Scielo RSS <![CDATA[Linhas Críticas]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-043120140002&lang=es vol. 20 num. 42 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312014000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Narrativas de formação em educação e desenvolvimento humano]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312014000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Narrativa, subjetivação e enunciação: reflexões teórico-metodológicas emancipatórias]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312014000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es A narrativa enriquece a possibilidade do encontro do homem com a realidade, quer seja do mundo interior quer seja do exterior, e está presente na constituição do sujeito. Ao narrar, advêm à superfície elementos singulares e coletivos. Vista como um ato de subjetivação, favorece o processo de emancipação, como, por exemplo, em seu uso no empoderamento do sujeito nos campos da educação e saúde. A partir da reflexão crítica de pesquisas desenvolvidas no Brasil e na Argentina, integrantes do grupo de pesquisa “Atividades Simbólicas e Desenvolvimento Humano: foco em pessoas em situação de deficiência e em pessoas em situação de precarização simbólica e/ou risco social”, propõe-se uma pesquisa básica, teórica, com foco nos conceitos de narrativa, subjetivação, enunciação e terapia. Como resultado, situando a narrativa como ferramenta teórico-metodológica, observou-se o encontro entre os referenciais argentinos e brasileiros que apresentam a relação entre narrativa e o processo de subjetivação e emancipação.<hr/>The narrative enriches the possibility of a meeting between man and reality, whether in the inner or outer world, and is part of the constitution of human beings as subjects. When one narrates, singular and collective elements come to surface. Seen as an act of forming subjects, it favors the process of emancipation, such as, for example, when it is used to empower subjects in the fields of education and health. Based on critical reflection on research performed in Brazil and Argentina by members of the “Symbolic Activities in Human Development: focus on people in a situation of deficiency and people in a situation of symbolic precariousness and/or social risk” research group, what is proposed in basic, theoretical research, with a focus on the concepts of narrative, forming subjects, enunciation and therapy. As a result, situating the narrative as a theoretical-methodological tool, we observed the meeting between these Argentine and Brazilian references, which present the relation between the narrative and the process of subject forming and emancipation.<hr/>La narración enriquece la posibilidad del encuentro del hombre con la realidad, ya sea en el interior o el exterior. Más que una práctica de la comunicación, está presente en la constitución del sujeto. Al narrar, llegan a la superficie elementos singulares y colectivos. La narrativa vista como un acto de subjetividad favorece el proceso de emancipación. Su uso se adapta a diversos fines, por ejemplo, el uso de la narrativa en el empoderamiento de los sujetos de la educación y la salud. A partir de la reflexión crítica de la investigación desarrollada en Brasil y Argentina, los miembros del Grupo de Investigación “Las actividades simbólicas y desarrollo humano: con especial atención a los niños en situación de discapacidad, de precariedad simbólica y/o riesgo social”. Se propone una investigación básica, teórica, centrada en los conceptos de la narrativa, la subjetividad, la enunciación y la terapia. Al final, coloca la narrativa como una herramienta formal y metodológica. Hubo una reunión entre los puntos de referencia de Argentina y Brasil que muestran la relación posible entre la narrativa y el proceso subjetivo y la emancipación. <![CDATA[Transformação para um modelo de aconselhamento empoderador: vozes dos consultores e professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312014000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo descreve o processo de transformação de uma organização educacional que oferece consultoria para a inclusão de estudantes com transtornos do espectro do autismo. Ele relata as perspectivas dos consultores que contribuíram para criar e implementar as mudanças e as dos professores que receberam as orientações. Um modelo tradicional de consultoria transformou-se em um modelo empoderador e teve como objetivo promover a capacidade do professor e encorajar inovações. Resultados deste estudo sugerem que mudanças na prática pedagógica conduziram a uma melhoria no atendimento da criança/jovem com autismo e que tanto os participantes quanto os consultores tornaram-se empoderados.<hr/>This article describes the process of transforming an educational organization that offers consultancies to support inclusion of students with Autism Spectrum Disorders (ASD). It reports the perspectives of the consultants who helped create and implement the changes, as well as the teachers who received orientation. A traditional model of consultation was transformed into an empowered model, which aimed to build teacher capacity and encourage innovation. Results of the study suggest that changes in educational practice led to an improvement in the treatment of children and youth with ASD, and both participants and consultants were empowered.<hr/>Este artículo describe el proceso de transformación de una organización educativa que ofrece consultoría para la inclusión de alumnos con trastornos del espectro autista. Relata las perspectivas de los consultores que han ayudado a crear e implementar los cambios y de los maestros que recibieron las directrices. Un modelo tradicional de consultoría se convirtió en un modelo de empoderamiento y pretende promover la capacidad del profesor y fomentar las innovaciones. Los resultados de este estudio sugieren que los cambios en la práctica pedagógica condujeron a una mejora en la atención del niño/joven con autismo y que se fortalecieron los participantes y los consultores. <![CDATA[Narrativas de profissionais que lidam com crianças surdas na inclusão escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312014000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es A Política Nacional na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC, 2008) propõe a inclusão escolar para alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. No entanto, a inclusão escolar de surdos com bons resultados na aprendizagem tem sido um grande desafio. Este artigo é um recorte de uma pesquisa em que se utilizou a estratégia da pedagogia visual no ensino para alunos surdos. Foram entrevistados as professoras, uma intérprete e um profissional da limpeza urbana que atuava na escola e se comunicava em língua de sinais com os alunos. As narrativas aqui analisadas revelaram ambiguidades e tensões vividas pelos profissionais que lidam com a inclusão em seu cotidiano.<hr/>The National Policy for inclusive education (MEC, 2008) proposes school inclusion for students with disabilities, global development disorders and high skills/giftedness. However, the inclusion of the deaf in school, with good results in learning, has been a great challenge. This article is a clipping from a survey where the strategy of visual pedagogy in education for deaf students was used. The teachers, an interpreter and a professional in urban cleaning, who worked at school and communicated in sign language with the students, were interviewed. The narratives here analyzed revealed ambiguities and tensions experienced by professionals who deal with inclusion in their daily lives.<hr/>La política nacional en la perspectiva de la educación inclusiva (MEC, 2008) propone la inclusión de la escuela para estudiantes con discapacidades, trastornos del desarrollo global y altas habilidades/superdotación. Sin embargo, la inclusión de sordos en la escuela regular con buenos resultados en el aprendizaje ha sido un reto. Este artículo es un recorte de una encuesta en la cual se utilizó la estrategia de la pedagogía visual en la educación para estudiantes sordos. Fueron entrevistados los maestros, una intérprete y un profesional de limpieza urbana que trabajaba en la escuela y se comunicaba con los alumnos en lengua de señas. Los relatos aquí analizados revelaron ambigüedades y tensiones experimentadas por profesionales que se ocupan de la inclusión en su vida cotidiana. <![CDATA[Narrativas de jovens surdos sobre seus processos de escolarização no Distrito Federal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312014000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente trabalho problematiza narrativas de surdos (participantes de atendimento em grupo com enfoque psicoeducacional) sobre seus processos de escolarização. A partir da análise dos dados, destacamos duas categorias analíticas - especificidades da trajetória escolar dos surdos (oralismo X bilinguismo) e sentimentos sobre a escola: contradições discursivas. De modo geral, os dados revelam que: a) as lembranças dos sujeitos sobre o período escolar remetem a um passado oralista, em que a proibição do uso da Língua Brasileira de Sinais marca fortemente as suas experiências institucionais; e b) a escola é um espaço descrito de forma conflitante e excludente.<hr/>This paper problematizes narratives of deaf individuals (participating in a psycoeducacional group) about their schooling processes. Based on data analysis, we highlight two analytical categories - specificities of the school processes of the deaf persons (oralism X bilingualism) and feelings about school: discursive contradictions. In general, the data show that: a) the individuals’ memories about school refer to an oralist past, in which the prohibition of the use of Brazilian Sign Language heavily marks their institutional experiences; and b) school is described as a conflicting and non-inclusive place.<hr/>Las narraciones de jóvenes sordos acerca de sus procesos de escolarización en el Distrito Federal/Brasil Este artículo problematiza las narrativas de sordos (que participan de asistencia psico-educacional juntos) acerca de sus procesos de escolarización. A partir del análisis de datos, destacamos dos categorías analíticas - los aspectos específicos de la carrera escolar de los sordos (oralismo X bilingüismo) y los sentimientos sobre la escuela: contradicciones discursivas. En general, los datos muestran que: a) los recuerdos de los sujetos sobre la escuela se refieren a un pasado oral, cuando la prohibición del uso de la Lengua de Señas Brasileña marcó fuertemente sus experiencias institucionales; y b) la escuela es un lugar descrito por contradicciones y experiencias excluyentes. <![CDATA[Leitura como formação, formação como leitura: processos narrativos/formativos em questão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312014000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo apresenta pesquisas realizadas com professoras da rede pública do Distrito Federal e com professores egressos de licenciatura em pedagogia do Rio de Janeiro, com a proposta de resgatar leituras e narrativas sobre suas experiências de formação. Nessa perspectiva, buscamos pensar as concepções dos sujeitos sobre suas experiências de leitura ao longo de sua trajetória escolar, bem como compreender a existência de um diálogo dessas leituras com suas práticas pedagógicas atuais. Concluímos que a narrativa se revelou um importante espaço para o estabelecimento de novas possibilidades de leitura das relações entre memórias escolares relacionadas à leitura e questões da prática profissional.<hr/>This article presents research conducted with teachers form the public school system in the Brazilian Federal District and teachers who majored in education in Rio de Janeiro. The idea was to reveal interpretations and narratives of their experiences while in training. In this perspective, we attempted to think about the objects’ perceptions around their reading experiences throughout their school history, as well as comprehend the existence of a dialog between these experiences and their current educational practices. We concluded that narrative showed itself as an important space for the establishment of new possibilities of interpreting the relations between school memories related to reading and matters related to professional practice.<hr/>Este artículo presenta investigaciones llevadas a cabo con profesores de la red pública del Distrito Federal y con graduados de licenciatura en pedagogía en RJ, con la propuesta de rescate de lecturas y narraciones sobre sus experiencias de formación. Intentamos pensar las concepciones acerca de sus experiencias de lectura a lo largo de su carrera en la escuela, así como entender la existencia de un diálogo de las mismas con sus actuales prácticas pedagógicas. Concluimos que la narrativa se ha evidenciado como un importante espacio para el establecimiento de nuevas posibilidades de lectura de las relaciones entre recuerdos de la escuela relacionadas con la lectura y las cuestiones de la práctica profesional. <![CDATA[Novas tecnologias e mediação do conhecimento em atividades colaborativas no ensino superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312014000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste texto, apresentamos os avanços que obtivemos em aprendizagem colaborativa em fórum de tema polêmico. Participaram 53 graduandos com 69 postagens. Foram identificados os padrões interacionais e feita análise dialógica temática. Os resultados indicaram que o diálogo foi construído em dois temas: a) formação profissional e ação pedagógica e b) formação e atuação pessoal, direcionados por sentidos de ética e cidadania na educação. Houve enfoque inicial nos posicionamentos pessoais sobre a situação relatada, seguido por mudança para enfoque nas postagens do próprio fórum com metaanálise, com transformação do padrão interacional tradicional.<hr/>In this text, we present the advancements in collaborative learning reached by us during a forum on a polemic issue. There were 53 undergraduate students participating with 69 posts. Interaction patterns were identified and a dialogical analysis of the subject area was made. The results indicated that the dialog was build upon two topics: a) Professional training and educational action and b) personal training and action, directed by purports of ethics and citizenship in education. There was an initial focus on the personal positions in relation to the situation reported, later changing to a focus on the posts of the forum itself, with a meta-analysis, transforming the traditional interaction pattern.<hr/>En este artículo, presentamos el resultado que obtuvimos en el aprendizaje colaborativo en un foro con tema polémico. Cincuenta y tres alumnos de grado participaron con sesenta y nueve mensajes. Los patrones de interacción fueron identificados y el texto sometido al análisis dialógico temático. Los resultados indicaron que el diálogo fue construido sobre dos temas: a) formación profesional y acción pedagógica; y b) formación y actuación personal, dirigidos por sentidos de ética y ciudadanía en educación. Inicialmente los participantes plantearon los posicionamientos personales en la situación-problema relatada, y enseguida cambiaron el enfoque hacia los mensajes del propio foro con meta análisis, con modificación en el patrón de interacción tradicional. <![CDATA[Identidade profissional na formação docente em contextos virtuais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312014000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo analisa os significados mediadores da construção da identidade profissional docente em um fórum de discussão virtual. Partimos dos enfoques sociocultural e da teoria da atividade, realizamos um estudo empírico dos discursos produzidos por 32 estudantes e um tutor. Para tanto, realizamos três tipos de análises para estudar os conteúdos temáticos e as dinâmicas dos intercâmbios no fórum. Os resultados sugerem que os significados mediadores de ser professor se constituíram dialogicamente nas práticas de intercâmbios discursivas e se centraram no professor como agente e como mediador na transmissão do conhecimento e como bom e mau professor.<hr/>This article analyzes mediating meanings of the construction of teacher identity in a virtual discussion forum. We used the socio cultural and activity theory approaches. We conducted an empirical study of the discourses produced by 32 students and a tutor. For this, we performed three types of analyses to study subject area contents and the exchange dynamics in the forum. Results suggest that the mediating meanings around teacher identity are constructed dialogically through discursive practices and interchanges, and revolve around the teacher as the agent and mediator in the transmission of knowledge, and as a good and bad teacher.<hr/>El artículo analiza los significados que median la construcción de la identidad profesional docente en un foro virtual. Partiendo del enfoque sociocultural y la teoría de la acción, se realizó un estudio empírico de los discursos que produjeron treinta y dos estudiantes y un tutor. Realizamos tres tipos de análisis para estudiar los contenidos temáticos y las dinámicas de los intercambios en el foro. Los resultados sugieren que los significados sobre ser profesor se construyen dialógicamente en los intercambios discursivos y se centran en el profesor como agente y como mediador en la transmisión de conocimientos. También aparecen significados sobre ser buen o mal profesor. <![CDATA[Experiências estéticas na docência: o cinema como dispositivo formative]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312014000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es A potência formativa e as contribuições para a experiência estética docente que o cinema provoca nos tempos e espaços acadêmicos é evidente, seja na formação inicial, seja na formação continuada dos professores. Acreditamos que seria importante pensar, na formação docente, a educação do olhar. E o cinema, diante disso, pode provocar essa formação e implicar pessoas em experiências éticas e estéticas. Dessa forma, apresentamos uma experiência desenvolvida com professores da cidade de Santa Maria/RS, decorrente da pesquisa desenvolvida pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Imaginário Social - GEPEIS no projeto: “Em tempos de formação - o cinema, a vida e o cuidado de si: Exercícios autobiográficos e coletivos na atividade docente”.<hr/>The formation power and contributions to the teaching aesthetic experience that cinema arouses in academic spaces and timing is evident, both in the early or continued education of teachers. We believe that it would be important to think on the teaching formation, about educating the views, the sensitivity, and cinema, regarding such matters, may provoke formation, and more specifically, may implicate people in aesthetic and ethical experiences. Thus, we present an experience developed with teachers from Santa Maria, RS, originated from the research developed by the Study and Research Group GEPEIS, with the Project: “Within times of formation - cinema, life and caring for oneself: Autobiographical and collective exercises in the teaching activity”.<hr/>El poder de la formación y sus contribuciones a la experiencia estética de la enseñanza que el cine provoca en el tiempo y en el espacio académico es evidente, sea en la formación inicial o en la continua. Creemos que sería importante pensar dentro de la formación docente, la formación de la mirada y el cine, frente a esto, puede desencadenar la formación e involucrar a la gente en las experiencias éticas y estéticas. De esta forma presentamos un estudio desarrollado con profesores de la ciudad de Santa Maria, RS, derivados de la investigación llevada a cabo por el Grupo de Estudio e Investigación GEPEIS con el proyecto: “En tiempos de la formación - el cine, la vida y el autocuidado: Ejercicios autobiográficos y colectivos en la actividad docente”. <![CDATA[Políticas de descentralização impactam negativamente a aprendizagem de professoras iniciantes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312014000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo foi direcionado para a investigação do processo de desenvolvimento profissional de professoras em início de carreira, atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental de uma rede pública. Desenvolveu-se um estudo de caso de matriz crítico-dialética utilizando-se o grupo focal, a observação participante e a entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta de dados. Os resultados revelam que o contexto de políticas descentralizadoras, em que as professoras estão inseridas, influencia negativamente seu desenvolvimento profissional. Essa constatação fornece uma visão sobre como tais políticas são assimiladas pelas iniciantes, contribuindo para o avanço dos estudos sobre o tema.<hr/>This study is aimed at investigating the process of professional development of teachers at the beginning of their careers, working in elementary education in a public school system. A case study was conducted, based on a critical/dialectical approach, making use of the focal group, participating observation and semi-structured interviews, as instruments for data collection. The results reveal that the context of decentralizing policies in which the teachers are included negatively influences their professional development. This observation offers a vision of how such policies are assimilated by the beginners, contributing towards the advancement of studies on the subject.<hr/>Este estudio fue dirigido a la investigación del proceso de desarrollo profesional de profesoras en su inicio de carrera, actuantes en los años iniciales de una red pública. Se desarrolló un estudio de caso de matriz crítico-dialéctica utilizando un grupo focal, la observación participante y la entrevista semiestructurada como instrumento para colectar datos. Los resultados muestran que el contexto de políticas descentralizadoras en el cual las profesoras están inseridas, influye negativamente en su desarrollo profesional. Esa constatación ofrece una visión sobre cómo tales políticas son asimiladas por las principiantes, contribuyendo para el avance de los estudios sobre el tema. <![CDATA[A construção da identidade docente na educação superior tecnológica: um estudo de caso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312014000200012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Trata-se de pesquisa qualitativa, estudo de caso. Objetiva compreender o processo de construção da identidade docente dos professores do ensino superior tecnológico. O referencial teórico baseia-se, prioritariamente, em Tardif, Freire, Cunha, Pimenta e Frankl. Os sujeitos são professores dos cursos superiores tecnológicos. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados são: observação, questionário e entrevista semiestruturada. A técnica de análise de conteúdo de Bardin resultou em seis categorias: saber científico; saber-fazer profissional; saber empírico-pedagógico; saber da humanização; ganhos existenciais e a administração do tempo cronológico. Apresenta-se uma proposta de demandas formativas.<hr/>This qualitative case study aims at understanding the process of constructing a teacher’s identity by professors in higher education in technology. The theoretical framework is based primarily on Tardif, Freire, Cunha, Pimenta and Frankl. The objects are professors in higher technological education courses. The instruments used for data collection are: observation, questionnaires and semi-structured interviews. Bardin’s technique of content analysis resulted in six categories: scientific knowledge; professional know-how; empirical-pedagogical knowledge; knowledge of humanization; existential gains and the administration of chronological time. A proposal of training demands is presented.<hr/>Se trata de una investigación cualitativa: un estudio de caso. Tiene como objetivo el proceso de construcción de la identidad docente de los profesores de educación superior tecnológica. El marco teórico se basa principalmente en Tardif Freire, Cunha, Pimenta y Frankl. Los sujetos son profesores de cursos superiores tecnológicos. Los instrumentos utilizados para la recopilación de datos son: observación, cuestionario y entrevistas semiestructuradas. La técnica de análisis de contenido de Bardin resultó en seis categorías: conocimiento científico; conocimiento profesional; conocimiento empírico-pedagógico; conocimiento de humanización; ganancias existenciales y la administración del tiempo cronológico. Se presenta una propuesta de demandas de formación. <![CDATA[A implementação do Proies no Brasil: novas regulações ou velhas práticas?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312014000200013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho busca analisar a implementação do Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior (Proies), lançado em 2012, articulando-o às demais ações do Governo Federal, tais como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento do Estudante do Ensino Superior (Fies) que, desde a década de 1990, visam ampliar o acesso ao ensino superior e, simultaneamente, promovem o processo de ‘empresariamento’ da educação, estabelecendo novas relações entre Estado e iniciativa privada.<hr/>The article seeks to analyze the implementation of the Program of Incentive to the Restructuring and Strengthening Institutions of Higher Education (Proies), released in 2012, linking it to other actions of the Federal Government, such as the University for All Program (Prouni) and the Fund for the Financing of Higher Education Students (Fies), which, since the 1990s, aim to broaden access to higher education and simultaneously promote the process of ‘entrepreneurship’ in education, establishing new relations between the State and private enterprise.<hr/>En este trabajo se pretende analizar la aplicación del Programa de los Incentivos para la Reestructuración y Fortalecimiento de las Instituciones de Educación Superior (Proies), lanzado en 2012, vinculándolo a otras acciones del Gobierno Federal como el Programa Universidad para Todos (Prouni) y el Fondo de Financiamiento para el Estudiante de Educación Superior (Fies), que desde la década de 1990, dirigido a la ampliación del acceso a la educación superior y al mismo tiempo a la expansión del sector empresarial de la educación, mediante el establecimiento de nuevas relaciones entre el Estado y la empresa privada. <![CDATA[O “oceano quantitativista” na avaliação da pósgraduação: implicações no trabalho docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312014000200014&lng=es&nrm=iso&tlng=es O trabalho discute as implicações do atual modelo de avaliação da pós-graduação stricto sensu adotado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no trabalho docente, sob a perspectiva dos professores de dois programas da área de educação da região Centro-Oeste do Brasil - um pertencente a uma instituição pública e outro a uma instituição privada, confessional. Os resultados apontam que o foco quantitativista nos critérios da política de avaliação, em detrimento dos aspectos qualitativos das atividades de ensino e extensão, compromete o trabalho docente e, consequentemente, afeta também a qualidade do ensino, algo que precisa ser revisto com urgência.<hr/>This paper discusses the effects of the current master’s and doctoral courses evaluation model adopted by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes) on professors’ work, from the perspective of professors from two programs in Education in the Midwest region of Brazil. One program belongs to a public institution and the other to a private, denominational one. The results show that evaluation policy criteria focusing on quantitativist criteria of assessment, to the detriment of the qualitative aspects of the education and community outreach activities, undermines the faculties’ work conditions and consequently affects the quality of education. This situation must be urgently reevaluated.<hr/>El artículo analiza las implicaciones de la metodología actual de evaluación de los cursos de posgrado stricto sensu aprobados por la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior (Capes), en la perspectiva de los profesores de dos cursos en el área de educación en el Centro Oeste de Brasil, uno perteneciente a una institución pública y el otro a una institución privada, religiosa. Los resultados indican que el uso excesivamente cuantitativista de la metodología de evaluación, en deterioro de los aspectos cualitativos de las actividades de educación y divulgación, compromete el trabajo de los profesores y también afecta a la calidad de la educación, algo que necesita ser revisado con urgencia.