Scielo RSS <![CDATA[Práxis Educativa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1809-430920110002&lang=pt vol. 06 num. 02 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092011000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Representações da identidade profissional de educadores em um contexto regional italiano]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092011000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A presente contribuição é parte de uma pesquisa mais ampla que tem como objetivo principal indagar se existem conflitos e discrepâncias nas diferentes representações de identidade profissional dos educadores (ideal, real, “percebida”), bem como traçar e descrever os núcleos figurativos que constituem tais representações sociais, ou quais são os elementos centrais, mais estáveis e resistentes à mudança, segundo proposto na abordagem estrutural (ABRIC, 1998, 1994). O ponto de partida do estudo provém da pesquisa conduzida por Lodolo D’Oria et al. (2002), que consideram o conflito e a discrepância da representação do Self profissional dos educadores italianos (divididos entre ideal e real, entre profissionais e empregatícios) a principal fonte de desencadeamento de estados emocionais negativos, de sofrimento e desânimo. Em contrapartida, a harmonia entre as duas tipologias do Self (ideal e real) e o equilíbrio entre identidade pessoal e social proporcionam bem-estar. (D’ORIA; POCATERRA; POZZI, 2003).<hr/>This paper is part of a larger research intended to question whether there are conflicts and discrepancies in different representations of the professional identity of educators (ideal, real, “noticed”), and to describe the figurative nuclei that form such social representations, or what elements are central, more stable and resistant to change, according to the structural approach (ABRIC, 1994, 1998). The starting point of this study is a research conducted by Lodolo D’Oria et al. (2002), who consider the conflict and discrepancy in the representation of the professional Self of Italian educators (divided into ideal and real, professionals and employees) the main source of negative emotions, of suffering and gloom. On the other hand, the harmony between the two Self typologies (ideal and real) and the balance between social and personal identities provide well-being (D’ORIA; POCATERRA; POZZI, 2003).<hr/>Il presente contributo è parte di una più ampia ricerca che si pone, come obiettivo principale, di indagare se vi siano delle confl ittualità, delle discrepanze nelle differenti rappresentazioni di identità professionali degli insegnanti (ideale, reale, percepita) oltre a rintracciare e descrivere quei nuclei fi gurativi che costituiscono tali rappresentazioni sociali ovvero quali ne siano gli elementi centrali, più stabili e resistenti al cambiamento secondo quanto proposto dall’approccio strutturale (Abric 1998, 1994). Lo spunto iniziale alla ricerca proviene da una ricerca condotta da di Lodolo D’Oria e collaboratori i quali considerano la confl ittualità e la discrepanza della rappresentazione del Sé professionale degli insegnanti italiani, diviso tra ideale e reale, tra professionale e impiegatizio, la principale fonte di innesco di stati emozionali negativi, di sofferenza, disagio. Per contro, l’armonia tra le due tipologie del Sé (ideale e reale) e l’equilibrio tra identità personale e sociale promuovono benessere (Lodolo D’Oria, Pocaterra & Pozzi, 2003). <![CDATA[Ampliação do ensino fundamental para nove anos: entre as normatizações da política educacional, o movimento teórico e as representações sociais dos profissionais da escola pública]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092011000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo desse artigo é analisar as representações sociais de grupos de profissionais da educação de duas escolas (municipal e estadual) sobre a política de ampliação do Ensino Fundamental de nove anos. Buscou-se explicitar algumas inter-relações entre a natureza individual e social das representações sociais, e compreender alguns motivos pelos quais a escola pública vem reproduzindo as práticas pedagógicas tradicionais. A pesquisa envolveu entrevista com os diretores e coordenadores das duas unidades escolares. Concluiu-se que os profissionais entrevistados atribuem características positivas à política, entretanto não conhecem as raízes de sua constituição e as razões que a fundamentam; o texto da política apresenta aspectos progressistas, mas as contradições emanadas das diretrizes governamentais acabam por incentivar as práticas historicamente vivenciadas, dificultando a reorganização do trabalho na escola.<hr/>This paper aims to analyse the social representations of professional education groups of two schools (a city school and a state one) about the policy of extending primary education to nine years. Some relationships between the individual and social nature of social representations were made clear, and the reasons why public schools have been carry on traditional pedagogical practices were investigated. The research consisted of interviews with the directors and coordinators of both schools. The conclusion was that these professionals attribute positive characteristics to the policy, but they do not know its origins or its bases; the text of the policy presents some progressive aspects, but the contradictions resulted from the government guidelines end up encouraging historically experienced practices, which makes it difficult to reorganize the school work environment. <![CDATA[Representações de meio ambiente e educação ambiental: um estudo com docentes de casas familiares rurais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092011000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo resulta de pesquisa que teve por objetivo analisar as representações sociais de meio ambiente de docentes que atuam em Casas Familiares Rurais da região sudoeste do Paraná. Para a coleta de dados utilizou-se um instrumento composto de três partes: a primeira concentrava dados de identificação; a segunda continha questões abertas centradas nas concepções dos docentes sobre desenvolvimento sustentável, educação e pedagogia da alternância; a terceira consistia numa questão de evocação livre, tendo como termo indutor a expressão meio ambiente. Os resultados obtidos sugerem que a representação social de meio ambiente dos sujeitos está diretamente relacionada com o seu contexto de educadores do campo e com as mediações propiciadas pela condução do trabalho pedagógico segundo o método da pedagogia da alternância. Foi identificada certa perspectiva de Educação Ambiental que prioriza a mudança de comportamento e de atitude das pessoas perante os problemas ambientais.<hr/>This paper results from a research aimed to analyse the social representations of environment held by teachers who work at Rural Family Homes located in the southwest of Paraná, Brazil. The data were collected using an instrument composed of three parts: the first focused on identification data; the second contained open-ended questions focused on teachers’ conceptions of sustainable development, education and pedagogy of alternation; the third consisted of a free-association question, based on the term environment. The results suggest that the social representation of environment held by the subjects is directly related with their work as rural educators and with the mediation provided by the pedagogy work being conducted according to the alternation pedagogy method. A certain perspective of environmental education that favours the change of people’s behaviour and attitude towards environmental issues could be identified. <![CDATA[Representações sociais da leitura: núcleo central e periferia dessas representações entre professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092011000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo objetiva caracterizar a estrutura das representações sociais de leitura de professores que atuam no Ensino Fundamental da rede municipal de uma cidade do interior do Paraná. Um teste de associação livre de palavras foi utilizado para o levantamento dos dados. Das 322 palavras diferentes registradas, processadas pelo software EVOC, os elementos “conhecer”, “informar” e “essencial” parecem ser os constituintes do provável núcleo. Para esse grupo de professores, a leitura é essencial e necessária para a apropriação de conhecimentos. Implicações desses sentidos acerca da leitura e sugestões são apresentadas no decorrer do texto.<hr/>This paper aims to characterize the structure of the social representations of reading held by first and middle-school teachers from city public schools in a city in the interior of Paraná, Brazil. A free word association test was used for data collection. Of the 322 different words recorded, which were processed by the EVOC software, the elements “know”, “inform” and “essential” seem to be central. For this group of teachers, reading is essential and necessary for knowledge acquisition. Implications of these meanings of reading and suggestions are presented throughout the paper. <![CDATA[Representações sociais do trabalho do pedagogo na escola em tempo integral]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092011000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo busca compreender tensões e desafios do trabalho do pedagogo em escolas municipais com atendimento de tempo integral. Com o aporte teórico da Teoria das Representações Sociais e de estudos sobre a formação do pedagogo no Brasil e políticas educacionais, fez-se análise do corpus das 21 entrevistas semiestruturadas realizadas com pedagogas de escolas municipais de Curitiba, Paraná, com atendimento em tempo integral. Os estudos registraram que as representações sociais das pedagogas sobre seu trabalho como coordenadoras de ação pedagógica nessas escolas realizam um movimento entre suas angústias, frustrações, anseios, limitações, necessidades e desafios em relação ao seu cotidiano de trabalho na escola de tempo integral, perante a sua formação, as condições de trabalho e as necessidades de seu trabalho no espaço da escola. As representações revelam que o processo de formação e desenvolvimento profissional é marcado por expectativas e limitações, sem indicações das transformações que provocam mudanças no papel social atribuído ao pedagogo.<hr/>This paper tries to understand tensions and challenges of the deputy head’s work in full-time city schools. Based on the Social Representation Theory as well as on studies on pedagogue education in Brazil and educational policies, we analysed the corpus of 21 semi-structured interviews made with pedagogues of full-time city schools in Curitiba, Paraná. The studies showed that the social representations of the deputy heads on their work as coordinators of the pedagogical work in those schools move among their anguish, frustrations, aspirations, limitations, necessities and challenges toward their daily work in the full-time school, related to their education, work conditions and necessities of their work within the school environment. The representations reveal that their professional education and development process is marked by expectations and limitations, without an indication of the transformations that provoke changes in the social role attributed to the deputy heads. <![CDATA[Genialidade e loucura nas representações sociais do professor de matemática segundo estudantes e professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092011000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto trata das representações sociais de 528 sujeitos, sendo 163 professores de matemática e 365 estudantes de instituições públicas e particulares do Estado de Pernambuco, acerca do professor de matemática. Os dados foram coletados a partir de um método trifásico: questionários de associação livre, seminários temáticos à luz de grupos focais e entrevistas. Os resultados foram construídos progressivamente com os participantes, que recebiam em cada etapa a análise da etapa anterior. Os questionários foram tratados pelo software Tri-deux, e os sentidos das falas nas duas outras fases, interpretados pela análise de conteúdo segundo Bardin. Encontramos estereótipos como o dom para ensinar e aprender matemática e a inteligência superior e anormal do professor de matemática.<hr/>This paper presents an analysis of the social representations of 528 research participants, including 163 mathematics teachers and 365 students from state and private schools in Pernambuco, Brazil, about mathematics teachers The data collection was carried out using a three-phase methodology: free questionnaires, thematic seminars based on focus groups, and interviews. The results were progressively constructed with the participants, who in each research phase had feedback from the previous one. The data obtained from the questionnaires were subjected to a factor analysis using the Tri-deux software, whereas the data collected in the other two phases were analysed according to Bardin’s content analysis. The results revealed stereotypes such as the gift to teach and learn mathematics, and the superior and abnormal intelligence of mathematics teachers. <![CDATA[As representações sociais da dança em aulas de educação física nos anos iniciais do ensino fundamental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092011000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta uma pesquisa sobre representações sociais da dança no contexto da Educação Física Escolar (EFE). A pesquisa foi realizada em duas escolas da rede pública municipal e duas da rede particular de ensino de Ponta Grossa - PR. A observação e o questionário foram os instrumentos utilizados na coleta dos dados. Participaram da pesquisa cinco professores de Educação Física e 331 alunos do Ensino Fundamental (5º ano do Ensino Fundamental). Os resultados indicam que as representações sociais dos professores de dança estão relacionadas às festas e datas comemorativas da escola e dos alunos, ao prazer e à preferência musical. A dança na escola tem espaço para elaborações coreográficas, ensaios de festa junina e apresentações escolares.<hr/>This paper presents a survey of social representations of dance in the context of School Physical Education. The survey was conducted in two city schools and two private schools in Ponta Grossa, Paraná, Brazil. The observation and the questionnaire were the instruments used to collect data. Five teachers of Physical Education and 331 students of Primary Education (5th year of Primary Education) took part in the research. The results indicate that the social representations of dance teachers are related to holidays and anniversaries of the school and students, to pleasure and to musical preference. The practice of dance in the school has room for choreographic creations, June Festival rehearsals, and school presentations. <![CDATA[Alunos de escola básica e suas representações de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092011000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa como alunos de escola básica representam socialmente o professor em aspectos como gênero, idade, aparência, atitude e metodologia de ensino. Também examina os efeitos desses aspectos na relação aluno-professor. A pesquisa baseou-se na Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1978, 1984, 2004) e contou com a participação de 69 estudantes de diferentes fases escolares, que foram submetidos a um questionário e a uma entrevista em grupo focal. Os dados mostraram que certos estereótipos são percebidos nas representações dos alunos sobre os professores e que aspectos como a atitude e a metodologia de ensino podem gerar conflitos na relação aluno-professor.<hr/>The present paper analyses how primary education students represent teachers in aspects such as genre, age, appearance, attitude, and teaching methodology. It also examines the effect of these aspects on the student-teacher interaction. The study was based on the Social Representation Theory (MOSCOVICI, 1978, 1984, 2004), and it included 69 students from different school levels who were asked to answer a questionnaire as well as interview questions in focus groups. In addition to revealing some stereotypes in the representations of students about teachers, the data showed that teachers’ attitudes and their methodology may create tensions in the classroom. <![CDATA[A representação social do aluno com deficiência na educação inclusiva: o olhar das crianças]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092011000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Historicamente excluídas, as pessoas com deficiência vêm sendo socialmente inseridas por meio de novas normas orientadas por princípios igualitários. A Teoria das Representações Sociais, que estuda como o senso comum constrói “teorias” sobre objetos relevantes, foi utilizada para responder como essa conjuntura afeta social e psicologicamente as crianças nas escolas inclusivas. Utilizamos uma abordagem plurimetodológica com associações livres, desenhos e grupos focais para estudar as representações sociais sobre o colega com deficiência compartilhadas por 39 crianças de turmas de terceiro e quarto ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do Recife. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo e do software EVOC e os resultados evidenciam que as crianças com deficiência são vistas como pessoas limitadas por uma falta ou incapacidade permanente ou passageira; aprendem de forma diferente das demais e atrapalham as aulas; necessitam de cuidado e proteção; são autorizadas a participar do grupo, sem constituir parte dele. O grupo parece estar delineando os contornos da alteridade, evidenciando uma representação em construção.<hr/>Historically excluded, handicapped people have been socially included through new standards guided by egalitarian principles. The Social Representation Theory, which studies how the common sense builds “theories” about relevant objects, was used to answer how this situation affects children socially and psychologically in inclusive schools. We use a multimethodological approach with free associations, drawings and focus groups to study the social representations of 39 third and fourth-grade students about their handicapped colleagues, all the children being from a state school in Recife, Pernambuco. The data were submitted to content analysis and analysis using the EVOC software, and the results indicate that handicapped children are seen as people limited by a temporary or permanent shortage or disability; they learn differently from others and disrupt classes; they require constant care and protection; they are allowed to join the group, but not to be part of it. The group seems to be outlining the contours of otherness, which shows a representation under construction. <![CDATA[Representações sociais sobre criança e ser professora de crianças por alunas do curso de pedagogiada UFMS e UNESP]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092011000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto apresenta os resultados preliminares de uma pesquisa em andamento que, tendo como aporte teórico a Teoria das Representações Sociais, de Moscovici, investiga a interferência dos processos de formação inicial nas representações que os alunos de dois cursos de Pedagogia distintos têm e constroem sobre o trabalho pedagógico na Educação Infantil (EI). O estudo, de caráter longitudinal, acompanha os estudantes em seu processo de formação inicial, em curso de 2009 a 2012, adotando questionários e entrevistas como instrumentos para a obtenção dos dados. Assim, neste artigo nos deteremos na análise de representações sobre criança e o que é e como é ser professor da Educação Infantil. Os dados não indicam elaborações sobre o que é e como é ser professor de crianças pequenas, tampouco sobre a especificidade do trabalho pedagógico na EI, permitindo-nos afirmar que em ambos os grupos o uso dos termos professor e criança refere-se ao trabalho desenvolvido no Ensino Fundamental.<hr/>This text presents the preliminary results of an ongoing research that, based on Moscovici’s Social Representation Theory, investigates the interference of initial training processes in the representations that students from two different courses of Education has and build about the pedagogical work in Nursery Education (NE). The study is longitudinal in nature and accompanies the students in their initial training process, from 2009 to 2012, using questionnaires and interviews as data collection tools. Thus, in this article we will consider the analysis of representations about children and what it is and how it is to be a nursery education teacher. The data indicate no elaboration on what it is and how it is to be a teacher of young children, nor on the specificity of the educational work in NE, allowing us to state that in both groups the use of the terms teacher and child is related to the work developed in Primary Education. <![CDATA[Infâncias monotônicas: representações da alteridade na escrita de pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092011000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo é parte resultante da tese de doutorado intitulada “Infâncias Monotônicas - uma rapsódia da Esperança”. Insere-se na perspectiva de um estudo psicossocial e cultural crítico e objetiva discutir acerca das representações do outro na escrita de pesquisa, elegendo a infância como um lugar alegórico e reflexivo. Contempla, pela análise, os desenhos e os poemas das crianças do gueto de Terezin no período da Segunda Guerra Mundial. Toma como base a Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici, na interlocução constante com outras teorias e campos de conhecimento, utilizando especialmente as contribuições de Walter Benjamin e Mikhail Bakhtin. Conclui sustentando a tese que concebe a poética como um dos eixos tradutores das culturas das infâncias.<hr/>This paper is part of a doctoral thesis entitled “Monotonic childhoods - a rhapsody of hope”. It follows the perspective of a critical psychosocial and cultural study, and aims at discussing the other’s representation in research writing, electing childhood as an allegorical and reflective place. It takes into consideration, by means of analysis, the drawings and poems of children from the Terezin ghetto during the Second World War. The work is mostly based on Serge Moscovici’s Social Representation Theory, but it is also in constant dialogue with other theories and knowledge fields, especially Walter Benjamin’s and Mikhail Bakhtin’s contributions. At the end, the paper supports the thesis that conceives poetics as one of the translation axes of childhood cultures. <![CDATA[Experiência e representação social: questões teóricas e metodológicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092011000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo é parte resultante da tese de doutorado intitulada “Infâncias Monotônicas - uma rapsódia da Esperança”. Insere-se na perspectiva de um estudo psicossocial e cultural crítico e objetiva discutir acerca das representações do outro na escrita de pesquisa, elegendo a infância como um lugar alegórico e reflexivo. Contempla, pela análise, os desenhos e os poemas das crianças do gueto de Terezin no período da Segunda Guerra Mundial. Toma como base a Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici, na interlocução constante com outras teorias e campos de conhecimento, utilizando especialmente as contribuições de Walter Benjamin e Mikhail Bakhtin. Conclui sustentando a tese que concebe a poética como um dos eixos tradutores das culturas das infâncias.<hr/>This paper is part of a doctoral thesis entitled “Monotonic childhoods - a rhapsody of hope”. It follows the perspective of a critical psychosocial and cultural study, and aims at discussing the other’s representation in research writing, electing childhood as an allegorical and reflective place. It takes into consideration, by means of analysis, the drawings and poems of children from the Terezin ghetto during the Second World War. The work is mostly based on Serge Moscovici’s Social Representation Theory, but it is also in constant dialogue with other theories and knowledge fields, especially Walter Benjamin’s and Mikhail Bakhtin’s contributions. At the end, the paper supports the thesis that conceives poetics as one of the translation axes of childhood cultures. <![CDATA[Psicologia do cotidiano: representações sociais em ação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092011000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo é parte resultante da tese de doutorado intitulada “Infâncias Monotônicas - uma rapsódia da Esperança”. Insere-se na perspectiva de um estudo psicossocial e cultural crítico e objetiva discutir acerca das representações do outro na escrita de pesquisa, elegendo a infância como um lugar alegórico e reflexivo. Contempla, pela análise, os desenhos e os poemas das crianças do gueto de Terezin no período da Segunda Guerra Mundial. Toma como base a Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici, na interlocução constante com outras teorias e campos de conhecimento, utilizando especialmente as contribuições de Walter Benjamin e Mikhail Bakhtin. Conclui sustentando a tese que concebe a poética como um dos eixos tradutores das culturas das infâncias.<hr/>This paper is part of a doctoral thesis entitled “Monotonic childhoods - a rhapsody of hope”. It follows the perspective of a critical psychosocial and cultural study, and aims at discussing the other’s representation in research writing, electing childhood as an allegorical and reflective place. It takes into consideration, by means of analysis, the drawings and poems of children from the Terezin ghetto during the Second World War. The work is mostly based on Serge Moscovici’s Social Representation Theory, but it is also in constant dialogue with other theories and knowledge fields, especially Walter Benjamin’s and Mikhail Bakhtin’s contributions. At the end, the paper supports the thesis that conceives poetics as one of the translation axes of childhood cultures.