Scielo RSS <![CDATA[Práxis Educativa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1809-430920170001&lang=pt vol. 12 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Brincar na infância: importância e singularidades para crianças com deficiência visual]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092017000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente estudo investigou do que e de que forma crianças com deficiência visual brincam no contexto familiar e educacional, visando compreender o brincar e o papel do brinquedo no desenvolvimento dessas crianças. Amparamo-nos na perspectiva histórico-cultural considerando, especialmente, os estudos de Vygotsky. A coleta de materialidades empíricas aconteceu nas cinco famílias das crianças cegas ou com baixa visão pesquisadas e na instituição especializada que elas frequentam. Adotamos entrevistas semiestruturadas com pais e educadores e observações nos contextos mencionados. Os dados coletados foram categorizados e teorizados por meio da análise de conteúdo. Concluímos que a mediação de outra pessoa durante o brincar possibilita às crianças com deficiência visual a aquisição de confiança na exploração do espaço físico, dos objetos, assim como a elaboração conceitual.<hr/>Abstract: This study investigated what kind of playing and how visually impaired children play in the family and educational contexts, aiming at understanding playing and the role of toys in these children's development. The study was based on the historical-cultural perspective, mainly considering Vygotsky's studies. Empirical material was collected from five families with blind or short-sighted children and from the specialized institution these children attend. We adopted semi-structured interviews with parents and educators and observation of the relevant contexts. The data collected was categorized and theorized through content analysis. We concluded that the mediation of another person during playing enables the visually impaired child to develop confidence to explore the physical space, objects and to elaborate concepts.<hr/>Resumen: El presente estudio investigó cómo y de qué niños con discapacidad visual juegan en el contexto familiar y educacional, con el propósito de comprender o jugar y, el papel del juguete en el desarrollo de estos niños. Nos apoyamos en la perspectiva histórico-cultural considerando, especialmente, los estudios de Vygotsky. La coleta de materialidades empíricas ocurrió en las cinco familias de los niños ciegos o con baja visión pesquisadas, y en la institución especializada que ellas frecuentan. Adoptamos entrevistas semi-estructuradas con padres y educadores, y observaciones en los contextos mencionados. Los datos colectados fueron categorizados y teorizados por medio del análisis de contenido. Concluimos que la mediación de otra persona durante el juego posibilita a los niños con discapacidad visual la adquisición de confianza en la exploración del espacio físico, de los objetos, así como la elaboración conceptual. <![CDATA[Exigência conceptual do trabalho prático: abordagem multidisciplinar de análise do discurso pedagógico na aula de ciências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092017000100025&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo está centrado no tipo e no nível de complexidade do trabalho prático implementado em aulas de ciências do ensino secundário, no contexto do sistema educativo português. O conceito de osmose foi selecionado no artigo como um caso exemplar para ilustrar a abordagem teórica e metodológica, de âmbito multidisciplinar, seguida no estudo. Teoricamente, o estudo fundamenta-se em conceitos de natureza epistemológica, psicológica e sociológica, com particular ênfase na teoria do discurso pedagógico de Bernstein. Tendo por base este enquadramento teórico, o nível de complexidade do trabalho prático foi apreciado através do seu nível de exigência conceptual, o qual inclui aspetos relacionados com o que do discurso pedagógico (complexidade dos conhecimentos científicos e das capacidades cognitivas) e com o como do discurso pedagógico (grau de relação entre a teoria e a prática). Metodologicamente, o estudo usa uma abordagem mista. Participaram no estudo duas professoras de duas escolas socialmente distintas. Os resultados mostraram que as práticas das duas professoras apresentaram, de um modo geral, um baixo nível de exigência conceptual, sobretudo devido ao baixo nível de complexidade dos conhecimentos científicos e das capacidades cognitivas e também devido a incorreções científicas das professoras. O tipo de trabalho prático escolhido pelas professoras (atividades laboratoriais geralmente ilustrativas) contribuiutambém para baixar o nível de exigência conceptual. Discutem-se as consequências deste baixo nível de exigência conceptual na aprendizagem científica dos alunos. A nível teórico e metodológico, a conceptualização e os procedimentos adotados no estudo representam uma abordagem inovadora que fornece maior rigor à análise.<hr/>The study addresses the issue of the type and the level of complexity of practical work present in high school science classes, in the context of the Portuguese educational system. The concept of osmosis was selected in the article as an exemplar case to exemplify the theoretical and methodological approach of a multidisciplinary character, followed in the study. Theoretically, the study is based on concepts of an epistemological, psychological and sociological nature, with a particular emphasis on Bernstein's theory of pedagogic discourse. On the basis of this theoretical framework, the level of complexity of practical work was appreciated through its level of conceptual demand, which contains aspects related to the what of pedagogic discourse (complexity of scientific knowledge and cognitive skills) and to the how of pedagogic discourse (degree of relation between theory and practice). The study uses a methodological mixed approach. Two teachers of two socially distinct schools were selected. The results showed that the two teachers' practices had in general a low level of conceptual demand which is mostly a consequence of the low level of complexity of scientific knowledge and skills required and also of teachers' scientific inaccuracies. The type of practical work selected by teachers (laboratory activities generally illustrative) also contributed to lower the level of conceptual demand. The consequences of this low level of conceptual demand in terms of students' scientific learning is discussed. In theoretical and methodological terms, the conceptualization and procedures followed in the study constitute an innovative approach that gives greater rigor to the analysis.<hr/>El estudio se centra en la tipología y en el nivel de complejidad del trabajo práctico implementado en clases de ciencias de la enseñanza secundaria, en el contexto del sistema educativo portugués. El concepto de osmosis fue seleccionado en el artículo como un caso ejemplar para ilustrar el abordaje teórico y metodológico, de ámbito multidisciplinar, seguido en el estudio. Teóricamente, el estudio se fundamenta en conceptos de la naturaleza epistemológica, psicológica y sociológica, con particular énfasis en la teoría del discurso pedagógico de Bernstein. Teniendo por aporte este encuadramiento teórico, el nivel de complejidad del trabajo práctico fue apreciado a través de su nivel de exigencia conceptual, lo cual incluye aspectos relacionados con el qué del discurso pedagógico (complejidad de los conocimientos científicos y de las capacidades cognitivas) y con el cómo del discurso pedagógico (grado de relación entre la teoría y la práctica). Metodológicamente, el estudio usa un abordaje mezclado. Participaron del estudio dos profesoras de dos escuelas socialmente distintas. Los resultados muestran que las prácticas de dos profesoras presentaron, por general, un bajo nivel de exigencia conceptual, sobre todo debido al bajo nivel de complejidad de los conocimientos científicos y de las capacidades cognitivas y también debido a incorrecciones científicas de las profesoras. La tipología de trabajo elegido por las profesoras (actividades de laboratorio, en general ilustrativas) contribuyó también para bajar el nivel de exigencia conceptual. Se debaten las consecuencias de este bajo nivel de exigencia conceptual en el aprendizaje científico de los alumnos. Para el nivel teórico y metodológico, la conceptualización y los procedimientos adoptados para el estudio representan un abordaje innovador que ofrece más rigor al análisis. <![CDATA[Consciência fonológica e desempenho geral na leitura.Que relação? Estudo com alunos dos 2º e 3º anos de escolaridade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092017000100048&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo do presente artigo é testar a validade de conteúdo e concorrente da Prolec-R (FIGUEIRA; LOPES, n.d., versão de investigação), explorando as relações com uma prova de consciência fonológica (síntese de fonemas), da bateria SICOLE-R (FIGUEIRA; LOBO; LOPES; JIMÉNEZ, n.d., versão investigação). O referencial teórico baseia-se na avaliação dos processos cognitivos envolvidos na leitura (perspetivas de JIMENEZ; CUETOS), em que as duas baterias utilizadas assumem avaliar tais processos, sendo consideradas medidas concorrentes. Ambas se destinam a crianças dos 6 aos 12 anos de idade. Quanto à metodologia, para exploração e acessibilidade foi utilizada uma amostra de crianças dos 2º e 3º anos de escolaridade, de instituições de ensino público e privado de Coimbra e da Beira Interior Norte. Os resultados apontam para a existência de uma relação positiva e significativa entre a leitura de palavras, leitura de pseudopalavras, estruturas gramaticais, sinais de pontuação e compreensão de frases (PROLEC-R) e a síntese de fonemas (SICOLE-R).<hr/>Abstract: The objective of this study was to test the content and concurrent validity of Prolec-R (FIGUEIRA; LOPES, n.d., investigation version), exploring the relations as a proof of phonological awareness (phoneme synthesis), SICOLE-R evaluation (FIGUEIRA; LOBO; LOPES; JIMÉNEZ, n.d., investigation version). The theoretical background comprises the evaluation of cognitive processes involved in reading (JIMENEZ'S and CUETOS'S perspectives), in which the two tests employed assume too evaluate such processes, and are considered concurrent procedures. Both are destined to children from 6 to 12 years old. The methodology used, for exploration and accessibility, a sample containing children from the 2nd and 3rd year of elementary school, from the public and education systems in Coimbra and Beira Interior Norte. The results revealed the existence of a positive and significant relation between the reading of words, reading of pseudo words, grammatical structures, punctuation marks and sentence comprehension (PROLEC-R) and the phoneme synthesis (SICOLE-R).<hr/>Resumen: El objetivo del presente artículo es testar la validad de contenido y concurrente de la Prolec-R (FIGUEIRA; LOPES, n.d., versión de investigación), explorando las relaciones con una prueba de consciencia fonológica (síntesis de fonemas), de la batería SICOLE-R (FIGUEIRA; LOBO; LOPES; JIMÉNEZ, n.d., versión investigación). El referencial teórico está cimentado en la evaluación de los procesos cognitivos involucrados en la lectura (perspectivas de JIMENEZ y CUETOS), en que las dos baterías utilizadas asumen evaluar tales procesos, siendo consideradas medidas concurrentes. Ambas se destinan a niños de los 6 a los 12 años de edad. Cuanto a la metodología, para exploración y accesibilidad se utilizó una muestra de niños de los 2º y 3º años de escolaridad, de instituciones de enseñanza pública y privada de Coímbra y de la Beira Interior Norte. Los resultados apuntan para la existencia de una relación positiva y significativa entre la lectura de palabras, lectura de pseudopalabras, estructuras gramaticales, señales de puntuación y compresión de frases (PROLEC-R) y la síntesis de fonemas (SICOLE-R). <![CDATA[Os textos do Pe. Serafim Leite (S. J.) na Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro: um projeto formativo centrado na ideia de nação católica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092017000100064&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo tem como tema a defesa de um projeto de nação centrado no catolicismo, presente no pensamento do intelectual luso-brasileiro Serafim Leite (1890-1969). Seleciona como fontes principais os quatro textos publicados pelo padre na Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, entre 1944 e 1964. O objetivo é discutir o projeto formativo existente nos textos de Serafim Leite, situando-o em relação ao plano de construção da nação e da nacionalidade brasileiras elaborado pelo IHGB, ao longo do século XIX. A análise utiliza os referenciais elaborados por Antonio Gramsci, para compreender a partir das publicações de Serafim Leite e de sua defesa de um projeto de nação apoiado no catolicismo, o papel dos intelectuais na organização da cultura, especialmente na construção da hegemonia.<hr/>Abstract: This paper has as subject the defense of a project of nation centered on the Catholicism, present on the thought of the Portuguese-Brazilian intellectual Serafim Leite (1890-1969). It selects as main sources the four texts published by the priest on the Brazilian Historic Geographic Institute Review, between 1944 and 1964. The aim is to discuss the existing formative project in Serafim Leite's texts, situating it in relation to the Brazilian nation and nationality plan formulated by IHGB, during the 19th century. The analysis uses the references elaborated by Antonio Gramsci to understand, from Serafim Leite's publications and defense of a nation project supported on the Catholicism, the role of the intellectuals as culture organizers, especially on the construction of hegemony.<hr/>Resumen: Este artículo tiene como tema la defensa de un proyecto de nación centrado en el catolicismo, presente en el pensamiento del intelectual luso-brasileño Serafim Leite (1890-1969). Selecciona como fuentes principales los cuatro textos publicados por el padre en la Revista del Instituto Histórico y Geográfico Brasileño, entre 1944 y 1964. El objetivo es discutir el proyecto formativo existente en los textos de Serafim Leite, situándolo en relación al plan de construcción de la nación y de la nacionalidad brasileras elaborado por el IHGB, el lo largo del siglo XIX. El análisis utiliza el referencial elaborado por Antonio Gramsci, para compreender a partir de las publicaciones de Serafim Leite y de su defensa de un proyecto de nación apoyado en el catolicismo, el papel de los intelectuales en la organización de la cultura, especialmente en la construcción de la hegemonía. <![CDATA[As práticas docentes e o Currículo de Geografia no Estado do Rio de Janeiro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092017000100083&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O artigo analisa como os focos bimestrais presentes no Currículo Mínimo (CM) de Geografia para o Estado do Rio de Janeiro influenciam e são influenciados pela abordagem conceitual da disciplina escolar Geografia no Colégio Estadual Eng. Carlos Frederico de Arêa Leão, localizado no Bairro da Posse, Município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A metodologia utilizada é a qualitativa, utilizando o referencial teórico da área, destacando-se as contribuições de Pontuschka; Paganelli e Cacete (2007), Santos (2013), Farias (2013, 2014), Caso e Gurevich (2014). A coleta de dados envolveu entrevistas com os professores de Geografia que atuam no estabelecimento pesquisado. Como resultado principal, apresentamos uma análise centrada nas diferentes práticas docentes abordadas numa perspectiva reflexiva e contextualizada. Assim, foi possível evidenciar a relação teoria-prática dos docentes por meio de práticas disciplinares e interdisciplinares no cotidiano escolar. Conclui-se que a criação de sistemas educacionais compactos para atender, muitas vezes, apenas às necessidades políticas de governos, deixa de fora considerações e constatações de décadas de discussão acadêmica e as próprias necessidades locais, além de influenciar diretamente na prática docente e na efetivação do currículo.<hr/>Abstract: This paper analyzes how the two-month focus present in the Geography Minimum Curriculum (MC) in the State of Rio de Janeiro influences and is influenced by the conceptual approach of the subject geography in the State School Engº Carlos Frederico de Arêa Leão located in the neighborhood of Posse, Nova Iguaçu in the Baixada Fluminense. The methodology employed was qualitative, applying the theoretical background for this area, mainly based on the contributions of Pontuschka; Paganelli; Cacete (2007), Santos (2013), Farias (2013, 2014), and Caso and Gurevich (2014). The data collection was carried out through interviews with the geography teachers in that school. As the main result, we present an analysis of the different teaching practices approached under a reflexive and contextualized perspective. Thus, it was possible to evidence the relation theory-practice of those teachers through disciplinary and interdisciplinary practices in their everyday action. The conclusion points out that the creation of compact educational systems, many times only to meet the government political requirements, neglects considerations and findings of decades of academic discussion as well as the local needs, in addition to influencing directly the teaching practice and the curriculum application.<hr/>Resumen: El trabajo analiza como los focos bimestrales presentes en el Currículo Mínimo (CM) de Geografía para el estado de Rio de Janeiro influencian y son influenciados por al abordaje conceptual de la asignatura escolar Geografía en el Colégio Estadual Engº Carlos Frederico de Arêa Leão, ubicado en el Barrio de la Posse, Município de Nova Iguaçu en la Baixada Fluminense. La metodología utilizada es la cualitativa, y el referencial teórico es de esta área, se destacan: Pontuschka; Paganelli; Cacete (2007), Santos (2013), Farias (2013, 2014), Caso e Gurevich (2014). La recopilación de los datos se dio por entrevistas entre profesores de Geografía que actúan en el Colégio Estadual Engº Carlos Frederico de Arêa Leão. Como resultado principal, presentamos un análisis centrada en las diferentes prácticas docentes abordadas bajo la perspectiva reflexiva y contextualizada. De esa manera, fue posible evidenciar la relación teoría-práctica de los docentes por medio de prácticas disciplinares e interdisciplinares en el cotidiano escolar. Se concluye que la creación de sistemas educacionales compactos para atender, muchas veces, solo a las necesidades políticas de gobiernos, aíslan consideraciones y constataciones de décadas de discusión académica y las propias necesidades locales, además de influenciar directamente en la práctica docente y en el efectivo funcionamiento del currículo. <![CDATA[PIBID na constituição da docência do professor de Língua Portuguesa: experiências no chão da escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092017000100099&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo discute a formação inicial de professores de língua portuguesa através das experiências adquiridas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. O objetivo é compreender os sentidos da formação do professor de português nas diferentes temporalidades formativas construídas ao longo da atuação no PIBID. Analisa-se como o PIBID oportuniza uma formação centrada nas práticas educativas do cotidiano escolar. O trabalho é o resultado de uma pesquisa-formação desenvolvida com estudantes do Curso de Letras da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. A fundamentação teórico-metodológica baseou-se na abordagem (auto)biográfica, entendendo a formação como um processo de construção de conhecimento ao longo da vida, pois quem narra estabelece relações temporais durante o seu percurso formativo.<hr/>Abstract: This article aims at discussing the initial training of Portuguese language teachers through the experiences acquired in the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. The goal is to understand the way to formation of Portuguese teacher in the different training temporality built along the performance in PIBID. It is analyzed as the PIBID create opportunities in order to focus training in educational school through daily practices. This work is the result of a research-training developed with students of Literature Course from University of the Bahia - UNEB. The theoretical and methodological foundation was based on the approach (self) biographical, understanding the formation as a process of knowledge building lifelong, since the narrator establishes temporal relations during their training.<hr/>Resumen: Este artículo tiene como objetivo discutir la formación inicial de los profesores de lengua portuguesa a través de las experiencias adquiridas en el Programa Institucional de Introducción a la Enseñanza - PIBID. El objetivo es entender los sentidos en la formación del profesor de portugués en distintas temporalidades formativas construidas a lo largo de la actuación en PIBID. Analiza como el PIBID promueve una formación centrada en las prácticas diarias de la escuela. El trabajo es el resultado de una investigación-formación desarrollado con los estudiantes del curso de Letras de la Universidad Estadual de Bahía - UNEB. El fundamento teórico y metodológico se basó en el enfoque (auto)biográfico, en la comprensión de la formación como un proceso de construcción de conocimiento de toda la vida, como el narrador establece relaciones temporales durante su formación. <![CDATA[América Latina: entre currículo, livros didáticos e professores na pesquisa no ensino de História]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092017000100118&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo tem como objeto de reflexão os conteúdos referentes à América Latina no ensino de História da Argentina, Brasil e Espanha, com o propósito de analisar as mudanças e permanências, inclusões e exclusões existentes nos documentos prescritos e no que é efetivamente realizado na sala de aula, buscando perceber se estes conteúdos têm contribuído ou não para a ressignificação de um ensino de História que estimule a formação de uma consciência cidadã. Assim, são trazidos os dados das análises realizadas em currículos, em livros didáticos, e em entrevistas com professores. Os resultados obtidos sinalizam para a escassa inclusão e permanência de conteúdos veiculados sobre a América Latina em currículos e livros didáticos, que se desdobra, semelhantemente, no contexto da sala de aula.<hr/>Abstract: The objective of this paper is to reflect on the contents about Latin America in History teaching in Argentina, Brazil and Spain. It also analyzes changes and continuities, inclusion and exclusion in the prescribed documents and what it is effectively taught in classrooms. The purpose is to perceive whether the contents have contributed or not to the redefinition of the History teaching, and if it stimulates the formation of citizenship awareness. The paper brings the data based on the analysis of curriculum, textbooks and interviews with teachers. The results show that there is little inclusion and permanence of contents related to Latin America in the documents analyzed, and it reflects in the classroom.<hr/>Resumen: Este artículo tiene como objeto de reflexión los contenidos referentes a Latinoamérica en la enseñanza de Historia de Argentina, Brasil y España, con el propósito de analizar cambios y permanencias, inclusiones y exclusiones existentes en los documentos prescritos, y en lo que efectivamente se ha realizado en el aula, buscando advertir si estos contenidos han ido contribuyendo o no a la resignificación de una enseñanza de historia que estimule la formación de una conciencia ciudadana. De este modo, se aportan los datos de los análisis realizados en currículos, en libros de texto y en entrevistas con profesores. Los resultados obtenidos señalan unas escasas inclusión y permanencia de contenidos vehiculados sobre Latinoamérica en currículos y libros de texto, que se desdobla, semejantemente, en el contexto del aula. <![CDATA[Programas federais para o Ensino Fundamental e a materialização do direito de todos à educação de qualidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092017000100138&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O trabalho tem como objetivo analisar a congruência entre programas federais endereçados ao Ensino Fundamental regular e o reforço de condições que implicam a materialização do direito de todos à educação de qualidade. Toma por base dados de 2007, 2009, 2011 e 2013 sobre acesso e permanência na escola, qualidade do Ensino Fundamental aferida oficialmente e programas criados pelo governo federal no exercício de sua ação redistributiva e supletiva. Embora os resultados sugiram adequação do conjunto de programas diante das variáveis que informam a desigualdade educacional e social no país, questionam o potencial de enfrentamento de desafios mais pontuais de cada etapa da Educação Básica. Conclui destacando que um maior alinhamento entre programas e demandas, em termos de garantia de acesso e permanência na escola, constitui medida fundamental para reforçar a congruência entre programas eleitos e a materialização do direito à educação de qualidade.<hr/>Abstract: This paper aims at analyzing the congruence between federal programs towards the regular elementary school and the reinforcement of conditions that imply the materialization of everybody’s right to an education of quality. The paper considers data from 2007, 2009, 2011 and 2013 about access and permanence in school, quality of elementary school officially checked and programs created by the federal government when exercising its supplementary redistributive action. Even though the results suggest an adequacy of the set of programs according to variables that inform the educational and social difference in the country, they raise some questions regarding the potential to face more specific challenges of each stage of basic education. The conclusion highlights that a greater alignment between the programs and demands, in terms of guaranteeing access and permanence in school, constitutes a fundamental action to reinforce the congruence between elected programs and the materialization of the right to an education of quality.<hr/>Resumen: El trabajo tiene objetivo analizar la congruencia entre programas federales enderezados a la Enseñanza Fundamental regular y el refuerzo de condiciones que implican la materialización del derecho de todos a educación de calidad. Toma por base datos de 2007, 2009, 2011 y 2013 sobre el acceso y permanencia en la escuela, calidad de la Enseñanza Fundamental evaluada oficialmente y programas creados por el gobierno federal en ejercicio de su acción redistributiva y complementaria. Aunque los resultados sugieran adecuación del conjunto de programas delante las variables que informan la desigualdad educacional y social en el país, cuestiona el potencial de enfrentamiento de desafíos más puntuales de cada etapa de la Educación Básica. Concluí destacando que un mayor alineamiento entre programas y demandas, en términos de garantía de acceso y permanencia en la escuela, constituye medida fundamental para reforzar la congruencia entre programas electos y la materialización del derecho de la educación de calidad. <![CDATA[Políticas Curriculares e Teoria do discurso: um estudo de caso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092017000100163&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Apresenta um estudo de caso que discute os novos sentidos produzidos nas políticas curriculares do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). A utilização em conjunto do Ciclo de Políticas, proposto por Ball, e da Teoria do Discurso (TD) de Laclau, potencializou a análise de sentidos de forma não hierárquica entre os diferentes contextos envolvidos na construção destas políticas. No processo de análise de documentos oficiais do MEC e do IFSul e de entrevistas com gestores e docentes da instituição, optou-se por identificar, com auxílio da ferramenta WordSmith, sentidos e deslocamentos ao redor dos significantes ensino, pesquisa, extensão e articulação. Neste trabalho, exemplificando a potencialidade dos conceitos da TD, faz-se a análise em torno do significante extensão, interpretando-se que há dificuldades de fixação de sentidos para esta dimensão educacional e que a expectativa dos gestores, acolhidas pelos professores, é que estes sejam capazes de dar conta de suas demandas.<hr/>Abstract: This paper presents a case study which discusses the new meanings produced in the Federal Institute Sul-rio-grandense (IFSul) curriculum policies. The use of Policy Cycle, as proposed by Ball, and the Discourse Theory (DT) by Laclau, strengthened the analysis of meanings in a non-hierarchical way between the different contexts involved in the construction of such policies. In the process of analysing the MEC and IFSul official documents and interviews with managers and teachers from the institution, we decided to identify, assisted by the tool WordSmitht, meanings and displacements around the signifiers: teaching, research, extension and articulation. In this study, by exemplifying the DT concepts potential, the analysis of the signifier ‘extension’ was carried out, which resulted in the perception that there is some difficulty to the fixation of meaning to this education dimension and that the managers’ expectations, understood by the teachers, is that the latter are able to accomplish their tasks and achieve their objectives.<hr/>Resumen: Presenta un estudio de caso que analiza los nuevos significados producidos en la política curricular del Instituto Federal de Río Grande del Sur (IFSul). La utilización en conjunto del Ciclo de Políticas, propuesto por Ball, y la teoría del discurso (TD) de Laclau, potencializó el análisis de los sentidos no jerárquica entre los diferentes contextos que intervienen en la construcción de estas políticas. En el proceso de análisis de documentos oficiales del MEC y de IFSul y de entrevistas con los directores y profesores de la institución, se decidió identificar, con la ayuda de la herramienta WordSmith, direcciones y desplazamientos en torno a la enseñanza significativa, investigativa, extensiva y articuladora. En este estudio, que ejemplifica el potencial de los conceptos de TD, se hace el análisis en torno a un significado para la extensión, si interpretan que hay dificultades en fijar la dimensión entre la extensión educativa y la expectativa de los gestores aceptados por los maestros, pues se cree que estos son capaces de realizar sus demandas. <![CDATA[Sob o nome ciclos: disputas discursivas para significar uma educação democrática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092017000100184&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Apresentamos neste artigo os resultados de uma pesquisa que focaliza a vinculação da política curricular dos ciclos à ideia de democracia na educação. Interessa-nos entender como essa vinculação democracia-ciclos é constituída e naturalizada, bem como, que efeitos políticos produz. Para tal, investigamos a produção especializada sobre ciclos, com maior destaque para os artigos em periódicos, considerando que tais textos acadêmicos são também textos políticos. A partir de um enfoque pós-fundacional e discursivo, buscamos des-sedimentar a interpretação naturalizada de que existe uma característica democrática da organização em ciclos. Nesse processo, procuramos dar visibilidade à constante disputa de sentidos e significados em torno do significante ciclos. Ciclos se torna, na perspectiva com a qual temos operado, um nome da/na política educacional por meio do qual se busca construir o projeto de uma escola democrática.<hr/>Abstract: This paper presents the results of a study which focuses on the link of curriculum policy of cycles to the idea of democracy in education. We seek to understand how this link democracy-cycles is constituted and naturalized, as well as the political effects it produces. Therefore, we investigated the academic production specialized in cycles of education, with greater interest in articles published in journals, bearing in mind that such academic texts are also political texts. From a post-foundational and discursive viewpoint, we aimed at deconstructing the naturalized interpretation of an existing democratic characteristic in the organization of cycles. In this process, we made an effort to give visibility to the constant dispute of signifiers and meanings around the signified cycles. Cycles becomes, in the perspective we chose, a name for∕in the educational policy through which there is an attempt to build a democratic school project.<hr/>Resumen: Presentamos, en este artículo, los resultados de una encuesta que se centra en la vinculación de la política curricular de los ciclos a la idea de la democracia en la educación. Estamos interesados ​​en la comprensión de cómo esta democracia que unen los ciclos se incorpora y se naturaliza, y además qué efectos políticos produce. De esta manera, investigamos la producción especializada de ciclos, más notablemente los artículos en revistas, teniendo en cuenta que este tipo de textos académicos son también textos políticos. Desde un enfoque post-fundacional y discursivo, buscamos desarticular una interpretación naturalizada que hay una función democrática de la organización en ciclos. En el proceso, tratamos de dar visibilidad a la constante disputa de sentidos y significados en torno a los significantes para ciclos. Ciclos se convierte, en la perspectiva con la que hemos operado, un nombre de/en la política de la educación a través de la cual se pretende construir el proyecto de una escuela democrática. <![CDATA[Pesquisa (Auto)Biográfica em chave pós-estrutural: conversas com Judith Butler]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092017000100203&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste ensaio teórico, investigam-se aproximações e tensionamentos entre o pensamento de Butler e o campo das Pesquisas (Auto)Biográficas em Educação. Focaliza-se, inicialmente, nos aspectos históricos e teórico-metodológicos das Pesquisas (Auto)Biográficas, sobretudo no cenário nacional, destacados em apresentações de dossiês temáticos, cartas de associações e artigos de revisão. Em seguida, discute-se acerca do desafio envolvido na aproximação entre os pressupostos teóricos das Pesquisas (Auto)Biográficas e os pressupostos filosóficos do movimento Pós-estrutural. Finalmente, argumenta-se em defesa da plausibilidade e da consistência teórica da aproximação entre pós-estruturalismo e Pesquisa (Auto)Biográfica tendo em vista a possibilidade de invenção de narrativas performáticas e pós-metafísicas de si.<hr/>Abstract: In this theoretical essay, we investigated approaches and tensions between Butler’s thoughts and the field of (Auto)Biographical Educational Research. We focused initially on historical, theoretical and methodological aspects of (Auto)Biographical Research, especially on the national scenario, highlighted in presentations of thematic dossiers, association letters and review papers. Then, we discussed the challenge involved in the approximation between the theoretical assumptions of (Auto)Biographical Research and philosophical assumptions of the Post-structural movement. Finally, we argued in defense of plausibility and theoretical consistency of approach between post-structuralism and (Auto)Biographical Research considering the possibility of invention of performative and post-metaphysical narratives of oneself.<hr/>Resumen: En este ensayo teórico, se investigan enfoques y tensiones entre el pensamiento de Butler y el campo de las Investigaciones (Auto)Biográficas en la Educación. Se centra inicialmente en aspectos históricos y teórico-metodológicos de las investigaciones (Auto)Biográficas, sobre todo en el escenario nacional, destacados en las presentaciones de dossiers temáticos, cartas de asociaciones y artículos de revisión. A continuación, se discute acerca del desafío involucrado en el acercamiento entre los supuestos teóricos de las Investigaciones (Auto)Biográficas y pensamientos filosóficos del movimiento Post-estructural. Por último, se argumenta en defensa de la plausibilidad y de la consistencia teórica del acercamiento entre el post-estructuralismo y las Investigaciones (Auto)Biográficas teniendo en cuenta la posibilidad de invención de las narrativas performativas y post-metafísicas de sí. <![CDATA[A (des)valorização profissional docente: implicações da oferta e demanda de pedagogos no Paraná (2009-2013)<sup>*</sup>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092017000100223&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar a relação entre a oferta e a demanda de pedagogos no estado do Paraná (2009-2013), problematizando a relação entre trabalho e formação no capitalismo, bem como o processo de (des)valorização dos profissionais da Pedagogia. A análise realizada se fundamentou nos pressupostos teórico-metodológicos do materialismo histórico-dialético, perpassando pela concepção ontológica do trabalho e adentrando na sua dimensão histórica capitalista. A pesquisa se constituiu a partir de dados estatísticos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), informações disponibilizadas pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED-PR) e dados disponibilizados por 37 Instituições de Ensino Superior (IES) do estado do Paraná. Os resultados revelam que há uma oferta maior de pedagogos em relação ao crescimento da demanda de tais profissionais no mercado de trabalho, ocasionando uma população excedente de professores. A conclusão é de que esta condição contribui para a desvalorização do valor de sua força de trabalho.<hr/>Abstract: This paper aims at analyzing the relation between supply and demand of teaching professionals in the state of Paraná (2009-2013) by questioning the relation between work and education in capitalism, as well as the process of teaching professionals (de)valuation. The analysis was based on the historical-dialectical materialism theoretical-methodological approach, addressing the ontological conception of work and focusing on its capitalist historical dimension. The research surveyed statistical data from the National Institute of Studies and Education Research Anísio Teixeira (INEP, Brazilian Portuguese abbreviation), information given by the State of Paraná Education Secretariat (SEED-PR, Brazilian Portuguese abbreviation) and data made available by 37 Higher Education Institutions (IES, Brazilian Portuguese abbreviation) in the State of Paraná. The results revealed that there is greater supply of teaching professionals in relation to the job market demand for such activity, which leads to an excess of teachers. The conclusions reveal that this condition tends to contribute to the devaluation of this workforce.<hr/>Resumen: Este artículo tiene como objetivo analizar la relación de oferta y demanda de pedagogos en el estado de Paraná (2009-2013), discutiendo la relación entre el trabajo y la formación en el capitalismo y el proceso de (des) valorización de los profesionales de la Pedagogía. El análisis se basa en los principios teóricos y metodológicos del materialismo histórico y dialéctico, pasando por la concepción ontológica de la obra y adentrando en su dimensión histórica capitalista. La investigación está fundamentada por los datos estadísticos del Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), información proporcionada por el Departamento de Educación del Estado de Paraná (SEED-PR) y los datos aportados por 37 instituciones de educación superior (IES) de estado de Paraná. Los resultados revelan que hay un mayor número de docentes en relación con el crecimiento de la demanda de estos profesionales en el mercado laboral, provocando un exceso de población de los profesores. Por lo tanto, la conclusión es que esta condición contribuye a la depreciación del valor de su fuerza de trabajo. <![CDATA[Da competência no fazer à responsabilização no agir: ética e pesquisa em Ciências Humanas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092017000100244&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo se propõe discutir a relação entre ciência e ética com destaque para a dimensão ética implicada na pesquisa científica. Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo baseada em pesquisa bibliográfica. O referencial teórico parte de uma exposição histórico-conceitual da ciência moderna, mostrando as problemáticas consequências de seu totalitarismo epistemológico que sobrepõem as competências no fazer (techné) à responsabilização no agir (práxis). Em seguida, define o conceito de ética e apresenta os níveis: ética de normas, de princípios e de relação, mostrando seus respectivos graus de profundidade do ponto de vista do sentido do humano que lhes subjaz. Por fim, apresenta, de modo sumário, o processo do qual resulta a constituição dos Comitês de Ética na Pesquisa (CEP). Os resultados demonstram a possibilidade de questionar a pertinência epistemológica da regulamentação de pesquisas científicas das áreas de Ciências Humanas e Sociais por um Comitê regido por paradigmas das áreas biomédicas. Conclui-se, portanto, pela premência de uma nova organização dos Comitês de Ética em Pesquisa a partir da especificidade epistemológica das áreas dos projetos submetidos a sua regulamentação.<hr/>Abstract: This paper proposes a discussion of the relation between Science and ethics, highlighting the ethical dimension implied in the scientific research. Qualitative research was developed based on 'bibliographic survey. The theoretical background addresses modern science through a historical-conceptual approach, showing the troubled consequences of its epistemological totalitarianism which overlaps the competences when doing (techné) with the accountability when acting (práxis). Next, it defines the concept of ethics and presents its levels: ethics of norms, principles and relations, showing their respective depths from the standpoint of the human sense underlying it. Finally, the paper summarizes the process that results in the formation of Research Ethics Committees (CEP, Brazilian Portuguese abbreviation). The results revealed the possibility to question the epistemological relevance of the scientific research regulation in the Human and Social Sciences by a Committee guided by paradigms of the biomedical areas. The conclusion reflects upon the need of a new organization of the Research Ethics Committees based on the epistemological specificity of the areas of the projects submitted to regulation.<hr/>Resumen: Este artículo tiene como objetivo discutir la relación entre la ciencia y la ética con énfasis en la dimensión ética implícita en la investigación científica. Se trata de una pesquisa cualitativa basada en la investigación bibliográfica. La teoría es una exposición histórica y conceptual de la ciencia moderna, que muestra las consecuencias problemáticas de sus habilidades se superponen un totalitarismo epistemológico en la toma de decisión (techné) a la acción (praxis). A continuación, define el concepto de ética y los niveles presentes: normas éticas, principios y relaciones, mostrando sus respectivos grados de profundidad desde el punto de vista del sentido humano que subyace en ellas. Por último, presenta, en resumen, el proceso que da lugar a la creación de Comités de Ética en Investigación (CEP). Los resultados demuestran la posibilidad de cuestionar a la relevancia epistemológica de la investigación científica normativa en los ámbitos de Humanidades y Ciencias Sociales por un comité regido por los paradigmas de las áreas biomédicas. De ello se desprende, por lo tanto, la urgencia de una nueva organización del Comité de Ética en Investigación de la especificidad epistemológica de las áreas de los proyectos sometidos a su regulación. <![CDATA[Ética e pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais: um caso a ser pensado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092017000100257&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente artigo, fundamentalmente por meio da análise e da interpretação das Resoluções que historicamente vêm regulamentando as questões éticas que envolvem a pesquisa científica (Resoluções CNS Nº 196/96, Nº 466/2012, Nº 510/2016), busca mostrar a inadequação de tais Resoluções para as pesquisas oriundas das Ciências Humanas e Sociais. Além disso, o texto quer apontar para a disputa política imposta pela área das ciências biomédicas que, ao que tudo indica, parece estar pouco preocupada com as questões éticas propriamente ditas e busca, antes e sobretudo, a manutenção do seu poder.<hr/>Abstract: This paper, fundamentally through the analysis and interpretation of Resolutions that have historically been regulating ethical issues that involve scientific research (CNS Resolutions N. 196/96, N. 466/2012, N. 510/2016), seeks to show the inadequacy of such Resolutions for Human and Social Sciences research. In addition, this text wants to point to the political dispute imposed by the area of biomedical sciences that apparently seems to be little concerned with ethical issues per se and seeks, first and foremost, to maintain its power.<hr/>Resumen: En este artículo, principalmente a través del análisis y de la interpretación de las Resoluciones que, históricamente, han reglamentado las cuestiones éticas en torno a la investigación científica (Resoluciones No 196/96, No 466/2012, No 510/2016), se pretende mostrar la inadecuación de tales Resoluciones para las investigaciones oriundas de las Ciencias Humanas y Sociales. Además de eso, este texto quiere señalar la disputa política impuesta por el área de las ciencias biomédicas que, por lo que todo indica, parece estar poco preocupada con las cuestiones éticas propiamente dichas y busca, antes y sobre todo, mantener su poder. <![CDATA[Cronologia da luta pela regulação específica para as Ciências Humanas e Sociais da avaliação da ética em pesquisa no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092017000100267&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente artigo, fundamentalmente por meio da análise e da interpretação das Resoluções que historicamente vêm regulamentando as questões éticas que envolvem a pesquisa científica (Resoluções CNS Nº 196/96, Nº 466/2012, Nº 510/2016), busca mostrar a inadequação de tais Resoluções para as pesquisas oriundas das Ciências Humanas e Sociais. Além disso, o texto quer apontar para a disputa política imposta pela área das ciências biomédicas que, ao que tudo indica, parece estar pouco preocupada com as questões éticas propriamente ditas e busca, antes e sobretudo, a manutenção do seu poder.<hr/>Abstract: This paper, fundamentally through the analysis and interpretation of Resolutions that have historically been regulating ethical issues that involve scientific research (CNS Resolutions N. 196/96, N. 466/2012, N. 510/2016), seeks to show the inadequacy of such Resolutions for Human and Social Sciences research. In addition, this text wants to point to the political dispute imposed by the area of biomedical sciences that apparently seems to be little concerned with ethical issues per se and seeks, first and foremost, to maintain its power.<hr/>Resumen: En este artículo, principalmente a través del análisis y de la interpretación de las Resoluciones que, históricamente, han reglamentado las cuestiones éticas en torno a la investigación científica (Resoluciones No 196/96, No 466/2012, No 510/2016), se pretende mostrar la inadecuación de tales Resoluciones para las investigaciones oriundas de las Ciencias Humanas y Sociales. Además de eso, este texto quiere señalar la disputa política impuesta por el área de las ciencias biomédicas que, por lo que todo indica, parece estar poco preocupada con las cuestiones éticas propiamente dichas y busca, antes y sobre todo, mantener su poder. <![CDATA[PIAGET, Jean. Relações entre a afetividade e a inteligência no desenvolvimento mental da criança. Tradução e organização: Cláudio J. P. Saltini e Doralice B. Cavenaghi. Rio de Janeiro: Wak, 2014. 356 p.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092017000100287&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente artigo, fundamentalmente por meio da análise e da interpretação das Resoluções que historicamente vêm regulamentando as questões éticas que envolvem a pesquisa científica (Resoluções CNS Nº 196/96, Nº 466/2012, Nº 510/2016), busca mostrar a inadequação de tais Resoluções para as pesquisas oriundas das Ciências Humanas e Sociais. Além disso, o texto quer apontar para a disputa política imposta pela área das ciências biomédicas que, ao que tudo indica, parece estar pouco preocupada com as questões éticas propriamente ditas e busca, antes e sobretudo, a manutenção do seu poder.<hr/>Abstract: This paper, fundamentally through the analysis and interpretation of Resolutions that have historically been regulating ethical issues that involve scientific research (CNS Resolutions N. 196/96, N. 466/2012, N. 510/2016), seeks to show the inadequacy of such Resolutions for Human and Social Sciences research. In addition, this text wants to point to the political dispute imposed by the area of biomedical sciences that apparently seems to be little concerned with ethical issues per se and seeks, first and foremost, to maintain its power.<hr/>Resumen: En este artículo, principalmente a través del análisis y de la interpretación de las Resoluciones que, históricamente, han reglamentado las cuestiones éticas en torno a la investigación científica (Resoluciones No 196/96, No 466/2012, No 510/2016), se pretende mostrar la inadecuación de tales Resoluciones para las investigaciones oriundas de las Ciencias Humanas y Sociales. Además de eso, este texto quiere señalar la disputa política impuesta por el área de las ciencias biomédicas que, por lo que todo indica, parece estar poco preocupada con las cuestiones éticas propiamente dichas y busca, antes y sobre todo, mantener su poder. <![CDATA[MORAES, Maria Cândida; NAVAS, Juan Miguel Batalloso (Colab.). Transdisciplinaridade, criatividade e educação: fundamentos ontológicos e epistemológicos. Campinas: Papirus, 2015. 191 p.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092017000100290&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente artigo, fundamentalmente por meio da análise e da interpretação das Resoluções que historicamente vêm regulamentando as questões éticas que envolvem a pesquisa científica (Resoluções CNS Nº 196/96, Nº 466/2012, Nº 510/2016), busca mostrar a inadequação de tais Resoluções para as pesquisas oriundas das Ciências Humanas e Sociais. Além disso, o texto quer apontar para a disputa política imposta pela área das ciências biomédicas que, ao que tudo indica, parece estar pouco preocupada com as questões éticas propriamente ditas e busca, antes e sobretudo, a manutenção do seu poder.<hr/>Abstract: This paper, fundamentally through the analysis and interpretation of Resolutions that have historically been regulating ethical issues that involve scientific research (CNS Resolutions N. 196/96, N. 466/2012, N. 510/2016), seeks to show the inadequacy of such Resolutions for Human and Social Sciences research. In addition, this text wants to point to the political dispute imposed by the area of biomedical sciences that apparently seems to be little concerned with ethical issues per se and seeks, first and foremost, to maintain its power.<hr/>Resumen: En este artículo, principalmente a través del análisis y de la interpretación de las Resoluciones que, históricamente, han reglamentado las cuestiones éticas en torno a la investigación científica (Resoluciones No 196/96, No 466/2012, No 510/2016), se pretende mostrar la inadecuación de tales Resoluciones para las investigaciones oriundas de las Ciencias Humanas y Sociales. Además de eso, este texto quiere señalar la disputa política impuesta por el área de las ciencias biomédicas que, por lo que todo indica, parece estar poco preocupada con las cuestiones éticas propiamente dichas y busca, antes y sobre todo, mantener su poder. <![CDATA[Entrevista com Tristan McCowan]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092017000100294&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente artigo, fundamentalmente por meio da análise e da interpretação das Resoluções que historicamente vêm regulamentando as questões éticas que envolvem a pesquisa científica (Resoluções CNS Nº 196/96, Nº 466/2012, Nº 510/2016), busca mostrar a inadequação de tais Resoluções para as pesquisas oriundas das Ciências Humanas e Sociais. Além disso, o texto quer apontar para a disputa política imposta pela área das ciências biomédicas que, ao que tudo indica, parece estar pouco preocupada com as questões éticas propriamente ditas e busca, antes e sobretudo, a manutenção do seu poder.<hr/>Abstract: This paper, fundamentally through the analysis and interpretation of Resolutions that have historically been regulating ethical issues that involve scientific research (CNS Resolutions N. 196/96, N. 466/2012, N. 510/2016), seeks to show the inadequacy of such Resolutions for Human and Social Sciences research. In addition, this text wants to point to the political dispute imposed by the area of biomedical sciences that apparently seems to be little concerned with ethical issues per se and seeks, first and foremost, to maintain its power.<hr/>Resumen: En este artículo, principalmente a través del análisis y de la interpretación de las Resoluciones que, históricamente, han reglamentado las cuestiones éticas en torno a la investigación científica (Resoluciones No 196/96, No 466/2012, No 510/2016), se pretende mostrar la inadecuación de tales Resoluciones para las investigaciones oriundas de las Ciencias Humanas y Sociales. Además de eso, este texto quiere señalar la disputa política impuesta por el área de las ciencias biomédicas que, por lo que todo indica, parece estar poco preocupada con las cuestiones éticas propiamente dichas y busca, antes y sobre todo, mantener su poder.