Scielo RSS <![CDATA[Práxis Educativa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1809-430920100001&lang=pt vol. 05 num. 01 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092010000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los e usá-los]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092010000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto apresenta a origem da ferramenta de mapas conceituais e descreve brevemente o início do seu desenvolvimento. Apresentam-se algumas das ideias da Teoria da Assimilação de Ausubel (1963, 1968) que serviram como base para a criação dos mapas conceituais, destacando-se a importância da assimilação de novos conceitos e proposições na estrutura cognitiva prévia do aprendiz para a construção de significados. Apresentam-se ainda as bases epistemológicas dessa teoria de aprendizagem cognitiva, incluindo-se a ideia de que a produção criativa de um novo conhecimento pode ser entendida como um nível bastante avançado de aprendizagem significativa, processo que pode ser facilitado pela utilização de mapas conceituais. Busca-se ilustrar a larga variedade das ferramentas disponíveis no programa gratuito CmapTools, cujas várias aplicações incluem o auxílio ao desenvolvimento da aprendizagem significativa e do currículo, a captura e retenção de conhecimento especializado tácito e explícito e o fortalecimento da produção criativa. O uso do programa CmapTools, de fontes da internet e de outros recursos digitais prepara um poderoso Novo Modelo de Educação, levando à criação de portfólios de conhecimento individual, capazes de registrar a aprendizagem significativa e embasar qualquer futura aprendizagem afim. O programa CmapTools oferece ainda amplo suporte para colaboração, bem como para a publicação e compartilhamento de modelos de conhecimento.<hr/>This text presents the origin of the concept map tool and some of the early history in the development of this tool. Some of the ideas from Ausubel’s (1963; 1968) assimilation theory of cognitive learning that served as a foundation for concept mapping are presented, including the important role that assimilating new concepts and propositions into a learner’s existing cognitive framework plays in meaning making. Epistemological foundations are also presented including the idea that creative production of new knowledge can be seen as a very high level of meaningful learning, and concept mapping can facilitate the process. The wide range of tools available in free CmapTools software and some applications are illustrated, including application for facilitating meaningful learning, better curriculum development, capturing and archiving tacit and explicit expert knowledge, and enhancing creative production. Using CmapTools, WWW resources, and other digital resources provide for a powerful New Model for Education leading to the creation of individual knowledge portfolios that can document significant learning and serve as a foundation for future related learning. CmapTools also provides extensive support for collaboration, publishing and sharing of knowledge models. <![CDATA[Educação ambiental e multiculturalismo: reflexões para a formação de educadores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092010000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a relação entre Multiculturalismo e a Educação Ambiental, focando a formação de educadores ambientais. Para tanto, ao tratar-se da globalização, coloca-se - sob influência desta - a questão cultural e algumas implicações, assim como a necessidade de uma concepção compreensiva de cultura em vista da coexistência de modos de vida em diferentes lugares e regiões. Parte-se do pressuposto de que a Educação, vinculada à perspectiva socioambiental, é promotora da cidadania democrática e, nesse sentido, deve orientar-se por finalidades multiculturais, corroborando a interculturalidade. Tal perspectiva implica pensar a formação de educadores na linha de uma visão complexa e dialética de mundo, valorizando a interdisciplinaridade e, nesse contexto, o incentivo a práticas socioculturais no desenvolvimento da educação ambiental.<hr/>This paper aims to reflect on the relation between Multiculturalism and Environmental Education, focusing on the education of environmental educators. The cultural question and some of its implications, along with the need for a comprehensible cultural conception in view of various coexisting lifestyles in different places and regions, are approached within the context of globalization, which acts upon culture. It is assumed that Education, when brought together with a socio environmental perspective, is capable of promoting democratic citizenship and thus should be directed to multicultural purposes, reinforcing interculturality. This perspective requires thinking the education of educators in a complex and dialectical world view, valuing interdisciplinarity and encouraging sociocultural practices for the development of environmental education. <![CDATA[Desenvolvimento docente no ensino superior: visibilidade e atuação profissional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092010000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto apresenta reflexões e aprofundamentos de estudos realizados no grupo PEFOP (Paradigmas Educacionais e Formação de Professores) sobre a atuação do professor na educação superior. No processo investigativo abordou-se o complexo cenário da profissão docente e os desafios impostos no cotidiano da atuação na universidade. Buscou-se especificar alguns indicadores apontados pelos alunos para qualificar a docência, os quais interferem na avaliação da performance dos professores. Outro aspecto levantado na pesquisa refere-se ao enfrentamento por parte dos docentes das exigências de avaliações institucionais com índices métricos e indicadores que geram preocupações. Numa abordagem qualitativa realizou-se uma pesquisa de campo junto aos 89 alunos de uma universidade comunitária por meio de um questionário semiaberto.<hr/>This text presents some reflections based on a thorough review of studies carried out by the PEFOP (Educational Paradigms and Teacher Education) group on teaching performance in higher education. The complex scenario of teaching activity and the challenges imposed by daily academic tasks were investigated in order to specify some indicators used by students to qualify teaching activity at university. It could be observed that such indicators interfere with the evaluation of the professors’ performance. The investigation also showed how professors deal with the required institutional evaluations, whose indicators and metric indices cause concern. Finally, a qualitative field research based on a semi-open-ended questionnaire was carried out with 89 students from a community university. <![CDATA[Um desafio à construção de novos saberes e novas práticas no trabalho docente: a formação de professores para a educação profissional de jovens e adultos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092010000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo resulta de pesquisa sobre o “Programa de Formação de Professores para a Educação Profissional de Jovens e Adultos”, cujo objetivo foi compreender a concepção pedagógica do programa e a articulação entre os saberes teóricos e os saberes da prática docente, bem como verificar a concepção de trabalho docente implícita no projeto do curso, o qual foi levado a efeito no Instituto Federal da Bahia (antigo CEFET-BA). O método qualitativo e a análise documental estruturaram os trabalhos empíricos. Embora o curso tenha uma proposta multidisciplinar e de valorização dos saberes docentes, na prática tais propósitos não foram satisfatoriamente realizados: os componentes curriculares estão organizados de modo linear e hierárquico e a pretendida articulação dos saberes teóricos com os saberes da experiência dos docentes que participaram do curso não foi alcançada.<hr/>This paper results from a research on the “Teacher Education Programme for the Professional Education of Young People and Adults”, whose objective was to understand both the programme’s pedagogical conception and the articulation of theoretical knowledge with practical teaching knowledge, as well as to verify the conception of teaching activity implicit in the project of the course, which took place at the Federal Institute of Bahia (former CEFET-BA). Empirical works were based on a qualitative approach with documentary analysis. Although the course has a multidisciplinary proposal that highlights teaching knowledge, in practice the purposes were not satisfactorily achieved: curriculum contents were organised in a linear and hierarchical way and there wasn’t a convincing articulation between theoretical knowledge and the practical knowledge of the teachers who participated in the course. <![CDATA[História da arte e desenvolvimento do pensamento estético da criança: uma aprendizagem significativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092010000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo relata os resultados de uma pesquisa sobre o desenvolvimento do pensamento estético da criança. A pesquisa procurou responder às seguintes questões: quais conhecimentos de História da Arte os alunos do Curso de Pedagogia e os professores dos anos iniciais possuem? Como a História da Arte poderia ser trabalhada com os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental? Essas questões tomaram como ponto de partida a realidade do saber simbólico-cultural e artístico do contexto cotidiano vivido pelo aluno, para o conhecimento correlato da História da Arte como um saber escolar significativo para os sujeitos da pesquisa, ou seja, estudantes de pedagogia, professores do Ensino Fundamental e em especial para os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.<hr/>This paper reports the results achieved by a research on the development of aesthetic thought in children. The research sought to answer the following questions: What do Pedagogy students and primary education teachers know about Art History? How Art History could be presented to nursery and primary education students? The starting point for answering these questions was to identify the symbolic, cultural and artistic knowledge that is part of the students’ daily life. After that, Art History could be taught in correlation to that knowledge, so its learning became meaningful to all the participants of the research, i.e., Pedagogy students, primary education teachers and especially nursery and primary education students. <![CDATA[La invención de lo educativo en la Argentina (o de cómo la historia escolar transformo, progresivamente lo social hasta convertirlo en un recorte de sujetos victimizados)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092010000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta algumas reflexões provenientes de uma leitura sobre a história da educação da Argentina a partir da imprensa educativa. Argumenta-se sobre os modos de invenção do social por parte da educação que vão desde os sentidos associados ao civilizatório e nacional até sua reconfiguração quase completa como um corpus de sujeitos vitimizados. Para isso, focaliza-se a análise da transformação dos ordenamentos discursivos que circularam entre o público do mundo educativo. Utilizam-se os conceitos de comunidades de interpretação (Fish) ou comunidades de sentimentos (Appadurai), com os quais são discutidas as mensagens de órgãos de imprensa educacional ligados ao Estado ou a diferentes instituições e movimentos sociais, do século XIX até a atualidade.<hr/>This paper presents some thoughts from a reading on the history of education in Argentina based on the country’s educational press. It argues about the different ways whereby education invents society, ranging from meanings associated to notions like civilisation and nation to the rearrangement of society as a corpus of victimised subjects. In order to support such arguments, particular attention is devoted to analysing the transformation of discursive orderings that have circulated among the public within the educational world. The concepts of interpretive communities (Fish) and communities of feelings (Appadurai) are used to discuss the messages of educational press bodies related either to the State or to social institutions and movements, from the 19th century until the present time.<hr/>El artículo presenta algunas refl exiones provenientes de una lectura sobre la historia de la educación argentina a partir de la prensa educativa. Se argumenta sobre los modos de invención de lo social por parte de la educación que van desde los sentidos asociados a lo civilizatorio y nacional hasta sus reconfi guraciones casi completa como un corpus de sujetos victimizados. Para eso, se focaliza el análisis de la transformación de los ordenamentos discursivos que circularon entre el público del mundo educativo. Se utilizan los conceptos de “comunidades de interpretación” (Fish) o “comunidades de sentimientos” (Appadurai), con los cuales son discutidos los mensajes tanto de órganos de la prensa educativa vinculada al Estado como los de las diferentes instituciones y movimentos sociales, del siglo XIX hasta la actualidad. <![CDATA[Educação e produção do conhecimento na realidade social: uma análise a partir do materialismo histórico-dialético]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092010000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa a educação e a produção do conhecimento no contexto das relações sociais de onde emergem, tendo como base as categorias filosóficas do materialismo histórico-dialético. Para tanto, dois referenciais são evocados: a sociedade do conhecimento (reflexo da sociedade capitalista, no seu atual estágio de desenvolvimento, expressando-se pelo produtivismo) e, no contraponto, a educação como humanização e conhecimento crítico (expressão de liberdade que subjaz ao processo educacional). Concluiu-se que o materialismo histórico-dialético contribui para a análise da realidade, desvendando-a, ao mesmo tempo que potencializa ações transformadoras ao evidenciar o sentido libertador da educação.<hr/>This paper analyses education and knowledge production taking into account the social relationships that originate them and the philosophical categories of historical and dialectical materialism. In order to do so, two elements are adopted as references: knowledge society (a reflection of capitalist society in its actual stage of development, which is expressed by productivism) and, as a counterpart, education as a form of humanisation and critical knowledge (freedom expression that underlies the educational process). The conclusion is that historical and dialectical materialism contributes to analysing reality, as it unveils it and at the same time potentiates transforming actions by showing the libertarian sense of education. <![CDATA[O ensino superior na sociedade do capital virtualizado e da individualização social pós-moderna: implicações para a produção e difusão do conhecimento em educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092010000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No presente artigo, discuto o ensino superior na contemporaneidade e examino as circunstâncias históricas que contribuem para sua organização nos moldes em que se manifesta nos nossos dias, os quais são marcados pela dominação mundial do capital virtualizado e pelo discurso da individualização abstrata. Para empreender essa tarefa, recorro às contribuições de Kurz, Lukács, Duarte e Moraes, que, à luz do materialismo histórico, oferecem referencial teórico-metodológico consistente para compreender essa realidade, sua história e complexas relações, desde uma perspectiva ontológica. Nessa perspectiva crítica, procuro indagar as repercussões da adesão ao espírito do tempo por pesquisadores e docentes no campo da Educação, assim como apontar as possibilidades de se contrapor a ele exercendo a crítica, a fim de tornar evidente a forma do conhecimento como mercadoria na sociedade do capital virtualizado e da individualização social pós-moderna.<hr/>In this paper, I discuss the contemporary scenario of higher education and examine the historical circumstances that have contributed to organising it the way it is today, i.e., characterised by the world domination of virtual capital and by the discourse of abstract individualisation. In order to pursue this task, I make use of ideas from Kurz, Lukács, Duarte and Moraes that, in the light of historical materialism, provide a substantial theoretical and methodological basis for understanding such reality, its history and complex relations, according to an ontological perspective. Following this view, I try both to investigate the effects of researchers and professors from the Education field joining the spirit of the epoch and to suggest ways to counteract this spirit by using criticism, aiming to make plain that presently knowledge is a commodity within the society of virtual capitalism and postmodern individualisation. <![CDATA[Ensino fundamental de nove anos: política de integração ou de conformação social?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092010000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo analisa a instituição da política educacional de ampliação do tempo de escolaridade obrigatória de 8 para 9 anos, com o ingresso de crianças de 6 anos de idade. O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa qualitativa do tipo de múltiplos casos, analisando a implantação dessa política nos estados da Bahia e do Mato Grosso do Sul. A pesquisa permitiu verificar que o principal avanço dessa política é a garantia legal de acesso à escola para todas as crianças que completam 6 anos até o início do ano letivo. Ao contrário de alguns autores, o texto propõe uma análise em que se reconhece o impacto nos padrões de acesso desencadeado pela implantação da Lei 11.274/2006, mas questiona a eficácia dessa política como panacéia para a qualidade da educação.<hr/>The present paper analyses the establishment of an educational policy that changes the compulsory school term from 8 to 9 years, with children joining school at the age of 6. The study consisted of a qualitative, multiple-case research that investigated the implementation of that policy in the states of Bahia and Mato Grosso do Sul. The research showed that the main progress provided by the policy is the legal assurance that all children completing 6 years will have access to school. Unlike other texts, this one presents an analysis that recognises the impact of the implementation of Law 11,274/2006 on the standards for school access, but it also poses a question to the efficiency of such policy as the panacea for education quality. <![CDATA[Profissão educador social]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092010000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo analisa a instituição da política educacional de ampliação do tempo de escolaridade obrigatória de 8 para 9 anos, com o ingresso de crianças de 6 anos de idade. O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa qualitativa do tipo de múltiplos casos, analisando a implantação dessa política nos estados da Bahia e do Mato Grosso do Sul. A pesquisa permitiu verificar que o principal avanço dessa política é a garantia legal de acesso à escola para todas as crianças que completam 6 anos até o início do ano letivo. Ao contrário de alguns autores, o texto propõe uma análise em que se reconhece o impacto nos padrões de acesso desencadeado pela implantação da Lei 11.274/2006, mas questiona a eficácia dessa política como panacéia para a qualidade da educação.<hr/>The present paper analyses the establishment of an educational policy that changes the compulsory school term from 8 to 9 years, with children joining school at the age of 6. The study consisted of a qualitative, multiple-case research that investigated the implementation of that policy in the states of Bahia and Mato Grosso do Sul. The research showed that the main progress provided by the policy is the legal assurance that all children completing 6 years will have access to school. Unlike other texts, this one presents an analysis that recognises the impact of the implementation of Law 11,274/2006 on the standards for school access, but it also poses a question to the efficiency of such policy as the panacea for education quality. <![CDATA[Ciclos em Revista, v. 5. Gestão escolar e ciclos: políticas e práticas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092010000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo analisa a instituição da política educacional de ampliação do tempo de escolaridade obrigatória de 8 para 9 anos, com o ingresso de crianças de 6 anos de idade. O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa qualitativa do tipo de múltiplos casos, analisando a implantação dessa política nos estados da Bahia e do Mato Grosso do Sul. A pesquisa permitiu verificar que o principal avanço dessa política é a garantia legal de acesso à escola para todas as crianças que completam 6 anos até o início do ano letivo. Ao contrário de alguns autores, o texto propõe uma análise em que se reconhece o impacto nos padrões de acesso desencadeado pela implantação da Lei 11.274/2006, mas questiona a eficácia dessa política como panacéia para a qualidade da educação.<hr/>The present paper analyses the establishment of an educational policy that changes the compulsory school term from 8 to 9 years, with children joining school at the age of 6. The study consisted of a qualitative, multiple-case research that investigated the implementation of that policy in the states of Bahia and Mato Grosso do Sul. The research showed that the main progress provided by the policy is the legal assurance that all children completing 6 years will have access to school. Unlike other texts, this one presents an analysis that recognises the impact of the implementation of Law 11,274/2006 on the standards for school access, but it also poses a question to the efficiency of such policy as the panacea for education quality.