Scielo RSS <![CDATA[Linhas Críticas]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-043120130003&lang=es vol. 19 num. 40 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312013000300001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Evaluación como aprendizaje en el entorno on-line]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312013000300002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste trabalho, discute-se o conceito da ‘avaliação das aprendizagens’ numa perspetiva de ‘avaliação para a aprendizagem’ e de ‘avaliação como aprendizagem’ em ambiente on-line. Tendo isto em conta, apresentam-se alguns pressupostos que deverão estar subjacentes à avaliação das aprendizagens em ambiente on-line, nomeadamente ao nível do que se entende por objeto de avaliação e respectivo domínio da aprendizagem e da sua operacionalização. Releva-se ainda a importância que o desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação (TICs) poderá ter na criação de contextos de aprendizagem (e de avaliação das aprendizagens) inovadores e autênticos<hr/>In this work, the concept of assessment of learning is discussed, from the point of view of ‘assessment for learning’ and ‘assessment as learning’, in an online environment. Bearing this in mind, some further assumptions that should underpin e-assessment of learning are put forward, particularly as to what is understood as the object of evaluation, the respective learning domain, and its operationalization. The importance ICT development may have in the creation of innovative and authentic learning (and assessment) contexts is also underlined.<hr/>En este trabajo, se analiza el concepto de “evaluación del aprendizaje” en uma perspectiva de “evaluación para el aprendizaje” y “evaluación como aprendizaje” en el entorno on-line. Con esto en mente, presentamos algunos conceptos adicionales que deben sustentar la evaluación del aprendizaje on-line, sobre todo en términos de lo que se entiende por objeto de evaluación en el dominio del aprendizaje y su puesta en funcionamiento. Se destaca también la importancia que las TIC pueden tener en el desarrollo de la creación de ambientes de aprendizaje (y evaluación) innovadores y auténticos. <![CDATA[Mediação pedagógica na educação a distância: as pesquisas brasileiras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312013000300003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Trata-se de uma pesquisa exploratória realizada nos Bancos de Teses da Capes, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no SciELO Brasil e no Google Acadêmico sobre mediação pedagógica em EaD. Verificou-se o destaque a duas perspectivas complementares - a do papel do professor-tutor e a de sua articulação com os artefatos tecnológicos -, que ressaltam a importância da mediação pedagógica nos processos de educação a distância e apontam elementos didático-pedagógicos que precisam ser efetivamente inseridos pelos diversos sistemas de EaD. Assim, cabe assegurar práticas consistentes de mediação pedagógica em que a ação docente mobilize a capacidade do estudante de aprender a aprender<hr/>The article refers to exploratory research conducted in Capes’ thesis banks, in the Brazilian Digital Library of Thesis and Dissertations, in SciELO Brasil and in Academic Google, on educational mediation in distance education. Two complementary perspectives stood out - the role of the professor-tutor and its relation with technological artifacts. They highlight the importance of educational mediation in distance education processes and point to didactical-educational elements that must be effectively included by the several distance education systems. Thus, one must assure consistent practices of educational mediation in which the teachers’ work mobilizes the students’ capacity to learn how to learn.<hr/>Consiste en una encuesta realizada en la base de datos de Tesis Capes en la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones, SciELO Brasil y Google Scholar sobre la mediación pedagógica em educación a distancia (EAD). Se encontró dos perspectivas complementares: el papel del profesor-tutor y su articulación con los artefactos tecnológicos. Diversos estudios no sólo ponen de relieve la importancia de los procesos de mediación pedagógica en EAD, pero el punto didáctico-pedagógicos elementos que deben ser colocados por muchos sistemas de EAD. Hay que tener prácticas coherentes de mediación pedagógica en la que la enseñanza de movilizar la capacidad del alumno para aprender a aprender. <![CDATA[Licenciatura na Educação a Distância: focalizando memoriais de professores em formação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312013000300004&lng=es&nrm=iso&tlng=es A pesquisa analisou aspectos da construção identitária de estudantes de licenciatura em artes visuais, da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UnB). Mediante uma atividade de extensão, registraram-se, em formato de memoriais, os significados que compõem o perfil do futuro educador. Analisaram-se os pontos de transição da vida pessoal explicativos da escolha profissional. Ao ressaltar o processo de formação dos professores, buscou-se contribuir para uma compreensão do cenário da Educação a Distância (EaD), revelando perfis de alunos ingressos<hr/>The research analyzed aspects of identity construction among undergraduate students who were working towards a teaching license in visual arts, in the Open University of Brazil (UAB/UNB). In a university extension activity, the purports that comprise the profile of a future educator were registered in the form of memorials. Points of transition in personal life that explain one’s professional choice were analysed. In underlining the teachers’ training process, an attempt was made to contribute towards an understanding of Distance Education as a whole, revealing the profiles of students who entered the program<hr/>La investigación examinó aspectos de la construcción de la identidade de estudiantes del curso para formación de profesores de artes visuales de la Universidad Abierta de Brasil (UAB / UNB). A través de una actividad de extensión, los significados que componen el perfil del futuro educador fueron registrados en la forma de memoriales. Se analizaron los puntos de transición de la vida personal que explican la elección vocacional. Al ponerse de relieve el proceso de formación de los profesores, se buscó contribuir para la comprensión de la situación de la Educación a Distancia (EAD), revelando los perfiles de los estudiantes matriculados <![CDATA[Trabalho docente, educação a distância e as TICs: entre a excitação e o sobretrabalho]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312013000300005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo discute indícios sobre transformações do trabalho docente quando do desenvolvimento de cursos em educação a distância, com uso mais intenso das tecnologias da informação e comunicação. Após levantamento sobre a produção na área, que indicou incidência de poucos estudos sobre a temática, procedeu-se à pesquisa, fundamentada em “estudo de caso”, num curso de graduação que, por suas características, exigia processos de mediação e interação por meio de ambientes virtuais de aprendizagem. Isso influenciou as formas pelas quais professores e orientadores acadêmicos trabalhavam, repercutindo em suas práticas pedagógicas. Necessário, por conseguinte, rediscussão sobre o tema, tendo em vista constatações relacionadas ao sobretrabalho gerado nesse tipo de atuação docente<hr/>This study discusses signs of transformation in teaching work during the implementation of distance education courses, with an increase in the use of information and communication technologies. After research revealed the existence of few studies related to this subject area, the case-study approach was used to collect data in an undergraduate course which, due to its characteristics, required mediation and interaction processes through a virtual learning environment. This influenced the ways in which professors and academic advisers worked, which was reflected in their educational practice. However, it is necessary to rediscuss the subject, considering findings related to overwork in this type of teaching activity<hr/>El trabajo discute indicios sobre transformaciones de la labor docente en lo que concierne al desarrollo de cursos en educación a distancia con el uso más intenso de las tecnologías de la información y comunicación. Tras levantamiento sobre la producción en el área que indicó incidencia de pocos estudios sobre la temática, se desarrolló investigación fundamentada en “estudio de caso” en un curso de graduación que, por sus rasgos, exigía procesos de mediación e interacción por medio del ambientes virtuales de aprendizaje. Eso influenció las formas como el profesor y los orientadores académicos trabajaban, repercutiendo en sus prácticas pedagógicas. Sin embargo, se hace necesario volver a discutir la investigación, teniendo en cuenta constataciones relacionadas al trabajo sobresaliente generado en ese tipo de actuación docente. <![CDATA[Concepciones de los tutores del programa Unesp/Univesp sobre formación a distancia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312013000300006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto apresenta o perfil dos tutores do programa Unesp/Univesp e discute as concepções que esses sujeitos possuem sobre aspectos da formação a distância. Para tanto, foi aplicado um questionário em 41 tutores. Os resultados mostram que, de maneira geral, os tutores acreditam na EaD para uma formação de qualidade de professores e consideram o trabalho de tutoria fundamental para garantir a qualidade da interação entre os alunos. Os materiais instrucionais ocupam um lugar de destaque no processo de aprendizagem para um número considerável de sujeitos. Suas concepções também evidenciam que o preconceito com a EaD ainda é forte no mercado de trabalho<hr/>This text presents the profiles of the tutors in the Unesp/Univesp program and discusses their conceptions of different aspects of distance education. This was accomplished by presenting a questionnaire to 41 tutors. The results show that, in general, the tutors believe that distance education is capable of offering quality teacher training, and consider the tutoring work indispensable to guarantee the quality of the interactions among students. A considerable number of tutors considered the educational materials highly valuable for the learning process. Their conceptions also showed that there is still strong prejudice against distance learning in the labor market<hr/>El texto presenta el perfil de los tutores del programa Unesp/Univesp y discute las concepciones que esos sujetos tienen sobre aspectos de la formación a distancia. Para tanto, un cuestionario fue realizado a 41 tutores. Los resultados muestran que, en general, los tutores creen en EaD para la formación de calidad de los profesores y piensan el trabajo de tutoría cómo fundamental para garantizar la calidad de la interacción entre los estudiantes. Los materiales de instrucción ocupan un lugar destacado en el proceso de aprendizaje para un número considerable de sujetos. Sus concepciones también muestran que el prejuicio con EaD sigue siendo fuerte en el mercado de trabajo <![CDATA[Interés y superación de la learnification para la práctica filosófica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312013000300007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente texto discute o conceito de interesse e a crítica, feita por Gert Biesta, ao fenômeno “learnification” da educação como base para a prática filosófica no contexto do ensino de filosofia. O problema do texto está assim formulado: qual a importância do interesse e da crítica contida no conceito de learnification, circunscritos a partir de John Dewey e Gert Biesta, para a prática filosófica que possa consolidar o ensino de filosofia? Se a filosofia reivindica a atitude filosófica do professor, esta atitude parece reivindicar, igualmente, o interesse, a partir de uma nova visão sobre a educação que não se restrinja à aprendizagem como base fundamental para a prática filosófica<hr/>The present paper discusses the concept of interest and the critique, by Gert Biesta, of the phenomenon of “learnification” of education, as the basis for the philosophical practice in the context of teaching philosophy. The problem of the text is formulated thus: what is the importance of interest and of the critique contained in the learnification concept, based on John Dewey and Gert Biesta, for a philosophical practice that can truly consolidate the teaching of philosophy? If philosophy claims a philosophical attitude in the teacher, this attitude seems to claim, as well, interest, based on a new vision of education that is not restricted to learning as the fundamental basis for philosophical practice<hr/>El presente artículo discute el concepto de interés y la crítica, realizada por Gert Biesta, al fenómeno “learnification” de la educación como base para la práctica filosófica en el contexto de la enseñanza de filosofía. El problema de este artículo es: ¿Cuál es la importância del interés y de la crítica existente en el concepto de learnification, circunscritos a partir de John Dewey y Gert Biesta, para la práctica filosófica que pueda consolidar la enseñanza de filosofía? Si la filosofía reivindica la actitud filosófica del profesor, esta actitud parece reivindicar, igualmente, el interés a partir de una nueva visión sobre la educación como base fundamental para la práctica filosófica <![CDATA[Conocimientos específicos mediados pedagógicamente en la educación a distancia del programa e-Tec Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312013000300008&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo apresenta uma pesquisa sobre o processo de apropriação e mediação pedagógica realizado a distância pelos professores tutores, envolvendo os conhecimentos específicos de uma disciplina em um programa de educação a distância profissionalizante, apoiado pelas tecnologias digitais. O estudo analisou o conversar dos professores tutores com os estudantes e usou a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, de Lefèvre e Lefèvre, mostrando que práticas pedagógicas que privilegiam o “saber fazer”, devidamente acompanhadas pelos professores pesquisadores, favorecem o aprendizado de conteúdos específicos ao proporcionar uma mediação colaborativa entre professores tutores e estudantes.<hr/>This article presents an investigation of the process of educational mediation, conducted by tutors/professors, in a professionalizing distance education program, involving the specific knowledge covered by one of the subjects, and supported by digital technology. The study analyzed the conversation of the tutors/professors with the students, and used the technique of Collective Subject Discourse, from Lefèvre and Lefèvre. It became clear that educational practices that favor know how, properly monitored by the professors/researchers, favor the learning of specific content, by offering a collaborative mediation between professors/tutors and students<hr/>Este artículo presenta una investigación sobre el proceso de apropiación y mediación pedagógica realizada a distancia por los profesores tutores, involucrando los conocimientos específicos de uma disciplina en un programa de educación a distancia professional apoyado por las tecnologías digitales. En este estudio se analizó el conversar de los profesores tutores con los estudiantes y se utilizó la técnica del Discurso del Sujeto Colectivo, de Lefèvre y Lefèvre, evidenciando que prácticas pedagógicas que privilegian el “saber hacer”, debidamente acompañadas por los profesores investigadores, favorecen el aprendizaje de contenidos específicos al proporcionar una mediación colaborativa entre profesores tutores y estudiantes. <![CDATA[Educação@tecnologias digitais: uma investigação do caso “diário de classe” do facebook]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312013000300009&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo busca investigar a página na rede social Facebook intitulada “Diário de Classe”, criada em 2012 por uma estudante brasileira com o intuito de denunciar problemas estruturais e pedagógicos de sua escola. Procura-se entender a potencialidade da internet como campo de expressão, sem negar a tênue linha que separa o elemento positivo das manifestações virtuais de um perigoso processo exibicionista e de formação de opiniões fixas. Trata-se de assinalar a importância da criticidade no uso das tecnologias digitais e quão tais aparatos telemáticos estão envolvidos na discussão contemporânea sobre a formação do indivíduo.<hr/>This paper investigates the webpage in the Facebook social network entitled “Diário de Classe” (Class Diary), created in 2012 by a Brazilian student, in order to denounce structural and educational problems in her school. It seeks to understand the potential of the Internet as a field of expression, without denying the thin line that separates the positive element of virtual expressions from a dangerous exhibitionist process of forming fixed opinions. It is a matter of underlining the importance of criticality while making use of digital technologies, and the extent to which such telematic devices are involved in current discussions about the formation of the individual<hr/>El trabajo investiga la página en la red social Facebook titulada “Diario de clase”, creada en 2012 por una estudiante brasileña para denunciar los problemas estructurales y la enseñanza de su escuela. Se trata de comprender el potencial de Internet como un campo de expresión, sin negar la delgada línea que separa el elemento positivo de las manifestaciones virtuales de un proceso exhibicionista y peligrosa de la formación de opiniones fijas. Se señala la importância fundamental de la utilización de las tecnologías digitales y como están involucrados estos dispositivos telemáticos en las discusiones actuales sobre la formación de la persona. <![CDATA[La pedagogía de la variación lingüística y el estúdio de géneros en una sociedade multidialectal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312013000300010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo apresenta os resultados de investigação em escola pública de Juiz de Fora (Minas Gerais) que atende a adolescentes da classe popular, com descompasso entre idade/ano escolar. Estudos sociolinguísticos (Soares,1995; Rojo, 2009; Faraco, 2008; Bortoni-Ricardo, 2009) e do interacionismo sociodiscursivo (Dolz, Pasquier & Bronckart, 1993; Dolz & Schneuwly, 2004) ofereceram subsídios para a pesquisa, que tem indicado serem os fatores importantes na determinação do fracasso escolar: (i) ausência de reflexão sistemática sobre variação linguística, (ii) correspondência inadequada entre variação linguística e registro de língua e (iii) subutilização dos gêneros textuais como ferramentas pedagógicas produtivas.<hr/>We present the results of an investigation in a public school in the town of Juiz de For a (MG), in which working class adolescents, who are not the usual age corresponding to their grade, study. Sociolinguistic studies (Soares, 1995; Rojo, 2009; Faraco, 2008; Bortoni-Ricardo, 2009) and studies of socio-discursive interactionism (Dolz, Pasquier & Bronckart, 1993; Dolz & Schneuwly, 2004), which have indicated important factors in determining failure in school, subsidized the research. Such factors include: (i) the absence of systematic reflection on linguistic variation, (ii) inadequate correspondence between linguistic variation and the recording of the language, and (iii) underutilization of text genre as productive educational tools<hr/>Se presentan resultados de investigación en escuela pública de Juiz de Fora (MG), que atiende a adolescentes clase popular con desajuste entre edad/año escolar. Estudios sociolingüísticos (Soares,1995; Rojo, 2009; Faraco, 2008; Bortoni-Ricardo, 2009) e interaccionismo sociodiscursivo (Dolz, Bronckart y Pasquier, 1993; Dolsz y Schneuwly, 2004) ofrecieron insumos teóricos para este estudio, que há demostrado los factores determinantes en el fracaso escolar: (i) ausencia de reflexión sistemática sobre variación linguística; (ii) correspondencia inadecuada entre variación lingüística y registro de la lengua; (iii) infrautilización de los géneros textuales como herramientas de enseñanza productivas <![CDATA[Qualidade da educação: desfazendo a trama conceitual nos discursos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312013000300011&lng=es&nrm=iso&tlng=es A qualidade na educação é abordada vinculando-a a excelência, tema central dos anos 80 no contexto das mudanças postas pela crescente globalização, que provocou medidas estratégicas para que fosse absorvida pelas nações atingidas pelos tentáculos do capitalismo mundial em vias de acomodação a novas necessidades. Nessa ambientação, a educação é desafiada a alcançar índices de excelência para o preparo competente e competitivo dos indivíduos da sociedade tecnológica, do conhecimento e da contínua aprendizagem. Eis importante preocupação na atualidade. Tais relações impingem estudos para a “compreensão” dos conceitos e “interpretação” dos problemas enredados nesse complexo de ideias.<hr/>Quality in education is approached, in connection with excellence, a central theme of the 1980’s; in the context of the changes imposed by growing globalization, when the nations reached by the tentacles of world capitalism adopted strategic measures, as they accommodated to new needs. In this atmosphere, education is challenged to reach indices of excellence for the competent and competitive preparation of individuals in the technological society, of knowledge, and of continuous learning. This is an important concern of our time. Such relations demand studies for the “understanding” of the concepts and “interpretation” of the problems entangled in this complex of ideas<hr/>La calidad de la educación es abordada vinculándola a la excelencia, el tema central de los años 80 en los cambios ocurridos por la creciente globalización, provocando medidas para ser absorbido por las naciones afectadas por los tentáculos del capitalismo global en el proceso de adaptación a las nuevas necesidades. La educación tiene ahí el reto de alcanzar niveles de excelencia en la preparación de personas competentes y competitivas para la sociedad tecnológica, del conocimiento y aprendizaje continuo. Son unas de las principales preocupaciones, hoy. Estas relaciones estimulan estudios para “comprender” los conceptos e “interpretar” los problemas inmersos en las ideas complejas <![CDATA[Le virage réflexif en éducation: Où en sommes-nous 30 ans après Schön ?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312013000300012&lng=es&nrm=iso&tlng=es A qualidade na educação é abordada vinculando-a a excelência, tema central dos anos 80 no contexto das mudanças postas pela crescente globalização, que provocou medidas estratégicas para que fosse absorvida pelas nações atingidas pelos tentáculos do capitalismo mundial em vias de acomodação a novas necessidades. Nessa ambientação, a educação é desafiada a alcançar índices de excelência para o preparo competente e competitivo dos indivíduos da sociedade tecnológica, do conhecimento e da contínua aprendizagem. Eis importante preocupação na atualidade. Tais relações impingem estudos para a “compreensão” dos conceitos e “interpretação” dos problemas enredados nesse complexo de ideias.<hr/>Quality in education is approached, in connection with excellence, a central theme of the 1980’s; in the context of the changes imposed by growing globalization, when the nations reached by the tentacles of world capitalism adopted strategic measures, as they accommodated to new needs. In this atmosphere, education is challenged to reach indices of excellence for the competent and competitive preparation of individuals in the technological society, of knowledge, and of continuous learning. This is an important concern of our time. Such relations demand studies for the “understanding” of the concepts and “interpretation” of the problems entangled in this complex of ideas<hr/>La calidad de la educación es abordada vinculándola a la excelencia, el tema central de los años 80 en los cambios ocurridos por la creciente globalización, provocando medidas para ser absorbido por las naciones afectadas por los tentáculos del capitalismo global en el proceso de adaptación a las nuevas necesidades. La educación tiene ahí el reto de alcanzar niveles de excelencia en la preparación de personas competentes y competitivas para la sociedad tecnológica, del conocimiento y aprendizaje continuo. Son unas de las principales preocupaciones, hoy. Estas relaciones estimulan estudios para “comprender” los conceptos e “interpretar” los problemas inmersos en las ideas complejas