Scielo RSS <![CDATA[Linhas Críticas]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-043120130002&lang=es vol. 19 num. 39 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312013000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Reconhecimento e progresso moral: aportes da concepção de modernidade de Honneth para a ideia de formação humana]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312013000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente texto tematiza a concepção de progresso moral presente na teoria do reconhecimento honnethiana visando a extrair dela aportes à ideia de formação humana. Para dar conta de tal intento, procura-se mostrar em que sentido ocorre, com a modernidade, uma evolução em cada uma das esferas do reconhecimento e como tal evolução pode ser lida como progresso moral. Esse passo ajuda a explicitar, então, os princípios que dão sustentação à ideia de progresso moral para, por fim, situar, à luz da teoria do reconhecimento de Honneth, alguns questionamentos e indicativos para a formação humana a partir do contraste entre os conceitos de progresso moral e de contradições paradoxais.<hr/>This paper addresses the conception of moral progress in Honneth’s theory of recognition in order to derive from it contributions towards the conception of human development. In order to meet such goal, efforts are made so as to show in what sense there has been, along modernity, an evolution in each sphere of recognition and how such an evolution can be understood as moral progress. This step thus helps make explicit the principles that support the notion of moral progress to finally establish, according to Honneth’s theory of recognition, some questions and indicators for human development from the contrast between the concepts of moral progress and paradoxical contradictions.<hr/>En este trabajo se estudia la concepción del progreso moral presente en la teoría del reconocimiento honnethiana buscando extraer de ella contribuciones para la idea de formación humana. Para hacer realidad esa intención, se busca mostrar de qué manera ocurre, con la modernidad, una evolución en cada una de las esferas del reconocimiento y cómo tal evolución puede ser leída como progreso moral. Ese paso ayuda a explicar, entonces, los principios que apoyan la idea de progreso moral para, al final, situar, bajo la luz de la teoría del reconocimiento de Honneth, algunas cuestiones e indicativos para la formación humana, a partir del contraste entre los conceptos de progreso moral y de contradicciones paradójicas. <![CDATA[Representações sociais de ciclos de aprendizagem entre estudantes de pedagogia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312013000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo tem como objetivo delinear o possível núcleo central das representações sociais de ciclos de aprendizagem entre estudantes de Pedagogia. O referencial de base foi a teoria das representações sociais, particularmente a abordagem estrutural proposta por Abric (1998). Realizouse a pesquisa com 200 estudantes em diferentes estágios de formação na Universidade Federal de Pernambuco. O procedimento de coleta foi a técnica de associação livre, cujas palavras resultantes foram tratadas com o software EVOC. Os resultados sugerem que os estudantes estão construindo representações sociais que se distanciam dos princípios norteadores da proposta dos ciclos de aprendizagem.<hr/>This article aims to describe the possible central nucleus of the social representations of learning cycles among students of education. The basic reference was the theory of social representations, particularly the structural approach proposed by Abric (1998). The research was conducted with 200 students in different stages of the course at the Federal University of Pernambuco. The collection procedure was the technique of free association, whose resulting words were processed with EVOC software. The results suggest that the students are constructing social representations that differ from the guiding principles of the proposal of learning cycles.<hr/>En este artículo se pretende esbozar el posible núcleo central de las representaciones sociales de ciclos de aprendizaje entre estudiantes de pedagogía. La referencia básica fue la teoría de las representaciones sociales, particularmente el enfoque estructural propuesto por Abric (1998). La investigación se realizó con 200 estudiantes en diferentes pasos del curso en la Universidad Federal de Pernambuco. El procedimento de extracción fue la técnica de asociación libre, cuyas palabras resultantes fueron tratadas con el software EVOC. Los resultados sugieren que los estudiantes construyen representaciones sociales que están lejos de los principios rectores de la propuesta de ciclos de aprendizaje. <![CDATA[Jovens em acolhimento institucional prolongado: entre a vida governada e a liberdade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312013000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo problematiza o estatuto de vida que constitui os sujeitos que se encontram sob a proteção social. Sob a perspectiva da biopolítica, esta pesquisa foi realizada em uma entidade de acolhimento institucional, na cidade de Fortaleza-CE, com jovens entre 17 e 20 anos e com experiência de institucionalização prolongada. A prática de acolhimento institucional engendra condições de inclusão/exclusão que permitem aos/às jovens ultrapassar as experiências e os limites institucionais. Confirma o sentido biopolítico dos saberes e das práticas vivenciadas pelos jovens acolhidos; subjetividades marcadas por sujeição institucional e por dificuldade de exercício de liberdade.<hr/>This study problematizes the state of life in which are the subjects under social protection. Under the perspective of biopolitics, this research was conducted in an institutional host entity in Fortaleza-Ce, with young people between 17 and 20 years of age and with a prolonged experience of institutionalization. The practice of institutional care engenders conditions of inclusion / exclusion that allow young people to overcome the institutional experience and limitations. This confirms the biopolitical tenor of the knowledge and practices experienced by the young people welcomed - subjectivities marked by institutional subjection and by difficulty in the exercise of freedom.<hr/>Este estudio analiza la situación de la vida que constituye a los sujetos que caen bajo la protección social. Desde la perspectiva de la biopolítica, esta investigación se realizó en una entidad de acogimiento institucional en la ciudad de Fortaleza, con jóvenes entre 17 y 20 años y con experiencia de institucionalización prolongada. La práctica institucional engendra condiciones para inclusión/exclusión que permite a los/las jóvenes superar las experiencias y los límites institucionales. Confirma el sentido político de conocimientos y prácticas experimentadas por los jóvenes acogidos; subjetividades marcadas por sujeción institucional o subordinación y por la dificultad del ejercicio de la libertad. <![CDATA[Formação continuada com quadrinhos nas aulas de ciências: algum problema?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312013000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo se inscreve no âmbito da formação continuada em serviço, abarcando o ensino de ciências como área e as histórias em quadrinhos como estratégia para efetivação da proposta. Objetiva discutir os obstáculos e as possibilidades apresentadas em um processo de formação continuada em serviço de uma professora que leciona ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental, que utilizou como estratégia metodológica histórias em quadrinhos da Turma da Mônica. A pesquisa se desenvolveu seguindo uma abordagem qualitativa, por meio da pesquisa-ação. O estudo evidencia a contribuição da formação continuada com enfoque reflexivo para o redimensionamento da prática pedagógica.<hr/>Continuing education making use of comic books in science classes: Any problem? The present study is within the scope of the continuing education of professionals, in the area of science teaching, and using comic books as a strategy. Its main goal is to discuss the obstacles and possibilities presented in a process of continuing education of a primary school science teacher, using “Monica’s Gang” Comics as a methodological strategy. Qualitative research was conducted, using the action research methodology. The study makes evident the contribution of continuing education towards the resizing of pedagogical issues.<hr/>Este estudio se inscribe en el marco de la formación continua, incluyendo la enseñanza de las ciencias como un área y los tebeos como una estrategia para la implementación de la propuesta. Tiene como objetivo discutir los obstáculos y oportunidades que se presentan en un proceso de formación continua en el servicio de un profesor que enseña ciencias naturales en los primeros años de escuela primaria, que utiliza como estrategia metodológica los tebeos de Mónica y su pandilla. La encuesta fue desarrollada siguiendo un enfoque cualitativo, a través de la investigación en acción. El estudio destaca la contribución de la formación continuada con un enfoque reflexivo para el cambio de la práctica pedagógica. <![CDATA[Educação do Distrito Federal perdeu bilhões com erros do Tribunal de Contas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312013000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo analisou relatórios e decisões normativas do Tribunal de Contas do Distrito Federal sobre contas do Governo do Distrito Federal para averiguar como contabilizou receitas e despesas em educação desde os anos 1990 até 2010 e constatou uma série de falhas e inconsistências. Uma foi nunca registrar as receitas adicionais ao percentual mínimo, como o salário-educação e demais transferências federais para programas educacionais. A falha mais grave foi não contabilizar como acréscimo as astronômicas transferências federais (R$ 1,6 bilhão em 2010) específicas para a educação do Distrito Federal, denominadas de Fundo Constitucional do Distrito Federal pelo menos até o final de 2008, quando tais transferências passaram a ser acrescidas ao mínimo. Pelo lado da despesa, o principal equívoco foi computar o pagamento de inativos como despesas da educação pelo menos até o final de 2008, quando eles foram excluídos do cálculo dos 25% vinculados à educação. Outro equívoco foi não esclarecer se as despesas consideradas no cálculo do mínimo são empenhadas, liquidadas ou pagas.<hr/>The article has examined reports of decisions taken by the Audit Office of the Brazilian Federal District on accounts of the Federal District Government, to check how it has calculated revenue and expenses on education from the 1990’s to 2010, and found a number of errors and inconsistencies. One was to never register revenues which should be added to the minimum percentage of taxes linked to education, such as the payroll-linked contribution and other federal transfers for educational programmes. The most serious flaw was not to add to the minimum percentage the astronomical federal transfers (R$ 1.6 billion in 2010) specific to Federal District education, the so-called Federal District Constitutional Fund, at least until the end of 2008, when such transfers began being added to the minimum percentage. Regarding expenses, the main mistake was to consider payment of retired educational personnel as education expenses at least until the end of 2008, when they were excluded from the calculation of the 25% of taxes linked to education. Another error was not clarifying if the expenses considered in the calculation of the minimum percentage were pending, liquidated or paid.<hr/>El artículo analizó informes y decisiones normativas del Tribunal de Cuentas de Distrito Federal sobre las cuentas del gobierno de DF para averiguar cómo ha contabilizado ingresos y gastos en educación entre 1990 y 2010 y ha constatado una serie de errores e inconsistencias. Una fue nunca registrar los ingresos adicionales al porcentaje mínimo de impuestos, como las transferencias federales para programas educacionales. La falla más grave fue no contabilizar como incremento las astronómicas transferencias federales específicas para la educación del Distrito Federal, al menos hasta el final de 2008, cuando tales transferencias pasaron a ser aumentadas al mínimo. Con relación al gasto, el principal error fue considerar el pago de jubilados como gastos en educación hasta el final de 2008, cuando ellos fueron excluidos del cálculo del 25% de impuestos vinculados a la educación, una determinación de la Constitución Federal. Otro equívoco fue no clarificar los criterios adoptados en la clasificación de los gastos considerados en el cálculo del mínimo. <![CDATA[O uso do Google Earth em aulas de matemática.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312013000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo refletimos sobre a utilização do sensoriamento remoto como estratégia didática em aulas de matemática, especificamente em geometria. O trabalho de campo ocorreu em uma turma do 9° ano em uma escola particular na cidade do Rio de Janeiro. Foram realizadas atividades orientadas no sensoriamento remoto usando ferramentas do Google Earth. A análise focou a noção de espaço e os resultados elucidaram aspectos do aprendizado que articulam: distância entre dois pontos; tempo e distância; representação geográfica; e comparação. O tipo de atividade trabalhada foi importante nesta articulação e se mostrou propícia à criação de um ambiente incentivador para a aprendizagem dos alunos.<hr/>In this article we reflect on the use of remote sensing as a teaching strategy in mathematics classes, more specifically geometry. We devised and implemented several activities centered on remote sensing, using Google Earth tools. The fieldwork was conducted with a ninth grade class from a private school in Rio de Janeiro, and their sense of space was the outcome analyzed. The results shed light on aspects of learning acquired from the conjoined study of four topics: the distance between two points, time and distance, and geographical representation and comparison. The type of activity was important for the students to conjoin these subjects and make discoveries. The leaning dynamics was favorable to the creation of an environment that encouraged children to learn.<hr/>En este artículo reflexionamos sobre el uso de la teledetección remota como una estrategia de enseñanza en las clases de matemáticas, y más concretamente, en la geometría. La ejecución de las actividades se centró en los instrumentos de teledetección con el Google Earth. Desarrollamos varias actividades para ser llevadas a cabo en esta herramienta. El trabajo de campo fue implementado en el noveno año en una escuela privada en la ciudad de Río de Janeiro. El análisis se centró en la noción de espacio. Los resultados muestran los aspectos del aprendizaje desarrollados en la articulación entre los siguientes temas: la distancia entre dos puntos, el tiempo y la distancia, la representación geográfica y la comparación. El tipo de actividad utilizada fue importante para la articulación y los descubrimientos de los estudiantes. La dinámica de trabajo proporcionó la creación de un entorno propicio para el aprendizaje de los estudiantes. <![CDATA[A profissão professor: crise de profissão ou profissão em crise?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312013000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Pressupondo uma crise na profissão professor, o artigo analisa a “crise de profissão” com base num paradoxo em relação ao professor, que é a aposta no seu trabalho para o equacionamento de boa parte das mazelas da sociedade, ao mesmo tempo em que há uma baixa valorização de sua profissão. Já como “profissão em crise” aponta para três situações que a corroboram: os abalos e inversões acerca dos vínculos entre ordem política e educação, a perda do foco da ação do professor e a ausência de uma relação de intimidade com o conhecimento. Por fim, o artigo apresenta as imagens do professor “organista” e “recepcionista”, na expectativa de deixar mais patente a linha de argumentação apresentada.<hr/>Assuming a crisis in the teaching profession, the article analyzes this “crisis of profession” based on a paradox involving teachers, which is that their work is believed to be crucial in solving many of society’s ills, while their profession is underappreciated. As to the “profession in crisis”, it points to three situations that corroborate it: the upsets and inversions affecting the links between political order and education, the loss of focus of the teacher’s work, and the lack of an intimate relationship with knowledge. Lastly, the article presents the images of the “organist” and “receptionist” teachers, with the intention of clarifying the line of argument presented.<hr/>Suponiendo una crisis en la profesión de maestro, el artículo hace el análisis de la “crisis de la profesión” basado en una paradoja en relación con el maestro, que es la apuesta en su trabajo hacia la resolución de muchos de los males de la sociedad, mientras hay una baja plusvalía de su profesión. Ya como “profesión en crisis” apunta a tres situaciones donde corroboran: los tambaleos e inversiones acerca de los lazos entre el orden político y educación, la pérdida del enfoque de acción del maestro y la falta de una relación de intimidad con el conocimiento. Por último, el artículo presenta imágenes del maestro “organista” y “recepcionista” con el fin de hacer más accesible la línea de argumentaciones presentada. <![CDATA[Democratização do ingresso na educação superior: liames com a teoria marxista]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312013000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto discute a democratização nas políticas de ingresso na educação superior, segundo a mediação teórica de Marx, Lukács e Wood. São utilizadas fontes documentais e bibliográficas, destacando os formatos seletivos de ingresso. Do estudo extrai-se a complexidade do sentido de democracia, um conceito implicado nas contradições sociais, na transformação da sociedade e na compreensão de ser humano. Igualmente, é possível apreender um discurso de infalibilidade e redenção sobre o ingresso na educação superior, cuja realidade, no entanto, ocorre de forma limitada e contraditória.<hr/>This text discusses the democratization on admission policies in higher education, according to Marx, Lukács and Wood’s theoretical mediation. It is based on documentary and bibliographic sources, highlighting the selective modes of entry. The study brings to light the complexity of the meaning of democracy, a concept involved in the social contradictions, in the transformation of society and in the understanding of being human. It is also possible to apprehend a discourse of infallibility and redemption regarding admission into higher education, while in reality, it occurs in a limited and contradictory fashion.<hr/>El texto analiza la democratización de las políticas de admisión en la educación superior, de acuerdo con la mediación teórica de Marx, Lukács y Wood. Se utilizan fuentes documentales y bibliográficas, destacando los formatos de entrada selectivos. A partir del estudio, se extrae la complejidad del significado de la democracia, un concepto implicado en las contradicciones sociales, en la transformación de la sociedad y en la comprensión del ser humano. Además, es posible aprender un discurso de la infalibilidad y de la redención acerca de la admisión en la enseñanza superior, cuya realidad, sin embargo, se produce así limitada y contradictoria. <![CDATA[Pibid e as aprendizagens sobre a docência na relação universidade e escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312013000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa financiada pelo CNPq. Nesse recorte analisamos as práticas pedagógicas e experiências vivenciadas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), buscando responder “o que aprendem sobre a docência esses atores institucionais?” e “em que lógica governamental estão ancoradas tais aprendizagens?” Como metodologia utilizamos a análise de questionários e blogs, orientada pelo referencial dos estudos foucaultianos e estudos sobre a docência. Resultados preliminares apontam para três grupos de enunciações que sinteticamente apresentamos através das seguintes expressões: Mobilização(1), Inovação(2), Parceria e trabalho coletivo(3).<hr/>This paper introduces partial results of a research project funded by CNPq. We were interested in initial education processes in contemporary teaching production, and our investigative locus was the Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), where we sought to answer ‘what do these institutional actors learn about teaching?’, and ‘ on which governmental logics is this learning based?’ As methodology we used the analysis of questionnaires and blogs, guided by reference to the studies of Foucault and studies on teaching. Preliminary results point to three groups of enunciations that are synthetically presented through the following expressions: Mobilization (1) Innovation (2), Partnership and collective work (3).<hr/>Este artículo presenta los resultados parciales de un estudio financiado por el CNPq. Este desglose analiza las prácticas de enseñanza y experiencias sobre el Programa Institucional de Beca de Iniciación a la Docencia (Pibid), buscando responder a las preguntas: “¿qué aprenden sobre la docencia esos actores institucionales?” y “¿en qué lógica gubernamental están basados tales aprendizajes?”. Como metodología utilizar el análisis de los cuestionarios y blogs, guiado por referencia de los estudios de Foucault y os estudios sobre la enseñanza. Los resultados preliminares apuntan a tres grupos de enunciados que presentan sintéticamente a través de las siguientes expresiones: Movilización (1) Innovación (2), de Asociación y de Trabajo colectivo (3). <![CDATA[Memória dos jesuítas portugueses e história da educação brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312013000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Trata da relação entre a memória histórica dos Jesuítas portugueses radicados no Brasil, por meio da Missão Setentrional dos Jesuítas Dispersos, e a construção da História da educação brasileira, através de uma aproximação de sentido e vínculo temporal entre a obra de Serafim Leite, História dos Jesuítas no Brasil (1933-1950) e a de Fernando de Azevedo, A Cultura Brasileira (1943). Reconhece a proximidade temporal e a afinidade ideológica entre a obra dos dois autores, pela ênfase dada por ambos ao papel educativo dos jesuítas no processo de colonização do Brasil e posição crítica dirigida à política pombalina de expulsão.<hr/>This paper studies the relationship between the historical memory of the Portuguese Jesuits settled in Brazil, through the Northern Mission of the Dispersed Jesuits, and the construction of the history of Brazilian education, using an approximation of tenor and temporal relationship between the works of Serafim Leite, “History of the Jesuits in Brazil” (1933-1950) and Fernando de Azevedo, “Brazilian Culture” (1943). This paper recognizes the temporal link and ideological affinity between the work of the two authors, due to the emphasis given by both the educational role of the Jesuits in the process of colonization of Brazil and their critical position as to Pombal’s policy of expulsion.<hr/>Se trata de la relación entre la memoria histórica de los jesuitas portugueses que se establecieron en Brasil, dentro de la Misión Jesuita Norte dispersa; la historia de la construcción de la educación brasileña, con una aproximación de sentido; y la relación temporal entre la obra de Serafim Leite, Historia de los Jesuitas en Brasil (1933-1950) y Fernando de Azevedo, Cultura brasileña (1943). Reconoce la proximidad temporal y la afinidad ideológica entre la obra de los dos autores, el énfasis dado tanto por la función educativa de los jesuitas en el proceso de colonización de Brasil y la postura crítica dirigida a la política de expulsión dirigida por Pombal. <![CDATA[Sensibilizar a natureza humana interior: a unidade homem-natureza e a educação ambiental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312013000200012&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo busca contribuir filosoficamente para uma fundamentação mais consistente da Educação Ambiental, a fim de possibilitar a melhoria da saúde pública nas comunidades, através da prática preventiva de doenças. Em primeiro lugar, o texto apresenta a relação entre saúde pública e educação ambiental; em seguida, faz um resgate filosófico-histórico a respeito da relação homem- natureza, argumentando que a natureza é elemento intrínseco à condição humana. Por fim, defende a ideia de que o emergir de atitudes de sensibilização humana frente à natureza não é discordante com uma ontologia de aproximação homem-physis, sempre presente na história humana. A tese defendida é a de que a abertura para a sensibilidade humana aproxima os três campos do conhecimento (saúde pública, educação ambiental e filosofia), sendo a ponte que resgatará elementos perdidos, recalcados ou esquecidos com a cisão homem-natureza ocorrida, mais expressivamente, na Ciência Moderna, através da dicotomia sujeito-objeto do conhecimento.<hr/>This paper seeks to contribute with a philosophical approach to a more consistent foundation of Environmental Education, in order to make possible the improvement of public health in communities through disease-prevention practices. Firstly, the text shows the relationship between public health and environmental education; next, it brings a philosophical and historical comprehension of the man-nature relationship, claiming that nature is an intrinsic aspect of the human condition. Lastly, it supports the idea that the emergence of attitudes of human sensitization towards nature is not antagonistic with an ontology that has always been present in human history and that approximates man and physis. The thesis supported in the paper is that the acceptance of human sensibility can bring together three fields of knowledge (public health, environmental education and philosophy) and might be a bridge to restore elements which have been lost, repressed or forgotten with the man-nature split that took place more expressively with modern science, which clearly dichotomized the subject and the object of knowledge.<hr/>El trabajo contribuye a una fundación filosófica más coherente de la Educación Ambiental, a fin de mejorar la salud pública en las comunidades a través de prácticas de prevención de enfermedades. En primer lugar, el texto presenta la relación entre la salud pública y la educación ambiental, y luego hace un rescate filosófico-histórico sobre la relación entre el hombre y la naturaleza, con el argumento de que la naturaleza es intrínseca a la condición humana. Por último, defiende la idea de que la aparición actitudes de sensibilización humana delante de la naturaleza no es discordante con una ontología de aproximación hombre-physis, siempre presente en la historia humana. El argumento es que la apertura a la sensibilidad humana acerca los tres ámbitos de conocimiento (la salud pública, la educación y la filosofía ambiental), siendo el puente que vá rescatar los elementos perdidos, olvidados o reprimidos con la división hombre-naturaleza, que se produjo más expresivamente en la ciencia moderna, por la dicotomía sujeto-objeto de conocimiento. <![CDATA[Para compreender o financiamento da educação básica no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312013000200013&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo busca contribuir filosoficamente para uma fundamentação mais consistente da Educação Ambiental, a fim de possibilitar a melhoria da saúde pública nas comunidades, através da prática preventiva de doenças. Em primeiro lugar, o texto apresenta a relação entre saúde pública e educação ambiental; em seguida, faz um resgate filosófico-histórico a respeito da relação homem- natureza, argumentando que a natureza é elemento intrínseco à condição humana. Por fim, defende a ideia de que o emergir de atitudes de sensibilização humana frente à natureza não é discordante com uma ontologia de aproximação homem-physis, sempre presente na história humana. A tese defendida é a de que a abertura para a sensibilidade humana aproxima os três campos do conhecimento (saúde pública, educação ambiental e filosofia), sendo a ponte que resgatará elementos perdidos, recalcados ou esquecidos com a cisão homem-natureza ocorrida, mais expressivamente, na Ciência Moderna, através da dicotomia sujeito-objeto do conhecimento.<hr/>This paper seeks to contribute with a philosophical approach to a more consistent foundation of Environmental Education, in order to make possible the improvement of public health in communities through disease-prevention practices. Firstly, the text shows the relationship between public health and environmental education; next, it brings a philosophical and historical comprehension of the man-nature relationship, claiming that nature is an intrinsic aspect of the human condition. Lastly, it supports the idea that the emergence of attitudes of human sensitization towards nature is not antagonistic with an ontology that has always been present in human history and that approximates man and physis. The thesis supported in the paper is that the acceptance of human sensibility can bring together three fields of knowledge (public health, environmental education and philosophy) and might be a bridge to restore elements which have been lost, repressed or forgotten with the man-nature split that took place more expressively with modern science, which clearly dichotomized the subject and the object of knowledge.<hr/>El trabajo contribuye a una fundación filosófica más coherente de la Educación Ambiental, a fin de mejorar la salud pública en las comunidades a través de prácticas de prevención de enfermedades. En primer lugar, el texto presenta la relación entre la salud pública y la educación ambiental, y luego hace un rescate filosófico-histórico sobre la relación entre el hombre y la naturaleza, con el argumento de que la naturaleza es intrínseca a la condición humana. Por último, defiende la idea de que la aparición actitudes de sensibilización humana delante de la naturaleza no es discordante con una ontología de aproximación hombre-physis, siempre presente en la historia humana. El argumento es que la apertura a la sensibilidad humana acerca los tres ámbitos de conocimiento (la salud pública, la educación y la filosofía ambiental), siendo el puente que vá rescatar los elementos perdidos, olvidados o reprimidos con la división hombre-naturaleza, que se produjo más expresivamente en la ciencia moderna, por la dicotomía sujeto-objeto de conocimiento.