Scielo RSS <![CDATA[Práxis Educativa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1809-430920170002&lang=pt vol. 12 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092017000200314&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Educação Física: formação de professores e inclusão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092017000200317&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A formação de professores, para dinamizarem e atuarem em contextos educacionais inclusivos, é um assunto da maior relevância. Vários autores têm chamado a atenção para a importância da formação nos valores e nas práticas dos professores. Neste artigo, procuramos problematizar essa formação tendo em atenção os valores prevalentes e dominantes da área da Educação Física. Discutimos as suas dificuldades específicas que se prendem a uma exacerbada meritocracia e a raras práticas de diferenciação e adaptação curricular. Este texto inclui, ainda, um testemunho, “na primeira pessoa”, de uma professora de Educação Física com condição de deficiência, em que é realçada a influência da formação que recebeu na formação que ministra.<hr/>Abstract: The teachers’ training to dynamize and to act in inclusive educational contexts, is a matter of major relevance. Several authors have drawn attention to the importance of education in teachers’ values and practices. In this paper, we seek to problematize this education taking into account the prevalent and dominant values of Physical Education. We discuss their specific difficulties that are related to an exacerbated meritocracy and rare practices of differentiation and curricular adaptation. This text also includes a testimony ‘in the first person’ of a Physical Education teacher with a deficiency condition in which she emphasizes the influence of the education she received in the education she provides.<hr/>Resumen: La formación de profesores, para dinamizar y actuar en contextos educativos inclusivos, es un asunto de gran relevancia. Varios autores han llamado la atención sobre la importancia de la formación en los valores y en las prácticas de los profesores. En este trabajo se intenta problematizar dicha formación, teniendo en cuenta los valores predominantes y dominantes del área de Educación Física. Se discuten sus dificultades específicas relacionadas con la meritocracia exagerada y prácticas raras de diferenciación y la adaptación curricular. Este texto también incluye un testimonio, "en primera persona", de una profesora de Educación Física con condición de deficiencia en la que se destaca la influencia de la formación que recibió en la capacitación que administra. <![CDATA[Formação continuada para professores de Educação Física: a Tecnologia Assistiva favorecendo a inclusão escolar*]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092017000200334&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O artigo descreve o desenvolvimento de uma formação continuada para professores de Educação Física visando à incorporação da Tecnologia Assistiva e à criação de condições favoráveis à inclusão escolar. A abordagem teórico-metodológica foi a pesquisa reflexiva e colaborativa. Participaram dois professores que encontravam dificuldades para incluir um aluno com deficiência física e um aluno com transtorno global do desenvolvimento. A formação continuada consistiu em três passos: 1) reflexão por meio de vídeo sobre a própria prática e planejamento de uma aula, conjuntamente com a pesquisadora, buscando incorporar a Tecnologia Assistiva e favorecer a inclusão; 2) filmagem da aula; 3) avaliação e reflexão sobre o planejado e o executado e planejamento de uma nova aula. Considera-se que foi essencial ao desenvolvimento da formação continuada: considerar a demanda do professor, desenvolver o trabalho colaborativo, promover a reflexão das práticas e ter a Tecnologia Assistiva como suporte ao fator humano.<hr/>Abstract: This study aimed at describing the development of continuing education for physical education teachers towards the incorporation of Assistive Technology and the creation of favorable conditions to an inclusive school. The methodology employed was reflective and collaborative research. Two teachers who were facing difficulties to include a physically disabled student and one student with global developmental delay took part in the study. The continuing education plan comprised three steps: 1) reflecting on their own practice after watching a video and planning one lesson, together with the researcher, seeking to incorporate Assistive Technology and favor inclusion; 2) videoing the lesson; 3) evaluating and reflecting on what was planned and what was executed and planning a new lesson. Some factors were seen to be essential to the development of continuing education: considering the teacher’s demand, developing collaborative work, promoting reflection on the practices and having Assistive Technology as a support to the human element.<hr/>Resumen: Este estudio tuvo como objetivo describir el desarrollo de la educación continuada del profesorado de educación física destinado a la incorporación de la Tecnología Asistiva y la creación de condiciones favorables para la inclusión escolar. El abordaje teórico y metodológico utilizado fue la investigación reflexiva y colaborativa. El trabajo se dio con la participación de dos profesores que tenían dificultades para incluir a un estudiante con una discapacidad física y un estudiante con trastorno global del desarrollo. La educación continuada consistió en tres etapas: 1) la reflexión a través de video relacionando la propia práctica y la planificación de una clase, junto con la investigadora, buscando incorporar la Tecnología Asistiva y fomentar la inclusión; 2) la grabación de la clase; 3) la evaluación y la reflexión sobre la clase y el preparo de una nueva clase. Se consideró que fue esencial para el desarrollo de la formación continuada: la demanda del profesorado, tener en cuenta la necesidad de planificar y cuestionar a su práctica, desarrollar el trabajo colaborativo, promover la reflexión de la práctica y tener la Tecnología Asistiva para apoyar el factor humano. <![CDATA[O processo de formação inicial em Educação Física na perspectiva inclusiva: o que nos dizem os egressos?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092017000200356&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O processo de inclusão das pessoas com deficiência em contextos escolares, em que pesem os avanços produzidos no âmbito das legislações educacionais brasileiras, ainda se apresenta como um grande desafio à materialização de um projeto educacional justo, plural e igualitário a todos os cidadãos. Nessa direção, este estudo realizou uma pesquisa qualiquantitativa, descritiva e exploratória, com o objetivo de analisar o entendimento de egressos do curso de Licenciatura em Educação Física acerca do processo de formação inicial vivido e suas possíveis contribuições para atuação na Educação Básica na perspectiva inclusiva. Os resultados evidenciam a importância de que os processos de formação inicial de professores fortaleçam a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão, alicerçados à perspectiva crítico-reflexiva, como forma de potencializar a práxis pedagógica de base inclusiva.<hr/>Abstract: The process of inclusion of disabled people in school contexts, even considering the advances produced in the context of Brazilian education laws, is still a great challenge to the materialization of a fair, plural and egalitarian educational project for all citizens. In this sense, this study carried out qualitative-quantitative, descriptive and exploratory research, aiming at analysing the understanding of graduates of the Physical Education course about the initial training process experienced and its possible contributions to the work in basic education in an inclusive perspective. The results revealed the importance of teachers’ initial training processes to strengthen the articulation between teaching, research and extension, allied to a critical-reflexive perspective as a way to reinforce the inclusive pedagogical praxis.<hr/>Resumen: El proceso de inclusión de las personas con discapacidad en el contexto escolar, a pesar de los avances realizados en el marco de la legislación educativa brasileña, también presenta un desafío importante para la realización de un proyecto educativo justo, plural e igual a todos los ciudadanos. De este modo, este estudio llevó a cabo una investigación cualitativa cuantitativa, descriptiva y exploratoria, con el objetivo de analizar la comprensión de los graduados en Licenciatura en Educación Física desde el proceso de formación inicial y analizó a estas contribuciones por una perspectiva de inclusión, en la enseñanza de educación básica. Los resultados muestran la importancia del proceso de formación inicial de los profesores en fortalecer los vínculos entre la educación, la investigación y la extensión, a partir de la perspectiva crítica y reflexiva, con el fin de inserir las praxis pedagógicas como sedimento de la inclusión. <![CDATA[Programa de formação de colegas tutores: a tutoria no processo de inclusão escolar nas aulas de Educação Física*]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092017000200373&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A presente pesquisa pretendeu analisar o efeito da atuação do colega tutor junto a um estudante com deficiência nas aulas de Educação Física. Este estudo apoiou-se em abordagem metodológica de natureza qualitativa, caracterizada como estudo de caso. A pesquisa foi desenvolvida em escola da Rede Municipal de Ensino localizada no interior do Estado da Bahia. Os participantes desta pesquisa foram: um estudante com deficiência intelectual associada ao transtorno do espectro autista e cinco colegas tutores. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se a observação sistemática ou estruturada, não participante, em ambiente natural. Foram realizadas filmagens das aulas de Educação Física, antes e após o treinamento dos tutores. Os resultados demonstraram que a intervenção dos colegas tutores, com estratégias de ensino, culminou no aumento do nível de participação do estudante com deficiência, contribuindo com o processo de inclusão nas aulas de Educação Física.<hr/>Abstract: This research aimed to analyze the effect of peer tutoring for a student with disability in Physical Education classes. This study was supported by the qualitative methodological approach, characterized as a case study. The research was conducted in a Municipal public school located in the State of Bahia. The participants in this research were: a student with intellectual disability associated with autism spectrum disorder and five peer tutors. For data collection instrument, systematic or structured observation was employed, not participant, in a natural environment. The Physical Education classes were filmed, before and after the training of tutors. The results showed that the intervention of the peer tutors, with teaching strategies, culminated in increasing the participation level of the student with disabilities, contributing to the process of inclusion in Physical Education classes.<hr/>Resumen: El propósito de esta investigación fue analizar el efecto de la actuación del compañero tutor en clases de Educación Física de un estudiante con discapacidades. Sustentada por un enfoque metodológico de naturaleza cualitativa, caracterizado como estudio de caso. Esta investigación fue conducida en un sistema de Educación Municipal situada en el estado de Bahia. Los participantes presentes en esta investigación fueron: un estudiante con discapacidad intelectual asociada al trastorno del espectro de autismo y cinco compañeros tutores. Como instrumento para la recolección de datos, fue utilizada la observación estructurada o sistemática no-participativa, en el ambiente natural. Las clases de Educación Física fueron grabadas antes y después de la formación de los compañeros tutores. Hallazgos de esta investigación demostraron que la intervención de los compañeros tutores, utilizada como estrategia de enseñanza, resultó en el aumento del nivel de participación del estudiante con discapacidad, contribuyendo al proceso de inclusión en las clases de Educación Física. <![CDATA[Concepções pedagógicas de Educação Física: os conceitos de diferença e inclusão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092017000200395&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O objetivo deste artigo é analisar as teorizações pedagógicas de Educação Física e, a partir de seus pressupostos, apreender suas concepções de homem, os conceitos de diferença e, por conseguinte, de inclusão relativos a essas concepções. Trata-se de um estudo teórico que se utiliza de obras de referência da área e obras clássicas que fundamentam essas concepções. Compreende-se que a diferença e a inclusão, implícitas àquelas concepções, são concebidas a partir da biologia, da cultura, da comunicação e do trabalho, e que a prática pedagógica se orienta para fins e perspectivas também distintas. Conclui-se que é necessário avançar para além da explicação dos conceitos de diferença e de inclusão, de forma a recuperar como categoria central o trabalho, cuja explicação assenta-se na desigualdade social e na necessidade de novas e transformadoras práticas educativas para além das disseminadas nas políticas sociais e educacionais contemporâneas.<hr/>Abstract: The aim of this paper is to analyze the pedagogical theories of Physical Education and, from its presuppositions, understand their conceptions of man, concepts of difference and inclusion relating to these conceptions. This is a theoretical study that uses reference works of the area and classical works that substantiate these conceptions. We understand that difference and inclusion, implicit in those concepts, are conceived from biology, culture, communication and work, and that teaching practice is oriented for distinct purposes and perspectives. We conclude that it is necessary to move beyond the explanations of difference and inclusion in order to recover the work as a central category, of which the explanation is based on social inequality and the need for new and transformative educational practices beyond the ones disseminated in contemporary social and educational policies.<hr/>Resumen: Este trabajo tiene como objetivo analizar las teorizaciones pedagógicas de Educación Física y, a partir de sus presupuestos, aprehender sus concepciones de hombre, los conceptos de diferencia y, por tanto, de inclusión relativos a estas concepciones. Este es un estudio teórico que utiliza obras de referencia del área y obras clásicas que dan fundamentación a estas concepciones. Se comprende que la diferencia y la inclusión, implícitas en aquellas concepciones, son concebidas a partir de la biología, de la cultura, de la comunicación y del trabajo, y que la práctica pedagógica es utilizada para finalidades y perspectivas también distintas. Se concluye que es necesario avanzar más allá de la explicación de los conceptos de diferencia y de inclusión recobrando, para esto, el trabajo como categoría central, cuya explicación se basa en la desigualdad social y en la necesidad de prácticas educativas que sean nuevas y transformadoras más allá de las diseminadas en las políticas sociales y educacionales contemporáneas. <![CDATA[Concepções de professores de Educação Física sobre inclusão escolar*]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092017000200414&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O artigo analisa as concepções de inclusão que caracterizam os discursos de professores de Educação Física que acolhem estudantes com deficiência sensorial, física e/ou intelectual. A metodologia, de natureza qualitativa, caracterizou-se como um estudo de caso. Participaram deste estudo dois professores de Educação Física da rede regular de ensino pública da cidade de Fortaleza. Os procedimentos de coletas de dados consistiram na aplicação de entrevistas com base em um roteiro elaborado para esse propósito. Os resultados deste estudo evidenciaram que há um descompasso entre o discurso dos professores acerca da inclusão escolar: ora eles defendem uma concepção inclusiva e, em outros momentos, defendem concepções segregacionistas e exclusivistas para pessoas com deficiência. Conclui-se, com base nos discursos dos sujeitos participantes desta pesquisa, que suas concepções acerca da inclusão escolar ainda estão em vias de consolidação.<hr/>Abstract: This paper analyzes the conceptions of inclusion that characterize the discourses of physical education teachers who have students with sensory, physical or intellectual disabilities. The methodology was qualitative and developed a case study. Two physical education teachers from the education public system in the city of Fortaleza took part in this study. The data collection procedures included interviews based on a script previously elaborated for this purpose. The results evidenced that there is a gap between the teachers’ discourses regarding school inclusion: since they sometimes defend an inclusive conception and other times advocate segregationist and exclusivist conceptions for people with disabilities. Based on the discourses of the participants of this study, it was concluded that their conceptions of school inclusion are still on the way to become consolidated.<hr/>Resumen: El artículo analiza las concepciones de inclusión que caracterizan los discursos de profesores de Educación Física que acogen estudiantes con discapacidad sensorial, física y/o intelectual. La metodología de carácter cualitativo, se calificó como un estudio de caso. El estudio incluyó dos profesores de educación física de la red regular de las escuelas públicas en la ciudad de Fortaleza. Los procedimientos de recolección de datos consistieron en aplicar entrevistas a partir de un guión elaborado para este propósito. Los resultados de este estudio mostraron que hay una falta de correspondencia entre el discurso de los profesores sobre la inclusión escolar: algunos abogan por un diseño inclusivo y, en otras ocasiones, defienden segregaciones y concepciones de exclusión para las personas con discapacidad. De acuerdo con las intervenciones de los participantes en este estudio se concluye que sus puntos de vista sobre la inclusión escolar se encuentran todavía en proceso de consolidación. <![CDATA[Educação Física escolar e políticas de inclusão: entre a gestão de riscos e o ensino]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092017000200430&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo analisa as políticas de inclusão e a Educação Física escolar dentro da perspectiva baseada nos Estudos Foucaultianos em Educação. Por esse viés, entende-se que hoje a inclusão é um imperativo de Estado, inserindo-se numa grade de inteligibilidade que fomenta formas de regulação da vida e de controle dos riscos dos distintos indivíduos. O objetivo é o de discutir outras formas de olhar para as políticas de inclusão e a Educação Física escolar, a partir da análise dos documentos que as regulam. A metodologia da pesquisa é de inspiração genealógica, destacando uma apreciação dos discursos presentes nos documentos oficiais que legitimam essas políticas. Os resultados e conclusões indicam que a Educação Física escolar e as políticas inclusivas se enredam numa busca pela inclusão como gestão de riscos dos sujeitos, desconsiderando aspectos que se relacionam ao ensino.<hr/>Abstract: This paper analyzes inclusion policies and physical education in schools within the perspective of Foucauldian studies on Education. Under such perspective, inclusion is nowadays seen as a mandatory public issue, being inserted in an intelligibility agenda that promotes the regulation of life in society and risk control for different individuals. The objective is to discuss other ways of looking at inclusion policies and physical education in schools, from the analysis of official documents. Genealogical research was developed, focusing on the discourses presented in the official documents which legitimate such policies. Results and conclusions indicate that physical education in schools and inclusion policies are entangled in the search for inclusion as the individuals’ risk management, disregarding aspects related to teaching.<hr/>Resumen: Este artículo analiza las políticas de inclusión y la educación física desde la perspectiva de los Estudios de Foucault en la Educación. En este sentido, se entiende que en la actualidad la inclusión es un imperativo del Estado, entrando en una polémica de inteligibilidad que fomenta formas de regulación de la vida y de control de los riesgos de los diferentes individuos. El objetivo es discutir otras formas de ver las políticas de inclusión y la educación física en la escuela, a partir del análisis de los documentos que los regulan. La metodología de la investigación es genealógica, haciendo hincapié en una apreciación del discurso actual en los documentos oficiales que legitiman estas políticas. Los resultados y las conclusiones indican que la educación física escolar y las políticas inclusivas están incorporadas en una búsqueda de temas de inclusión y de gestión de riesgos, haciendo caso omiso de los aspectos que se relacionan con la educación. <![CDATA[O tratamento destinado às diferenças nos currículos desenvolvimentista, psicomotor e crítico da Educação Física*]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092017000200448&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A diferença, no sentido da identidade cultural, desponta como demanda urgente aos currículos de todas as disciplinas. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo identificar o tratamento dado às diferenças por algumas das propostas mais relevantes na área da Educação Física. Foram analisadas três obras brasileiras que reconhecidamente influenciaram na disseminação dos currículos psicomotor (FREIRE, 1989), desenvolvimentista (TANI et al., 1988) e crítico-superador (SOARES et al.,1992). Os resultados revelam uma perspectiva conservadora baseada a. na assimilação das diferenças ou b. na apropriação humanística, respaldada na crença do princípio de igualdade independentemente de questões de etnia, gênero ou sexualidade. A conclusão é de que, em ambos os casos, o que se busca é integrar os diferentes grupos culturais à cultura dominante para que todos possam competir em grau de igualdade na sociedade capitalista moderna.<hr/>Abstract: Difference, as cultural identity, appears as an urgent demand in the curricula for all school subjects. Therefore, this paper aims at identifying the treatment given to differences by some of the most relevant proposals in the physical education area. Three Brazilian works were analyzed for having influenced the dissemination of psychomotor (FREIRE, 1989), developmental (TANI et al., 1988) and critical-overcoming (SOARES et al.,1992) curricula. The results revealed a conservative perspective based (a) on the assimilation of differences or (b) on the humanistic appropriation supported by the belief of the equality principle disregarding issues such as ethnicity, genre or sexuality. The conclusion is that, in both cases, integrating the different cultural groups to the dominant culture is sought so that everybody can compete as equals in the modern capitalist society.<hr/>Resumen: La diferencia en el sentido de la identidad cultural, surge como una demanda urgente en los currículos de todas las disciplinas. Por lo tanto, este artículo tiene como objetivo identificar el tratamiento de las diferencias en algunas de las propuestas más relevantes en el área de la Educación Física. Se analizaron tres obras brasileñas que influyeron en la propagación de los planes de estudio psicomotor (FREIRE, 1989), de desarrollo (TANI et al., 1988) y crítico-superación (Soares et al., 1992). Los resultados revelan un enfoque conservador basado a. la asimilación de las diferencias o b. la propiedad humanística, con el apoyo de la creencia del principio de igualdad con independencia de las cuestiones étnicas, de género o la sexualidad. La conclusión es que, en ambos casos, lo que se busca es la integración de los diferentes grupos culturales a la cultura dominante para que todos puedan competir en pie de igualdad en la sociedad capitalista moderna. <![CDATA[A diferença no currículo cultural: por uma Educação (Física) menor*]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092017000200464&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O momento atual é contingente, plural, descentralizado, livre das velhas identidades e permeado pelo barulho das vozes que nunca foram ouvidas. Inserida nesse contexto, a escola tenta superar os traços do passado e enfrentar as lutas do presente. No âmbito da Educação Física, o currículo cultural parece querer contribuir com a mentalidade de uma nova era ao questionar a hegemonia das práticas corporais e dos significados dos grupos privilegiados para promover uma pedagogia da diferença. A presente pesquisa analisou as obras mais importantes dessa proposta, identificou os princípios e procedimentos didáticos que a caracterizam e submeteu-os ao confronto com a noção de diferença pura de Gilles Deleuze. Os resultados indicam que o currículo cultural assume a feição de uma Educação (Física) menor quando escuta o que os diferentes têm a dizer e presta atenção no repertório cultural corporal que os estudantes acessam.<hr/>Abstract: The current time is contingent, plural, decentralized, free of old identities and permeated by the noise of voices that have never been heard. Inserted in such context, the school tries to overcome traces of the past and face the struggles of the present. Regarding physical education, the cultural curriculum seems to contribute with the new era mentality by questioning the hegemony of body practices and meanings of the privileged groups to promote the pedagogy of difference. This study analyzed the most important works on this proposal, identifying teaching principles and procedures that characterize it and submitted them to the confrontation with the notion of pure difference by Gilles Deleuze. The results indicate that the cultural curriculum takes the features of a lesser (physical) education when it listens what the ‘different ones’ have to say and pays attention to the cultural body repertoire that students can access.<hr/>Resumen: El momento presente es contingente, plural, descentralizada, libre de las viejas identidades e impregnado por el sonido de voces que nunca han sido oídas. Insertado en este contexto, la escuela intenta superar las huellas del pasado y hacer frente a las luchas del presente. En el contexto de la educación física, el programa curricular cultural parece contribuir a la mentalidad de una nueva era de cuestionar la hegemonía de las prácticas corporales y los significados de los grupos privilegiados para promover una pedagogía de la diferencia. Esta investigación analizó las obras más importantes de esta propuesta e identificó los principios y procedimientos didácticos que caracterizan y los sometió al confronto con la noción de la pura diferencia de Gilles Deleuze. Los resultados indican que el currículo cultural asume la apariencia de Educación (Física) menor al escuchar lo que los diferentes tienen que decir y pone atención al repertorio cultural corporal accedido por los estudiantes. <![CDATA[Sobre masculinidades na Educação Física escolar: questões teóricas, horizontes políticos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092017000200481&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A partir do reconhecimento da urgência da tematização das questões de gênero e sexualidade, na abordagem da inclusão da diferença na Educação Física escolar pela pesquisa acadêmica, focalizamos, neste artigo a noção de masculinidade. Apresentamos e problematizamos a teoria da masculinidade hegemônica, de Raewyn Connell, assim como a perspectiva queer, referências teóricas identificadas em levantamento bibliográfico que também é exposto. Com base na proposta da desconstrução, de Jacques Derrida, e da noção de gênero performativo, conforme desenvolvida por Judith Butler, finalizamos a reflexão com a proposição dos operadores de pesquisa masculinidade normalizadora e masculinidade queer, no desejo teórico-político de favorecer a abertura a uma inclusão mais radical nas pesquisas e aulas da EFE.<hr/>Abstract: Based on the recognition of the urgency of the theme of gender and sexuality within the approach of the difference inclusion in School Physical education by academic research, in this article, we focus the notion of masculinity. We present and problematize the Raewyn Connell’s theory of hegemonic masculinity, as well as the queer perspective, theoretical references identified in the literature review, which is also exposed. Based on the proposal of Jacques Derrida’s deconstruction and the notion of performative gender, as developed by Judith Butler, we conclude this reflection with the proposition of normalizing masculinity and queer masculinity as search operators, in the theoretical and political will to favor openness to a more radical inclusion in research and lessons of SPE.<hr/>Resumen: Con base en el reconocimiento de la urgencia del tema del género y de la sexualidad, el enfoque de la inclusión de la diferencia en la Educación Física en la escuela por la investigación académica, nos centramos, en este artículo, en la noción de masculinidad. Presentamos y problematizamos la teoría de la masculinidad hegemónica, de Raewyn Connell, así como la perspectiva queer, referencias teóricas identificados en la revisión de literatura que también está expuesta. Sobre la base de la propuesta de la deconstrucción, de Jacques Derrida, y de la noción de género performativo, como el desarrollado por Judith Butler, concluimos la reflexión con la propuesta de los operadores de búsqueda masculinidad normalizadora y masculinidad queer, en la voluntad teórica y política para favorecer la apertura a una inclusión más radical en la investigación y en las enseñanzas de la EFE. <![CDATA[Entre <em>queerpos</em> e discursos: normalização de condutas, homossexualidades e homofobia nas práticas escolares da Educação Física*]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092017000200501&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Ancorado nos estudos queers, o presente artigo visa a problematizar o processo de padronização de condutas, negação da homossexualidade e construção da homofobia por intermédio de algumas práticas escolares da disciplina de Educação Física. A partir de relatos gerados por entrevistas semiestruturadas, foi possível inferir que, dentre os conteúdos curriculares da área, os esportes são mobilizados para a construção e a manutenção de uma representação de masculinidade que subjuga e hierarquiza outras expressões da existência. Portanto, nesse jogo relacional, estudantes que não se adequam (ou não querem se adequar) aos modelos hegemônicos são alvos de constantes demarcações depreciativas, as quais objetivam estabelecer uma diferença que será “lida” socialmente como “anormalidade”.<hr/>Abstract: Anchored in the queers studies, this article aims to discuss the tagging social process standardization of conducts, repudiation of homosexuality and construction of homophobia through some school practices of Physical Education. From reports generated by semi-structured interviews, it was possible to infer that, from the curriculum, sports are mobilized for the construction and maintenance of a representation of masculinity that subjugates and ranks other expressions of existence. In this relational game, students who do not fit (or will not fit) to the hegemonic models are targets of constant derogatory demarcations, which aim to establish a difference that “is read” socially as “abnormal”.<hr/>Resumen: Anclado en los estudios de la teoria queers, este artículo tiene como objetivo discutir el proceso de normalización de conductas, negación de la homosexualidad y construcción de la homofobia a través de algunas prácticas de la escuela de educación física. A partir de los informes generados por entrevistas semiestructuradas, fue posible inferir que, desde el área de contenido de los programas, deportes se movilizan para la construcción y mantenimiento de una representación de la masculinidad que subyuga y ocupa otras expresiones de la existencia. En este juego relacional, los estudiantes que no encajan (o no se ajuste a) a los modelos hegemónicos son blanco de las demarcaciones despectivos constantes, cuyo objetivo es establecer una diferencia que es “leer” socialmente como “anormal”. <![CDATA[Sobre o compromisso da Educação Física escolar com a inclusão social dos negros]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092017000200520&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Trata-se de uma problematização acerca da demanda histórica da população negra por inclusão social, bem como o compromisso da Educação Física escolar com essa demanda. Como pano de fundo, de um lado, está a exclusão dos negros na sociedade brasileira, decorrente do regime escravocrata, assim como sua luta para reverter esse quadro de marginalização social. De outro lado, as próprias bases históricas e epistemológicas da Educação Física escolar no país que, inicialmente, corroboraram a exclusão social da população negra (ao rejeitar o corpo negro, promover a estética europeia e propagar ideais higienistas e eugênicos), mas que posteriormente passaram a defender uma perspectiva crítica, comprometida com a inclusão social e a diversidade. Assim, busca-se introduzir o conceito de inclusão social, discutir a demanda da população negra por inclusão social, considerando a Lei 10.639/2003 e ressaltar o compromisso da Educação Física escolar com essa inclusão.<hr/>Abstract: This paper addresses the issue of black population’s historical demand for social inclusion, as well as the commitment of school physical education classes with this demand. In the background, one perspective shows the exclusion of black people in the Brazilian society, resulting from the slavery regime and their struggle to change this scenery of social marginalization. Another perspective approaches the very historical and epistemological bases of school physical education in the country, which initially corroborated the social exclusion of black students (by rejecting the black body, promoting the European aesthetics and propagating hygienist and eugenic ideas), but after some time started to defend a critical perspective, committed with social inclusion and diversity. Thus, the concept of social inclusion is introduced and the demand of the black population for social inclusion is discussed considering the Law 10.639/2003 and highlighting the commitment of school physical education with this inclusion.<hr/>Resumen: Se trata de un cuestionamiento acerca de la demanda histórica de la población negra para la inclusión social, así como el compromiso de la educación física escolar con esta demanda. Como temática, por un lado, hay la exclusión de los negros en la sociedad brasileña, debido al régimen de esclavos y su lucha para revertir esta situación de marginación social. Por otro lado, los mismos fundamentos históricos y epistemológicos de la educación física en el país que inicialmente apoyó la exclusión social de la población negra (por rechazar el cuerpo negro, promueven la estética europea y propagan los ideales higienistas y eugenésica), enseguida pasaron a defender un punto de vista crítico, comprometido con la inclusión social y la diversidad. De este modo, se introduce el concepto de inclusión social, se discute la demanda de la población negra para la inclusión social, teniendo en cuenta la Ley 10.639 / 2003 que pone de relieve el compromiso de la educación física escolar con esta inclusión. <![CDATA[Esporte paralímpico: difícil inclusão, incorporação tecnológica, corpos competitivos*]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092017000200536&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste artigo, analisa-se, de forma exploratória, o esporte em sua versão paraolímpica, com foco nos discursos que valorizam práticas que seriam de superação e inclusão, tomando como situações exemplares algumas representações sobre o fenômeno. Procurou-se desenvolver dois tópicos: a composição entre rendimento x estética mediada pela técnica, a partir do conceito de estética da presença, proposto por Hans Ulrich Gumbrecht; e a aproximação entre o esporte olímpico e paralímpico dada pela incorporação tecnológica. Por fim, apontam-se caminhos ainda pouco percorridos na análise do fenômeno, com implicações no que o esporte paralímpico e também o convencional podem oferecer como expressão social do tempo atual.<hr/>Abstract: In this paper, we analyze, in an exploratory way, the Paralympic sport. Our focus is on the speeches that value practices that would concern overcoming and inclusion, taking exemplary situations as some representations about the phenomenon. We sought to develop two topics: the composition between performance versus aesthetics mediated by technique, from the concept of aesthetic of presence, proposed by Hans Ulrich Gumbrecht, and the approximation between the Olympic and Paralympic sport given by the technological incorporation. Finally, we point out ways still poorly covered in the analysis of the phenomenon, with implications of what the Paralympic and also the conventional sport can offer as social expression of current times.<hr/>Resumen: En este artículo se analiza, de manera exploratoria, el deporte en su versión paraolímpica, con foco en los discursos que valoran las prácticas que serían de superación e inclusión, tomando como situaciones ejemplares algunas representaciones del fenómeno. Intentamos desarrollar dos tópicos: la composición entre rendimiento y estética mediada por la técnica, a partir del concepto de estética de la presencia, de Hans Ulrich Gumbrecht; y el acercamiento entre el deporte olímpico y paraolímpica, dada por la incorporación tecnológica. Finalmente, se puntuaron caminos todavía poco explorados en el análisis del fenómeno, con implicaciones de lo que las dos versiones del deporte pueden aportar como expresión social del tiempo actual. <![CDATA[Jogos e brincadeiras no desenvolvimento da atenção e da memória em alunos com deficiência intelectual]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092017000200551&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo discute as contribuições dos jogos e das brincadeiras para o processo de desenvolvimento da atenção e da memória em alunos com deficiência intelectual no 1º ano do Ensino Fundamental. Realizou-se uma pesquisa-ação assim estruturada: em um primeiro momento, elaboraram-se atividades pré-intervenção para verificar a atenção e a memória dos participantes da pesquisa; posteriormente, trabalhou-se com jogos e brincadeiras que contribuíssem para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores; e, por fim, aplicou-se uma atividade pós-intervenção com o intuito de observar se houve alterações significativas nas habilidades investigadas. A pesquisa foi levada a efeito em uma escola da região noroeste do Paraná que atende na modalidade de Educação Especial. Participaram da intervenção 8 sujeitos com 6 anos de idade, identificados como deficientes intelectuais. Os resultados evidenciaram que os jogos e as brincadeiras se mostraram como conteúdos eficazes no trabalho pedagógico em relação à memória e, em especial, à atenção.<hr/>Abstract: This paper discusses the contributions of games and play to the attention and memory development process within children with intellectual deficiency in the first stage of the second cycle of Basic Education. An action research was conducted with the following structure: at first, pre-intervention activities were undertaken to verify the attention ad memory of the research participants; subsequently, they worked with games and play that contributed towards the development of the higher psychological functions; and, finally, a post-intervention activity was applied in order to observe whether there were significant alterations in the investigated abilities. The research was undertaken in a school in the northwestern region of the state of Paraná, Brazil, which attends Special Education students. Eight children, aged 6 years old, identified with intellectual deficiency, participated in the intervention. The results showed that the games and play proved to have effective contents in the pedagogical work with regard to memory and, in particular, attention.<hr/>Resumen: En el texto se discuten las contribuciones de los juegos y de las bromas para el proceso de desarrollo de la atención y de la memoria en alumnos con discapacidad intelectual en el primer año de la Enseñanza Primaria. Se realizó una investigación-acción estructurada de la siguiente forma: en un primero momento, se realizaron actividades pre-intervención para verificar la atención y la memoria de los participantes de la investigación; posteriormente, se trabajó con juegos y bromas que contribuyeran para el desarrollo de las funciones psicológicas superiores; y, por fin, se aplicó una actividad post-intervención, con la intención de observar si hubo alteraciones significativas en las habilidades investigadas. La investigación fue llevada a cabo en una escuela de la región noroeste del Paraná que trabaja con Educación Especial. Participaron de la intervención 8 sujetos con 6 años de edad, identificados como deficientes intelectuales. Los resultados evidenciaron que los juegos y las bromas probaron ser contenidos eficaces en el trabajo pedagógico en relación a la memoria y, en especial, a la atención. <![CDATA[Educação Física Escolar e Inclusão: uma revisão sistemática da produção discente na Pós-Graduação brasileira<sub>*</sub>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092017000200570&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O objetivo deste estudo foi mapear e analisar a produção discente envolvendo a temática Educação Física e Inclusão, a partir de teses e dissertações oriundas dos programas de Pós-Graduação no Brasil. Trata-se de uma pesquisa exploratória do tipo revisão sistemática de literatura. Foi encontrado um total de 73 estudos, sendo 60 dissertações de Mestrado e 13 teses de Doutorado, defendidas em 33 universidades brasileiras, no período compreendido entre 2002 e 2015. Os trabalhos analisados foram organizados em 10 categorias temáticas. Verificou-se que as pesquisas têm sido centradas no processo de formação do professor de Educação Física e na atuação desse profissional. Embora o número de publicações venha crescendo nos últimos anos, é necessário descentralizar os temas de pesquisa estudados, a fim de adotar uma visão sistêmica e subsidiar ações que deem suporte a novas formas de se pensar a Inclusão no contexto da Educação Física Escolar no Brasil.<hr/>Abstract: The objective of this study was to map out and analyze students’ production involving the Physical Education and Inclusion theme, from theses and dissertations coming from Postgraduate programs in Brazil. It is an exploratory research of the literature systematic review type. We found 73 studies in total - 60 masters theses and 13 doctorate dissertations, defended in 33 Brazilian universities from 2002 to 2015. The analyzed studies were organized into 10 thematic categories. We verified that the researches have concentrated on the educational process of the P.E teacher. Although the number of publications has been growing in recent years, it is necessary to decentralize the studied research themes, in order to adopt a systemic view and provide actions that give support to new ways of thinking about inclusion in the context of Physical Education in schools in Brazil.<hr/>Resumen: El objetivo de este estudio fue presentar una visión general y analizar la producción de los estudiantes acerca del tema de la Educación Física e Inclusión, a partir de tesis y disertaciones oriundas de los programas de Posgrado brasileños. Se trata de una investigación exploratoria a través de revisión sistemática de la literatura. Fueron encontrados un total de 73 estudios, siendo 60 disertaciones de maestría y 13 tesis de doctorado, defendidas en 33 universidades brasileñas, entre los años 2002 y 2015. Los trabajos analizados fueron organizados en 10 categorías temáticas. Se comprobó que las investigaciones se han centrado en la formación del profesor de Educación Física y en la actuación de ese profesional. Aunque el número de publicaciones esté creciendo en los últimos años, es necesario descentralizar los temas de investigación estudiados, con el fin de adoptar una visión sistémica y apoyar acciones que respalden a los nuevos modos de pensar acerca de la inclusión en el contexto de la Educación Física en Brasil. <![CDATA[UNESCO. Diretrizes em Educação Física de qualidade: para gestores de políticas. Brasília: UNESCO, 2015. 86 p.*]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092017000200591&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O objetivo deste estudo foi mapear e analisar a produção discente envolvendo a temática Educação Física e Inclusão, a partir de teses e dissertações oriundas dos programas de Pós-Graduação no Brasil. Trata-se de uma pesquisa exploratória do tipo revisão sistemática de literatura. Foi encontrado um total de 73 estudos, sendo 60 dissertações de Mestrado e 13 teses de Doutorado, defendidas em 33 universidades brasileiras, no período compreendido entre 2002 e 2015. Os trabalhos analisados foram organizados em 10 categorias temáticas. Verificou-se que as pesquisas têm sido centradas no processo de formação do professor de Educação Física e na atuação desse profissional. Embora o número de publicações venha crescendo nos últimos anos, é necessário descentralizar os temas de pesquisa estudados, a fim de adotar uma visão sistêmica e subsidiar ações que deem suporte a novas formas de se pensar a Inclusão no contexto da Educação Física Escolar no Brasil.<hr/>Abstract: The objective of this study was to map out and analyze students’ production involving the Physical Education and Inclusion theme, from theses and dissertations coming from Postgraduate programs in Brazil. It is an exploratory research of the literature systematic review type. We found 73 studies in total - 60 masters theses and 13 doctorate dissertations, defended in 33 Brazilian universities from 2002 to 2015. The analyzed studies were organized into 10 thematic categories. We verified that the researches have concentrated on the educational process of the P.E teacher. Although the number of publications has been growing in recent years, it is necessary to decentralize the studied research themes, in order to adopt a systemic view and provide actions that give support to new ways of thinking about inclusion in the context of Physical Education in schools in Brazil.<hr/>Resumen: El objetivo de este estudio fue presentar una visión general y analizar la producción de los estudiantes acerca del tema de la Educación Física e Inclusión, a partir de tesis y disertaciones oriundas de los programas de Posgrado brasileños. Se trata de una investigación exploratoria a través de revisión sistemática de la literatura. Fueron encontrados un total de 73 estudios, siendo 60 disertaciones de maestría y 13 tesis de doctorado, defendidas en 33 universidades brasileñas, entre los años 2002 y 2015. Los trabajos analizados fueron organizados en 10 categorías temáticas. Se comprobó que las investigaciones se han centrado en la formación del profesor de Educación Física y en la actuación de ese profesional. Aunque el número de publicaciones esté creciendo en los últimos años, es necesario descentralizar los temas de investigación estudiados, con el fin de adoptar una visión sistémica y apoyar acciones que respalden a los nuevos modos de pensar acerca de la inclusión en el contexto de la Educación Física en Brasil. <![CDATA[Trabalho e trabalhadores no Terceiro Anel na Região Metropolitana de Curitiba: parcialização, baixa qualificação e desafios educacionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092017000200595&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre as condições de trabalho dos trabalhadores do campo no Terceiro Anel, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), e estabelece relação entre os meios de produção da vida e a apropriação dos trabalhadores familiares quanto ao acesso à educação escolar. O método de pesquisa adotado é o materialismo histórico dialético que se orienta pela teoria social de Marx, a qual considera, em primeiro lugar, a produção material socialmente determinada (MARX, 2008). Neste texto, consideram-se as relações entre as condições de trabalho, a educação e a apropriação dos bens e a produção social dos homens no tempo histórico atual. Por meio do método enunciado, analisaram-se documentos disponibilizados publicamente no Sistema Público de Emprego e Renda (ISPER) e no Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES), entre outros. Esses documentos possibilitaram conhecer aspectos das condições de trabalho dos trabalhadores do campo no Terceiro Anel, na RMC, e apontar que o trabalho assalariado mantém relações de parcialização e desqualificação, e os meios de produção da vida e de apropriação quanto ao acesso à educação escolar dos trabalhadores familiares corresponde a uma exclusão da existência, pois suas condições objetivas e subjetivas carregam as marcas da submissão do trabalho ao capital.<hr/>Abstract: This paper presents results of a research on working conditions of workers in the Third Ring in the Metropolitan Region of Curitiba (MRC) and establishes a relationship between the means of production of life and the appropriation of family workers regarding the access to school education. The method of research adopted is the dialectical historical materialism that is guided by Marx’s social theory, which considers, in the first place, the socially determined material production (MARX, 2008). In this text, we consider the relations between working conditions, education and the appropriation of goods and the social production of men in the present historical time. Through the method enunciated, we analyzed documents publicly available in the Public System of Employment and Income (ISPER) and the Institute of Economic and Social Development of Paraná (IPARDES), among others. These documents made it possible to know aspects of the working conditions of the workers in the Third Ring in the MRC and pointed out that wage labor has relations of partialization and disqualification, and the means of production of life and appropriation regarding the access to school education of family workers corresponds to an exclusion of existence, because its objective and subjective conditions carry the marks of submission of labor to capital.<hr/>Resumen: En este artículo se presentan los resultados de una investigación sobre las condiciones de trabajo de los trabajadores de campo en el Tercer Anillo, en la Región Metropolitana de Curitiba (RMC), y se establece la relación entre los medios de producción de la vida y la apropiación de los trabajadores familiares respecto al acceso a la educación. El método de investigación adoptado es el materialismo histórico dialéctico, guiado por la teoría social de Marx, que considera en primer lugar la producción de materiales socialmente determinada (MARX, 2008). En este texto, se considera la relación entre las condiciones de trabajo, la educación y la propiedad de bienes y la producción social de los hombres en el momento histórico actual. A través del método mencionado, se analizaron los documentos disponibles al público en el Sistema Público de Empleo e Ingresos (ISPER) y Instituto Paranaense para el Desarrollo Económico y Social de (IPARDES), entre otros. Estos documentos han permitido conocer aspectos de las condiciones de trabajo de los trabajadores de campo en el Tercer Anillo, en la MRC, y señalar que el trabajo asalariado tiene relaciones de parcialidad y la descalificación y los medios de producción de la vida y de apropiación en el acceso a la educación escolar de los trabajadores familiares, que corresponde a una exclusión de la existencia porque sus condiciones objetivas y subjetivas llevan las marcas de la sumisión del trabajo al capital. <![CDATA[A criança como ator social - críticas, réplicas e desafios teóricos e empíricos*]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092017000200617&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo discute desafios teóricos e empíricos da ideia da criança como ator social, presente nos estudos sociais da infância, por meio de análise das críticas feitas ao conceito por autores pertencentes ao campo e autores externos a ele. São também discutidas réplicas em sua defesa. As críticas e as réplicas estendem-se em um espaço de 10 anos (2005 a 2015). O conceito de ator social é situado, neste artigo, no viés da teoria weberiana e no quadro da “dupla hermenêutica” como “modelo de reflexividade” nas Ciências Sociais, de A. Giddens: teorizar sobre o fenômeno implica envolver-se no seu processo contemporâneo de desconstrução/reconstrução. Assim, os riscos ou as consequências do que a ciência afirma sobre as crianças recairão sobre elas próprias e sobre as formas sociais de sua compreensão. Nesse sentido é que se compreende que devem ser analisados os alertas feitos ao discurso especialista (tanto o discurso crítico quanto o de defesa crítica do conceito).<hr/>Abstract: This paper discusses the theoretical and empirical challenges of the idea of ​​the child as a social actor, present in the social studies of childhood, through the analysis of criticisms made to the concept by authors belonging to the field and authors external to it. Counter-arguments are also discussed in its defense. The criticisms and counter-arguments extend over a period of 10 years (2005 to 2015). The concept of social actor is situated in this paper in the bias of the weberian theory and in the framework of the ‘double hermeneutic’ as A. Giddens’s ‘model of reflexivity’ in social sciences: theorizing about the phenomenon implies being involved in its contemporary process of deconstruction/reconstruction. Thus, the risks or consequences of what science claims about children will fall on themselves and on the social forms of their understanding. In this sense, it is understood that the alerts made to the specialist discourse (both the critical discourse and the critical defense of the concept) must be analyzed.<hr/>Resumen: En este artículo se discuten los desafíos teóricos y empíricos de la idea del niño como actor social, presente en los estudios sociales de la infancia, por medio del análisis de las críticas hechas al concepto por autores pertenecientes al área y autores externos a ella. Son también debatidas réplicas en su defensa. Las críticas y las réplicas se extienden en un espacio de 10 años (2005 y 2015). El concepto de actor social se lee, en este artículo, a través de la teoría weberiana y en el marco de “doble hermenéutica” como “modelo de reflexividad” en las Ciencias Sociales, propuesto por A. Giddens: teorizar sobre el fenómeno implica participar en su proceso contemporáneo de deconstrucción/ reconstrucción. Así, los riesgos o las consecuencias de lo que la ciencia afirma de los niños recaerán sobre ellos mismos y sobre las formas sociales de su comprensión. En este sentido es que se comprende que deben ser analizados los alertas hechos al discurso crítico especialista (tanto el discurso crítico como el de defensa crítica del concepto). <![CDATA[O movimento de constituição da história da Pedagogia e seu objeto de estudo: articulação com as concepções pedagógicas na formação do pedagogo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092017000200638&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente artigo tem por objetivo discutir as concepções pedagógicas que norteiam a organização curricular do Curso de Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior do Sul de Santa Catarina. A discussão desenvolve-se de modo articulado ao objeto de estudo da Pedagogia e à sua centralidade para os conceitos científicos da área. O corpus constitui-se de dois projetos em vigor no curso analisado e o processo analítico desenvolveu-se com base em uma unidade configurada por dois componentes: o objeto da Pedagogia e as finalidades definidas para o processo de formação do professor que, por sua vez, constituíram-se na concepção do curso como elemento de análise. Os resultados demonstram que, em ambos os projetos, o objeto da Pedagogia se mostra implícito, além de haver uma possibilidade de formação crítica. Entretanto, em um deles fica mais evidenciada uma proposta pautada em conhecimentos empíricos e pragmáticos que valorizam as experiências individuais, enquanto o outro projeto prevê uma formação que considere a educação na multiplicidade de relações da sociedade atual a partir de uma consistência teórica necessária. Tal observação conclui ser possível uma organização do ensino no curso de Pedagogia com base nos pressupostos teóricos assumidos neste artigo.<hr/>Abstract: This paper aims at discussing the teaching conceptions that guide the Teaching Course curricular organization in a Higher Education Institution in the south of Santa Catarina. The discussion is developed in articulation to the object of study of this subject and its centrality to the scientific concepts of the area. The corpus comprises two projects being developed in the course under analysis and the analytical process was carried out based on a unit that has two components: the object of Pedagogy and the targets defined for the teachers’ education process that, in turn, constituted the course conception as an element of analysis. The results revealed that in both projects, the object of Pedagogy is implicit and that there is a possibility of critical education. However, one of them makes more visible a proposal based on empirical and pragmatic knowledge that values individual experiences, while the other project addresses a type of education considered in the multiplicity of the relations in the current society from a necessary theoretical consistency. Such observation led to the conclusion that it is possible to organize teaching in the Pedagogy Course based on the theoretical background proposed by this paper.<hr/>Resumen: Este artículo tiene como objetivo discutir los conceptos pedagógicos que orientan la organización curricular del curso de Pedagogía de una Institución de Educación Superior del Sur de Santa Catarina. La discusión se desarrolla de manera articulada con el objeto de estudio de la pedagogía y su centralidad está en los conceptos científicos del área. El corpus se compone de dos proyectos en vigor en el curso analizado y el proceso analítico fue desarrollado con base a una unidad configurada por dos componentes: el objeto de la pedagogía y los objetivos establecidos para el proceso de formación de profesores que a su vez se constituyeron el diseño del curso como un elemento analítico. Los resultados muestran que en ambos proyectos, el objeto de la pedagogía viene implícito, además, hay una posibilidad de formación crítica. Sin embargo, queda más evidenciada en uno de ellos, una propuesta guiada por el conocimiento empírico y pragmático que valora las experiencias individuales, mientras que el otro proyecto considera la educación en múltiples relaciones de la sociedad contemporánea desde una consistencia teórica necesaria. Esta observación evidencia la posibilidad de una organización de la enseñanza, en el curso de Pedagogía, basado en suposiciones teóricas hechas en este artículo. <![CDATA[A concepção de Pedagogia Social na formação dos Educadores Sociais na Espanha]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092017000200657&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este texto apresenta dados de pesquisa desenvolvida em estudo de doutorado a partir da perspectiva metodológica da Educação Comparada (GARCIA GARRIDO, 1986). Para que o objetivo da tese fosse alcançado, optou-se por análise de ementas das disciplinas de Pedagogia Social que compõem a proposta curricular do curso de Graduação em Educação Social de dez universidades espanholas, a saber: 1. Universidad Nacional de Educación a Distancia; 2. Universidad Autónoma de Barcelona; 3. Universidad Castilla de la Mancha; 4. Universidad Santiago de Compostela; 5. Universidad de Salamanca; 6. Universidad de Deusto; 7. Universidad de León; 8. Universidad de Valencia; 9. Universidad de Las Palmas de Gran Canarias; 10. Universidad de Málaga. Optou-se ainda por aliar à metodologia comparativa a análise de conteúdo (PEREZ SERRANO, 2003). A análise das ementas permitiu constatar uma persistente tentativa de caracterizar a Pedagogia Social como uma ciência que deva articular a teoria e a prática como essência para a formação do Educador Social.<hr/>Abstract: This text presents research data developed in a doctoral study from the methodological perspective of Comparative Education (GARCIA GARRIDO, 1986). In order to achieve the thesis objective, we opted for the analysis of the Social Pedagogy disciplines syllabus that compose the curricular proposal of the Undergraduate Course in Social Education of ten Spanish universities, namely: 1. National University of Distance Education; 2. Autonomous University of Barcelona; 3. University of Castilla-La Mancha; 4. Santiago de Compostela University; 5. University of Salamanca; 6. University of Deusto; 7. University of León; 8. University of Valencia; 9. University of Las Palmas de Gran Canarias; 10. University of Málaga. We also opted to combine the content analysis with comparative methodology (PEREZ SERRANO, 2003). The analysis of the syllabuses permitted to verify a persistent attempt to characterize Social Pedagogy as a Science that should articulate theory and practice as essence for the formation of the Social Educator.<hr/>Resumen: Este texto presenta datos de investigación desarrollada en estudio de doctorado a partir de la perspectiva metodológica de la Educación Comparada (GARCIA GARRIDO, 1986). Para que el objetivo de la tesis fuera alcanzado, se optó por el análisis de los planes de estudio de las asignaturas de Pedagogía Social que componen la propuesta curricular del curso de Graduación en Educación Social de diez universidades españolas, a saber: 1. Universidad Nacional de Educación a Distancia; 2. Universidad Autónoma de Barcelona; 3. Universidad Castilla de la Mancha; 4. Universidad Santiago de Compostela; 5. Universidad de Salamanca; 6. Universidad de Deusto; 7. Universidad de León; 8. Universidad de Valencia; 9. Universidad de Las Palmas de Gran Canarias; 10. Universidad de Málaga. Se optó por aliar a la metodología comparativa el análisis de contenido (PEREZ SERRANO, 2003). El análisis de los planes de estudio permitió constatar un persistente intento de caracterizar a la Pedagogía Social como una ciencia que deba articular la teoría y la práctica como esencia para la formación del Educador Social.