Scielo RSS <![CDATA[Práxis Educativa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1809-430920160003&lang=es vol. 11 num. 3 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Dossiê: Políticas de Avaliação e Currículo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092016000300557&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Políticas públicas: derecho a aprender y evaluación formativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092016000300561&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este artigo trata do direito de aprender no ensino de tipo escolar e considera a avaliação como garantia da qualidade do ensino e da aprendizagem. Ele trata dos processos avaliativos correntes e dos equívocos discriminatórios de avaliações meramente somativas, tendencialmente classificatórias dos alunos. Este texto avalia o viés punitivo das notações meritocráticas da aprendizagem e sustenta que somente a avaliação formativa pode garantir o direito de aprender.<hr/>Abstract: This paper deals with the right to learn in school type education and considers the assessment as assurance of teaching and learning quality. It deals with the current evaluation processes and discriminatory misconceptions of merely summative assessments, which tend to qualify students. This text evaluates the punitive bias of meritocratic grading of learning and argues that only formative assessment can ensure the right to learn.<hr/>Resumen: El artículo trata del derecho de aprender en la educación en el entorno escolar y considera la evaluación como garantía de calidad de la enseñanza y del aprendizaje. Trata de los procesos de evaluación corrientes y conceptos erróneos discriminatorios de evaluaciones meramente acumulativa, que tienden a clasificar a los estudiantes. El texto evalúa el sesgo punitivo de notaciones meritocráticas de aprendizaje y argumenta que sólo la evaluación formativa puede garantizar el derecho a aprender. <![CDATA[Sobre Foucault y la verdad: las relaciones entre el curriculum y evaluaciones a gran escala]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092016000300577&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este texto apresenta resultados de uma pesquisa de base documental e bibliográfica, pautada por uma metodologia analítico-reconstrutiva, cujo escopo incide sobre a noção de "verdade" em Michel Foucault (1926-1984). Explora-se seu potencial como aparato crítico para a abordagem de políticas educacionais, mormente em relação ao currículo e a sua interface com as avaliações em larga escala. Frente a esse intento, recorre-se à obra foucaultiana e ao debate acerca da verdade como fenômeno situado no âmbito das práticas e da construção política da realidade. A partir dessa lógica, aproxima-se esse aparato crítico à interpretação das políticas educacionais, em especial daquelas que se utilizam de indicadores de qualidade como modo de legitimação, bem como de ações advindas dessa legitimação, entre elas os currículos escolares. Como resultado, salienta-se que as avaliações em larga escala são capazes de moldar o currículo escolar, impondo-se como porta-voz da verdade em relação ao projeto de sociedade em pauta.<hr/>Abstract: This paper presents results of documental and bibliographical based research, drawn from an analytical-reconstructive methodology whose scope lies in the notion of "truth" in Michel Foucault (1926-1984). We explore its potential as a critical apparatus for the approach of education policies, mainly regarding curriculum and its interface with large-scale assessments. Given this intent, we resort to Foucault's work and to the debate about truth as a phenomenon situated within the practices and political construction of reality. From this logic, we approach this critical apparatus to the interpretation of education policies, especially those that use qualitative indicators as a mode of legitimation, as well as actions resulting from this legitimation, including school curricula. As a result, we highlight that these large-scale assessments are able to shape the school curriculum, establishing itself as the spokesperson of truth in relation to the societal project in question.<hr/>Resumen: El texto presenta los resultados de una investigación de base documental y bibliográfica, guiada por una metodología analítica reconstructiva cuyo ámbito incide sobre la noción de "verdad" en Michel Foucault (1926-1984). Se explota su potencial como un aparato crítico para abordar políticas educativas, especialmente en relación con el currículum y con su interrelación con las evaluaciones a gran escala. Teniendo en cuenta esta intención, se recurre a la obra de Foucault y al debate acerca de la verdad como un fenómeno situado en el ámbito de las prácticas y de la construcción política de la realidad. Desde esta lógica, se acerca este aparato crítico a la interpretación de las políticas educativas, en especial a aquellas que hacen uso de indicadores de calidad como modo de legitimidad, así como las acciones resultantes de esta legitimidad, entre ellas los programas escolares. Como resultado, se observa que las evaluaciones a gran escala son capaces de dar forma al currículum, estableciéndose como el portavoz de la verdad en relación con el proyecto social en pauta. <![CDATA[Políticas de currículo y evaluación para la docencia en el espacio Iberoamericano]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092016000300590&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: A docência tem assumido centralidade nos discursos Iberoamericanos para a educação básica, de modo a atribuir, privilegiadamente, ao trabalho docente a garantia do êxito escolar dos discentes e, consequentemente, o alcance da qualidade da educação. A partir de tais discursos, textos políticos vêm defendendo a produção de políticas de avaliação na tentativa de controlar os currículos da formação (inicial e continuada) e a atuação docente. Neste artigo, orientado teórico-metodologicamente pela Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe analiso os processos de articulação discursiva presentes nos textos da Organização dos Estados Iberoamericanos - OEI e da UNESCO, destacando o significante desempenho como foco da avaliação. Na análise dos discursos para a avaliação da formação e do trabalho docente estabelecida como meta para a região Iberoamericana, tendo como foco o desempenho profissional, as competências assumem importância como modelo de organização curricular. Concluo que as tentativas de controle sobre a comunidade profissional docente na sua formação e trabalho projetam novos papéis para o professor marcados pela responsabilização.<hr/>Abstract: Teaching has become a central issue in the Ibero-American discourses for basic education, in order to attribute, as a privilege, to the teaching work the guarantee of students' school success and, consequently, reach quality in education. From such discourses, the policy texts have defended the production of evaluation policies aiming at controlling the curriculums of teaching education (initial and continuous development) and action. In this paper, which is theoretically and methodologically guided by Ernesto Laclau's and Chantal Mouffe's Discourse Theory, I analyze the processes of discourse articulation present in the texts by Organização dos Estados Iberoamericanos - OEI (Ibero-American States Organization) and UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization), highlighting the significant performance as the focus of evaluation. In the analysis of discourses regarding teachers' education and work established as a target for the Ibero-American region, with focus on the professional performance, the competences gain importance as a model of curricular organization. I conclude pointing out that the attempts to control the teaching professional community regarding their education and work assign new roles, marked by accountability, to the teachers.<hr/>Resumen: La docencia ha asumido centralidad en los discursos Iberoamericanos para la enseñanza básica como forma de atribuir privilegios al trabajo docente y garantizar éxito escolar de los dicentes y, consecuentemente, atingir da cualidad en la educación. A partir de estos discursos, textos políticos defienden la producción de políticas de evaluación en el intento de controlar los currículos de la formación (inicial y continuada) y la actuación docente. En este artículo, orientado por la teoría y metodología de la Teoría del Discurso de Ernesto Laclau y Chantal Mouffe analizo los procesos de articulación discursiva presentes en los textos de la Organización de los Estados Iberoamericanos - OEI y de UNESCO, destacando el significante desempeño como foco de la evaluación. En el análisis de los discursos, para la evaluación de la formación y del trabajo docente establecida como meta para la región Iberoamericana, teniendo como foco el desempeño profesional, las competencias asumen importancia como modelo de organización curricular. Concluyo que los intentos de control sobre la comunidad profesional docente en su formación y trabajo proyectan nuevos papeles para el profesor marcados por la responsabilidad. <![CDATA[Posiciones-sujeto (Estado y gerentes) antes de las evaluaciones a gran escala en la educación superior de Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092016000300605&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Diante das avaliações em larga escala no Ensino Superior Brasileiro, este artigo objetiva a) analisar as posições-sujeito do Estado e dos coordenadores de cursos de graduação e b) compreender as influências das políticas de avaliação nos currículos da Educação Superior. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, cujo corpus constitui-se de discursos de cinco coordenadores de cursos da área da saúde analisados por meio do método indutivo. As reflexões teóricas baseiam-se em pesquisas sobre a avaliação no ensino superior no que tange às condições de produção das avaliações no cenário mundial e nacional e também em teóricos da Análise do Discurso Francesa. Os resultados apontam que tais posições são interpeladas tanto pelos efeitos ideológicos do Estado, quanto pela posição-sujeito de coordenador/gestor de curso e produzem efeitos de sentido de acatamento, regulação e/ou controle e resistência e/ou descontentamento.<hr/>Abstract: Taking into consideration large-scale evaluations in the Brazilian higher education system, this paper aims at (a) analyzing the subject-positions, namely, the State and graduation course coordinators; and (b) understanding the impact of evaluation policies in higher education curricula. This is a qualitative study, whose corpus comprises the discourse of five course coordinators in the health area, analyzed through the inductive method. The theoretical background is based on research on evaluation in higher education regarding the conditions of production of evaluations in the global and national scenarios and also on the French Discourse Analysis theory. Results revealed that there are political and economic interventions in large-scale national evaluations applied nowadays and that these interventions directly reflect on the curricula dynamics, as well as on the identity and self-image of Higher Education Institutions.<hr/>Resumen: A la vista de la amplitud de las evaluaciones en la enseñanza superior de Brasil, el artículo objetiva a) analizar las posiciones-sujeto del Estado y de los coordinadores de cursos de grado y b) comprender las influencias de las políticas de evaluación en los currículos de la Educación Superior. Se trata de una pesquisa de naturaleza cualitativa, cuyo corpus está constituido por discursos de cinco coordinadores de cursos del área de la salud, analizados por el método inductivo. Las reflexiones teóricas están sedimentadas en pesquisas sobre la evaluación en la enseñanza superior sobre las condiciones de producción de las evaluaciones en el escenario mundial y nacional y aún en teóricos del Análisis del Discurso de línea Francesa. Los resultados apuntan que hay intervenciones políticas y económicas en las evaluaciones nacionales, en gran parte, aplicadas en los días actuales y que esas intervenciones reflejan directamente en la dinámica de los currículos, bien como en la identidad y autoimágenes de las Instituciones de Enseñanza Superior. <![CDATA[Políticas de evaluación a gran escala: ¿el ENADE interfiere en la gestión de los cursos?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092016000300621&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O presente trabalho analisa como os gestores (coordenadores) dos cursos de graduação avaliam o ENADE enquanto política de avaliação em larga escala e de que estratégias de gestão lançam mão para melhorar a avaliação dos cursos. Os sujeitos da pesquisa foram os coordenadores de curso da URI - Campus de Frederico Westphalen/RS. No processo de investigação utilizou-se a abordagem qualitativa. A partir dos referenciais teóricos e da coleta e análise dos dados, chegou-se a algumas conclusões provisórias: a. grande parcela dos coordenadores entrevistados está buscando novas possibilidades para qualificar os cursos, contudo, ainda são tentativas isoladas e muito subjetivas; b. a preocupação com resultados quantitativos é muito forte, sobrepondo-se aos processos qualitativos; c. o ENADE, como avaliação em larga escala, não está conseguindo desencadear um processo profundo de discussão teórica, pois é trabalhado pela grande maioria dos cursos um semestre antes de realizarem o exame.<hr/>Abstract: This paper analyzes how managers (coordinators) of graduation courses evaluate ENADE as a large-scale evaluation policy and which management strategies they employ to improve course evaluations. The research participants were course coordinators at URI - Frederico Westphalen/RS Campus. The investigation process was carried out through a qualitative approach. From the theoretical background and data collection and analysis, some interim findings are presented: a. great part of the coordinators interviewed is seeking new possibilities to qualify the courses, however, these are isolated and very subjective attempts; b. the concern with quantitative results is very strong, overcoming qualitative processes; c. ENADE, as a large-scale evaluation, has not been able to trigger a deep process of theoretical discussion, since it is worked in most courses only one semester before the exam is taken.<hr/>Resumen: El presente trabajo analiza cómo los gestores (coordinadores) de los cursos de grado evalúan el ENADE como política de evaluación a gran escala y qué estrategias de gestión son utilizadas para mejorar la evaluación de los cursos. Los sujetos de la pesquisa fueron los coordinadores del curso de la URI - Campus de Frederico Westphalen/RS. En el proceso de investigación se utilizó el abordaje cualitativo. A partir de referenciales teóricos y de la coleta y análisis de los datos, se llegó a algunas conclusiones provisorias: a. gran parcela de los coordinadores entrevistados está buscando nuevas posibilidades para calificar los cursos, entretanto, aun son intentos aislados y muy subjetivos; b. la preocupación con resultados cuantitativos es muy fuerte, sobreponiéndose a los procesos cualitativos; c. el ENADE, como evaluación en gran escala, no consigue desarrollar un proceso profundo de discusiones teóricas, pues es trabajado por la gran mayoría de los cursos un semestre antes de que se realice el examen. <![CDATA[Los impactos de la evaluación a gran escala en los currículos escolares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092016000300641&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este trabalho resulta de uma pesquisa de doutorado que analisa o currículo escolar na interface com a avaliação externa, com o objetivo de identificar, descrever e analisar como os sujeitos estão se posicionando nesse contexto de testes, e mapear as alterações realizadas no currículo escolar, impelidas pela Prova Brasil e IDEB. A abordagem é descritivo-analítica, com uso da análise documental, questionário e entrevistas orais, em amostra de 55 professores, sujeitos. A investigação fundamentou-se em Freitas et al. (2012), Gimeno Sacristán (2000), Apple (2005), Sousa (2004) entre outros. A avaliação externa tem impactado a configuração do currículo escolar e induzido ao treinamento, em demasia, para os testes, comprometendo, desta forma, a qualidade da educação.<hr/>Abstract: This work results from a doctoral research which analyzed the curriculum at the interface with the external evaluation in order to identify, describe and analyze how the subjects are positioning themselves in this context of tests, and map the changes made in the school curriculum driven by Prova Brasil and IDEB. The approach is descriptive and analytical, using documentary analysis, questionnaire and oral interviews in a sample of 55 teachers, subjects. The investigation was based on Freitas and colleagues (2012), Gimeno Sacristán (2000), Apple (2005), Sousa (2004) among others. The external evaluation has impacted the setting of the school curriculum and induced to over training for tests, thus compromising the quality of education.<hr/>Resumen: Este trabajo resulta de una investigación de Doctorado que analizó el currículo escolar en la interfaz con la evaluación externa, con el objetivo de identificar, describir y analizar como los sujetos se están posicionando en ese contexto de pruebas y para mapeo de las alteraciones realizadas en el currículo escolar, y estimuladas por la Prova Brasil e IDEB. El abordaje es descriptivo y analítico, utilizando análisis documental, cuestionario y entrevistas orales, en una muestra de 55 profesores, sujetos. La investigación se basó en Freitas et al. (2012), Gimeno Sacristán (2000), Apple (2005), Sousa (2004), entre otros. La evaluación externa ha impactado la configuración del currículo escolar e inducido al entrenamiento demasiado para las pruebas, comprometiendo, de esa forma, la calidad de la educación. <![CDATA[Los sentidos del SARESP para profesores y alumnos de la red pública estatal paulista y la gestión del programa en la sala de clases]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092016000300657&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O artigo discute os efeitos das avaliações externas na gestão do currículo na sala de aula. O objetivo da pesquisa desenvolvida foi compreender quais sentidos são produzidos por professores e alunos frente às exigências do SARESP. O trabalho de campo envolveu o acompanhamento de atividades de trabalho pedagógico coletivo de uma escola pública do interior paulista durante os anos de 2014 e 2015. A análise dos registros dos encontros que discutiram a relação entre avaliação e currículo permite afirmar que o SARESP pode ser considerado como parâmetro e referência para a reflexão e ajustes no planejamento dos professores, mas a centralidade que assumiu na organização do trabalho pedagógico está caracterizada como medida e controle, ao definir o que ensinar e como avaliar o trabalho do professor e do aluno, esvaziando a discussão sobre o projeto político-pedagógico.<hr/>Abstract: This article discusses the effects of the external evaluations on the curriculum management inside the classroom. The purpose of this research was to comprehend which meanings are produced by teachers faced by the requirements of SARESP. The fieldwork involved the accompaniment of collective pedagogical work activities of a public school in São Paulo state countryside between the years 2014 and 2015. The analysis of the meeting recordings that discussed the relationship between evaluation and curriculum allows us to state that SARESP can be considered as a parameter and reference for reflection and adjustments in the teacher's planning methods, but the centrality that it has assumed in the organization of the pedagogical work is characterized as a measure and control, when defining what to teach and how to evaluate the work of the teacher and the student, emptying the discussion about the political-pedagogical project of the school.<hr/>Resumen: El artículo discute los efectos de las evaluaciones en la gestión del programa en la sala de clases. El objetivo de la investigación fue comprender cuales sentidos son producidos por profesores y alumnos delante de las exigencias del SARESP. El trabajo de campo acompañó las actividades de trabajo pedagógico colectivo de una escuela pública del interior del estado de São Paulo durante los años de 2014 y 2015. El análisis de registros de los encuentros que discutían la relación entre evaluación y programa permite afirmar que el SARESP puede ser considerado como parámetro de referencia para reflexión y ajustes en el planeamiento de los profesores, pero la centralidad que ha asumido en la organización del trabajo pedagógico está caracterizada como medida y control, al definir lo que enseñar y como evaluar el trabajo del profesor y del alumno, agotando la decisión sobre el proyecto político-pedagógico de la escuela. <![CDATA[Política de evaluación del Estado de Rio de Janeiro: repercusiones en la gestión escolar y en el currículo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092016000300676&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir o sistema de avaliação do estado do Rio de Janeiro a partir da década de 1990. A apresentação foi organizada por meio do referencial teórico que se ampara em Brooke; Soares (2008); Coelho (2008); Sordi; Ludke (2009); Bonamino; Sousa (2012), além dos documentos oficiais que definem o sistema de avaliação; a discussão foi construída a partir da fala de dois gestores (um diretor e uma diretora) e um professor atuantes nas escolas observadas. Os instrumentos de coleta de dados foram observação, entrevistas semiestruturadas e análise documental. Compreendem a pesquisa documental o "SAERJ" e o "Saerjinho", o Currículo Mínimo, o Sistema on-line chamado Conexão, o "IDERJ" a partir dos quais foi possível identificar uma política fortemente marcada por responsabilizar os professores e diretores pelos resultados alcançados. Os resultados apontam que, em ambas as escolas, há um treinamento para a realização das avaliações externas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Conclui-se que o atendimento às demandas particulares de cada escola pode ser prejudicado pela atenção destinada ao cumprimento das exigências gerais impostas pelo sistema de avaliação externo às escolas.<hr/>Abstract: This paper aims at presenting and discussing the evaluation system in the State of Rio de Janeiro from the 1990s on. The presentation was organized through the theoretical background based on Brooke; Soares (2008); Coelho (2008); Sordi; Ludke (2009); Bonamino; and Sousa (2012), along with the official documents which regulate the evaluation system; the discussion was build up from the discourse of a manager and a teacher both working in the schools under observation. The data collection was carried out through observation, semi-structured interviews and document analysis. The documents analyzed were "SAERJ" and "Saerjinho", the Minimum Curriculum, the online System called 'Conexão' and the "IDERJ" from which it was possible to identify a policy which is strongly marked for charging teachers and principals with the results reached. The results revealed that in both schools there is some training for the external evaluations of Portuguese and Mathematics. It was concluded that meeting the particular demands of each school might be made more difficult due to the attention that has to be focused on the fulfilment of general requirements imposed by the school external evaluation system.<hr/>Resumen: El objetivo de este artículo es presentar y discutir el sistema de evaluación del estado de Rio de Janeiro a partir de la década de 1990. La presentación fue organizada por medio del referencial teórico fundamentado en Brooke; Soares (2008); Coelho (2008); Sordi; Ludke (2009); Bonamino; Sousa (2012), además de documentos oficiales que definen el sistema de evaluación; la discusión está construida a partir del habla de gestores y un profesor actuantes en las escuelas observadas. Los instrumentos de coleta de dados fueron observación, entrevistas semiestructuradas y análisis documental. Comprenden la pesquisa documental el "SAERJ" y el "Saerjinho", el Currículo Mínimo, el Sistema on-line llamado Conexão, el "IDERJ" a partir de los cuales fue posible identificar una política fuertemente marcada por responsabilizar los profesores y directores por los resultados alcanzados. Los resultados apuntan que, en ambas las escuelas, hay un entrenamiento para la realización de las evaluaciones externas en las disciplinas de Lengua Portuguesa y Matemáticas. Se concluye que el atendimiento a las demandas particulares de cada escuela puede ser perjudicado por la atención destinada al cumplimiento de las exigencias generales impuestas por el sistema de evaluación externo a las escuelas. <![CDATA[Conocimiento histórico escolar: fijaciones de sentidos a partir de una política de evaluación en Río de Janeiro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092016000300693&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O objetivo deste artigo é problematizar as disputas por fixação de sentidos de conhecimento histórico escolar no Saerjinho - instrumento avaliativo que compõe o sistema de avaliação da rede fluminense. Concebendo o currículo como prática de significação e atribuição de sentidos e avaliação como política e prática curricular, foram analisadas informações veiculadas no site da Secretaria de Educação, questões da prova de História e entrevistas semiestruturadas com professores dessa disciplina, a partir de uma postura epistêmica discursiva na pauta pós-fundacional que entende a produção de significados como um ato político. As análises apontaram que há disputas não pelo que do conhecimento histórico fixado, mas pelo quem tem o direito de fixar tal conhecimento em um instrumento avaliativo.<hr/>Abstract: The purpose of this paper is to problematize the dispute over the fixation of meanings of school historical knowledge in Saerjinho - the evaluative instrument that makes up the evaluation system of the network in Rio de Janeiro. Conceiving the curriculum as signification practice and attribution of meaning and evaluation as a policy and curricular practice, information provided by the website of the Department of Education was analyzed, as were questions of History exams and semi-structured interviews with teachers of this discipline, from a discursive epistemic posture in the post-foundational agenda that understands the production of meaning as a political act. The analysis showed that there are disputes not over what the set historical knowledge consists of, but over who has the right to establish such knowledge within the evaluative instrument.<hr/>Resumen: El objetivo de este artículo es problematizar las disputas por la fijación de sentidos de conocimiento histórico escolar en Saerjinho,-instrumento calificador que compone el sistema de evaluación de la red fluminense (del estado de Río de Janeiro). Dentro de la concepción del currículo como práctica de significación y atribución de sentidos, y de la evaluación como política y práctica curricular, se analizaron informaciones divulgadas en el sitio web de la Secretaría de Educación, preguntas de la prueba de Historia y entrevistas semiestructuradas con profesores de esta materia, desde el punto de vista de una postura epistémica discursiva en la pauta post-fundacional que entiende la producción de significados como un acto político. Los análisis indicaron que hay disputas no sobre el qué del conocimiento histórico fijado, sino por el quién tiene el derecho a fijar tal conocimiento en un instrumento calificador. <![CDATA[Currículo, evaluación y la constitución del sujeto docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092016000300714&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O presente artigo analisa de modo articulado: a. o dispositivo curricular do Estado de Minas Gerais - Conteúdos Básicos Comuns (CBC) - e b. o dispositivo avaliativo a ele atrelado - Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (SIMAVE) a partir da compreensão de que as práticas neoliberais presentes no Estado e na sociedade enquadram o currículo e a avaliação sob a ótica da economia. O viés de análise toma o neoliberalismo como uma forma de governo no sentido foucaultiano, ou seja, que produz processos de subjetivação sobre as populações docentes da rede pública estadual de Minas Gerais. Desse modo, o neoliberalismo usa a educação de forma interessada na produção do sujeito para o mercado, como um importante mecanismo do Capital Humano. Seguindo essa trilha teórico-metodológica, investigamos empiricamente as mudanças em curso expressas em documentos oficiais da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (especialmente relacionados ao CBC e ao SIMAVE). Os resultados apontam o CBC como uma proposta sintonizada com o Choque de Gestão do governo de estado de 2003 a 2014 que coloca a educação do estado de Minas Gerais sob mecanismos de regulação gerencial e de resultados, ambos a favor da economia. Concluímos que a partir da articulação entre o CBC e o SIMAVE atuam práticas de mercado gerenciais e performáticas por meio de uma série de poderes e saberes que a ela estão associados, tornando as propostas curriculares supostamente indissociáveis dessas práticas e dos processos de subjetivação dos docentes.<hr/>Abstract: This paper analyzes in an articulated manner: a. the Minas Gerais State curriculum - Common Basic Content (CBC, Brazilian Portuguese abbreviation) - and b. the evaluation guidelines linked to it - Public Education Evaluation System of Minas Gerais (SIMAVE, Brazilian Portuguese abbreviation) from the understanding that neoliberal practices frame the curriculum and the evaluation within the economy perspective. The analysis approach takes neoliberalism as a government system in the Foucauldian sense, that is, one which produces processes of subjectivation on the teaching population in the State education system in Minas Gerais. Therefore, neoliberalism uses education aiming at preparing the individuals to the market, as an important mechanism of the Human Capital. Following this theoretical-methodological route, we investigated empirically the ongoing changes expressed in the official documents issued by the Minas Gerais State Education Secretariat (mainly those related to the CBC and SIMAVE). The results show the CBC as a proposal which is in tune with the Management Chock of the State Government from 2003 to 2014 which places the education in the State of Minas Gerais under regulating mechanisms of management and results, both in favor of the economy. The conclusion points to the articulation between CBC and SIMAVE acting as managerial and performing market practices through a number of powers and knowledges associated to it, making the curriculum proposal supposedly inseparable from such practices.<hr/>Resumen: El artículo analiza de modo articulado: a. El dispositivo curricular del estado de Minas Gerais - Contenidos Básicos Comunes (CBC) - y b. el dispositivo evaluativo involucrado - Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (SIMAVE) a partir de la comprensión de que las prácticas neoliberales encuadran el currículo y la evaluación por la óptica de la economía. La ruta del análisis se utiliza del neoliberalismo como forma de gobierno en el sentido foucaultiano, o sea, que produce procesos de subjetivación sobre las poblaciones docentes de la red pública estadual de Minas Gerais. De ese modo, el neoliberalismo usa la educación de forma interesada en la producción de sujeto para el mercado, como un importante mecanismo de Capital Humano. En este mismo segmento teórico-metodológico investigamos empíricamente los cambios en la trayectoria expresados en documentos oficiales de la Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (especialmente relacionados al CBC y al SIMAVE). Los resultados conllevan al CBC como una propuesta en sintonía con el Choque de Gestión de gobierno de estado de 2003 a 2014 que dispone la educación del estado de Minas Gerais en influencias de mecanismos de regulación gerencial e de resultados, ambos en favor da economía. Concluimos que a partir da articulación entre o CBC e o SIMAVE actúan prácticas de mercado gestionables y performácticas por medio de una serie de poderes y saberes que a ella están asociadas, tornando las propuestas curriculares supuestamente indisociables des esas prácticas. <![CDATA[Política de Evaluación y Programa de Educación Integral en la Red de Enseñanza de La Escuela Secundária de Pernambuco: los limites del papel central de la evaluación en las políticas educativas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092016000300736&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O objetivo deste artigo é avaliar a relação entre: 1. a Política de Responsabilidade Educacional, 2. a Política de Avaliação definida pela Rede Estadual de Pernambuco e 3. o processo de implementação do Programa de educação Integral (PEI) nas Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs) e nas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs). Com base na análise documental e na análise de conteúdo, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo cujos instrumentos de coleta de dados foram entrevistas com gestores, docentes, discentes e técnicos e também questionários aplicados com discentes. O referencial teórico amparou-se em Freitas (2012), Ravitch (2011), Algebaile (2009) e outros. Os resultados apontam que no processo de implementação do PEI, a avaliação por resultados está relacionada com estratégias de comando-e-controle que ampliam e intensificam a jornada escolar de docentes e discentes, como um laboratório neoliberal e gerencialista na educação. A partir desse percurso de pesquisa, conclui-se que estratégias como o aumento dos anos de estudo e da jornada escolar camuflam problemáticas como a crise do desemprego estrutural e a diminuição dos investimentos previstos nas políticas sociais como um todo.<hr/>Abstract: This paper aimed at evaluating the results of the relationship between 1. The Educational Responsibility Policy; 2. The Evaluation Policy defined by the Pernambuco State Education System; and 3. The process of implementation of the Integral Education Program (PEI, Brazilian Portuguese abbreviation) in High School Reference Institutions (EREMs, Brazilian Portuguese abbreviation) and in the State Technical Schools (ETEs, Brazilian Portuguese abbreviation). Based on document and content analyses, a qualitative study was carried out whose data collection instruments were interviews with managers, teachers, students and technicians, along with questionnaires applied to the students. The theoretical background included Freitas (2012), Ravitch (2011), Algebaile (2009), among others. The results revealed that in the PEI implementation process, the evaluation through results is related to command-and-control strategies which broaden and intensify teachers' and students' school hours, working as a neoliberal and managerial laboratory in education. From this research perspective, the conclusion was that strategies such as increasing the years of study and the school hours disguise problems such as the crisis of structural unemployment and the reduction in investments provided for in social policies as a whole.<hr/>Resumen: El objetivo de este artículo es evaluar los resultados de la relación entre 1. la Política de Responsabilidad Educacional, 2. la Política de Evaluación adoptada por la Red Estadual de Pernambuco y 3. el proceso de implementación del Programa de Enseñanza Integral (PEI) en las Escuelas de Referencia en Enseñanza Media (EREMs) y en las Escuelas Técnicas Estaduales (ETEs). De acuerdo con análisis documental y el análisis de contenido, se constituyó una pesquisa cualitativa en que instrumentos de coleta de datos fueron entrevistas con gestores, docentes, discentes y técnicos y también cuestionarios aplicados a los discentes. El referencial teórico está amparada en Freitas (2012), Ravitch (2011), Algebaile (2009) y otros. Los resultados conllevan al proceso de implementación de PEI, la evaluación por resultados está relacionada a las estrategias de comando-y-control que amplían e intensifican la jornada escolar de docentes y discentes, como un laboratorio neoliberal y gerencial en la educación. A partir de ese trayecto de pesquisa, se concluye que estrategias como el aumento de los años de estudio y de jornada escolar camuflan problemáticas como la crisis del paro estructural y la disminución de las inversiones previstas en las políticas sociales como un todo. <![CDATA[Políticas de evaluación en la enseñanza básica y sus despliegues en la asignatura de Arte]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092016000300757&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este artigo tem como objetivo identificar como professores da disciplina de Arte se apropriaram das políticas de avaliação e quais foram os desdobramentos dessas políticas nas práticas educativas desses profissionais. De abordagem qualitativa, o instrumento utilizado para coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas com professores e estudantes de Arte em escolas da rede pública municipal de ensino. O referencial teórico consiste em documentos oficiais como Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica (BRASIL, 2013), Proposta Curricular de Santa Catarina (SANTA CATARINA, 2014), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996) e ainda Alves (2006), Barbosa (2009), Esteban (2005), Goodson (2001), Hall (2007), Moreira e Candau (2003), entre outros. A análise dos resultados apontou fragilidades no entendimento dos professores sobre os critérios avaliativos, suas conexões com o ensino e aprendizagem e quais políticas de avaliação são assumidas pela escola. Conclui-se que a avaliação é vista pelos professores ora como parte do processo de aprendizagem, ora como elemento limitador, que sinaliza aprovação ou reprovação do estudante e algumas vezes como um fragmento isolado do currículo.<hr/>Abstract: This paper aimed at identifying how teachers of Arts understood the evaluation policies and which were the developments of these policies in their education practice. As a qualitative research, it employed semi-structured interviews with Arts teachers and students in schools of the municipal education system to collect data. The theoretical background comprised official documents such as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica (General National Curricular Guidelines for Basic Education) (BRASIL, 2013), Proposta Curricular de Santa Catarina (Santa Catarina State Curricular Proposal) (SANTA CATARINA, 2014), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Education Guidelines and Bases National Law) (BRASIL, 1996) along with the authors Alves (2006), Barbosa (2009), Esteban (2005), Goodson (2001), Hall (2007), Candau (2003), among others. The results pointed to teachers' lack of understanding of the evaluation criteria, their connection with teaching and learning and which evaluation policies were adopted by the school. The conclusion was that those teachers sometimes saw evaluation as part of the learning process, other times they saw it as a limiting element, which marked students' approval or failure, and in some situations they saw it as an isolated part of the curriculum.<hr/>Resumen: Este artículo tiene el objetivo de identificar como profesores de la asignatura de Arte se apropiaron de las políticas de evaluación y cuáles fueron los despliegues de esas políticas en las prácticas educativas de esos profesionales. De abordaje cualitativo, el instrumento utilizado para coleta de datos fue entrevistas semiestructuradas con profesores y estudiantes de Arte en escuelas de la red pública municipal de enseñanza. El referencial teórico consiste en documentos oficiales como Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica (BRASIL, 2013), Proposta Curricular de Santa Catarina (SANTA CATARINA, 2014), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996) y aun Alves (2006), Barbosa (2009), Esteban (2005), Goodson (2001), Hall (2007), Candau (2003), entre otros. El análisis de los resultados apuntó fragilidades en el entendimiento de los profesores sobre los criterios evaluativos, sus conexiones con la enseñanza y aprendizaje y cuáles políticas de evaluación son asumidas por la escuela. Se concluye que la evaluación es tomada por los profesores en un dado momento como parte del proceso de aprendizaje y en el otro como elemento limitador, que señala aprobación o reprobación del estudiante y algunas veces como un fragmento aislado del currículo. <![CDATA[Políticas de evaluaciones externas: énfasis en habilidades cognitivas y socioemocionales]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092016000300775&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este artigo apresenta reflexões sobre as políticas brasileiras de avaliação externa com o objetivo de questionar a pertinência da ênfase que tem sido dada às competências. Para isso analisaremos os objetivos, os fundamentos e as matrizes de referência da Prova Brasil e o Projeto SENNA, relacionando-os às novas exigências do capital e aos direcionamentos das organizações internacionais a partir dos anos de 1990. Conforme a análise, incialmente, as avaliações externas tinham uma perspectiva conteudista e, posteriormente, passaram a orientar-se pelo modelo de competências, influenciando na forma como os professores avaliam e a maneira como operacionalizam os conhecimentos, ou seja, suas concepções pedagógicas. Os resultados apontam que a lógica das competências corresponde a uma tendência nos direcionamentos políticos e pedagógicos de negação dos conhecimentos científicos e culturais, e do papel da escola como responsável pela distribuição, o mais igualmente possível, dos conhecimentos sistematizados.<hr/>Abstract: This article presents reflections on the Brazilian policies for external evaluation with the aim to question the relevance of the emphasis that has been given to the different skills. Thereunto, we analyze the goals, the basis and the references of Brazilian main basic education test (Prova Brasil) and the SENNA Project, relating them to the new capital requirements and directions of international organizations from the 1990s. According to the analysis, initially, external evaluations focused on the amount of knowledge obtained, and later began to be guided by the model of different types of skills, influencing the way teachers assess and handle knowledge, that is their pedagogical conceptions. The results show that the logic of competences corresponds to a trend in political and pedagogical directions of denial of scientific and cultural knowledge, and of the school role as responsible for the distribution, as equally as possible, of systematized knowledge.<hr/>Resumen: Este artículo presenta reflexiones sobre la política brasileña de evaluación externa, con el objetivo de cuestionar la pertinencia del énfasis que se ha dado a las habilidades. Para ello, se analizan los objetivos, la justificación y las bases de referencia de la Prueba Brasil y Proyecto SENNA, en relación con los nuevos requisitos de capital y las direcciones de las organizaciones internacionales a partir de los años de 1990. De acuerdo con el análisis, en principio, las evaluaciones externas tenían perspectiva en el contenido, y posteriormente comenzó a ser guiada por el modelo de competencias, que influyen en la forma en que los maestros evalúan y cómo poner en práctica los conocimientos; es decir, sus concepciones pedagógicas. Los resultados muestran que la lógica de la competencia corresponde a una tendencia en direcciones políticas y pedagógicas de la negación del conocimiento científico y cultural, y el papel de la escuela como responsable de la distribución, como también es posible, de conocimiento sistematizado. <![CDATA[Evaluaciones en el currículo del primer año de la enseñanza fundamental: gobierno de los profesores/as y alumnos/as y la aplicación del dispositivo de anticipación de la alfabetización]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092016000300795&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Por meio de uma pesquisa que utilizou técnicas etnográficas articuladas à análise de discurso de inspiração foucaultiana, este artigo analisa os efeitos de avaliações em um currículo de uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental e mostra a lógica avaliativa em ação no currículo, que faz a avaliação assumir três formas: 1) avaliação para acompanhar a aprendizagem das crianças; 2) avaliação dos comportamentos infantis; 3) avaliações sistêmicas. Os resultados apontam que esses três modos de avaliar, com suas diferentes estratégias e práticas, conduzem os mais diferentes raciocínios no currículo investigado. A conclusão é de que são instituidas relações de poder-saber, governando alunos/as e docentes e auxiliando na implementação e operacionalização do dispositivo de antecipação da alfabetização.<hr/>Abstract Through the development of a study using ethnographic techniques allied to the Foucauldian discourse analysis, this paper analyzes the effects of evaluation in an elementary school first year curriculum and shows the evaluation logics in action in the curriculum, which gives the evaluation three formats: 1) evaluation to follow the children's learning process; 2) evaluation of children's behavior; 3) systemic evaluations. The results revealed that these three types of evaluation, with their different strategies and practices, lead to several different reasoning processes in the curriculum under investigation. The conclusion is that power-knowledge relations are established, guiding students and teachers and helping the implementation and operationalization of the literacy anticipation device.<hr/>Resumen En esta pesquisa se ha utilizado técnicas etnográficas articuladas a los análisis del discurso de inspiración foucaultiana, este artículo hace un análisis de los efectos de evaluaciones en un currículo de un grupo de primer año de la Enseñanza Fundamental y una muestra de la lógica evaluativa en acción el en currículo, que hace la evaluación asumir tres formas: 1) evaluación para acompañar el aprendizaje de los niños; 2) evaluación de los comportamientos infantiles; 3) evaluaciones sistémicas. Los resultados apuntan que esos tres modos de evaluar, con sus diferentes estrategias y prácticas, conducen los más diferentes raciocinios en el currículo investigado. La conclusión es que son instituidas relaciones de poder-saber, gobernando alumnos/as y docentes y auxiliando en la implementación y organización del dispositivo de anticipación de la alfabetización. <![CDATA[Evaluación y Currículo en la Educación Básica: la especificidad de la Educación Infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092016000300812&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Nas políticas públicas atuais, a avaliação e o currículo permanecem em pauta, provocando indagações e tensionando debates. Este artigo focaliza o campo da Educação Infantil (EI) reunindo discussões sobre a avaliação institucional e o currículo nessa etapa inicial da Educação Básica. Consideram-se como aportes teórico-metodológicos referenciais bakhtinianos e a abordagem do ciclo de políticas de Ball em associação a produções acadêmicas referentes aos temas, com análise de documentos da legislação brasileira e de elementos advindos de pesquisa bibliográfica. Os resultados evidenciam que a sustentação teórica e o embasamento legal da EI, no que tange à avaliação e ao currículo, fortalecem um percurso de consolidação de seu pertencimento à Educação Básica, em simultaneidade à demarcação de sua especificidade.<hr/>Abstract: In current public policies, evaluation and curriculum are still on the agenda, provoking inquiries and bringing tension to debates. This paper focuses on the Early Childhood Education (ECE) field, gathering discussions about institutional evaluation and curriculum at that initial phase of Basic Education. Bakhtinian references and the approach of Ball´s policy cycle associated to academic productions related to the themes are seen as theoretical-methodological contributions, besides analysis of both Brazilian legislation documents and elements originated from bibliography research. The results demonstrate that theoretical sustentation and the ECE legal basis, in relation to evaluation and curriculum, strengthen a consolidation trajectory of its belongingness to Basic Education simultaneously to its specificity demarcation.<hr/>Resumen: En las políticas públicas actuales, la evaluación y el currículo siguen en la agenda, provocando preguntas y generando tensiones en los debates. Este artículo enfoca el tema de la Educación Infantil (EI) y reúne discusiones sobre la evaluación institucional y el currículo en esa etapa inicial de la Educación Básica. Se consideró como aportes teórico-metodológicos algunos referenciales de Bajtín y el abordaje del ciclo de políticas de Ball, asociados a producciones académicas relacionadas a los temas discutidos.También se analizó documentos de la legislación brasileña y elementos obtenidos desde de la investigación bibliográfica. Los resultados señalan que las bases teórica y legal de la EI, respecto a la evaluación y al currículo, fortalecen un recorrido de consolidación de su pertenencia a la Educación Básica, de forma simultánea a la definición de su especificidad. <![CDATA[La evaluación en la enseñanza infantil: un análisis a partir de informes de una maestra]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092016000300832&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que teve por objetivo compreender como uma professora de Escola Municipal - Educação Infantil em Rio Grande (RS) concebe a avaliação nesta etapa da Educação Básica. A pesquisa foi realizada por meio de análise documental e teve como corpus, dezesseis "Relatórios de avaliação" elaborados em 2014. A análise dos dados deu-se a partir dos estudos de Barbosa (2006; 2008); Hoffmann (2003, 2011, 2014), Bondioli (2004), Guimarães e Oliveira (2014). Os resultados indicam uma perspectiva de avaliação mais focada no trabalho do professor do que nas crianças, evidenciando propostas e resultados, sem enfatizar o percurso. Todos os relatórios analisados apresentam sistematicamente a mesma estrutura e organização textual, independentemente da criança que esteja sendo avaliada. Conclui-se, desse modo, que as particularidades de cada criança são desconsideradas nos relatórios, uma vez que todas podem ser descritas por meio de uma mesma frase.<hr/>Abstract This paper presents the results of a study that aimed to understand how a teacher from a municipal pre-school school in Rio Grande (RS) saw evaluation in this phase of basic education. The research was carried out through document analysis whose corpus comprised "Evaluation Reports" written in 2014. The data analysis was supported by the studies of Barbosa (2006; 2008); Hoffmann (2003, 2011, 2014), Bondioli (2004), Guimarães and Oliveira (2014). The results indicated an evaluation perspective focused on the teachers' work rather than on the children, highlighting proposals and results, without emphasizing the trajectory. All the reports analyzed presented systematically the same structure and text organization, regardless of the children being evaluated. The conclusion, therefore, was that the particularities of each child were neglected in the reports, since all of them could be described by using the same sentence.<hr/>Resumen El trabajo presenta los resultados de una pesquisa que ha tenido por objetivo comprender como una maestra de una Escuela Municipal de Enseñanza Infantil en Rio Grande (RS) concibe la evaluación en esta etapa da Enseñanza Básica. La pesquisa ha sido realizada con un análisis documental ha tenido como corpus dieciséis "Informes de evaluación" elaborados en 2014. El análisis de los datos se ha dado por estudios con Barbosa (2006; 2008); Hoffmann (2003, 2011, 2014), Bondioli (2004), Guimarães y Oliveira (2014). Los resultados indican una perspectiva de evaluación con más enfoque en el trabajo del maestro que en los niños, poniendo en evidencia propuestas y resultados, sin énfasis en el trayecto. Todos los informes analizados presentan sistemáticamente la misma estructura y organización textual, independientemente del niño que sea evaluado. Se concluyó, de ese modo, que las particularidades de cada niño son desconsideradas en los informes, así que todos pueden ser descritos por medio de una misma frase. <![CDATA[BALL, Stephen J. Educação Global S. A.: novas redes de políticas e o imaginário neoliberal. Tradução de Janete Bridon. Ponta Grossa: UEPG, 2014. 270 p.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092016000300850&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que teve por objetivo compreender como uma professora de Escola Municipal - Educação Infantil em Rio Grande (RS) concebe a avaliação nesta etapa da Educação Básica. A pesquisa foi realizada por meio de análise documental e teve como corpus, dezesseis "Relatórios de avaliação" elaborados em 2014. A análise dos dados deu-se a partir dos estudos de Barbosa (2006; 2008); Hoffmann (2003, 2011, 2014), Bondioli (2004), Guimarães e Oliveira (2014). Os resultados indicam uma perspectiva de avaliação mais focada no trabalho do professor do que nas crianças, evidenciando propostas e resultados, sem enfatizar o percurso. Todos os relatórios analisados apresentam sistematicamente a mesma estrutura e organização textual, independentemente da criança que esteja sendo avaliada. Conclui-se, desse modo, que as particularidades de cada criança são desconsideradas nos relatórios, uma vez que todas podem ser descritas por meio de uma mesma frase.<hr/>Abstract This paper presents the results of a study that aimed to understand how a teacher from a municipal pre-school school in Rio Grande (RS) saw evaluation in this phase of basic education. The research was carried out through document analysis whose corpus comprised "Evaluation Reports" written in 2014. The data analysis was supported by the studies of Barbosa (2006; 2008); Hoffmann (2003, 2011, 2014), Bondioli (2004), Guimarães and Oliveira (2014). The results indicated an evaluation perspective focused on the teachers' work rather than on the children, highlighting proposals and results, without emphasizing the trajectory. All the reports analyzed presented systematically the same structure and text organization, regardless of the children being evaluated. The conclusion, therefore, was that the particularities of each child were neglected in the reports, since all of them could be described by using the same sentence.<hr/>Resumen El trabajo presenta los resultados de una pesquisa que ha tenido por objetivo comprender como una maestra de una Escuela Municipal de Enseñanza Infantil en Rio Grande (RS) concibe la evaluación en esta etapa da Enseñanza Básica. La pesquisa ha sido realizada con un análisis documental ha tenido como corpus dieciséis "Informes de evaluación" elaborados en 2014. El análisis de los datos se ha dado por estudios con Barbosa (2006; 2008); Hoffmann (2003, 2011, 2014), Bondioli (2004), Guimarães y Oliveira (2014). Los resultados indican una perspectiva de evaluación con más enfoque en el trabajo del maestro que en los niños, poniendo en evidencia propuestas y resultados, sin énfasis en el trayecto. Todos los informes analizados presentan sistemáticamente la misma estructura y organización textual, independientemente del niño que sea evaluado. Se concluyó, de ese modo, que las particularidades de cada niño son desconsideradas en los informes, así que todos pueden ser descritos por medio de una misma frase. <![CDATA[LUCKESI, Cipriano Carlos. Sobre notas escolares: distorções e possibilidades. São Paulo: Cortez, 2014. 120 p.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092016000300855&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que teve por objetivo compreender como uma professora de Escola Municipal - Educação Infantil em Rio Grande (RS) concebe a avaliação nesta etapa da Educação Básica. A pesquisa foi realizada por meio de análise documental e teve como corpus, dezesseis "Relatórios de avaliação" elaborados em 2014. A análise dos dados deu-se a partir dos estudos de Barbosa (2006; 2008); Hoffmann (2003, 2011, 2014), Bondioli (2004), Guimarães e Oliveira (2014). Os resultados indicam uma perspectiva de avaliação mais focada no trabalho do professor do que nas crianças, evidenciando propostas e resultados, sem enfatizar o percurso. Todos os relatórios analisados apresentam sistematicamente a mesma estrutura e organização textual, independentemente da criança que esteja sendo avaliada. Conclui-se, desse modo, que as particularidades de cada criança são desconsideradas nos relatórios, uma vez que todas podem ser descritas por meio de uma mesma frase.<hr/>Abstract This paper presents the results of a study that aimed to understand how a teacher from a municipal pre-school school in Rio Grande (RS) saw evaluation in this phase of basic education. The research was carried out through document analysis whose corpus comprised "Evaluation Reports" written in 2014. The data analysis was supported by the studies of Barbosa (2006; 2008); Hoffmann (2003, 2011, 2014), Bondioli (2004), Guimarães and Oliveira (2014). The results indicated an evaluation perspective focused on the teachers' work rather than on the children, highlighting proposals and results, without emphasizing the trajectory. All the reports analyzed presented systematically the same structure and text organization, regardless of the children being evaluated. The conclusion, therefore, was that the particularities of each child were neglected in the reports, since all of them could be described by using the same sentence.<hr/>Resumen El trabajo presenta los resultados de una pesquisa que ha tenido por objetivo comprender como una maestra de una Escuela Municipal de Enseñanza Infantil en Rio Grande (RS) concibe la evaluación en esta etapa da Enseñanza Básica. La pesquisa ha sido realizada con un análisis documental ha tenido como corpus dieciséis "Informes de evaluación" elaborados en 2014. El análisis de los datos se ha dado por estudios con Barbosa (2006; 2008); Hoffmann (2003, 2011, 2014), Bondioli (2004), Guimarães y Oliveira (2014). Los resultados indican una perspectiva de evaluación con más enfoque en el trabajo del maestro que en los niños, poniendo en evidencia propuestas y resultados, sin énfasis en el trayecto. Todos los informes analizados presentan sistemáticamente la misma estructura y organización textual, independientemente del niño que sea evaluado. Se concluyó, de ese modo, que las particularidades de cada niño son desconsideradas en los informes, así que todos pueden ser descritos por medio de una misma frase. <![CDATA[Tensiones y prioridades en el proceso de formación continua de alfabetizadores: de la concepción hasta la práctica de formación]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092016000300861&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O estudo analisa os processos que marcaram práticas de formação continuada dos alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, desde o período de 1963. Para isso buscou-se identificar como se caracterizaram os momentos da formação continuada dos alfabetizadores, bem como reconhecer quais abordagens teóricas da alfabetização fizeram parte dos cursos de formação continuada do professor. A abordagem de pesquisa é qualitativa, e para a coleta de dados utilizaram-se a análise documental e entrevistas. A análise foi realizada tendo, como eixo epistemológico a teoria como expressão da prática (MARTINS, 1998; MORTATTI, 2000, 2013; SANTOS, 1992; THOMPSON, 2009). Apreendemos, da análise, fatores determinantes do processo de formação que partiram da necessidade de: instituir e sistematizar uma abordagem da alfabetização que abandone o velho e opte pelo novo; formar os professores, incluindo-os como coautores de sua formação; desenvolver um processo de formação respaldado pela teoria a ser agregada às práticas desenvolvidas pelos docentes.<hr/>Abstract This study analyzes the processes that mark the practice of continuing training of literacy teachers of Municipal Schools of Curitiba since 1963. Thereunto, we had an effort to identify how were characterized the times of continued training of literacy teacher, as well as recognize which theoretical approaches to literacy were part of continuing education courses in literacy teacher. The research has a qualitative approach and the data collection used document analysis and interviews. The analysis was carried out using as epistemological axis the theory as a practice expression (MARTINS, 1998; MORTATTI, 2000, 2013; SANTOS, 1992; THOMPSON, 2009). From the analysis we apprehend determinant factors of training process which started from the need to: establish and systematize a literacy approach, abandoning the old and opting for the new one; training teachers and including than as coauthors of their own education; develop a training process supported by the theory to be added to the practices developed by teachers.<hr/>Resumen El estudio analiza los procesos que han marcado las prácticas de educación continua de los profesores de alfabetización de la Red Municipal de Enseñanza de Curitiba desde el período de 1963. Por tanto, hemos tratado de identificar cómo se caracterizan los tiempos de formación continua de los profesores de alfabetización y reconocer cuales enfoques teóricos de la alfabetización hicieron parte de la educación continua de profesores. El enfoque de investigación es cualitativo, y la colección de datos utilizó el análisis documental y entrevistas. El análisis fue realizado utilizando, como eje epistemológico, la teoría cómo expresión de la práctica (MARTINS, 1998; MORTATTI, 2000, 2013; SANTOS, 1992; THOMPSON, 2009). Aprehendemos, por medio del análisis, factores que determinan el proceso de formación, que comenzó a partir de la necesidad de: establecer y sistematizar un enfoque de alfabetización que abandone lo viejo y opte por lo nuevo; capacitar a los maestros incluyéndolos como coautores de su formación; desarrollar un proceso de capacitación con el apoyo de la teoría que se añade a las prácticas desarrolladas por los profesores. <![CDATA[Políticas educativas para la Educación Secundaria: ¿conocimiento o entrenamiento?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092016000300881&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O tema do artigo são as políticas educacionais produzidas para o Ensino Médio, na última década, objetivando examinar as concepções de conhecimento que emergem de tais políticas por meio da relação entre educação e desenvolvimento econômico. A metodologia utilizada foi a análise documental, e o referencial teórico adotado considerou autores como Licínio Lima, Stephen Ball e Nora Krawczyk. Os estudos realizados permitiram compreender de que forma a flexibilidade fez com que o conhecimento desse lugar a aprendizagens mínimas. Estas são caracterizadas por capacitações para formar personalidades produtivas para fomentar a competitividade econômica através do estabelecimento de percursos formativos individualizados. O conhecimento está associado à produção de um perfil formativo pautado na aprendizagem permanente, objetivando a empregabilidade.<hr/>Abstract The theme of the articles is educational policies produced to the high school in the last decade, aimed at examining the knowledge of concepts that emerge from such policies through the relation between education and economic development. The methodology used was documentary analysis and the theoretical framework adopted considered known authors, like Licínio Lima, Stephen Ball and Nora Krawczyk. The studies carried out allowed us to understand how the flexibility has made the knowledge was replaced by the minimum learning. They are characterized by skills to shape productive personalities to promote economic competitiveness through the establishment of individualized training courses. The knowledge is associated to the production of a training profile guided on lifelong learning, aimed at employability.<hr/>Resumen El tema del artículo son las políticas educativas producidas para a la escuela secundaria en la última década, objetivando examinar las concepciones de conocimiento que emergen de estas políticas, a través de la relación entre la educación y el desarrollo económico. La metodología utilizada fue el análisis documental y el marco teórico adoptado consideró autores como Licínio Lima, Stephen Ball y Nora Krawczyk. Los estudios permitieron comprender cómo la flexibilidad ha hecho el conocimiento cambiarse en aprendizajes mínimas. Ellos se caracterizan por habilidades capaces de formar personalidades productivas para promover la competitividad económica mediante el establecimiento de cursos de formación individualizados. El conocimiento se asocia con la producción un perfil de formación guiada sobre el aprendizaje permanente, dirigido a la empleabilidad. <![CDATA[Posibilidades y límites de la formación del profesor de Arte y de la educación artística escolar en la perspectiva de humanización]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092016000300897&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo apresenta reflexões sobre formação inicial de professores de Arte, conhecimentos priorizados no currículo e demandas da prática artística escolar, resultantes de uma pesquisa realizada com professores da Rede Pública Estadual, egressos em especial das Licenciaturas de Música. São abordadas questões sobre a formação na Licenciatura - prática musical, estudos pedagógicos, estágio e relação com a escola, pontos fortes e fracos do currículo e a prática artística escolar - planejamento, conteúdos e metodologias, demandas dos alunos e dos gestores para as aulas de Arte. O objetivo dessa análise foi cotejar a formação dos professores com as demandas da escola, para discutir os desafios do trabalho docente em Arte/Música com relação aos diferentes determinantes que o constituem. Entre outros problemas, os dados mostram as dificuldades dos docentes em planejar a partir das determinações das Diretrizes Curriculares Estaduais - DCE (2009), que propõem atuação com todas as áreas artísticas (Música, Teatro, Dança e Artes Visuais) e a prática efetiva tendo em vista a formação específica nas Licenciaturas de Música e de Artes Visuais. As respostas permitiram problematizar a relação teoria e prática da formação/trabalho desses professores e apontaram para a contradição entre a educação artística como atividade pragmática e a potencialidade da formação estética e humanizadora apregoada pela perspectiva marxista.<hr/>Abstract This paper presents reflections on initial education of Art teachers, prioritized knowledge in the curriculum and demands of school artistic practice, resulting from research performed with teachers from Parana State Public Network (Brazil), especially graduates with Music Teaching Degrees. Questions on education in Teaching Degrees are addressed - musical practice, pedagogical studies, training and relationship with the school, strengths and weaknesses of the curriculum and school artistic practice - planning, content and methodologies, demands of students and managers for Art classes. The purpose of this analysis was to collate education by teachers whilst adhering to school's demands, to discuss the challenges of teaching work in Art/Music in relation to different determinants that constitute it. Among other problems, data shows the difficulties for teachers in planning from the determinations of the Diretrizes Curriculares Estaduais - DCE (2009) (State Curricular Guidelines), which proposes actions within all artistic fields (Music, Theater, Dance and Visual Arts) and the effective practice with a view to the specific education in Music and Visual Arts Teaching Degrees. The resulting answers enabled problematization of the relationship between theory and practice of education/work of these teachers and pointed to the contradiction between artistic education as a pragmatic activity and the potentiality of aesthetic and humanizing education proclaimed by the Marxist perspective.<hr/>Resumen El artículo presenta reflexiones sobre la formación inicial de profesores de Arte, conocimientos priorizados en el currículum y demandas de la práctica artística en la escuela, como resultados de una investigación realizada con profesores de la red pública estatal, egresados en especial de la Licenciatura en Música. Son abordadas cuestiones sobre la formación en licenciatura - práctica musical, estudios pedagógicos y relación con la escuela, puntos fuertes y débiles del currículum y la práctica artística en la escuela - planeamiento, contenidos y metodologías, demandas de los alumnos y de los gestores para las clases de Arte. El objetivo de ese análisis fue comparar la formación de los profesores con las demandas de la escuela, para discutir los desafíos del trabajo docente en Arte/Música relacionado a los diferentes determinantes que lo constituyen. Entre otros problemas, los datos revelan las dificultades de los docentes con el planear desde las determinaciones de las Directrices Curriculares Estaduales - DCE (2009), que proponen actuación con todas las áreas artísticas (Música, Teatro, Danza y Artes Visuales) y la práctica efectiva considerando la formación específica en las Licenciaturas de Música y de Artes Visuales. Las respuestas permitieron problematizar la relación teoría y práctica de la formación/trabajo de esos profesores y apuntaron para la contradicción entre educación artística como actividad pragmática y la potencialidad de la formación estética y de humanizan difundida por la perspectiva marxista. <![CDATA[Entrevista con el Profesor Graham Welch]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092016000300917&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo apresenta reflexões sobre formação inicial de professores de Arte, conhecimentos priorizados no currículo e demandas da prática artística escolar, resultantes de uma pesquisa realizada com professores da Rede Pública Estadual, egressos em especial das Licenciaturas de Música. São abordadas questões sobre a formação na Licenciatura - prática musical, estudos pedagógicos, estágio e relação com a escola, pontos fortes e fracos do currículo e a prática artística escolar - planejamento, conteúdos e metodologias, demandas dos alunos e dos gestores para as aulas de Arte. O objetivo dessa análise foi cotejar a formação dos professores com as demandas da escola, para discutir os desafios do trabalho docente em Arte/Música com relação aos diferentes determinantes que o constituem. Entre outros problemas, os dados mostram as dificuldades dos docentes em planejar a partir das determinações das Diretrizes Curriculares Estaduais - DCE (2009), que propõem atuação com todas as áreas artísticas (Música, Teatro, Dança e Artes Visuais) e a prática efetiva tendo em vista a formação específica nas Licenciaturas de Música e de Artes Visuais. As respostas permitiram problematizar a relação teoria e prática da formação/trabalho desses professores e apontaram para a contradição entre a educação artística como atividade pragmática e a potencialidade da formação estética e humanizadora apregoada pela perspectiva marxista.<hr/>Abstract This paper presents reflections on initial education of Art teachers, prioritized knowledge in the curriculum and demands of school artistic practice, resulting from research performed with teachers from Parana State Public Network (Brazil), especially graduates with Music Teaching Degrees. Questions on education in Teaching Degrees are addressed - musical practice, pedagogical studies, training and relationship with the school, strengths and weaknesses of the curriculum and school artistic practice - planning, content and methodologies, demands of students and managers for Art classes. The purpose of this analysis was to collate education by teachers whilst adhering to school's demands, to discuss the challenges of teaching work in Art/Music in relation to different determinants that constitute it. Among other problems, data shows the difficulties for teachers in planning from the determinations of the Diretrizes Curriculares Estaduais - DCE (2009) (State Curricular Guidelines), which proposes actions within all artistic fields (Music, Theater, Dance and Visual Arts) and the effective practice with a view to the specific education in Music and Visual Arts Teaching Degrees. The resulting answers enabled problematization of the relationship between theory and practice of education/work of these teachers and pointed to the contradiction between artistic education as a pragmatic activity and the potentiality of aesthetic and humanizing education proclaimed by the Marxist perspective.<hr/>Resumen El artículo presenta reflexiones sobre la formación inicial de profesores de Arte, conocimientos priorizados en el currículum y demandas de la práctica artística en la escuela, como resultados de una investigación realizada con profesores de la red pública estatal, egresados en especial de la Licenciatura en Música. Son abordadas cuestiones sobre la formación en licenciatura - práctica musical, estudios pedagógicos y relación con la escuela, puntos fuertes y débiles del currículum y la práctica artística en la escuela - planeamiento, contenidos y metodologías, demandas de los alumnos y de los gestores para las clases de Arte. El objetivo de ese análisis fue comparar la formación de los profesores con las demandas de la escuela, para discutir los desafíos del trabajo docente en Arte/Música relacionado a los diferentes determinantes que lo constituyen. Entre otros problemas, los datos revelan las dificultades de los docentes con el planear desde las determinaciones de las Directrices Curriculares Estaduales - DCE (2009), que proponen actuación con todas las áreas artísticas (Música, Teatro, Danza y Artes Visuales) y la práctica efectiva considerando la formación específica en las Licenciaturas de Música y de Artes Visuales. Las respuestas permitieron problematizar la relación teoría y práctica de la formación/trabajo de esos profesores y apuntaron para la contradicción entre educación artística como actividad pragmática y la potencialidad de la formación estética y de humanizan difundida por la perspectiva marxista. <![CDATA[ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. Fundamentos de abordagem e formação no ensino de PLE e de outras línguas. Campinas: Pontes Editores, 2011. 130 p.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092016000300926&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo apresenta reflexões sobre formação inicial de professores de Arte, conhecimentos priorizados no currículo e demandas da prática artística escolar, resultantes de uma pesquisa realizada com professores da Rede Pública Estadual, egressos em especial das Licenciaturas de Música. São abordadas questões sobre a formação na Licenciatura - prática musical, estudos pedagógicos, estágio e relação com a escola, pontos fortes e fracos do currículo e a prática artística escolar - planejamento, conteúdos e metodologias, demandas dos alunos e dos gestores para as aulas de Arte. O objetivo dessa análise foi cotejar a formação dos professores com as demandas da escola, para discutir os desafios do trabalho docente em Arte/Música com relação aos diferentes determinantes que o constituem. Entre outros problemas, os dados mostram as dificuldades dos docentes em planejar a partir das determinações das Diretrizes Curriculares Estaduais - DCE (2009), que propõem atuação com todas as áreas artísticas (Música, Teatro, Dança e Artes Visuais) e a prática efetiva tendo em vista a formação específica nas Licenciaturas de Música e de Artes Visuais. As respostas permitiram problematizar a relação teoria e prática da formação/trabalho desses professores e apontaram para a contradição entre a educação artística como atividade pragmática e a potencialidade da formação estética e humanizadora apregoada pela perspectiva marxista.<hr/>Abstract This paper presents reflections on initial education of Art teachers, prioritized knowledge in the curriculum and demands of school artistic practice, resulting from research performed with teachers from Parana State Public Network (Brazil), especially graduates with Music Teaching Degrees. Questions on education in Teaching Degrees are addressed - musical practice, pedagogical studies, training and relationship with the school, strengths and weaknesses of the curriculum and school artistic practice - planning, content and methodologies, demands of students and managers for Art classes. The purpose of this analysis was to collate education by teachers whilst adhering to school's demands, to discuss the challenges of teaching work in Art/Music in relation to different determinants that constitute it. Among other problems, data shows the difficulties for teachers in planning from the determinations of the Diretrizes Curriculares Estaduais - DCE (2009) (State Curricular Guidelines), which proposes actions within all artistic fields (Music, Theater, Dance and Visual Arts) and the effective practice with a view to the specific education in Music and Visual Arts Teaching Degrees. The resulting answers enabled problematization of the relationship between theory and practice of education/work of these teachers and pointed to the contradiction between artistic education as a pragmatic activity and the potentiality of aesthetic and humanizing education proclaimed by the Marxist perspective.<hr/>Resumen El artículo presenta reflexiones sobre la formación inicial de profesores de Arte, conocimientos priorizados en el currículum y demandas de la práctica artística en la escuela, como resultados de una investigación realizada con profesores de la red pública estatal, egresados en especial de la Licenciatura en Música. Son abordadas cuestiones sobre la formación en licenciatura - práctica musical, estudios pedagógicos y relación con la escuela, puntos fuertes y débiles del currículum y la práctica artística en la escuela - planeamiento, contenidos y metodologías, demandas de los alumnos y de los gestores para las clases de Arte. El objetivo de ese análisis fue comparar la formación de los profesores con las demandas de la escuela, para discutir los desafíos del trabajo docente en Arte/Música relacionado a los diferentes determinantes que lo constituyen. Entre otros problemas, los datos revelan las dificultades de los docentes con el planear desde las determinaciones de las Directrices Curriculares Estaduales - DCE (2009), que proponen actuación con todas las áreas artísticas (Música, Teatro, Danza y Artes Visuales) y la práctica efectiva considerando la formación específica en las Licenciaturas de Música y de Artes Visuales. Las respuestas permitieron problematizar la relación teoría y práctica de la formación/trabajo de esos profesores y apuntaron para la contradicción entre educación artística como actividad pragmática y la potencialidad de la formación estética y de humanizan difundida por la perspectiva marxista.