Scielo RSS <![CDATA[Linhas Críticas]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-043120140001&lang=es vol. 20 num. 41 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312014000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Estudos da infância: outra abordagem para a pesquisa em educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312014000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Visibilidades das crianças e da infância]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312014000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo pretende discutir os diferentes significados de ‘criança’, ‘crianças’ ou ‘infância’, em diferentes contextos, com vistas a analisar a pertinência do que pode ser chamado de visibilidade - ou invisibilidade - da infância. São utilizados, para a discussão, conceitos auxiliares, como público/privado, e dicotomias, como proteção/participação. Observa-se, no decorrer da análise, que a ideia de visibilidade ou invisibilidade das crianças e da infância é ambígua e que seus significados variam historicamente. O artigo apresenta ainda uma avaliação em relação à produção de estatísticas sobre a infância e as crianças, e, nessa linha, analisa o lugar das crianças na política social.<hr/>This article discusses the different meanings of ‘child’, ‘children’ or ‘childhood’ within different contexts, in order to analyze the relevance of what may be called visibility - or invisibility - of childhood. For the discussion, auxiliary concepts, such as private/public, and dichotomies, such as protection/participation, are used. The analysis shows that the idea of visibility or invisibility of children and childhood is ambiguous and its imports vary historically. The paper also presents an assesment of the production of statistics on children and childhood, and, in the same line, examines children’s place in social policy.<hr/>Este artículo analiza los diferentes significados de “niño”, “niños” o “niñez” en diferentes contextos, con el fin de analizar la relevancia de lo que puede llamarse infancia visible - o invisible. Se utilizan también, como nociones auxiliares, el sector privado / público y las dicotomías de protección / participación. La idea de la visibilidad o invisibilidad de los niños y de la infancia es ambigua. Un examen conceptual más detenido muestra que tiene varios significados, que además varían históricamente. El documento también presenta una evaluación acerca de la elaboración de estadísticas sobre los niños y la infancia, y examina el lugar de los niños en la política social. <![CDATA[O bebê interroga a sociologia da infância]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312014000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo tem como objetivo constituir teoricamente a categoria bebê, no interior da sociologia da infância, tal como o fez Chris Jenks, em 1982, em relação à criança, a partir de seu texto “Constituindo a criança”. A partir de uma pesquisa fundamentada nos aportes da genealogia (tal como proposta por Foucault), problematizamos a utilização de conceitos e metodologias para o estudo dos bebês, propostos pela sociologia da infância tais como os conceitos de infância, geração, e culturas de pares e a partir da análise da produção teórica e bibliográfica de autores da sociologia da infância de língua inglesa, ressaltamos a necessidade de constituirmos teoricamente o bebê como um conceito e uma categoria analítica independente.<hr/>The aim of this article is to constitute theoretically the category “baby” within the Sociology of Childhood, as Chris Jenks did in 1982, for the child, initially in his text “Constituting the child.” From a study based on the contributions of genealogy (as proposed by Foucault), we discuss the use of concepts and methodologies, proposed by the Sociology of Childhood for the study of babies, such as the concepts of childhood, generation and peer cultures. Based on an analysis of the theoretical and bibliographical production of English-language authors in Sociology of Childhood, we emphasize the need to constitute the baby theoretically as a concept and independent analytical category.<hr/>Este artículo tiene por objetivo constituir teóricamente la categoría bebé en el interior de la Sociología de la Infancia, tal como lo hizo Chris Jenks, en 1982, con relación al niño, en su texto “Constituyendo el niño”. Desde una investigación que se fundamenta en las contribuciones de la genealogía (así como se propuso hacer Foucault), problematizamos la utilización de los conceptos y metodologías para el estudio de los bebés propuestos por la Sociología de la Infancia, son ellos: los conceptos de infancia, generación y la cultura de iguales. Y desde el análisis de la producción teórica y bibliográfica de los autores de la Sociología de la Infancia de la lengua inglesa, señalamos la necesidad de que el bebé sea constituido teóricamente como un concepto y como una categoría analítica independiente. <![CDATA[Infância, gerações e temporalidades: experiências de crianças e professoras em diálogo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312014000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo tem como objetivo discutir como crianças e professoras significam mutuamente suas experiências de infância. A pesquisa situa-se no campo dos estudos da infância. Grupos de discussão sobre diversas experiências de infância, entre crianças e professoras de turmas de educação infantil, realizados em uma brinquedoteca universitária, consistem em estratégias metodológicas. Entre as professoras, há uma tendência em valorar as experiências atuais da infância como dissonantes de um ideal que se perdeu no tempo. As crianças, por outro lado, trazem a tecnologia e o consumo como marcas de suas experiências, questões que precisam ser contempladas na agenda da educação contemporânea.<hr/>The aim of this article is to discuss how children and teachers mutually signify their childhood experiences. The study is included in the field of childhood studies. Discussion groups on diverse childhood experiences, between preschool children and teachers, held in a university toy library, are methodological strategies. Among the teachers, there is a tendency to value current childhood experiences as dissonant from an ideal lost in time. The children, on the other hand, mention technology and consumption as hallmarks of their experiences, matters that must be included in the agenda of contemporary education.<hr/>El artículo tiene como objetivo discutir cómo niños y profesoras significan mutuamente sus experiencias de infancia. La investigación se sitúa en el campo de los estudios de la infancia. Grupos de discusión sobre diversas experiencias de infancia, entre niños y profesoras de educación infantil, en una ludoteca universitaria, consisten en estrategias metodológicas. Entre las profesoras, hay una tendencia a valorar las experiencias actuales de la infancia como disonantes de un ideal que se perdió en el tiempo. Los niños, por otro lado, traen la tecnología y el consumo como marcas de sus experiencias, las cuales necesitan ser contempladas en la agenda de la educación contemporánea. <![CDATA[Agência como vulnerabilidade: explicando a ida das crianças para as ruas de Acra]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312014000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo considera a agência das crianças que passaram a viver nas ruas de Acra, Gana. O conceito de agência, pouco examinado, tem sido utilizado nos estudos da infância para enfatizar a capacidade de escolha das crianças. A literatura sobre crianças de rua e trabalhadoras, e da área cognata de estudos sobre migração independente de crianças, tem tratado de questões de agência das crianças significadas pelas referências às teorias de escolha racional ou à força normativa da infância. Ambas as abordagens não respondem a importantes questões. Para superar estas omissões nos baseamos em argumentos sócio-realistas e, em particular, na ênfase que colocam na vulnerabilidade como base da agência.<hr/>This paper considers the agency of the children who have moved to the streets of Accra, Ghana. A largely unexamined concept, agency is commonly used in childhood studies to stress children’s capacity to choose. In the literature on street and working children, and a cognate area of children’s independent migration studies, children’s agency is made meaningful by reference to rational choice theories or to the normative force of childhood. It is our argument that both approaches leave unanswered important questions and to answer these we draw upon the arguments of social realism and the emphasis they place on human vulnerability as a source of agency.<hr/>El artículo considera la agencia de los niños que pasaron a vivir en las calles de Acra, Ghana. El concepto de agencia, poco examinado, ha sido utilizado en los estudios de la infancia para destacar la capacidad para elegir. La literatura sobre niños de la calle y trabajadores, y el área afín de los estudios de migración independientes, se ha ocupado de cuestiones de agencia de los niños significadas por las teorías de la elección racional y la fuerza normativa de la infancia. Ambos enfoques no responden a cuestiones importantes y para superar estas omisiones nos basamos en argumentos socio-realistas, en particular, en el énfasis que le dan a la vulnerabilidad como base de la agencia. <![CDATA[Estudos da infância, antropologia e etnografia: potencialidades, limites e desafios]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312014000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Partindo da etnografia como denominador metodológico comum aos campos dos estudos da infância e da antropologia e subscrevendo a sua importância para conhecermos as crianças a partir delas mesmas, o presente artigo visa a abordar as potencialidades desta abordagem, dando a conhecer contributos oriundos destes campos disciplinares; refletir acerca dos efeitos colocados por limites, como os etários e espaço-temporais; e identificar alguns dos desafios que hoje em dia se colocam à pesquisa etnográfica com crianças.<hr/>Considering ethnography as a methodological common denominator to Childhood Studies and Anthropology and subscribing its importance in getting to know children from their own perspective, this article aims to address the potentialities of this approach presenting contributions from both disciplinary fields; reflect on the effects placed by certain limits such as those related to age and space-time, and identify some of the challenges faced today when conducting ethnographic research with children.<hr/>Teniendo en cuenta la etnografía como denominador común metodológico para los estudios sobre la niñez y la Antropología, y la suscripción de su importancia para conocer a los niños en su propio punto de vista, este artículo tiene como objetivo abordar el potencial de este enfoque presentando las contribuciones de los dos campos de estudio, reflexionar sobre los efectos formulados por algunos límites, como las dimensiones de edad y en el espacio-tiempo, e identificar algunos de los desafíos que enfrentan hoy en día a tomar la investigación etnográfica con los niños. <![CDATA[Perspectivas de crianças acolhidas institucionalmente sobre suas famílias de origem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312014000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es O estudo considerou como participantes seis crianças acolhidas institucionalmente em uma cidade da região metropolitana de São Paulo. Foram investigadas as perspectivas sobre a família de origem de crianças que mantêm vínculos com as mesmas. Uma abordagem de inspiração etnográfica foi utilizada em combinação com outros métodos, como fotografias e conversas subsequentes conduzidas com as crianças. A pesquisa mostra que crianças elaboram dinâmicas familiares alternativas, diferentes daquelas consideradas como padrão. As políticas sociais atuais nesta área têm falhado, sobretudo quando as famílias são consideradas culpadas pela situação de vulnerabilidade em que se encontram.<hr/>This study considered as participants six children from public children’s homes in a town in the metropolitan area of São Paulo, who still maintain contact with their family of origin, investigating their views of their families of origin. An ethnography inspired approach was used in conjunction with other methods, such as photographs and subsequent conversations with the children. The research demonstrates that children develop alternative family dynamics, different from those considered as standard. Current social policies in this area have failed, especially when families are considered guilty for the vulnerability situation in which they are.<hr/>El estudio consideró como participantes seis niños de un centro de acogida de una ciudad en la región metropolitana de São Paulo. Investiga los puntos de vista acerca de las familias de origen de niños que mantienen vínculos. Se utilizó un enfoque etnográfico en combinación con otros métodos, como fotografías y conversaciones posteriores con los niños. Las investigaciones muestran que los niños elaboran dinámicas familiares alternativas que son diferentes de las consideradas estándar. Las políticas sociales actuales en esta área han fracasado, especialmente cuando las familias son consideradas las culpables de la situación de vulnerabilidad en que se encuentran. <![CDATA[Mundos na ponta do lápis: desenhos de crianças pequenas ou de como estranhar o familiar quando o assunto é criação infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312014000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Frequentemente naturalizados, os desenhos infantis constituem complexas relações que dependem de características sociais, históricas, culturais e econômicas de seus criadores. O estudo meticuloso sobre os desenhos criados na infância, e em especial, entre as crianças pequenas, quando compreendidos como artefatos culturais e documentos históricos, pode contribuir para se espeitar e conhecer lógicas de construção de culturas naquilo que caracteriza a infância. Tarefa que pode ser tomada pelas ciências sociais, em especial sociologia e antropologia. Desenhar é compreendido aqui como experiência de vida e um convite a ver e compreender o outro do ponto de vista cultural, histórico e social.<hr/>Often treated as natural, children’s drawings are complex relationships depending on the social, historical, cultural and economic conditions of their creators. A careful study of childhood, especially early childhood, drawings, understood as cultural artifacts and historical documents, can contribute towards respect and understanding of the logics of the culture building that characterizes childhood. This task can be undertaken by the social sciences, especially sociology and anthropology. Drawing is understood here as life experience, and an invitation to see and understand the other, from the cultural, historical and social points of view.<hr/>A menudo naturalizados, como resultado de los estudios sobre el desarrollo infantil, los dibujos de los niños son relaciones complejas en función de las condiciones sociales, históricas, culturales y económicas de sus creadores. Un estudio cuidadoso de los dibujos infantiles, entendidos como artefactos culturales y documentos históricos, puede contribuir al respeto y a la comprensión de la lógica de las culturas de construcción que caracteriza a la infancia. Esta tarea debe ser realizada por las ciencias sociales, especialmente la sociología y la antropología, y otras contribuciones que incluso pueden contrarrestar los estudios de la psicología, que se mantienen con el tiempo. El dibujo se entiende aquí como una experiencia de vida y una invitación a ver y entender el punto de vista cultural, histórico y social del otro. <![CDATA[Aprendizagem e formação docente: uma analítica da ordem do discurso do ProInfantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312014000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo problematiza os discursos sobre aprendizagem e formação docente presentes no material do Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (ProInfantil), ocorrido no período de 2005 a 2012. Trata-se de um curso na modalidade normal, em nível de ensino médio, à distância, do Ministério da Educação, que objetiva a formação de professores que atuam na educação infantil e não possuem titulação. A metodologia de pesquisa utilizada é a análise do discurso. A partir desse estudo, conclui-se que os discursos do ProInfantil operam no governamento do professor, prescrevendo metodologias de como ele deve atuar e se reconhecer enquanto profissional.<hr/>The article discusses the discourses on learning and teacher training present in the materials for the Program of Initial Training for Teachers Working in Early Childhood Education (ProInfantil), which took place from 2005 to 2012. This is a technical distance education course, at a high school level, under the Ministry of Education, which aims to train teachers working in early childhood education who do not have the required diploma. The methodology of research used was discourse analysis. Based on this study, the conclusion is that ProInfantil’s discourses operate by governing teachers, prescribing methodologies for how they must act and recognize themselves as professionals.<hr/>El artículo problematiza los discursos acerca del aprendizaje y de la formación docente presentes en el material del Programa de Formación Inicial del Profesorado en Ejercicio en la Educación Infantil (ProInfantil), ocurrido en el período de 2005 a 2012. Este es un curso de nivel secundario, a distancia, del Ministerio de Educación (MEC), cuyo objetivo es formar profesores que trabajan en la Educación Infantil y no tienen titulación. La metodología utilizada es el análisis del discurso. A partir de este estudio, se concluye que el discurso del ProInfantil opera en la gobernanza del profesor, prescribiendo metodologías de como este debe actuar y reconocerse en cuanto profesional. <![CDATA[Mídia e consumo nas vozes das crianças: a produção de corpos infantis]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312014000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo, discute-se a produção de infâncias em face da centralidade assumida pelo consumo nos processos de constituição identitária que se engendram no cenário contemporâneo. A partir das narrativas de um grupo de crianças, problematiza-se a produção de corpos infantis, destacando a importância da aparência, da exposição da imagem pessoal e da posse de mercadorias para as atuais configurações de infância. O estudo ancora-se nas ferramentas conceituais disponibilizadas por Zygmunt Bauman em seu exame acerca da modernidade líquida e do advento da sociedade de consumidores. As análises evidenciam a imbricação entre mídia e consumo na reinvenção dos sentidos e das experiências de infância.<hr/>This study discusses the production of childhoods in view of the centrality taken on by consumption in the processes of identity construction that are engendered in the contemporary scene. Drawing on the narratives of a group of children, the production of children’s bodies is analyzed with a focus on the importance of appearance, the exhibition of the personal image, and the ownership of goods, in the current forms of childhood. The study is grounded on the conceptual tools provided by Zygmunt Bauman in his analysis of liquid modernity and the advent of consumer society. The discussion shows the overlap between media and consumption in the reinvention of the meanings and experiences of childhood.<hr/>En este estudio se discute la producción de la infancia en vista de la centralidad atribuida por el consumo en los procesos de construcción de la identidad que se engendran en el escenario contemporáneo. A partir de los relatos de un grupo de niños, se discute la producción de los cuerpos con un enfoque en la importancia de la apariencia, la exhibición de la imagen personal y la propiedad de bienes en la configuración actual de la infancia. El estudio se basa en las herramientas conceptuales dadas a conocer por Zygmunt Bauman en su análisis de la modernidad líquida y el advenimiento de la sociedad de consumo. La discusión muestra la imbricación de los medios de comunicación y el consumo en la reinvención de los sentidos y las experiencias de la infancia. <![CDATA[Gêneros textuais: entraves e perspectivas no trabalho escolar com a língua materna]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312014000100012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho apresenta resultados de pesquisa cujo objetivo foi verificar a circulação e utilização de um documento em uma escola pública de Juiz de Fora. Tal documento foi construído em uma pesquisa anterior, e teve como eixo central os gêneros textuais na perspectiva do ISD (Bronckart, 1999; Schneuwly e Dolz, 2004). Adotamos como metodologia o estudo exploratório: escolhemos a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. Após a análise dos dados, percebemos uma lacuna na formação do corpo docente no que tange ao ensino de língua, bem como uma forte demanda para um momento de “assessoria” que contribuísse com a formação continuada de professores.<hr/>This work presents the results of a study, the goal of which was to check a document’s circulation and use at a public school in Juiz de Fora. Such document had been produced in a previous study and its central axis is text genres under the perspective of SDI (Bronckart, 1999; Schneuwly e Dolz, 2004). We adopted exploratory research as a methodological tool, choosing semi-structured interviews as the instrument for data collection. After analysis of the data, we perceived a gap in the faculty’s education in what refers to language teaching, as well as a high demand for some “counseling” time that could contribute towards teachers’ continuous education.<hr/>Este trabajo presenta los resultados de investigación, cuyo objetivo fue verificar la circulación y utilización de un documento en una escuela pública de Juiz de Fora. Tal documento fue construido en un estudio anterior, y tuvo como eje central los géneros textuales en la perspectiva del ISD (Bronckart, 1999; Schneuwly y Dolz, 2004). Adoptamos como metodología el estudio exploratorio: elegimos la entrevista semiestructurada como instrumento de recopilación de datos. Tras el análisis de los datos, notamos una omisión en la formación del cuerpo docente en lo que concierne a la enseñanza de la lengua, bien como una fuerte demanda para un momento de “asesoría” a los profesores. <![CDATA[Internacionalização das políticas educacionais: transformações e desafios]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312014000100013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho apresenta resultados de pesquisa cujo objetivo foi verificar a circulação e utilização de um documento em uma escola pública de Juiz de Fora. Tal documento foi construído em uma pesquisa anterior, e teve como eixo central os gêneros textuais na perspectiva do ISD (Bronckart, 1999; Schneuwly e Dolz, 2004). Adotamos como metodologia o estudo exploratório: escolhemos a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. Após a análise dos dados, percebemos uma lacuna na formação do corpo docente no que tange ao ensino de língua, bem como uma forte demanda para um momento de “assessoria” que contribuísse com a formação continuada de professores.<hr/>This work presents the results of a study, the goal of which was to check a document’s circulation and use at a public school in Juiz de Fora. Such document had been produced in a previous study and its central axis is text genres under the perspective of SDI (Bronckart, 1999; Schneuwly e Dolz, 2004). We adopted exploratory research as a methodological tool, choosing semi-structured interviews as the instrument for data collection. After analysis of the data, we perceived a gap in the faculty’s education in what refers to language teaching, as well as a high demand for some “counseling” time that could contribute towards teachers’ continuous education.<hr/>Este trabajo presenta los resultados de investigación, cuyo objetivo fue verificar la circulación y utilización de un documento en una escuela pública de Juiz de Fora. Tal documento fue construido en un estudio anterior, y tuvo como eje central los géneros textuales en la perspectiva del ISD (Bronckart, 1999; Schneuwly y Dolz, 2004). Adoptamos como metodología el estudio exploratorio: elegimos la entrevista semiestructurada como instrumento de recopilación de datos. Tras el análisis de los datos, notamos una omisión en la formación del cuerpo docente en lo que concierne a la enseñanza de la lengua, bien como una fuerte demanda para un momento de “asesoría” a los profesores. <![CDATA[Ludwik Fleck: estilos de pensamento na ciência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312014000100014&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho apresenta resultados de pesquisa cujo objetivo foi verificar a circulação e utilização de um documento em uma escola pública de Juiz de Fora. Tal documento foi construído em uma pesquisa anterior, e teve como eixo central os gêneros textuais na perspectiva do ISD (Bronckart, 1999; Schneuwly e Dolz, 2004). Adotamos como metodologia o estudo exploratório: escolhemos a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. Após a análise dos dados, percebemos uma lacuna na formação do corpo docente no que tange ao ensino de língua, bem como uma forte demanda para um momento de “assessoria” que contribuísse com a formação continuada de professores.<hr/>This work presents the results of a study, the goal of which was to check a document’s circulation and use at a public school in Juiz de Fora. Such document had been produced in a previous study and its central axis is text genres under the perspective of SDI (Bronckart, 1999; Schneuwly e Dolz, 2004). We adopted exploratory research as a methodological tool, choosing semi-structured interviews as the instrument for data collection. After analysis of the data, we perceived a gap in the faculty’s education in what refers to language teaching, as well as a high demand for some “counseling” time that could contribute towards teachers’ continuous education.<hr/>Este trabajo presenta los resultados de investigación, cuyo objetivo fue verificar la circulación y utilización de un documento en una escuela pública de Juiz de Fora. Tal documento fue construido en un estudio anterior, y tuvo como eje central los géneros textuales en la perspectiva del ISD (Bronckart, 1999; Schneuwly y Dolz, 2004). Adoptamos como metodología el estudio exploratorio: elegimos la entrevista semiestructurada como instrumento de recopilación de datos. Tras el análisis de los datos, notamos una omisión en la formación del cuerpo docente en lo que concierne a la enseñanza de la lengua, bien como una fuerte demanda para un momento de “asesoría” a los profesores.