Scielo RSS <![CDATA[Práxis Educativa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1809-430920090001&lang=pt vol. 04 num. 01 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092009000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Saberes, conhecimentos e as pedagogias das perguntas e das respostas: atualidade de antigos conflitos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092009000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This article points out some essential issues related to how the teaching practices deal knowledge and knowledge historically accumulated by mankind. In the field of education, the various forms of approaching this relation can be categorized into “teaching based on questions” and “teaching based on answers”. To this end, the dialectic relation between questions and answers as the basis of knowledge production and knowledge appropriation is taken as the starting point. Some examples taken from the history of theories of education can illustrate the basic issues concerning teacher education. <![CDATA[Educação básica no século XXI: o projeto do organismo “Todos pela Educação”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092009000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Analisa-se, no presente trabalho, o organismo denominado “Todos pela Educação”, sob o prisma das relações de hegemonia e suas propostas para a Educação Básica. De modo especial, examina-se o papel dessa entidade na atual configuração da sociedade civil brasileira, bem como sua inserção no movimento político-empresarial em curso no país na atualidade, procurando indicar o significado de suas proposições para a educação das massas no Brasil. O referencial teórico-metodológico é fundamentado no pensamento gramsciano. O estudo conclui que o fortalecimento político do organismo “Todos Pela Educação” representa um desafio para se pensar criticamente a educação da classe trabalhadora e os fundamentos das políticas educacionais no Brasil de hoje.<hr/>This article analyses the project called “Everybody for Education” from the perspective of hegemonic relations and their proposals for Basic Education. The article examines the role of the project in current Brazilian society as well as its insertion in the political-business movement in course in the country. This is done in an attempt to demonstrate the meaning of these proposals to mass education in Brazil. The theoretical-methodological framework for the study is based on Gramsci’s ideas. The study points out that the political strengthening of the project “Everybody for Education” challenges the need to reflect critically about the education of the working class and also reflect about the foundations of educational policies in Brazil. <![CDATA[A educação das crianças pequenas como estratégia para a contenção da pobreza: análise de iniciativas dos organismos internacionais em curso na América Latina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092009000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo são analisadas as indicações dos Organismos Internacionais objetivadas via projetos e programas na América Latina para a Educação Infantil. Foram analisadas três iniciativas em ação, buscando apreender as concepções e lógica que as sustentam, bem como suas similitudes e divergências. A análise fundamentou-se no referencial analítico de políticas de Roger Dale e nos estudos de Shiroma, Campos e Garcia. Concluiu-se que a educação é tomada como estratégia fundamental para gerar equidade; e a Educação Infantil, como estratégia privilegiada para interromper aquilo que designam como “círculo vicioso da pobreza”, suplantando-se a concepção de Educação Infantil como um bem público de direito de todas as crianças e famílias.<hr/>This paper analyzes the guidelines of international organizations to projects and programs in Latin America to Early Education. Three initiatives have been analyzed in search of understanding the conceptions and logic that support them as well as the similarities and differences among the initiatives. The analysis was based on Roger Dale’s framework for policy analysis and on the studies by Shiroma, Campos and Garcia. The study suggests that education is seen as a fundamental strategy to provide equity and that, Early Education, is seen as a privileged strategy to stop the “poverty vicious circle”, overcoming, this way, the conception of Early Education as a public right to all children and families. <![CDATA[Abordagem sobre um tema complexo de história: a relação entre finalidades da educação, poder e interesses]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092009000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Busca-se, neste artigo, analisar criticamente as finalidades da educação. Nas raízes de uma crítica ao escolanovismo, o texto aponta que o fenômeno social da propaganda perpassa todos os objetivos, interesses e realizações das elites de formação industrial-burguesa, controladoras do Estado moderno. O referencial gramsciano, enquanto favorece a interlocução com Chomsky e sua obra denunciadora, explicita a agressividade de um modelo de propaganda nos EUA, também ajuda a ver a propaganda como fato social extremamente abrangente. Os poderes populares, prevenidos contra a ideia de educação pura e asséptica, numa inteligente resistência, abraçarão posições proativas para avançar com projetos educativos não elitistas e não concentradores.<hr/>This article aims at analyzing the aims of education. From the criticism to the New School movement, the article suggests that the phenomenon of social propaganda prevails all aims, interests and achievements of the elite of industrial-bourgeois formation, which control the modern State. Gramsci’s theory allows the interlocution with Chomsky and his denouncing work, it also explains the aggressiveness of an American model of propaganda and it also helps us understand propaganda as a comprehensive social factor. Popular power that is warned against the idea of a pure and aseptic education, through an intelligent resistance, will take proactive measures to advance by means of non-elitist and non-controlling educational projects. <![CDATA[La reforma Universitaria de Córdoba de 1918: una mirada histórica de la relación entre intelectuales, universidad y política en la Argentina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092009000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A Reforma Universitária de Córdoba em 1918: um olhar histórico da relação entre intelectuais, universidade e política na Argentina Este artigo analisa as relações entre intelectuais, universidade e política na Argentina a partir da discussão acerca da vitalidade dos postulados da Reforma Universitária de Córdoba de 1918. Para isso, em primeiro lugar, o trabalho argumenta as razões da longa vigência da identidade reformista como forma de intervenção dos intelectuais. Em segundo lugar, apresenta os questionamentos atuais a essa identidade, associados ao projeto de regeneração universitária e ao modelo da relação entre intelectuais e política.<hr/>Este artículo analiza las relaciones entre intelectuales, universidad y política en la Argentina a partir de discutir la vigencia de los postulados de la Reforma Universitaria de Córdoba de 1918. En esta dirección, el trabajo argumenta en primer lugar, las razones de la larga vitalidad que tuvo la identidad reformista como forma de intervención intelectual. Y en segundo lugar, los motivos por los cuales esa identidad en la actualidad se encuentra cuestionada no sólo como proyecto de regeneración universitaria sino más profundamente como modelo de relación entre intelectuales y política.<hr/>This article analyzes the relationship between intellectuals, university and politics in Argentina having as a starting point the discussion on the vitality of the postulates of the 1918 University of Cordoba Reform. Firstly, the paper discusses the reasons for the long duration of the reformist identity as a form of intervention by intellectuals. Secondly, it presents the current questions addressed to this identity which are associated with the project of university regeneration and to the model of relationship between intellectuals and politics. <![CDATA[Planejando para a diferenciação: a experiência de professores de escolas primárias da Irlanda do Norte]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092009000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo descreve como um grupo de professores de escolas primárias da Irlanda do Norte planejava um currículo diferenciado e em que medida os coordenadores pedagógicos ofereciam orientações para o planejamento diferenciado do ensino de Inglês, Matemática e Ciências. Foram coletados dados sobre as visões de diretores, coordenadores pedagógicos e professores sobre a maneira como o planejamento elaborado é posto em prática nas salas de aula junto a alunos com maior e menor nível de desempenho, tanto em atividades de sala de aula quanto nas tarefas de casa. O grupo de apoio curricular descreveu o quanto ainda falta para os professores conseguirem aplicar os princípios da diferenciação, incluindo a progressão e a continuidade. Os resultados mostraram que, embora muitos professores tenham dito que compreendem o significado de diferenciação moderadamente bem, eles necessitavam de ajuda para implementar esquemas de trabalho e proporcionar o atendimento dos diferentes níveis de aprendizagem e de desempenho dos alunos.<hr/>This paper describes how a group of primary schools in Northern Ireland planned a differentiated curriculum, and the extent to which subject co-ordinators offer guidance to teacher colleagues in planning for English, mathematics and science. The views of headteachers, subject co-ordinators and teachers on the ways in which plans are translated into classroom practice for higher and lower attaining pupils in both classwork and homework were obtained. The curriculum support staff described how far they consider teachers are applying the principles of differentiation, including progression and continuity. The results showed that, although most teachers were said to understand the meaning of differentiation moderately well, help was needed in drawing up schemes of work and providing for the extremes of pupil attainment. <![CDATA[Reflexões sobre letramento crítico para a docência em matemática em cursos de formação de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092009000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo busca-se re-significar o termo letramento contemplando-o no processo de formação de professores para ensinar matemática. Após definir o termo letramento crítico para a docência em matemática, apresenta-se uma análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Pedagogia, ambos da UEPG. Indicam-se as diferentes possibilidades de interpretação dos Projetos Pedagógicos dos referidos cursos, destacando-se aspectos que podem comprometer ou consolidar um letramento crítico para a docência em matemática.<hr/>The present study aimed at searching for a new meaning to the term literacy in the process of Math teacher education. After defining the term critical literacy for the teaching of Math, the study aimed at analyzing the Political Projects of Math Teacher Education Courses. Special attention was given to the Political Projects of Math and Pedagogy Teacher Education Courses from the State University of Ponta Grossa (Brazil). Not only the course contents but also the National Guidelines for Teacher Education Courses were examined from a critical literacy perspective. In addition to the Political Projects of Teacher Education Math Courses, the profile of the future professional that will act in Basic and Higher Education was analyzed. The outcomes demonstrate that there are different interpretations of the Political Projects of the courses that can either compromise or consolidate critical literacy for the teaching of Math. <![CDATA[Professores e professoras nos filmes, história e papéis sociais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092009000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo analisa quatro filmes norte-americanos sobre professores, produzidos entre 1950 e 1970, destacando os papéis masculinos e femininos dos mestres. Além da análise fílmica, a pesquisa envolveu o histórico do contexto e do currículo acadêmico dos períodos, os referenciais específicos de cada filme (peças, romances, biografias que deram origem às produções), roteiros, pesquisa em locadoras e contato com colecionadores. Os resultados permitiram acompanhar o declínio da autoridade hierárquica dos professores, assim como apontar algumas ambiguidades na representação de modelos femininos e masculinos adequados às intencionalidades político-ideológicas de cada período histórico.<hr/>This article analysis four North-American films about teachers produced between 1950 and 1970 in which the role of female and male teachers are highlighted. In addition to the fi lm analysis, the research included the historical context and the academic curricula of the periods under study, the specific references of each fi lm (plays, romance, biographies that were the origins of the productions), scripts, research in video rent stores and the contact with collectors. The outcomes allowed us to notice the decline of teachers´ hierarchic authority as well as point out some ambiguities in the representation of female and male models that were adapted to the political-ideological intentionality of each historical period. <![CDATA[Jogo, cultura e imaginação: aproximações histórico-culturais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092009000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em Morretes (PR) com o objetivo de investigar a constituição da subjetividade de crianças pré-escolares através da observação de seus jogos e brincadeiras. Os jogos e brincadeiras foram observados, filmados e em seguida analisados à luz da Psicologia Histórico-Cultural. Concluiu-se que a cultura lúdica das crianças pesquisadas é atravessada por diferentes universos e signos, como os jogos tradicionais, a televisão e os jogos educativos. Ressalta-se o caráter ativo das crianças como produtoras de cultura, como atores sociais que, através da imaginação, combinam diferentes elementos histórico-culturais transmitidos pela sociedade.<hr/>This article presents the result of a research carried out in the historical city of Morretes (Paraná State, Brazil) in 2002, which aimed at investigating the development of the subjectivity of preschool children through the observation of their games and play. The games and play have been observed, recorded and after that analyzed on the light of the Historical-Cultural Psychology. The research was carried out from a qualitative approach and it was concluded that the playful culture of the children from Morretes presents different universes and signs such as the traditional games, television and educational games. It highlights children’s active character as producers of culture and as social actors who through imagination combine different historical-cultural elements transmitted by society. <![CDATA[Avaliação: desejos, vozes, diálogos e processos. Ciclos em revista, v. 4]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092009000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em Morretes (PR) com o objetivo de investigar a constituição da subjetividade de crianças pré-escolares através da observação de seus jogos e brincadeiras. Os jogos e brincadeiras foram observados, filmados e em seguida analisados à luz da Psicologia Histórico-Cultural. Concluiu-se que a cultura lúdica das crianças pesquisadas é atravessada por diferentes universos e signos, como os jogos tradicionais, a televisão e os jogos educativos. Ressalta-se o caráter ativo das crianças como produtoras de cultura, como atores sociais que, através da imaginação, combinam diferentes elementos histórico-culturais transmitidos pela sociedade.<hr/>This article presents the result of a research carried out in the historical city of Morretes (Paraná State, Brazil) in 2002, which aimed at investigating the development of the subjectivity of preschool children through the observation of their games and play. The games and play have been observed, recorded and after that analyzed on the light of the Historical-Cultural Psychology. The research was carried out from a qualitative approach and it was concluded that the playful culture of the children from Morretes presents different universes and signs such as the traditional games, television and educational games. It highlights children’s active character as producers of culture and as social actors who through imagination combine different historical-cultural elements transmitted by society. <![CDATA[Uma cartografia da pesquisa em História da Educação na Região Sul: Paraná, Santa Catarina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092009000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em Morretes (PR) com o objetivo de investigar a constituição da subjetividade de crianças pré-escolares através da observação de seus jogos e brincadeiras. Os jogos e brincadeiras foram observados, filmados e em seguida analisados à luz da Psicologia Histórico-Cultural. Concluiu-se que a cultura lúdica das crianças pesquisadas é atravessada por diferentes universos e signos, como os jogos tradicionais, a televisão e os jogos educativos. Ressalta-se o caráter ativo das crianças como produtoras de cultura, como atores sociais que, através da imaginação, combinam diferentes elementos histórico-culturais transmitidos pela sociedade.<hr/>This article presents the result of a research carried out in the historical city of Morretes (Paraná State, Brazil) in 2002, which aimed at investigating the development of the subjectivity of preschool children through the observation of their games and play. The games and play have been observed, recorded and after that analyzed on the light of the Historical-Cultural Psychology. The research was carried out from a qualitative approach and it was concluded that the playful culture of the children from Morretes presents different universes and signs such as the traditional games, television and educational games. It highlights children’s active character as producers of culture and as social actors who through imagination combine different historical-cultural elements transmitted by society.