Scielo RSS <![CDATA[Linhas Críticas]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-043120110002&lang=es vol. 17 num. 33 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312011000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Educação especial inclusiva]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312011000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Inclusão e qualidade de vida na educação do alunado com deficiência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312011000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste trabalho consiste em realizar uma revisão teórica e crítica da aplicação dos conceitos de inclusão e qualidade de vida no âmbito da educação de pessoas com deficiência, como agentes de mudança. Para este fim, apresenta-se, resumidamente, a evolução da situação e os princípios educacionais na Espanha nos últimos anos. Em seguida são abordadas evidências sobre os progressos alcançados em matéria de educação inclusiva no país, bem como os paradoxos e os problemas encontrados na sua implementação pelos principais agentes implicados: alunos e alunas com deficiência, familiares e profissionais. Tais evidências ressaltam a necessidade de relançar a aplicação da verdadeira e correta implementação do processo inclusivo. Finalmente, defende-se o modelo de qualidade de vida como agente de mudança e inovação no âmbito escolar.<hr/>The aim of this paper is to present a theoretical and critical review of the concepts of inclusion and quality of life in the ambit of education for people with disabilities. For that purpose, we will start by briefly presenting the evolution of the situation and the educational principles in Spain during the last years. Next, we will provide evidence of the progress in inclusive education in our country, as well as the paradoxes and problems that have been recently found in its implementation by the different social agents involved in this process: students with disabilities, relatives and professionals. This evidence shows the need to relaunch the real and right implementation of the inclusive process. Finally, the “Quality of Life” model is suggested as an agent of change and innovation in the school.<hr/>El objetivo de este artículo consiste en realizar una revisión teórica y crítica acerca de la aplicación de los conceptos de inclusión y calidad de vida en el ámbito educativo de las personas con discapacidad como agentes de cambio. Para ello, se presenta brevemente la evolución de la situación y los principios educativos en España en los últimos años. A continuación, se aportan evidencias acerca de los avances en la inclusión educativa logrados en nuestro país así como las paradojas y problemas encontrados en su implementación por parte de los principales agentes implicados: alumnos y alumnas con discapacidad, familiares y profesionales. Tales evidencias ponen de manifiesto la necesidad de impulsar de nuevo la verdadera y correcta implementación del proceso inclusivo. Finalmente, se plantea el modelo de calidad de vida como agente de cambio e innovación en el ámbito escolar. <![CDATA[Adaptações tecnológicas para alunos com necessidades educativas especiais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312011000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es As inovações tecnológicas facilitam a comunicação, conectando as pessoas com os parceiros de um extremo a outro do planeta. Esta realidade oferece possibilidades que nos levam à adoção de novos padrões de colaboração em ambientes de ensino, pesquisa ou de interação social. Aliado a isso, é necessário atentar para o fato de que a tecnologia pode se tornar uma ferramenta pedagógica de formação e integração, mas, ao mesmo tempo, corre risco de ser um elemento de exclusão de um importante grupo: as pessoas que, por várias razões, têm necessidades diferentes de usá-los. Para evitar que isso aconteça, deve-se defender um design acessível e unir esforços para informar, educar e investigar, a fim de dispor de recursos que permitam e incentivem o uso das tecnologias da informação e comunicação por pessoas com deficiência ou capacidades diferenciadas.<hr/>Technological innovations facilitate communication by connecting people across the planet. This offers possibilities that lead us to the adoption of new collaboration parameters in teaching, research, and social interaction environments. In connection with this, one must heed the fact that technology can become a pedagogical tool for training and integration. However, at the same time it runs the risk of becoming an exclusion factor for an important group: people who, for various reasons, have different needs in using them. To prevent this from happening, an accessible design must be defended, and efforts must be joined in order to inform, educate and investigate, so that resources may be put into use that allow and encourage the use of information and communication technologies by people with special needs or differentiated capacities.<hr/>Las innovaciones tecnológicas facilitan la comunicación conectando a interlocutores de un extremo a otro del planeta. Esta realidad brinda posibilidades que nos conduce a la adopción de nuevos parámetros de colaboración ya sea en entornos de docencia, de investigación y/o de interacción social. Vinculado a lo anterior, merece poner atención sobre la realidad de que las tecnologías pueden cumplir el rol de instrumento pedagógico, formativo e integrador, pero que por su vez, existe el riesgo de que pueden ser un elemento de exclusión más para un importante colectivo: las personas que, por diferentes motivos, tienen necesidades diferentes para poder utilizarlas. Para evitar que esto suceda, debe propugnarse el Diseño Accesible y aunar esfuerzos para informar, sensibilizar e investigar con la finalidad de disponer de recursos que permitan y favorezcan el uso de las tecnologías de la información y comunicación para las personas con capacidades diferentes. <![CDATA[A formação do pedagogo para o trabalho no contexto hospitalar: a experiência da Faculdade de Educação da UnB]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312011000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo apresenta a experiência do curso de pedagogia da Universidade de Brasília, cuja estrutura oportuniza aos alunos e alunas espaços curriculares para aprofundamento de estudos na área da pedagogia hospitalar e o atendimento a crianças e jovens hospitalizados. Aborda questões relacionadas às competências e habilidades necessárias aos professores de classes hospitalares bem como a necessidade de formação técnico-científica para a prática pedagógico-educacional enquanto membro da equipe multidisciplinar no hospital. Conclui que existem conhecimentos específicos indispensáveis ao trabalho pedagógico no hospital, que devem ser considerados nos cursos de formação de professores em nível de graduação e pós-graduação. Por fim, considera a universidade como o ambiente apropriado para a formação desses profissionais.<hr/>This article presents the experience of the Pedagogy Course of the University of Brasilia, whose structure offers curricular spaces to students interested in deepening their studies in the area of Hospital Pedagogy and the care for hospitalized children and youth. It addresses issues related to skills and abilities required for the teacher of Hospital Classes and the need for technical and scientific training, for the teaching and educational practice as a member of a multidisciplinary team at a hospital. Finally, it considers the University as the ideal environment for the training of such professionals.<hr/>Este artículo presenta la experiencia del curso de pedagogía de la Universidad de Brasília, cuya estructura brinda la posibilidad a alumnos y alumnas espacios curriculares para la profundización de estudios en el área de la pedagogía hospitalaria para la atención a niños y jóvenes hospitalizados. Aborda cuestiones relacionadas a las competencias y habilidades exigidas al profesor de clases hospitalarias y la necesidad de formación técnico-científica para la práctica pedagógico-educacional como miembro del equipo multidisciplinario en el hospital. Concluye que existen conocimientos específicos indispensables para el profesor en el trabajo pedagógico del hospital, que deben ser considerados en los cursos de formación de profesores de grado y post grado. Al final, considera la universidad como el ambiente apropiado para la formación de este profesional. <![CDATA[Inclusão escolar de sujeitos com deficiência visual na rede regular de ensino brasileira: revisão sistemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312011000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es A revisão sistemática é um importante processo metodológico que faz a síntese dos estudos acerca de determinado tema, bem como mostra as lacunas para possíveis investigações. O presente estudo teve como objetivo revisar a literatura sobre estudos na área da inclusão de sujeitos com deficiência visual na rede regular de ensino brasileira. Foram utilizados descritores em língua portuguesa: “inclusão na educação”, “educação inclusiva”, “deficiência visual”, “deficientes da visão”, “educação dos cegos”, e encontradas 452 publicações em bases de dados eletrônicas, lista de referências e comunicação pessoal. Após avaliação, 11 estudos preencheram os critérios de inclusão. A revisão revelou: um reduzido número de artigos que discute metodologias de ensino e estudos experimentais; predominância de estudos de caso e descritivos, com ênfase na mostra dos serviços e percepção dos profissionais; inúmeras variáveis passíveis de futuras investigações; e maior concentração de pesquisas sobre políticas públicas de inclusão na região sudeste do Brasil.<hr/>Systematic review is an important methodological process that summarizes studies on a particular theme, and shows the gaps for possible investigations. In this sense, the purpose of this study is to analyze, by means of a systematic review, the literature on studies in the area of inclusion of persons with visual impairment in mainstream education in Brazil. The key-words were: "inclusion in education", "inclusive education", "visual impairment", "visually impaired", "education of the blind." Four-hundred and fifty-two publications were found, in electronic databases, reference lists and personal communication. After evaluation of the studies, eleven fulfilled the criteria for inclusion in this systematic review. The systematic revealed: a reduced number of articles discussing teaching methodologies and experimental studies; the predominance of descriptive studies and case studies, with an emphasis on describing services and the perception of professionals; numerous variables that merit future investigations; lastly this review showed that the majority of studies on inclusion policies focused on southeastern Brazil.<hr/>La revisión sistemática es un importante proceso metodológico que hace una síntesis de los estudios alrededor de determinado tema, como también apunta carencias para posibles investigaciones. El presente estudio tuvo como objetivo revisar la literatura sobre estudios en el área de inclusión de sujetos con deficiencia visual en la red regular de la enseñanza brasileña. Utilizamos descriptores en lengua portuguesa: “inclusión en la educación”, “educación inclusiva”, “deficiencia visual”, “deficientes de la visión”, “educación de ciegos”; encontramos 452 publicaciones, en bases de datos electrónicos, lista de referencias y comunicación personal. Después de la evaluación, 11estudios rellenaron los criterios de inclusión. La revisión reveló: un reducido número de artículos que discuten metodologías de enseñanza y estudios experimentales; predominancia de estudios de caso y descriptivos, con énfasis en la muestra de las labores y percepción de los profesionales; innumerables variables que pueden llegar a ser futuras investigaciones; y mayor concentración de investigaciones sobre políticas públicas de inclusión en la región sudeste de Brasil. <![CDATA[Singularidades no processo de escrita de sujeitos em estruturação psicótica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312011000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo tem como objetivo apresentar singularidades no processo de escrita de sujeitos em estruturação psicótica, percebidas a partir das interrogações construídas na observação, acompanhamento e análise das produções escritas de sujeitos que participaram de pesquisa acadêmica coordenada pelas autoras. O texto apresenta questões e, a partir de uma abordagem ética inclusiva e psicanalítica, traz as produções escritas nos trabalhos dos sujeitos acompanhados, as quais são teoricamente categorizadas; Jacques Lacan é um dos principais autores que alicerçam a análise teórica.<hr/>This article aims to present some peculiarities of the writing process in subjects with a psychotic structure, perceived through questions based on observation, monitoring and analysis of the written productions of individuals who participated in the academic research coordinated by the authors. The paper presents some issues and, based on an inclusive, ethical and psychoanalytic approach, brings forth the theoretically categorized written productions in the works of the individuals monitored. One of the main authors underpinning the theoretical analysis is Jacques Lacan.<hr/>Este artículo tiene como objetivo presentar algunas peculiaridades en el proceso de escritura de los sujetos en estructuración psicótica, compiladas a partir de las preguntas basadas en la observación, seguimiento y análisis de las producciones escritas de los individuos en la investigación académica coordinada por los autores. El documento presenta algunas cuestiones y, desde una ética inclusiva y psicoanalítica, trae producciones teóricamente clasificadas y ejemplificadas con el trabajo de los individuos acompañados. Jacques Lacan es uno de los principales autores que sustentan el análisis teórico. <![CDATA[Currículo e diversidade: os desafios da inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312011000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho registra aspectos de uma pesquisa que objetivou analisar o currículo de uma escola municipal, situada na cidade de Natal/RN, com vistas à inclusão de alunos com deficiência intelectual. Com base num estudo de caso, apresentamos algumas reflexões acerca das concepções de currículo escolar, sob a ótica da inclusão escolar. Assim, destacamos a compreensão das professoras, coordenadoras e gestora sobre a inserção dessa temática no projeto político-pedagógico, a concepção de currículo, bem como as diretrizes curriculares expressas no projeto político pedagógico. Constatamos que as diretrizes curriculares expressam uma visão ampla de currículo e são desconhecidas pelos profissionais da instituição de ensino.<hr/>This paper reports aspects of a study aimed at analyzing the curriculum of a public school, under the administration of the municipality, in the city of Natal/RN, with the purpose of verifying if the curriculum has aspects of inclusion for students with intellectual disabilities. Based on a case study, we present some reflections on the conceptions of the curriculum, from the perspective of school inclusion. For this end, we emphasize the understanding of teachers, coordinators and the principal about the insertion of this theme in the pedagogicalpolicy project and the conception of the curriculum, as well as the curriculum guidelines, as expressed in the pedagogical-policy project. We found that the official curriculum guidelines express a broad vision of the curriculum, but are unknown to the professionals of the educational institution.<hr/>Este trabajo reporta a los aspectos de un estudio que tuvo como objetivo analizar el plan de estudios de una escuela municipal, ubicada en Natal/RN, con miras a la inclusión de alumnos con discapacidad intelectual. Basado en un estudio de caso, se presentan algunas reflexiones sobre las concepciones del plan de estudios desde la perspectiva de la inclusión escolar. Por lo tanto, hacemos destaque en la comprensión de los profesores, coordinadores y administradores, en la inclusión de esta cuestión en el proyecto político-pedagógico, el diseño del plan de estudios y lineamientos curriculares expresados en el proyecto político pedagógico. Tomamos nota de que los lineamientos curriculares expresan una visión amplia del currículo y son ignorados por la institución de educación profesional. <![CDATA[Acessibilidade para pessoas com deficiência visual no Moodle.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312011000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Uma experiência de trabalho pedagógico é utilizada para descrição da construção de acessibilidade em Ambiente Virtual de Aprendizagem-AVA para pessoas com deficiência visual. Três aspectos são priorizados: descrição textual das imagens e tabelas; organização das informações; configuração específica do editor de textos do MOODLE para utilização de softwares leitores de tela. Concluímos indicando que o valor da experiência educacional, tanto em seu aspecto inclusivo quanto no uso de tecnologias na educação, está nos desafios que nos permitiram fazer avançar nossa compreensão sobre a relação sujeito/ensino-aprendizagem/conhecimento em novas formas de vivências educacionais.<hr/>An educational work experience is used to describe how a Virtual Learning Environment, the Moodle, was made accessible for the visually impaired. Three aspects are emphasized: textual description of images and tables; organization of the information, and the specific configuration of Moodle’s text editor for the use of screen reading software. We conclude by pointing out that the main value of the educational process, in both its aspects of inclusion and technology use, is in the challenges that allowed us to advance in our understanding of the relationship among subjects/teaching and learning/knowledge in new types of educational experiences.<hr/>Una experiencia de trabajo pedagógico es utilizada para describir la construcción de la accesibilidad en un Ambiente Virtual de Aprendizaje - AVA para una maestra con discapacidad visual. Tres aspectos son abordados: a) la descripción textual de las imágenes y tablas; b) la organización de las informaciones; c) la configuración específica del editor de textos del MOODLE para la utilización del software leedor de pantallas. Se concluye indicando que el valor de la experiencia educacional, tanto en su aspecto inclusivo como en el uso de las nuevas tecnologías en la educación, está en los desafíos que nos han traído y que nos permiten avanzar nuestra comprensión sobre la relación sujeto/enseñanza-aprendizaje/conocimiento, en nuevas formas de vivencias educacionales. <![CDATA[Surdez e família: facetas das relações parentais no cotidiano comunicativo bilíngüe]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312011000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Esse artigo aborda a dinâmica familiar que envolve as diferenças no fluxo interativo entre filhos surdos e pais ouvintes e os aspectos educacionais presentes nesse contexto. Ressalta também as dimensões da subjetividade dos responsáveis ou representantes familiares. A metodologia empregada foi de caráter qualitativo, com a participação de dezoito familiares, que discutiram temas como: comunicação e linguagem, Libras e implante coclear. As categorias encontradas foram: Resistência/Negação da surdez; Culpa/Responsabilidade pela surdez e Presença/Ausência da Língua de sinais na família. Pode-se concluir que programas de enfoque psicoeducacional, envolvendo experiências familiares, devem ser considerados prioritários na condução das políticas públicas, pois promovem a ressignificação de vivências, resultando no melhor desenvolvimento da criança.<hr/>This article focuses on the familial dynamics of interactions between deaf children and hearing parents, as affected by the difference between them, and the educational aspects in this context. Emphasis is also placed on the subjectivities of the guardians or representatives of the families. A qualitative methodology was used, with the participation of eighteen family members, who discussed subjects such as: communication and language, sign language, and cochlear implants. The categories found were: resistance/denial of deafness; guilt/responsibility for deafness, and presence/absence of sign language in the family. It can be concluded that programs with a psycho-educational focus, involving familial experiences, should be considered priorities in the conduction of public policies, for they promote the re-signification of experiences, resulting in better development of the child.<hr/>Este artículo presenta una dinámica familiar que trata de las diferencias en el flujo interactivo entre hijos sordos y padres oyentes y los aspectos educacionales presentes en este contexto. Se resalta también las dimensiones de la subjetividad de los responsables o representantes de la familia. La metodología aplicada fue de carácter cualitativo con la participación de dieciocho familiares, que han discutido temas como comunicación y lenguaje, lengua brasileña de señas y el implante coclear. Las categorías de esta investigación fueron: Resistencia/Negación de la sordera; Culpa/Responsabilidad por la sordera y Presencia/Ausencia de la lengua de señas en la familia. Se puede concluir que programas psicoeducativos que tienen enfoque en las experiencias con las familias deben conducir las políticas públicas y tienen que ser una prioridad pues promueven nuevos significados de las experiencias haciendo con que los niños logren mejor desarrollo. <![CDATA[O impacto das políticas públicas de escolarização de alunos com deficiência: uma análise dos indicadores sociais no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312011000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es O trabalho analisa os dados oficiais de matrícula em educação especial tomando por base as Sinopses Estatísticas da Educação Básica realizadas e divulgadas pelo INEP no período 1997-2006. A análise foi feita a partir do cotejamento dos dados de matrícula em Educação Especial. Constatou-se a ampliação do número de matrículas em educação especial no sistema regular, principalmente classes sem apoio especializado; a ampliação de matrículas em instituições especiais e redução em classes especiais; o baixo número de matrículas na educação infantil e no ensino médio; e o aumento significativo do número de matrículas de alunos com deficiência visual, auditiva, mental e física no sistema regular de ensino.<hr/>This paper analyzes the official data on enrollments in special education courses, based on the Sinopses Estatísticas da Educação Básica (Statistical Synopis of Basic Education) conducted and divulged by INEP (National Institute of Educational Studies) in the 1997-2006 period. The analysis was conducted based on collating the data. The following were noticed: an increase in the number of enrollments of special education students in the regular school system, especially in classes without specialized support; an increase of the number of enrollments in special institutions and a reduction in special classes; a low number of enrollments in early childhood education and secondary education; and a significant increase in the number of enrollments of students with visual, hearing, mental, and physical impairment in the regular educational system.<hr/>El estudio analiza los datos de registro oficial en la educación especial basado en la Sinopsis Estadística de La Educación Básica realizados y publicados por el INEP en el período 1997-2006. El análisis se realizó a partir de la comparación mutua de los datos de inscripción en la educación especial. Se constató el aumento de la matrícula de educación especial en el sistema regular, sobre todo, clases sin apoyo especializado, la expansión de la matrícula en instituciones especiales y la reducción de las clases especiales, la baja matrícula en la educación infantil y educación secundaria y aumentar la matrícula importante de alumnos con discapacidades visuales, auditivas, mentales y físicos en el sistema educativo regular. <![CDATA[A nova regulação educacional e o trabalho docente na pós-graduação brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312011000200012&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto apresenta resultados de uma pesquisa que busca identificar as possíveis relações entre a nova regulação educacional e o trabalho docente na pós-graduação stricto sensu no Brasil. O Sistema CAPES de avaliação é central na pesquisa, buscando-se por meio da análise de documentos dessa agência e de revisão bibliográfica dos trabalhos apresentados nas últimas reuniões nacionais da ANPEd identificar as repercussões que o atual sistema de avaliação da pós-graduação está trazendo para o trabalho dos professores na pós-graduação. A intensificação do trabalho, o adoecimento e a disseminação do produtivismo acadêmico são algumas tendências que se consolidam em termos de mudanças na materialidade e subjetividade do trabalho docente.<hr/>This study presents the results of a literature and documental review aiming at identifying the possible relationships between the new educational regulations and faculty work in stricto sensu graduate programs in Brazil. This work focuses on CAPES’ (Coordination for the Improvement of Higher Level Personnel) evaluation system. Through an analysis of the documents of said research foundation and a literature review of the works presented at the last national meetings of ANPEd (National Association of Graduate Studies and Research in Education), the goal of this study was to identify the repercussions of the evaluation system of graduate courses on the faculty work in graduate programs. The results indicate that increased work, illnesses, and the dissemination of an academic emphasis on production are some of the trends that have consolidated as changes in the materiality and subjectivity of faculty work.<hr/>El documento presenta los resultados de una literatura que busca identificar y documentar los posibles vínculos entre la nueva regulación en los programas de educación y la enseñanza, los estudios de posgrado en Brasil. El sistema de evaluación de CAPES es el foco central de la investigación, buscando a través del análisis de los documentos de las agencias y de revisión de la literatura de los estudios presentados en las recientes reuniones nacionales que se ocupan de la cuestión ANPEd identificar los efectos que el actual sistema de evaluación de posgrado está trayendo a la labor de los docentes en programas de postgrado. Los resultados indican que la intensificación del trabajo, las enfermedades y la propagación de una cultura productivista académica son algunas de las tendencias que han ido consolidando en la actualidad en términos de cambios en la materialidad y subjetividad de la enseñanza en la universidad y su reconfiguración en la universidad. <![CDATA[O princípio da indissociabilidade universitária: dificuldades e possibilidades de articulação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312011000200013&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente estudo teve por objetivo investigar e analisar as estratégias de articulação entre ensino, pesquisa e extensão promovidas por docentes de uma universidade pública brasileira. O estudo caracteriza-se como pesquisa qualitativa, de cunho exploratório-descritivo. Os resultados apontam que a indissociabilidade pode ser fortalecida por meio do desenvolvimento de pesquisas pautadas pela articulação disciplinar, integração das unidades acadêmicas, instituições e sujeitos em diferentes processos de formação; aproximação dos temas de pesquisa com as disciplinas desenvolvidas na graduação; inserção de docentes na pós-graduação; desenvolvimento de projetos vinculados a Educação Básica, tais como PIBID, Novos Talentos, entre outros.<hr/>The goal of the present study is to investigate and analyze the strategies of articulation between teaching, research and continuing education promoted by the faculty of a Brazilian public university. This study is qualitative research, with exploratory and descriptive nature. The results demonstrate that indissolubility can be strengthened by conducting research ruled by disciplinary articulation; integration of academic units, of institutions and of subjects in different formation processes; drawing research themes closer to disciplines developed in the undergraduate program; insertion of the faculty in the Graduate Program; and the development of projects connected to Basic Education, such as PIBID and Novos Talentos (New Talents), among others.<hr/>Este estudio tiene como objetivo investigar y analizar las estrategias de articulación entre enseñanza, investigación y extensión promovidas por docentes de una universidad pública brasileña. El estudio se caracteriza como investigación cualitativa, de cuño exploratorio-descriptivo. Los resultados apuntan que la indisociabilidad puede ser fortalecida por medio del desarrollo de investigaciones pautadas por la articulación de disciplinas, integración de las unidades académicas, instituciones y sujetos en diferentes procesos de formación; aproximación de temas de investigación con las disciplinas desarrolladas en la graduación; inserción de docentes en el posgrado y desarrollo de proyectos vinculados a la Educación Básica, tales como PIBID, Nuevos Talentos, entre otros. <![CDATA[Anísio Teixeira e a experiência reflexiva e projeto democrático: a atualidade de uma filosofia da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312011000200014&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente estudo teve por objetivo investigar e analisar as estratégias de articulação entre ensino, pesquisa e extensão promovidas por docentes de uma universidade pública brasileira. O estudo caracteriza-se como pesquisa qualitativa, de cunho exploratório-descritivo. Os resultados apontam que a indissociabilidade pode ser fortalecida por meio do desenvolvimento de pesquisas pautadas pela articulação disciplinar, integração das unidades acadêmicas, instituições e sujeitos em diferentes processos de formação; aproximação dos temas de pesquisa com as disciplinas desenvolvidas na graduação; inserção de docentes na pós-graduação; desenvolvimento de projetos vinculados a Educação Básica, tais como PIBID, Novos Talentos, entre outros.<hr/>The goal of the present study is to investigate and analyze the strategies of articulation between teaching, research and continuing education promoted by the faculty of a Brazilian public university. This study is qualitative research, with exploratory and descriptive nature. The results demonstrate that indissolubility can be strengthened by conducting research ruled by disciplinary articulation; integration of academic units, of institutions and of subjects in different formation processes; drawing research themes closer to disciplines developed in the undergraduate program; insertion of the faculty in the Graduate Program; and the development of projects connected to Basic Education, such as PIBID and Novos Talentos (New Talents), among others.<hr/>Este estudio tiene como objetivo investigar y analizar las estrategias de articulación entre enseñanza, investigación y extensión promovidas por docentes de una universidad pública brasileña. El estudio se caracteriza como investigación cualitativa, de cuño exploratorio-descriptivo. Los resultados apuntan que la indisociabilidad puede ser fortalecida por medio del desarrollo de investigaciones pautadas por la articulación de disciplinas, integración de las unidades académicas, instituciones y sujetos en diferentes procesos de formación; aproximación de temas de investigación con las disciplinas desarrolladas en la graduación; inserción de docentes en el posgrado y desarrollo de proyectos vinculados a la Educación Básica, tales como PIBID, Nuevos Talentos, entre otros.