Scielo RSS <![CDATA[Práxis Educativa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1809-430920100002&lang=pt vol. 05 num. 02 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092010000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[De volta ao básico: definições e processos de avaliação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092010000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Num mundo educacional guiado pelo desempenho e pelos resultados, o conceito de avaliação formativa inspirou a comunidade da área com seu discurso e foco na aprendizagem e nos aprendizes. No entanto, várias controvérsias surgiram, destacando-se as nebulosidades e disparidades terminológicas entre os diversos setores de pesquisa e mesmo dentro de cada um deles (TARAS, 2007b, 2009). Perrenoud (1998), entre outros autores, assinala a importância de situar-se o discurso teórico e prático sobre a avaliação num contexto pedagógico mais amplo e no âmbito das teorias de aprendizagem. Taras (2005) argumenta que os conceitos de avaliação, incluindo-se a avaliação formativa, são mais bem entendidos e têm mais eficácia quando considerados numa estrutura mais abrangente e examinados segundo as suas relações, ou seja, quando se observam as relações entre avaliação somativa, avaliação formativa e autoavaliação. Este artigo, cujo propósito é examinar algumas definições de avaliação, apresenta primeiramente os conceitos básicos de avaliação, avaliação somativa, avaliação formativa, autoavaliação e feedback e em seguida os inter-relaciona. Os princípios implícitos nas definições determinam os parâmetros tanto dos processos quanto da prática como parte de uma estrutura e de uma sequência lógicas.<hr/>In a performance - and results - driven educational world the concept of formative assessment has inspired the educational community by its discourse and focus on learning and learners. However, a number of controversies have surfaced: primary among these are terminological opacities and disparities both within and across continents and sectors (TARAS 2007b, 2009). Among others, Perrenoud (1998) signals the importance of positioning theoretical and practical discourse on assessment within a wider pedagogic context and within theories of learning. Taras (2005) argues that concepts of assessment, including formative assessment, are best and more effectively understood firstly within the wider assessment framework and, secondly, within the relationships of summative, formative and self-assessment. This paper examines definitions of assessments. It begins with basic concepts of assessment, summative, formative, self-assessment and feedback and interrelates these. The principles inherent in definitions set the parameters of both processes and practice as part of a logical sequence and framework. <![CDATA[Performatividade e educação: a política das avaliações em larga escala e a apropriação da mídia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092010000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho aborda a avaliação em larga escala na Educação Básica e a performatividade, ambas problematizadas a partir da apropriação da mídia de grande circulação enquanto estrutura que materializa e coloca em perspectiva, de alguma forma, o debate acerca da Educação nacional e dos princípios de qualidade da mesma, no escopo de adensar discussões (e olhares) sobre a qualidade na escola. Para tanto, o texto apoia-se em fontes documentais constituídas por 1.924 produtos midiáticos recolhidos a partir dos elementos disponíveis on-line nos sites de três importantes revistas semanais de circulação nacional, no recorte temporal de 1996 a 2007. Como conclusão o texto aponta que a mídia potencializa o caráter de performatividade das avaliações em larga escala, no contexto do Estado avaliador, na medida em que torna público e, portanto, relevante, os índices e indicadores de escolas e sistemas de ensino, focalizando a competição e o desempenho como parâmetros de qualidade.<hr/>The present paper addresses the wide-scale evaluation in Basic Education and the issue of performativity, both discussed in light of the appropriation of the mainstream media as a structure that embodies and somehow puts into perspective the debate over national education and its principles of quality, in the sense of condensing the discussion (and the views) about the quality of the schools. To this end, the text draws on documentary sources consisting of 1,924 media products collected from the information available online on the websites of three major weekly magazines of national circulation, in a time window from 1996 to 2007. In conclusion, the text points out that the media reinforces the performance-oriented aspects of the wide-scale evaluations in the context of the State as an evaluative agent, as it publicizes the scores and indicators of the schools and schooling systems, therefore making them relevant and focusing on the competition and performance as quality parameters. <![CDATA[Os contextos da política de currículo: a experiência da Escola Cabana (1997/2004)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092010000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa os contextos de produção da política curricular de ciclos para o Ensino Fundamental, formulada no município de Belém, no estado do Pará (Brasil), no período de 1997 a 2004. A pesquisa fundamentou-se na abordagem do ciclo de políticas (BOWE et al., 1992) e procurou incorporar dimensões discursivas e textuais na análise das políticas. A pesquisa envolveu a análise de documentos produzidos pela Secretaria Municipal de Educação de Belém. A metodologia de análise considerou que não apenas os contextos de produção e de influência se interpenetram, como também incorporam sentidos das práticas das escolas. Os resultados indicaram certa ambiguidade na construção da política, na medida em que a produção final do texto enfatizava a importância do contexto da prática, ao mesmo tempo em que tomava como referência uma crítica à atuação dos docentes.<hr/>This article examines the contexts of production of curriculum policy for the Elementary School in a non-retention program (schooling in cycles), as designed in the city of Belém, state of Pará (Brazil) in the period from 1997 to 2004. The research was based on the investigation of the policy cycle approach (BOWE et al., 1992) and sought to incorporate discursive and textual aspects in the analysis of these politics. The research involved the analysis of documents produced by the City Council of Belém. The methodology considered that not only the contexts of development and influence are intertwined, but that they also embody meanings of the practices observed in the schools. The results indicated some ambiguity regarding the development of the above-referred policy, as the final text emphasized the importance of the context in which the practice takes place, while it also criticized the role of teachers in the process. <![CDATA[El declive de la escuela moderna y sus Rituales: ¿hay lugar para la memoria del pasado reciente argentino?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092010000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El articulo analiza qué ocurre en las escuelas argentinas con la implementación de los actos escolares sobre la última dictadura y cuál es su papel en el proceso de construcción de la memoria de los jóvenes. Con base en material de campo recolectado en dos secundarias públicas de la Ciudad de Buenos Aires, el articulo muestra que gran parte de los actos sobre la dictadura reproducen viejas premisas de la cultura escolar, lo cual limita la transmisión creativa de la memoria aunque no impide que deje “marcas” en las nuevas generaciones. El documento inicia con una síntesis teórica basada en ideas de F. Dubet y trabajos acerca de actos escolares e historia de la educación argentina, luego presenta el análisis de un acto y entrevistas a docentes y alumnos. Finalmente, subraya los dilemas que genera la articulación entre la transmisión de la memoria y el cuestionamiento que enfrentan las prácticas escolares en el mundo contemporáneo.<hr/>O declínio da escola moderna e seus rituais: há lugar para a memória do passado recente argentino? Este artigo analisa o que ocorreu nas escolas argentinas com a implantação das comemorações escolares sobre a última ditadura e qual é o seu papel no processo de construção da memória de jovens. Com base no material de campo de duas escolas públicas secundárias da cidade de Buenos Aires, o artigo mostra que grande parte das comemorações sobre a ditadura reproduzem velhas premissas da cultura escolar, a qual limita a transmissão criativa da memória mas não impede que se deixem marcas nas novas gerações. O artigo inicia com uma síntese teórica baseada nas ideias de F. Dubet e trabalhos sobre comemorações escolares e história da educação argentina. Em seguida, apresenta a análise de uma comemoração e entrevistas com docentes e alunos. Finalmente, destaca os dilemas que geram articulação entre transmissão da memória e o questionamento sobre as práticas escolares no mundo contemporâneo.<hr/>This article examines what has happened in Argentinian schools with the implementation of school celebrations regarding the last dictatorship, and their role in the process of creating a memory for the youngsters. Based on field research material collected from two public high schools in the city of Buenos Aires, the present paper demonstrated that a significant part of the celebrations regarding the dictatorship reproduce old premises of the school culture, which limits the creative transmission of memory, but still leaves marks on the newer generations. The article begins with a theoretical review based on the ideas of F. Dubet and on previous works about school celebrations and Argentine’s educational history. In the sequence, it presents an analysis of a particular celebration and interviews with teachers and students. Finally, it highlights the dilemmas that create links between memory transmission and the questioning of school practices in the contemporary world. <![CDATA[Jovens diante da história: o nacional e o internacional na América Latina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092010000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo tem por objetivo analisar distintos aspectos político-identititários das noções de consciência histórica, cultura política e nação, de alunos com 15 anos de idade de três países vizinhos: Brasil, Argentina e Uruguai. Este trabalho está inserido em um contexto mais amplo do projeto, denominado “Jovens diante da História”, que buscou inspiração em uma experiência de pesquisadores europeus chamada “Youth and History”, iniciada em 1994. Com base em um questionário com mais de 40 questões direcionadas a alunos e professores dos países abarcados no projeto, selecionaram-se algumas situações em que os alunos abordaram assuntos ligados aos objetivos desse recorte temático. Consideram-se, assim, a partir das assertivas dos respondentes, assuntos que discutem desde o passado colonial latino americano a dilemas da contemporaneidade como entraves entre nações e blocos econômicos.<hr/>The present article aims at analyzing different political-identitary aspects of the notions of historical consciousness, political culture and nation of 15 year old students from three neighboring countries: Brazil, Argentina and Uruguay. This work is part of the project called “Jovens diante da História”, which sought inspiration in an experience conducted by European researchers called “Youth and History”, started in 1994. Based on a survey with more than 40 questions directed to students and teachers of the studied countries, a number of situations were selected in which the students approached topics related to the goals of the research. Therefore, from the assertions of the respondents, the present article considers issues that deal with both the colonial past of Latin America and the contemporary dilemmas, such as hindrances between nations and economic blocs. <![CDATA[Políticas educacionais para a educação especial no Brasil: uma breve contextualização histórica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092010000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta uma análise e sistematização da legislação brasileira (do século XIX a 2009) relacionada à educação da pessoa com deficiência, seus direitos e serviços de apoio. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental que resgata o processo histórico da trajetória da Educação Especial no Brasil. O estudo indica que as políticas educacionais brasileiras têm identificado o alunado da Educação Especial de forma diferenciada ao longo do tempo. O atendimento dos alunos com deficiência ou que não se adaptavam ao ensino regular era oferecido à parte da educação comum. Com o avanço dos estudos e pesquisas nas áreas da Educação e dos Direitos Humanos, os conceitos, as leis e as práticas educacionais foram sendo alteradas, havendo a necessidade de uma reestruturação tanto da escola comum como das escolas especiais.<hr/>The present paper delivers an analysis and a systematization of the Brazilian legislation (from the nineteenth century to the year 2009) regarding the education of disabled people, as well as their rights and the services meant to support them. This research, which is based on collected data from relevant literature and documents, reviews the historical process of the trajectory of the Special Education in Brazil. The study indicates that educational policies in Brazil have identified the Special Education students differently over time. The teaching of students with disabilities or who failed to adapt themselves to regular education was offered separately from the common education. Due to the advancements on studies and research in the fields of Education and Human Rights, educational laws and practices began to change, which prompted the need of a reorganization of both the common schools and the special schools. <![CDATA[Políticas públicas e a realidade docente: a Educação de Jovens e Adultos em Ponta Grossa - PR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092010000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem como objetivo identificar as políticas públicas voltadas para a Educação de Jovens e Adultos - EJA e o perfil dos professores atuantes na alfabetização dessa modalidade de educação em Ponta Grossa - PR. A investigação foi interpretativa e quanti-qualitativa. Na pesquisa de campo utilizou-se um questionário como instrumento de coleta de dados. Participaram da pesquisa 10 professores da alfabetização da EJA, sendo cada professor de uma escola diferente. As escolas foram selecionadas por possuírem o maior número de alunos matriculados na EJA e pelo maior tempo de oferta do curso. Percebeu-se que a EJA constitui uma modalidade de educação cada vez mais reconhecida socialmente e considerada pelos professores como possibilidade de resgate da cidadania e ascensão social e profissional dos alunos.<hr/>The present article aims at identifying the public policies related to Youth and Adults Education - EJA and the profile of literacy teachers working with this type of education in Ponta Grossa - Paraná State (Brazil). The research was interpretative, as well as quantitative and qualitative. During the field research, a survey was used to collect data. Ten literacy teachers of EJA courses participated of the research, each of these teachers coming from a different school. The schools that had the largest number of students enrolled in EJA courses and that offered them for the longest time were the ones selected for the research. The analysis revealed that the EJA is a type of education which is increasingly socially recognized and regarded by teachers as a possible means of regaining citizenship and of social and professional climbing for the students. <![CDATA[As dimensões estética e política da formação de professores para a rede pública municipal de Uberaba - MG]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092010000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta algumas reflexões que embasaram as análises sobre a formação continuada de professores da rede municipal de ensino de Uberaba - MG. Para compreender o sentido de formação, são analisadas a dimensão estética, sobretudo na paidéia grega e em Gaston Bachelard, e a dimensão política, segundo o pensamento de Gramsci. A implantação do regime escolar de ciclos representou um avanço na Educação do município em questão. No entanto, os professores não foram suficientemente formados para essa proposta pedagógica e a reação a ela parece relacionar-se mais ao aspecto ideológico do que às possíveis limitações de uma metodologia de ensino coerente à inovação implantada.<hr/>The present article offers some reflections that have underpinned the analysis of the continuous training of teachers of the municipal schools of Uberaba - MG (Brazil). To understand the meaning of training, we have analyzed its aesthetic dimension, especially in the sense of the Greek paideia and in the interpretation of Gaston Bachelard, as well as its political dimension, according to Gramsci’s thought. The implementation of the cycle-oriented school system represented a breakthrough in the Education in the studied municipality. However, teachers were not sufficiently trained for this pedagogical proposal, and the reaction to it seems to relate more to the ideological aspect of the proposal than to the possible limitations of a teaching methodology consonant with the implemented innovation. <![CDATA[Aprendizagem escolar entre indígenas Kaingang no Paraná: questões sobre língua, alfabetização e letramento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092010000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto tematiza a alfabetização, o letramento e a relação desses com a língua materna de indígenas Kaingang no estado do Paraná. Baseado em dados coletados em pesquisa de campo, bibliográfica e documental (2007-2010), discute as políticas públicas de inclusão social e a atual política de educação escolar indígena elaborada nos anos de 1990 pelo Ministério da Educação - MEC. Salienta como essa pode contribuir com o acesso ao conhecimento científico entre grupos étnicos, ampliando as possibilidades de letramento, cidadania e autonomia indígena.<hr/>The present paper studies the issues of literacy and language learning in relation to the mother tongue of the Kaingang indigenous people in the state of Paraná. Based on data collected in field research, literature and documents (2007-2010), it discusses the public policies for social inclusion and the current policy of indigenous education developed in 1990 by the Ministry of Education - MEC. It also points out how this policy can foster the access to scientific knowledge among ethnic groups, increasing the chances of literacy, citizenship and indigenous autonomy. <![CDATA[A convivência entre o Programa Escola Guaicuru - vivendo uma nova lição e o programa melhoria e expansão do ensino médio: (Promed/Escola Jovem) no estado de Mato Grosso do Sul]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092010000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo analisa a convivência entre o Programa Escola Guaicuru - Vivendo Uma Nova Lição e o Programa Melhoria e Expansão do Ensino Médio (Promed/Escola Jovem) no Estado de Mato Grosso do Sul, no período de 1999 a 2006. Ressaltou-se que, no contexto de operacionalização da Lei nº. 9.424/1996 (Fundef), o Estado teve que transferir recursos para seus municípios, situação que o levou a buscar novas fontes de financiamento para o Ensino Médio, tal como o Promed, proposto e coordenado pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC). A pesquisa tomou como fonte a legislação educacional, documentos produzidos em âmbito federal e estadual e a literatura pertinente à temática. Constatou-se que a convivência entre o programa Escola Guaicuru - Vivendo Uma Nova Lição e o Promed distorceu os pressupostos da política educacional estadual porque tinham orientações antagônicas. Como o estado não cumpriu totalmente as metas do Promed perdeu recursos para investir no Ensino Médio.<hr/>The present article analyzes the coexistence of the Escola Guaicuru - Vivendo Uma Nova Lição Program and the Secondary School Improvement and Expansion Program (Promed/Escola Jovem) during the years 1999 to 2006. It emphasizes that, according to the Law nº. 9.424/1996 (Fundef), the state is responsible for transferring financial resources to its municipalities. As a result, the state government had to seek new sources of funding for the Secondary Education, such as the Promed, proposed and coordinated by the Ministry of Education and Culture - MEC. The research was based on the educational legislation, on federal and state government documents and on the relevant literature. It concluded that the coexistence of the Escola Guaicuru - Vivendo uma Nova Lição Program and the Promed distorted the assumptions of the state educational policy because the programs themselves had different orientations. As the state did not fully comply with the goals of the Promed, it could not receive the necessary resources to invest in the secondary school. <![CDATA[O corpo na escola no século XXI: práticas corporais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092010000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo analisa a convivência entre o Programa Escola Guaicuru - Vivendo Uma Nova Lição e o Programa Melhoria e Expansão do Ensino Médio (Promed/Escola Jovem) no Estado de Mato Grosso do Sul, no período de 1999 a 2006. Ressaltou-se que, no contexto de operacionalização da Lei nº. 9.424/1996 (Fundef), o Estado teve que transferir recursos para seus municípios, situação que o levou a buscar novas fontes de financiamento para o Ensino Médio, tal como o Promed, proposto e coordenado pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC). A pesquisa tomou como fonte a legislação educacional, documentos produzidos em âmbito federal e estadual e a literatura pertinente à temática. Constatou-se que a convivência entre o programa Escola Guaicuru - Vivendo Uma Nova Lição e o Promed distorceu os pressupostos da política educacional estadual porque tinham orientações antagônicas. Como o estado não cumpriu totalmente as metas do Promed perdeu recursos para investir no Ensino Médio.<hr/>The present article analyzes the coexistence of the Escola Guaicuru - Vivendo Uma Nova Lição Program and the Secondary School Improvement and Expansion Program (Promed/Escola Jovem) during the years 1999 to 2006. It emphasizes that, according to the Law nº. 9.424/1996 (Fundef), the state is responsible for transferring financial resources to its municipalities. As a result, the state government had to seek new sources of funding for the Secondary Education, such as the Promed, proposed and coordinated by the Ministry of Education and Culture - MEC. The research was based on the educational legislation, on federal and state government documents and on the relevant literature. It concluded that the coexistence of the Escola Guaicuru - Vivendo uma Nova Lição Program and the Promed distorted the assumptions of the state educational policy because the programs themselves had different orientations. As the state did not fully comply with the goals of the Promed, it could not receive the necessary resources to invest in the secondary school. <![CDATA[Ciclos escolares e formação de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092010000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo analisa a convivência entre o Programa Escola Guaicuru - Vivendo Uma Nova Lição e o Programa Melhoria e Expansão do Ensino Médio (Promed/Escola Jovem) no Estado de Mato Grosso do Sul, no período de 1999 a 2006. Ressaltou-se que, no contexto de operacionalização da Lei nº. 9.424/1996 (Fundef), o Estado teve que transferir recursos para seus municípios, situação que o levou a buscar novas fontes de financiamento para o Ensino Médio, tal como o Promed, proposto e coordenado pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC). A pesquisa tomou como fonte a legislação educacional, documentos produzidos em âmbito federal e estadual e a literatura pertinente à temática. Constatou-se que a convivência entre o programa Escola Guaicuru - Vivendo Uma Nova Lição e o Promed distorceu os pressupostos da política educacional estadual porque tinham orientações antagônicas. Como o estado não cumpriu totalmente as metas do Promed perdeu recursos para investir no Ensino Médio.<hr/>The present article analyzes the coexistence of the Escola Guaicuru - Vivendo Uma Nova Lição Program and the Secondary School Improvement and Expansion Program (Promed/Escola Jovem) during the years 1999 to 2006. It emphasizes that, according to the Law nº. 9.424/1996 (Fundef), the state is responsible for transferring financial resources to its municipalities. As a result, the state government had to seek new sources of funding for the Secondary Education, such as the Promed, proposed and coordinated by the Ministry of Education and Culture - MEC. The research was based on the educational legislation, on federal and state government documents and on the relevant literature. It concluded that the coexistence of the Escola Guaicuru - Vivendo uma Nova Lição Program and the Promed distorted the assumptions of the state educational policy because the programs themselves had different orientations. As the state did not fully comply with the goals of the Promed, it could not receive the necessary resources to invest in the secondary school.