a ampliação do Ensino Fundamental de oito para nove anos como uma política de inclusão social em que o Estado assume a garantia de acesso à escolaridade obrigatória e gratuita a todas as crianças na faixa etária de seis anos. Esta é uma política educacional de caráter afirmativo e sua efetivação, de fato, demanda pensá-la em seus aspectos políticos, administrativos e pedagógicos.<hr/>Abstract This paper discusses the extension of Primary Education from eight to nine years, as a policy of social inclusion in which the State guarantees access to free compulsory schooling for all children of six years of age. This educational policy has an affirmative character and its effective implementation demands consideration of political, administrative and pedagogical aspects. <![CDATA[Educação ambiental com pescadores artesanais: um convite à participação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092008000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este trabalho busca apontar elementos constitutivos de uma educação ambiental transformadora à luz da teoria crítica e do materialismo histórico dialético. Para tanto, foram desenvolvidos estudos com grupos de pescadores artesanais do entorno do estuário da Lagoa dos Patos (RS). A metodologia utilizada teve como base a observação e a pesquisa participante, através da análise de aspectos didáticos e pedagógicos que se inserem nas ações que objetivam compartilhar responsabilidades no regramento e uso dos recursos pesqueiros da região. Dessa forma, o trabalho aponta para aspectos estruturantes de uma política pública de educação ambiental, afirmando ser imprescindível a participação dos envolvidos e uma profunda reflexão das condições histórico-econômico-sócioambiental que permeiam as relações sociais e culturais dos pescadores artesanais.<hr/>Abstract This paper aims at bringing up constitutive elements of a transformative environmental education, using the appreciation of critical theory and dialectic historical materialism. Therefore, studies with artesanal fisherman communities in the region around the estuary of Patos Lagoon were accomplished. The methodology was based on observation and participatory research through the analysis of didactics and pedagogical aspects which are inserted in the actions that aim at sharing responsibilities within the regulation and the use of fishing resources in the region. Thus, the study points at structuring aspects of a public politics concerned with environmental education, claiming the necessity of both the participation of involved people and a deep reflection of the environmental-socio-economic-historical conditions within artesanal fishermen’s social and cultural relations <![CDATA[A formação inicial do professor de matemática: aprendizagem da Geometria e atuação docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092008000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tem como objetivo discutir a formação dos professores de Matemática para ensinar Geometria. A investigação, da qual deriva este artigo, teve origem a partir da experiência profissional da autora com o ensino de Matemática e a literatura sobre Geometria e seu ensino. Tem por objetivo investigar como o ensino de Geometria se desenvolvia nas escolas de Ensino Fundamental e os saberes para ensiná-la, segundo a visão de professores de Matemática iniciantes e experientes, utilizando a entrevista e o estudo de caso. Com relação à formação desses professores, os experientes aprenderam melhor Geometria e formas diferentes de ensiná-la do que os iniciantes; todos atribuíram sua formação tanto ao curso de Licenciatura quanto ao âmbito da prática, indicando que o desenvolvimento profissional tem ocorrido com o tempo, com a experiência de sala de aula e com outros como cursos e trocas com os pares.<hr/>Abstract The purpose of this study was to discuss the development of Mathematics teachers in order to enable them to teach Geometry. The investigation was based on both the professional experience acquired through Math teaching and the Geometry bibliography and teaching, and aimed at investigating the Geometry teaching in Middle School (5th - 8th grade) and the teachers’ background based on the accounts of experienced and less experienced Math teachers and the study cases performed with them. Experienced teachers not only learned Geometry better but also learned different ways to teach it when compared to the less experienced ones. They all accredited their development to their undergraduate program in college and teacher practice, showing that professional growth occurs with time, classroom life, courses, information-exchanging with other teachers and teacher training. <![CDATA[A fenomenologia e suas contribuições para a educação matemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092008000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo apresenta apontamentos sobre a Fenomenologia e sua possibilidade de utilização como método de pesquisa qualitativa. A partir dessa compreensão, são apresentadas algumas considerações sobre a sua aplicação em investigações para o campo da Educação Matemática<hr/>Abstract This paper intends to present our understanding in relation the phenomenology and its possibility of use as method of qualitative research. From this understanding, it presents some interpretations about its application to the Mathematics Education research field. <![CDATA[Saberes docentes e autonomia dos professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092008000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo apresenta apontamentos sobre a Fenomenologia e sua possibilidade de utilização como método de pesquisa qualitativa. A partir dessa compreensão, são apresentadas algumas considerações sobre a sua aplicação em investigações para o campo da Educação Matemática<hr/>Abstract This paper intends to present our understanding in relation the phenomenology and its possibility of use as method of qualitative research. From this understanding, it presents some interpretations about its application to the Mathematics Education research field. <![CDATA[Ciclos em Revista (Volume 3): a aprendizagem em diálogo com as diferenças]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092008000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo apresenta apontamentos sobre a Fenomenologia e sua possibilidade de utilização como método de pesquisa qualitativa. A partir dessa compreensão, são apresentadas algumas considerações sobre a sua aplicação em investigações para o campo da Educação Matemática<hr/>Abstract This paper intends to present our understanding in relation the phenomenology and its possibility of use as method of qualitative research. From this understanding, it presents some interpretations about its application to the Mathematics Education research field. <![CDATA[Infâncias: cidades e escolas amigas das crianças]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092008000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo apresenta apontamentos sobre a Fenomenologia e sua possibilidade de utilização como método de pesquisa qualitativa. A partir dessa compreensão, são apresentadas algumas considerações sobre a sua aplicação em investigações para o campo da Educação Matemática<hr/>Abstract This paper intends to present our understanding in relation the phenomenology and its possibility of use as method of qualitative research. From this understanding, it presents some interpretations about its application to the Mathematics Education research field.