Scielo RSS <![CDATA[Práxis Educativa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1809-430920130001&lang=es vol. 08 num. 01 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092013000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Gramsci, filosofia e educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092013000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo apresenta uma interpretação da concepção de Gramsci sobre filosofia e educação, bem como da articulação desses conceitos na práxis e no paradigma teórico-metodológico por ele formulado. São utilizados principalmente os textos da maturidade teórico-metodológica de Gramsci, os Cadernos do Cárcere, bem como alguns de seus comentadores que têm forte repercussão no Brasil. O texto é dividido em duas partes: na primeira, é discutida a concepção gramsciana de filosofia e na segunda, a de educação. Na conclusão, são resgatadas as teses centrais que devem ser levadas em consideração para o que se acredita ser uma boa interpretação do legado filosófico e pedagógico-educativo, resultante do pensamento e da ação de Gramsci, o qual enfrentou as contradições da realidade italiana de sua época na tentativa de colaborar com a superação das relações sociais capitalistas.<hr/>This paper presents an interpretation of Gramsci’s conception of philosophy and education, as well as the articulation of such concepts in practice and in his theoretical-methodological paradigm. Texts produced mainly in Gramsci’s theoretical- methodological maturity were used such as the Prison notebooks, as well as the writings of some of his reviewers who have strong impact in Brazil. The text is divided into two parts: the first discusses the Gramscian conception of philosophy while the second focuses on his conception of education. In the conclusion, the focus is on central issues which must be taken into account in order to develop a good interpretation of the philosophical and pedagogical-educational legacy originated in Gramsci’s thoughts and actions, once he faced the contradictions of the Italian reality of his time in an attempt to cooperate with the overcoming of capitalist social relations.<hr/>Este artículo presenta una interpretación de la concepción de Gramsci sobre fi losofía y educación, así como de la articulación de esos conceptos en la praxis y en el paradigma teórico-metodológico por él formulado. Se utilizan principalmente textos de la madurez teórico-metodológica de Gramsci, los Cuadernos de la Cárcel, así como algunos de sus comentadores con más infl uencia en Brasil. El texto se divide en dos partes: en la primera se discute la concepción gramsciana de fi losofía, mientras en la segunda, la de educación. A modo de conclusión, se rescatan las tesis centrales las cuales deben ser llevadas en consideración para lo que se cree como buena interpretación del legado fi losófi co y pedagógico-educativo, resultante del pensamiento y de la acción de Gramsci, quien se enfrentó a las paradojas de la realidad italiana de su época en el intento de colaborar con la superación de las relaciones sociales capitalistas. <![CDATA[A avaliação de políticas educacionais por meio da abordagem teórico-analítica do ciclo de políticas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092013000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo discute a importância da avaliação de políticas públicas para a área educacional, visto que se trata de um assunto recente em nosso país, uma vez que os primeiros registros sobre essa dimensão de investigação datam do início da década de 1980, a partir de Programas de Pós-Graduação em nível stricto sensu. A fundamentação epistemológica centrou-se nas contribuições da abordagem teórico-analítica do ciclo de políticas na perspectiva de Stephen Ball e seus colaboradores, segundo a qual existem contextos que são condicionados e condicionam as políticas públicas desde a abertura de sua agenda à implementação, daí um necessário instrumento avaliativo que explicite a consecução ou não dos objetivos esperados à luz dos contextos analisados. Para o campo educacional, o quadro de análise do ciclo de políticas de Ball, embora reúna consistência e coerência quanto à sua validade, radicalidade e rigorosidade nos estudos das avaliações das políticas, e em si mesmo, constitui-se como objeto de estudo; ainda é recente e os seus desdobramentos, bem como a natureza de suas limitações ainda estão para serem conhecidos no Brasil, por meio de estudos posteriores.<hr/>This article discusses the importance of evaluating public policies for education, once it is a recent subject in our country. The first records of this kind of investigation date back the 1980s, originated in stricto sensu post-graduation programs. The epistemological basis focuses on the contributions of the policy cycle theoretical- analytical approach of Stephen Ball and his co-workers, according to whom there are contexts which are conditioned by and also influence the public policies from the opening of their agenda to their implementation. Thus, it is necessary to have an assessment tool which can reveal whether the objective of such policies is achieved or not, considering the contexts under analysis. Regarding the educational field, although Ball’s policy cycle analysis framework is consistent and coherent in terms of validity, radicalism and rigor when applied to the study of policy evaluation, it also constitutes an object of study.<hr/>Este artículo discute la importancia de la evaluación de políticas públicas para el área educacional, puesto que se trata de un tema reciente en nuestro país, una vez que los primeros registros sobre esa dimensión de investigación datan de inicios de la década de 1980, a partir de programas de Postgrado en nivel stricto sensu. La fundamentación epistemológica se centró en las contribuciones del abordaje teóricoanalítico del ciclo de políticas en la perspectiva de Stephen Ball y sus colaboradores, según la cual hay contextos que son condicionados y condicionan las políticas públicas desde la apertura de su agenda a su implementación, de ahí un necesario instrumento evaluativo que explicite la consecución o no de los objetivos esperados a la luz de los contextos analizados. Para el campo educacional, el cuadro de análisis del ciclo de políticas de Ball, aunque reúna consistencia y coherencia en cuanto a su validez, radicalidad y rigurosidad en los estudios de las evaluaciones de las políticas, y en si mismo, se constituye como objeto de estudio. <![CDATA[Quanto vale o trabalho do professor: desvelando o processo de desvalorização salarial em Ponta Grossa- PR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092013000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Pretende-se, através da análise das principais decisões político-educacionais, desvelar o processo de desvalorização do trabalho do professor em curso no município de Ponta Grossa - Paraná, a partir da reforma legal municipal ocorrida no período 2005-2010. Apresenta-se a configuração da carreira docente no contexto municipal antes e depois de sua reorganização, a qual teve como principal aporte legal o piso salarial nacional instituído pela Lei nº 11.738/2008. Conclui-se que a reforma realizada com base nos pressupostos do novo gerencialismo tornou a carreira docente pouco atrativa aos professores ingressantes, criou situações desiguais em relação ao avanço salarial ao longo da carreira e evidenciou a fragilidade do compromisso para uma educação de qualidade.<hr/>The aim of this paper is to analyze the main educational political decisions in order to unveil the process of devaluing teacher practice that is taking place in the city of Ponta Grossa, PR. The analysis focuses on the period from 2005 to 2010 after the municipal legal reform. The article presents the configuration of the teaching career in the local context before and after its reorganization, which had as its main legal basis the national salary implemented by Law 11738/2008. The study demonstrates that the reform based on the new management’s assumptions made the career less attractive to new professionals. Also, it created unequal situations concerning the increase of salaries along the career and highlighted the fragility of the commitment to quality education.<hr/>Se pretende, a través del análisis de las principales decisiones políticoeducacionales, desvelar el proceso de desvalorización del trabajo del profesor en curso en el municipio de Ponta Grossa - Paraná, a partir de la reforma legal municipal llevada a cabo en el período 2005 - 2010. Se presenta la confi guración de la carrera docente en el contexto municipal antes y después de su reorganización, la cual recibió como principal aportación legal el piso mínimo nacional instituido por la Ley nº 11.738/08. Se concluye que la reforma realizada en base a los presupuestos del nuevo gerencialismo volvió poco atractiva la carrera docente a los profesores ingresantes, generó situaciones desiguales con relación al avance salarial a lo largo de la carrera y evidenció la debilidad del compromiso hacia una educación de calidad. <![CDATA[Configurações, limites e perspectivas do ensino médio no Brasil: qualidade e valorização dos professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092013000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo do artigo é problematizar questões relacionadas à qualidade do Ensino Médio no Brasil e à valorização dos professores, expressa na articulação entre formação, remuneração, carreira e condições de trabalho. Recorrem-se, sobretudo, às informações estatísticas para discutir aspectos relacionados ao acesso, permanência e condições de aprendizagem e de ensino na referida etapa da Educação Básica. Os dados empíricos expressam precarização da escola média e do trabalho docente, e podem contribuir com a discussão sobre a definição de políticas de Estado que venham ao encontro da universalização do Ensino Médio com qualidade social no Brasil. Tal compreensão está consubstanciada na instituição de um Sistema Nacional de Educação e no adequado financiamento da Educação Básica.<hr/>This paper aims to problematize issues related to the quality of High School in Brazil and teachers’ valuing, expressed through the articulation of qualification, salary, career and working conditions. Statistical data is mainly used to discuss aspects related to access, permanence and learning/teaching conditions in this phase of Basic Education. Empirical data reveal impoverishment of High School and teachers’ work, and can contribute with the discussion about the definition of public policies aiming to universalize High School with social quality in Brazil. Such comprehension is based on the institution of a National Education System and the proper funding of Basic Education.<hr/>El objetivo del artículo es problematizar cuestiones relacionadas a la calidad de la Enseñanza Media en Brasil y a la valoración de los profesores, expresada en la articulación entre formación, remuneración, carrera y condiciones de trabajo. Se recurre, sobre todo, a informaciones estadísticas para discutir aspectos relacionados al acceso, permanencia y condiciones de aprendizaje y de enseñanza en la mencionada etapa de la Educación Básica. Los datos empíricos expresan precarización de la escuela media y de la labor docente y pueden contribuir a la discusión sobre definición de políticas de Estado que vengan al encuentro de la universalización de una Enseñanza Media con calidad social en Brasil. Tal comprensión está consubstanciada en la institución de un Sistema Nacional de Educación y en el adecuado financiamiento de la Educación Básica. <![CDATA[A pesquisa em educação popular e a educação básica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092013000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo analisa a relação entre educação popular e Educação Básica, com atenção especial ao impacto das pesquisas em educação popular nas políticas e práticas de Educação Básica. Inicialmente, reflete-se sobre a educação popular como um campo de pesquisa no qual, a partir de práticas de investigação e educação, se desenvolve uma proposta metodológica com características próprias. O segundo tópico da reflexão consiste na reconstituição da relação entre educação popular e Educação Básica como dois campos de práticas pedagógicas que se movimentam entre o formal, o não formal e o informal. O parâmetro para a análise são os trabalhos apresentados em reunião da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação). Como conclusão, são apontadas algumas tarefas emergentes para a atividade de pesquisa em educação popular e suas implicações para a Educação Básica.<hr/>This paper analyses the relation between popular education and Basic Education, focusing mainly on the impact of popular education research on policies and practices of basic education. Initially, a reflection is proposed about popular education as a field of research in which, from investigation and education practices, a methodological proposal with singular characteristics is developed. The second theme for reflection is the reconstitution of the relation between popular education and basic education as two fields of pedagogical practices which vary from formal, non-formal and informal. The parameters of analysis are works presented in the ANPEd (Post- Graduation and Educational Research National Association) meeting. Results point to some emerging tasks for the popular education research and their implications to basic education.<hr/>El artículo analiza la relación entre educación popular y Educación Básica, con atención especial al impacto de las investigaciones en educación popular en las políticas y prácticas de educación básica. Inicialmente, se reflexiona sobre la educación popular como un campo de investigación en el cual, a partir de prácticas de investigación y educación, se desarrolla una propuesta metodológica con características propias. El segundo tópico de la reflexión consiste en la reconstitución de la relación entre educación popular y educación básica como dos campos de prácticas pedagógicas que se mueven entre lo formal, lo no formal y lo informal. El parámetro para análisis son los trabajos presentados en reunión de la Asociación Nacional de Postgrado e Investigación en Educación (ANPEd, pos sus siglas en portugués). A modo de conclusión, se señalan algunas tareas emergentes para la actividad de investigación en educación popular y sus implicaciones para la educación básica. <![CDATA[Materiais curriculares, práticas e aprendizagens: estudo no contexto das ciências do 1º ciclo do ensino básico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092013000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O estudo analisa em que medida os professores do 1º Ciclo do Ensino Básico são capazes de desenvolver práticas pedagógicas com princípios semelhantes aos que a investigação tem vindo a mostrar serem favoráveis à aprendizagem dos alunos, quando esses princípios estão presentes em materiais curriculares por eles usados. O estudo analisa também a influência dessas práticas na aprendizagem científica de alunos socialmente diferenciados. O estudo fundamenta-se em perspectivas psicológicas e sociológicas, com particular ênfase na teoria do discurso pedagógico de Bernstein e utiliza uma metodologia mista de investigação. Foram construídos instrumentos específicos para analisar os materiais curriculares, as práticas dos professores e a aprendizagem científica dos alunos. Os resultados mostraram que os professores diferem, por vezes em direções opostas, na sua competência para implementar uma prática pedagógica que traduza os princípios subjacentes aos materiais curriculares e que o efeito da prática pode superar o efeito de classe social, sempre que os princípios pedagógicos do professor se aproximam dos princípios contidos nos materiais curriculares. Estes resultados são discutidos no artigo e, com base em investigação anterior, são colocadas hipóteses explicativas.<hr/>This study analyzes the extent to which primary school teachers are able to develop pedagogical practices with similar principles to those shown by the investigation as favorable to students’ learning, when such principles are present in curriculum material used by them. It also analyzes the infl uence of such practices in science learning of socially differentiated students. The study is based on psychological and sociological perspectives, with particular emphasis on Bernstein’s pedagogical discourse and employs a mixed methodology of investigation. Specifi c instruments were designed to analyze the curriculum materials, teachers’ practices, and students’ science learning. Results revealed that teachers differ, sometimes in opposite directions, in their competence to implement a pedagogical practice which translates the principles underlying curriculum materials, and that the effect of practice can overcome the effect of social class whenever the teacher’s pedagogical principles are close to those in the curriculum materials. These results are discussed in the paper and, based on previous investigation, some explanatory hypotheses are proposed.<hr/>El estudio analiza en qué medida los profesores del 1º Ciclo de Enseñanza Básica son capaces de desarrollar prácticas pedagógicas con principios semejantes a los que la investigación ha mostrado como favorables al aprendizaje de sus alumnos, cuando dichos principios están presentes en materiales curriculares por ellos usados. El estudio analiza además la influencia de esas prácticas en el aprendizaje científico de alumnos socialmente diferenciados. El estudio se fundamenta en perspectivas sicológicas y sociológicas, con particular énfasis en la teoría del discurso pedagógico de Bernstein y emplea una metodología mixta de investigación. Se han construído instrumentos específicos para analizar los materiales curriculares, las prácticas de los profesores y el aprendizaje científico de los alumnos. Los resultados indicaron que los profesores se diferencian, por veces en direcciones opuestas, en su competencia para imprimir una práctica pedagógica que traduzca los principios subyacentes a los materiales curriculares y que el efecto de la práctica puede superar el efecto de classe social, siempre que los principios pedagógicos del profesor se acerquen a los princípios contenidos en los materiales curriculares. Estos resultados son discutidos en el artículo y, en base a investigación anterior, se añaden hipótesis explicativas. <![CDATA[Matemática no ensino médio: ensino para a formação de conceitos e desenvolvimento dos alunos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092013000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es A pesquisa fundamentada na teoria de V. V. Davydov consistiu-se em um experimento didático formativo realizado no Ensino Médio de uma escola pública, com o objetivo de identificar as contribuições e os desafios ao ensino de geometria espacial organizado a partir dos princípios desta teoria. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas, observações, instrumentos de avaliação da aprendizagem dos alunos. Os resultados mostram o ensino desenvolvimental como uma alternativa para a superação dos tipos de ensino de Matemática que não privilegiam o desenvolvimento do aluno. Mostram também dificuldades e contradições relacionadas a fatores socioculturais e históricos envolvendo os alunos e o processo de escolarização. Conclui-se que o ensino desenvolvimental é uma proposta que exige mais do professor e é promissora para a aquisição de novas formações mentais em Matemática pelos alunos.<hr/>The study, based on V. V. Davydoy’s theory, consisted of formative didactic experiment carried out at the high school level in a public school, aiming to identify the contributions and challenges to the teaching of spatial geometry, organized according to this theory. Data collection occurred through interviews, observations, and students’ learning evaluation instruments. Results revealed the developmental teaching as an alternative to overcome types of Mathematics teaching which do not favor students’ development. At the same time, they pointed to difficulties and contradictions related to socio-cultural and historical factors involving students and the schooling process. It was concluded that the developmental teaching is a demanding proposal for the teaching, but promising regarding the acquisition of new mental awareness of Mathematics by students.<hr/>La investigación fundamentada en la teoría de V. V. Davydov se estribó en un experimento didáctico formativo llevado a cabo en la Secundaria de una escuela pública, con objetivo de identificar las contribuciones y los desafíos a la enseñanza de geometria espacial organizada a partir de los principios de esta teoría. La recogida de datos se dio por medio de entrevistas, observaciones, instrumentos de evaluación del aprendizaje de los alumnos. Los resultados muestran la enseñanza que conduce al desarrollo como una alternativa a la superación de los tipos de enseñanza de Matemática que no privilegian el desarrollo del alumno. Muestran, además, dificultades y contradicciones relacionadas a factores socioculturales e históricos que involucran a los alumnos y el proceso de escolarización. Se concluye que la enseñanza que conduce al desarrollo es una propuesta que exige más del profesor y es prometedora en cuanto a la adquisición de nuevas formaciones mentales en Matemática por parte de los alumnos. <![CDATA[Ensino de história e formação cidadã: um estudo com jovens estudantes em escolas no meio rural e urbano]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092013000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es O estudo tem como objetivo analisar as percepções de jovens estudantes de escolas localizadas no meio rural e urbano sobre política, direitos humanos e cidadania, bem como empreender reflexões sobre desafios e possíveis contribuições do ensino de História para a formação cidadã desses sujeitos. Fizeram parte do universo investigado 130 jovens estudantes dos municípios de Araguari, Uberlândia e Patos Minas, no estado de Minas Gerais, Brasil. Os sujeitos da pesquisa podem ser considerados “jovens pobres” de acordo com o perfil da renda familiar. Concluiu-se que os meios rural e urbano nesses municípios são espaços sociais, econômicos e culturais interdependentes. Em relação à política, a pesquisa corroborou dados internacionais que revelam o desinteresse dos jovens, sendo que os estudantes das escolas do meio rural mostraram- se mais céticos do que os jovens urbanos. Em relação aos direitos humanos e à cidadania, prevaleceu o silêncio, principalmente dos jovens das escolas urbanas. O estudo reafirmou a importância da escola para a formação de uma cultura democrática e participativa, sendo que um dos desafios do professor de História é contribuir para o campo de reflexão e formação dos jovens estudantes acerca das questões políticas, dos direitos humanos e da cidadania.<hr/>This study aims to analyze the perception of young students in rural and urban schools on politics, human rights and citizenship, as well as to propose reflections on challenges and possible contributions of history teaching to the citizen education of these individuals. 130 young students from the cities of Araguari, Uberlândia and Patos de Minas in the State of Minas Gerais took part in the study. The research subjects can be considered “poor youngsters” according to their family income. It was concluded that rural and urban environments in these towns are social, economical and cultural independent spaces. In relation to politics, the research corroborated international data which reveal the youngsters’ lack of interest, and the rural students were shown more skeptical than the urban ones. Regarding human rights and citizenship, silence was prevalent, mainly amongst the urban young students. The study confirmed the school importance in the formation of a democratic and participant culture, and that one of the challenges to history teachers is to contribute to the field of reflection and education of young students about politics, human rights and citizenship issues.<hr/>El estudio tiene como objetivo analizar las percepciones de jóvenes estudiantes de escuelas rurales y urbanas sobre política, derechos humanos y ciudadanía, así como emprender reflexiones sobre desafíos y posibles contribuciones de la enseñanza de Historia a la formación ciudadana de estos sujetos. Formaron parte del universo investigado 130 jóvenes estudiantes de los municipios de Araguari, Uberlândia y Patos Minas, en el Estado de Minas Gerais, Brasil. A los sujetos de la investigación se les puede considerar “jóvenes pobres” de acuerdo al ingreso familiar. Se concluye que los medios rural y urbano en estos municipios son espacios sociales, económicos y culturales interdependientes. En lo relacionado a la política, la investigación corroboró datos internacionales que revelan el desinterés de los jóvenes, siendo que los estudiantes de las escuelas del medio rural se mostraron más escépticos que los jóvenes urbanos. En lo relacionado a los derechos humanos y a la ciudadanía, prevaleció el silencio, sobre todo entre los jóvenes de las escuelas urbanas. La investigación reafirmó la importancia de la escuela para la formación de una cultura democrática y participativa, siendo que uno de los desafíos del profesor de historia es contribuir en el campo de reflexión y formación de los jóvenes estudiantes acerca de cuestiones políticas, derechos humanos y ciudadanía. <![CDATA[Qualidade do ensino de graduação: culturas, valores e seleção de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092013000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es A qualidade do ensino de graduação, observada sob o ponto de vista da seleção de docentes, ensino e pesquisa é a discussão aqui apresentada a partir de pesquisa realizada com docentes iniciantes na carreira universitária. Discorremos historicamente sobre a seleção de docentes para o Ensino Superior enfatizando a cultura e os valores presentes em cada período e apresentamos, posteriormente, resultados de pesquisa realizada com vinte e sete sujeitos, de quatro universidades brasileiras. Os dados foram recolhidos por entrevista semiestruturada que permitiu que os professores explicitassem suas visões sobre qualidade a partir do trabalho que desenvolvem. Os resultados nos permitem ressaltar que a compreensão de qualidade dos entrevistados revelou diferentes entendimentos e neles é possível perceber valores que consideram importantes no ensino de graduação.<hr/>The quality of undergraduate teaching, seen from the point of view of teacher selection, teaching and research is the discussion proposed by this study. Research was carried out with university teachers at the beginning of their teaching career. A historical survey was developed about the selection of teachers for higher education, emphasizing culture and values present in each period; and results of a study carried out with twenty-seven teachers from four Brazilian universities are presented. Data was collected through semi-structured interviews which allowed the teachers to reveal their views on quality from the work they develop. Results highlight that the comprehension of quality by the interviewees pointed to different understandings and in them it is possible to perceive the values they consider important in undergraduate teaching.<hr/>La calidad de la enseñanza superior, observada bajo el punto de vista de la selección docente, enseñanza e investigación es la discusión que aquí se presenta a partir de investigación llevada acabo junto a docentes iniciantes en la carrera universitaria. Discurrimos acerca del histórico de procesos de selección de docentes para la enseñanza superior enfatizando la cultura y los valores presentes en cada período y enseguida presentamos resultados de investigación realizada con veintisiete sujetos, de cuatro universidades brasileñas. Los datos fueron recogidos a través de entrevista semiestructurada lo que les permitió a los profesores explicitar sus visiones sobre calidad a partir del trabajo que desarrollan. Los resultados nos permiten destacar que la comprensión de calidad por parte de los entrevistados reveló diferentes entendimientos, lo que hace posible percibir valores que consideran importantes en la enseñanza superior. <![CDATA[A leitura na universidade: ideias circulantes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092013000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo, são apresentados dados acerca da leitura na universidade, com o objetivo de (re)avaliar o ensino da leitura, por meio das ideias de senso comum que perpassam as suas práticas. A pesquisa teve duas fases e contou com participantes das áreas de Ciências Biológicas e Exatas, e, prioritariamente, com alunos de quatro cursos de Ciências Humanas. Na fase I, foram mapeadas as ideias circulantes de senso comum acerca da leitura, com vistas à construção de núcleos temáticos a serem explorados na fase II. Nesta última, os blocos de questões tiveram como temas: leitura; leitura e escrita; internet; fontes diversificadas; leitura hoje e há vinte anos e implicação dos métodos nos processos de alfabetização. A metodologia, predominantemente qualitativa, tem caráter exploratório, com elementos da análise do discurso. Os resultados indicam que a universidade desempenha importante papel no trato com a leitura, e, por outro lado, existem espaços a serem ocupados por ela, o que poderia levar a mais amplas contribuições na formação contínua de leitores.<hr/>This paper presents data about reading at university, with the aim to (re) evaluate reading teaching, through the common sense ideas which permeate this practice. The study comprised two phases and had participants from Biological and Exact Sciences, and involved especially students from four courses of Human Sciences. In phase I, the common sense circulating ideas about reading were mapped, aiming to build theme nuclei to be explored in phase II. In the latter, the blocks of questions covered themes such as: reading, reading and writing, internet, diversified sources, reading nowadays and 20 years ago and the implication of methods in the reading/ writing learning processes. The methodology, mainly qualitative, has an exploratory character, with elements of discourse analysis. Results indicate that the university plays an important role when it comes to reading, and, on the other hand, there are spaces to be occupied by it, which could lead to further contribution to the continuous development of readers.<hr/>En este artículo, se presentan datos acerca de la lectura en la universidad, con el objetivo de (re)evaluar la enseñanza de la lectura, por medio de las ideas de sentido común que se ven presentes en sus prácticas. La investigación tuvo dos fases y contó con participantes de áreas como Ciencias Biológicas y Exactas, y, prioritariamente, con estudiantes de cuatro carreras de Ciencias Humanas. En la fase I, se buscó mapear las ideas circulantes de sentido común acerca de la lectura, con vistas a la construcción de núcleos temáticos a explorar en la fase II. En esta última, los bloques de cuestiones tuvieron como temas: lectura; lectura y escrita; internet; fuentes diversifi cadas; lectura hoy y hace veinte años e implicación de los métodos en los procesos de alfabetización. La metodología, predominantemente cualitativa, tiene carácter exploratorio, con elementos del análisis del discurso. Los resultados indican que la universidad desempeña importante papel en el trato con la lectura, y que, por otro lado, hay espacios todavía por ocupar, lo que podría llevar a mejores contribuciones en la formación continua de lectores. <![CDATA[O diálogo como possibilidade de mediação da violência na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092013000100012&lng=es&nrm=iso&tlng=es A violência na escola é compreendida como um fenômeno de diferentes faces que faz parte da dinâmica cultural e social da escola. Ela deve ser gerida pelos professores através da postura dialógica apontada por Freire (1987), subsidiada pelo diálogo proposto por Bohm (1989, 1999) e Bakhtin (1997 apud NAVARRO, 2005). Com isso, o presente trabalho teve como objetivo analisar a contribuição do diálogo para a mediação da violência escolar, através de uma pesquisa qualitativa, com aplicação de questionários semiestruturados e tendo como aporte teórico: Abromavay et al. (2002), Andrade (2011), Derbabieux (2002), Cabrale Lucas (2010), Sposito (1998), Freire (1987), Bohm (1989) e Navarro (2005). O presente estudo demonstrou que a partir do diálogo, os docentes podem desenvolver a Competência Inter-Relacional (CIR) que contribui para a construção de uma educação dialógica voltada para a transformação social e para a mediação da violência na escola. Um diálogo que permite maior interação entre os sujeitos escolares, melhorando a convivência no ambiente escolar.<hr/>Violence in schools is understood as a phenomenon of different faces which is part of the cultural and social dynamics of the school. It must be managed by teachers through the dialogical posture pointed out by Freire (1987), supported by the dialogue proposed by Bohm (1989, 1999) and Bakthin (1997 apud NAVARRO, 2005). Thus, this study aimed to analyze the contribution of dialogue to the mediation of violence in schools, through qualitative research, applying semi-structured questionnaires. The theoretical support comes from Abromavay et al. (2002), Andrade (2011), Derbabieux (2002), Cabrale Lucas (2010), Sposito (1998), Freire (1987), Bohm (1989) and Navarro (2005). Results of the study show that from dialogue, teachers can develop Interrelational Competence (IRC) which contributes to the construction of a dialogical education towards social transformation and mediation of the violence in schools. Using dialogue, which permits better interaction between school individuals, tends to improve life in the school environment.<hr/>La violencia en la escuela está comprendida como un fenómeno de diferentes caras que forma parte de la dinámica cultural y social de la escuela. Esta debe ser gestionada por los profesores a través de la postura dialógica indicada por Freire (1987), subsidiada por el diálogo propuesto por Bohm (1989, 1999) y Bakhtin (1997 apud NAVARRO, 2005). Con eso, el presente trabajo tuvo como objetivo analizar la contribución del diálogo para la mediación de la violencia escolar, a través de una investigación cualitativa, con aplicación de cuestionarios semiestructurados y teniendo como aporte teórico: Abromavay et al. (2002), Andrade (2011), Derbabieux (2002), Cabrale Lucas (2010), Sposito (1998), Freire (1987), Bohm (1989) y Navarro (2005). El presente estudio demostró que a partir del diálogo, los docentes pueden desarrollar la Competencia Inter-Relacional (CIR) que contribuye para la construcción de una educación dialógica orientada a la transformación social y a la mediación de la violencia en la escuela. Un diálogo que permite mayor interacción entre los sujetos escolares, mejorando la convivencia en el ambiente escolar. <![CDATA[“Quem está preparado pra isso: reflexões sobre a formação docente para as homossexualidades]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092013000100013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Partindo das condições de emergência da pergunta de uma aluna de um curso de formação em sexualidades, o artigo tem como objetivo problematizar essa formação que, associada às construções de gênero e sexualidade, convida-nos a pensar os processos de constituição dos sujeitos. Para isso, tomou como procedimentos metodológicos as observações e análises das experiências dos autores em três cursos para docentes, trazendo para o texto, falas apreendidas nesses contextos. Essas problemáticas aproximam os autores dos estudos pós-estruturalistas e foucaultianos, cujo foco recai sobre os discursos e práticas que constituem os sujeitos e sobre as relações de poder. Como resultado principal, o artigo aponta a necessidade de apostar no “desprendimento de si” que envolve a formação no seu investimento na interrogação, no questionamento mais do que nas respostas e “verdades”.<hr/>Using a question asked by a student in a training course about sexualities, this paper aims to problematize this training process, which together with gender and sexuality constructions provoke us to think the individuals’ constitution processes. In order to do so, the methodology employed was observation and analyses of the authors’ experience in three courses for teachers. The discourse produced in such contexts was brought to the text. Such issues favor the authors’ contact with post- structuralism and Foucault studies, whose focus is on discourses and practices which constitute the subject and on power relations. As the main result, the paper points to the need to count on “detachment of the self ” which involves training in investment on questioning rather than on answers and “truths”.<hr/>Partiendo de las condiciones de emergencia de la interrogante de una estudiante de un curso de formación en sexualidades, el artículo tiene como objetivo problematizar esa formación que, asociada a las construcciones de género y sexualidad, nos invita a pensar los procesos de constitución de los sujetos. Para eso, tomó como procedimientos metodológicos las observaciones y análisis de las experiencias de los autores entres cursos para docentes, aportando al texto discursos aprendidos en esos contextos. Esas problemáticas acercan los autores a los estudios postestructuralistas y foucaultianos, cuyo foco recae sobre los discursos y prácticas que constituyen los sujetos y sobre las relaciones de poder. Como resultado principal, el artículo indica la necesidad de apostar en el “desprendimiento de si” que involucra la formación en su inversión en la interrogación, en el cuestionamiento más que en las respuestas y “verdades”. <![CDATA[Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092013000100014&lng=es&nrm=iso&tlng=es Partindo das condições de emergência da pergunta de uma aluna de um curso de formação em sexualidades, o artigo tem como objetivo problematizar essa formação que, associada às construções de gênero e sexualidade, convida-nos a pensar os processos de constituição dos sujeitos. Para isso, tomou como procedimentos metodológicos as observações e análises das experiências dos autores em três cursos para docentes, trazendo para o texto, falas apreendidas nesses contextos. Essas problemáticas aproximam os autores dos estudos pós-estruturalistas e foucaultianos, cujo foco recai sobre os discursos e práticas que constituem os sujeitos e sobre as relações de poder. Como resultado principal, o artigo aponta a necessidade de apostar no “desprendimento de si” que envolve a formação no seu investimento na interrogação, no questionamento mais do que nas respostas e “verdades”.<hr/>Using a question asked by a student in a training course about sexualities, this paper aims to problematize this training process, which together with gender and sexuality constructions provoke us to think the individuals’ constitution processes. In order to do so, the methodology employed was observation and analyses of the authors’ experience in three courses for teachers. The discourse produced in such contexts was brought to the text. Such issues favor the authors’ contact with post- structuralism and Foucault studies, whose focus is on discourses and practices which constitute the subject and on power relations. As the main result, the paper points to the need to count on “detachment of the self ” which involves training in investment on questioning rather than on answers and “truths”.<hr/>Partiendo de las condiciones de emergencia de la interrogante de una estudiante de un curso de formación en sexualidades, el artículo tiene como objetivo problematizar esa formación que, asociada a las construcciones de género y sexualidad, nos invita a pensar los procesos de constitución de los sujetos. Para eso, tomó como procedimientos metodológicos las observaciones y análisis de las experiencias de los autores entres cursos para docentes, aportando al texto discursos aprendidos en esos contextos. Esas problemáticas acercan los autores a los estudios postestructuralistas y foucaultianos, cuyo foco recae sobre los discursos y prácticas que constituyen los sujetos y sobre las relaciones de poder. Como resultado principal, el artículo indica la necesidad de apostar en el “desprendimiento de si” que involucra la formación en su inversión en la interrogación, en el cuestionamiento más que en las respuestas y “verdades”. <![CDATA[A formação do profissional educador ambiental: reflexões, possibilidades e constatações]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092013000100015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Partindo das condições de emergência da pergunta de uma aluna de um curso de formação em sexualidades, o artigo tem como objetivo problematizar essa formação que, associada às construções de gênero e sexualidade, convida-nos a pensar os processos de constituição dos sujeitos. Para isso, tomou como procedimentos metodológicos as observações e análises das experiências dos autores em três cursos para docentes, trazendo para o texto, falas apreendidas nesses contextos. Essas problemáticas aproximam os autores dos estudos pós-estruturalistas e foucaultianos, cujo foco recai sobre os discursos e práticas que constituem os sujeitos e sobre as relações de poder. Como resultado principal, o artigo aponta a necessidade de apostar no “desprendimento de si” que envolve a formação no seu investimento na interrogação, no questionamento mais do que nas respostas e “verdades”.<hr/>Using a question asked by a student in a training course about sexualities, this paper aims to problematize this training process, which together with gender and sexuality constructions provoke us to think the individuals’ constitution processes. In order to do so, the methodology employed was observation and analyses of the authors’ experience in three courses for teachers. The discourse produced in such contexts was brought to the text. Such issues favor the authors’ contact with post- structuralism and Foucault studies, whose focus is on discourses and practices which constitute the subject and on power relations. As the main result, the paper points to the need to count on “detachment of the self ” which involves training in investment on questioning rather than on answers and “truths”.<hr/>Partiendo de las condiciones de emergencia de la interrogante de una estudiante de un curso de formación en sexualidades, el artículo tiene como objetivo problematizar esa formación que, asociada a las construcciones de género y sexualidad, nos invita a pensar los procesos de constitución de los sujetos. Para eso, tomó como procedimientos metodológicos las observaciones y análisis de las experiencias de los autores entres cursos para docentes, aportando al texto discursos aprendidos en esos contextos. Esas problemáticas acercan los autores a los estudios postestructuralistas y foucaultianos, cuyo foco recae sobre los discursos y prácticas que constituyen los sujetos y sobre las relaciones de poder. Como resultado principal, el artículo indica la necesidad de apostar en el “desprendimiento de si” que involucra la formación en su inversión en la interrogación, en el cuestionamiento más que en las respuestas y “verdades”. <![CDATA[Historia de la lectura en la Argentina: del catecismo colonial a las netbooks estatales]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092013000100016&lng=es&nrm=iso&tlng=es Partindo das condições de emergência da pergunta de uma aluna de um curso de formação em sexualidades, o artigo tem como objetivo problematizar essa formação que, associada às construções de gênero e sexualidade, convida-nos a pensar os processos de constituição dos sujeitos. Para isso, tomou como procedimentos metodológicos as observações e análises das experiências dos autores em três cursos para docentes, trazendo para o texto, falas apreendidas nesses contextos. Essas problemáticas aproximam os autores dos estudos pós-estruturalistas e foucaultianos, cujo foco recai sobre os discursos e práticas que constituem os sujeitos e sobre as relações de poder. Como resultado principal, o artigo aponta a necessidade de apostar no “desprendimento de si” que envolve a formação no seu investimento na interrogação, no questionamento mais do que nas respostas e “verdades”.<hr/>Using a question asked by a student in a training course about sexualities, this paper aims to problematize this training process, which together with gender and sexuality constructions provoke us to think the individuals’ constitution processes. In order to do so, the methodology employed was observation and analyses of the authors’ experience in three courses for teachers. The discourse produced in such contexts was brought to the text. Such issues favor the authors’ contact with post- structuralism and Foucault studies, whose focus is on discourses and practices which constitute the subject and on power relations. As the main result, the paper points to the need to count on “detachment of the self ” which involves training in investment on questioning rather than on answers and “truths”.<hr/>Partiendo de las condiciones de emergencia de la interrogante de una estudiante de un curso de formación en sexualidades, el artículo tiene como objetivo problematizar esa formación que, asociada a las construcciones de género y sexualidad, nos invita a pensar los procesos de constitución de los sujetos. Para eso, tomó como procedimientos metodológicos las observaciones y análisis de las experiencias de los autores entres cursos para docentes, aportando al texto discursos aprendidos en esos contextos. Esas problemáticas acercan los autores a los estudios postestructuralistas y foucaultianos, cuyo foco recae sobre los discursos y prácticas que constituyen los sujetos y sobre las relaciones de poder. Como resultado principal, el artículo indica la necesidad de apostar en el “desprendimiento de si” que involucra la formación en su inversión en la interrogación, en el cuestionamiento más que en las respuestas y “verdades”.