Scielo RSS <![CDATA[Práxis Educativa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1809-430920120003&lang=es vol. 07 num. 03 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092012000300001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Estilo interacional e o significado não verbal: crianças Mazahua aprendem como viver no modo separado-mas-junto]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092012000300002&lng=es&nrm=iso&tlng=es A experiência de crianças pequenas com uma interação social não verbalmente organizada constitui um tipo primário de enculturação. À medida que adquirem a capacidade de participar em interações cotidianas, aprendem simultaneamente os significados culturais nelas integrados. Esse artigo descreve a aquisição, pelas crianças Mazahua, de um estilo interacional separado-mas-junto. A apreciação dos significados não verbais envolvidos pode aprofundar o nosso conhecimento da natureza dos estilos interacionais definidos culturalmente e seu impacto no ensino em sala de aula.<hr/>Young children’s experience with nonverbally organized social interaction constitutes a primary kind of enculturation. As they acquire the ability to participate in everyday interactions, they simultaneously learn the cultural meanings embedded in them. This article describes the acquisition by Mazahua children of a separate-but-together interactional style. An appreciation of the nonverbal meanings involved an further our understanding of the nature of culturally defined interactional styles and their impact on school learning. <![CDATA[Gestión del multilingüismo y docencia indígena para una educación intercultural bilingüe en la Argentina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092012000300003&lng=es&nrm=iso&tlng=es El presente trabajo muestra los primeros resultados de una investigación sociolingüística en curso sobre la de educación intercultural bilingüe (EIB) en Argentina. El interés final de este trabajo es identificar algunos elementos que permitan dar cuenta del rol de las lenguas en los procesos sociales que involucran a la población indígena, poniendo en evidencia las formas en que los usos lingüísticos participan en la lucha por recursos materiales así como las representaciones sociales e ideologías lingüísticas que participan en la distribución desigual de dichos recursos entre grupos y al mantenimiento de desigualdades sociales. Para ello, se analiza el caso de una población - que llamamos El Algarrobo - en donde se forman docentes indígenas, los cuales son incorporados paulatinamente en las escuelas de la zona. En esta incorporación las instituciones educativas definen los roles de los docentes indígenas, así como el lugar de las lenguas en las mismas. Según muestra este trabajo, esta gestión de las lenguas está ligada a procesos de lucha social en los cuales las lenguas tienen un rol clave. La concepción del bilingüismo, las evaluaciones sobre las competencias lingüísticas de estudiantes y docentes indígenas, y las prácticas lingüísticas en las aulas ponen en evidencia la distancia entre los significados que circulan en los discursos oficiales sobre la EIB en Argentina y el sentido que obtienen éstos en las prácticas concretas en las aulas.<hr/>O presente trabalho expõe os primeiros resultados de uma pesquisa sociolinguística a respeito da Educação Intercultural bilíngue (EIB) na Argentina. O interesse final deste trabalho é identificar alguns elementos que permitem compreender o papel das línguas nos processos sociais que envolvem a população indígena, pondo em evidencia as formas pelas quais os usos linguísticos participam na luta por recursos materiais e as representações sociais e ideologias linguísticas funcionais, em uma distribuição desigual desses recursos entre os grupos, colaborando para a manutenção de desigualdades sociais. Para tanto, se analisa o caso de uma população - que chamamos El Algarrobo - onde se formam docentes indígenas, os quais são incorporados paulatinamente nas escolas da região. Nesta incorporação, as instituições educativas, definem os papeis dos docentes indígenas, assim como o lugar das línguas nessas mesmas instituições. Assim, este trabalho mostra que a gestão das línguas está ligada a processos de luta social nos quais as línguas têm um papel chave. A concepção de bilinguismo, as avaliações acerca das competências linguísticas dos estudantes e docentes indígenas, assim como as práticas linguísticas nas aulas, revelam a distância entre os significados que circulam nos discursos sociais a respeito da IEB na Argentina e o sentido que estes ganham nas práticas concretas em sala de aula.<hr/>Current paper presents the first outcome of an ongoing sociolinguistic research on bilingual intercultural education (EIB) in Argentina. The aim of this study is to identify some elements for an account of the role of language in the social process that involves native people by highlighting the manner in which language usage participate in the struggle for material resources and how social representations and linguistic ideologies are involved in the unequal distribution of resources among indigene groups and in the maintenance of social inequalities. The case of a population that called El Algarrobo has been analyzed. Native young people are trained as teachers and gradually incorporated in schools of the region. In such a process the educational institutions define the roles for native teachers and the place of languages. Results show that the management of languages is linked to the process of social struggle where languages have a key role. The conception of bilingualism, the assessments of native teachers with a competence of Spanish and classroom language practices evidence the distance between meanings in official discourses on EIB in Argentina and the meaning EIB has in day-to-day practice in the classroom and in the school. <![CDATA[A escola indígena tem gênero? Explorações a partir da vida das mulheres e professoras Xakriabá]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092012000300004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto analisa o processo de escolarização e letramento entre os Xakriabá, povo indígena residente no norte de Minas Gerais, a partir de um recorte de gênero. Serão apresentados dados estatísticos da escola indígena Xakriabá e breves descrições da vida cotidiana. O principal objetivo é demonstrar que, apesar dos pontos de convergência entre a escola indígena Xakriabá e a escola não indígena brasileira no que tange à melhor progressão escolar das mulheres e à feminilização do magistério (ainda que não seja nos cargos hierarquicamente de comando), observam-se diferentes significados atribuídos ao processo de escolarização e letramento, pois se instalam em contextos com dinâmicas sociais, culturais e econômicas específicas.<hr/>The schooling and literacy process among the indigenous people Xakriabá in the northern region of the state of Minas Gerais, Brazil, is analyzed through the gender perspective. Statistical data on the indigenous school of the Xakriabá people and brief descriptions of their daily life are forwarded. Investigation demonstrates that, although the Xakriabá indigene school and the Brazilian non-indigene school converge with regard to better schooling progress in women and to the feminization of the professorship (although not in hierarchical commanding posts), different meanings exist within the schooling process and literacy. In fact, they were installed within contexts with specific social, cultural and economical dynamics. <![CDATA[Quando os(as) alunos(as) já são professores(as): estágio, pesquisa e prática docente na formação de professores(as) indígenas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092012000300005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo aborda o tema central do estágio no Curso de Formação de Professores Indígenas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) enquanto um dos principais desafios para a formação de professores indígenas em nível superior. Como os alunos universitários indígenas já são professores(as) em suas aldeias, procurasse saber que tipos de atividades caracterizarão este momento formativo e comporão o estágio e como articular as ações de pesquisa e prática docente oportunizando a soma de esforços e produção de resultados que sejam contribuição tanto para a formação do(a) professor(a) como para as escolas indígenas. Também focaliza a experiência já vivida com a Turma Mura, que está no último ano do curso e no fim de seu estágio. O estágio tem sido entendido como um espaço/tempo de reflexão e ação sobre a realidade escolar e o exercício da docência, tendo em vista potencializar a formação dos(as) licenciandos(as) e qualificar as suas inserções profissionais e, consequentemente, o trabalho da escola indígena.<hr/>The main traineeship theme in the Indigenous Teachers Training Course at the Federal University of Amazonas is one of the most important challenges in the college training of indigenous teachers. Since indigenous university students are already teachers in their villages, current investigation endeavors to answer the following questions: What kind of activities will characterize this training and which will compose the teachers’ formation? How may research and teaching practice be articulated so that efforts and results may contribute towards teacher training and indigenous schools? Current research focuses on the experience of the Mura Class which is in its final year and finishing its traineeship. Traineeship has been a space-time opportunity for reflection and activities on the school and on the teaching practice to highlight teachers’ training, qualify their professional insertions and, consequently, the work of the indigenous school. <![CDATA[Formação de professores indígenas numa perspectiva intercultural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092012000300006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo trata da formação de professores indígenas tendo como cenário as ações que envolvem docentes, lideranças Kaingang e gestores dessa política no Estado do Rio Grande do Sul. O foco central do trabalho que aqui apresentamos e sobre o qual aprofundamos a reflexão é o Curso de Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos - Proposta diferenciada para Indígenas, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul com financiamento da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação. Os estudos, que são vinculados à pesquisa “Educação Ameríndia e Interculturalidade”, possibilitam a compreensão desse curso de especialização no contexto mais amplo da formação de professores indígenas e da educação escolar indígena.<hr/>Current analysis discusses indigenous teacher training foregrounded on the activities that involve teachers, Kaingang chiefs and government officials responsible for this policy in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. The Specialization Course in Professional Education integrated to Fundamental Education, within the modality Education for Young People and Adults - A differentiated proposal for Amerindians, is the main objective of current study. The course is run by the Federal University of Rio Grande do Sul and funded by the Secretary for Professional Education and Technology of the Brazilian Ministry of Education. Studies related to the research ‘Amerindian Education and Interculturality’ underlie the above-mentioned specialization course within a wider context of the formation of indigenous teachers and indigene school education. <![CDATA[Território e saberes tradicionais: articulações possíveis no espaço escolar indígena]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092012000300007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo aborda as interferências dos processos históricos de desterritorialização e confinamento territorial entre os índios Kaiowá e Guarani, em MS, na produção e ressignificação dos seus conhecimentos/saberes tradicionais, além das possíveis dificuldades no seu eventual trânsito para os espaços escolares. Apoiado em Oliveira Filho (1999), Bhabha (2003), Sousa Santos (2005), Descola (1988), Melià; Grünberg e Grünberg (2008), entre outros, adotou-se como procedimento técnico-metodológico a revisão bibliográfica, privilegiando entrevistas com docentes indígenas. Conclusões iniciais apontam para a relevância do que acontece no território, em especial, as mudanças na organização social, para os processos relativos aos conhecimentos tradicionais indígenas. Instâncias internas reconhecidas como espaços relevantes nesse processo têm sido tensionados e sua importância reduzida. No entanto, persiste a forma indígena de ressignificar e traduzir seus conhecimentos, que perpassa, inclusive, as lutas pela quebra do confinamento historicamente imposto.<hr/>Interferences are analyzed with regard to the historical processes of deterritorialization and territorial confinement among Kaiowá and Guarani populations in southern Mato Grosso, Brazil, on the production and re-signification of their traditional knowledge and wisdom and on possible difficulties in the eventual transition to school spaces. Foregrounded on Oliveira Filho (1999), Bhabha (2003), Sousa Santos (2005), Descola (1988), Melià; Grünberg and Grünberg (2008) and others, a review of the literature was undertaken as techno-methodological procedure with special reference to interviews with indigenous teachers. Partial results highlight the relevance of what happens inside the territory, especially the changes in social organization for processes related to traditional indigenous wisdom. Internal events, acknowledged as relevant spaces in the process, have had their importance reduced. Nevertheless, the indigenous way of reframing and translating their knowledge persists and pervades even the struggle against the historically imposed confinement. <![CDATA[Os processos próprios de aprendizagem e a formação dos professores indígenas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092012000300008&lng=es&nrm=iso&tlng=es O tema da formação de professores indígenas e a questão dos processos próprios de aprendizagem, colocados como um direito aos povos indígenas a partir da Constituição de 1988, tem como objetivo a ressignificação da prática pedagógica em contextos socioculturais particulares e dar visibilidade à educação indígena. Tendo como referência a criança indígena, sujeito que produz conhecimentos no contexto de suas particularidades e territorialidades, a reflexão aponta a necessidade de construção de novos aportes teóricos e de pedagogia(s) que dêem visibilidade a outras lógicas epistêmicas locais produzidas pela “colonialidade do poder”, mas que se fazem diferentes da lógica dominante ocidental, no processo de formação de educadores indígenas.<hr/>Indigenous teacher formation and the issue of specific learning processes, as a right of the indigenous peoples derived from the 1988 Constitution, aim at the re-signification of pedagogical practices in specific socio-cultural contexts and at the visibility of indigenous education. Taking indigenous children as a reference, or rather, the agents that produce knowledge within the context of their particularities and territorialities, the essay points to the necessity of constructing new theoretical bases and a pedagogy that gives visibility to other local epistemic logics produced by “power coloniality”. They are different from the dominant Western logic in the process of training indigenous educators. <![CDATA[Algumas notas para a discussão sobre a situação de acesso e permanência dos povos indígenas na educação superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092012000300009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho procura apresentar um panorama da situação da educação superior indígena no Brasil, focalizando tanto algumas políticas públicas implementadas pelo Estado quanto programas de ações afirmativas de universidades federais e estaduais destinadas a alunos indígenas. Com base em registros de campo e pesquisas existentes são discutidas as condições de acesso e permanência de estudantes indígenas em algumas universidades do País. São também descritas e analisadas as demandas por eles colocadas, suas principais dificuldades e as experiências que vivenciam no espaço universitário. Deste modo, pretende-se contribuir com pesquisas em um campo ainda pouco explorado, o da educação escolar indígena, que tem se tornado uma importante demanda do movimento indígena, mas ainda é objeto de pouca reflexão analítica.<hr/>Current investigation presents an overview of the situation of indigenous higher education in Brazil, with special focus on policies implemented by the Brazilian government and on affirmative action programs for indigenous students by government universities. Foregrounded on field records and research, access conditions and permanence of indigenous students in Brazilian university are investigated. Students’ demands, their main difficulties and experiences within the university context are also described and analyzed. The essay endeavors to be a contribution on a still unexplored field in indigenous education and schooling, which has become an important issue within the indigenous movement although it still lacks serious analytical reflection. <![CDATA[A política pública de ensino superior para povos indígenas no Paraná: trajetórias, desafios e perspectivas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092012000300010&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo reflete sobre a experiência de ingresso e permanência de estudantes indígenas nas instituições de Ensino Superior públicas do Paraná enquanto promotora de uma política pública de educação superior no território paranaense. Inspira-se nas trajetórias desses acadêmicos, ingressantes pelo Vestibular dos Povos Indígenas, demonstrando que a permanência desses sujeitos no ensino superior somente se faz possível mediante a efetivação de um duplo pertencimento: o acadêmico e étnico-comunitário. São evidentes os limites da tarefa do Estado nessa ação, uma vez que a permanência requer políticas públicas de educação superior voltadas efetivamente a esses sujeitos e sensíveis aos pertencimentos por eles construídos. O trabalho resultou de revisão de literatura, análise documental e análise de conteúdo de entrevistas realizadas junto aos acadêmicos indígenas e profissionais índios recém-formados. Reconhece-se o ineditismo da experiência paranaense iniciada nesta década, cuja consolidação se deve à efetiva atuação do Estado, das universidades públicas e das lideranças e comunidades indígenas.<hr/>The experience on the admittance and permanence of indigenous students in public higher education institutions which are the promoters of public policy in higher education in the state of Paraná, Brazil, is provided. Current article is based on the indigenous students’ trajectories at the state universities of Paraná when they were admitted through the Indigenous Entrance Exam. In fact, their permanence in higher education institutions has been possible due to the dual belonging of schooling and ethnicity. It highlights the limits of the State’s role in this policy since their permanence requires higher education policies actually aimed at these subjects and sensitive to the traits built by them. Current analysis is the product of a review of the literature, document analysis and content analysis of interviews with indigenous students and recently graduated indigenous professionals. The uniqueness of the experience in the state of Paraná in the last decade is acknowledged. In fact, its consolidation has been foregrounded on the effective action by the above-mentioned state, by government-rununiversities and by indigenous leaders and communities. <![CDATA[Entre o bom selvagem e o canibal: representações de índio na literatura infantil brasileira em meados do século XX]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092012000300011&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo apresenta uma reflexão sobre o modo como são construídas representações de índio nas obras de ficção infantil que circularam de forma expressiva entre 1945-1965, considerado o terceiro período histórico da literatura infantil brasileira. O corpus da análise é composto por seis romances infantis nos quais o índio figura como protagonista ou como importante personagem, a saber: As aventuras de Tibicuera, de Érico Veríssimo (1937); A bandeira das Esmeraldas (1945), de Viriato Corrêa; Expedição aos Martírios (1952) e Volta à Serra Misteriosa (1954), de Francisco Marins; Curumi, o menino selvagem (1956), de Jeronimo Monteiro; Curumim sem nome (1960), de Balthazar de Gadoy Moreira. A partir das análises, concluiu-se que o índio é representado de forma dicotômica nessas obras: de um lado, é um bom selvagem, convertido ao cristianismo, que presta auxílio ao homem branco e está integrado harmonicamente à natureza; de outro lado, é um canibal perigoso e violento, cuja natureza selvagem precisa ser domesticada. As principais referências literárias para a construção dessa dicotomia são buscadas, pelos autores desse período, no cânone da Literatura Brasileira endereçada aos adultos.<hr/>The representations of Brazilian Indians in Brazilian children fictional literature during 1945-1965, the third period in the history of Brazilian children’s literature, are discussed. The corpus of current analysis consists of six novels, namely, As aventuras de Tibicuera, by Érico Veríssimo (1937); A bandeira das Esmeraldas (1945), by Viriato Corrêa; Expedição aos Martírios (1952) and Volta à Serra Misteriosa (1954), by Francisco Marins; Curumi, o menino selvagem (1956), by Jeronimo Monteiro; Curumim sem nome (1960), by Balthazar de Gadoy Moreira, in which the Indian is the hero or an important character. Results showed that Brazilian Indians were always represented as dichotomous subjects in the above books. On the one hand, Indians are described as “good savages”, frequently converted to the Christian faith, harmoniously integrated with nature, and a servant to white people. On the other hand, Indians are also portrayed as dangerous and violent cannibals, whose wild nature must be tamed. The main literary references to the construction of this dichotomy may be found by the authors of the period within the Brazilian literary canon written for adults. <![CDATA[Educação e religião Guarani no Paraná: estudo a partir do ritual Nimongarai]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092012000300012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Com a violenta expropriação e mercantilização dos territórios paranaenses, os grupos indígenas sobreviventes foram, no início do século XX, reunidos em pequenas parcelas de terras, as aldeias, hoje chamadas Terras Indígenas (TIs). Como consequência, os Guarani no Norte do Paraná, que atualmente habitam as TIs Laranjinha, Ywy Porã e Pinhalzinho, por falta de terra, vivem em situação precária, sofreram e sofrem a perda de boa parte das tradições culturais, incluindo a língua materna. Nos anos de 1980 e 1990, no contexto da crise econômica mundial e de intensos movimentos sociais, organismos internacionais como a UNESCO e Banco Mundial reafirmaram a importância das culturas minoritárias e iniciaram, em parceria com os Estados nacionais, a implementação de políticas de inclusão, baseadas no direito à diferença. Neste texto são apresentados e discutidos os resultados de um projeto de revitalização cultural desenvolvido por meio do registro de narrativas dos velhos, do ritual de batismo Nimongarai e de intervenções pedagógicas em escolas indígenas Guarani do Paraná.<hr/>Due to the violent expropriation and commercialization of large areas in the state of Paraná, Brazil, at the beginning of the 20th century the surviving indigenous groups were herded within small parcels of land, called villages, and currently denominated Indigene Land (IL). The Nhandewa Guarani of the northern region of the state of Paraná, living in the Laranjinha, Ywyporã and Pinhalzinho ILs, have experienced terrible conditions since they lost many of their traditions and culture, including their language. During the 1980s and 1990s and within the context of the world economic crisis, the international organisms UNESCO and World Bank aimed at social cohesion and started, as a joint venture with the national states, the implementation of an inclusion policy based on the right to be different. Current analysis discusses the results of a cultural revival project developed through the register of narratives by the indigene elderly people with regard to the Nimongarai baptism ritual and pedagogical interventions in schools in the state of Paraná. <![CDATA[O discurso da diversidade linguística em textos acadêmicos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092012000300013&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste trabalho é discutir as concepções de língua e de identidade subjacentes a textos acadêmicos sobre aquisição e/ou ensino de línguas, observando de que forma concebem o ensino de línguas ante as diferentes realidades linguísticas existentes no Brasil. Busca-se compreender de que forma língua e identidade se imbricam na construção de uma política linguística. A análise leva em conta as atuais perspectivas críticas referentes ao estudo da linguagem, as de Hall (2006) e Iglesias (2009), por tratarem sobre os conceitos de identidade, e a de Bourdieu (2008), por promover discussões sobre a língua/discurso e por problematizá-la, tanto como objeto de dominação quanto como capital simbólico. Os resultados indicam um deslocamento em certas produções acadêmicas, ao abdicarem de concepções hegemônicas para instaurar um novo discurso, pautado pela diversidade linguística brasileira. Não obstante, esse novo discurso, presente em muitas produções analisadas, ainda não foi incorporado às práticas políticas e pedagógicas no cenário educacional brasileiro.<hr/>Concepts of language and identity underlying academic texts on acquisition and language teaching are discussed to investigate how the texts deal with language teaching within the different language contexts in Brazil. When texts as taken as an object of academic study, it remains to understand how language and identity are interconnected within the construction of language policies when a multilingual situation in Brazil is held to be the parameter. Analysis is foregrounded on current critical perspectives for language studying by Hall (2006) and Iglesias (2009) on identity concepts and by Bourdieu (2008) on language and discourse, through its problematization as an object of domination and symbolic capital. Results reveal a shift in some scholarly productions when they shun hegemonic conceptions about language and its teaching and instead establish a new discourse based on the linguistic diversity in Brazil. The new discourse, however, has not yet been incorporated to policies and pedagogical practices within Brazilian educational context, albeit present in many productions analyzed. <![CDATA[Educación superior y pueblos indígenas y afrodescendientes en América Latina: normas, políticas y prácticas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092012000300014&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste trabalho é discutir as concepções de língua e de identidade subjacentes a textos acadêmicos sobre aquisição e/ou ensino de línguas, observando de que forma concebem o ensino de línguas ante as diferentes realidades linguísticas existentes no Brasil. Busca-se compreender de que forma língua e identidade se imbricam na construção de uma política linguística. A análise leva em conta as atuais perspectivas críticas referentes ao estudo da linguagem, as de Hall (2006) e Iglesias (2009), por tratarem sobre os conceitos de identidade, e a de Bourdieu (2008), por promover discussões sobre a língua/discurso e por problematizá-la, tanto como objeto de dominação quanto como capital simbólico. Os resultados indicam um deslocamento em certas produções acadêmicas, ao abdicarem de concepções hegemônicas para instaurar um novo discurso, pautado pela diversidade linguística brasileira. Não obstante, esse novo discurso, presente em muitas produções analisadas, ainda não foi incorporado às práticas políticas e pedagógicas no cenário educacional brasileiro.<hr/>Concepts of language and identity underlying academic texts on acquisition and language teaching are discussed to investigate how the texts deal with language teaching within the different language contexts in Brazil. When texts as taken as an object of academic study, it remains to understand how language and identity are interconnected within the construction of language policies when a multilingual situation in Brazil is held to be the parameter. Analysis is foregrounded on current critical perspectives for language studying by Hall (2006) and Iglesias (2009) on identity concepts and by Bourdieu (2008) on language and discourse, through its problematization as an object of domination and symbolic capital. Results reveal a shift in some scholarly productions when they shun hegemonic conceptions about language and its teaching and instead establish a new discourse based on the linguistic diversity in Brazil. The new discourse, however, has not yet been incorporated to policies and pedagogical practices within Brazilian educational context, albeit present in many productions analyzed. <![CDATA[Jogos e culturas indígenas: possibilidades para a educação intercultural na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092012000300015&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste trabalho é discutir as concepções de língua e de identidade subjacentes a textos acadêmicos sobre aquisição e/ou ensino de línguas, observando de que forma concebem o ensino de línguas ante as diferentes realidades linguísticas existentes no Brasil. Busca-se compreender de que forma língua e identidade se imbricam na construção de uma política linguística. A análise leva em conta as atuais perspectivas críticas referentes ao estudo da linguagem, as de Hall (2006) e Iglesias (2009), por tratarem sobre os conceitos de identidade, e a de Bourdieu (2008), por promover discussões sobre a língua/discurso e por problematizá-la, tanto como objeto de dominação quanto como capital simbólico. Os resultados indicam um deslocamento em certas produções acadêmicas, ao abdicarem de concepções hegemônicas para instaurar um novo discurso, pautado pela diversidade linguística brasileira. Não obstante, esse novo discurso, presente em muitas produções analisadas, ainda não foi incorporado às práticas políticas e pedagógicas no cenário educacional brasileiro.<hr/>Concepts of language and identity underlying academic texts on acquisition and language teaching are discussed to investigate how the texts deal with language teaching within the different language contexts in Brazil. When texts as taken as an object of academic study, it remains to understand how language and identity are interconnected within the construction of language policies when a multilingual situation in Brazil is held to be the parameter. Analysis is foregrounded on current critical perspectives for language studying by Hall (2006) and Iglesias (2009) on identity concepts and by Bourdieu (2008) on language and discourse, through its problematization as an object of domination and symbolic capital. Results reveal a shift in some scholarly productions when they shun hegemonic conceptions about language and its teaching and instead establish a new discourse based on the linguistic diversity in Brazil. The new discourse, however, has not yet been incorporated to policies and pedagogical practices within Brazilian educational context, albeit present in many productions analyzed.