Scielo RSS <![CDATA[Linhas Críticas]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-043120120002&lang=es vol. 18 num. 36 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312012000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Sob o signo da luz e das sombras: o imaginário da autonomia em educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312012000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O imaginário da autonomia tem um longo passado atrás de si e ainda hoje concita as maiores atenções em educação. Não obstante, devido à sua redefinição em termos de autossuficiência, cuidado de si mesmo, eu empreendedor, responsabilidade individual e autodeterminação obrigatória, questiona-se se essas ressignificações devem ser promovidas pela educação, pois, aparentemente, não se articulam com o lado luminoso desse imaginário, quer dizer, com a liberdade e a emancipação do ser humano. O nosso objetivo, depois de um transcurso histórico para dar profundidade ao tema do imaginário da autonomia, consiste em analisar as luzes e as sombras que presentemente envolvem esse imaginário e em perguntar, por referência à educação, se ainda vale a pena investir nesse imaginário e de que modo.<hr/>The imagery of autonomy has a long past behind it and still concentrates major attention in education. Nevertheless, due to its redefinition in terms of self-sufficiency, selfcare, “I entrepreneur”, individual responsibility and mandatory self-determination, it is questionable whether these redefinitions should be promoted by education, because apparently they are not articulated with the bright side of that imagery , that is, with the freedom and emancipation of mankind. Our goal, after an historic journey to deepen in the theme of imagery of autonomy, consists in analyzing the lights and the shadows which currently involve that imagery, and questioning, in regard to education, if it is still worthwhile to invest in that imagery and in what way. <![CDATA[“Tornar-se mestre de si”: sobre a atualidade éticoeducativa de um desafio clássico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312012000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente texto propõe-se a revisitar Aristóteles, Kant e Piaget com o propósito de identificar, em tais autores, contribuições para tematizar uma problemática central à esfera da educação moral, a saber, o “tornar-se mestre de si”. Apesar da distância temporal e das diferenças teóricas existentes entre os três autores, defende-se a posição de que as suas abordagens convergem na defesa da necessidade do desenvolvimento, no indivíduo, da capacidade de domínio de si. Tal domínio possibilita ao sujeito fazer frente à imediatez dos desejos e constituise como condição para alcançar um nível satisfatório de coerência entre o juízo moral e a ação. Em última instância, quando vinculada ao campo da formação moral, essa problemática indica a necessidade de educar os sujeitos de modo a criar condições para se autorregularem moralmente.<hr/>This paper is aimed at revisiting Aristotle, Kant and Piaget, in order to identify in such authors contributions to bring to the floor a problematic which is crucial to the sphere of moral education, namely, “becoming the master of yourself”. Despite the temporal distance and theoretical differences among those three authors, we consider that their approaches converge to defend the need to develop in individuals the ability to master themselves. Such mastering allows the subject to contest the immediacy of his wishes and is a condition to reach a satisfactory level of coherence between moral judgment and action. Ultimately, when related to the field of moral education, this problematic points to the need to educate subjects, so as to create the conditions for them to regulate themselves morally.<hr/>Este texto se propone visitar nuevamente a Aristóteles, Kant y Piaget con el objetivo de identificar, en estos autores, contribuciones para convertir en tema una problemática central en la esfera de la educación moral, a saber, el “convertirse en maestro de uno mismo”. A pesar de la distancia de tiempo y de las diferencias teóricas que existen entre los tres autores, se defiende la posición de que sus abordajes afluyen en la defensa de la necesidad del desarrollo, en el individuo y de la capacidad del dominio de uno mismo. Tal dominio posibilita al sujeto hacer frente al inmediatismo de los anhelos y se constituye como condición para alcanzar un nivel satisfactorio de coherencia entre el juez moral y la acción. En última instancia, cuando es vinculada al campo de formación moral, esa problemática sugiere la necesidad de dar educación a los sujetos como manera de crear condiciones para que se autorregulen moralmente. <![CDATA[É a educação ética uma forma de violência contra o educando?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312012000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Chauí, no livro Convite à Filosofia, lança uma questão instigante para os educadores: não seria a educação ética uma forma de violência contra o ser humano? Primeiramente, porque visa transformar-nos de seres passivos em ativos; se nossa natureza é passional, impulsionada por nossos instintos, forçar-nos à racionalidade ativa não seria violência contra a natureza espontânea? Se a educação ética se propõe a colocar-nos em conexão com os valores da sociedade, não seria isso submissão ao poder externo e, nesse caso, em vez de sujeitos autônomos, não seríamos escravos das normas e valores impostos pela sociedade? Este texto se propõe, a partir das contribuições de Kant, Durkheim e Adorno, analisar os questionamentos de Chauí e trazer contribuições para a formação ética de nossos educandos e educadores.<hr/>Chauí, in her book Convite à Filosofia (2006, p. 310) asks a compelling ethical question to educators: would ethics education be a form of violence against human beings? First, because it seeks to transform us from passive beings into active beings; if our nature is passionate, driven by our instincts, wouldn’t forcing rationality upon us be an act of violence against spontaneous nature? If ethics education aims to connect us with the values of society, wouldn’t it be a submission to an external power, and in this case, instead of autonomous individuals, wouldn’t we be the slaves of norms and values imposed by society? Based on the contributions of Kant, Durkheim and Adorno, this paper aims at analyzing the questions asked by Chauí, and making contributions to the ethics education of our students and educators.<hr/>Marilena Chauí, en su libro Convite à Filosofia (2006, p. 310), lanza una cuestión ética inquietante para los educadores que merece ser analizada. La filósofa pregunta si la educación ética no sería una forma de violencia contra el ser humano. Primeramente, porque si se propone transformarnos de seres pasivos en activos si nuestra naturaleza es esencialmente pasional, impulsada por nuestros instintos, ¿forzarnos a la racionalidad activa no sería un acto de violencia contra la naturaleza espontánea, ya que violencia es forzar a alguien a sentir y actuar de manera contraria a su naturaleza? Después de todo, si la educación ética se propone colocarnos en conexión con los valores de la sociedad, en que nacemos y somos criados, ¿no sería eso una sumisión a un poder externo a nuestra conciencia, el poder moral y social? Y, en ese caso, en vez de sujetos autónomos, libres, ¿no seríamos esclavos de las normas, reglas y valores impuestos por la sociedad? Este texto se propone, a partir de las contribuciones de Kant, Durkheim y Adorno, analizar el cuestionamiento de Chauí en sus dos momentos específicos y complementarios y, con eso, aportar contribuciones para la formación ética de nuestros educandos y educadores. <![CDATA[Intérpretes de si: narrativas identitárias de jovens em conflito com a lei]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312012000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es As reflexões deste texto são produzidas em meio ao crescente interesse pela juventude como objeto de estudo em pesquisas desenvolvidas pelas ciências humanas e sociais. Nossos argumentos centram-se nas identidades narrativas dos jovens em privação de liberdade, decorrentes de pesquisa realizada num Centro de Atendimento Socioeducativo. O intuito é dar relevo aos processos identitários de uma juventude específica, que narra seu cotidiano a partir do espaço de confinamento. Numa perspectiva microssociológica, as palavras dos jovens constituem matéria privilegiada para organização, análise e interpretação dos dados construídos no campo, por meio da troca de cartas, fazendo ressoar os seus ecos nas interpretações que apresentamos.<hr/>The reflections in this text are produced amongst the increasing interest in youth as the object of study of research in the social and human sciences. Our arguments are centered on the narrative identities of youth who are deprived of liberty, based on research conducted in a Center of Socio-educational Attention. The aim is to emphasize processes of identity of a specific group of youth, who narrate their everyday experiences from a place of confinement. From a microsociological perspective, youth’s words constitute privileged matter for the organization, analysis and interpretation of data constructed in the field, through the exchange of letters, echoing in the interpretations that we now offer.<hr/>Las reflexiones de este texto son producidas dentro del creciente interés por la juventud como objeto de estudio en investigaciones desarrolladas por las ciencias sociales. Nuestros argumentos se centran en las identidades narrativas de los jóvenes en privación de libertad, producto de investigación realizada en un Centro de Atención Socioeducativa. La intención es poner de relieve los procesos de identidad de una juventud específica, que narra su cotidiano a partir del espacio de confinamiento. Desde una perspectiva microsociológica, las palabras de los jóvenes constituyen materia privilegiada para organización, análisis e interpretación de los datos construidos en el campo, por medio del intercambio de cartas, haciendo resonar sus ecos en las interpretaciones que presentamos. <![CDATA[A produção didática da história nos manuais para professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312012000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo expõe resultados de pesquisa acerca do ensino de história. Trata-se da análise dos manuais do professor das 19 coleções de livros didáticos de história recomendados pelo Plano Nacional do Livro Didático de 2008 (PNLD-2008). O estudo busca mostrar os manuais do professor como fonte de pesquisa. A discussão fundamenta-se na ideia de que os manuais do professor trazem representações acerca do ensino. Ao traçar um breve inventário das práticas de ensino nos manuais didáticos, reflete-se sobre as concepções de ensino de história no material ali divulgado. Conclui-se que essas concepções permitem evidenciar algumas das mais importantes características da prática dos professores.<hr/>This article presents research findings on the teaching of history, centered on the results of the analysis of teachers’ manuals from 19 collections of history textbooks recommended by PNLD-2008. The study approaches teachers’ manuals as a research resource. The discussion is based on the idea that teachers’ manuals contain representations of teaching. By briefly outlining the teaching practices in the teachers’ manuals, the author reflects on the conceptions of the teaching of history in the material studied. The conclusion is that these conceptions reveal some of the most important characteristics of teachers’ practices.<hr/>Este artículo presenta los resultados de una encuesta sobre la enseñanza de la historia. Estos son los resultados de los análisis de los manuales del maestro de 19 colecciones de libros de texto de historia recomendado por el Plan Nacional del Libro Didáctico(PNLD-2008). El estudio pretende mostrar los manuales del profesor como recurso de investigación. El debate se basó en la idea de que los manuales del profesor traer representaciones acerca de la enseñanza. Al esbozar un breve inventario de las prácticas de enseñanza en los libros de texto, el autor reflexiona sobre los conceptos de la enseñanza de la historia en el material publicado. En conclusión, se trata de ver cómo estos conceptos permiten poner de relieve algunas de las características más importantes de la práctica docente. <![CDATA[Gêneros textuais nos livros didáticos de alfabetização matemática e matemática do PNLD 2010]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312012000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo discute-se como o conceito de gênero de texto aparece em algumas das etapas de ações do PNLD 2010 e como alguns materiais disponibilizados pelo guia do livro didático propõem atividades com gêneros textuais para explorar conteúdos matemáticos. Foram analisados documentos referentes a esse processo de seleção e dois livros didáticos de uma coleção aprovada. Serviu de base teórica a esta análise Marcuschi e Chartier. É possível perceber nas resenhas que compõem o guia distorções quanto à noção de gênero e tipo de texto. Quanto aos livros, poucos apresentam atividades que explorem o texto em seus aspectos constitutivos gerais, além das atividades propostas terem pouca relação com os conteúdos matemáticos presentes nos textos.<hr/>This article discusses how the concept of text genre appears in some of the stages of the PNLD 2010 actions and how some books indicated by the Guide of textbooks propose activities with text genre to explore mathematical contents. Documents involved in the PNLD selection process and two textbooks of an approved collection were analyzed under a theoretical framework based on Marcuschi and Chartier. Distortions concerning the notions of text genre and type can be seen in the Guide’s reviews. As for the books, few of them present activities that explore texts in their general constitutive aspects. Moreover, the proposed activities have little to do with the mathematical content presented in the texts.<hr/>En este artículo analizo cómo el concepto de género textual se utilizó en el conjunto de acciones del Plan Nacional del Libro Didáctico PNLD 2010 y como algunos libros proporcionado por el guía del libro didáctico propone actividades con los géneros de texto para explorar el contenido matemático. Se analizaron los documentos relacionados con el proceso de selección y dos libros texto de una colección aprobados. Sirvió de base teórica para este análisis Marcuschi y Chartier. Se puede observar en las críticas que componen el Guía distorsiones en cuanto a la noción de género y tipo de texto. Con relación a libros, poco tienen de actividades que exploren el texto en sus aspectos constitutivos generales y las actividades propuestas poco tienen que ver con el contenidos matemáticos presente en los textos. <![CDATA[Inclusão e linguagem nos anos iniciais do ensino fundamental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312012000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo objetiva discutir, com base em pesquisa realizada com crianças com deficiência mental causada pela Síndrome de Down, algumas possibilidades de trabalho com a linguagem oral e escrita pela via de outras ferramentas - música, pintura, teatro e fotografia - para o trabalho docente na escola junto a essas crianças que ingressam no ensino fundamental. São exploradas ferramentas que contribuiriam para a garantia de outro modo de se trabalhar leitura, escrita, percepção, emoção, entre outras características linguísticas próprias das crianças que saem da educação infantil e que podem perder-se diante do engessamento de práticas que o ensino fundamental pode impor.<hr/>The article aims to discuss, based on a study of children with mental disabilities caused by Down syndrome, some possibilities for working with oral and written language, using other tools - music, painting, theater and photography - for teachers’ work with these children in elementary school. We explore some tools that would help guarantee another way of working with reading, writing, perception, emotion, among other linguistic characteristics of children as they leave kindergarten, which can be lost when they are submitted the inflexible practices often imposed in elementary school.<hr/>El estudio pretende analizar, desde una investigación de niños con retraso mental causado por el síndrome de Down, algunas de las posibilidades de trabajar con el lenguaje oral y escrito a través de otras herramientas - música, pintura, teatro y fotografía - para trabajo de los profesores de la escuela primaria donde estos niños ingresan. Se analizan algunas herramientas que ayudan a garantizar otra forma de trabajar la lectura, la escritura, la percepción, la emoción, entre otras características lingüísticas de hijos fuera del jardín de infantes y que pueden perderse ante la inmovilización de las prácticas que la escuela primaria puede imponer. <![CDATA[A crise socioambiental e a atuação de ONGs ambientalistas no campo educacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312012000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Sob a perspectiva de “fim da história” e naturalização do modo de produção capitalista, a crise socioambiental é incorporada ao discurso de mercado, tornando-se estratégica para a manutenção do capitalismo. Essa “arte do contornamento”, com “roupagem verde”, conserva as relações de exploração do trabalhador e da natureza. Não obstante, surgem mecanismos de luta, entre eles a educação ambiental, vista pelo prisma crítico-transformador. De outra parte, instituições de assessoramento aos movimentos sociais, como as ONGs, invadem o campo educacional, sob o pretexto de fazer aquilo que o Estado não faz e reforçando uma lógica de Estado Gerencial. Objetiva-se, assim, evidenciar tais questões e a urgência da pesquisa acerca desse debate para a educação ambiental.<hr/>Under a perspective of the “end of history” and of naturalization of capitalist production, the socio-environmental crisis is incorporated into the market discourse and becomes strategic for the maintenance of capitalism. This “art of circumvention”, with “green clothing” conserves exploitation relationships with workers and with nature. Notwithstanding, mechanims of struggle appear, among them environmental education, as seen through a critical-transforming prism. On the other hand, institutions which are working as advisors to social movements, such as NGOs, invade the field of education, under the guise of doing that what the state should do, reinforcing the logic of the Manatement State. Therefore, the goal os this paper is to highlight these issues and stress the need for research on this debate for environmental education.<hr/>Desde una perspectiva ideológica del “fin de la historia” y la naturalización del modo de producción capitalista, la crisis socio-ambiental es incorporada al discurso de mercado y se convierte en un medio estratégico para el mantenimiento del capitalismo. Este “arte de la elusión,” con una “vestimenta verde”, mantiene relaciones de explotación de los trabajadores y la naturaleza. Sin embargo, hay mecanismos de defensa, que incluye la educación ambiental, considerada a través del prisma crítico-transformador. De otra parte, instituciones de asesoramiento a los movimientos sociales como las ONG, invaden el campo de la educación, bajo el pretexto de hacer lo que el Estado no hace y reforzando la lógica de la Administración del Estado. El objetivo de ese articulo es poner de relieve estos temas y subrayar la urgencia de investigaciones sobre este debate para la educación ambiental. <![CDATA[A educação ambiental na formação continuada de professores: as práticas compartilhadas de construção]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312012000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es As múltiplas interfaces entre o global e o local na educação ambiental demandam a construção de práticas de formação de professores nas quais estes participem ativamente do processo, fornecendo subsídios para a realização das atividades. Com essa perspectiva, o presente texto discute os pressupostos subjacentes à realização de ações calcadas nos âmbitos conceituais, atitudinais e procedimentais, indicando a necessidade de incluir a diversidade de experiências dos professores na construção de práticas compartilhadas de formação continuada. Aborda-se, ainda, a importância da inserção de estudos teóricos específicos no âmbito das ciências da natureza em sintonia com o nível de ensino no qual os professores atuam.<hr/>The several interfaces between global and local aspects in environmental education require the development of teachers’ education practices with the active participation of the teachers, providing subsidies for the implementation of activities. From this perspective, this text discusses the presuppostions underlying the actions based on conceptual, attitudinal and procedural aspects, indicating the need for including the diversity of teachers’ experiences in the construction of shared practices of continued teacher education. Additionally, the importance of including specific theoretical studies related to natural sciences, in line with the level of education in which teachers work, is approached.<hr/>Las múltiples interfaces entre lo global y lo local en la educación ambiental requieren la construcción de prácticas de formación de profesores con la participación activa ofreciendo subsidios para la realización de las actividades. Con esta perspectiva, en el presente trabajo se analiza los supuestos que subyacen las acciones teniendo en cuenta las áreas conceptuales, procedimentales y actitudinales, incluso la diversidad de experiencias de los maestros en la construcción de prácticas compartidas de educación continuada. También se discute la importancia de insertar los estudios teóricos de las ciencias naturales en línea con el nivel de enseñanza en que trabajan los profesores. <![CDATA[Novas perspectivas de avaliação do aluno de EaD no paradigma da cibercultura e a web 2.0]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312012000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es O trabalho discute contribuições oferecidas pelos paradigmas da cibercultura e da Web 2.0 às formulações sobre a avaliação da aprendizagem do aluno, em particular na modalidade da educação a distância, EaD. Parte-se de uma reflexão sobre os avanços e limites da avaliação em EaD para a proposição de sua expansão a fim de abarcar ações do aluno relacionadas ao processo de navegação e aprendizagem no ciberespaço. Argumenta-se que tais ações extrapolam os limites do ambiente virtual de aprendizagem e estão relacionadas às novas práticas de interação, colaboração, coautoria e apropriação criativa vivenciadas por muitos alunos. Novas formas de avaliação permitem atribuir valor a essas ações e elevar a qualidade dos processos de aprendizagem.<hr/>This paper centers on the contributions offered by the paradigm of cyberculture and the Web 2.0 to propositions relating to the evaluation of student learning, in particular online learning. The paper targets the advances and limitations of current practices in online education, then proposing their expansion to encompass students’ browsing and their learning process in cyberspace. It is argued that such activities reach beyond the limits of the virtual learning environment and are related to the new practices of interaction, collaboration, co-authoring and creative appropriation experienced by many students. New forms of evaluation allow for assigning value to these activities and raising the quality of learning processes.<hr/>El trabajo se centra en las contribuciones ofrecidas por el paradigma de la cibercultura y la Web 2.0 a las propuestas sobre la evaluación del aprendizaje de los estudiantes, y en particular, el aprendizaje en línea. Se parte del papel de los objetivos de los avances y limitaciones de las prácticas actuales en la educación en línea para proponer su expansión para abarcar la navegación de los estudiantes y su proceso de aprendizaje en el ciberespacio. Se argumenta que estas acciones van más allá de los límites del entorno de aprendizaje virtual de la institución. La interacción, colaboración, cocreación y apropiación creativa se han convertido en cada vez más promulgadas por muchos estudiantes, pidiendo nuevas formas de evaluación que permiten a los maestros para asignar valor a estas acciones y mejorar la calidad del aprendizaje. <![CDATA[Novos paradigmas: pontes entre o mal-estar e o bem-estar docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312012000200012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo propõe uma análise sobre processos de formação docente em relação com trajetórias de professores de escolas públicas e processos de emancipação. Apresenta uma reflexão sobre a lógica do ambiente escolar, o distanciamento e o envolvimento entre professores e alunos. Traz uma discussão sobre identidade profissional docente, profissionalização e participação em sindicatos e associações. Analisa a fragilidade associativa, discute a desvalorização docente nos documentos oficiais e na mídia como geradoras do mal-estar docente e as pontes para o bem-estar a partir das relações formação e emancipação.<hr/>This article proposes an analysis of teacher training processes in their relationship with the course of the work life of public school teachers, and with processes of emancipation. It presents a reflection on the logic of the school environment, estrangement and involvement between teachers and students. It brings forth a discussion about teachers’ professional identity, professionalization and participation in labor unions and associations. It analyses the fragility of associations, discusses the belittling of teachers in official documents and the media, as factors generating discomfort among teachers, and the bridges towards wellbeing, based on educational and emancipatory relationships.<hr/>En este artículo se analizan los procesos de formación del profesorado, en relación con las trayectorias de los profesores de escuelas públicas y con los procesos de emancipación. Aquí se presentan la reflexión en la lógica del ambiente escolar, el distanciamiento y el envolvimiento entre los profesores y alumnos. Se discute la identidad profesional docente, la profesionalización y la participación en sindicatos y asociaciones. Se analiza la fragilidad asociativa, se discute la desvalorización docente en los documentos oficiales y artículos de prensa, como generador del malestar docente, y los puentes para el bienestar, a partir de las relaciones de formación y emancipación. <![CDATA[Reformas na educação superior: de FHC a Dilma Rousseff (1995-2011)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312012000200013&lng=es&nrm=iso&tlng=es As mudanças nas últimas décadas do século XX e início do século XXI, na universidade, no Estado e no mercado vêm promovendo alterações substantivas na forma de conceber a universidade e o exercício das suas finalidades nessa relação em inúmeros países. Esse processo vem requerendo que as universidades se integrem às demandas da reestruturação produtiva do capital. Em relação às universidades no Brasil, objetivou-se discutir as novas concepções e finalidades sociais que vêm sendo construídas para essas instituições, no contexto das reformas da educação superior, durante os governos de Fernando Henrique Cardoso e de Lula da Silva e no início do governo de Dilma Rousseff.<hr/>Changes in the last decades of the twentieth century and beginning of the twenty-first, in the university, the state and the market, have promoted substantial changes in the conception of the University and of the way it goes about fulfilling its purposes, in this context, in several countries. This process has required universities to respond to the demands for productive restructuring of capital. As to universities in Brazil, the goal is to discuss the new conceptions and social purposes that have been constructed for these institutions, in the context of the reforms in social education, during the presidencies of Fernando Henrique Cardoso and Lula da Silva, and the beginning of Dilma Rouseff’s.<hr/>Los cambios en las últimas décadas del siglo XX y en el inicio del siglo XXI, en la universidad, en el Estado y en el mercado, han promovido alteraciones significativas en innumerables países, en la forma de concebir la universidad y el ejercicio de sus finalidades en esa relación. Ese proceso está requiriendo que las universidades se integren con las demandas de la reestructuración productiva del capital. Con relación a las universidades brasileñas, el objetivo fue discutir las nuevas concepciones y las finalidades sociales que han sido construidas para esas instituciones, en el contexto de las reformas de la educación superior, durante los gobiernos de Fernando Henrique Cardoso y de Lula da Silva, así como en el inicio del gobierno de Dilma Rousseff.