Scielo RSS <![CDATA[Linhas Críticas]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-043120110003&lang=es vol. 17 num. 34 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312011000300001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Condições de trabalho e repercussões pessoais e profissionais dos envolvidos com a pós-graduação stricto sensu: balanço e perspectivas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312011000300002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Apesar das críticas ao sistema Capes, não se registram movimentos com potencial de abalá-lo. Manifestações diversas e pesquisa evidenciam que, a despeito de discordâncias, os envolvidos com a pós-graduação (PG) tudo fazem para (re)ingressar ou manter-se no sistema. Constatam-se prejuízos à produção e veiculação do conhecimento e às condições de vida/trabalho daqueles que atuam na PG. No entanto, uma espécie de naturalização parece estar garantindo a manutenção do modelo de avaliação e financiamento, caracterizado mais como uma política de estado do que de governo. Neste texto, além de tratar de algumas destas questões, destacamos avanços decorrentes da implementação desse sistema, bem como o aprofundamento de aspectos que deixam a desejar, em especial nas Ciências Humanas e Sociais.<hr/>Despite criticism of the Capes system, there is no evidence of anything capable of threatening it. Research and various discussions show that, in spite of the disagreements on the subject, those who are involved in graduate courses do everything possible to re-enter the system of remain in it. Losses have been perceived in the production and reporting of knowledge, and the living and work conditions of those involved in graduate courses. Nevertheless, it seems the evaluation and funding model, characterized more as a state than governmental policy, has somehow begun to be considered natural, what has been assuring its continuance. This paper, in addition to addressing some of these issues, highlights advances resulting from the implementation of this system, as well as the intensification of undesirable factors, particularly in the Social and Human Sciences.<hr/>A pesar de las críticas al Sistema Capes, no se registran movimientos con el potencial suficiente para debilitarlo. Evidencias de investigaciones confirman que, a pesar de las inconformidades, los involucrados con la pos-graduación (PG) hacen de todo para (re)ingresar o mantenerse en el Sistema. Asimismo, se constatan perjuicios en la producción and socialización del conocimiento y en las condiciones de vida and trabajo de los participantes en la PG. No obstante, una especie de naturalización parece estar garantizando el mantenimiento del sistema, caracterizado más como una política de estado que de gobierno. En este texto, además de analizar algunos de estos asuntos, destacamos los avances provenientes de la implementación de este sistema, así como profundizamos en los aspectos limitantes, en especial en las Ciencias Sociales y Humanas. <![CDATA[Formação de professores da educação básica: avanços e desafios das políticas recentes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312011000300003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente texto tem como objeto o Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR), no que diz respeito aos cursos de formação inicial. Realiza uma análise do referido plano buscando descrever e analisar sua implantação e implementação no estado de Mato Grosso do Sul e tendo como principais fontes os documentos oficiais de âmbito nacional, informações do site eletrônico que gerencia o processo de inscrição e seleção ao PARFOR - Plataforma Freire, dados disponibilizados pelas Instituições envolvidas no plano e pelo Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente em Mato Grosso do Sul.<hr/>This paper approaches the Brazilian teacher training plan (PARFOR), in what refers to initial training courses. It studies the plan, attempting to describe and analyze its implantation and implementation in the state of Mato Grosso do Sul. The main sources for this study are the official national-level documents, information from the website that manages the registration and selection process of the PARFOR - the Plataforma Freire, and information shared by the institutions involved in the plan and by the permanent Forum of support to teacher training of the state of Mato Grosso do Sul.<hr/>El presente texto tiene como objeto el Plan Nacional de Formación de Profesores (PARFOR), en lo que concierne a los cursos de formación inicial. Propone un análisis del referido plan y busca describir y estudiar su implantación e implementación en el estado de Mato Grosso do Sul teniendo como base principal los documentos oficiales de ámbito nacional, las informaciones del sitio electrónico que gestiona el proceso de inscripción y selección al PARFOR - Plataforma Freire, los datos disponibles por las instituciones involucradas en el plan así como también el Foro Permanente de Apoyo a la Formación Docente en Mato Grosso do Sul. <![CDATA[Educação em direitos humanos e promoção da igualdade racial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312011000300004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Esse artigo se propõe a discutir possíveis formas de articulação da Educação em Direitos Humanos no Brasil com políticas de promoção de igualdade étnico-racial. Para tal, discute pontos específicos do PNEDH, articulando com outras normativas importantes, em alguns casos o PNDH em suas diferentes versões, em outros com normativas específicas de promoção de igualdade racial, como o artigo 26A da LDB e a Carta de Durban. Conclui pela implantação de uma educação aberta para o diálogo constante sobre e com as diferenças e exercitando o diálogo permanente com movimentos sociais.<hr/>The aim of this article is to discuss possible ways of articulation between human rights education in Brazil and policies to promote ethnic and racial equality. To this end, we discuss specific points of the National Program on Human Rights Education (PNEDH), linking it with other major policies and some specific regulations for the promotion of racial equality, such as the article 26 of the Brazilian Education Act (LDB) and the Letter from Durban. The article concludes in support of the implementation of an education open to constant discussion about differences and in permanent dialogue with social movements.<hr/>Este artículo tiene como objetivo discutir posibles formas de articular la educación en derechos humanos en Brasil con políticas de promoción de la igualdad étnica y racial. Con este fin, se discute el Programa Nacional de Educación en Derechos Humanos (PNEDH) y su vinculación con el Programa Nacional de Derechos Humanos (PNDH) así como con algunas de las normas específicas para la promoción de la igualdad racial. Se llega a la conclusión sobre la necesidad de una educación abierta al diálogo sobre y con las diferencias, como también el ejercicio de un diálogo permanente con los movimientos sociales. <![CDATA[Ensino médio no Brasil: os desafios das políticas de garantia do direito a sua universalização]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312011000300005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto objetiva tratar dos desafios do ensino médio. São apresentados os aspectos políticos e econômicos concernentes à democratização do ensino médio com apresentação de dados do atendimento da escolaridade no Brasil. Debate ainda a função social do ensino médio tendo em vista as políticas educativas atualmente implantadas. Conclui-se que os avanços legais e a implantação de programas educacionais voltados para a expansão do ensino médio têm gerado resultados pífios, fazendo crer que a universalização do ensino do ensino médio continuará sendo um desafio de longo prazo de superação.<hr/>This paper aims at addressing the challenges of secondary education. It presents political and economic aspects relative to the democratization of secondary education, including data on the coverage of Brazilian schools. It also debates the social function of secondary school, in view of educational policies currently implemented. Finally, it concludes that legal advances and the implementation of educational programs aimed at the expansion of secondary education have generated poor results, suggesting that the universalization of secondary education will remain a long-term challenge to overcome.<hr/>Este texto tiene por objetivo tratar los desafíos de la enseñanza secundaria. Son presentados los aspectos políticos y económicos concernientes a la democratización de la enseñanza media, presentando datos de la atención escolar en Brasil. Debate también la función social de la enseñanza secundaria teniendo en consideración las políticas educativas actualmente implantadas. Se concluye que los avances legales y la implantación de programas educacionales volcados para la expansión de la enseñanza media han generado resultados mediocres, haciendo creer que la universalización de la enseñanza secundaria continuará siendo un desafío de superación a largo plazo. <![CDATA[A juventude na ótica de policiais: a negação do direito na aparência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312011000300006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa destinada a melhor estruturar os cursos sobre Juventude e Direitos Humanos aos membros do Batalhão Escolar da Polícia Militar do Distrito Federal, Brasil. O estudo, fundamentado na literatura sobre o comportamento policial e suas relações com a juventude, se baseia num questionário respondido por uma amostra não probabilística de 132 policiais militares, correspondente a 18,5% do citado Batalhão. Na visão dos policiais, o jovem é melhor caracterizado pela moda e aparência, assim como por características predominantemente negativas, entre outras a insegurança pessoal e social; a falta de perspectivas; ser transgressor/ousado; ser instável emocionalmente e egoísta. Estas percepções tenderam a ser mais ocorrentes em policiais de menor escolaridade e idade.<hr/>This paper presents the results of a research project, the main goal of which is to contribute for the improvement of courses on Youth and Human Rights offered to the members of the School Battalion of the Military Police in the federal capital of Brazil, Brasilia. This study is based on the literature on policemen’s behavior and their relationship with youth. A nonrandom sample of 132 policemen, or 18.5% of the universe, responded to a questionnaire. According to the most frequent replies, youth were best characterized by fashion and appearance, as well as by predominantly negative characteristics, such as social and personal insecurity, lack of perspectives, being transgressors/bold, and being emotionally unstable and selfish. These perceptions tended to be more frequent among younger and less educated officers.<hr/>Este trabajo muestra los resultados de una investigación que tiene como destino mejorar la estructura de los cursos de Juventud y Derechos Humanos que son impartidos a los miembros del Batallón Escolar de la Policía Militar del Distrito Federal, Brasil. El análisis tiene como base la literatura del comportamiento de la policía y sus relaciones con la juventud. Los cuestionarios fueron respondidos por una muestra no probabilística de 132 policías militares. Para los policías, el joven es caracterizado mejor por su apariencia y la moda, como también por características predominantemente negativas, entre ellas, la inseguridad personal y social, la falta de perspectivas, ser transgresor/inconsecuente, ser inestable emocionalmente y egoísta. Estas percepciones fueron más frecuentes entre los agentes con menor nivel de escolaridad y menos edad. <![CDATA[Empreendedorismo e gestão dos talentos na constituição dos universitários contemporâneos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312011000300007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo examina estratégias de constituição dos sujeitos universitários na contemporaneidade, procurando compreender os modos pelos quais seus talentos são produzidos e administrados nas tramas do novo capitalismo. Parte-se de uma pesquisa que analisou o caderno Vestibular, suplemento publicado pelo jornal Zero Hora (RS) e endereçado a estudantes em preparação para a universidade. Como resultado da investigação, abordam-se duas estratégias de governamento. A primeira refere-se à questão do empreendedorismo, que conduz a um jogo permanente de conquistas pessoais no mercado de trabalho. A segunda estratégia é a gestão dos talentos, que interpela os estudantes a movimentar seus talentos naturais em competências diferenciadas e inovadoras.<hr/>This paper examines strategies of constitution of university students in Contemporaneity, in an attempt to understand how their talents are produced and managed in the webs of new capitalism. The starting point of this work is a research project analyzing the supplement called “Vestibular”, which is published by Zero Hora newspaper (RS) and addressed to students who are preparing to enter the university. The investigation has led to the study of two governance strategies found in this material. The first one concerns entrepreneurship, which leads these individuals to a permanent game of personal achievements in the labor market. The second strategy is talent management, which causes students to mobilize their natural talents in differentiated, innovative competences.<hr/>El artículo examina estratégias de constitución de los sujetos universitarios en la Contemporaneidad, buscando comprender los modos por los cuales sus talentos son producidos y administrados en las tramas del nuevo capitalismo. Se parte de una investigación que analizó el suplemento Vestibular, publicado por el diario Zero Hora (RS) y enfocado a estudiantes en preparación para la universidad. Como resultado de la investigación, se abordan dos estrategias de gobierno. La primera se refiere a la cuestión del espiritu emprendedor, que conduce a un juego permanente de conquistas personales en el mercado laboral .La segunda estrategia es la gestión de los talentos, que instiga a los estudiantes a usar sus talentos naturales en competencias diferenciadas e innovadoras. <![CDATA[Alunos e professores no Orkut: a educação escolar na arena ciberespacial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312011000300008&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste artigo consiste em investigar as comunidades virtuais da Internet dedicadas à educação escolar. Assim, analisamos manifestações escritas de professores e alunos a fim de apreendermos as maneiras como os sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem percebem uns aos outros. As lucubrações são iluminadas por autores da Teoria Crítica como Theodor Adorno e Walter Benjamin, por meio da confluência do material coletado nas comunidades virtuais com temas como desorientação, fragmentação e semiformação na contemporaneidade e os seus reflexos na educação escolar brasileira.<hr/>This article aims at analyzing virtual communities about school education. Therefore, we scrutinize manifestations written by teachers and pupils in order to understand the ways in which people involved in the teaching-learning process perceive one another. Our lucubration is illuminated by Critical Theory authors such as Theodor Adorno and Walter Benjamin, by means of the confluence of the collected material in the virtual communities with topics like disorientation, fragmentation and half-formation in contemporaneity, and its reflections on Brazilian school education.<hr/>El objetivo de este trabajo es analizar las comunidades virtuales de Internet dedicadas a la educación escolar. Por lo tanto, se analizaron las declaraciones escritas de los profesores y los estudiantes con la intención de comprender las formas en que las personas involucradas en el proceso enseñanza-aprendizaje se perciben mutuamente. Las reflexiones son iluminadas por los autores de la teoría crítica, como Theodor Adorno y Walter Benjamin, por la confluencia de los materiales recogidos en las comunidades virtuales con temas tales como la desorientación y la fragmentación así como la semiformación en la sociedad contemporánea y sus reflejos en la educación escolar en Brasil. <![CDATA[Didática na pós-graduação: pesquisas e produções]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312011000300009&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo analisa as pesquisas e produções sobre didática desenvolvidas nos programas de pós-graduação em Educação em Minas Gerais pela identificação das dimensões e dos campos nos quais estão concentradas; e qualifica as publicações, mediante a identificação dos veículos utilizados para sua divulgação. Os resultados indicam que: a didática ocupa, em média, um terço das pesquisas e produções realizadas; as publicações em periódicos representam pouco mais de um sexto do total; os veículos de divulgação dessa produção são pouco expressivos; e há uma concentração de estudos teóricos sobre profissionalização e formação docente, em detrimento de indagações sobre as condições e os modos de intervenção e de efetivação das práticas pedagógicas.<hr/>This article analyses the research and productions about didactics developed in Graduate Course programs in the Brazilian state of Minas Gerais, by identifying the dimensions and fields in which they are concentrated. It also qualifies their publications, by classifying and analyzing the vehicles used for their dissemination. The results indicate that: didactics consumes, on average, one third of the research and productions; publications in periodicals represent just over one sixth of the total production; the vehicles for the dissemination of this production are scientifically and academically limited; and there is a high concentration of theoretical studies about professionalization and teacher training, in detriment of inquiries about conditions and modes of intervention, and effective teaching practices.<hr/>El artículo analiza las investigaciones y producciones sobre Didáctica desarrolladas en los Programas de Post-Graduación en Educación en Minas Gerais mediante la identificación de las dimensiones y de los campos en los cuales están centradas; también califica las publicaciones, mediante la identificación de los vehículos utilizados para su divulgación. Los resultados indican que: la Didáctica ocupa, en promedio, un tercio de las investigaciones y publicaciones realizadas; las publicaciones en periódicos representan poco más de un sexto del total de la producción; los vehículos de divulgación de esas producciones son poco expresivos; existencia de una concentración de estudios teóricos sobre profesionalización y formación docente, en detrimento de indagaciones sobre las condiciones y los modos de intervención y de efectivización de las prácticas pedagógicas. <![CDATA[A atualidade do livro didático como recurso curricular]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312011000300010&lng=es&nrm=iso&tlng=es É notável que a longa história do livro didático como um recurso educacional não afetou sua validade; pelo contrário, após a primeira década do século, o seu papel nos processos pedagógicos tende a aumentar, como acontece no sistema educacional chileno. Portanto, sua relevância como um recurso educacional e as complexas dimensões que envolvem a sua presença na sala de aula fazem com que seja um fenômeno de pesquisa e de reflexão de interesse renovado. Existem várias possíveis relações estabelecidas entre este recurso e o currículo, enquanto artefato cultural e pedagógico. Vê-se, à luz deste artigo, a partir de uma perspectiva crítica, o seu papel como um dispositivo que traduz o currículo oficial, como material didático para professores e uma fonte de aprendizagem para os alunos.<hr/>It is a remarkable fact that the long history of the school textbook as an educational resource hasn’t affected its validity. On the contrary, over the first decade of the XXI century, its relevance in the pedagogical processes tends to increase, as in case of the Chilean educational system. Therefore, it’s relevance as an educational resource and the complex dimensions implied by its presence in the classroom make of it a phenomenon of renewed interest for research and reflection. It is possible to establish many relationships between this resource and the curriculum, as a cultural and pedagogical artifact. It is viewed here from a critical perspective, in its roles as a device that translates the official curriculum, as a didactical material for teachers, and as a source of learning for students.<hr/>Resulta notable que la prolongada trayectoria del texto escolar como recurso educativo no haya afectado su vigencia y que, por lo contrario, transcurrida la primera década del siglo XXI su protagonismo en los procesos pedagógicos tienda a aumentar como ocurre en el sistema educacional chileno. Por lo tanto, su actualidad como recurso educativo y las complejas dimensiones que implica su presencia en las aulas escolares lo convierte en un fenómeno de investigación y de reflexión de renovado interés. Son varias las relaciones posibles de establecer entre este recurso y el currículo, en cuanto artefacto cultural y pedagógico. Se examina en este artículo, desde una perspectiva crítica, su rol como dispositivo que traduce el currículo prescripto, como material didáctico para el profesorado y como fuente de aprendizaje para los estudiantes. <![CDATA[A imagem como uma possibilidade de sensibilização na Educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312011000300011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Analisaremos, neste artigo, o uso da imagem como recurso educativo à sensibilização humana. Nós nos fundamentaremos em Hegel, em Aumont e Morin. Nossa construção teórico-metodológica será tecida com os fios da história social, pois ela nos permite compreender que as relações sociais constituem o fundamento da expressão artística. Por considerar a arte como parte constitutiva do fazer humano na sua totalidade - o sensível, o ético e o cognitivo-, observamos que a análise de imagens artísticas tornam o olhar da pessoa mais atento às representações e aos seus significados. É, pois, por acreditarmos que a imagem pode sensibilizar e possibilitar a conscientização do sujeito que a apontamos como fonte para a História e a História da Educação.<hr/>This paper examines the use of images as an educational resource towards human awareness, and is based on Hegel, Amount and Morin. Our theoretical-methodological construction touches on social history, which helps us to understand that social relations constitute the foundation of artistic expression. While considering art as a constituent part of the totality of human actions - the sensitive, ethical and cognitive aspects - we observed that the analysis of artistic images makes people look more attentively at representations and their meanings. As a source of analysis in History and History of Education, images can sensitize and enable awareness in people.<hr/>Analizaremos, en este artículo, el uso de la imagen como recurso educativo importante a la sensibilización humana. Nos fundamentaremos en Hegel, en Aumont y Morin. Nuestra construcción teórico-metodológica será tejida con los hilos de la historia social, pues ella nos permite comprender que las relaciones sociales constituyen el fundamento de la expresión artística. Por considerar el arte como parte constitutiva del quehacer humano en su totalidad - en lo sensible, lo ético y lo cognitivo -, observamos que el análisis de imágenes artísticas tornan la mirada de la persona más atenta a las representaciones y a sus significados. Es, pues, por creer que la imagen puede sensibilizar y posibilitar la concienciación del sujeto, que la apuntamos como fuente para la Historia y la historia de la Educación. <![CDATA[O poder mágico de conhecer e aprender]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312011000300012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Analisaremos, neste artigo, o uso da imagem como recurso educativo à sensibilização humana. Nós nos fundamentaremos em Hegel, em Aumont e Morin. Nossa construção teórico-metodológica será tecida com os fios da história social, pois ela nos permite compreender que as relações sociais constituem o fundamento da expressão artística. Por considerar a arte como parte constitutiva do fazer humano na sua totalidade - o sensível, o ético e o cognitivo-, observamos que a análise de imagens artísticas tornam o olhar da pessoa mais atento às representações e aos seus significados. É, pois, por acreditarmos que a imagem pode sensibilizar e possibilitar a conscientização do sujeito que a apontamos como fonte para a História e a História da Educação.<hr/>This paper examines the use of images as an educational resource towards human awareness, and is based on Hegel, Amount and Morin. Our theoretical-methodological construction touches on social history, which helps us to understand that social relations constitute the foundation of artistic expression. While considering art as a constituent part of the totality of human actions - the sensitive, ethical and cognitive aspects - we observed that the analysis of artistic images makes people look more attentively at representations and their meanings. As a source of analysis in History and History of Education, images can sensitize and enable awareness in people.<hr/>Analizaremos, en este artículo, el uso de la imagen como recurso educativo importante a la sensibilización humana. Nos fundamentaremos en Hegel, en Aumont y Morin. Nuestra construcción teórico-metodológica será tejida con los hilos de la historia social, pues ella nos permite comprender que las relaciones sociales constituyen el fundamento de la expresión artística. Por considerar el arte como parte constitutiva del quehacer humano en su totalidad - en lo sensible, lo ético y lo cognitivo -, observamos que el análisis de imágenes artísticas tornan la mirada de la persona más atenta a las representaciones y a sus significados. Es, pues, por creer que la imagen puede sensibilizar y posibilitar la concienciación del sujeto, que la apuntamos como fuente para la Historia y la historia de la Educación.