Scielo RSS <![CDATA[Linhas Críticas]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-043120120001&lang=es vol. 18 num. 35 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312012000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Desafios e perspectivas dos ensinos de ciências e de matemática na educação brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312012000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Viagens pelo campo virtual: aprendendo além dos muros da sala de aula]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312012000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo fornece uma visão geral acerca de uma abordagem holística destinada a envolver os alunos em processos de leitura e escrita, enquanto envolvidos com um tema científico. Recentes avanços no campo da tecnologia e do acesso à Internet abriram uma infinidade de recursos nunca antes disponíveis para professores e alunos. Muitos destes, incluindo viagens de campo virtual, podem ser usados para estimular o interesse e motivar os alunos a selecionarem os seus próprios tópicos de interesse e orientarem pesquisas, leituras e aprendizagens (Scott, 2007). Este artigo apresenta um relato sobre a exploração e o uso de viagens de campo virtuais como uma forma de envolver os alunos em atividades de pesquisa, escrita e compartilhamento de conhecimentos, em desenvolvimento, sobre o ciclo de vida de águias. O local de nidificação das águias em Decorah, Iowa, forneceu o local para a viagem de campo virtual que está sendo relatado.<hr/>This paper provides an overview of a holistic approach to engaging students in the reading and writing processes while engaged with a science topic. Recent advances in technology and internet access have opened up a multitude of resources never before available to teachers and students. Many of these, including Virtual Field Trips can be used to stimulate interest and motivate students to select their own topics of interest and self direct their own research, reading, and learning (Scott, 2007). This paper presents the exploration and use of Virtual Field Trips as a means of engaging students in researching, writing, and sharing with others their developing knowledge on the lifecycle of an eagle. The nesting site of the eagles in Decorah, Iowa provides the location for the Virtual Field Trip being reported on.<hr/>Este artículo ofrece una visión general acerca de un abordaje holístico destinado a involucrar alunos en procesos de lectura y escritura, mientras estaban implicados en un tema científico. Recientes avances en el campo tecnológico y de acceso a Internet abrieron una infinidad de recursos nunca antes disponibles para professores y alumnos. Muchos de estos avances, incluyendo viajes de campo virtual, pueden ser usados para estimular el interés y motivar a los alumnos para selecionar sus propios tópicos de interés y orientar investigaciones, lecturas y aprendizajes (Scott, 2007). Este artículo presenta un relato sobre la explotación y uso de viajes de campo virtuales como forma de involucrar a los alunos en actividades de investigación, escritura e intercambio de sus conocimientos en el desarrollo del ciclo de vida de águilas. El local donde nidifican las águilas es en Decorah, Iowa, ofreciendo el local para el viaje de campo virtual que está siendo relatado. <![CDATA[A criatividade e as situações didáticas no ensino e aprendizagem da matemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312012000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo propõe uma articulação entre a Perspectiva de Sistemas para o estudo da criatividade, de Csikszentmihalyi, e a Teoria das Situações Didáticas, no campo da matemática, de Brousseau. Consideramos que a articulação das duas teorias possibilita o estudo da criatividade no processo de ensino e aprendizagem da matemática, na medida em que nos permite compreender a ação dos sujeitos, nas situações de aprendizagem, considerando fatores contextuais. Csikszentmihalyi (1988, 1996, 1999a, 1999b), no estudo da criatividade, e Brousseau (1996a, 2008), no estudo das situações didáticas, integram a ação do sujeito (trabalho do aluno), com o domínio (a situação didática na matemática) e o campo (ação do professor).<hr/>This article proposes an articulation between Csikszentmihalyi’s Systems Perspective to the study of creativity and Brousseau’s Theory of Didactical Situations in the field of mathematics. We believe that the articulation of the two theories enables the study of creativity in the process of teaching and learning mathematics as it allows us to understand the action of subjects in learning situations, considering contextual factors. Csikszentmihalyi (1988, 1996, 1999a, 1999b), in the study of creativity, and Brousseau (1996a, 2008), in the study of didactical situations, integrate the subject’s action (the student’s work) with the domain (the didactic situation in mathematics) and the field (the teacher’s action).<hr/>Este artículo propone una articulación entre la Perspectiva de Sistemas para el estudio de la creatividad de Csikszentmihalyi y la Teoría de las Situaciones Didácticas en el campo de la matemática de Brousseau. Consideramos que la articulación de las dos teorías posibilita el estudio de la creatividad en el proceso de enseñanza y aprendizaje de las matemáticas, a medida que nos permite comprender la acción de sujetos, en las situaciones de aprendizaje, considerando factores contextuales. Csikszentmihalyi (1988, 1996, 1999a, 1999b) en el estudio de la creatividad, y Brousseau (1996, 2008) en el estudio de las situaciones didácticas integran la acción del sujeto (trabajo del alumno), como el dominio (la situación en la matemática) y el campo (acción del profesor). <![CDATA[A pesquisa de intervenção psicopedagógica: evidências sobre o ensinar e aprender matemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312012000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Adotamos a pesquisa de intervenção psicopedagógica de Fávero (2001a, 2005a) focando os fracionários, os racionais e as competências mediacionais. Trabalhamos com uma estudante do ensino fundamental e graduandos em matemática e pedagogia, em sessões de intervenção articulando: avaliação das competências e dificuldades, planejamento e avaliação da natureza das mediações, ações e notações. A intervenção psicopedagógica engendrou a construção de conceitos e a tomada de consciência das práticas mediacionais. Discutimos sua pertinência na compreensão da mediação, da notação e implicações para a matemática da educação básica e avaliação; as Diretrizes Curriculares das licenciaturas em matemática e pedagogia; a pesquisa na formação de professores.<hr/>We have adopted Fávero’s psycho-pedagogic intervention research (2001ª, 2005ª) focusing on fractional numbers, rational numbers, and meditational competencies. We worked with an elementary school student and undergraduate mathematics and education students in intervention sessions, articulating: the evaluation of competencies and difficulties, planning and evaluation of the nature of mediations, and actions and notations. Psycho-pedagogic intervention engendered the construction of concepts and the awareness of mediation practices. We discuss its relevance in the understanding of mediation and notation, and its implications in elementary education mathematics and evaluation; the curricular guidelines for mathematics and education teacher training undergraduate courses; and research in the context of teacher training.<hr/>Adoptamos la investigación de intervención psicopedagógica Fávero (2001a, 2005a) enfocando los fraccionarios, los racionales y las competencias mediacionales. Trabajamos con una estudiante de educación básica y estudiantes de matemáticas y pedagogía en sesiones de intervención articulando: evaluación de las competencias y dificultades, planificación y evaluación de la naturaleza de las mediaciones, acciones y notaciones. La intervención psicopedagógica engendró la construcción de conceptos y la concientización de las prácticas mediacionales. Discutimos su pertinencia en la comprensión de la mediación, de la notación e implicaciones para las matemáticas de la educación primaria y evaluación; las Directrices Curriculares de las Licenciaturas en Matemáticas y Pedagogía; la investigación en la formación de profesores. <![CDATA[A educação científica da criança: contribuições da teoria do ensino desenvolvimental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312012000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo propõe uma reflexão sobre os principais conceitos da teoria da atividade e do ensino desenvolvimental de Davydov, inscrita na tradição da psicologia históricocultural soviética, e suas contribuições para a didática das ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental, visando a um ensino de qualidade no início do processo de educação científica da criança. Para tanto, articulamos os princípios psicológicos daquela teoria à constituição histórica e curricular do ensino de ciências para crianças nas escolas brasileiras e às questões referentes à formação para o ensino de ciências no curso de pedagogia.<hr/>The article proposes a reflection on the main concepts of Davydov’s theory of activity and developmental teaching, inscribed in the tradition of soviet historical-cultural psychology, and its contributions to the teaching of natural sciences in the early years of elementary school, with the aim of assuring quality teaching in the beginning of a child’s scientific education. To this end, we articulate the psychological principles of this theory with the historical constitution and the curriculum of science education for children in Brazilian schools, and with issues related to teacher training for science education in undergraduate courses in education.<hr/>El artículo propone una reflexión sobre los principales conceptos de la teoría de la actividad y de la enseñanza para el desarrollo de Davydov, inserido en la tradición de la psicología histórico-cultural soviética, en donde se apuntan sus contribuciones para una mejor enseñanza de las ciencias naturales en los primeros años de la escuela primaria, teniendo por objetivo la búsqueda de una enseñanza de calidad en el proceso de educación científica del niño. Para este fin, hemos articulado los principios de la teoría psicológica a la constitución histórica, el plan de estudios de la enseñanza de ciencias para los niños en las escuelas brasileñas, así como los temas relacionados con la formación docente para la enseñanza de ciencias en el curso de pedagogía. <![CDATA[Professoras que ensinam matemática nos anos iniciais e a sua formação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312012000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo apresenta uma pesquisa realizada com professores dos anos iniciais do ensino fundamental que investigou quais as percepções que eles têm sobre a sua formação, no que diz respeito à educação matemática, visando discutir possíveis implicações destas percepções. Participaram do estudo cinqüenta professores da rede pública municipal de Santa Maria, RS, que responderam a um questionário, cuja interpretação foi orientada pela análise de conteúdo. Os resultados apontam para a necessidade de discutir-se, de forma mais aprimorada, a formação oferecida pelas disciplinas curriculares relativas à educação matemática nos cursos de formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais.<hr/>This article presents a survey conducted early elementary school teachers, investigating their perceptions about their training, specifically their mathematics education, in order to discuss possible implications of these perceptions. The study included fifty teachers from municipal public schools in the city of Santa Maria, who answered a questionnaire, the interpretation of which was guided by content analysis. The results point the need to discuss more adequately the training offered by the mathematics subjects in the curriculum of teachers education courses for teachers who teach mathematics in early elementary schools.<hr/>El artículo presenta una investigación realizada con profesores de los años iniciales de la enseñanza primaria que buscó cuáles son las percepciones que ellos tienen sobre su formación en lo que se refiere a la educación matemática, apuntando a discutir posibles implicaciones de estas percepciones. Participaron del estudio cincuenta profesores de la red pública de la ciudad de Santa Maria (RS), que respondieron a un cuestionario, cuya interpretación fue orientada por análisis de contenido. Los resultados arrojaron la necesidad de discutirse, de modo más esforzado, la formación ofrecida por las asignaturas curriculares relativas a la educación matemática en las carreras de formación de profesores que enseñan matemática en los años iniciales. <![CDATA[Aulas de ciências em laboratórios de informática: uma construção discursiva do monopólio participativo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312012000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es No presente estudo, examinamos como a natureza das interações entre os membros de um grupo de estudantes durante uma atividade escolar mediada pelo uso de computadores não só é influenciada pela disposição física dos componentes do grupo, como também possibilita a ocorrência de monopolização. Utilizando uma perspectiva sociocultural da aprendizagem em conjunto com a análise do discurso como ferramentas de análise e interpretação dos dados, investigou-se as trocas verbais e não verbais entre participantes um grupo de trabalho numa sala de aula do ensino fundamental para discutir as conseqüências negativas de tal dinâmica de grupo para a coesão grupal e o ensino e aprendizagem de ciências em tais ambientes escolares.<hr/>In the present study, we articulate how the nature of students’ interactions during computer collaborative work (CCW) is not only mediated by their physical arrangement within the group, but it also contributes to the emergence of monopolization. Using a socio-cultural theoretical approach to learning in conjunction with discourse analysis to investigate the verbal and non-verbal exchanges amongst members of a working group in an elementary science classroom, we discuss the negative implications of this unique type of group dynamic to group cohesion and science teaching and learning in such computer-based school environments.<hr/>En el presente estudio examinamos como la naturaleza de los estudiantes durante una actividad escolar que incluye el uso de computadoras no solo es mediada por su arreglo físico dentro del grupo, como también contribuye al comienzo de monopolio. Utilizando la teoría sociocultural del aprendizaje y el análisis del discurso como herramientas para el análisis e interpretación de los intercambios verbales y no-verbales entre los miembros del grupo de trabajo en el aula de la escuela primaria, presentamos las implicaciones negativas de este tipo de dinámica del grupo en referencia a la cohesión grupal y la enseñanza y aprendizaje en ciencias en dichos ambiente escolares. <![CDATA[Concepções e práticas de experimentação nos anos iniciais do ensino fundamental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312012000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa relacionada a procedimentos escolares e concepções de docentes sobre experimentação, atividade instrumental ou aula prática. Para tanto, realizamos entrevistas com professores atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental de escolas públicas do município de Rio Grande/RS, juntamente com observações de suas aulas, a fim de analisarmos a forma pela qual a experimentação é utilizada no processo de ensino e aprendizagem de ciências. Por meio dos dados coletados, percebemos que os tipos de materiais utilizados, o cotidiano dos alunos e a possibilidade de uma construção de aprendizagem são pontos importantes para o professor, ao tratar de atividades práticas em sua aula.<hr/>This study is the result of qualitative research of school procedures and teachers’ conceptions about experimentation, instrumental activity, or practical classes. We have interviewed teachers working in the first years of elementary school in the town of Rio Grande/RS and observed their classes, in order to analyze the way in which experimentation is used in the science teaching and learning process. Through the collected data we perceived that the types of materials used, the daily activity of the students and the possibility of constructing learning are important points for the teacher when dealing with practical activities in class.<hr/>Este estudio se caracteriza por ser una investigación cualitativa relacionada a procedimientos escolares y concepciones de docentes sobre experimentación, actividad instrumental o clase práctica. Por ello, se realizaron entrevistas con profesores actuantes en los años iniciales de la enseñanza primaria de escuelas públicas del municipio de Rio Grande/RS, junto con observaciones de sus clases, con el fin de analizar la manera por la cual la experimentación es utilizada en el proceso de enseñanza y aprendizaje de ciencias. A través de los datos recolectados, se percibe que los tipos de materiales utilizados, el cotidiano de los alumnos y la posibilidad de una construcción de aprendizaje son puntos importantes para el profesor al manejar actividades prácticas en su clase. <![CDATA[Planejamento e delineamento de experimentos probabilísticos para o ensino fundamental I]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312012000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Apresentamos fragmentos de um processo de aprender, aprender a ensinar e ensinar noções de estatística e probabilidade por parte de professoras que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental. Esta temática foi inserida nos currículos brasileiros a partir de 1998, e muitos professores em atuação não tiveram em sua vida escolar e profissional uma aprendizagem sistematizada desse assunto. Uma forma de contribuir com estes profissionais é a publicação de artigos científicos, porém Guimarães et al. (2009) constataram que no período de 2001 a 2006 foram publicados apenas sete artigos relacionados a este contexto. Neste sentido, nossa contribuição dar-se-á pela reflexão sobre o processo de experimentação e suas implicações para a aprendizagem.<hr/>We present fragments of a process of learning, learning to teach and teaching concepts of probability and statistics, involving teachers who work in elementary schools. This subject has been included in the educational curriculum in Brazil since 1998 and many working teachers have not undergone a process of systematic learning of it in their school and working life. One way of supporting these professionals is by publishing scientific papers. However, Guimarães et al. (2009) found that between 2001 and 2006 only seven papers relating to this context were published. Hence, our contribution will be to reflect on the experimentation process and its implications for learning.<hr/>Se presentan fragmentos de un proceso de aprendizaje, el aprendizaje para enseñar, y enseñar nociones de probabilidad y estadística por parte de los profesores que trabajan en los primeros grados de la escuela primaria. Este tema se incluyó en los planes de estudio de Brasil desde 1998, y muchos profesores que actuaban en la escuela, no tuvieron en su vida escolar y profesional un aprendizaje sistemático sobre este tema. Una forma de contribuir con estos profesionales es la publicación de artículos científicos, sin embargo, Guimaraes et al. (2009) verificó que en el período de 2001 hasta 2006 solamente fueron publicados siete artículos relacionados a este contexto. En ese sentido, nuestra contribución se dará sobre la reflexión en el proceso de experimentación y sus implicaciones en el aprendizaje. <![CDATA[A inserção das mulheres na ciência: narrativas de mulheres cientistas sobre a escolha profissional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312012000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo discute a inserção das mulheres na ciência a partir da análise de entrevistas semiestruturadas realizadas com mulheres cientistas atuantes em universidades federais e numa instituição de pesquisa do Rio Grande do Sul. No artigo, analisamos as justificativas para a escolha profissional, enfatizando as motivações, as pessoas marcantes e os acontecimentos que possibilitaram essa decisão. Procuramos compreender como se dá a inserção das mulheres na ciência, construída sobre pilares androcêntricos e sexistas. Na análise, problematizamos os discursos e práticas sociais que estiveram/estão implicados na constituição das entrevistadas, ensinando-lhes modos de ser e de agir como mulheres e de pensar e atuar com relação à ciência.<hr/>This paper discusses the integration of women in science, based on the analysis of semi-structured interviews conducted with scientist women working in federal universities and in a research institute in the state of Rio Grande do Sul. In the article, we analyze the reasons for choosing the scientific career, emphasizing the motivations, remarkable people and events that enabled this decision making. We seek to understand how women become included in the scientific milieu, built on androcentric and sexist pillars. In the analysis, we question the discourses and social practices that were and still are entailed by the respondents’ self-constitution, which teaches them ways of being and acting as women, and thinking and acting in relation to science.<hr/>Este artículo discute la inserción de las mujeres en la ciencia desde el análisis de entrevistas semiestructuradas realizadas con mujeres científicas actuantes en universidades federales y en una institución de investigación de Rio Grande do Sul. En el artículo, analizamos las justificativas para la selección profesional, enfatizando las motivaciones, las personas marcantes y los hechos que posibilitaron esa decisión. Buscamos comprender cómo ocurre la inserción de las mujeres en la Ciencia, construida sobre pilares androcéntricos y sexistas. En el análisis, problematizamos los discursos y prácticas sociales que estuvieron/están arraigados a la formación de las entrevistadas, enseñándoles modos de ser y proceder como mujeres y de pensar y actuar con relación a la ciencia. <![CDATA[A escolarização de alunos com deficiência intelectual: uma análise da aplicação do Plano de Desenvolvimento Educacional Individualizado.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312012000100012&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto apresenta uma discussão sobre a escolarização de alunos com deficiência intelectual em diferentes contextos educacionais. O foco do estudo é o processo de ensino e aprendizagem e o desenvolvimento desses sujeitos a partir do referencial sócio-histórico-cultural de Vigotski. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada em três escolas públicas localizadas no Rio de Janeiro: duas escolas regulares municipais e uma escola especializada estadual. A coleta de dados foi realizada ao longo de aproximadamente quatro anos. Foram analisadas as trajetórias escolares de cinco alunos com deficiência intelectual por meio da aplicação, entre outros procedimentos, do Plano de Desenvolvimento Educacional Individualizado (PDEI). Em síntese, os resultados evidenciaram a precariedade do processo de ensino e aprendizagem oferecido a alunos com deficiência intelectual, independente da modalidade de escolarização e a falta de conhecimentos dos professores no que se refere às especificidades educacionais desses sujeitos. O estudo apontou também a importância do planejamento de estratégias pedagógicas tendo como base a aplicação do PDEI para favorecer o processo de aprendizagem e inclusão escolar deste alunado.<hr/>The present text presents a discussion about schooling of students with intellectual disabilities, in different educational settings. The focus of the study is the teaching-learning process and the development of these subjects, based on the socio-historical-cultural framework of Vygotsky. The qualitative research was undertaken in three public schools located in Rio de Janeiro: two regular units from the city school system and one special state school. The data was collected during approximately four years. The school trajectories of five students with intellectual disabilities were analyzed through the application of, among other procedures, the Individualized Educational Development Plan (IEDP). In short, the results showed the precariousness of the teaching-learning process offered to these students, regardless of the type of schooling; and the lack of knowledge of the teachers in regards to the educational specificities of these subjects.<hr/>Este artículo presenta un análisis de la educación de estudiantes con discapacidad intelectual en diferentes contextos educativos. El foco del estudio es el proceso de enseñanza y aprendizaje y el desarrollo de estos temas a partir de la referencia sociohistórico-cultural de Vigotski. La investigación, de carácter cualitativo, se llevó a cabo en tres escuelas públicas de Río de Janeiro: dos escuelas normales municipales y una escuela especializada provincial. La recolección de datos se realizó durante aproximadamente cuatro años. Se analizaron las trayectorias de los cinco estudiantes con discapacidad intelectual a través de la aplicación, entre otros procedimientos, del Plan Individualizado de Desarrollo Educacional. En resumen, los resultados pusieron de manifiesto la precariedad de la enseñanza y el aprendizaje que se ofrece a los estudiantes con discapacidad intelectual, independientemente del tipo de escolaridad y la falta de maestros con los conocimientos específicos sobre las deficiencias. El estudio también señaló la importancia de la planificación de estrategias de enseñanza basadas en la aplicación del PIDE para facilitar el proceso de aprendizaje y la escolarización de los alumnos. <![CDATA[Grupos de adolescentes no espaço escolar: o papel do professor face às fratrias adolescentes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312012000100013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Esse estudo se concentrou no adolescente e nas suas relações grupais. Desenvolveu-se a pesquisa em uma escola pública que atende adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Entrevistamos o staff escolar (diretora, psicóloga e orientadora educacional) e uma entrevista semi-estruturada foi aplicada em professores. Também foram realizadas oficinas com os alunos. Os resultados mostraram que os professores conseguem oferecer uma possibilidade de inclusão social para esses alunos. Os adolescentes demonstraram um bom entendimento sobre as implicações da formação grupal em suas condutas. Por fim, apontou-se a importância da escola fazer uma reflexão junto aos grupos sobre os ideais excludentes construídos pela sociedade de consumo.<hr/>Our object of research focused on adolescents and their group relations. The research was developed in a public elementary school that serves adolescents in situations of social vulnerability. Initially, an interview was administered to the professionals in the school staff (the director, the psychologist and the counselor). Next, semi-structured interviews were administered to teachers and workshops were held with students. The results show that the school professionals have been able to provide an opportunity for social inclusion to these students. The adolescents demonstrated a good understanding of the implications of group forming on their behavior. Lastly, we pointed to the importance of the school in holding a reflection with groups about the contradictions and ideals constructed by the consumer society and their implications on the experiences of adolescents.<hr/>Nuestro objeto de investigación se centró en el adolescente y sus relaciones grupales. La investigación se desarrolló en una escuela pública de enseñanza primaria que atiende a adolescentes bajo la situación de vulnerabilidad social. Inicialmente entrevistamos a profesionales que integran el staff escolar (directora, psicóloga y orientadora educacional). Posteriormente fueron realizadas entrevistas semiestructuradas con profesores y talleres con alumnos. Los resultados mostraron que los profesionales de la escuela consiguen ofrecer una posibilidad de inclusión social para los mismos. Los adolescentes demostraron un buen entendimiento sobre las implicaciones de la formación grupal en sus conductas. Finalmente, se apuntó la importancia de que la escuela haga una reflexión junto a los grupos sobre las contradicciones e ideales construidos por la sociedad de consumo y sus implicaciones en las experiencias de los adolescentes. <![CDATA[Homenagem a uma educadora científica: Erika Zimmermann (1956 - 2011)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312012000100014&lng=es&nrm=iso&tlng=es Esse estudo se concentrou no adolescente e nas suas relações grupais. Desenvolveu-se a pesquisa em uma escola pública que atende adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Entrevistamos o staff escolar (diretora, psicóloga e orientadora educacional) e uma entrevista semi-estruturada foi aplicada em professores. Também foram realizadas oficinas com os alunos. Os resultados mostraram que os professores conseguem oferecer uma possibilidade de inclusão social para esses alunos. Os adolescentes demonstraram um bom entendimento sobre as implicações da formação grupal em suas condutas. Por fim, apontou-se a importância da escola fazer uma reflexão junto aos grupos sobre os ideais excludentes construídos pela sociedade de consumo.<hr/>Our object of research focused on adolescents and their group relations. The research was developed in a public elementary school that serves adolescents in situations of social vulnerability. Initially, an interview was administered to the professionals in the school staff (the director, the psychologist and the counselor). Next, semi-structured interviews were administered to teachers and workshops were held with students. The results show that the school professionals have been able to provide an opportunity for social inclusion to these students. The adolescents demonstrated a good understanding of the implications of group forming on their behavior. Lastly, we pointed to the importance of the school in holding a reflection with groups about the contradictions and ideals constructed by the consumer society and their implications on the experiences of adolescents.<hr/>Nuestro objeto de investigación se centró en el adolescente y sus relaciones grupales. La investigación se desarrolló en una escuela pública de enseñanza primaria que atiende a adolescentes bajo la situación de vulnerabilidad social. Inicialmente entrevistamos a profesionales que integran el staff escolar (directora, psicóloga y orientadora educacional). Posteriormente fueron realizadas entrevistas semiestructuradas con profesores y talleres con alumnos. Los resultados mostraron que los profesionales de la escuela consiguen ofrecer una posibilidad de inclusión social para los mismos. Los adolescentes demostraron un buen entendimiento sobre las implicaciones de la formación grupal en sus conductas. Finalmente, se apuntó la importancia de que la escuela haga una reflexión junto a los grupos sobre las contradicciones e ideales construidos por la sociedad de consumo y sus implicaciones en las experiencias de los adolescentes.