Scielo RSS <![CDATA[Linhas Críticas]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-043120120003&lang=es vol. 18 num. 37 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312012000300001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312012000300002&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Paulo Freire está vivo no movimento da educação popular]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312012000300003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo é uma reflexão acerca da relevância da contribuição de Paulo Freire e da educação popular e sua perspectiva crítica e transformadora para o atual momento histórico de crise social, econômica, educativa e ambiental. É um ponto de vista do Conselho de Educação de Adultos da América Latina (CEAAL), que, como uma rede, articula vários processos socioeducativos, com organizações de base e outras redes. E procura modificar as situações que não permitem condições humanas e sociedades justas. A contribuição de Paulo Freire é significativa, por seu pensamento político, ético e educativo a partir da atual leitura do contexto, para daí ressignificar o sentido da educação e sua colaboração para a construção de outro mundo possível.<hr/>This article is a reflection on the relevance of the contribution of Paulo Freire, and of popular education and its critical and transforming perspective for the current historical time of social, economic, educational and environmental crisis. It is a point of view of the Council for Adult Education in Latin America (CEAAL), which, as a network, coordinates several socio-educational processes, with grassroots organizations and other networks, and tries to change situations that do not allow for humane conditions and just societies. Paulo Freire’s contribution is significant, due to his political, ethical and educational thinking, which starts from one’s current reading of one’s context, to then redefine the meaning of education and its contribution towards the construction of another possible world.<hr/>El artículo es una reflexión acerca de la vigencia del aporte de Paulo Freire y de la Educación Popular y su perspectiva crítica y transformadora, frente a la actual crisis social, económica, educativa y ambiental. Es una mirada desde el quehacer del Consejo de Educación de Adultos de América Latina (CEAAL) que como red, articulada a múltiples procesos socioeducativos, con organizaciones de base y otras redes, busca aportar a la construcción de las condiciones que permitan el despliegue de la condición humana y de sociedades justas. El aporte de Freire es significativo por su planteamiento político, ético y educativo, que ayuda a leer el contexto actual y darle un nuevo significado al sentido de la Educación y su colaboración a la construcción de otro mundo posible. <![CDATA[As fichas de cultura do sistema de alfabetização: Paulo Freire: um “Ovo de Colombo”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312012000300004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo retoma, inicialmente, as elaborações teóricas sobre cultura e cultura popular que fundamentaram a criação dos centros e movimentos de cultura e educação popular no Brasil nos anos de 1960. Apresenta, a seguir, o conceito antropológico de cultura assumido por Paulo Freire no Sistema de Alfabetização de Adultos, cuja primeira experiência foi realizada em Angicos, no Estado do Rio Grande do Norte, em 1963. Analisa o caráter inovador das fichas de cultura, motivadoras do processo de alfabetização. Reproduz e comenta as imagens artísticas dessas fichas, imagens feitas por Francisco Brennand para o Programa Nacional de Alfabetização, que seria implantado em todo o país, mas que foi bruscamente interrompido pelo golpe militar de 31 de março de 1964.<hr/>The article begins by revisiting the theoretical elaborations on culture and popular culture which served as the foundation for the creation of the centres and movements of popular culture and education the 1960’s. It then presents the anthropological concept of culture adopted by Paulo Freire in the System of Adult Literacy whose first experience was carried out in Angicos (State of Rio Grande do Norte) in 1963. It analyses the innovative character of the culture slides, motivators of the literacy process. It reproduces and comments the artistic illustrations on these slides, designed by Francisco Brennand for the National Literacy Programme, which was to be implanted throughout the country, but it was abruptly interrupted by the military coup of 31st March 1964.<hr/>El artículo reanuda, inicialmente, las elaboraciones teóricas a respecto de la cultura y de la cultura popular que fundamentaron la creación de los centros y movimentos de cultura y educación popular, durante los años 1960. Presenta, a seguir, el concepto antropológico de cultura, asumido por Paulo Freire en el Sistema de Alfabetización de Adultos, cuya primera experiencia fue realizada en Angicos/RN, en 1963. Analiza el carácter innovador de las fichas de cultura, las cuales son motivadoras del proceso de alfabetización. Reproduce y comenta las imágenes artísticas de esas fichas, hechas por Francisco Brennand para el Programa Nacional de Alfabetización, que sería implantado en todo el país, pero que fue bruscamente interrumpido por el golpe militar del 31 de marzo de 1964. <![CDATA[Vivenciando o referencial freireano na universidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312012000300005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo aborda experiências significativas de trabalho na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG), que tomam como referência três concepções do pensamento de Paulo Freire: o diálogo, a construção coletiva e a intencionalidade política das ações educativas. Estas concepções contribuem para a análise de duas experiências desenvolvidas nos últimos 10 anos, em prol da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na universidade: a constituição e participação efetiva no Fórum Goiano de EJA e a intensificação das ações de ensino, pesquisa e extensão com foco na EJA. Estas experiências apontam nossa “leitura” da atualidade e possibilidades do referencial freireano, num espaço de disputas e concepções teóricas e políticas da universidade.<hr/>The article discusses significant experiences of work at the School of Education of the Federal University of Goiás, based on three conceptions of Paulo Freire’s thought: dialog, collective construction and the political intentionality of educative actions. These conceptions contribute to the analysis of two experiences developed over the last 10 years, for Youth and Adult Education (EJA), at the university: the constitution of and actual participation in the State of Goiás EJA Forum and the intensification of the learning, research and extension activities focused on EJA. These experiences point to our “reading” of the current reality and the possibilities of the Freirean referential, in a context of disputes, theoretical conceptions and policies of the university.<hr/>El artículo aborda experiencias significativas de trabajo en la Facultad de Educación de Universidad Federal de Goiás (FE/UFG), que tienen como referencia três concepciones de pensamiento de Paulo Freire: el diálogo, la construcción colectiva y la intencionalidad política de acciones educativas. Estas concepciones contribuyen para el análisis de dos experiencias desarrolladas en los últimos 10 años, en pro de la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA), en la universidad: la constitución y participación efectiva en el Fórum Goiano de EJA y la intensificación de las acciones de enseñanza, investigación y extensión con foco en EJA. Estas experiencias indican nuestra “lectura” de la actualidad y posibilidades del referencial freireano, en un espacio de disputas y concepciones teóricas y políticas de la universidad. <![CDATA[Alfabetização como ato de conhecimento em Freire: escrita e leitura de mundo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312012000300006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto tem como objetivo analisar criticamente a proposta inicial de alfabetização de adultos de Freire, fundamentando-a em princípios linguísticos e filosóficos. Toma como base empírica a produção escrita de um grupo de alfabetizandos para análise do processo de aquisição da escrita e da leitura do mundo evidenciada em seus textos. Uma das contribuições deste trabalho é a análise crítica da concepção de escrita de Freire como ato criador, um dos aspectos mais intrigantes de sua teoria do conhecimento na relação com o papel dos alfabetizandos como sujeitos criadores.<hr/>The goal of this article is to critically analyze, based on linguistic and philosophical principles, Freire’s initial proposal for adult literacy. It uses as an empirical basis the written production of a group of literacy students, to analyze the acquisition process of writing and of reading the world, as shown in their texts. One of the contributions of this study is the critical analysis of Freire’s concept of writing as an act of creation, one of the most intriguing aspects of his theory of knowledge in relation to the role of learners as creative subjects.<hr/>El artículo tiene como objetivo analizar críticamente la propuesta inicial de alfabetización de adultos de Freire, fundamentándola en principios lingüísticos y filosóficos. Toma como base empírica la producción escrita de un grupo de alfabetizados para analizar el proceso de adquisición de la escritura y de la lectura de mundo evidenciada en sus textos. Una de las contribuciones de este trabajo es el análisis crítico de la concepción de escritura de Freire como acto creador, uno de los aspectos más intrigantes de su teoría del conocimiento en relación con el papel de los alfabetizandos como sujetos creadores. <![CDATA[Presença e pegadas de Paulo Freire no Distrito Federal: uma primeira aproximação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312012000300007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo analisa a presença e as pegadas de Paulo Freire no Distrito Federal. Por meio de pesquisa histórica e da análise documental, o texto busca os registros e os indícios documentais que evidenciam a atuação e a influência desse educador no DF. O artigo está organizado de forma cronológica e analisa, sobretudo, três diferentes momentos, nos quais o educador esteve no Distrito Federal: o início dos anos 1960 e as décadas de 1980 e 1990. Destaca-se ainda, brevemente, a atualidade da influência do seu pensamento. Ao mesmo tempo em que investiga as “pegadas” do educador, o texto mostra como as concepções de Paulo Freire foram incorporando-se à prática educativa e à formação de educadores, alimentando sonhos e projetos de construção de uma sociedade democrática.<hr/>This article presents an analysis of the presence and footsteps of Paulo Freire in Distrito Federal, the Brazilian Federal District, which comprises Brasília, the capital of Brazil, and its surrounding satellite cities. A historical and documentary research method is adopted in search of indicators of his work and influence as an educator in this region. The study is organized in chronological order and gives special attention to three specific times when he was in Distrito Federal: the beginning of the 1960s and the decades of 1980 e 1990. It also briefly points out the currency of his thinking. At the same time as it investigates his educational “footsteps”, this study presents how his conceptions have been incorporated in educational practice and in teacher education, nourishing dreams and projects of construction of a more democratic society.<hr/>El artículo analiza la presencia y las huellas de Paulo Freire en el Distrito Federal. Através de la investigación histórica y el análisis documental, que busca registros y pruebas documentales para demostrar el papel y la influencia de ese maestro en el DF. El artículo se organiza cronológicamente y examina, en particular, tres momentos diferentes en los que el profesor se encontraba en el Distrito Federal: los años 1960, 1980 y 1990.Tiene en cuenta también, brevemente, la relevancia de la influencia de su pensamiento. Al mismo tiempo que se investigan las “huellas” del maestro, el texto muestra cómo las ideas de Paulo Freire se han incorporado a la práctica educativa y a la formación docente, los sueños de alimentación y proyectos de construcción de uma sociedad democrática.<hr/>Educación de Jóvenes y Adultos<hr/>Paulo Freire<hr/>Formación Docente<hr/>Educación Liberadora Emancipadora<hr/>Brasilia <![CDATA[“Professor, quero ser oprimida!”: situação-limite e atos-limites no habitus professoral]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312012000300008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Esse artigo tem por objetivo apresentar e discutir episódio ocorrido no ensino superior em que estudante, tendo estudado a Pedagogia do Oprimido (Freire, 1987), demanda explicitamente a condição de ser oprimida pelo professor. O episódio registrado em diário de campo é analisado sob a ótica dos conceitos de situação-limite, inédito-viável, ambos de Paulo Freire (1992), e o de habitus, este último conceito de Bourdieu (1983). O conceito de habitus é posicionado no texto em perspectiva heurística, sendo denominado habitus professoral, nos termos de Silva (2003). O texto conclui que o pensamento freireano deve ser assumido como utopia sustentada no habitus professoral, expressando a negação do fugaz ou insatisfação momentânea e associado a movimento coletivo pela superação do estado das coisas e condições de existência desumanizadoras.<hr/>The goal of this article is to present and discuss an event occurred in a higher education environment, when a student, having studied Pedagogy of the Oppressed (Paulo Freire), explicitly demands to be oppressed by the professor. The episode, recorded in field notes, is analyzed from the perspective of the concepts of limit-situations and untested feasibility, both by Paulo Freire (1992), and Bourdieu’s (1983) concept of habitus. The concept of habitus is employed in the text in a heuristic perspective, being expanded and qualified as professorial habitus, as defined in Silva (2003). The text concludes that Freire’s thought should be adopted as a utopia sustained by the professorial habitus, expressing the negation of the fugacious or of fleeting dissatisfaction and associated with a collective movement for overcoming the state of things and dehumanized conditions of existence.<hr/>Este artículo tiene como objetivo presentar y discutir un hecho ocurrido en la educación superior en el que un estudiante, habiendo estudiado Pedagogía del Oprimido (Paulo Freire), exige explícitamente la condición de ser oprimida por el profesor. El episodio registrado en diario de campos y analiza desde la perspectiva de los conceptos de situaciones límite, inédito viable de Paulo Freire (1992) y de la concepción de habitus de Bourdieu (1983).El concepto de habitus es utilizado en una visión heurística, siendo ampliado y calificados como habitus profesoral, según Silva (2003). El texto concluye que el pensamiento de Freire debe asumirse en la utopía apoyada en el habitus professoral que expresa la negación de la in satisfacción momentánea y fugaz, o asociado com el movimiento colectivo de superar el estado de cosas y las deshumanizador as condiciones de existencia. <![CDATA[A formação nos horizontes da Unesco e o olhar da paideia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312012000300009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo propõe uma breve reflexão acerca da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com base na compreensão de formação presente nos relatórios oficiais dessa instituição. O referencial teórico adotado para a reflexão proposta está ligado, em especial, aos conceitos da paideia aristotélica e o seu cuidado com a formação do cidadão da pólis. Por cultivar a ética, a afirmação do humano e a importância da vida coletiva, a educação da Grécia clássica se tornou, no presente estudo, indispensável para ampliar o olhar acerca do sentido da formação neste início de século.<hr/>This article proposes a brief reflection on the United Nations Educational, Scientifc and Cultural Organization (Unesco), based on the understanding of education seen in its official reports. The theoretical framework adopted for the proposed reflection is based, mostly, to the concepts of the Aristotelian paideia and its concern with the education of the citizen of the polis. As education in classical Greece promoted ethics, the affirmation of what is human and the importance of collective life, in this study it has become indispensable for broadening the vision of the meaning of education in the beginning of the 21st century.<hr/>Este artículo propone reflexionar brevemente sobre la Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (Unesco), con base en la comprensión de formación presente en sus informes oficiales. El referencial teórico adoptado para la reflexión propuesta está relacionado, en especial, a los conceptos referentes a la paideia aristotélica y su cuidado con la formación del ciudadano de la polis. Por cultivar la ética, la afirmación de lo humano y la importancia de la vida colectiva, la educación de la Grecia Clásica se volvió indispensable en este estudio para ayudar a ampliar la visión con relación al sentido de la formación en este inicio de siglo. <![CDATA[Sobre a narrativa como categoria analítica da avaliação escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312012000300010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste estudo, discutimos a prática da avaliação no campo da linguagem. Na primeira parte, mostramos os limites das práticas avaliativas centradas numa concepção de linguagem como estrutura e de avaliação como mensuração. Na segunda, expomos algumas ideias do autor em cujo pensamento nos baseamos para a reconceptualização da avaliação; trata-se de Walter Benjamin, especificamente do livro Magia e técnica, arte e política - ensaios sobre literatura e história da cultura. Na terceira, mostramos como o processo de ensino pode ser entendido como narrativa e o professor, como um narrador, na perspectiva da avaliação enquanto ação discursiva a serviço da aprendizagem e da qualidade da educação.<hr/>In this study we discuss evaluation practices in the field of language studies. In the first part, we show the limits of traditional evaluating practices, centered in a conception of language as structure and of evaluation as measurement. In the second one, we show some ideas of the author upon whose thought we based our new concept of evaluation; Walter Benjamin, specifically in the book Magic and technique, art and politics - essays on literature and culture history. In the third part, we show how the teaching process can be understood as a narrative and the teacher as a narrator, in the perspective of evaluation as discursive action, at the service of the learning process and the quality of education.<hr/>En este estudio, discutimos la práctica de la evaluación en el campo del lenguaje. Em la primera parte, mostramos los límites de las prácticas evaluativas centradas en uma concepción de lenguaje como estructura y de evaluación como mensuración. En la segunda, exponemos algunas ideas del autor en cuyo pensamiento nos basamos para la reconceptualización de la evaluación; se trata de Walter Benjamin, específicamente, en el libro Magia y técnica, arte y política - ensayos sobre literatura e historia de la cultura. En la tercera, mostramos cómo el proceso de enseñanza puede ser entendido como narrativa y el profesor, como un narrador, en la perspectiva de la evaluación como acción discursiva a servicio del aprendizaje y de la calidad de la educación. <![CDATA[A juventude como condição estigmatizante: relações entre desigualdade, violência e experiência escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312012000300011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Considerando que os limites da estigmatização e a exclusão transformam-se em processos de atuoexclusão, por meio da força dos mecanismos inconscientes da dominação simbólica, torna-se imperioso identificar os pontos de vista dos jovens. Constata-se hoje um discurso dual sobre os e as adolescentes e jovens: são a promessa do futuro e, ao mesmo tempo, violentos criminosos que ameaçam a “tranquilidade social”. Esse trabalho, portanto, pretende contribuir para facilitar uma virada analítica no campo da pesquisa sobre violência nas escolas que se distancie dos enfoques hegemônicos próprios da sensatez penal e do racismo biologicista. O termo “violência” na pesquisa socioeducativa tem uma diversidade de significados, inclusive contraditórios, e em vários dos quais mantém parte daqueles que provêm do sentido comum e de ditos paradigmas científicos hegemônicos. Trata-se, como desafio e utopia, de mudar esta visão, que tende a se impor como verdade.<hr/>Considering that, at their limit, stigmatization and exclusion become processes of self exclusion, through the strength of unconscious mechanisms of symbolic domination, it becomes imperious to evidence the points of view of youth. Today, one perceives a dual discourse about adolescents and youth: they are the promise of the future and, at the same time, violent criminals who threaten “social tranquility”. This paper, therefore, intends to contribute to enable an analytic change in the field of research about violence in schools, far removed from the hegemonic approaches characteristic to penal common sense and biologistic racism. The term “violence”, in socio educational research, takes on diverse meanings, including contradictory ones - several of which partly incorporate meanings which stem from common sense and supposed hegemonic paradigms. Changing the vision that tends to impose itself as a truth is treated in this article as a challenge and a utopia.<hr/>Al tener presente que los límites de la estigmatización y la exclusión se transforman en procesos de auto-exclusión, a través de la fuerza de los mecanismos inconscientes de la dominación simbólica, se torna imperioso vislumbrar los puntos de vista de los jóvenes. Se constata hoy un discurso dual sobre los y las adolescentes y jóvenes: son la promesa del futuro y al mismo tiempo violentos criminales que amenazan la “tranquilidad social”. Este trabajo, por tanto, pretende contribuir para facilitar uma virada analítica en el campo de la investigación sobre violencias en la escuela que se distancie de los enfoques hegemónicos propios de la sensatez penal y del racismo biologicista. El término “violencia” en la investigación socioeducativa tiene uma diversidad de significados, incluso contradictorios, y en varios de los cuales mantienen parte de aquellos que provienen del sentido común y de dichos paradigmas científicos hegemónicos. Se trata como desafío y como utopía, cambiar esta mirada que tiende a imponerse como verdad. <![CDATA[Paulo Freire Educador: o reconhecimento da Comunidade Faculdade de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312012000300012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Considerando que os limites da estigmatização e a exclusão transformam-se em processos de atuoexclusão, por meio da força dos mecanismos inconscientes da dominação simbólica, torna-se imperioso identificar os pontos de vista dos jovens. Constata-se hoje um discurso dual sobre os e as adolescentes e jovens: são a promessa do futuro e, ao mesmo tempo, violentos criminosos que ameaçam a “tranquilidade social”. Esse trabalho, portanto, pretende contribuir para facilitar uma virada analítica no campo da pesquisa sobre violência nas escolas que se distancie dos enfoques hegemônicos próprios da sensatez penal e do racismo biologicista. O termo “violência” na pesquisa socioeducativa tem uma diversidade de significados, inclusive contraditórios, e em vários dos quais mantém parte daqueles que provêm do sentido comum e de ditos paradigmas científicos hegemônicos. Trata-se, como desafio e utopia, de mudar esta visão, que tende a se impor como verdade.<hr/>Considering that, at their limit, stigmatization and exclusion become processes of self exclusion, through the strength of unconscious mechanisms of symbolic domination, it becomes imperious to evidence the points of view of youth. Today, one perceives a dual discourse about adolescents and youth: they are the promise of the future and, at the same time, violent criminals who threaten “social tranquility”. This paper, therefore, intends to contribute to enable an analytic change in the field of research about violence in schools, far removed from the hegemonic approaches characteristic to penal common sense and biologistic racism. The term “violence”, in socio educational research, takes on diverse meanings, including contradictory ones - several of which partly incorporate meanings which stem from common sense and supposed hegemonic paradigms. Changing the vision that tends to impose itself as a truth is treated in this article as a challenge and a utopia.<hr/>Al tener presente que los límites de la estigmatización y la exclusión se transforman en procesos de auto-exclusión, a través de la fuerza de los mecanismos inconscientes de la dominación simbólica, se torna imperioso vislumbrar los puntos de vista de los jóvenes. Se constata hoy un discurso dual sobre los y las adolescentes y jóvenes: son la promesa del futuro y al mismo tiempo violentos criminales que amenazan la “tranquilidad social”. Este trabajo, por tanto, pretende contribuir para facilitar uma virada analítica en el campo de la investigación sobre violencias en la escuela que se distancie de los enfoques hegemónicos propios de la sensatez penal y del racismo biologicista. El término “violencia” en la investigación socioeducativa tiene uma diversidad de significados, incluso contradictorios, y en varios de los cuales mantienen parte de aquellos que provienen del sentido común y de dichos paradigmas científicos hegemónicos. Se trata como desafío y como utopía, cambiar esta mirada que tiende a imponerse como verdad. <![CDATA[O reencontro de Paulo Freire com a Universidade de Brasília]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312012000300013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Considerando que os limites da estigmatização e a exclusão transformam-se em processos de atuoexclusão, por meio da força dos mecanismos inconscientes da dominação simbólica, torna-se imperioso identificar os pontos de vista dos jovens. Constata-se hoje um discurso dual sobre os e as adolescentes e jovens: são a promessa do futuro e, ao mesmo tempo, violentos criminosos que ameaçam a “tranquilidade social”. Esse trabalho, portanto, pretende contribuir para facilitar uma virada analítica no campo da pesquisa sobre violência nas escolas que se distancie dos enfoques hegemônicos próprios da sensatez penal e do racismo biologicista. O termo “violência” na pesquisa socioeducativa tem uma diversidade de significados, inclusive contraditórios, e em vários dos quais mantém parte daqueles que provêm do sentido comum e de ditos paradigmas científicos hegemônicos. Trata-se, como desafio e utopia, de mudar esta visão, que tende a se impor como verdade.<hr/>Considering that, at their limit, stigmatization and exclusion become processes of self exclusion, through the strength of unconscious mechanisms of symbolic domination, it becomes imperious to evidence the points of view of youth. Today, one perceives a dual discourse about adolescents and youth: they are the promise of the future and, at the same time, violent criminals who threaten “social tranquility”. This paper, therefore, intends to contribute to enable an analytic change in the field of research about violence in schools, far removed from the hegemonic approaches characteristic to penal common sense and biologistic racism. The term “violence”, in socio educational research, takes on diverse meanings, including contradictory ones - several of which partly incorporate meanings which stem from common sense and supposed hegemonic paradigms. Changing the vision that tends to impose itself as a truth is treated in this article as a challenge and a utopia.<hr/>Al tener presente que los límites de la estigmatización y la exclusión se transforman en procesos de auto-exclusión, a través de la fuerza de los mecanismos inconscientes de la dominación simbólica, se torna imperioso vislumbrar los puntos de vista de los jóvenes. Se constata hoy un discurso dual sobre los y las adolescentes y jóvenes: son la promesa del futuro y al mismo tiempo violentos criminales que amenazan la “tranquilidad social”. Este trabajo, por tanto, pretende contribuir para facilitar uma virada analítica en el campo de la investigación sobre violencias en la escuela que se distancie de los enfoques hegemónicos propios de la sensatez penal y del racismo biologicista. El término “violencia” en la investigación socioeducativa tiene uma diversidad de significados, incluso contradictorios, y en varios de los cuales mantienen parte de aquellos que provienen del sentido común y de dichos paradigmas científicos hegemónicos. Se trata como desafío y como utopía, cambiar esta mirada que tiende a imponerse como verdad. <![CDATA[Carlos Nelson Coutinho, socialismo e democracia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312012000300014&lng=es&nrm=iso&tlng=es Considerando que os limites da estigmatização e a exclusão transformam-se em processos de atuoexclusão, por meio da força dos mecanismos inconscientes da dominação simbólica, torna-se imperioso identificar os pontos de vista dos jovens. Constata-se hoje um discurso dual sobre os e as adolescentes e jovens: são a promessa do futuro e, ao mesmo tempo, violentos criminosos que ameaçam a “tranquilidade social”. Esse trabalho, portanto, pretende contribuir para facilitar uma virada analítica no campo da pesquisa sobre violência nas escolas que se distancie dos enfoques hegemônicos próprios da sensatez penal e do racismo biologicista. O termo “violência” na pesquisa socioeducativa tem uma diversidade de significados, inclusive contraditórios, e em vários dos quais mantém parte daqueles que provêm do sentido comum e de ditos paradigmas científicos hegemônicos. Trata-se, como desafio e utopia, de mudar esta visão, que tende a se impor como verdade.<hr/>Considering that, at their limit, stigmatization and exclusion become processes of self exclusion, through the strength of unconscious mechanisms of symbolic domination, it becomes imperious to evidence the points of view of youth. Today, one perceives a dual discourse about adolescents and youth: they are the promise of the future and, at the same time, violent criminals who threaten “social tranquility”. This paper, therefore, intends to contribute to enable an analytic change in the field of research about violence in schools, far removed from the hegemonic approaches characteristic to penal common sense and biologistic racism. The term “violence”, in socio educational research, takes on diverse meanings, including contradictory ones - several of which partly incorporate meanings which stem from common sense and supposed hegemonic paradigms. Changing the vision that tends to impose itself as a truth is treated in this article as a challenge and a utopia.<hr/>Al tener presente que los límites de la estigmatización y la exclusión se transforman en procesos de auto-exclusión, a través de la fuerza de los mecanismos inconscientes de la dominación simbólica, se torna imperioso vislumbrar los puntos de vista de los jóvenes. Se constata hoy un discurso dual sobre los y las adolescentes y jóvenes: son la promesa del futuro y al mismo tiempo violentos criminales que amenazan la “tranquilidad social”. Este trabajo, por tanto, pretende contribuir para facilitar uma virada analítica en el campo de la investigación sobre violencias en la escuela que se distancie de los enfoques hegemónicos propios de la sensatez penal y del racismo biologicista. El término “violencia” en la investigación socioeducativa tiene uma diversidad de significados, incluso contradictorios, y en varios de los cuales mantienen parte de aquellos que provienen del sentido común y de dichos paradigmas científicos hegemónicos. Se trata como desafío y como utopía, cambiar esta mirada que tiende a imponerse como verdad. <![CDATA[Eric Hobsbawm: um historiador universal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312012000300015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Considerando que os limites da estigmatização e a exclusão transformam-se em processos de atuoexclusão, por meio da força dos mecanismos inconscientes da dominação simbólica, torna-se imperioso identificar os pontos de vista dos jovens. Constata-se hoje um discurso dual sobre os e as adolescentes e jovens: são a promessa do futuro e, ao mesmo tempo, violentos criminosos que ameaçam a “tranquilidade social”. Esse trabalho, portanto, pretende contribuir para facilitar uma virada analítica no campo da pesquisa sobre violência nas escolas que se distancie dos enfoques hegemônicos próprios da sensatez penal e do racismo biologicista. O termo “violência” na pesquisa socioeducativa tem uma diversidade de significados, inclusive contraditórios, e em vários dos quais mantém parte daqueles que provêm do sentido comum e de ditos paradigmas científicos hegemônicos. Trata-se, como desafio e utopia, de mudar esta visão, que tende a se impor como verdade.<hr/>Considering that, at their limit, stigmatization and exclusion become processes of self exclusion, through the strength of unconscious mechanisms of symbolic domination, it becomes imperious to evidence the points of view of youth. Today, one perceives a dual discourse about adolescents and youth: they are the promise of the future and, at the same time, violent criminals who threaten “social tranquility”. This paper, therefore, intends to contribute to enable an analytic change in the field of research about violence in schools, far removed from the hegemonic approaches characteristic to penal common sense and biologistic racism. The term “violence”, in socio educational research, takes on diverse meanings, including contradictory ones - several of which partly incorporate meanings which stem from common sense and supposed hegemonic paradigms. Changing the vision that tends to impose itself as a truth is treated in this article as a challenge and a utopia.<hr/>Al tener presente que los límites de la estigmatización y la exclusión se transforman en procesos de auto-exclusión, a través de la fuerza de los mecanismos inconscientes de la dominación simbólica, se torna imperioso vislumbrar los puntos de vista de los jóvenes. Se constata hoy un discurso dual sobre los y las adolescentes y jóvenes: son la promesa del futuro y al mismo tiempo violentos criminales que amenazan la “tranquilidad social”. Este trabajo, por tanto, pretende contribuir para facilitar uma virada analítica en el campo de la investigación sobre violencias en la escuela que se distancie de los enfoques hegemónicos propios de la sensatez penal y del racismo biologicista. El término “violencia” en la investigación socioeducativa tiene uma diversidad de significados, incluso contradictorios, y en varios de los cuales mantienen parte de aquellos que provienen del sentido común y de dichos paradigmas científicos hegemónicos. Se trata como desafío y como utopía, cambiar esta mirada que tiende a imponerse como verdad. <![CDATA[Roda de conversa: Maria Luíza Angelim e Carlos Brandão rememoram Paulo Freire]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312012000300016&lng=es&nrm=iso&tlng=es Considerando que os limites da estigmatização e a exclusão transformam-se em processos de atuoexclusão, por meio da força dos mecanismos inconscientes da dominação simbólica, torna-se imperioso identificar os pontos de vista dos jovens. Constata-se hoje um discurso dual sobre os e as adolescentes e jovens: são a promessa do futuro e, ao mesmo tempo, violentos criminosos que ameaçam a “tranquilidade social”. Esse trabalho, portanto, pretende contribuir para facilitar uma virada analítica no campo da pesquisa sobre violência nas escolas que se distancie dos enfoques hegemônicos próprios da sensatez penal e do racismo biologicista. O termo “violência” na pesquisa socioeducativa tem uma diversidade de significados, inclusive contraditórios, e em vários dos quais mantém parte daqueles que provêm do sentido comum e de ditos paradigmas científicos hegemônicos. Trata-se, como desafio e utopia, de mudar esta visão, que tende a se impor como verdade.<hr/>Considering that, at their limit, stigmatization and exclusion become processes of self exclusion, through the strength of unconscious mechanisms of symbolic domination, it becomes imperious to evidence the points of view of youth. Today, one perceives a dual discourse about adolescents and youth: they are the promise of the future and, at the same time, violent criminals who threaten “social tranquility”. This paper, therefore, intends to contribute to enable an analytic change in the field of research about violence in schools, far removed from the hegemonic approaches characteristic to penal common sense and biologistic racism. The term “violence”, in socio educational research, takes on diverse meanings, including contradictory ones - several of which partly incorporate meanings which stem from common sense and supposed hegemonic paradigms. Changing the vision that tends to impose itself as a truth is treated in this article as a challenge and a utopia.<hr/>Al tener presente que los límites de la estigmatización y la exclusión se transforman en procesos de auto-exclusión, a través de la fuerza de los mecanismos inconscientes de la dominación simbólica, se torna imperioso vislumbrar los puntos de vista de los jóvenes. Se constata hoy un discurso dual sobre los y las adolescentes y jóvenes: son la promesa del futuro y al mismo tiempo violentos criminales que amenazan la “tranquilidad social”. Este trabajo, por tanto, pretende contribuir para facilitar uma virada analítica en el campo de la investigación sobre violencias en la escuela que se distancie de los enfoques hegemónicos propios de la sensatez penal y del racismo biologicista. El término “violencia” en la investigación socioeducativa tiene uma diversidad de significados, incluso contradictorios, y en varios de los cuales mantienen parte de aquellos que provienen del sentido común y de dichos paradigmas científicos hegemónicos. Se trata como desafío y como utopía, cambiar esta mirada que tiende a imponerse como verdad. <![CDATA[Pedagogia da correspondência: Paulo Freire e a educação por cartas e livros]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312012000300017&lng=es&nrm=iso&tlng=es Considerando que os limites da estigmatização e a exclusão transformam-se em processos de atuoexclusão, por meio da força dos mecanismos inconscientes da dominação simbólica, torna-se imperioso identificar os pontos de vista dos jovens. Constata-se hoje um discurso dual sobre os e as adolescentes e jovens: são a promessa do futuro e, ao mesmo tempo, violentos criminosos que ameaçam a “tranquilidade social”. Esse trabalho, portanto, pretende contribuir para facilitar uma virada analítica no campo da pesquisa sobre violência nas escolas que se distancie dos enfoques hegemônicos próprios da sensatez penal e do racismo biologicista. O termo “violência” na pesquisa socioeducativa tem uma diversidade de significados, inclusive contraditórios, e em vários dos quais mantém parte daqueles que provêm do sentido comum e de ditos paradigmas científicos hegemônicos. Trata-se, como desafio e utopia, de mudar esta visão, que tende a se impor como verdade.<hr/>Considering that, at their limit, stigmatization and exclusion become processes of self exclusion, through the strength of unconscious mechanisms of symbolic domination, it becomes imperious to evidence the points of view of youth. Today, one perceives a dual discourse about adolescents and youth: they are the promise of the future and, at the same time, violent criminals who threaten “social tranquility”. This paper, therefore, intends to contribute to enable an analytic change in the field of research about violence in schools, far removed from the hegemonic approaches characteristic to penal common sense and biologistic racism. The term “violence”, in socio educational research, takes on diverse meanings, including contradictory ones - several of which partly incorporate meanings which stem from common sense and supposed hegemonic paradigms. Changing the vision that tends to impose itself as a truth is treated in this article as a challenge and a utopia.<hr/>Al tener presente que los límites de la estigmatización y la exclusión se transforman en procesos de auto-exclusión, a través de la fuerza de los mecanismos inconscientes de la dominación simbólica, se torna imperioso vislumbrar los puntos de vista de los jóvenes. Se constata hoy un discurso dual sobre los y las adolescentes y jóvenes: son la promesa del futuro y al mismo tiempo violentos criminales que amenazan la “tranquilidad social”. Este trabajo, por tanto, pretende contribuir para facilitar uma virada analítica en el campo de la investigación sobre violencias en la escuela que se distancie de los enfoques hegemónicos propios de la sensatez penal y del racismo biologicista. El término “violencia” en la investigación socioeducativa tiene uma diversidad de significados, incluso contradictorios, y en varios de los cuales mantienen parte de aquellos que provienen del sentido común y de dichos paradigmas científicos hegemónicos. Se trata como desafío y como utopía, cambiar esta mirada que tiende a imponerse como verdad.