Scielo RSS <![CDATA[Linhas Críticas]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-043120160001&lang=pt vol. 22 num. 47 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312016000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312016000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Trabalho intermediado, percursos instáveis e sociabilidade juvenil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312016000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo analisa um nicho ocupacional de jovens brasileiros: o dos empregos obtidos por meio de agências de emprego ou empresas de trabalho temporário. Aborda-se o tema sob uma dupla perspectiva. Em primeiro lugar, descreve-se esse segmento usando um painel longitudinal extraído da base governamental Rais-Migra-Vínculos, que permite acompanhar por dez anos e caracterizar as trajetórias desses jovens. Em segundo lugar, trata-se da experiência dos que buscam emprego em agências, usando narrativas colhidas em entrevistas e observação etnográfica conduzida no principal cluster de intermediadores de empregos de São Paulo.<hr/>Abstract The article analyzes an occupational niche for young Brazilians: the temporary agency work. The issue is approached from a dual perspective. Firstly, the article describes the profile and trajectories of those young employees using a longitudinal panel based on Rais-Migra-Vínculos data, allowing track for ten years of their transitions in the Brazilian labor market. Secondly, it analyzes the experience of seeking employment in agencies, based on interviews and ethnographic observation conducted in São Paulo's main cluster of job intermediaries.<hr/>Resumen El artículo analiza un nicho ocupacional de los jóvenes brasileños: los puestos de trabajo obtenidos a través de las agencias de empleo o empresas de trabajo temporal. Se aborda el tema desde una doble perspectiva. En primer lugar, se describe este segmento, por medio de un panel longitudinal extraído de la base de datos Rais-Migra-Vínculos, lo que permite realizar un seguimiento durante diez años de las trayectorias de estos jóvenes y caracterizarlas. En segundo lugar, se analiza la experiencia de los que buscan empleo en las agencias, utilizando relatos recogidos en entrevistas y observación etnográfica realizada en la principal aglomeración de intermediarios de empleos en São Paulo. <![CDATA[Jovens produtores culturais de favela]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312016000100041&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste artigo, analiso o material coletado no âmbito de uma pesquisa de caráter etnográfico que desenvolvo desde 2010 no Rio de Janeiro, no contexto da qual realizei algumas entrevistas temáticas com jovens produtores culturais moradores de favelas. Ouvindo seus depoimentos, observando suas práticas, procuro compreender as especificidades dessas atividades, as qualidades requeridas para exercê-las e os entraves encontrados. Situo minhas indagações no contexto da centralidade assumida pelo campo da cultura como um recurso, no âmbito das intervenções de requalificação urbana e das transformações ocorridas no mundo do trabalho. As favelas, historicamente consideradas territórios da pobreza e da violência, hoje são celebradas como territórios das oportunidades.<hr/>Abstract In this paper, I analyze the material collected as part of an ethnographic research that I develop since 2010 in Rio de Janeiro, in the context of which I've made some thematic interviews with young cultural producers who are slum's dwellers. Listening to their testimonies, watching their practice, I seek to understand the specificity of these activities, the qualities required to exercise them and the obstacles faced. I set my questions in the context of the centrality assumed by the field of culture as a resource, as part of the operations of urban re-qualification and in the context of the transformations that have occurred in labor market. The slums (favelas), historically considered territories of poverty and violence, are now celebrated as territories of opportunity.<hr/>Resumen En este texto analizo el material recogido como parte de una investigación etnográfica que realizo desde 2010 en Río de Janeiro, en el contexto de la cual hice algunas entrevistas temáticas con jóvenes productores culturales habitantes de barrios marginales. Escuchando sus testimonios, observando sus prácticas, trato de comprender las características específicas de estas actividades, las cualidades necesarias para ejercerlas y los obstáculos que enfrentan. Sitúo mis indagaciones en el contexto de la centralidad que asume el campo de la cultura como un recurso, en el ámbito de las intervenciones de renovación urbana y de las transformaciones que se producen en el mercado laboral. Las favelas, consideradas históricamente territorios de la pobreza y de la violencia, ahora son celebradas como territorios de las oportunidades. <![CDATA[Expansão recente do ensino superior brasileiro: (novos) elos entre educação, juventudes, trabalho?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312016000100063&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Procuramos investigar a expansão recente do ensino superior brasileiro, delineando suas características gerais para compreender a nova configuração desse nível de ensino e suas articulações com o mercado de trabalho, também intensamente modificado nas duas últimas décadas. No contexto geral das transformações nas políticas públicas brasileiras e nas dinâmicas das desigualdades socioeconômicas, o esforço em mapear a articulação entre ensino superior e trabalho nos permite passar ao exame de algumas trajetórias juvenis de estudantes das camadas populares, no ensino público e no ensino privado, desdobrando consequências sobre o campo de possibilidades que estrutura a experiência juvenil hoje.<hr/>Abstract We investigate the recent process of expansion of Brazilian higher education level in the last two decades aiming to understand the new forms that it has assumed as well as its relations to labor market (that has changed intensely within this period of time). Considering the general context of transformation both in Brazilian public policies and their effects on socioeconomic inequalities, our effort is to map the new links between higher level education and work. We move on to examine the trajectories of young social disadvantaged students, both in public and for-profit institutions, unfolding consequences to understand the field of possibilities that structures youth experience nowadays.<hr/>Resumen Buscamos investigar la expansion reciente de la educación terciaria brasileña, presentando sus características generales, para comprender sus nuevas configuraciones y sus articulaciones con el mercado de trabajo (que ha sufrido intensos cambios en las dos últimas décadas). Tendo en cuenta las transformaciones en las políticas públicas brasileñas, el esfuerzo de mapear la articulación entre la educación terciaria y el trabajo permite examinar trayectórias de estudiantes de sectores populares, en la educación pública y privada, para de ahi apuntar consequencias sobre el campo de posibilidades que estructura la experiencia juvenil en la actualidad. <![CDATA[O sonho de ser metalúrgico: dimensões da vivência juvenil no ABC Paulista]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312016000100086&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo, que se insere no campo da Sociologia da Educação e das Gerações, tem por objetivo discutir a experiência juvenil em um bairro popular de São Bernardo do Campo, fortemente afetado pelas transformações ocorridas no mercado de trabalho na região do ABC Paulista. A metodologia utilizada foi essencialmente qualitativa, desenvolvida por meio de observações de campo e entrevistas de caráter biográfico, realizadas com membros das famílias (pais e filhos) e diferentes lideranças do bairro. Concluímos que a socialização desses jovens foi fortemente voltada para o trabalho, sobretudo o "ideal do trabalho metalúrgico", o que influenciou seus investimentos educacionais e o modo como eles e suas famílias concebem seus projetos de futuro.<hr/>Abstract This article, which fall within the field of Sociology of Education and the Generations, aims to discuss the youth experience in a poor neighborhood of São Bernardo do Campo, strongly affected by changes occurring in the labor market in the ABC Paulista region. The methodology used was essentially qualitative, developed through field observations and biographical interviews, conducted with family members (parents and children) and different leaders of the neighborhood. We conclude that the socialization of these young people was strongly focused on the job, especially around the "ideal metallurgical work", which influenced their educational investments and how they and their families conceive their future projects.<hr/>Resumen Este artículo, que entra en el campo de la sociología de la educación y de las generaciones, tiene como objetivo discutir la experiencia de los jóvenes en un barrio pobre de São Bernardo do Campo, fuertemente afectada por los cambios que se producen en el mercado laboral en la región del ABC Paulista. La metodología utilizada fue esencialmente cualitativa, desarrollada a través de observaciones de campo y entrevistas biográficas, realizada con miembros de la familia (padres e hijos) y diferentes líderes del barrio. Llegamos a la conclusión de que la socialización de los jóvenes se ha centrado fuertemente en trabajo, especialmente alrededor del "ideal del trabajo metalúrgico", que influyó en sus inversiones en educación y cómo ellos y sus familias conciben sus proyectos futuros. <![CDATA[Juventude, educação e trabalho decente: a construção de uma agenda]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312016000100110&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Nas duas últimas décadas ampliaram-se as ações públicas destinadas aos jovens no Brasil. Considerando a recente elaboração da Agenda Nacional de Trabalho Decente para a Juventude (ANTDJ), este artigo discute algumas tendências na tematização da relação entre juventude e trabalho, dadas a presença e a centralidade desse tema para parcela significativa da juventude brasileira. A partir da análise de documentos e da participação das autoras durante o processo de elaboração da referida Agenda, busca-se refletir sobre os avanços e os limites das políticas públicas para a juventude no país, especialmente considerando o lugar da escola e do trabalho nas múltiplas trajetórias juvenis em direção ao mundo adulto.<hr/>Abstract In the last two decades have increased considerably the number of public actions oriented to the Brazilian youth. This article discusses recent trends regarding the debate about youth and work in this country, considering the new National Agenda of Decent Work for Youth, and the central relevance of this theme for a significant part of Brazilian youth. Documents analysis and the authors' presence at the Agenda's formulation are the basis for the discussion on advances and limitations of public policies for youth in Brazil, especially considering the roles played by school and work to structure the multiple paths which young people can carve out towards adult life.<hr/>Resumen En las dos últimas décadas se ampliaron las acciones públicas dirigidas a los jóvenes en Brasil. Considerando la elaboración de la Agenda Nacional de Trabajo Decente para la Juventud, el artículo discute tendencias en la tematización de la relación entre juventud y trabajo, debido a la importancia de ese tema para parte significativa de la juventud brasileña. A partir del análisis documental y de la participación de las autoras en el proceso de elaboración de la Agenda, reflexionase sobre los avances y límites de las políticas públicas para la juventud en el país, considerando en especial el lugar de la educación y del trabajo en las múltiples trayectorias juveniles hacia el mundo adulto. <![CDATA[Transições juvenis, gerações sociais e processos de inclusão social na Argentina pós-neoliberal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312016000100130&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen El artículo se propone contribuir al debate sobre la desigualdad y las condiciones de vida de la juventud a partir de los resultados de un estudio que relevó la transición entre la educación y el mundo del trabajo en dos coyunturas históricas diferenciadas (Argentina, 1999 y 2011). Los resultados fueron obtenidos mediante la construcción de paneles para el seguimiento de egresados de la secundaria. El texto presenta una tipología para discutir la idea de que hay una forma típica o ideal de organizar el curso de la vida. Además, expone testimonios de jóvenes que dan cuenta de que las situaciones de vulnerabilidad pueden ser reversibles, en un contexto social que favorece la inclusión social.<hr/>Resumo Este artigo propõe contribuir para o debate sobre a desigualdade e as condições de vida da juventude, a partir dos resultados de uma pesquisa que teve por foco a transição entre educação e mundo do trabalho em duas conjunturas históricas distintas (Argentina, 1999 e 2011). Os resultados foram obtidos a partir da construção de painéis para acompanhamento dos egressos do ensino secundário. Apresenta-se uma tipologia para discutir a ideia de que há uma forma típica ou ideal na organização do curso da vida. Além disso, apresenta relatos de jovens que sugerem que as situações de vulnerabilidade podem ser reversíveis em um contexto social que favoreça a inclusão social.<hr/>Abstract Examining the results of a research about transition processes from education to labor market in two different historical contexts (Argentina, 1999 and 2011), this article aims to contribute to the debate on inequality and youth life conditions. The findings resulted from the construction of panels, accompanying trajectories of young people after high school. We present a typology in order to discuss the idea of a typical or normal way to organize life course. Also, we expose some testimonies of young individuals that show us how vulnerable situations can be reversible when there is a general context that enhances social inclusion. <![CDATA[O estudo do meio na educação ambiental formal: contribuições da ciência geográfica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312016000100150&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo avalia a relação entre a geografia e a educação ambiental críticas. Toma o estudo do meio como metodologia de ensino que pode promover essa aproximação. Ancora-se na teoria geográfica de Santos, em Leff, Layrargues e Loureiro na educação ambiental, em Fernandes, Lopes e Pontuschka na abordagem sobre estudo do meio. Trata-se de pesquisa mista. Projetos de educação ambiental de escolas públicas do Distrito Federal apresentados na etapa distrital da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (IV CNIJMA), em 2013, são o referencial empírico. Avalia-se a relação entre as propostas teóricas e os projetos das escolas. Identificou-se que o estudo do meio é capaz de relacionar essas áreas com foco na transformação social, mas não é utilizado nas escolas.<hr/>Abstract The article discusses the relationship between geography and environmental education criticism. Takes field work as a pedagogical method that can promote this approach. Is anchored on the geographical theory of Santos, in Leff, Layrargues and Loureiro in environmental education and Fernandes and Lopes and Pontuschka in field work. This is a joint research and environmental education projects of Federal District's public schools presented at the IV CNIJMA in 2013 are the empirical reference. It analyzes the relationship between environmental education theoretical proposals and projects of schools. It was identified that field work is a good alternative to relate these areas with a focus on social transformation, but is not used in schools.<hr/>Resumen El artículo analiza la relación entre la geografía y la educación ambiental crítica. Toma estudio del entorno como un enfoque pedagógico que puede promover este aproximación. Está anclado en la teoria geográfica de Santos, en Leff, Layrargues y Loureiro en la educación ambiental y en Fernandes, Lopes y Pontuschka en el estudio del entorno. Se trata de una investigación mista y proyectos de educación ambiental en las escuelas públicas del Distrito Federal, que se han presentado en la IV CNIJMA en 2013, son la referencia empírica. Se analiza la relación entre las propuestas teóricas de la educación ambiental y los proyectos de las escuelas. Se identificó que lo estudio del entorno es capaz de relacionar estas áreas con un enfoque en la transformación social, pero no se utiliza en las escuelas. <![CDATA[Influência de aspectos prosódicos na compreensão da linguagem oral e da leitura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312016000100170&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo objetivou investigar a influência de aspectos prosódicos na compreensão da linguagem oral e a relação entre esta compreensão e a compreensão da leitura. Participaram 79 alunos de 7 a 11 anos, sendo 39 do 3º ano e 40 do 5º ano do ensino fundamental. As provas aplicadas mostraram que, na compreensão da escuta, as crianças mais novas e com menor nível de escolaridade foram mais dependentes dos aspectos prosódicos. Os alunos mais velhos e com maior escolaridade apresentaram melhor desempenho na compreensão leitora (Cloze). Confirmou-se uma relação entre a compreensão oral e a compreensão da leitura entre os alunos dos anos iniciais.<hr/>Abstract The study aimed to investigate the influence of prosodic aspects on comprehension of the spoken language and the relationship between this understanding and reading comprehension. The participants were 79 students from 7 to 11 years old, 39 of the 3rd grade and 40 of the 5th grade of basic education. The collected data showed, in listening comprehension capacity, the younger children and with lower education levels were more dependent on prosodic aspects. The older children and with higher education showed better performance on the reading comprehension on (Cloze). It was confirmed a relationship between the comprehension of spoken language and reading understanding among students in the early years.<hr/>Resumen El estudio tuvo por objetivo investigar la influencia de los aspectos prosódicos en la comprensión de la lengua hablada y la relación entre este entendimiento y la comprensión de lectura. 79 estudiantes participaron de siete a 11 años, 39 del tercer año y 40 del quinto año de la escuela primaria. Las pruebas aplicadas mostraron que, en la comprensión de escucha, los niños más pequeños y con menores niveles de educación fuéron más dependientes de los aspectos prosódicos. Los estudiantes con más escolaridade y mayores tuvieron un mejor desempeño en comprensión de lectura (Cloze). Se confirmó un vínculo entre la compreensión oral y la comprensión de lectura entre los estudiantes de los primeros años. <![CDATA[Pesquisadores e legitimidade científica no campo da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312016000100189&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo investiga como se constitui a legitimidade científica dos pesquisadores na área de educação no Brasil. A metodologia se compôs de estudos quantitativos sobre os currículos de pesquisadores de referência e de análise qualitativa de entrevistas. Os resultados mostram que, frente aos apelos à produtividade, os docentes organizam-se em redes de produção de conhecimento para além das redes de colaboração para coautorias. O estudo apresenta características do campo científico expressas na área da educação por meio de três casos representativos que mostram como o prestígio e a legitimidade nessa área podem ser alcançados por diferentes combinações de capital científico e político.<hr/>Abstract This article investigates how researchers build scientific legitimacy in the field of education in Brazil. The methodology involved quantitative studies on reference researchers' curricula and qualitative analysis of interviews. Results show that, in face of appeals for productivity, teachers organize themselves in networks of knowledge production that go beyond collaboration networks centered at co-authorships. The study presents characteristics of the scientific field represented in the area of Education through three expressive cases that show how prestige and legitimacy in this area can be achieved by different combinations of scientific capital and political capital.<hr/>Resumen Este artículo investiga cómo se constituye la legitimidad científica de los investigadores del área de educación en Brasil. La metodología se compuso de estudios cuantitativos de los currículos de investigadores de referencia y de análisis cualitativa de entrevistas. Los resultados muestran que, frente alos llamados a la productividad, los docentes se organizan en redes de producción de conocimiento para allá de las redes de colaboración para coautorías. El estudio presenta características del campo científico expresas en el área de educacióna través de tres casos representativos que muestran como el prestigio y la legitimidad en esa área pueden ser alcanzados por diferentes combinaciones de capital científico y capital político. <![CDATA[A produtividade da racionalidade neoliberal na inclusão escolar: a história de Lucas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312016000100210&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo apresenta uma reflexão sobre o processo inclusivo de um menino com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Quanto à metodologia, trata-se de uma abordagem qualitativa, utilizando-se da observação participante e de uma entrevista com questões abertas. A reflexão proporcionada por meio deste trabalho nos leva a compreender que as atuais políticas educacionais brasileiras, ao serem propositivas para a efetivação da inclusão das crianças com deficiências nas escolas comuns, ao mesmo tempo em que estão determinadas a garantir-lhes o direito à educação, também não deixam de estar afetadas pelos propósitos do neoliberalismo na produção de sujeitos competitivos e empreendedores de si.<hr/>Abstract This paper presents and reflection on the inclusion process of a boy with Autistic Spectrum Disorder (ASD). As for the method, the approach is qualitative, using as instruments of data collection the observation of the participant and an interview. The reflection provided by this study lead to the comprehension that the current Brazilian educational policies, when proactive to the completion of inclusion of disabled children in regular schools, at the same time they are determined to guarantee the right to education, they are still affected by the purposes of neoliberalism in the production of competitive subjects and entrepreneur of themselves.<hr/>Resumen Em este artículo se presenta una reflexión sobre el proceso inclusivo de un niño con Trastorno del Espectro Autista (TEA). La metodología es un enfoque cualitativo, utilizando la observación participante y una encuesta con preguntas abiertas. La reflexión proporcionada por este trabajo nos lleva a comprender que las actuales políticas educativas de Brasil, proponen inclusión efectiva de los niños con discapacidad en las escuelas públicas, al tiempo que se determinan para garantizar su derecho a la educación, pero también no dejan de ser afectadas por los efectos del neoliberalismo en la producción de sujetos competitivos que invisten em si propios. <![CDATA[Critérios Qualis A1 da Educação: a avaliação sob a perspectiva da disputa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312016000100229&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste artigo é refletir sobre os critérios do Qualis Periódico da Educação, mecanismo de avaliação dos periódicos, parte de um complexo sistema de avaliação dos programas de pós-graduação. Por meio do método documental, selecionamos como objeto de estudo os critérios A1 definidos pelo Documento de Área da Avaliação Trienal de 2013, os mais atuais da área da Educação. Com base nas discussões sociológicas da teoria de campo de Pierre Bourdieu, ao analisar cada um dos critérios, caracterizamos a revista como um agente sujeito às regras que regem a disputa pelo capital simbólico em jogo nesse microcosmo. Ainda que na esfera da prática, o processo avaliativo seja mais complexo do que prevê os documentos oficiais, a análise realizada evidencia como os critérios adotados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) traduzem as disputas acadêmicas em busca de legitimidade, por meio de disposições próprias adquiridas no interior do próprio campo.<hr/>Abstract Our objective in this article is to reflect about the criteria of Qualis Education Journal, an evaluation system of journals, which is part of a complex system to evaluate post graduation programs. Through the documental method, we selected the criteria A1 as defined by the 2013 Triennial Area Evaluation Document, the most modern in the Education field. Based in Pierre Bourdieu sociological discussion of the field theory, when we analyze each criterion, the magazine is typified as an agent subjected to the rules that conduct the struggle for the symbolical capital in this microcosm set. Even though, in the area of competence, the evaluation process is much more complex than the official documents predict, the criteria adopted by Capes show the academic competition to achieve the legitimacy by the inclinations acquired in the field as itself.<hr/>Resumen El objetivo de este artículo es reflexionar sobre los criterios del Qualis, Periódico de la Educación, mecanismo de evaluación de los periódicos, parte de um complejo sistema de evaluación de los programas de posgraduación. A través del método documental, seleccionamos como objeto de estudio los criterios A1 definidos por el Documento del Área de Evaluación Trienal del año de 2013, los más actuales en el área de la Educación. Con base en las discusiones sociológicas de la teoría de campo de Pierre Bourdieu, al analizar cada uno de los criterios, caracterizamos la revista como un agente sujeto a las normas que dirigen la disputa por el capital simbólico en juego en este microcosmo. Aunque en la esfera de la práctica, el proceso de evaluación sea más complejo que los documentos oficiales, el análisis realizada pone en evidencia cómo los criterios adoptados por la Capes traducen las disputas académicas en la busca por la legitimidad a través de disposiciones propias adquiridas en el interior del mismo campo.