Scielo RSS <![CDATA[Práxis Educativa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1809-430920140001&lang=es vol. 09 num. 01 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092014000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Atividades educativas emancipadoras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092014000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Pode a educação, na atual situação da sociedade capitalista, contribuir para a emancipação humana? O objetivo deste artigo é defender a ideia de que não é possível organizar a educação em sua forma e seus conteúdos, de modo geral, para que ela contribua para a construção de uma sociedade plenamente emancipada. Contudo, na medida em que a sociedade capitalista tem, em sua essência, uma contradição entre capital e trabalho, entendemos que é possível organizar, no interior da própria dimensão educativa, atividades que contribuam para a transformação radical do mundo e para a construção de uma forma de sociabilidade para além e superior ao capitalismo.<hr/>Can education, in the current status of the capitalist society, contribute to human emancipation? The aim of this paper is to defend the idea that generally it is not possible to organize education in its form and its content in order to contribute to the construction of a fully emancipated society. However, to the extent that capitalist society presents, in essence, a contradiction between capital and labor, we believe that it is possible to hold, within its own educational dimension, activities that contribute to the radical transformation of the world and to the construction of a form of sociability that goes beyond and is superior to capitalism.<hr/>Puede contribuir la educación para la emancipación humana, en la situación actual de la sociedad capitalista? El objectivo del presente artículo es defender la idea de que no es posible organizar la educación, en su forma e sus contenidos, en general, para que contribuya a la construcción de una sociedad plenamente emancipada. Sin embargo, en la medida en que la sociedad capitalista tiene en su esencia una contradición entre capital y trabajo, entendemos que es posible organizar en el interior de la propia dimensión educativa activadades que contribuyam a la transformación radical del mundo y a la construción de una forma de sociabilidad además e encima del capitalismo. <![CDATA[Falibilismo como perspectiva educacional no cenário das sociedades complexas e plurais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092014000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es No presente artigo, apresentamos a postura falibilista, entendida como um meio termo entre o dogmatismo e o ceticismo, como sendo um posicionamento mais viável diante da pluralidade e da complexidade das sociedades contemporâneas. Na perspectiva educacional atual, a adoção da mentalidade falibilista se apresenta como um posicionamento mais adequado, pois possibilita posicionamentos mais tolerantes frente à diversidade de ideias e um permanente questionamento dos conhecimentos historicamente produzidos. Diante de um cenário de incertezas e permanentes mudanças, é necessário assumir posturas mais flexíveis, admitir a mutabilidade constante do conhecimento e promover um diálogo democrático que visa dar crédito à pluralidade de vozes em contextos complexos. Educar, nesse sentido, é permitir a expressão e o diálogo dos diferentes grupos sociais, possibilitando superar a crise educacional que caracteriza as sociedades contemporâneas.<hr/>The present article presents the fallibilistic stance, which was understood as a middle ground between dogmatism and skepticism, being a more viable positioning before the plurality and complexity of modern societies. On a current educational perspective, the fallibilistic mentality is presented as a more adequate attitude as it enables more tolerating positioning before a variety of ideas and a permanent questioning of historically produced knowledge. In face of an uncertain scenario and permanent changes, it is necessary to take more flexible stances, to admit the constant mutability of knowledge, and to promote a democratic dialog that aims to believe the plurality of voices in complex scenarios. Therefore, educating is to allow the expression and the dialog of different social groups, which enables to overcome the educational crisis that characterizes modern societies.<hr/>En el presente artículo presentamos la postura falibilista, entendida como un término medio entre el dogmatismo y el ceticismo, siendo un posicionamiento más viable ante la pluralidad y la complejidad de las sociedades contemporáneas. En la perspectiva educacional actual, la mentalidad falibilista se presenta como una actitud más adecuada, pues posibilita posicionamientos más tolerantes frente a la diversidad de ideas, y un cuestionamiento permanente de los conocimientos históricamente producidos. Delante de un escenario de incertidumbres y permanentes cambios, es necesario asumir posturas más flexibles, admitir la constante mutación de acontecimientos y promover un diálogo democrático que permita dar crédito a la pluralidad de voces en contextos complejos. Educar, en este sentido, es permitir la expresión y el diálogo de los diferentes grupos sociales, posibilitando superar la crisis educacional que caracteriza a las sociedades contemporáneas. <![CDATA[Análise da produção acadêmica sobre a avaliação na/da Educação Infantil do período 2000-2012]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092014000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo é originário de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo estado da arte, que teve um caráter inventariante de produções científicas sobre avaliação na/da Educação Infantil, coletadas por meio de consulta eletrônica e de produções impressas, publicadas no período de 2000 a 2012. Foram localizados 47 trabalhos, sendo 24 artigos, 20 dissertações e 3 teses. Os resumos dos trabalhos foram analisados por meio do software ALCESTE, e o corpus de análise articula-se em torno de duas categorias: avaliação na Educação Infantil, voltada às pesquisas sobre avaliação no contexto micro escolar, e avaliação da Educação Infantil, referente ao contexto meso e macro escolar, ou seja, à avaliação das políticas/programas e instituições.<hr/>This article is originated from a qualitative research, state of the art type, which had an inventory character derived from scientific papers on evaluation in/of Early Childhood Education, collected through electronic consultation and printed productions, published from 2000 to 2012. 47 works were found, of which 24 were articles, 20 were dissertations and 3 were theses. The abstracts of these works were analyzed using the ALCESTE software, and the corpus analysis is structured in two categories: evaluation in Early Childhood Education, directed to researches on evaluation in the micro school context, and evaluation of Early Childhood Education, related to the meso and macro school context, that is to say, the evaluation of policies/programs and institutions.<hr/>Este artículo surge de una investigación de naturaleza cualitativa, del estilo de un estado del arte, que tuvo la intención de inventariar las producciones científicas sobre evaluación en/de la Educación Infantil, recolectadas por medio de consulta electrónica y de producciones impresas publicadas entre el 2000 y el 2012. Fueron localizados 47 trabajos, siendo 24 artículos, 20 investigaciones de maestrías y 3 tesis doctorales. Los resúmenes de los trabajos fueron analizados por medio del software ALCESTE y el corpus del análisis se articula en torno de dos categorías: evaluación en la Educación Infantil, vinculada a las investigaciones sobre evaluación en el contexto micro escolar, y evaluación de la Educación Infantil, referente al contexto meso y macro escolar, o sea, a la evaluación de las políticas/programas e instituciones. <![CDATA[Parcerias público-privado na esfera municipal: implicações para a gestão e oferta educacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092014000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O trabalho analisa as implicações da parceria entre a Prefeitura Municipal de Campo Grande e o Instituto Ayrton Senna, para a gestão do sistema de ensino e de escolas no período de 2001 a 2004, no âmbito da implantação do Programa Escola Campeã. Pontua-se que a Secretaria Municipal de Educação assumiu tal programa como projeto principal de gestão do sistema e de escolas. Trabalhou-se com pesquisa bibliográfica e documental. Não obstante o Programa Escola Campeã ter como objetivo melhorar o desempenho do Ensino Fundamental por meio de incentivos à autonomia da escola, melhor aplicação dos recursos financeiros e equidade social, na unidade escolar em questão houve alteração na forma de gestão, mas não o suficiente para mudar os indicadores educacionais. Observou-se que, de forma geral, programas dessa natureza têm como objetivo principal materializar a gestão gerencial em substituição à gestão democrática do ensino instituída pela legislação educacional em vigor.<hr/>The paper analyzes the implications of the partnership between the City Hall of Campo Grande and the Ayrton Senna Institute for the management of the educational system and of schools between 2001 and 2004, within the implementation of the Champion School Program. The Municipal Secretariat of Education embraced such program as its main project for the management of the system and its school units. The study included documents and relevant literature. Although the Champion School Program aims to improve the performance of elementary school through incentives towards school autonomy, better application of resources, and social equity, the change in the management system observed in the school investigated was not enough to alter educational indicators. In general, the main purpose of such programs is to materialize the managerial management, which replaces the democratic management instituted by the current educational legislation.<hr/>El presente trabajo analiza las implicaciones de la asociación entre la Prefectura Municipal de Campo Grande y el Instituto Ayrton Senna para la gestión del sistema educativo entre 2001 y 2004, en el marco del despliegue del Programa “Escola Campe㔠[“Escuela Campeona”]. Apuntase que la Secretaría Municipal de Educación ha asumido el programa como proyecto principal de la gestión del sistema y de las escuelas. Se trabajó con investigación bibliográfica y documental. No obstante tener como objectivo la mejoría del desempeño de la enseñanza básica, mediante el fomento de la autonomía de la escuela, la mejor aplicación de los recursos financieros y la equidad social, en la unidad escolar en questión, ha cambiado la forma de gestión pero no suficiente para el cambio de los indicadores educacionales. Se observo que, en general, programas de esa naturaleza tienen como objectivo principal materializar la gestión gerencial en lugar de la gestión democrática de la enseñanza establecida por la legislación educacional vigente. <![CDATA[Expansão de vagas na Educação Superior no Brasil: uma política de Estado, de governo ou do mercado?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092014000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste artigo é contextualizar as políticas de expansão de vagas na Educação Superior empreendidas pelos últimos governos do Estado brasileiro no processo de Reforma da Educação Superior em um recorte temporal referente às duas últimas décadas do século passado e que continuam em pleno processo de implementação. Com esse propósito, será problematizado: quais foram os impactos dessas políticas para a Educação Superior? Quando e como historicamente se situam esses projetos nesse processo? O percurso metodológico utilizado propôs-se a analisar, à luz de teóricos dessa temática, se os números publicados pelo INEP no Censo da Educação Superior refletem o discurso de democratização do acesso a esse nível de ensino. Levou-se em consideração o atual momento da Educação Superior brasileira, a recente conjuntura político-econômica de economia mundializada, a redefinição do papel do Estado-Nação e sua relação com a sociedade civil, suas diferentes frentes de atuação e focos de interesse.<hr/>The purpose of this article is to contextualize the political expansion of places in Higher Education undertaken by the last governments of the Brazilian State in the Reform of Higher Education in a time frame referring to the last two decades of the last century and that is still in the process of implementation. With this goal, it will be questioned: what were the impacts of these policies on Higher Education? When and how are these projects historically situated in this process? The methodological approach aimed to analyze, based on this theoretical issue, if the data published by INEP in Higher Education Censo reflect the discourse of democratization of access to this level of education. We took into account the current Brazilian Higher Education, the recent political-economic context of globalized economy, the redefinition of the role of the nation state and its relationship with civil society, its different performance fronts and areas of interest.<hr/>El propósito de este artículo es contextualizar la expansión política de los lugares en la educación superior emprendida por los gobiernos anteriores del Estado brasileño en la Reforma de la Educación Superior en un marco de tiempo en referencia a las dos últimas décadas del siglo pasado y todavía en el proceso de implementación. Esta será interrogado: ¿cuáles fueron los impactos de estas políticas en la educación superior , y cuándo y cómo estos proyectos están situados históricamente en este proceso? El enfoque metodológico utilizado buscó analizar, a la luz de esta cuestión teórica , si las cifras publicadas por el INEP en el Censo de Educación Superior reflejan el discurso de la democratización del acceso a este nivel de educación. Nos tomamos la actual educación superior brasileña , el contexto político -económico actual de la economía globalizada , la redefinición del papel del Estado-nación y la nueva configuración de la sociedad civil capitalista y sus diversos frentes y temas de interés en cuenta. <![CDATA[Accountability e intensificação do trabalho docente no Ensino Médio Integral de Pernambuco]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092014000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo, apresentamos resultados parciais da pesquisa Trabalho Docente e Educação Integral no Ensino Médio. O objetivo foi identificar os processos de accountability no Programa de Educação Integral (PEI), implementado nas Escolas de Referência em Ensino Médio de Pernambuco, a partir de 2008, e suas influências em relação às condições do trabalho docente. Por meio da análise documental, inferimos que a opção feita pelo governo de Pernambuco ancora-se em uma perspectiva gerencialista, neoprodutivista e neotecnicista de gestão que vem norteando todo esse processo de mudanças. Tal perspectiva pressiona o trabalho docente por um intenso processo de responsabilização, ou accountability, cujos efeitos perversos são evidenciados por Freitas (2012).<hr/>In this paper, we present partial results of the research Teaching Work and Full-time Education in High School. The aim was to identify the processes of accountability in a full-time education program (Programa de Educação Integral - PEI), implemented in Pernambuco’s Reference Schools of high school, and their influences on the conditions of the teaching work. Through document analysis, we infer that the choice made by Pernambuco’s government is anchored in a managerialist, neoproductivist and neotecnicist perspective of management that guides all this process of change. This perspective induces the teaching work through an intense process of responsibility, or accountability, which effects are highlighted by Freitas (2012). <![CDATA[Performatividade: inscrições, contextos, disseminações]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092014000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es A expressão performatividade e suas flexões têm nomeado noções diversas na pesquisa em Educação. Partindo das significações propostas por Stephen Ball, na discussão das políticas educacionais da contemporaneidade, mas também interessadas nas teorizações de Jacques Derrida e Judith Butler, que se valem desses mesmos termos para pensar os processos sociais de significação e identificação, seguimos traços da disseminação da palavra performatividade e suas correlatas, chegando a inscrições em textos da Antropologia, das Artes, da Ciência Política, da Linguística, Filosofia e da Física. Investigamos também o campo acadêmico-educacional, recorrendo a periódicos da área publicados nos últimos cinco anos, para discutir os sentidos atribuídos nesse contexto aos termos em foco. Neste artigo, apresentamos a síntese desse estudo, destacando afirmações, apagamentos e efeitos de verdade que se podem construir com tais enunciações nos textos da pesquisa sobre Educação, com destaque para a abordagem das políticas educacionais da atualidade.<hr/>The term performativity and its inflexions have been applied to several concepts in the field of educational research. In this study, we trace the dissemination of the word performativity and its correlates, starting from the meanings attributed to the term by Stephen Ball, in his analysis of contemporary educational policies, but also using the theories of Jacques Derrida and Judith Butler, who used these terms to refer to social processes of signification and identification, and also references made to the term in studies of Anthropology, Arts, Political Science, Linguistics, Philosophy and Physics. On top of that, we researched studies in the field of academic education, examining articles from journals and other periodicals published over the last five years, in order to discuss the various meanings attributed to the term within the educational field. We present, in this paper, a synthesis of our investigations, highlighting the affirmations, negations and truth effects that can be construed from the use of these terms in educational research, in particular when approaching current educational policies.<hr/>La expresión performatividad y sus flexiones han nombrado varias nociones en la investigación en Educación. Partiendo de las significaciones propuestas por Stephen Ball, en la discusión de las políticas educacionales en la contemporaneidad, sino también interesadas en las teorizaciones de Jacques Derrida y Judith Butler, que usan esos mismos términos para pensar los processos sociales de significación e identificación, seguimos las huellas de la diseminación de la palabra performatividad y sus correlatas hasta inscripciones en textos de la Antropología, de las Artes, de la Ciencia Política, la Lingüística, Filosofía y la Física. Hemos investigado además el campo académicoeducacional utilizando publicaciones periódicas de la dicha area en los últimos cinco anõs, para el debate de los sentidos atribuidos a los términos en foco en este contexto. En el artículo presentamos la síntesis del estudio, destacando afirmaciones, supresiones y efectos de verdad, que se pueden construir dichas enunciaciones en los textos de la investigación en Educación, poniendo de relieve el abordaje de las políticas educacionales de la actualidad. <![CDATA[As relações de poder na escola pública: um estudo de caso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092014000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo, apoiando-nos em alguns autores que perspectivam o poder como um elemento substantivo - poder instituído - e outros que o analisam como um verbo em ação - poder instituinte (ROCHA, 2007), destacando algumas das tipologias de poder patentes na investigação sociológica e organizacional sobre a escola, apresentamos dados empíricos e discursos organizacionais, propiciados pela realização de um estudo de caso de caráter qualitativo. Podemos dizer, então, que as relações de poder na escola tanto possibilitam o reforço das relações hierárquicas e assimétricas de poder que se verificam entre os atores organizacionais, como viabilizam a criação de novos “círculos de poder”, que podem ser ativados pontualmente ou ser objeto de uma atualização mais ou menos generalizada. Esses poderão reforçar-se e apresentar-se aos atores/alunos, nosso principal alvo de estudo, como os mais legítimos, sobrepondo-se a todos os outros mas não os anulando. O objetivo essencial é o de apresentar a organização escolar como um contexto eminentemente complexo, sobretudo quando analisada à luz da multiplicidade e cumulatividade das relações de poder que nela emergem e se concretizam.<hr/>In this paper, based on a few authors who see power as a substantive element - instituted power - and others who consider it as an action verb - instituting power (ROCHA, 2007) -, highlighting some types of power relevant in sociological and organizational research on schools, we present empirical data and institutional discourses, enabled by a case study of qualitative nature. Thus, we can say that relations of power in schools both allow the strengthening of hierarchical and asymmetrical relations of power that exist between institutional players and enable the creation of new “circles of power” that can be promptly activated or can be object of a modernization process held in a more or less generalized manner. This may be reinforced and introduced to players/students, our main target of study, as the most legitimate object, superseding all others but not canceling them. The key objective is to present school organization as a highly complex environment, especially when considered in the light of the multiple and cumulative relations of power that emerge and are materialized.<hr/>En el presente artículo, con el apoyo de algunos autores que perspectivam el poder como un elemento sustancial - poder establecido -, y otros que lo analizan como un verbo de acción - poder instituyente (ROCHA, 2007), destacando algunas de las tipologías de poder manifiestas en la investigación sociológica y organizacional acerca de la escuela, presentamos dados empíricos y discursos organizacionales, facultados por la realización de un estudio de caso de naturaleza cualitativa. Podemos decir, entonces, que las relaciones de poder en la escuela permiten tanto el reforzamiento de la jerarquía y asimetría del poder verificadas en los atores organizacionales, como hacen viable la constitución de nuevos “círculos de poder” que se puede activar puntualmente o ser objecto de uma actualización más o menos generalizadas. Los dichos círculos podrán reforzarse y presentarse a los alumnos/atores, el foco principal de nuestro estudio, como los más legítimos, por encima de todos pero no los anulando. El objectivo esencial es presentar la organización escolar como un contexto eminentemente complejo, sobre todo cuando analizada a la luz de la multiplicidad y la acumulación de las relaciones de poder que en ella surgen y se concretan. <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092014000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description>Neste artigo, apoiando-nos em alguns autores que perspectivam o poder como um elemento substantivo - poder instituído - e outros que o analisam como um verbo em ação - poder instituinte (ROCHA, 2007), destacando algumas das tipologias de poder patentes na investigação sociológica e organizacional sobre a escola, apresentamos dados empíricos e discursos organizacionais, propiciados pela realização de um estudo de caso de caráter qualitativo. Podemos dizer, então, que as relações de poder na escola tanto possibilitam o reforço das relações hierárquicas e assimétricas de poder que se verificam entre os atores organizacionais, como viabilizam a criação de novos “círculos de poder”, que podem ser ativados pontualmente ou ser objeto de uma atualização mais ou menos generalizada. Esses poderão reforçar-se e apresentar-se aos atores/alunos, nosso principal alvo de estudo, como os mais legítimos, sobrepondo-se a todos os outros mas não os anulando. O objetivo essencial é o de apresentar a organização escolar como um contexto eminentemente complexo, sobretudo quando analisada à luz da multiplicidade e cumulatividade das relações de poder que nela emergem e se concretizam.<hr/>In this paper, based on a few authors who see power as a substantive element - instituted power - and others who consider it as an action verb - instituting power (ROCHA, 2007) -, highlighting some types of power relevant in sociological and organizational research on schools, we present empirical data and institutional discourses, enabled by a case study of qualitative nature. Thus, we can say that relations of power in schools both allow the strengthening of hierarchical and asymmetrical relations of power that exist between institutional players and enable the creation of new “circles of power” that can be promptly activated or can be object of a modernization process held in a more or less generalized manner. This may be reinforced and introduced to players/students, our main target of study, as the most legitimate object, superseding all others but not canceling them. The key objective is to present school organization as a highly complex environment, especially when considered in the light of the multiple and cumulative relations of power that emerge and are materialized.<hr/>En el presente artículo, con el apoyo de algunos autores que perspectivam el poder como un elemento sustancial - poder establecido -, y otros que lo analizan como un verbo de acción - poder instituyente (ROCHA, 2007), destacando algunas de las tipologías de poder manifiestas en la investigación sociológica y organizacional acerca de la escuela, presentamos dados empíricos y discursos organizacionales, facultados por la realización de un estudio de caso de naturaleza cualitativa. Podemos decir, entonces, que las relaciones de poder en la escuela permiten tanto el reforzamiento de la jerarquía y asimetría del poder verificadas en los atores organizacionales, como hacen viable la constitución de nuevos “círculos de poder” que se puede activar puntualmente o ser objecto de uma actualización más o menos generalizadas. Los dichos círculos podrán reforzarse y presentarse a los alumnos/atores, el foco principal de nuestro estudio, como los más legítimos, por encima de todos pero no los anulando. El objectivo esencial es presentar la organización escolar como un contexto eminentemente complejo, sobre todo cuando analizada a la luz de la multiplicidad y la acumulación de las relaciones de poder que en ella surgen y se concretan.</description> </item> <item> <title><![CDATA[Dimensão ética da investigação científica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092014000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Após ressaltar a preocupação crescente com as questões éticas, relacionadas à pesquisa científica envolvendo sujeitos humanos, por parte de instâncias responsáveis pelo fomento da ciência no país, o texto discorre sobre as diversas perspectivas sob as quais se estabelecem as relações entre a ética e a produção do conhecimento, destacando a íntima vinculação da dimensão ética com a dimensão política, dada a exigência de afirmação da alteridade, da presença do outro, para que se possa falar da qualidade ética de qualquer ação humana. Conclui que as iniciativas com vistas à normalização dos procedimentos de investigação científica se legitimam como mediações importantes para se assegurar à prática científica o respeito à dignidade humana.<hr/>After emphasizing the growing concern about ethical issues related to scientific research involving human subjects by bodies responsible for the promotion of science in Brazil, this paper discusses the different perspectives under which relationships between ethics and production knowledge are established, highlighting the close connection of the ethical dimension to the political dimension, given the need for affirmation of otherness, for the presence of the other, so that one can discuss the ethical quality of any human action. It is concluded that initiatives aiming at standardizing procedures of scientific research are legitimated as important means to ensure respect for human dignity in the scientific practice.<hr/>Tras destacar la creciente preocupación por las cuestiones éticas relacionadas con la investigación científica en seres humanos por los organismos responsables de la promoción de ciencia en Brasil, en este trabajo se analizan las diferentes perspectivas en que se establecen las relaciones entre la ética y la producción de conocimiento, destacando la estrecha relación de la dimensión ética a la dimensión política, dada la necesidad de afirmación de la alteridad, de la presencia del otro, de modo que si puede discutir la calidad ética de toda acción humana. Se concluye que las iniciativas encaminadas a la normalización de los procedimientos de la investigación científica se legitiman como medio importante para garantizar el respeto de la dignidad humana en la práctica científica. <![CDATA[A regulação da pesquisa e o campo biomédico: considerações sobre um embate epistêmico desde o campo da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092014000100012&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo discute a regulação da ética em pesquisa, preconizada pelas resoluções 196/1996 e 466/2012 e o sistema CEP/CONEP, retomando debates realizados no campo das Ciências Humanas a partir da perspectiva da pesquisa em educação. Foram analisados dados sobre os cuidados éticos na pesquisa em 84 Programas de Pós-Graduação em Educação, filiados ao FORPRED, que responderam a um questionário online elaborado pelo fórum. Apresentamos argumentos construídos pelas Ciências Humanas, sobretudo pela Antropologia, ao longo da última década, e que consideramos fundamentais para a consolidação deste debate. Argumentamos que a regulação da ética na pesquisa deve ser tomada como parte de um processo mais amplo de demandas do campo das Ciências Humanas às agências reguladoras.<hr/>This article discusses the research ethics regulations in contemporary Brazil, advocated by 196/1996 and 466/2012 Resolutions, and the CEP/CONEP System. We take into account the theoretical discussions in the Humanities and Social Sciences fields, from the educational research perspective. We analyze the ethical guidelines on research in 84 Postgraduate institutions, affiliated to FORPRED (Forum of Post-Graduate Programs of Education) which answered to an online questionnaire, specially prepared by this Forum. We present arguments constructed by Humanities and Social Sciences, especially in the Anthropology field, over the last decade, and we consider fundamental for the consolidation of this debate. We argue that the regulation of research ethics should be taken as part of a broader process in demanding regulatory agencies, by Social Sciences researchers.<hr/>Este artículo aborda la regulación de la ética en la investigación en Brasil, preconizada por las Resoluciones 196/1996 y 466/2012 y el sistema CEP/CONEP. Hemos tomado los debates del campo de las Ciencias Humanas y Sociales desde la perspectiva de la investigación en educación. Fueron analizados datos sobre orientaciones éticas en la investigación de 84 programas de posgrado en educación, afiliados a FORPRED (Foro de Coordinadores de Programas de Pos Graduación en Educación), que respondieron a un cuestionario online, elaborado por este foro. Se presentan argumentos construidos en las Ciencias Humanas y Sociales, especialmente de la antropología, en la última década, que consideramos fundamentales para la consolidación de este debate. Se argumenta que la regulación de la ética en la investigación debe ser tomada como parte de un proceso más amplio de demandas de las Ciencias Humanas e Sociales a las agencias reguladoras. <![CDATA[A ética na pesquisa etnográfica com crianças: primeiras problematizações]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092014000100013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo problematiza a questão da ética na pesquisa com crianças. Essa discussão tornou-se fundamental, pois muitos trabalhos da sociologia da infância, da antropologia das crianças e da investigação pedagógica têm como fundamento a etnografia. No Brasil, as crianças são consideradas pessoas vulneráveis. Assim, todas as pesquisas com crianças precisam de aprovação prévia dos comitês de ética, encontrando problemas para serem aprovadas, pois tencionam a legislação em três aspectos: conceito de criança basicamente vulnerável, esquecendo-se das possibilidades de participação e de protagonismo dela; questão do método etnográfico, pois se exige uma metodologia definida antes da entrada em campo; restrições à captura e à divulgação de imagens e de produtos realizados por crianças. Essas tenções precisam ser discutidas para ser construída uma ética não apenas para as pesquisas realizadas nas ou sobre as crianças, mas, principalmente, com e para as crianças, que possa proteger e afirmar as capacidades delas como sujeitos de direto.<hr/>This article discusses the issue of ethics in ethnographic research with children. This discussion has become crucial because many works in the field of childhood sociology, anthropology of children and educational research is based on the ethnographic research. In Brazil, children are considered vulnerable people. Thus, all research with children need prior approval from ethic committees, finding problems to be approved, as it involves the legislation in three aspects: the concept of basically vulnerable child, forgetting the possibilities of children’s participation and protagonism; the issue of the ethnographic method, as it is required a fully defined methodology before entering the field; and restrictions to the capture and the dissemination of images and products made by the children. These issues need to be discussed so that ethic is built not only for researches on and about the children, but, mainly, with and for the children, that can protect and also affirm their capacity as subjects with rights.<hr/>Este artículo problematiza la cuestión de la ética en la investigación con niños. Esa discusión es fundamental ya que muchos trabajos tanto de sociología y de antropología de la infancia como de la investigación pedagógica utilizan a la etnografía como fundamento. En Brasil, los niños-as son considerados personas vulnerables. De esta forma, todas las investigaciones con niños-as precisan una aprobación previa de los comités de ética, encontrando dificultades para que sean aprobados porque tensionan a la legislación en tres aspectos: el concepto de niño-a como básicamente vulnerable, olvidándose de sus posibilidades de participación y de protagonismo; la cuestión del método etnográfico que exige una metodología definida antes de entrar en campo; restricciones a la captura y a la divulgación de imágenes y de productos realizados por los niños-as. Esas tensiones precisan ser discutidas para ser construida una ética no apenas para las investigaciones realizadas en o sobre los niños-as, sino principalmente, con y para los niños-as, que pueda proteger y afirmar las capacidades de los mismos como sujetos de derecho. <![CDATA[Breve revisão sobre regulação da ética em pesquisa: subsídios para pensar a pesquisa em educação no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092014000100014&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo oferece uma revisão sobre ética em pesquisa voltada aos pesquisadores e aos grupos brasileiros de pesquisa em educação. Levantamos referências em português, disponíveis na web, cruzando termos como “ética em pesquisa com seres humanos”, “comitês de ética”, “regulação da ética em pesquisa”, “ética em pesquisa social”, “ética na pesquisa em educação”. Buscando um panorama que valorizasse a diversidade de temas e perspectivas, organizamos as referências em cinco tópicos: Integridade; Princípios; Resoluções e Comitês, com um subtópico sobre Contexto Internacional; Ética em pesquisa social; Populações e sujeitos vulneráveis. A pesquisa em educação será fundamental para ampliar o debate sobre a regulação da ética em pesquisa. Em todas as categorias, aparecem aspectos educacionais e pedagógicos importantes para a promoção da integridade e da ética na comunidade científica, para a defesa da pluralidade ética e para o reconhecimento da simetria entre as áreas do conhecimento, considerando especificidades.<hr/>This article provides a review on ethics in research geared to researchers and Brazilian groups of research in education. We raised sources in Portuguese available on the web, crossing terms as “ethics in research involving human beings”, “ethics committees” , “ethics regulation in research”, “ethics in social research”, “ethics in educational research”. Seeking a panorama that valued diversity of topics and perspectives, we organized the sources into five topics: Integrity; Principles; Resolutions and Committees, with a subtopic on International Context; Ethics in social research; Populations and vulnerable subjects. Research in education is critical to broaden the debate about ethics regulation in research. In all categories, important educational and pedagogical aspects appear for promotion of integrity and ethics in the scientific community, for the defense of ethical pluralism and the recognition of symmetry between the areas of knowledge, considering specificities.<hr/>Este artículo presenta una revisión bibliográfica sobre ética en investigación, destinada a los investigadores brasileños y a grupos de investigación en temas de educación. Para su realización realizamos un relevamiento de referencias bibliográficas en portugués, disponibles en la web, cruzando términos como “ética en investigación con seres humanos”, “comités de ética”, “regulación de la ética en la investigación”, “ética en investigación social”, “ética en la investigación en educación”. Buscando construir un panorama que valorice la diversidad de temas y perspectivas, organizamos la bibliografía relevada en cinco categorías: Integridad; Principios, Resoluciones y Comités de Ética, con un subtópico sobre el contexto internacional; Ética en investigación social; Poblaciones y sujetos vulnerables. La investigación en educación será fundamental para ampliar el debate sobre la regulación de la ética en investigación. En todas las categorías aparecen aspectos educacionales y pedagógicos importantes para la promoción de la integridad y de la ética en la comunidad científica, para la defensa de la pluralidad ética y para el reconocimiento de la simetría entre áreas de conocimiento, considerando especificidades. <![CDATA[Antropologia e ética: desafios para a regulamentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092014000100015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo oferece uma revisão sobre ética em pesquisa voltada aos pesquisadores e aos grupos brasileiros de pesquisa em educação. Levantamos referências em português, disponíveis na web, cruzando termos como “ética em pesquisa com seres humanos”, “comitês de ética”, “regulação da ética em pesquisa”, “ética em pesquisa social”, “ética na pesquisa em educação”. Buscando um panorama que valorizasse a diversidade de temas e perspectivas, organizamos as referências em cinco tópicos: Integridade; Princípios; Resoluções e Comitês, com um subtópico sobre Contexto Internacional; Ética em pesquisa social; Populações e sujeitos vulneráveis. A pesquisa em educação será fundamental para ampliar o debate sobre a regulação da ética em pesquisa. Em todas as categorias, aparecem aspectos educacionais e pedagógicos importantes para a promoção da integridade e da ética na comunidade científica, para a defesa da pluralidade ética e para o reconhecimento da simetria entre as áreas do conhecimento, considerando especificidades.<hr/>This article provides a review on ethics in research geared to researchers and Brazilian groups of research in education. We raised sources in Portuguese available on the web, crossing terms as “ethics in research involving human beings”, “ethics committees” , “ethics regulation in research”, “ethics in social research”, “ethics in educational research”. Seeking a panorama that valued diversity of topics and perspectives, we organized the sources into five topics: Integrity; Principles; Resolutions and Committees, with a subtopic on International Context; Ethics in social research; Populations and vulnerable subjects. Research in education is critical to broaden the debate about ethics regulation in research. In all categories, important educational and pedagogical aspects appear for promotion of integrity and ethics in the scientific community, for the defense of ethical pluralism and the recognition of symmetry between the areas of knowledge, considering specificities.<hr/>Este artículo presenta una revisión bibliográfica sobre ética en investigación, destinada a los investigadores brasileños y a grupos de investigación en temas de educación. Para su realización realizamos un relevamiento de referencias bibliográficas en portugués, disponibles en la web, cruzando términos como “ética en investigación con seres humanos”, “comités de ética”, “regulación de la ética en la investigación”, “ética en investigación social”, “ética en la investigación en educación”. Buscando construir un panorama que valorice la diversidad de temas y perspectivas, organizamos la bibliografía relevada en cinco categorías: Integridad; Principios, Resoluciones y Comités de Ética, con un subtópico sobre el contexto internacional; Ética en investigación social; Poblaciones y sujetos vulnerables. La investigación en educación será fundamental para ampliar el debate sobre la regulación de la ética en investigación. En todas las categorías aparecen aspectos educacionales y pedagógicos importantes para la promoción de la integridad y de la ética en la comunidad científica, para la defensa de la pluralidad ética y para el reconocimiento de la simetría entre áreas de conocimiento, considerando especificidades. <![CDATA[UEPG: a estabilização científica deu-se de vez pela Pós-Graduação stricto sensu]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092014000100016&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo oferece uma revisão sobre ética em pesquisa voltada aos pesquisadores e aos grupos brasileiros de pesquisa em educação. Levantamos referências em português, disponíveis na web, cruzando termos como “ética em pesquisa com seres humanos”, “comitês de ética”, “regulação da ética em pesquisa”, “ética em pesquisa social”, “ética na pesquisa em educação”. Buscando um panorama que valorizasse a diversidade de temas e perspectivas, organizamos as referências em cinco tópicos: Integridade; Princípios; Resoluções e Comitês, com um subtópico sobre Contexto Internacional; Ética em pesquisa social; Populações e sujeitos vulneráveis. A pesquisa em educação será fundamental para ampliar o debate sobre a regulação da ética em pesquisa. Em todas as categorias, aparecem aspectos educacionais e pedagógicos importantes para a promoção da integridade e da ética na comunidade científica, para a defesa da pluralidade ética e para o reconhecimento da simetria entre as áreas do conhecimento, considerando especificidades.<hr/>This article provides a review on ethics in research geared to researchers and Brazilian groups of research in education. We raised sources in Portuguese available on the web, crossing terms as “ethics in research involving human beings”, “ethics committees” , “ethics regulation in research”, “ethics in social research”, “ethics in educational research”. Seeking a panorama that valued diversity of topics and perspectives, we organized the sources into five topics: Integrity; Principles; Resolutions and Committees, with a subtopic on International Context; Ethics in social research; Populations and vulnerable subjects. Research in education is critical to broaden the debate about ethics regulation in research. In all categories, important educational and pedagogical aspects appear for promotion of integrity and ethics in the scientific community, for the defense of ethical pluralism and the recognition of symmetry between the areas of knowledge, considering specificities.<hr/>Este artículo presenta una revisión bibliográfica sobre ética en investigación, destinada a los investigadores brasileños y a grupos de investigación en temas de educación. Para su realización realizamos un relevamiento de referencias bibliográficas en portugués, disponibles en la web, cruzando términos como “ética en investigación con seres humanos”, “comités de ética”, “regulación de la ética en la investigación”, “ética en investigación social”, “ética en la investigación en educación”. Buscando construir un panorama que valorice la diversidad de temas y perspectivas, organizamos la bibliografía relevada en cinco categorías: Integridad; Principios, Resoluciones y Comités de Ética, con un subtópico sobre el contexto internacional; Ética en investigación social; Poblaciones y sujetos vulnerables. La investigación en educación será fundamental para ampliar el debate sobre la regulación de la ética en investigación. En todas las categorías aparecen aspectos educacionales y pedagógicos importantes para la promoción de la integridad y de la ética en la comunidad científica, para la defensa de la pluralidad ética y para el reconocimiento de la simetría entre áreas de conocimiento, considerando especificidades.