Scielo RSS <![CDATA[Práxis Educativa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1809-430920190002&lang=pt vol. 14 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[O currículo nas suas dimensões estrutural e interacional: perspetiva de Basil Bernstein]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092019000200405&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O artigo, simultaneamente teórico e empírico, apresenta elementos de reflexão sociológica sobre a organização e desenvolvimento curriculares, quando se toma como principal referencial teórico o modelo do discurso pedagógico de Basil Bernstein (1990, 2000) e a sua teorização sobre formas e estruturas do conhecimento (1999). De um ponto de vista teórico, e com base no modelo do discurso pedagógico, descrevem-se as relações que se estabelecem entre o currículo e outros textos e contextos pedagógicos, referem-se processos de transformação (recontextualizações) que podem ocorrer quando o currículo é transposto para outros níveis do sistema educativo e apresentam-se algumas razões que podem estar na base dessas transformações. De acordo com a teorização sobre as estruturas de conhecimento, discute-se a relação entre a produção e a reprodução de conhecimento, para refletir sobre a relação que deve existir entre essas estruturas e as diferentes disciplinas do currículo. Incluem-se destaques sobre o currículo, em que se concretizam, através de explicitação e/ou exemplificação, os diferentes aspetos que sustentam a teorização apresentada. De um ponto de vista empírico, apresentam-se alguns dos procedimentos usados em análises do currículo, realizadas pelo Grupo ESSA (Estudos Sociológicos da Sala de Aula), a vários níveis de escolaridade e centradas na educação científica e indicam-se, a título de exemplo, alguns dos resultados obtidos. Finalmente fazem-se algumas considerações sobre o contributo da teoria de Bernstein para a análise curricular, com particular destaque para questões de política educacional, relacionadas com o significado sociológico da (des)centralização curricular e da flexibilidade curricular num currículo centralizado.<hr/>Abstract: The article is both theoretical and empirical and makes a sociological reflection of the curriculum organization and development. Basil Bernstein’s model of pedagogic discourse (1990, 2000) and his theorization on forms and structures of knowledge (1999) constitute the central theoretical reference. From a theoretical perspective, and on the basis of the pedagogic discourse, the article describes the relationships between the curriculum and other pedagogic texts and contexts and refers the processes of transformation (recontextualizations) that may occur when the curriculum moves to other levels of the educational system, also pointing out reasons that may originate those transformations. On the basis of the theorization of knowledge structures, the relationship between production and reproduction of knowledge is discussed so that a reflection can be made on the relation that should exist between those structures and the several disciplines of the curriculum. Highlights of the curriculum are inserted in the article in order to concretize, through explicitness and/or exemplification, the various aspects that withstand the theorization. From an empirical point of view, the article provides some of the procedures that have been followed in curricula analyses made by the ESSA Group (Sociological Studies of the Classroom), at various schooling levels and focused on science education. Some examples of results obtained are given. Finally the article makes some reflections on the contribution of Bernstein’s theory for curriculum analysis, with a particular emphasis on questions of educational policy, related to the sociological meaning of curriculum (de)centralization and flexibility in the context of a centralized curriculum.<hr/>Resumen: El artículo, es simultáneamente teórico y empírico, presenta elementos de reflexión sociológica sobre la organización y desarrollo curriculares, cuando se establece como principal referente teórico el modelo del discurso pedagógico de Basil Bernstein (1990, 2000), y su teorización sobre las formas y estructuras del conocimiento (1999). Desde el punto de vista teórico, y con base en el modelo del discurso pedagógico, se describen las relaciones que se establecen entre el currículo, otros textos y contextos pedagógicos, se refiere a procesos de transformación (recontextualizaciones) que pueden ocurrir cuando el currículo es transpuesto para otros niveles del sistema educativo y se presentan algunas razones que pueden ser la base de estas transformaciones. De acuerdo con la teorización de las estructuras de conocimiento, se discute la relación entre producción y reproducción de conocimiento, para reflexionar sobre la relación que debe existir entre esas estructuras y las diferentes disciplinas del currículo. Se incluyen destaques sobre el currículo, en que se concretiza, a través de la explicitación y/o ejemplificación, los diferentes aspectos que sustentan la teorización presentada. Desde un punto de vista empírico, se presentan algunos procedimientos usados en el análisis de los currículos, realizado por el Grupo ESSA (Estudios Sociológicos de la Sala de Aula), en varios niveles de escolaridad y centrado en la educación científica se indican, a modo de ejemplo, algunos de los resultados obtenidos. Finalmente se hacen algunas consideraciones sobre la contribución de la teoría de Bernstein para el análisis curricular, con particular destaque para cuestiones de política educacional, relacionadas con el significado sociológico de la (des) centralización curricular y la flexibilidad curricular en un currículo centralizado. <![CDATA[Estado, escolas secundárias e organizações sociais: um esquema socioeducativo para a inclusão de jovens na Província de Buenos Aires (Argentina)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092019000200432&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: Este artículo analiza al dispositivo socioeducativo como parte de una trama de políticas y prácticas por la cual circulan relaciones de poder, saberes y estrategias de inclusión escolar e integración social, para el sostenimiento de la escolarización secundaria de aquellos jóvenes atravesados por situaciones de pobreza y vulnerabilidad en tres zonas “urbanas de exclusión” de la Provincia de Buenos Aires (Argentina); destacándose el papel que van asumiendo las organizaciones, el municipio y las políticas sociales, así como las vinculaciones que van estableciendo con las políticas educativas y las escuelas. El primer apartado incursiona en dicha complejidad analizando las nuevas formas de regulación estatal que se van creando en el siglo XXI (Dirección Provincial de Políticas Socioeducativas, Unidades Educativas de Gestión Distrital y Consejos Locales de Promoción y Protección de Derechos de Niños/as y Adolescentes)- que interpelan la tradicional organización del aparato de conducción del sistema educativo bonaerense; reconfigurando el territorio local. El segundo apartado muestra el funcionamiento territorial de lo socioeducativo en dichas zonas, en las que parecerían desbordar las prescripciones de integralidad, intersectorialidad y corresponsabilidad que portan las políticas, reafirmando el carácter híbrido, heterogéneo, fragmentado y conflictivo de la trama multirregulatoria de gobierno.<hr/>Abstract: This article analyzes the socioeducational device as part of a network of policies and practices through which relations of power, knowledge and strategies of school inclusion and social integration circulate for the support of secondary schooling for those young people traversed by situations of poverty and vulnerability in three "urban exclusion zones" of the Province of Buenos Aires (Argentina); highlighting the role that organizations, the municipality and social policies are assuming, as well as the links that are being established with educational policies and schools. The first section explores this complexity by analyzing the new forms of state regulation that are being created in the 21st century (Provincial Directorate of Socio-educational Policies, District Management Education Units and Local Councils for the Promotion and Protection of the Rights of Children and Adolescents) - that they challenge the traditional organization of the educational system of the Buenos Aires educational system; reconfiguring the local territory. The second section shows the territorial functioning of the socio-educational in those areas, which would seem to go beyond the prescriptions of integrality, intersectoriality and co-responsibility that the policies carry, reaffirming the hybrid, heterogeneous, fragmented and conflictive nature of the multiregulation framework of government.<hr/>Resumo: Este artigo analisa o dispositivo socioeducativo como parte de uma teia de políticas e práticas que circulam relações de poder, conhecimento e estratégias para a inclusão escolar e integração social para a sustentação do ensino secundário para jovens em situação de pobreza e vulnerabilidade em três "zonas de exclusão urbana" da Província de Buenos Aires (Argentina). Destaca o papel que as organizações, o município e as políticas sociais estão assumindo, bem como os elos que estão sendo estabelecidos com as políticas educacionais e as escolas. A primeira seção aventura-se nesta complexidade por meio da análise das novas formas de regulação estatal que têm sido criadas no século XXI (Direção Provincial de Política Social e Educação, Unidades Educacionais de Conselhos para a Promoção e a Protecção dos Direitos da Criança e Adolescentes, Gestão Distrital e locais) que desafiam a organização tradicional do sistema educacional de Buenos Aires, reconfigurando o território local. A segunda seção mostra o funcionamento territorial do socioeducativo nessas zonas que pareciam transbordar as prescrições de integralidade, de intersetorialidade e de corresponsabilidade das políticas, reafirmando o caráter híbrido, heterogênio, fragmentado e conflitivo da trama multirregulatória do governo. <![CDATA[Intelecto, educação e formação docente na <em>Suma Teológica</em> de Tomás de Aquino]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092019000200451&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo trata da relação entre intelecto e educação na Suma Teológica de Tomás de Aquino. O objetivo principal é investigar de que modo o teólogo dominicano vincula a discussão acerca do intelecto e a formação de educadores, no contexto da Cristandade ocidental do século XIII. A fonte escolhida para análise é a Questão 79 da Primeira Parte da Suma Teológica, obra escrita entre as décadas de 1260 e 1274, época em que os intelectuais discutiam o problema do intelecto, particularmente os mestres averroístas e mendicante no contexto universitário. Verificou-se que esse debate estava ligado aos diferentes projetos de civilização que circulavam no mundo ocidental na segunda metade do século XIII. Uma análise prudente das obras tomasianas não desconsidera o ambiente social, cultural e político em que estão inseridas.<hr/>Abstract: This paper is about the relation between intellect and education in the Summa Theologica by Thomas Aquinas. The main objective is to analyze how the Dominican theologian links the discussion about the intellect and teacher education in the context of Western Christianity of the thirteenth century. The source chosen for this study is Question 79 of the First Part of Summa Theologica, written between 1260 and 1274, when intellectuals discussed the problem of intellect, especially the Averroists and Mendicants masters in the university context. It was found that this debate was linked to the different projects of civilization that circulated in the Western world in the second half of the thirteenth century. A careful analysis of the Thomasian works does not disregard the social, cultural and political environment in which they are inserted.<hr/>Resumen: Este artículo trata de la relación entre intelecto y educación en la Suma Teológica de Tomás de Aquino. El objetivo principal es investigar de qué modo el teólogo dominico vincula la discusión acerca del intelecto y la formación de educadores, en el contexto de la Cristiandad occidental del siglo XIII. La fuente escogida para el análisis es la Cuestión 79 de la Primera Parte de la Suma Teológica, obra escrita entre las décadas de 1260 y 1274, época en que los intelectuales discutían el problema del intelecto, particularmente los maestros averroístas y mendicantes en el contexto universitario. Se verificó que ese debate estaba atado a los diferentes proyectos de civilización que circulaban en el mundo occidental en la segunda mitad del siglo XIII. Un análisis prudente de las obras tomasinas no desconsidera el ambiente social, cultural y político en que están insertadas. <![CDATA[Desigualdades encadeadas no sistema educacional brasileiro: estratificações entre os níveis médio e superior da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092019000200469&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo discute a estratificação educacional de nível médio e superior. O estudo das estratificações educacionais permite visualizar segmentações sociais e educacionais no interior do sistema. A expansão educacional ocorrida no país em período recente chama atenção pela persistência de limites vinculados a profundas desigualdades sociais. O estudo apresenta dados estatísticos secundários sobre educação média e superior e discute categorias que expressam a estratificação horizontal no interior de cada nível. Os resultados mostram que há variação da estratificação educacional nos dois níveis e que o financiamento público ou privado, o tipo institucional e os tipos de cursos permitem verificar traços da realidade educacional brasileira que tendem a reproduzir as desigualdades históricas encadeadas.<hr/>Abstract: This paper discusses educational stratification in upper secondary education and in higher education. The study of educational stratifications allows to visualize social and educational segmentation within the system. The educational expansion that took place in Brazil in the recent period draws attention to the persistence of limits linked to deep social inequalities. The study presents secondary statistic data on upper secondary and higher education and discusses categories that express horizontal stratification inside each educational level. Results show that there is a variation of educational stratification in both levels and that public or private financing, institutional type and program type allow the verification of traits of Brazilian educational reality that tend to reproduce historical concatenated inequalities.<hr/>Resumen: Este artículo discute la estratificación educativa de nivel medio y superior. El estudio de las estratificaciones educativas permite visualizar segmentaciones sociales y educativas en el interior del sistema. La expansión educativa ocurrida en el país, en un período reciente, llama la atención por la persistencia de límites vinculados a profundas desigualdades sociales. El estudio presenta datos estadísticos secundarios sobre educación media y superior y discute categorías que expresan la estratificación horizontal en el interior de cada nivel. Los resultados muestran que hay variación de la estratificación educativa en los dos niveles y que la financiación pública o privada, el tipo institucional y los tipos de cursos permiten verificar rasgos de la realidad educativa brasileña que tienden a reproducir las desigualdades históricas encadenadas. <![CDATA[Desafios na formação inicial de professores: uma análise a partir das experiências no contexto PIBID]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092019000200487&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Apresenta o estudo do Programa PIBID de uma Universidade Estadual do Paraná e tem como objetivo identificar os desafios na formação inicial de professores caracterizadas a partir das experiências no Programa. A pesquisa é de natureza qualitativa, e teve como sujeitos de pesquisa 24 licenciandos bolsistas do PIBID/Matemática da Universidade estudada. Os dados foram organizados e interpretados a partir de procedimentos metodológicos da Análise de Conteúdo de onde foi possível identificar cinco categorias que caracterizam as dificuldades encontradas nas primeiras experiências dos licenciandos no contexto PIBID. Como resultado, nossos dados revelam que as dificuldades encontradas pelos licenciandos possuíam vertentes diferentes: as identificadas a partir da relação com os alunos; relacionadas com questões de ordem pessoal; e, as relacionadas com questões de ordem externa. Tais dificuldades também possibilitaram aos licenciandos construir alguns saberes docentes, bem como refletir sobre o fato de querer ser professor.<hr/>Abstract: It presents the study of the PIBID Program of a State University of Paraná and aims to identify the challenges in the initial formation of teachers characterized from the experiences in the Program. The research is of a qualitative nature and had as subjects of research 24 teachers student of the PIBID/Mathematics of studied University. The data were organized and interpreted from the methodological procedures of the Content Analysis from which it was possible to identify five categories that characterize the difficulties encountered in the first experiences of the teachers student in the PIBID context. As a result, our data reveal that the difficulties encountered by the student teachers had different slopes: those identified from the relation with the students; relating to personal matters; and those related to external issues. These difficulties also enabled teachers student to build some teaching knowledge, as well as reflect on the fact of wanting to be a teacher.<hr/>Resumen: El artículo presenta el estudio del Programa PIBID de una Universidad Estadual de Paraná y tiene como objetivo identificar los desafíos en la formación inicial de profesores caracterizados a partir de las experiencias en el Programa. La investigación es de naturaleza cualitativa, y tuvo como sujetos de investigación 24 licenciandos becarios del PIBID/Matemática de la Universidad estudiada. Los datos fueron organizados e interpretados a partir de procedimientos metodológicos del Análisis de Contenido de donde fue posible identificar cinco categorías que caracterizan las dificultades encontradas en las primeras experiencias de los licenciandos en el contexto PIBID. Como resultado, nuestros datos revelan que las dificultades encontradas por los licenciandos poseían vertientes distintas: las identificadas a partir de la relación con los alumnos; relacionadas con cuestiones de orden personal; y las relacionadas con cuestiones de orden externo. Tales dificultades también posibilitar a los licenciandos construir algunos saberes docentes, así como reflexionar sobre el hecho de querer ser profesor. <![CDATA[Percepção do segundo professor de turma: limites e contribuições no processo de aprendizagem dos estudantes com deficiência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092019000200507&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A Política de Educação Especial de Santa Catarina prevê a atuação do segundo professor de turma, como uma possibilidade de inclusão de estudantes com deficiência. Este artigo objetiva analisar como esse profissional percebe os seus limites e as suas contribuições no processo de aprendizagem dos estudantes com deficiência incluídos nas classes regulares nas escolas de ensino fundamental de abrangência da Gerência Regional de Educação (GERED) da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Palmitos (SC). Os procedimentos metodológicos adotados foram entrevistas narrativas com oito segundos professores de turma, contemplando oito municípios. As materialidades empíricas foram organizadas em agrupamentos temáticos e examinadas pela perspectiva da análise do discurso. A pesquisa evidencia limites e possibilidades e que as atribuições do segundo professor de turma precisam ficar mais explícitas para esses profissionais, para os demais docentes da escola e para os gestores escolares e das políticas estaduais de educação especial.<hr/>Abstract: The Special Education Policy of Santa Catarina provides the performance of the assistant teacher as a possibility of inclusion of students with disabilities. This article aims to analyze how this professional perceives his/her limits and contributions in the learning process of students with disabilities in regular classes of elementary schools within the scope of Regional Education Management (GERED) of the Regional Development Agency (ADR) of Palmitos (SC). The methodological procedures were narrative interviews with eight assistant teachers, from eight municipalities. The empirical materialities were organized into thematic groupings and examined from the perspective of discourse analysis. The research shows the limits and possibilities, as also as the duties of the assistants need to be more explicit for these professionals, for the school teaching body and for the school and state policies of special education administrators.<hr/>Resumen: La Política de Educación Especial de Santa Catarina contempla la actu ación del profesor auxiliar de clase, como una posibilidad de inclusión de estudiantes con discapacidad. Este artículo objetiva analizar como ese profesional percibe sus límites y sus contribuciones en el proceso de aprendizaje de los estudiantes con discapacidad incluidos en las aulas regulares en las escuelas de enseñanza fundamental de alcance de la Gerencia Regional de Educación (GERED) de la Agencia de Desarrollo Regional (ADR) de Palmitos (SC). Los procedimientos metodológicos adoptados fueron entrevistas narrativas con ocho profesores auxiliares de clase, contemplando ocho municipios. Las materialidades empíricas fueron organizadas en agrupamientos temáticos y examinadas por la perspectiva del análisis del discurso. La investigación evidencia límites y posibilidades y que las atribuciones del profesor auxiliar de clase necesitan quedarse más explícitas para esos profesionales, para los demás docentes de la escuela y para los gestores escolares y de las políticas estaduales de educación especial. <![CDATA[O Programa Gestão para a Aprendizagem da Fundação Lemann em duas redes municipais de ensino do Paraná]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092019000200527&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O artigo investiga o Programa Gestão para a Aprendizagem (PGA), da Fundação Lemann (FL), em parceria com as redes municipais de ensino de Castro e Ponta Grossa, no Estado do Paraná, problematizando as concepções de gestão educacional e de políticas de formação continuada. Para tanto, discute a atuação do PGA nas escolas brasileiras, caracteriza os dois municípios supracitados e analisa as concepções de gestão educacional e de políticas de formação continuada indicadas pela FL. Concluiu-se que a concepção de políticas de formação continuada do PGA é pautada no discurso de formação voltada para a emergência de líderes e gestores de sala de aula, e a concepção de gestão educacional é a gestão por resultados, em que se propõe a lógica empresarial no âmbito escolar.<hr/>Abstract: The article investigates the Program Management for Learning (PGA in Portuguese acronym), by Fundação Lemann (FL), in a partnership with municipal education networks of Castro and Ponta Grossa, in the State of Paraná, problematizing the conceptions of educational management and of continuing education policies. Thereunto, it discusses how the PGA works in Brazilian schools, characterizes both municipalities previously mentioned and analyzes the conceptions of educational management and of continuing education policies indicated by FL. It concluded the conceptions of continuing education policies of PGA is based on the discourse of training addressed to emerge leaders and managers from the classroom, and the conception of education management is the management for results, in which the business logic is proposed in the school scope.<hr/>Resumen: El artículo investiga el Programa Gestión para aprendizaje (PGA), de la Fundación Lemann (FL), en una asociación con las redes municipales de enseñanza de Castro y Ponta Grossa, en el Estado de Paraná, problematizando las concepciones de gestión educacional y de políticas de formación continua. Para ello, discute la actuación del PGA en las escuelas brasileñas, caracteriza los dos municipios mencionados y analiza las concepciones de gestión educacional y de políticas de formación continua indicadas por la FL. Se ha concluido que la concepción de políticas de formación continua del PGA es basada en el discurso de formación orientada para la emergencia de líderes y gestores de clase de aula, y la concepción de gestión educacional es la gestión por resultados, en que se propone la lógica empresarial en el ámbito escolar. <![CDATA[A constituição do capital cultural: um estudo das condições socioeconômicas e culturais de estudantes da Pedagogia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092019000200545&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O artigo é resultado de uma pesquisa empírica e de reflexões teóricas baseadas no conceito de capital cultural de Pierre Bourdieu (1966, 1979, 2011), mas dialoga também com outros autores. Objetiva-se aprofundar os elementos constitutivos do capital cultural a partir das condições socioculturais e econômicas de alunos da pedagogia. Empiricamente, o artigo apoia-se em dados de um questionário semiaberto aplicado, em 2015, com 427 estudantes de pedagogia numa instituição de educação superior ao norte do Rio Grande do Sul. O artigo problematiza o conceito capital cultural e as suas relações com o capital econômico e o social; analisa alguns dados empíricos da pesquisa e conclui reafirmando a tese de que predomina entre os alunos um baixo capital cultural que se traduz em dificuldades nos estudos e numa formação cultural capaz de dar conta dos grandes desafios emergentes nos complexos contextos escolares e sociais.<hr/>Abstract: The paper is the result of an empiric research and of theoretical reflections based on the concept of cultural capital from Pierre Bourdieu (1966, 1979, 2011), but it also dialogs with other authors. The objective is to deepen the constitutive elements of the cultural capital from the sociocultural and economic conditions of pedagogy students. Empirically, the paper is supported in data from a semi-open questionnaire applied, in 2015, with 427 students of pedagogy in an institution of higher education at the north of “Rio Grande do Sul”. The paper problematizes the concept of cultural capital and its relations with the economic and the social capital; analyzes some empirical data of the research and concludes reaffirming the thesis about the low cultural capital predominating among the students, which translates into difficulties in studying and in a limited cultural formation to deal with the emerging challenges in the complex school and social contexts.<hr/>Resumen: El artículo es resultado de una investigación empírica y de reflexiones teóricas basadas en el concepto de capital cultural de Pierre Bourdieu (1966, 1979, 2011), pero dialoga también con otros autores. Se objetiva profundizar los elementos constitutivos del capital cultural a partir de las condiciones socioculturales y económicas de estudiantes de la pedagogía. Empíricamente, el artículo se apoya en datos de un cuestionario semiabierto aplicado, en 2015, con 427 alumnos de pedagogía en una institución de educación superior al norte de Rio Grande del Sur. El artículo problematiza el concepto capital cultural y sus relaciones con el capital económico y el social; analiza algunos datos empíricos de la investigación y concluye reafirmando la tesis de que predomina entre los alumnos un bajo capital cultural que se traduce en dificultades en los estudios y en una formación cultural limitada para dar cuenta de los grandes desafíos emergentes en los complejos contextos escolares y sociales. <![CDATA[O uso do <em>smartphone</em> nas aulas de Língua Espanhola na perspectiva do aluno]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092019000200565&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo apresenta uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, que investigou 370 alunos de uma escola municipal em São Caetano do Sul/SP, e teve por objetivo identificar se o aluno utiliza, autonomamente, o smartphone nas aulas de Língua Espanhola com foco na aprendizagem do idioma, analisar como o utiliza, e levantar sua visão ideal sobre este uso. Os dados foram coletados de uma atividade de aula elaborada no Google Forms com questões alternativas, escala de Likert e questões dissertativas. As respostas foram submetidas ao método de análise de conteúdo e catalogadas em campos semânticos. A pesquisa revelou que o aluno faz uso autônomo do smartphone e que, para ele, seu uso ideal é exatamente o que já faz, resumindo-se a consultar dicionários e tradutores, fotografar a lousa para posteriormente copiar, no caderno, as informações e compartilhá-las com os colegas.<hr/>Abstract: This article presents an exploratory, qualitative approach that investigated 370 students from a municipal school in São Caetano do Sul/SP, and aimed at identify if the student uses the smartphone autonomously in Spanish language classes with a focus on learning the language, analyze how he uses it, and raise his/her ideal vision about this use. The data were collected from an elaborate class activity in Google Forms with alternative questions, Likert scale, and essay questions. The responses were submitted to the content analysis method and cataloged in semantic fields. The research revealed that student makes autonomous use of the smartphone and to him/her this use seems to be exactly what he/her already does, in short, consulting dictionaries and translators, photographing the slate and later to copying information in the notebook and sharing them with the friends.<hr/>Resumen: Este artículo presenta una investigación exploratoria, de abordaje cualitativa, que examinó 370 alumnos de una escuela municipal en São Caetano do Sul/SP, y tuvo por objetivo identificar si el alumno utiliza autónomamente el smartphone en las clases de Lengua Española con enfoque en el aprendizaje del idioma, analizar cómo lo utiliza, y levantar su visión ideal a respecto de este uso. Los datos fueron colectados de una actividad de clase elaborada en el Google Forms con cuestiones alternativas, escala de Likert, y cuestiones ensayo. Las respuestas fueron sometidas al método de análisis de contenido y catalogadas en campos semánticos. La investigación reveló que el alumno hace uso autónomo del smartphone y que, para él, su uso ideal es exactamente lo que él ya hace, resumiéndose a consultar diccionarios y traductores, fotografiar la pizarra para posteriormente copiar en el cuaderno las informaciones y compartirlas con los colegas. <![CDATA[O Território Educativo na política educacional brasileira: silêncios, ruídos e reverberações]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092019000200583&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O texto apresenta um rastreamento teórico sobre presença/ausência do conceito de Território Educativo nos marcos legais da Educação brasileira. Com base na metodologia de análise documental, procura contextualizar, no âmbito das políticas públicas brasileiras, quando o conceito de Território Educativo emerge, e quais possíveis lacunas e significações se evidenciam desde a Constituição Federal de 1988 até a atualidade. A pré-categorização dos dados indica um percurso histórico revelador da ideia que o espaço urbano constitui-se em Território Educativo e favorece o desenvolvimento da Educação integral. A interpretação dos dados pauta-se pelo ciclo contínuo de políticas de Stephen Ball.<hr/>Abstract: The aim of this text is to present a theoretical tracing about the presence/ absence of the concept of education territory in legal frameworks of Brazilian education. Based on document analysis methodology, it intends to contextualize, in the environment of Brazilian public policies, when the concept of Education Territory arises, as well as which are the possible gaps and meanings, which become evident from Federal Constitution of 1988 up to our days. Pre-categorization of data indicates a revealing historical journey of the idea that urban space was constituted into education territory and it favors development of integral education. Data interpretation is guided by the continuous cycle of policies by Stephen Ball.<hr/>Resumen: El texto presenta un rastreo teórico sobre la presencia/ausencia del concepto de territorio educativo en los marcos legales de la educación brasileña. Con base en la metodología de análisis documental, busca contextualizar, en el ámbito de las políticas públicas brasileñas, cuándo el concepto de Territorio Educativo emerge, así como cuáles son las posibles brechas y significaciones que se evidencian desde la Constitución Federal de 1988 hasta la actualidad. La pre-categorización de los datos indica un transcurso histórico revelador de la idea que el espacio urbano se constituye en territorio educativo y favorece el desarrollo de la educación integral. La interpretación de los datos está pautada por el ciclo continuo de políticas de Stephen Ball. <![CDATA[A produção científica sobre o PROEJA no GT 18 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas - ANPEd (2007-2017)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092019000200601&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este estudo objetivou analisar a produção científica relacionada ao Programa de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), apresentada nas Reuniões Nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), no período entre 2007 e 2017. A intenção foi suscitar o foco de análise dessas pesquisas, bem como as possíveis contribuições e limites do Programa, possibilitando subsídios e provocações para trabalhos futuros. Foi utilizada pesquisa bibliográfica com abordagens quali-quantitativa das publicações. Há preocupação considerável dos pesquisadores em investigar sobre o processo de integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de jovens e adultos. Contudo, percebe-se a necessidade de desenvolver pesquisas que problematizem os impactos sociais do PROEJA, assim como os rumos a serem tomados após aprovação da Lei 13.415/2017, que modifica o Ensino Médio no Brasil.<hr/>Abstract: This study aimed to analyze the scientific production related to the Program of Integration of Professional Education with Basic Education in the Mode of Education of Young and Adults (PROEJA in Brazilian Portuguese acronym), presented at the National Meetings of the National Association of Graduate Studies and Research in Education (ANPEd), in the period between 2007 and 2017. The intention was stimulating the focus of analysis of these researches, as well as the possible contributions and limits of the Program, enabling subsidies and provocations for future works. Bibliographical research was used with qualitative-quantitative publications. There is considerable concern among researchers to investigate the process of integrating vocational education with basic education in youth and adult education. However, it was noticed the need to develop research that problematizes the social impacts of PROEJA, as well as the directions to be taken after approval of Law 13.415/2017 that modifies the High School in Brazil.<hr/>Resumen: Este estudio ha objetivado analizar la producción científica relacionada al Programa de Integración de la Educación Profesional con la Educación Básica en la modalidad de Educación de Jóvenes y Adultos (PROEJA en su acrónimo en portugués), presentada en las Reuniones Nacionales de la Asociación Nacional de Postgrado e Investigación en Educación (ANPEd), en el período entre 2007 y 2017, dela intención fue suscitar el foco de análisis de esas investigaciones, así como las posibles contribuciones y límites del Programa, posibilitando subsidios y provocaciones para trabajos futuros. Investigación bibliográfica con enfoques cuali-cuantitativos de las publicaciones fue utilizada. Hay preocupación considerable de los investigadores en investigar sobre el proceso de integración de la educación profesional con la Educación Básica en la modalidad de jóvenes y adultos. Sin embargo, se ha percibido la necesidad de desarrollar investigaciones que problematicen los impactos sociales del PROEJA, así como los rumbos a ser tomados después de la aprobación de la Ley 13.415/2017, que cambia la Enseñanza Media en Brasil. <![CDATA[A educação e o “fenômeno digital” na sociedade contemporânea]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092019000200622&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo investigou a relação entre o fenômeno digital e a educação, para argumentar acerca dos limites, dos desafios e das possibilidades da segunda frente ao avanço e às injunções do primeiro. O problema central corresponde às (im)possibilidades de educar, ao modus faciendi pedagógico, diante de tal fenômeno. Assim, trata-se de refletir, investigar e argumentar sobre as consequências do fenômeno digital para a educação e o ensino, amparando-se em uma bibliografia específica a esse respeito, extraindo reflexões e consequências dele para outro fenômeno, o educativo. Portanto, é imperioso considerar que as novas tecnologias digitais, a internet, por exemplo, são meios e não fins da educação e que não há uma “sociedade do conhecimento e/ou da informação”. Como meios, servem aos fins educacionais e não o contrário, a educação convertendo-se em adaptação às necessidades da indústria da informação, da tecnologia e ao mercado de trabalho. Ademais, o fenômeno digital compromete o desenvolvimento das capacidades cognitivas, como a memória, a imaginação e, também, a faculdade do pensar, que exige tempo.<hr/>Abstract: This paper investigated the relationship between the digital phenomenon and education, in order to argue about the limits, challenges and possibilities of the latter in front of the advance and the injunctions of the former. The central problem relates to the (im)possibilities of educating, to the pedagogical modus faciendi, in the face of such phenomenon. Thus, it is about reflecting, investigating and arguing about the consequences of the digital phenomenon for education and teaching, based on a specific bibliography in this respect, extracting reflections and consequences of it for another phenomenon, the educational. Therefore, it is imperative to consider that new digital technologies, the internet, for example, are means and not end points of education and that there is no “knowledge and/or information society”. As a means, they serve the educational purposes and not the setback, education adapting to the needs of the information industry, technology and the labor market. In addition, the digital phenomenon compromises the development of cognitive abilities, such as memory, imagination and, also, the faculty of thinking, which requires time.<hr/>Resumen: En este artículo se investigó la relación entre el fenómeno digital y la educación, para argumentar acerca de los límites, desafíos y posibilidades de la segunda frente al avance y a las órdenes del primero. El problema central corresponde a las (im) posibilidades de educar, al modus faciendi pedagógico, delante de tal fenómeno. Así, se trata de reflexionar, investigar y argumentar sobre las consecuencias del fenómeno digital en la educación y la enseñanza, basándose en una bibliografía específica al respecto, extrayendo reflexiones y consecuencias de este para otro fenómeno, el educativo. Por lo tanto, es imperativo considerar que las nuevas tecnologías digitales, la internet, por ejemplo, son medios y no fines de la educación y que no hay una "sociedad del conocimiento y / o de la información". Como medios, sirven a los fines educativos y no al contrario, convirtiendo la educación en adaptación a las necesidades de la industria de la información, de la tecnología y del mercado de trabajo. Además, el fenómeno digital compromete el desarrollo de las capacidades cognitivas, como la memoria, la imaginación y también la facultad del pensar, que exige tiempo. <![CDATA[Educação para a paz: análise das condições culturais de desenvolvimento no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092019000200638&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Em uma realidade mundial caracterizada pelo fenômeno da violência, do não reconhecimento dos direitos fundamentais, das exclusões sociais e de outras tantas mazelas que constituem a Cultura Belicista e comprometem o desenvolvimento da Paz, conforme organismos internacionais e investigadores, torna-se imprescindível o desenvolvimento de uma Cultura da Paz por intermédio da educação. Nessa linha, no ano de 2018, o Estado brasileiro celebrou, por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n º 9.394/96), o compromisso de o sistema de ensino nacional promover a Cultura da Paz. Em face de tal conjuntura, o presente artigo objetivou refletir sobre as condições culturais brasileiras para o desenvolvimento de uma Educação para a Paz no Brasil. Assim, foram analisadas três problemáticas sociais contemporâneas que compõem o ethos guerreiro da cultura brasileira e, paralelamente, indicados fundamentos teóricos para elaboração de uma Educação para a Paz no Brasil pautada em uma ética intersubjetiva, que reconheça o Outro e as realidades sociais como elementos dialógicos da constituição do ser e de transformação social dos coletivos.<hr/>Abstract: In a world reality characterized by the phenomenon of violence, non-recognition of fundamental rights, social exclusion and many other ills that constitute the Warmonger Culture and compromise the development of Peace, according to international organizations and researchers, it becomes essential the development of a Culture of Peace through Education. In this line, in 2018, the Brazilian State signed, through the National Education Guidelines and Framework Law (Law No. 9,394/1996), the commitment of the national educational system to promote the Culture of Peace. In view of that, this paper aimed at reflecting on the Brazilian cultural conditions for the development of an Education for Peace in Brazil. Thus, three contemporary social problems that compose the warrior ethos of Brazilian culture were analyzed and, in parallel, theoretical foundations were indicated for the elaboration of an Education for Peace in Brazil based on an intersubjective ethics that recognizes the Other and social realities as dialogical elements of the constitution of the being and of social transformation of the collective.<hr/>Resumen: En una realidad mundial caracterizada por el fenómeno de la violencia, del no reconocimiento de los derechos fundamentales, de las exclusiones sociales y de otros tantos males que constituyen la Cultura Belicista y comprometen el desarrollo de la Paz, conforme organismos internacionales e investigadores, se hace imprescindible el desarrollo de una Cultura de la Paz por intermedio de la educación. En esa línea, en el año de 2018, el Estado Brasileño celebró, en la Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional (Ley n º 9.394/96), el compromiso de que el sistema de educación nacional promueva la Cultura de la Paz. En vista de tal coyuntura, en el presente artículo se tuvo por objetivo reflexionar sobre las condiciones culturales brasileñas para el desarrollo de una Educación para la Paz en Brasil. Así, fueron analizadas tres problemáticas sociales contemporáneas que componen el ethos guerrero de la cultura brasileña y, paralelamente, indicados fundamentos teóricos para la elaboración de una Educación para la Paz en Brasil pautada en una ética intersubjetiva que reconozca al Otro y las realidades sociales como elementos dialógicos de la constitución del ser y de transformación social de los colectivos. <![CDATA[<em>“Ninguém solta a mão de ninguém”</em>: conectados/as em rede, resistimos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092019000200659&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo parte de dois aspectos da atualidade que nos chamam atenção. O primeiro diz da renovação e da inventividade das resistências em meio ao cenário de ameaças às conquistas democráticas e às relações de gênero. No encontro com esse primeiro, o segundo aspecto é a organização e a mobilização das mulheres na internet por meio do ciberativismo. Para desenvolver nossas análises, partimos da formação do grupo que se organizou durante as eleições presidenciais de 2018, o Grupo Mulheres Unidas contra Bolsonaro, para problematizar o ciberativismo como luta pela existência no tempo presente. Como perspectiva teórico-metodológica, assumimos as provocações de Michel Foucault para pensar as resistências e as biopolíticas como categorias de análise. Como conclusão, podemos dizer que o ciberativismo das mulheres reforça o aspecto positivo do poder na perspectiva foucaultiana, de modo a renovar o feminino e o feminismo como resultado de negociação capaz de produzir outras formas de ser e de estar no mundo.<hr/>Abstract: This paper is based on two topical aspects that call us attention. The first concerns the renewal and inventiveness of resistances amid the scenario of threats to democratic achievements and gender relations. In the encounter with this first aspect, the second one is the organization and mobilization of women on the Internet through cyber-activism. In order to develop our analysis, we start with the formation of the group that was organized during the presidential elections of 2018, the United Women Group against Bolsonaro, to problematize cyber-activism as a struggle for existence in the present time. As a theoretical and methodological perspective, we assume the provocations of Michel Foucault to think of resistances and biopolitics as categories of analysis. As a conclusion we can say that women’s cyber-activism reinforces the positive aspect of power in the Foucaultian perspective, renewing the feminine and feminism as a result of negotiation capable of producing other forms of being and being in the world.<hr/>Resumen: Este artículo parte de dos aspectos de la actualidad que nos llaman la atención. El primero trata de la renovación e inventiva de las resistencias en un medio al escenario de amenazas a las conquistas democráticas y a las relaciones de género. En el encuentro con ese primero, el segundo aspecto es la organización y movilización de las mujeres en la internet por medio del ciberactivismo. Para desarrollar nuestros análisis partimos de la formación de grupo que se organizó durante las elecciones presidenciales de 2018, o Grupo Mujeres Unidas contra Bolsonaro, para problematizar el ciberactivismo como lucha por la existencia en el tiempo presente. Como perspectiva teórico- metodológica, asumimos las provocaciones de Michel Foucault para pensar en las resistencias y las biopolíticas como categorías de análisis. Como conclusión, podemos decir que el ciberactivismo de las mujeres refuerza el aspecto positivo del poder en la perspectiva foucaultiana, de modo a renovar el femenino y el feminismo como resultado de negociación capaz de producir otras formas de ser y de estar en el mundo. <![CDATA[Voando com <em>Peter Pan</em> e caindo no buraco com <em>Alice</em>: os clássicos da literatura infanto-juvenil como possibilidades para ler, escrever e imaginar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092019000200678&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Discutimos, neste artigo, os clássicos da literatura como possibilidade no trabalho com a linguagem - oral e escrita - e para a construção de processos imaginativos. Trazemos um recorte de uma pesquisa participante do tipo intervenção, realizada, em 2017, com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior paulista, Brasil. Com base nos estudos de Vigotski, objetivamos evidenciar o papel das histórias infantis no processo de desenvolvimento das funções psicológicas superiores, mais especificamente a linguagem oral, a escrita e a imaginação. Os resultados apontaram que, por meio da literatura, os alunos ampliaram a sua participação nas atividades propostas, bem como o seu envolvimento com a leitura e a produção de texto. As experiências decorrentes das narrativas, Peter Pan e Alice no País das Maravilhas, promoveram o enriquecimento dos enredos dos textos escritos pelos alunos.<hr/>Abstract: We discuss, in this paper, the classics of literature as a possibility in working with language - oral and written - and the construction of imaginative processes. We bring a participant research cutoff of the intervention type, carried out with students of the 5th grade of Elementary School of a public school in the hinterland of São Paulo, Brazil, in 2017. Based on Vygotsky’s studies, we aimed to highlight the role of children’s stories in the process of development of higher psychological functions, more specifically oral language, writing and imagination. The results indicated that through literature students increased their participation in the proposed activities, as well as their involvement with reading and text production. The experiences derived from the narratives, Peter Pan and Alice in Wonderland, promoted the enrichment of the plots of the texts written by the students.<hr/>Resumen: Discutimos, en este artículo, los clásicos de la literatura como posibilidad en el trabajo con el lenguaje - oral y escrito - y para la construcción de procesos imaginativos. Traemos un recorte de una investigación participante del tipo intervención, realizada, en 2017, con alumnos del 5º año de la Enseñanza Fundamental de una escuela pública del interior paulista (Brasil). Con base en los estudios de Vigotsky, objetivamos evidenciar el papel de las historias infantiles en el proceso de desarrollo de las funciones psicológicas superiores, más específicamente, el lenguaje oral, la escritura y la imaginación. Los resultados apuntaron que, por medio de la literatura, los alumnos ampliaron su participación en las actividades propuestas, así como su implicación con la lectura y la producción de texto. Las experiencias derivadas de las narrativas, Peter Pan y Alice en el País de las Maravillas, promovieron el enriquecimiento de los enredos de los textos escritos por los alumnos. <![CDATA[Formação de professores entretecida por práticas de rememorações benjaminianas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092019000200699&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo é um recorte de uma pesquisa em nível de doutoramento que se desdobrou em uma pesquisa-ação de formação docente com professores de Educação Básica, de escolas públicas, na cidade de Londrina, no estado do Paraná. Foi trabalhado com as práticas de memórias e narrativas para movimentos de fortalecimento da dimensão humana dos professores, a (re)significação da docência, a percepção do presente e a busca por outro futuro. Para desenvolver esse projeto formativo, a obra Odisseia, de Homero, foi o meio de reflexão que potencializou a rememoração dos professores. Tais rememorações possibilitaram a produção de crônicas singulares dos professores, a qual a modernidade capitalista (BENJAMIN, 2007; GIDDENS, 1991) tem buscado silenciar, bem como apagar as singularidades dos sujeitos. Nesse sentido, parte-se das experiências vividas dos professores, seguindo a perspectiva da racionalidade estética (MATOS, 1989; GALZERANI, 2008, 2013), e buscam-se brechas para operar a contrapelo dos modelos racionalistas instrumentais (CONTRERAS, 1994) de formação docente.<hr/>Abstract: This paper is a doctoral level research cutoff that was unfolded in an action research of teacher training with public school teachers of Basic Education, in the city of Londrina, in the state of Paraná, Brazil. The work carried out involved practices of memories and narratives for movements to strengthen the human dimension of teachers, the (re)signification of teaching, the perception of the present and the search for another future. In order to develop this formative project, the work Odisseia, by Homer, was the means of reflection that potentiated the remembering of the teachers. Such remembrance enabled the production of singular chronicles of teachers, which capitalist modernity (BENJAMIN, 2007; GIDDENS, 1991) has sought to silence, as well as to erase the singularities of the subjects. In this sense, we start from the lived experiences of the teachers, following the perspective of aesthetic rationality (MATOS, 1989; GALZERANI, 2008, 2013) and we search for gaps to operate against the grain of instrumental rationalist models (CONTRERAS, 1994) of teacher training.<hr/>Resumen: El artículo es un recorte de una investigación a nivel de doctorado que se desdobló en una investigación-acción de formación docente con profesores de Educación Básica, de escuelas públicas, en la ciudad de Londrina, en el estado de Paraná, Brasil. Se trabajó con las prácticas de memorias y narrativas para movimientos de fortalecimiento de la dimensión humana de los profesores, la (re)significación de la docencia, la percepción del presente y la búsqueda por otro futuro. Para desarrollar este proyecto formativo, la obra Odisea, de Homero, fue el medio de reflexión que potenció la rememoración de los profesores. Tales rememoraciones posibilitaron la producción de crónicas singulares de los profesores, a la cual la modernidad capitalista (BENJAMIN, 2007; GIDDENS, 1991) ha buscado silenciar, como también borrar las singularidades de los sujetos. En este sentido, se parte de las experiencias vividas de los profesores, siguiendo la perspectiva de la racionalidad estética (MATTOS, 1989; GALZERANI, 2008, 2013), y se buscan brechas para operar a contrapelo de los modelos racionalistas instrumentales (CONTRERAS, 1994) de formación docente. <![CDATA[Estado do conhecimento: a Educação Profissional em situações de restrição de liberdade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092019000200716&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este trabalho busca analisar o panorama das produções científicas nos programas de Pós-Graduação stricto sensu, no que diz respeito à Educação Profissional no espaço prisional. Focalizando o ensino profissionalizante sob o prisma da ressocialização, procedemos a levantamento de teses e de dissertações sobre o tema, utilizando como fonte a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Constatamos que a temática da Educação Profissional no sistema penitenciário foi pouco explorada, principalmente em cursos de Doutorado. Desta feita, ainda há muito a ser pesquisado, notadamente se considerada a complexidade da questão, o aumento vertiginoso do encarceramento vivenciado pelo país nas duas últimas décadas e o potencial emancipador que o ensino profissionalizante apresenta para as pessoas em situação de restrição de liberdade.<hr/>Abstract: This work seeks to analyze the panorama of scientific productions in the stricto sensu graduate programs, regarding professional education in prison spaces. Focusing on professional education under the scope of resocialization, we proceeded to the survey of theses and dissertations on the subject, using as source the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD). We found that the issue of professional education in the prison system has been little explored, especially in doctoral courses. Thus, there is still much to be researched, especially considering the complexity of the issue, the vertiginous increase of incarcerations within the country in the last two decades and the emancipatory potential that the professional education presents for people in a situation of restriction of freedom.<hr/>Resumen: Este trabajo busca analizar el panorama de las producciones científicas en los programas de posgraduación stricto sensu, en lo que respecta a la educación profesional en el espacio carcelario. Enfocando la enseñanza profesional bajo el prisma de la resocialización, procedemos al levantamiento de tesis y de disertaciones sobre el tema, utilizando como fuente la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD). Constatamos que la temática de la educación profesional en el sistema carcelario fue poco explorada, principalmente en cursos de Doctorado. De esta manera, aún hay mucho a ser investigado, especialmente si se considera la complejidad de la cuestión, el aumento vertiginoso del encarcelamiento vivido por el país en las últimas dos décadas y el potencial emancipador que la enseñanza profesional presenta para las personas en situación de restricción de libertad. <![CDATA[FERNÁNDEZ FASTUCA, Lorena. Pedagogía de la formación doctoral. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Editorial Teseo; Universidad Abierta Interamericana, 2018. 238 p.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092019000200736&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este trabalho busca analisar o panorama das produções científicas nos programas de Pós-Graduação stricto sensu, no que diz respeito à Educação Profissional no espaço prisional. Focalizando o ensino profissionalizante sob o prisma da ressocialização, procedemos a levantamento de teses e de dissertações sobre o tema, utilizando como fonte a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Constatamos que a temática da Educação Profissional no sistema penitenciário foi pouco explorada, principalmente em cursos de Doutorado. Desta feita, ainda há muito a ser pesquisado, notadamente se considerada a complexidade da questão, o aumento vertiginoso do encarceramento vivenciado pelo país nas duas últimas décadas e o potencial emancipador que o ensino profissionalizante apresenta para as pessoas em situação de restrição de liberdade.<hr/>Abstract: This work seeks to analyze the panorama of scientific productions in the stricto sensu graduate programs, regarding professional education in prison spaces. Focusing on professional education under the scope of resocialization, we proceeded to the survey of theses and dissertations on the subject, using as source the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD). We found that the issue of professional education in the prison system has been little explored, especially in doctoral courses. Thus, there is still much to be researched, especially considering the complexity of the issue, the vertiginous increase of incarcerations within the country in the last two decades and the emancipatory potential that the professional education presents for people in a situation of restriction of freedom.<hr/>Resumen: Este trabajo busca analizar el panorama de las producciones científicas en los programas de posgraduación stricto sensu, en lo que respecta a la educación profesional en el espacio carcelario. Enfocando la enseñanza profesional bajo el prisma de la resocialización, procedemos al levantamiento de tesis y de disertaciones sobre el tema, utilizando como fuente la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD). Constatamos que la temática de la educación profesional en el sistema carcelario fue poco explorada, principalmente en cursos de Doctorado. De esta manera, aún hay mucho a ser investigado, especialmente si se considera la complejidad de la cuestión, el aumento vertiginoso del encarcelamiento vivido por el país en las últimas dos décadas y el potencial emancipador que la enseñanza profesional presenta para las personas en situación de restricción de libertad. <![CDATA[Criação e consolidação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (1993-2010)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092019000200744&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O objetivo principal deste artigo é descrever e explicar a história do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado/Doutorado) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGE/UEPG). Circunscreve-se aos anos de criação do Mestrado (1993) e do Doutorado (2010), privilegiando a reconstituição de alguns aspectos da criação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, do Mestrado em Educação e do processo de consolidação do PPGE que culminou no curso de Doutorado em Educação. A partir de um conjunto de fontes históricas, da produção acadêmica e dos conceitos de campo e habitus de Bourdieu, busca-se explicitar as ações da comunidade acadêmica da UEPG que resultaram na constituição do PPGE, levando em consideração que essas iniciativas estavam associadas ao contexto das políticas de expansão dos cursos de Pós-Graduação em Educação no Brasil.<hr/>Abstract: The main objective of this paper is to describe and explain the history of the Graduate Program in Education (Master’s/Doctorate) of the State University of Ponta Grossa (Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG). Circumscribed to the years of creation of the Master’s (1993) and Doctoral (2010), favoring the reconstitution of some aspects of the creation of the Council of Teaching, Research and Extension (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE), Pro-Rectory of Research and Graduate studies of the Master’s in Education and the process of consolidation of the Graduate Program in Education that culminated in the PhD in Education. From a set of historical sources, from the academic production and Bourdieu’s concepts of field and habitus, we seek to make explicit the actions of the academic community of the UEPG that resulted in the constitution of the Graduate Program in Education, taking into consideration that these initiatives were associated to the context of the policies of expansion of the graduate courses in Education in Brazil.<hr/>Resumen: El objetivo principal de este artículo es describir y explicar la historia del Programa de Postgrado en Educación (Maestría / Doctorado) de la Universidad Estatal de Ponta Grossa (Universidade Estadual de Ponta Grossa - PPGE/UEPG). Se circunscribe a los años de creación de la Maestría (1993) y del Doctorado (2010), privilegiando la reconstitución de algunos aspectos de la creación del Consejo de Enseñanza, Investigación y Extensión (CEPE), de la Pro-Rectoría de investigación y Postgrado de la Maestría en Educación y del proceso de consolidación del PPGE que culminó en el curso de Doctorado en Educación. A partir de un conjunto de fuentes históricas, de la producción académica y de los conceptos de campo y habitus de Bourdieu, se busca explicar las acciones de la comunidad académica de la UEPG que resultaron en la constitución del PPGE, teniendo en cuenta que esas iniciativas estaban asociadas al contexto de las políticas de expansión de los cursos de Postgrado en Educación en Brasil. <![CDATA[Edição comemorativa dos 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG (1994-2019)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092019000200768&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O objetivo principal deste artigo é descrever e explicar a história do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado/Doutorado) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGE/UEPG). Circunscreve-se aos anos de criação do Mestrado (1993) e do Doutorado (2010), privilegiando a reconstituição de alguns aspectos da criação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, do Mestrado em Educação e do processo de consolidação do PPGE que culminou no curso de Doutorado em Educação. A partir de um conjunto de fontes históricas, da produção acadêmica e dos conceitos de campo e habitus de Bourdieu, busca-se explicitar as ações da comunidade acadêmica da UEPG que resultaram na constituição do PPGE, levando em consideração que essas iniciativas estavam associadas ao contexto das políticas de expansão dos cursos de Pós-Graduação em Educação no Brasil.<hr/>Abstract: The main objective of this paper is to describe and explain the history of the Graduate Program in Education (Master’s/Doctorate) of the State University of Ponta Grossa (Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG). Circumscribed to the years of creation of the Master’s (1993) and Doctoral (2010), favoring the reconstitution of some aspects of the creation of the Council of Teaching, Research and Extension (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE), Pro-Rectory of Research and Graduate studies of the Master’s in Education and the process of consolidation of the Graduate Program in Education that culminated in the PhD in Education. From a set of historical sources, from the academic production and Bourdieu’s concepts of field and habitus, we seek to make explicit the actions of the academic community of the UEPG that resulted in the constitution of the Graduate Program in Education, taking into consideration that these initiatives were associated to the context of the policies of expansion of the graduate courses in Education in Brazil.<hr/>Resumen: El objetivo principal de este artículo es describir y explicar la historia del Programa de Postgrado en Educación (Maestría / Doctorado) de la Universidad Estatal de Ponta Grossa (Universidade Estadual de Ponta Grossa - PPGE/UEPG). Se circunscribe a los años de creación de la Maestría (1993) y del Doctorado (2010), privilegiando la reconstitución de algunos aspectos de la creación del Consejo de Enseñanza, Investigación y Extensión (CEPE), de la Pro-Rectoría de investigación y Postgrado de la Maestría en Educación y del proceso de consolidación del PPGE que culminó en el curso de Doctorado en Educación. A partir de un conjunto de fuentes históricas, de la producción académica y de los conceptos de campo y habitus de Bourdieu, se busca explicar las acciones de la comunidad académica de la UEPG que resultaron en la constitución del PPGE, teniendo en cuenta que esas iniciativas estaban asociadas al contexto de las políticas de expansión de los cursos de Postgrado en Educación en Brasil.