Scielo RSS <![CDATA[Práxis Educativa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1809-430920080002&lang=es vol. 03 num. 02 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[pt]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092008000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Bernstein and the Middle Class]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092008000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo explora as contribuições de Basil Bernstein para a discussão sobre educação e classe social e, de forma particular, a relevância de seu trabalho para a compreensão da classe média britânica. Bernstein é um dos poucos sociólogos da educação a reconhecer e explorar as diferenças e tensões no interior da classe média. Partimos da discussão, em linhas gerais, de algumas das influências da teorização de Bernstein sobre classe social e, em seguida, sublinhamos suas principais idéias acerca da relação entre classe média e educação. Investigamos, então, a relevância do seu trabalho para a pesquisa sobre educação e diferenciação no interior da classe média, partindo dos dados obtidos no nosso projeto “Destinados para o Sucesso”. Esse projeto traçou as biografias educacionais de 300 jovens, homens e mulheres, desde o início da sua promissora carreira educacional na escola secundária até os 25 anos de idade. Sustentamos que as distintas disposições e orientações da “nova” e da “velha” classe média propostas por Bernstein são evidentes nas preferências paternas por tipos de escolas, processos de engajamento dos alunos e, por fim, nas identidades diferenciadas da classe média.<hr/>Abstract This paper explores Basil Bernstein’s insights into education and social class, and in particular the relevance of his work for understanding the British middle class. Bernstein is one of the few sociologists of education to recognise and explore differences and tensions within the middle class. We begin by exploring some of the influences of Bernstein’s theorization of social class in general, and outline his main ideas on the relationship between the middle class and education in particular. We then examine the relevance of his work for research on education and middle-class differentiation through drawing on data from our ‘Destined for Success’ project. This project traced the educational biographies of 300 young men and women from the beginning of their promising educational secondary school career to their mid-twenties. We argue that the distinctive dispositions and orientations of the ‘new’ and ‘old’ middle class proposed by Bernstein are evident within parental preferences for types of school, processes of student engagement and, ultimately, differentiated middle-class identities. <![CDATA[Assessment in schooling organized in cycles: postponing exclusion?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092008000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo apresenta reflexões teóricas acerca do campo da avaliação da aprendizagem, discutindo a necessidade de se re-significar a avaliação em escolas organizadas em Ciclos de Formação Humana. Destaca-se, no texto, a relação existente entre a lógica da escola seriada e a prática de uma avaliação baseada na meritocracia e na classificação. A crítica apresentada dirige-se à problemática da não-reprovação que, ao contrário de promover a qualidade do ensino a partir da ampliação de tempo e espaço para a aprendizagem dos alunos, pode tornar-se meramente o adiamento da sua exclusão<hr/>Abstract This paper presents some theoretical reflections on assessment, discussing the need for changing the meaning of assessment in schools organized in cycles. It develops the relationship between the logic of the graded school and the practice of student assessment based on meritocracy and classification. It presents a criticism of non-retention practices which, instead of promoting teaching quality through increasing time and space for students’ learning, can only postpone student exclusion <![CDATA[Processo de internalização da função docente: uma herança cultural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092008000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo mostra como a herança cultural interfere no processo de internalização da docência. Na pesquisa que o fundamenta são analisados os resultados de um questionário preenchido por 42 professores da Universidade Federal do Piauí, com base na abordagem histórico-cultural. Constata-se que a atividade docente é influenciada tanto pelos processos formativos (que mudam a forma como o licenciado ou o bacharel ensina) quanto pela maneira como se aprende a ser professor, durante o exercício da docência. Conclui-se que os pesquisados internalizaram a função docente reproduzindo modelos clássicos de ser e estar professor.<hr/>Abstract This paper points out how cultural heritage interferes with the process of internalizing teaching. The research involved the analysis of 42 questionnaires completed by lecturers of the Federal University of Piauí State (Brazil). The data collected were analyzed using Historical and Cultural approaches. It was discovered that the teachers’ activities were influenced by formative processes (the way in which the lecturers teach), as well as by the way they learn ‘how to be a lecturer’ through personal experience. It is concluded that the subjects of the research internalized the style of teaching reproducing the classic models of being lecturers. <![CDATA[The of in-service teacher national network training, the pró-letramento programme, and the ways of ‘forming’ teachers]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092008000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Neste artigo, são analisadas as possibilidades de construção da autonomia profissional de professores participantes do Programa Pró-Letramento, lançado pelo MEC em 2006, como parte da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica. A pesquisa envolveu a realização de entrevistas com os três principais gestores do Programa no município de Duque de Caxias - RJ. Concluiu-se que é possível identificar, no programa investigado, a permanência de um modelo de formação aplicacionista<hr/>Abstract This article analyses the possibilities for constructing the professional autonomy of the teachers involved in a special program of continuous teacher training called Programa Pró-Letramento, launched by the Ministry of Education in 2006, as a part of the National Network of Continuous Teacher Training of Basic Education Teachers. The research involved interviews carried out with the three main coordinators of the program in the Duque de Caxias City (Rio de Janeiro State). It was possible to conclude that the program investigated has reproduced the pragmatic model of continuous teacher training. <![CDATA[As percepções docentes sobre a dimensão metodológica no processo ensino-aprendizagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092008000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Neste artigo analisam-se depoimentos de professores de Ciências e Matemática - alunos de um Curso de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática - os quais participaram de uma pesquisa que teve por objetivo identificar os princípios que fundamentam a ação docente em atividades de sala de aula. Para a identificação desses princípios foi procedida a análise de textos escritos pelos professores-sujeitos da pesquisa, nos quais apresentavam respostas a questões sobre sua prática pedagógica. Dentre as várias constatações propiciadas pela pesquisa, destaca-se a de que é necessário diversificar os procedimentos metodológicos usados em sala de aula, contextualizando o objeto de estudo, partindo dos conhecimentos prévios dos alunos e oportunizando a eles a construção de conhecimentos cada vez mais complexos, que contribuam para a formação de cidadãos críticos.<hr/>Abstract This article analyses the reports of Science and Maths’ teachers, who were students on a Master’s degree course in Sciences and Mathematics Education. The research aims at identifying the principles which underpin the pedagogic work of the teachers involved in the research. In order to identify these principles, an analysis was made of the texts written by the teachers answering questions related to their pedagogic practices. Among the several conclusions, the paper emphasises that it is necessary to diversify methodological procedures in the classroom, contextualizing the content, and departing from the students’ previous knowledge, aiming to guarantee them the development of more complex knowledge which contributes to the formation of critical citizens. <![CDATA[Indicadores de negociação na elaboração de propostas educacionais no ensino-aprendizagem de física]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092008000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Neste artigo apresentam-se análises e discussões sobre indicadores de negociação na elaboração de propostas educacionais em Física, a partir de dados coletados em pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado), da Universidade Estadual de Ponta Grossa. A concepção de pesquisa utilizada foi a investigação educacional de perspectiva emancipatória, em abordagem etnográfica. Os dados foram constituídos por registros escritos em “diário de campo”, transcrições de gravações em áudio e trabalhos escritos elaborados pelos alunos de graduação, e foram analisados conforme roteiro e análise de negociações. Explicitam-se, no decorrer do texto, aspectos da análise de negociações efetuada na referida pesquisa - abordagem, dimensões, indicadores, elementos (epistemológicos e sociológicos) e fases. Os indicadores de negociação são destacados na identificação de recortes de análise desencadeadores desse processo analítico.<hr/>Abstract In this work, some analysis and discussion of indicators of negotiation in the process of developing Physics educational proposals are presented, based on data collected from research developed in the Post-Graduate Program in Education - Master’s Degree in Education, at State University of Ponta Grossa-UEPG/PR. The concept of research utilized was educational action research, in an emancipatory way, combined with an ethnographic approach. The data constituted written reports in a “field-diary”, audio-recording transcriptions and written works by graduation students, which were then analyzed according to a route and negotiation analysis. This paper makes explicit the following aspects of negotiation analysis: approach, dimensions, indicators, elements (epistemological and sociological) and phases. The negotiation indicators were highlighted from the extracts of those episodes which release these processes. <![CDATA[A look at History-teaching practices based on a narrative approach]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092008000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Um olhar sobre as práticas do ensino de história numa perspectiva narrativa Este artigo demonstra o impacto de um enfoque didático fundamentado no ensino de História a partir do uso de relatos e a imaginação histórica. Esta pesquisa esteve marcada por uma perspectiva multidisciplinar que combinou as contribuições da crítica literária, da história da leitura, os estudos sobre a narrativa e a sociologia da cultura. A pesquisa centrou-se no espaço específico que é a escola, a aula, lugar onde a maioria dos sujeitos insere-se na cultura escrita e na aprendizagem das disciplinas. Numa perspectiva metodológica, foram articulados certos princípios da etnografia escolar e algumas das suas técnicas de levantamento de dados e da observação participante, os registros de classe e as entrevistas. As principais fontes de dados foram os próprios trabalhos escritos dos alunos que participaram da nossa experiência didática.<hr/>Resumen En este articulo se demuestra el impacto de un enfoque didáctico fundamentado en la enseñanza de historia a partir da utilización de relatos y la imaginación histórica. Esta pesquisa estuvo marcada por una perspectiva multidisciplinar que mescla las contribuciones de la crítica literaria, historia de la literatura, los estudios sobre la narrativa y la sociologia de la cultura. La pesquisa se centro en el espacio especifi co que es la escuela, la clase, lugar donde la mayoría de los individuos se integran a la cultura escrita, y en la enseñanza de las disciplinas. Dentro de una perspectiva metodológica, fueron articulados ciertos principios de la etnografía escolar y algunas de sus técnicas de levantamento de datos y de observación participativa, los registros de clase y las entrevistas. Las principales fuentes de datos fueron los propios trabajos escritos por los alumnos que participarán de nuestra experiencia didáctica.<hr/>Abstract This paper demonstrates the impact of a didactic approach based on the teaching of History from the use of narrative accounts and historical imagination. The research was marked by a multidisciplinary perspective which brought together contributions from literary criticism, the history of reading, studies of narrative, and the sociology of culture. The research focused on school and classes - which are spaces in which students have the access to the written culture and the learning. In relation to methodological issues, the research articulates principles of educational ethnography, participant observation, accounts and interviews. The main source of data was the writings of the students involved in the didactic experiment. <![CDATA[Non-formal education projects in Ponta Grossa City: analysis of the curriculum and practices]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092008000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo apresenta um estudo sobre a Educação Não-Formal na cidade de Ponta Grossa - PR. O objetivo da pesquisa foi descrever e analisar o currículo de três projetos de Educação Não-Formal. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e questionários aplicados aos responsáveis pelos projetos investigados e aos professores neles envolvidos. Constatou-se que os projetos possuíam uma flexibilização curricular e utilizavam metodologias inovadoras, que visavam a uma nova forma de aprender através de eixos temáticos voltados para a cidadania. Concluiu-se que a função dos projetos de Educação Não-Formal não é reproduzir as mesmas atividades da escola formal, mas auxiliar a construção da cidadania dos participantes através do acesso à cultura, à arte, ao lazer e à informação<hr/>Abstract This paper presents a study of non-formal education in Ponta Grossa City - Paraná State. The research aims at describing and analysing three projects of non-formal education. The data were collected through interviews and questionnaires completed by the coordinators and teachers involved in the projects. It was possible to establish that the projects had a flexible curriculum and applied innovative methodologies towards the construction of citizenship. It concludes that the function of non-formal education projects is not to reproduce the same activities as at formal school, but to develop the citizenship of the participants through access to culture, arts, leisure, and information. <![CDATA[Educação e cooperação nos assentamentos do MST]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092008000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo apresenta um estudo sobre a Educação Não-Formal na cidade de Ponta Grossa - PR. O objetivo da pesquisa foi descrever e analisar o currículo de três projetos de Educação Não-Formal. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e questionários aplicados aos responsáveis pelos projetos investigados e aos professores neles envolvidos. Constatou-se que os projetos possuíam uma flexibilização curricular e utilizavam metodologias inovadoras, que visavam a uma nova forma de aprender através de eixos temáticos voltados para a cidadania. Concluiu-se que a função dos projetos de Educação Não-Formal não é reproduzir as mesmas atividades da escola formal, mas auxiliar a construção da cidadania dos participantes através do acesso à cultura, à arte, ao lazer e à informação<hr/>Abstract This paper presents a study of non-formal education in Ponta Grossa City - Paraná State. The research aims at describing and analysing three projects of non-formal education. The data were collected through interviews and questionnaires completed by the coordinators and teachers involved in the projects. It was possible to establish that the projects had a flexible curriculum and applied innovative methodologies towards the construction of citizenship. It concludes that the function of non-formal education projects is not to reproduce the same activities as at formal school, but to develop the citizenship of the participants through access to culture, arts, leisure, and information. <![CDATA[Música midiática e o gosto musical das crianças]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092008000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo apresenta um estudo sobre a Educação Não-Formal na cidade de Ponta Grossa - PR. O objetivo da pesquisa foi descrever e analisar o currículo de três projetos de Educação Não-Formal. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e questionários aplicados aos responsáveis pelos projetos investigados e aos professores neles envolvidos. Constatou-se que os projetos possuíam uma flexibilização curricular e utilizavam metodologias inovadoras, que visavam a uma nova forma de aprender através de eixos temáticos voltados para a cidadania. Concluiu-se que a função dos projetos de Educação Não-Formal não é reproduzir as mesmas atividades da escola formal, mas auxiliar a construção da cidadania dos participantes através do acesso à cultura, à arte, ao lazer e à informação<hr/>Abstract This paper presents a study of non-formal education in Ponta Grossa City - Paraná State. The research aims at describing and analysing three projects of non-formal education. The data were collected through interviews and questionnaires completed by the coordinators and teachers involved in the projects. It was possible to establish that the projects had a flexible curriculum and applied innovative methodologies towards the construction of citizenship. It concludes that the function of non-formal education projects is not to reproduce the same activities as at formal school, but to develop the citizenship of the participants through access to culture, arts, leisure, and information.