Scielo RSS <![CDATA[Práxis Educativa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1809-430920120001&lang=en vol. 07 num. 01 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092012000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Políticas como tradução]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092012000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho explora algumas das implicações do desenvolvimento de uma antropologia ou etnografia das dimensões transnacionais da política. A primeira parte explica o aparato conceitual básico, em termos de política como criadora de significados. A segunda parte examina a política como tradução e explora suas implicações em termos de transnacionalização das políticas e, em particular, procura contrastar a tradução de políticas com noções mais ortodoxas de transferência de políticas. A terceira parte explora a tradução de políticas através de uma abordagem etnográfica reflexiva, desenvolvendo alguns casos baseados no envolvimento prático dos autores em reformas de políticas sociais em partes da Europa Central e do Leste. A quarta parte apresenta algumas conclusões e indica algumas objeções teóricas e éticas que podem e devem ser levantadas com relação à abordagem apresentada.<hr/>This article explores some of the implications of the development of an anthropology or ethnography of the transnational dimensions of policies. The first part explains the basic conceptual apparatus, in terms of policies as a generator of meanings. The second part examines policies as translation and explores its implications in terms of the transnationalization of the policies and, in particular, it seeks to contrast the translation of policies with more orthodox knowledge of policies transference. The third part explores the translation of policies through a reflexive ethnographical approach, analyzing a number of cases based on the practical involvement of the authors in social policies reforms in regions of the Central Europe and the East. The fourth part presents some conclusions and indicates certain theoretical and ethical objections that can and must be raised with regard to the presented approach. <![CDATA[Reforma educacional como barbárie social: economismo e o fim da autenticidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092012000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho aprofunda um artigo anterior sobre o papel da performatividade na mudança de prática profissional e das subjetividades do professor na educação. Argumenta-se que as tecnologias de comparação, mensuração e responsabilização, que atualmente proliferam nos sistemas educacionais no mundo todo não são simplesmente novas formas de monitorar resultados, mas estão ativamente alterando o que pretendem descrever. Elas mudam o significado do ensino e do que significa ensinar. Essas tecnologias de reforma estão alterando a forma como os professores pensam sobre o que fazem e como se relacionam com os colegas e com os alunos. Sociabilidade e coletividade estão sendo destruídas e substituídas por suspeição, competitividade, culpa e inveja, um novo repertório altamente carregado de emoções e relações sociais deformadas.<hr/>This paper develops previous work on the role of performativity in changing professional practice and practitioner subjectivities in education. It is argued that the technologies of comparison, measurement and accountability, that are currently proliferating in education systems around the world, are not simply new ways of monitoring outcomes but are actively changing what they purport to describe. They change the meaning of teaching and what it means to teach. These technologies of reform are changing the ways that teachers think about what they do, relate to colleagues and to their students. Sociability and collectivity are being destroyed and are being replaced by suspicion, competition, guilt and envy, a new highly charged repertoire of emotions and deformed social relations. <![CDATA[Las epistemologías de la política educativa: vigilancia y posicionamiento epistemológico del investigador en política educativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092012000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en La finalidad de este trabajo consiste en desarrollar la categoría de las epistemologías de la política educativa como un enfoque que propicia la práctica de la vigilancia epistemológica en la investigación en el campo. Esto conlleva necessariamente a realizar por parte del investigador un meta-análisis de su propia investigación Simultáneamente el enfoque de las epistemologías de la política educativa también se convierte en un esquema analítico apto para los estudios epistemológicos en el campo, más allá del uso que cada investigador realice para su propia vigilancia epistemológica en el proceso de desarrollo de su investigación. Este esquema de análisis surge por la preocupación de observar en una parte signifi cativa de investigaciones en nuestra región la ausencia de posicionamientos epistemológicos en la investigación en política educativa, observando que la producción del conocimiento en el campo se despliega desde uma combinación metodológica que no se sustenta en perspectivas epistemológicas, y así, la investigación se presenta como neutral e independiente de la realidad social y cultural.<hr/>O objetivo deste artigo é desenvolver a categoria epistemologias da política educacional como uma abordagem que incentiva a prática da vigilância epistemológica nas pesquisas desse campo. Essa categoria leva, necessariamente, o pesquisador a realizar uma meta-análise de sua própria investigação. Simultaneamente, o enfoque das epistemologias da política educacional também se torna um esquema analítico adequado para os estudos epistemológicos do campo, além do uso que cada pesquisador pode realizar para a sua própria vigilância epistemológica no processo de desenvolvimento de sua pesquisa. Este esquema de análise surge da preocupação de que, em uma parte significativa de pesquisas sobre políticas educacionais na América Latina, há a ausência de posicionamentos epistemológicos. A produção de conhecimento no campo se desdobra em uma combinação metodológica que não se fundamenta em perspectivas epistemológicas e, assim, a investigação se apresenta como aparentemente neutra e independente da realidade social e cultural.<hr/>The aim of this article is to analyze the category referred to as “epistemology of educational politics” as an approach that fosters the epistemological monitoring in the researches performed in this field. This category necessarily leads the researcher to develop a meta-analysis of his own investigation. Simultaneously, the approach of the epistemology of educational policies also becomes an adequate analytical framework for the epistemological studies of the field, beyond the use of each researcher for his own epistemological monitoring during the development of his research. This analytical framework is derived from the concern that, in a significant amount of the research on educational policies performed in Latin America, there is an absence of epistemological positioning. The production of knowledge in the field unfolds in a methodological combination that is not based on epistemological perspectives, thus, the resulting investigations are presented as neutral and detached from the social and cultural reality. <![CDATA[Entendendo o estado gerencial e sua relação com a educação: algumas ferramentas de análise]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092012000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto apresenta a construção de ferramentas teóricas para a análise do estado e das políticas públicas contemporâneas, com especial atenção às políticas educacionais. Com a contribuição de John Clarke e Janet Newman e agregando conceitos utilizados por Michael Apple e Stephen Ball, o texto oferece lentes teóricas para o exame da natureza gerencialista do Estado contemporâneo. Através de uma dispersão do poder, de borramento das fronteiras entre o público e o privado e de políticas avaliativas que controlam as ações das instituições públicas, o Estado gerencial combate o Estado de bem-estar social e cria as bases para políticas públicas que redesenham a relação entre sociedade civil e Estado. O texto conclui com algumas implicações para o campo de estudo das políticas educacionais, enfatizando que a lógica gerencialista não é transposta automaticamente, sem mediações, a todas as ações do estado.<hr/>This article offers theoretical tools to the analysis of the state and contemporary public policies, with special attention to educational policies. Utilizing mainly the contribution of John Clarke and Janet Newman and adding the concepts used by Michael Apple and Stephen Ball, this article offer theoretical lenses to the examination of the managerial nature of the contemporary state. Through the dispersal of power, the blurring of the borders between public and private and assessment policies that control the action of public institutions, the managerial state fights the Welfare State and creates the conditions to public policies that reshape the relationship between civil society and the state. The article ends with some implications to the study of educational policies, emphasizing the fact that the managerial logic does not transfer, unmediated, to all state actions. <![CDATA[Políticas de educação do campo: avanços e desafios]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092012000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto analisa as diretrizes da educação do campo numa dupla perspectiva: avanços e desafios. Os avanços evidenciam-se na formulação de diretrizes com base numa concepção de educação emancipatória e cidadã, e os desafios, por sua vez, concretizam-se nas dificuldades de a escola do campo problematizar os contextos socioculturais dos seus alunos; na implementação de políticas de nucleação por governos estaduais e municipais que resultam no deslocamento de escolas do campo para as cidades ou pequenos povoados; no transporte diário de milhares de crianças do campo para a cidade, que, além retirar os sujeitos dos seus contextos, incrementa processos migratórios e colide frontalmente com as diretrizes da educação do campo elaboradas no início do século XXI. Do ponto de vista teórico, o texto assenta-se em documentos e em referenciais bibliográficos relativos à educação do campo.<hr/>This article analyzes the guidelines for rural education from the double perspective of its advances and challenges. On the one hand, advances can be clearly seen in the development of guidelines based on a conception of an emancipative and citizen-oriented education. On the other hand, the challenges are evident in the difficulties faced by rural schools in terms of dealing with the socio-cultural context of their students; the implementation of state and municipal nucleating policies that result in the displacement of schools from rural areas to cities or small villages; and commuting thousands of children from rural areas to the city, which, besides driving subjects away from their contexts, also fosters migratory processes and collides with the guidelines for rural education established in the early XXI century. From the theoretical viewpoint, our work is grounded on documents and bibliographical references concerning rural education. <![CDATA[Percalços da educação infantil como direito da criança: análise da história e da legislação das décadas de 1980 e 1990]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092012000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Nesse artigo, discutimos a respeito da função da educação infantil entre o fim da ditadura militar até a aprovação da atual Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Esse período se constitui em etapa importante para a história desse nível de ensino devido à produção de documentos fundamentais que reconhecem os direitos da criança, tais como a Constituição Federal (1988), o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (1990) e a Política Nacional de Educação Infantil - PNEI (1994) - fontes deste estudo. O texto constitucional reconheceu-as como cidadãs, o ECA reforçou esse compromisso do Estado e a PNEI definiu condições adequadas para o desenvolvimento das crianças. Contudo, o atendimento com qualidade a toda a demanda caminha em passos lentos, ignorando o reconhecimento da especificidade dessa modalidade de ensino.<hr/>This article seeks to analyze the role of Early Childhood education in the period between the end of the Brazilian military dictatorship until the enactment of the current Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (National Educational Bases and Guidelines Law - LDB). This period represents a major step in the history of Early Childhood Education due to the development of documents that were essential to the acknowledgment of children’s rights, such as the Constituição Federal (Federal Constitution - 1988), the Estatuto da Criança e do Adolescente (Child and Adolescent Statute - ECA) (1990) and the Política Nacional de Educação Infantil (National Policy for Early Childhood Education - PNEI) (1994). All of these documents were used as basis for this study. The constitutional text recognized children as citizens, while the ECA has strengthened this commitment from the part of the State. Similarly, the PNEI has defined the suitable conditions for children’s overall development. However, the universal implementation of a quality service progresses slowly, since the specificity of this educational modality is yet to be fully recognized. <![CDATA[Políticas de regulação na educação: a organização da escola em ciclos em Goiânia (1998-2008)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092012000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente trabalho analisa a organização da escola em ciclos em Goiânia à luz dos processos de regulação das políticas educacionais empreendidos no Brasil a partir da década de 1990. A investigação de natureza teórico-bibliográfica beneficiou-se das análises da regulação social realizadas no campo da economia e da sociologia política tendo como referência o quadro teórico-metodológico desenvolvido por Marx e fertilizado por Gramsci. Presume-se que há, no cenário atual, novas formas de regulação social que em seus desdobramentos têm reverberado na regulação das políticas educacionais e, em certa medida, têm informado princípios para novas formas de organização da escola.<hr/>The present article analyzes the organization of schooling in cycles in the State of Goiânia, Brazil, in the light of the regulation of education policies that took place in the country from the 1990’s onwards. Our theoretical-bibliographical research took advantage of former analysis of the social regulation performed in the fields of Economy and Political Sociology, using as reference the theoretical-methodological framework developed by Marx and perfected by Gramsci. It is presumed that, in the current scenario, that are new forms of social regulation that, in its developments, have echoed in the regulation of educational policies and that, in a sense, have informed principles for new forms of organization of the school. <![CDATA[Estratégia de luta na superação da exclusão escolar: o papel dos técnicos sociais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092012000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo trata das possibilidades de rompimento de práticas de exclusão escolar através de ações realizadas pelos técnicos sociais (ATES), que têm como proposta a educação popular emancipatória, representando um movimento contrário à hegemonia dominante. Consiste em estudo de caso com abordagem qualitativa (TRIVINÕS, 1987), apresentando resultados parciais da pesquisa desenvolvida com assentados da reforma agrária nos municípios de São Gabriel e Santa Margarida do Sul (RS). A ação de assistência realizada pelos técnicos de diversas áreas é entendida como uma política pública, conquistada através de pautas travadas com o Ministério da Agricultura e setores das áreas de Assentamento do INCRA, constituindo um movimento social relacionado diretamente com a educação. Conclui-se que, apesar da pouca atenção do Estado Capitalista, esses movimentos constituem-se em ações educativas de caráter emancipatório para os sujeitos sociais envolvidos.<hr/>This article deals with the possibilities of disruption of exclusive practices in education through the actions performed by the social workers (ATES), who propose an emancipative popular education, which represents a contrary movement to the dominant hegemony. It consists of a case study with a qualitative approach (TRIVINÕS, 1987), presenting partial results of the research developed with agrarian reform settlers in the cities of São Gabriel and Santa Margarida dos Sul (State of Rio Grande do Sul). The assistance provided by social workers of several different fields is understood as a governmental policy, achieved through negotiations with the Ministry of Agriculture and with sectors of the settlement areas defined by the Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (National Institute for Colonization and Agrarian Reform - INCRA), being, therefore, a social movement directed related to the education. It is possible to conclude that, although receiving little attention of the capitalist State, these movements represent educational actions of an emancipative nature for the involved social actors. <![CDATA[A reconstrução da experiência democrática: a democracia como credo pedagógico na filosofia de Dewey]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092012000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto tem por objetivo reconstruir e analisar as razões que levaram o educador americano John Dewey a eleger a democracia como credo pedagógico de sua filosofia da educação. Para tanto, inicialmente se fará uma breve reconstrução das origens da democracia na paideia grega para em seguida analisarem-se os motivos que levaram Dewey a eleger a democracia como principal referência do seu credo pedagógico. Nos dois últimos tópicos analisa-se a concepção democrática de educação na obra Democracia e Educação e por que Dewey utiliza a ciência, a filosofia e a educação como instrumentos na reconstrução da democracia.<hr/>The present article aims at reconstructing and analyzing the reasons that led the American educator John Dewey to elect democracy as the pedagogical belief of his educational philosophy. In order to do so, firstly our work will briefly retrace the origins of democracy at the Greek paideia, in order to analyze the reasons that led Dewey to choose democracy as the main reference of his pedagogical belief. Finally, we will discuss the democratic concept of education on Dewey’s work Democracy and Education and the reasons why the author uses science, philosophy, and education as instruments of reconstruction of the democracy. <![CDATA[Cultura escolar e conselho de classe: gestão democrática do trabalho pedagógico?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092012000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo tematiza a cultura do trabalho pedagógico escolar no âmbito do conselho de classe. Muitas pesquisas vêm demonstrando que não raro o conselho atua de modo burocrático e na contramão de um projeto capaz de alinhar as práticas educativas escolares aos interesses sociais. Questionamos quais as formas ritualizadas, os sentidos que envolvem o trabalho pedagógico de conselho de classe e se elas estão associadas à permanência das dificuldades. O trabalho é parte de pesquisa maior, na qual, por meio de abordagem qualitativa com metodologia interpretativa, na perspectiva dos estudos culturais, investigaram-se duas escolas da rede estadual paranaense a fim de conhecer e compreender a cultura escolar, desvelando assim sentidos sobre a avaliação e a gestão do trabalho pedagógico. Para o estudo, apoiamo-nos nas contribuições de Viñao Frago (1998), Dalben (1992, 2004), Mattos (2005) e Oliveira (2002, 2004, 2009). Pudemos perceber que há, nas escolas pesquisadas, um sentido partilhado de avaliação classificatória, do conselho de classe como etapa burocrática, mais do que como um processo inerente ao pedagógico.<hr/>The present article aims to discuss the pedagogical work culture in the scope of the class council. Several studies have shown that often the class council acts in a bureaucratic way and against a project able to align the educational practices of the school with the social interests. Therefore, we seek to question what are the ritualized forms, meanings and beliefs implied in the pedagogical work of the class council and whether or not they are related to the permanence of the difficulties encountered. This work is part of larger research in which, by means of a qualitative approach along with an interpretive methodology, from the perspective of the cultural studies, we have investigated two public schools in the city of Ponta Grossa, State of Paraná, in order to reveal and understand their school culture and, consequently, unveil the methods of evaluation employed and how the pedagogical work was managed. To perform our analysis, we rely on the contributions of Viñao Frago (1998), Dalben (1992, 2004), Mattos (2005) and Oliveira (2002, 2004, 2009). We were able to perceive that in the surveyed schools there is a shared sense of classificatory evaluation, of the school council as a bureaucratic step to be fulfilled, and not as a process inherent to the pedagogical work. <![CDATA[Representando a docência, vou me fazendo professora: uma pesquisa com estagiárias de licenciatura em música]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092012000100012&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo decorre de uma pesquisa que teve como objetivo investigar as representações acerca do estágio supervisionado de estudantes em formação acadêmico-profissional do curso de Música da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Partindo de estudos sobre a formação de professores, estágio supervisionado e educação musical, buscaram-se conhecer e analisar as representações, crenças, ideias e valores dos licenciandos de música em relação ao estágio supervisionado e compreender os processos de gênese e transformação sobre a construção da docência. Os achados indicam que as representações de estágio supervisionado vão sendo modificadas ao longo da formação, e o aspecto central trazido em relação à docência carrega a aspiração positiva de ser um “bom professor” de música, em diferentes espaços educativos.<hr/>The present paper derives from a research that aimed to investigate representations about student teaching in the academic-professional formation of the undergraduate course in Music offered by the Universidade Federal de Santa Maria (FUSM). Based on studies concerning teacher’s formation, supervised student teaching and musical education, this work aimed to understand and analyze the representations, beliefs, ideas and values of music students in relation to the student teaching model, as well as to understand the processes of genesis and transformation regarding the development of teaching as a whole. The findings indicate that the representations of the supervised student teaching change along the formation and that the central aspect regarding teaching conveys the positive aspiration of being a “good music teacher” in different educational contexts. <![CDATA[Concepções e práticas de professoras no ensino da argumentação no 5º ano do ensino fundamental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092012000100013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esta pesquisa discute as concepções de duas professoras sobre o ensino da argumentação e suas relações com a prática pedagógica em turmas do 5º ano. A análise de cinco aulas de cada professora revelou que uma delas adotava uma concepção de argumentação desvinculada das situações de uso, expressa no ensino de conceitos e de uma forma composicional padrão. A outra professora demonstrou maior clareza acerca da diversidade de gêneros textuais e das situações em que se deve argumentar, o que gerou a proposição de atividades de leitura e escrita mais contextualizadas, com foco nas especificidades dos gêneros trabalhados. Conclui-se que a concepção de argumentação como prática discursiva demanda um maior conhecimento sobre a variedade de situações e gêneros presentes na sociedade, sendo este um requisito para uma ação pedagógica mais reflexiva e voltada para os usos sociais da escrita.<hr/>The present article seeks to discuss the concepts of two teachers regarding the teaching of argumentation skills and how they reflect on their teaching practices with 5th grade students. The analysis of five classes of each teacher has revealed that one of them adopted a concept of argumentation detached from day-to-day situations, expressed in the teaching of concepts and in a standard compositional form. The other teacher has shown a clearer understanding of the diversity of textual genres and of the situations in which one has to use argumentation skills, therefore generating more reading and writing activities based on the context, focusing on the analyzed genres’ characteristics. It is possible to conclude that the concept of argumentation as a discursive practice requires a greater knowledge of the diversity of situations and genres found in the society. This knowledge is essential for a more reflexive pedagogical practice centered on the social uses of writing. <![CDATA[Origens africanas do Brasil contemporâneo: histórias, línguas, culturas e civilizações]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092012000100014&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esta pesquisa discute as concepções de duas professoras sobre o ensino da argumentação e suas relações com a prática pedagógica em turmas do 5º ano. A análise de cinco aulas de cada professora revelou que uma delas adotava uma concepção de argumentação desvinculada das situações de uso, expressa no ensino de conceitos e de uma forma composicional padrão. A outra professora demonstrou maior clareza acerca da diversidade de gêneros textuais e das situações em que se deve argumentar, o que gerou a proposição de atividades de leitura e escrita mais contextualizadas, com foco nas especificidades dos gêneros trabalhados. Conclui-se que a concepção de argumentação como prática discursiva demanda um maior conhecimento sobre a variedade de situações e gêneros presentes na sociedade, sendo este um requisito para uma ação pedagógica mais reflexiva e voltada para os usos sociais da escrita.<hr/>The present article seeks to discuss the concepts of two teachers regarding the teaching of argumentation skills and how they reflect on their teaching practices with 5th grade students. The analysis of five classes of each teacher has revealed that one of them adopted a concept of argumentation detached from day-to-day situations, expressed in the teaching of concepts and in a standard compositional form. The other teacher has shown a clearer understanding of the diversity of textual genres and of the situations in which one has to use argumentation skills, therefore generating more reading and writing activities based on the context, focusing on the analyzed genres’ characteristics. It is possible to conclude that the concept of argumentation as a discursive practice requires a greater knowledge of the diversity of situations and genres found in the society. This knowledge is essential for a more reflexive pedagogical practice centered on the social uses of writing. <![CDATA[Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092012000100015&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esta pesquisa discute as concepções de duas professoras sobre o ensino da argumentação e suas relações com a prática pedagógica em turmas do 5º ano. A análise de cinco aulas de cada professora revelou que uma delas adotava uma concepção de argumentação desvinculada das situações de uso, expressa no ensino de conceitos e de uma forma composicional padrão. A outra professora demonstrou maior clareza acerca da diversidade de gêneros textuais e das situações em que se deve argumentar, o que gerou a proposição de atividades de leitura e escrita mais contextualizadas, com foco nas especificidades dos gêneros trabalhados. Conclui-se que a concepção de argumentação como prática discursiva demanda um maior conhecimento sobre a variedade de situações e gêneros presentes na sociedade, sendo este um requisito para uma ação pedagógica mais reflexiva e voltada para os usos sociais da escrita.<hr/>The present article seeks to discuss the concepts of two teachers regarding the teaching of argumentation skills and how they reflect on their teaching practices with 5th grade students. The analysis of five classes of each teacher has revealed that one of them adopted a concept of argumentation detached from day-to-day situations, expressed in the teaching of concepts and in a standard compositional form. The other teacher has shown a clearer understanding of the diversity of textual genres and of the situations in which one has to use argumentation skills, therefore generating more reading and writing activities based on the context, focusing on the analyzed genres’ characteristics. It is possible to conclude that the concept of argumentation as a discursive practice requires a greater knowledge of the diversity of situations and genres found in the society. This knowledge is essential for a more reflexive pedagogical practice centered on the social uses of writing.