Scielo RSS <![CDATA[Linhas Críticas]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-043120220001&lang=en vol. 28 num. lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Epistemological reflections on university extension: contributions to the dialogue of knowledge]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312022000100100&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo reflete sobre a extensão universitária como lugar de construção de conhecimentos, o que se dá por meio do encontro e diálogo entre diferentes saberes. Metodologicamente, trata-se de um estudo bibliográfico, do tipo descritivo, fundamentando-se na modalidade da revisão narrativa, a qual baseou-se nas obras de três autores. Nessa acepção, Freire salienta a extensão como ato dialógico de comunicação; Santos propõe a constituição de uma ecologia de saberes e; Fleuri assinala a construção de um conhecimento conversitário. Finalmente, evidencia-se pressupostos teórico-metodológicos que exprimem a relacionalidade do conhecimento, concebendo-o como fruto de um processo dialógico.<hr/>Resumen Este artículo reflexiona sobre la extensión universitaria como lugar de construcción de conocimiento, que ocurre a través del encuentro y diálogo entre distintos saberes. Metodológicamente, se trata de un estudio bibliográfico descriptivo, basado en la modalidad de revisión narrativa, que se basó en el trabajo de tres autores. En este sentido, Freire enfatiza la extensión como un acto dialógico de comunicación; Santos propone la constitución de una ecología de saberes y; Fleuri señala la construcción del conocimiento conversitario. Finalmente, se evidencian supuestos teórico-metodológicos que expresan la relacionalidad del conocimiento, concibiéndolo como resultado de un proceso dialógico.<hr/>Abstract This article reflects on the university extension as a place of knowledge construction, which occurs through the encounter and dialogue between different knowledge. Methodologically, this is a descriptive bibliographic study, grounding on the narrative review modality, which was based on the works of three authors. In this sense, Freire emphasizes extension as a dialogical act of communication; Santos proposes the constitution of an ecology of knowledge and; Fleuri points out the construction of conversational knowledge. Finally, theoretical-methodological assumptions are evidenced that express the relationality of knowledge, conceiving it as the result of a dialogical process. <![CDATA[Between instrumental and deterministic logic: theoretical perspectives in research on PROUCA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312022000100101&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Objetivamos compreender quais são as perspectivas teóricas que fundamentam as produções acadêmicas que versam sobre o uso do laptop distribuído pelo Programa Um Computador por Aluno (PROUCA). A partir de uma pesquisa bibliográfica, do tipo estado do conhecimento, em dissertações e teses publicadas no Banco de Teses da Capes e da Biblioteca Brasileira Digital de Teses e Dissertações (BDTD), entre os anos de 2005 e 2019, constituímos nosso corpus de investigação. Foram encontradas 31 dissertações e 11 teses. Os dados desta pesquisa demonstram que a base pedagógica predominante é o construcionismo e que há, em sua maioria, a dicotomia na relação entre ensino e aprendizagem.<hr/>Resumen Buscamos comprender cuáles son las perspectivas teóricas que subyacen a las producciones académicas que abordan el uso de la computadora portátil distribuida por el Programa Una Computadora por Alumno (PROUCA). Con base en una investigación bibliográfica, tipo de estado de conocimiento, en disertaciones y tesis publicadas en el Banco de Tesis Capes y en la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD), entre 2005 y 2019, constituimos nuestro corpus de investigación. Se encontraron 31 disertaciones y 11 tesis. Los datos de esta investigación demuestran que la base pedagógica predominante es el construccionismo y que existe, en su mayor parte, una dicotomía en la relación entre enseñanza y aprendizaje.<hr/>Abstract We aim to understand which are the theoretical perspectives that underlie the academic productions that deal with the use of the laptop distributed by the One Laptop per Child (OLPC). Based on a state-of-the-knowledge bibliographic research in dissertations and theses published in Capes Theses Bank and in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), between 2005 and 2019, we constituted our research corpus. Thirty-one dissertations and 11 theses were found. The data from this research demonstrate that the predominant pedagogical basis is constructionism and that there is, for the most part, a dichotomy in the relationship between teaching and learning. <![CDATA[Poststructuralisms and education: conditions for the conceptual production of a field]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312022000100102&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este trabalho analisa contextos e conceitos constituintes do movimento filosófico pós-estruturalista a fim de abordar suas condições de produção, bem como implicações para a educação contemporânea. Nos agenciamentos conceituais atrelados à filosofia, os pós-estruturalismos estão em campo de criação, no tempo, ressoando quebras para o campo educacional, o que reflete nos sujeitos, visto que estes passam a serem autores numa atualidade criadora. Neste contexto, destaca-se a noção de sujeito, uma vez que, neste viés filosófico, tal concepção confronta nuances educacionais formais cristalizadas, sinalizando desafios ao relacionar pós-estruturalismos e educação.<hr/>Resumen Este trabajo analiza contextos y conceptos del movimiento filosófico postestructuralista el fin de abordar sus condiciones de producción, como implicaciones para la educación contemporánea. En los ensamblajes conceptuales ligados a la filosofía, los postestructuralismos están en el campo de la creación, en el tiempo, rupturas resonantes para el campo educativo, con los sujetos convirtiéndose en autores en una actualidad creativa. En este contexto, se destaca la noción de sujeto, ya que, en este sesgo filosófico, tal concepción confronta matices educativos formales cristalizados, señalando desafíos en la relación postestructuralismo en y educación.<hr/>Abstract This work analyzes contexts and concepts that constitute the post-structuralist philosophical movement in order to address production conditions, as well as some implications for contemporary education. In conceptual assemblages linked to philosophy, post-structuralisms are in the field of creation, in time, resounding breaks for the educational field, with subjects becoming authors in a creative actuality. In this context, the notion of subject stands out, since, in this philosophical bias, confronts crystallized formal educational nuances, signaling challenges in relating post-structuralism and education. <![CDATA[Federal Institutes: desire to be university or subjected to the university?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312022000100103&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O objetivo é caracterizar o campus São Carlos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e suas relações com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Metodologicamente, cruzamos análise de documentos com a de entrevistas realizadas com doze servidores. Verificamos um elo político-partidário entre as instituições e os governos municipal e federal. Apontamos para um atendimento tardio aos balizadores normativos e prejuízo para a identidade do IFSP. Tais aspectos obliteram a perspectiva de uma atuação em rede e reverberam em expectativas conflitantes dos servidores.<hr/>Resumen El objetivo es caracterizar el campus São Carlos del Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de São Paulo (IFSP) y sus relaciones con la Universidad Federal de São Carlos (UFSCar). Metodológicamente, cruzamos el análisis de documentos con el de entrevistas realizadas a doce servidores. Verificamos un vínculo político-partidista entre las instituciones y los gobiernos municipal y federal. Señalamos una asistencia tardía a las balizas normativas y daño a la identidad de lo IFSP. Dichos aspectos dificultan la perspectiva de una actuación de una red y reverberan en expectativas conflictivas de los servidores.<hr/>Abstract The objective is to characterize the São Carlos campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo (IFSP) and its relations with the Federal University of São Carlos (UFSCar). Methodologically, we crossed the analysis of documents with that of interviews carried out with twelve servers. We verified a political-partisan link between the institutions and the municipal and federal governments. We point to a late attendance to the normative beacons and damage to the identity of the IFSP. Such aspects obliterate the perspective of a network performance and reverberate in conflicting expectations of the servers. <![CDATA[A trajetória dos movimentos negros pela educação: conquistas e desafios]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312022000100104&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo tem por objetivo resgatar a luta dos movimentos negros na busca pelo acesso à educação. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, sistematizada em uma revisão de literatura em autores críticos à historiografia “oficial” da educação, os resultados apontam que os movimentos negros brasileiros foram protagonistas na efetivação de ações e aprovação de políticas na educação, desde meados do século XIX. Apesar das vitórias parciais ao longo da história no combate ao racismo epistêmico, a atual guinada conservadora coloca ainda, para os movimentos negros, a luta pela manutenção das garantias adquiridas no campo das políticas públicas educacionais.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo rescatar la lucha de los movimientos negros en la búsqueda del acceso a la educación. A través de una bibliografía, sistematizada en una revisión de la literatura de autores críticos de la historiografía “oficial” de la educación, los resultados muestran que los Movimientos Negros brasileños han sido protagonistas en la implementación de acciones y aprobación de políticas en educación, desde mediados del siglo XIX. A pesar de victorias parciales a lo largo de la historia en la lucha contra el racismo epistémico, el actual giro conservador coloca, para los movimientos negros, la lucha por mantener las garantías en el campo de las políticas públicas.<hr/>Abstract This article aims to rescue the struggle of the black movements in the search for access to education. Through bibliographical research, systematized in a literature review in critical authors of the “official” historiography of education, the results show that the Brazilian Black Movements have been protagonists in the implementation of actions and approval of policies in education, since the mid-nineteenth century. Despite partial victories throughout history in the fight against epistemic racism, the current conservative shift still places, for black movements, the struggle to maintain acquired guarantees in the field of educational public policies. <![CDATA[When the complaint is Attention Deficit Hyperactivity Disorder]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312022000100105&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) emerge como justificativa para problemas na escolarização, sendo muitas vezes resultado de uma avaliação rápida e superficial. Diante disso, neste estudo, investigou-se a variação no número de laudos de TDAH, entre 2015 e 2020, em escolas públicas, constatando-se um aumento de 594%. Questiona-se a concepção biologizante do TDAH, cuja consequência é a medicalização. Propõe-se o desenvolvimento da atenção e do controle voluntário do comportamento no conjunto das funções psicológicas. Aponta-se a importância de um planejamento fundamentado na concepção histórico-cultural e a premência de investimento público na qualificação docente.<hr/>Resumen El Trastorno por Déficit de Atención con Hiperactividad (TDAH) surge como justificación de los problemas en la escolarización, siendo muchas veces el resultado de una evaluación rápida y superficial. Se investigó la variación en el número de reportes de TDAH, entre 2015 y 2020, en escuelas públicas, observándose un aumento del 594%. Se cuestiona la concepción biológica del TDAH, cuya consecuencia es la medicalización. Se propone el desarrollo de la atención y el control voluntario de la conducta en el conjunto de funciones psicológicas. Se destaca la importancia de la planificación basada en la teoría histórico-cultural, así como la urgencia de la inversión pública en la formación docente.<hr/>Abstract The Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) emerges as a justification for problems in schooling, often resulting from a quick and superficial evaluation. The variation in the number of ADHD reports between 2015 and 2020 in public schools was investigated, showing an increase of 594%. The biologizing conception of ADHD is questioned, the consequence of which is medicalization. It proposes the development of attention and voluntary control of behavior in the set of psychological functions. The importance of planning based on the cultural-historical conception is pointed out, as well as the urgency of public investment in teacher qualification. <![CDATA[For a less unfair society: experiences with cultural Physical Education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312022000100106&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A mazela da desigualdade social desafia a sociedade como um todo e a educação em específico. No caso da Educação Física, a perspectiva curricular cultural se autoproclama comprometida com o combate à injustiça social. Com o objetivo de verificar a efetividade dessa proposta, o presente artigo analisa relatos de experiências. Conclui que os docentes que colocam o currículo cultural em ação tematizam práticas corporais do repertório de grupos diversos sem hierarquizar conhecimentos. Essa “ecologia de saberes” se mostra potente na formação de sujeitos solidários, ponto de partida para a construção de uma sociedade menos injusta.<hr/>Resumen La desigualdad afecta terriblemente a la sociedad en general y también a la educación. En el caso de la Educación Física, la perspectiva curricular cultural se proclama comprometida con la lucha contra la injusticia social. Para verificar la efectividad de esta propuesta, este artículo analiza los informes de experiencia. Se concluye que los profesores que ponen en marcha el currículo cultural tematizan prácticas corporales desde el repertorio de diferentes colectivos, sin priorizar conocimientos. Esta “ecología del conocimiento” resulta poderosa en la formación de sujetos solidarios, un punto de partida para la construcción de una sociedad menos injusta.<hr/>Abstract The blemish of inequality challenges society as a whole and education in particular. In the case of Physical Education, the cultural curricular perspective proclaims itself committed to combating social injustice. With the intention of examining the effectiveness of the proposal, this article scrutinizes reports of experiences. It concludes that teachers who put the cultural curriculum into action thematize bodily practices from the repertoire of different groups, without prioritizing knowledge. This “ecology of knowledge” proves to be powerful in the formation of solidary subjects, a starting point for the construction of a less unfair society. <![CDATA[Extension projects and social inclusion policies in Brazilian federal universities]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312022000100107&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo objetiva investigar como as universidades estão inserindo a inclusão social em seus projetos de extensão, a partir de pesquisa exploratória dos projetos de extensão de três universidades federais do Sul do Brasil. Caracterizado como um estudo quali-quantitativo, documental e exploratório, este artigo apontou como resultados a baixa ou nenhuma representatividade de projetos de extensão destinados às pessoas indígenas, idosos, população LGBTQIA+ e população negra. Portanto, é mister a ampliação dos projetos de extensão nas universidades pesquisadas destinados para tais grupos sociais, para que de fato a universidade se estabeleça enquanto instituição democrática, plural e inclusiva.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo investigar cómo las universidades están insertando la inclusión social en sus proyectos de extensión, a partir de una investigación sobre proyectos de extensión en tres universidades federales del sur de Brasil. Este estudio cuali-cuantitativo, documental y exploratorio, señalado como resultado la escasa o nula representación de proyectos de extensión dirigidos a pueblos indígenas, ancianos, población LGBTQIA+ y población negra. Por tanto, es fundamental ampliar los proyectos de extensión en estas universidades dirigidos a los grupos sociales antes mencionados, para que la universidad se consolide como una institución democrática, plural e inclusiva.<hr/>Abstract This article aims to investigate how universities are inserting social inclusion in their extension projects, based on exploratory research on extension projects at three federal universities in southern Brazil. Characterized as a quali-quantitative, documentary and exploratory study, this article pointed out as results the low or no representation of extension projects aimed at indigenous people, the elderly, the LGBTQIA+ population and the black population. Therefore, it is essential to expand the extension projects in the surveyed universities aimed at the aforementioned social groups so that, in fact, the university can establish itself as a democratic, plural and inclusive institution. <![CDATA[Contributions of the integrative review to qualitative research in Education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312022000100108&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo objetiva verificar as contribuições da revisão integrativa para a pesquisa qualitativa em Educação. Serão delineadas discussões teóricas e o desenvolvimento de uma amostra de revisão integrativa. Os resultados obtidos afirmam que ao desenvolver uma revisão integrativa, o pesquisador compreende em profundidade sua área de pesquisa e pode verificar como a abordagem qualitativa se expressa nos estudos encontrados. A amostragem construída revelou o cuidado dos autores em refletir sobre a temática e o corpus analisado de maneira complexa e multidimensional, visão indispensável em pesquisas na área da Educação.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo verificar las contribuciones de la revisión integradora a la investigación cualitativa en Educación. Por lo tanto, se esbozarán discusiones teóricas y el desarrollo de una muestra de revisión integradora. Los resultados obtenidos afirman que, al desarrollar una revisión integradora, el investigador comprende a profundidad su área de investigación y puede verificar cómo se expresa el enfoque cualitativo en los estudios encontrados. El muestreo construido reveló el cuidado de los autores por reflexionar sobre el tema y el corpus analizado de forma compleja y multidimensional, visión indispensable en la investigación en el área de Educación.<hr/>Abstract This article aims to verify the contributions of the integrative review to qualitative research in Education. Therefore, theoretical discussions and the development of an integrative review sample will be outlined. The results obtained affirm that, when developing an integrative review, the researcher understands his research area in depth and can verify how the qualitative approach is expressed in the studies found. The sampling constructed revealed the care of the authors to reflect on the theme and the corpus analyzed in a complex and multidimensional way, an indispensable vision in research in the area of Education. <![CDATA[Visual research in Environmental Education: audiovisual production as an investigative procedure]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312022000100109&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Como parte de um doutorado a ser concluído em 2023, compartilhamos alguns dos primeiros resultados: o estado de conhecimento sobre a prática de pesquisa no campo da Educação Ambiental (EA) referente aos trabalhos que utilizam, como procedimento de investigação, a produção audiovisual. A partir de um estudo que, inicialmente, foi aberto a outros campos do conhecimento, oportunizando o acesso a autores/as, teorias, métodos e temas de pesquisa, damos enfoque ao campo da EA. Concluímos que ele apresenta uma grande lacuna epistêmica sobre o assunto até o presente momento.<hr/>Resumen Como parte de un doctorado que se completará en 2023, compartimos algunos de sus primeros resultados: el estado del conocimiento sobre la práctica investigadora en el campo de la Educación Ambiental sobre trabajos que utilizan la producción audiovisual como procedimiento de investigación. Desde el estudio que, inicialmente, se abrió a otros campos, dando acceso a autores/as, teorías, métodos y temas de investigación, nos enfocamos en el campo de la Educación Ambiental concluyendo que tiene un gran vacío epistémico sobre el tema hasta ahora.<hr/>Abstract As part of a doctorade that will be completed in 2023, we share some of its first results: the state of knowledge about research practice in the field of Environmental Education on works tha use audiovisual production as a research procedure. From the study that initially opened up to other areas of knowledge, giving access to authors, theories, methods and research topics, we focused on the field of Environmental Education, concluding that it has a large epistemic gap on the subject so far. <![CDATA[Assessment of learning: an analysis of Brazilian academic production (2006-2020)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312022000100110&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A avaliação das aprendizagens e as suas (re)configurações conceituais têm acompanhado transformações político-educativas e sociais. Tendo esta situação por base, foi realizado um estudo que teve como objetivo mapear a produção acadêmica brasileira de Teses de Doutoramento e Dissertações de Mestrado, de 2006 a 2020, focadas nas relações entre políticas públicas de educação, concepções e práticas de avaliação. Os dados apontam para influências exercidas pelos organismos internacionais na definição das políticas da educação, traduzidas nas concepções de avaliação postuladas nos documentos oficiais e no distanciamento entre o que tem sido instituído, a concepção e as práticas efetivadas.<hr/>Resumen La evaluación de los aprendizajes y sus (re)configuraciones conceptuales vienen acompañando transformaciones políticas, educativas y sociales. A partir de esta situación, se llevó a cabo un estudio que tuvo como objetivo mapear la producción académica brasileña de Tesis de Doctorado y Disertaciones de Maestría, de 2006 a 2020, con foco en las relaciones entre políticas públicas de educación, concepciones y prácticas de evaluación. Los datos apuntan a influencias ejercidas por organismos internacionales en la definición de políticas educativas, traducidas en los conceptos de evaluación postulados en documentos oficiales y, en la distancia entre lo instituido, la concepción y las prácticas efectivas.<hr/>Abstract The assessment of learning and its conceptual (re)configurations have been accompanying political, educational and social transformations. Based on this situation, a study was carried out that aimed to map the Brazilian academic production of Doctoral Theses and Master's Dissertations, from 2006 to 2020, focused on the relationships between public education policies, conceptions and evaluation practices. The data point to influences exerted by international organizations in the definition of education policies, translated into the evaluation concepts postulated in official documents and, in the distance between what has been instituted, the conception and the effective practices. <![CDATA[Scientific literacy in the early years: urgency to invest in teacher training]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312022000100111&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O foco deste artigo está na alfabetização científica (AC), formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e suas políticas curriculares. Adotamos a abordagem qualitativa. Entrevistamos seis professores através de aplicativo de mensagens e analisamos sequências didáticas de Ciências. Utilizamos a Análise de Conteúdo, tendo como base os eixos e indicadores de AC (Sasseron, 2008), competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018) e conteúdos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1997). Como resultados, evidenciamos a necessidade de investimento na formação docente para potencializar os processos de alfabetização científica.<hr/>Resumen El foco de este artículo es sobre la alfabetización científica (AC), la formación docente en los primeros años de la Enseñanza Fundamental y sus políticas curriculares. Adoptamos un enfoque cualitativo y entrevistamos a seis profesores a través de una aplicación de mensajes y análisis de secuencias didácticas de Ciencias. Utilizamos el Análisis de Contenido, basado en ejes e indicadores AC (Sasseron, 2008), competencias y habilidades de la Base Curricular Común Nacional (Brasil, 2018) y contenidos de los Parámetros Curriculares Nacionales (Brasil, 1997). Como resultado, apuntamos la necesidad de invertir en la formación de docentes, para potenciar los procesos de alfabetización científica.<hr/>Abstract The focus of this article is on scientific literacy (SC), teacher training in the early years of Elementary School and its curricular policies. We adopted a qualitative approach and interviewed six teachers through a message application and analysis of science didactic sequences. We used Content Analysis, based on SC axes and indicators (Sasseron, 2008), competencies and skills of the National Common Curricular Base (Brasil, 2018) and contents of the National Curriculum Parameters (Brasil, 1997). As a result, we evidenced the need to invest in teacher training, to enhance scientific literacy processes. <![CDATA[Education and diversity: the anti-gender hunt and the case of the Eccoprime School]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312022000100112&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O objetivo deste trabalho é de analisar a construção de uma ofensiva antigênero pela instituição educacional Eccoprime, que se operou em contraponto ao mês do Orgulho Lésbico, Gay, Bissexual, Travesti, Transexual e Intersexual (LGBTI+). Adotamos a abordagem qualitativa e nos valemos de uma pesquisa documental e bibliográfica, que se ancora metodologicamente na análise de conteúdo, subsidiada pela análise de redes sociais virtuais. Constatamos que os avanços de políticas públicas educacionais, no que se refere ao respeito à diversidade, têm sido fortemente combatidos por uma ofensiva moralista, neoconservadora e fundamentalista religiosa.<hr/>Resumen El objetivo de este trabajo es analizar la construcción de una ofensiva antigénero por parte de la institución educativa Eccoprime, que operó en contraposición al mes del Orgullo Lesbianas, Gays, Bisexuales, Travestis, Transexuales e Intersexuales (LGBTI+). Adoptamos un enfoque cualitativo y recurrimos a una investigación documental y bibliográfica, anclada metodológicamente en el análisis de contenido, subvencionado por el análisis de las redes sociales virtuales. Como consideraciones, identificamos que los avances de las políticas públicas educativas en materia de respeto a la diversidad han tenido una fuerte oposición por parte de una ofensiva moralista, neoconservadora y fundamentalista religiosa.<hr/>Abstract The objective of this paper is to analyze the construction of an anti-gender offensive by the educational institution Eccoprime, which operated in counterpoint to the Lesbian, Gay, Bisexual, Transgender, Transsexual and Intersex (LGBTI+) Pride month. We adopted a qualitative approach and made use of a documental and bibliographical research, which is methodologically anchored in content analysis, subsidized by the analysis of virtual social networks. As considerations, we identified that the advances of educational public policies regarding respect for diversity have been strongly opposed by a moralist, neoconservative and religious fundamentalist offensive. <![CDATA[Dance and people with disabilities in Brazilian journals of Physical Education (1979-2019)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312022000100113&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Objetiva-se analisar, por meio de revisão sistemática de literatura, os significados adquiridos pela produção de conhecimento em Educação Física (EF) sobre dança e pessoas com deficiência entre 1979 e 2019. A pesquisa justifica-se por se tratar de um tema dissidente na EF, considerando que uma série de investimentos sociais e políticos no campo da inclusão tem ocorrido. Almeja-se saber quais aspectos, sobre dança e deficiência, têm gerado interesse investigativo na área da EF, com isso, 25 artigos integram a amostra descrita e analisada. Conclui-se que há baixa produção na área, em uma vertente não escolar, com maior evidência para dança e deficiência física.<hr/>Resumen A través de una revisión sistemática de la literatura, se analizaron los significados atribuidos a la producción de conocimiento en Educación Física (EF) sobre danza y personas con discapacidad entre 1979 y 2019. La investigación se justifica por tratarse de un tema disidente en EF, considerando que se han producido una serie de inversiones sociales y políticas en el ámbito de la inclusión. El objetivo es conocer qué aspectos, sobre la danza y la discapacidad, han generado interés investigativo en el área de la EF, con eso, 25 artículos forman parte de la muestra descrita y analizada. Hay baja producción en la zona, en un aspecto no escolar, con mayor evidencia de danza y discapacidad física.<hr/>Abstract The aim is to analyze, through a systematic literature review, the meanings attributed by the production of knowledge in Physical Education (PE) about dance and people with disabilities between 1979 and 2019. The research is justified because it is a dissident topic in PE, considering that a series of social and political investments in the field of inclusion have taken place. The aim is to know which aspects, about dance and disability, have generated investigative interest in the PE area, with this, 25 articles are part of the sample described and analyzed. It is concluded that there is low production in the area, in a non-school aspect, with greater evidence for dance and physical disability. <![CDATA[The supervised curricular internship at teacher education in the pandemic: perceptions of teacher educators]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312022000100114&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este estudo exploratório investigou e analisou percepções de 16 formadores responsáveis pelo Estágio Curricular Supervisionado em licenciaturas de diferentes Instituições públicas de Educação Superior, considerando os desafios e as possibilidades da sua realização no contexto da pandemia da covid-19. O questionário semiestruturado aplicado revelou que 5 professores não ofertaram o estágio nesse modelo por visualizarem mais prejuízos do que contribuições à formação dos licenciandos. Os dados apontam algumas perspectivas, mas também receios em relação à adoção do Ensino Remoto Emergencial no estágio pelo fato de que os estudantes não puderam vivenciar presencialmente a docência nas escolas.<hr/>Resumen Este estudio exploratorio investigó y analizó las percepciones de 16 formadores responsables por la pasantía curricular supervisada en cursos de formación docente en diferentes Instituciones públicas de Educación Superior, considerando los desafíos y las posibilidades de su realización en el contexto de pandemia de covid-19. El cuestionario semiestructurado aplicado reveló que 5 profesores no ofrecieron la pasantía en este modelo, al visualizar más pérdidas que contribuciones a la formación de los estudiantes. Los datos apuntan algunas perspectivas, pero también incredulidad, en relación a la adopción de la Enseñanza Remota de Emergencia en la pasantía por el hecho de que los estudiantes no he experimentado presencialmente la docencia en las escuelas.<hr/>Abstract This exploratory study investigated and analyzed the perceptions of 16 teacher educators responsible for the Supervised Curricular Internship in teacher education from different public Higher Education Institutions, considering the challenges and possibilities of their implementation in the context of the covid-19 pandemic. A semi-structured questionnaire revealed that 5 teachers did not offer an internship in this model due to the perception that it would cause more harm than contribute to the education of the students. The data indicate some prospects, but also the fear to adopt Emergency Remote Teaching in the internship due to the fact that students have not experienced the in-person teaching practice in schools. <![CDATA[The World Bank's influence on the educational policy of the State of Paraná]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312022000100115&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo objetiva apresentar a influência do Banco Mundial no que diz respeito às políticas educacionais implementadas no Estado do Paraná. Sendo assim, destacam-se o Projeto Qualidade da Educação Básica (PQE) no Paraná, aprovado em 1994, e o Projeto Multissetorial para o Desenvolvimento do Paraná, instituído em 2012. O projeto de educação disseminado por esse organismo internacional é sustentando e negociado de acordo com os interesses da política interna paranaense e incorpora aspectos do campo empresarial, resultando na intensificação de processos avaliativos, na busca pela eficiência e eficácia e na participação e responsabilização dos sujeitos em prol de melhores resultados.<hr/>Resumen Este artículo pretende presentar la influencia del Banco Mundial en las políticas educativas implementadas en el Estado de Paraná. Así, destacan el Projeto Qualidade da Educação Básica (PQE) en Paraná aprobado en 1994 y el Projeto Multissetorial para o Desenvolvimento do Paraná en 2012. El proyecto educativo difundido por este organismo internacional se sustenta y negocia de acuerdo con los intereses de la política interna de Paraná e incorpora aspectos del ámbito empresarial que se traducen en la intensificación de los procesos de evaluación, en la búsqueda de eficiencia y eficacia y en la participación y responsabilización de los sujetos en pro de mejores resultados.<hr/>Abstract This article discusses the influence of the World Bank regarding the educational policies implemented in the State of Paraná. Thus, the Projeto Qualidade da Educação Básica (Quality of Basic Education Project) in Paraná, approved in 1994, and the Projeto Multissetorial para o Desenvolvimento do Paraná (Multi-sector Project) for the Development of Paraná, instituted in 2012, stand out. The education project disseminated by this international organization is sustained and negotiated according to the interests of the internal policy of Paraná and incorporates aspects of the business field, resulting in the intensification of evaluative processes, the search for efficiency and effectiveness, and the participation and accountability of the subjects in favor of better results. <![CDATA[Implementation of SIMADE: analysis of the performance of school principals]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312022000100116&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo analisa a implementação do Sistema Mineiro de Administração Escolar (SIMADE) a partir da discricionariedade dos burocratas de médio escalão: os diretores da rede estadual. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa quantitativa em que se constata: um distanciamento entre a formulação e a implementação da política; a produção de novas regras no tocante ao acesso e uso do sistema; a implementação voltada para o uso administrativo ou pedagógico do SIMADE. Portanto, há um contínuo exercício de discricionariedade, por meio do qual os diretores escolares constroem políticas diversas no contexto da rede estadual de Minas Gerais.<hr/>Resumen Este artículo analiza la implementación del Sistema Mineiro de Administração Escolar (SIMADE) a partir de la discrecionalidad de los burócratas de rango medio: los directores del sistema escolar. Metodológicamente, se trata de una investigación cuantitativa en la que se constata: un distanciamiento entre la formulación y la implementación de la política; la producción de nuevas reglas de acceso y uso del sistema; la implementación centrada en el uso administrativo o pedagógico del SIMADE. Por lo tanto, existe un ejercicio continuo de la discrecionalidad, mediante el cual los directores de las escuelas construyen diversas políticas en el contexto de la red pública estatal de Minas Gerais.<hr/>Abstract This article analyzes the implementation of the Sistema Mineiro de Administração Escolar (SIMADE) from the discretion of middle-level bureaucrats: the principals of the state public schools. Methodologically, it is a quantitative research in which it is observed: a gap between the formulation and the implementation of the policy; the production of new rules regarding the access and use of the system; implementation aimed at the administrative or pedagogical use of SIMADE. Therefore, there is a continuous work of discretion through which school principals build different policies in the context of the public state network of Minas Gerais.<hr/>Abstract This article analyzes the implementation of the Sistema Mineiro de Administração Escolar (SIMADE) from the discretion of middle-level bureaucrats: the principals of the state public schools. Methodologically, it is a quantitative research in which it is observed: a gap between the formulation and the implementation of the policy; the production of new rules regarding the access and use of the system; implementation aimed at the administrative or pedagogical use of SIMADE. Therefore, there is a continuous work of discretion through which school principals build different policies in the context of the public state network of Minas Gerais. <![CDATA[Science education and media: the diffusion of the twinning phenomenon in Cândido Godói]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312022000100117&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O objetivo deste estudo foi investigar um mecanismo de interpretação de significados para textos midiáticos sobre temas de ciência e tecnologia. Para isto, apoiamo-nos na Teoria das Representações Sociais em articulação com a Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam para uma maior representatividade da modalidade comunicativa do tipo difusão. Emergiram cinco categorias explicativas para o fenômeno dos gêmeos, hipóteses a saber: da água da fertilidade; nazista; dos genes; da divindade; e ambiental. A hipótese do gene foi definida como themata e suas subcategorizações, mutação ligada à P53, efeito fundador, relações consanguíneas, definidas como elementos de ancoragem.<hr/>Resumen El objetivo de este estudio fue investigar un mecanismo de interpretación de significados para textos mediáticos sobre temas de ciencia y tecnología. Para ello, nos apoyamos en la Teoría de las Representaciones Sociales de acuerdo con la técnica del Análisis Textual Discursivo. Los resultados apuntan a una mayor representación de la modalidad comunicativa de tipo difusión, emergiendo cinco categorías explicativas del fenómeno de los gemelos, hipótesis de la fertilidad del agua; nazi, genes, de la divinidad y ambiental. La hipótesis del gen se define como themata y sus subcategorizaciones, mutación ligada a P53, efecto fundador, relaciones consanguíneas, se definen como elementos de anclaje.<hr/>Abstract The aim of this study was to investigate a mechanism for the interpretation of meanings for media texts on science and technology themes. For this, we rely on the Social Representation Theory in conjunction with Discursive Textual Analysis. The results point to a greater representativeness of the diffusion-type communicative modality. Five explanatory categories emerged for the twins’ phenomenon, the hypotheses are: the fertility water, Nazi, genes, divinity and environmental. The gene hypothesis being defined as themata and its subcategorizations as anchoring elements, mutation linked to P53, founder effect, consanguineous relationships, defined as anchoring element. <![CDATA[Drug education in Brazil in light of the new legal order]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312022000100118&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O atual cenário político brasileiro é marcado por regulação governamental às práticas educativas sobre drogas, de orientação proibicionista, que pouco estimulam o pensamento crítico. Este artigo traça interlocuções entre cinco documentos oficiais brasileiros, para analisar limitações legais e perspectivas da Educação sobre Drogas no Brasil à luz do novo ordenamento legal. É uma pesquisa documental, qualitativa, que problematiza orientações às práticas preventivo-educativas às drogas no âmbito da educação. Observamos crescente declínio dos espaços de debate e negociação, com orientações drogacêntricas e belicosas, pouco afeitas ao debate, aos contextos, às pessoas e suas vulnerabilidades.<hr/>Resumen El escenario político brasileño actual está marcado por la regulación gubernamental de las prácticas educativas prohibicionistas sobre las drogas que no estimulan el pensamiento crítico-reflexivo. Este artículo traza diálogos entre cinco documentos oficiales, analizando las limitaciones legales y perspectivas de la Educación sobre Drogas en Brasil, frente al nuevo orden jurídico. Trata de una investigación cualitativa, documental, que problematiza orientaciones para las prácticas preventivo-educativas en el contexto de la educación. Observamos una disminución creciente de los espacios de debate y negociación, con orientaciones drogocéntricas y belicosas, poco habituados al debate, los contextos, las personas y sus vulnerabilidades.<hr/>Abstract The current Brazilian political scenario is marked by government regulation of prohibitionist educational practices on drugs that do not stimulate critical thinking. This article traces dialogues between five oficial brasilians documents, analyzing legal limitations and perspectives of Drug education in Brazil in light of the new legal order. It is a documental, qualitative research that problematizes guidelines for preventive-educational practices on drugs in the context of education. We observe a growing decline in spaces for debate and negotiation, with drug-centric and bellicose orientations, little used to debate, contexts, people and their vulnerabilities. <![CDATA[The concept of cultural capital from the perspective of epistemological vigilance]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312022000100119&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo consiste num estudo exploratório que procura exercer a vigilância epistemológica sobre análises bourdieusianas do capital cultural a partir de pesquisas empíricas do campo educacional brasileiro. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura no portal de periódicos Scientific Electronic Library Online. O exame dos trabalhos identificou três tipos de instrumentalização do conceito: o dissociado do conteúdo teórico, que desconsidera os fenômenos da cultura legítima na análise; o mecânico, que pressupõe que os fatos da legitimidade cultural no Brasil são homólogos aos da sociedade francesa; e o relacional, que se aproxima das orientações da prática investigativa bourdieusiana.<hr/>Resumen Este artículo consiste en un estudio exploratorio que busca ejercer una vigilancia epistemológica sobre los análisis bourdieusianos del capital cultural a partir de investigaciones empíricas en el campo educativo brasileño. Para ello, se realizó una revisión bibliográfica en el portal de revistas Scientific Electronic Library Online. El examen de los trabajos identificó tres tipos de instrumentalización del concepto: disociada del contenido teórico, que prescinde de los fenómenos de la cultura legítima en el análisis; el mecánico, que asume que los hechos de legitimidad cultural en Brasil son homólogos a los de la sociedad francesa; y lo relacional, que se aproxima a las orientaciones de la práctica investigativa bourdieusiana.<hr/>Abstract This article consists in an exploratory study that seeks to exercise epistemological vigilance on Bourdieusian analyzes of cultural capital based on empirical research in the Brazilian educational field. To achieve this goal, a literature review was carried out on the Scientific Electronic Library Online journal portal. The examination of the works identified three types of instrumentalization of the concept: the dissociated from the theoretical content, that disregards the phenomena of legitimate culture in the analysis; the mechanic, which assumes that the facts of cultural legitimacy in Brazil are homologous to those of French society, and the relational, that approaches the orientations of the Bourdieusian investigative practice. <![CDATA[Practices in the field of education: what does the research say]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312022000100120&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Considerando a polissemia que o termo prática invoca e suas manifestações no campo educacional, objetivou-se investigar os principais conceitos e evidenciar os contextos relacionados a esse tema na formação docente e no que tange ao ensino de Ciências. Foi realizada uma revisão sistemática com buscas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, num recorte temporal compreendido entre os anos de 2010 a 2021. Tem-se que os trabalhos apresentam a concepção de prática como uma importante abordagem que promove a eficácia do fazer educativo e pedagógico. Nota-se uma reduzida produção científica sobre o tema em relação à formação docente nos cursos de Pedagogia e de Ensino de Ciências.<hr/>Resumen Considerando la polisemia que invoca el término práctica y sus manifestaciones en el campo educativo, el objetivo fue investigar los principales conceptos y resaltar los contextos relacionados con este tema en la formación de profesores y en relación a la enseñanza de las ciencias. Se realizó una revisión sistemática con búsquedas en el Catálogo de Tesis y Disertaciones de la CAPES, en un marco temporal entre los años 2010 a 2021. Se evidencia que los trabajos presentan el concepto de práctica como un enfoque importante que promueve la efectividad de la práctica educativa y pedagógico. Y, existe una escasa producción científica sobre el tema en relación a la formación docente en cursos de pedagogía y enseñanza de las ciencias.<hr/>Abstract Considering the polysemy that the term practice invokes and its manifestations in the educational field, the objective was to investigate the main concepts and highlight the contexts related to this theme in teacher training and in relation to science teaching. A systematic review was carried out with searches in the Catalog of Theses and Dissertations of CAPES, in a time frame between the years 2010 to 2021. It appears that the works present the concept of practice as an important approach that promotes the effectiveness of educational practice and pedagogical. And, there is a low amount of scientific production on the subject in relation to teacher training in pedagogy and science teaching courses. <![CDATA[Are there Portuguese blacks? Dispute for meanings to history and culture in Portugal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312022000100121&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo é resultado de uma pesquisa sobre as investidas, por parte de movimentos de luta antirracista, na reeducação da sociedade portuguesa para as relações étnico-raciais, através da produção de disputas narrativas sobre história, cultura e identidade, em Portugal. Como fontes para a análise, utilizaremos principalmente artigos e manifestos produzidos por militantes negros e publicados na imprensa portuguesa entre 2016 e 2019, momento em que ganha força uma importante discussão a esse respeito, envolvendo a criação de dois equipamentos culturais: o Museu das Descobertas e um memorial em homenagem às pessoas escravizadas.<hr/>Resumen Este artículo es el resultado de una investigación sobre las acciones de los movimientos antirracistas a la reeducación de la sociedad portuguesa hacia las relaciones étnico-raciales a través de la producción de disputas narrativas sobre historia, cultura e identidad en Portugal. Como fuentes para el análisis utilizaremos principalmente artículos y manifiestos producidos por militantes negros y publicados en la prensa portuguesa entre 2016 y 2019, momento en el que una discusión importante a este respecto cobra fuerza que implica la creación de dos equipos culturales: el Museo de los Descubrimientos y un memorial en honor a las personas esclavizadas.<hr/>Abstract This article is the result of a research on the investments by anti-racist movements on the re-education of Portuguese society towards ethnic-racial relations through the production of narrative disputes about history, culture and identity in Portugal. As sources for the analysis, we will mainly use articles and manifestos produced by black militants and published in the Portuguese press between 2016 and 2019 years, moment in which an important discussion in this respect gains force involving the creation of two cultural equipment: the Discoveries Museum and a memorial in honor of enslaved people. <![CDATA[Child-centered school: is it still possible for students to identify with teachers?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312022000100122&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo problematiza a emancipação política das crianças. Tendo esta sido concebida sob a inspiração essencialista da psicologia, ela centrou a escola em A criança. O artigo se inscreve no campo Psicanálise e Educação e tem, como conceitos centrais, sujeito do inconsciente; transferência; (des)identificação; e trabalho via di porre. Sustenta-se que a emancipação dos alunos não ocorre sem que, transferencialmente, eles se identifiquem aos professores, posicionando-os no lugar de Ideal-do-eu. Conclui-se que, graças à identificação, os alunos adquirem traços simbólicos que enriquecem seu Ideal-do-eu, assim como, graças à desidentificação ao mestre, os alunos subjetivam os conhecimentos escolares.<hr/>Resumen El artículo problematiza la emancipación política de los niños. Habiendo sido concebida esta bajo la inspiración de la psicología, ella centró a la escuela en El niño. El artículo se inscribe en el campo Psicoanálisis y Educación y tiene como conceptos: sujeto del inconsciente; transferencia; (des)identificación; y trabajo via di porre. Se sostiene que la emancipación de los alumnos no ocurre sin que ellos se identifiquen con profesores, poniéndolos en el lugar de Ideal-del-yo. Se concluye que, gracias a la identificación, los alumnos adquieren rasgos simbólicos que enriquecen su Ideal-del-yo, así como, gracias a la desidentificación al maestro, los alumnos subjetivan los conocimientos escolares.<hr/>Abstract The article problematizes the political emancipation of children. Having been conceived under the essentialist inspiration of psychology, it focused the school on The Child. The article is inserted in Psychoanalysis and Education and has as concepts: subject of the unconscious; transference; (dis)identification; and work via di porre. It is argued that the emancipation of students does not occur without transferential identification with teachers, positioning them in the place of the ego-ideal. It is concluded that thankful to this, students acquire symbolic traits that enrich their ego-Ideal, just as, grateful to the disidentification with the master, students subjectivize school knowledge. <![CDATA[Old demands, new times: analysis of Special Education in Goiás and Tocantins]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312022000100123&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Após décadas de discussões e legislações a respeito da Educação Especial no país, as demandas continuam urgentes e diárias. Este estudo – qualitativo e de análise documental – interpreta como a Educação Especial tem sido entendida nas legislações federal e estadual, de Goiás e Tocantins, tensionando os desafios trazidos pela pandemia. Após análise indutiva dos dados, nota-se que a Base Nacional Comum Curricular aborda a temática da inclusão de forma fragilizada e, nos documentos estaduais, nota-se um alinhamento das suas metas ao Plano Nacional de Educação, embora as suas estratégias ainda precisem ser adequadas às demandas sociais existentes, anteriores ou que emergiram durante a pandemia.<hr/>Resumen Luego de décadas de discusiones y legislaciones en torno a la Educación Especial en el país, las demandas siguen siendo urgentes y cotidianas. Este estudio, de análisis cualitativo y documental, interpreta cómo la Educación Especial ha sido entendida en la legislación federal y estadual, de Goiás y Tocantins, destacando los desafíos traídos por la pandemia. Luego análisis inductivo de los dados, los resultados indican que la Base Nacional Comum Curricular aborda el tema de la inclusión de manera frágil y, en los documentos de estado, se advierte un alineamiento de sus metas con el Plano Nacional de Educação, aunque sus estrategias aún necesitan ser adaptadas a las mismas.<hr/>Abstract After decades of discussions and legislation regarding Special Education, the demands remain urgent and daily. This study, qualitative and documental analysis, interprets how Special Education has been understood in federal and state legislation, from Goiás and Tocantins, stressing the challenges brought by the pandemic. After inductive analysis of the data, the results indicate that the Base Nacional Comum Curricular approaches the theme of inclusion in a fragile way and, in the state documents, an alignment of its goals with the Plano Nacional de Educação is noted, although adaptations are still needed to the existing social demands, previous or that emerged during the pandemic. <![CDATA[View of graduates in chemistry of the Practice as a Curricular Component]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312022000100124&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Esta investigação é parte de uma pesquisa de Mestrado em Educação. Considerando os objetivos específicos, pontua-se um recorte da pesquisa indicada, com o objetivo de: entender a perspectiva dos egressos do Curso de Licenciatura em Química sobre a Prática como Componente Curricular (PCC) em sua formação. A metodologia teve abordagem qualitativa e procedimento do Estudo de Caso, tendo, como instrumento de recolha de dados, um questionário. Os resultados da investigação apontaram que a PCC possibilitou: o contato com a prática educativa; o desenvolvimento de atividades de professor; a articulação entre teoria e prática; o compartilhamento de experiências e a reflexão dos processos realizados.<hr/>Resumen Esta investigación es parte de una encuesta de Maestría en Educación. Considerando los objetivos específicos, puntuase un recorte de la investigación indicada, con el objetivo de comprender la perspectiva de los egresados del Curso de Licenciatura en Química sobre la Práctica como Componente Curricular (PCC) en su formación. La metodología teve enfoque cualitativo y procedimiento de Estudio de Caso, teniendo, como instrumento de recolección de datos, un cuestionario. Los resultados de la investigación señalaron que la PCC posibilitó: el contacto con la práctica educativa, el desarrollo de actividades docentes, la articulación entre teoría y práctica, el intercambio de experiencias y la reflexión de los procesos realizados.<hr/>Abstract This research is part of a research of Master in Education. Considering the specific objectives, it is made a cutout of the indicated research, with the objective of: understanding the perspective of graduates of the Chemistry Degree Course on Practice as a Curricular Component (PCC) in their training. The methodology by qualitative and by the Case Study procedure, having, as a data collection instrument, a questionnaire. The results of the research pointed out that PCC enabled: contact with educational practice; the development of teacher activities; the articulation between theory and practice; the sharing of experiences and the reflection of the processes carried out. <![CDATA[Reduction of the workload of Arts, Philosophy and Sociology: Paraná, 2021]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312022000100125&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo resulta de pesquisa empírica com 31 professores de Artes, Filosofia e Sociologia do Estado do Paraná. Objetivou-se analisar os impactos da redução da carga horária dessas disciplinas, sobre a aprendizagem dos alunos, a apenas uma aula. A pesquisa é de natureza qualitativa e os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Evidenciou-se um possível aumento de diferenças no processo educacional em relação às classes sociais menos favorecidas; além disso, há grande defasagem na aprendizagem dos alunos diante da situação da redução da carga horária dessas disciplinas, as quais contribuem para a formação intelectual e cidadã das futuras gerações.<hr/>Resumen Este artículo resulta de una investigación empírica con 31 profesores de Artes, Filosofía y Sociología del Estado de Paraná. El objetivo fue analizar los impactos de la reducción de la carga horaria de estas asignaturas, sobre el aprendizaje de los alumnos en una sola clase. La investigación es de naturaleza cualitativa y los datos fueron analizados por medio del Análisis Textual Discursivo. Se evidenció un posible aumento de diferencias en el proceso educativo en relación con las clases sociales menos favorecidas; además, hay un gran rezago en el aprendizaje de los alumnos ante la reducción de la carga horaria de estas asignaturas, que contribuyen a la formación intelectual y cívica de las generaciones futuras.<hr/>Abstract This paper results from empirical research with 31 teachers of Arts, Philosophy and Sociology from the State of Paraná, Brazil. The objective was to analyze the impacts of reducing the workload of these disciplines, in relation to student learning, to just one lesson. The research is qualitative, and the data were analyzed through the Discursive Textual Analysis. A possible increase in differences in the educational process in relation to the less favored social classes is highlighted; in addition, there is a substantial lag in student learning in view of the situation of reducing the workload of these disciplines, which contribute to the intellectual and citizenship education of future generations. <![CDATA[Tensions and resistences: essay on religious representations and intolerence on the web]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312022000100126&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Neste trabalho se apresenta um exemplo de como a recepção da diversidade religiosa no contexto da educação confessional católica se manifesta nas redes sociais, utilizando como fonte os comentários na página Pais Maristas em Defesa do Ensino Religioso, do Facebook. A análise se assenta no reconhecimento da cultura escrita no contexto da web e, ancorando-se nas teorias de Pierre Bourdieu como principal base epistemológica, apresenta os posts e comentários da referida página enquanto práticas sociais que afetam o campo da educação e o campo religioso, produzindo violências simbólicas e tensionando disputas por posições e estratégias de dominação cultural.<hr/>Resumen Este artículo presenta una nota preliminar de cómo se manifiesta en las redes sociales la recepción de la diversidad religiosa en el contexto de la educación confesional católica, utilizando como fuente los comentarios en la página Pais Maristas em Defesa do Ensino Religioso, en Facebook. El análisis parte del reconocimiento de la cultura escrita en el contexto de la web y anclado en las teorías de Pierre Bourdieu como base epistemológica principal, este estudio presenta las publicaciones y comentarios de esa página como prácticas sociales que afectan el campo de la educación y el campo religioso, produciendo violencia simbólica y tensando disputas por posiciones y estrategias de dominación cultural.<hr/>Abstract This paper presents a preliminary note on how the reception of religious diversity in the context of Catholic confessional education is manifested in social networks, using as a source, the comments on the Facebook page Pais Maristas em Defesa do Ensino Religioso. The analysis is based on the recognition of written culture in the context of the web and anchoring on Pierre Bourdieu's theories as the main epistemological basis, this study presents the posts and comments on that page as social practices that affect the field of education and the religious field, producing symbolic violence and tensioning disputes over positions and strategies of cultural domination. <![CDATA[Knowledge mobilized by early childhood education managers in the city of Jaguarão, RS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312022000100127&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A pesquisa teve como objetivo geral analisar os saberes que as gestoras mobilizam para desenvolver suas ações na gestão da Educação Infantil no município de Jaguarão-RS. Discute a Educação Infantil, a gestão escolar e os saberes da gestão escolar. Como instrumento metodológico, foram utilizados o grupo focal e a entrevista semiestruturada com as gestoras. Na análise, destacam-se a ausência dos espaços de diálogos e a necessidade destes na realização do trabalho de gestão. Nas considerações finais, aponta-se que em todos os momentos as gestoras descrevem nas suas ações os saberes do conhecimento, os saberes experienciais e os saberes que são produzidos na prática e na reflexão sobre ela.<hr/>Resumen La investigación tuvo como objetivo general analizar los saberes que los gestores movilizan para desarrollar sus acciones en la gestión de la Educación Infantil en el municipio de Jaguarão-RS. Discute la Educación Infantil, la gestión escolar y los conocimientos de gestión escolar. Como instrumento metodológico se utilizó el grupo focal y la entrevista semiestructurada a los directivos. En el análisis se destaca la ausencia de espacios de diálogo y la necesidad de los mismos en la realización del trabajo de gestión. En las consideraciones finales, se señala que en todo momento los gestores describen en su accionar el saber del saber, el saber vivencial y el saber que se produce en la práctica y en la reflexión sobre ella.<hr/>Abstract This paper aims to analyze the knowledge managers mobilize to develop their actions in the Early Childhood Education management in the city of Jaguarão, Brazil. It discusses Early Childhood Education, school management, and school management knowledge. The methodology used focus groups and a semi-structured interview with school managers. Our analysis highlights the absence of room for dialogue and the need of it in carrying out management work. We found that managers describe, through the interviews, epistemological knowledge, experiential knowledge, and knowledge produced in practice and reflection along with their actions. <![CDATA[Retrieval practice at school: a narrative review of test formats]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312022000100128&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A prática de lembrar, que consiste em tentar recordar conteúdo já visto, é tida como uma das estratégias mais eficazes para gerar aprendizado de longa duração. A fim de promover seu uso eficaz, a presente revisão narrativa tem por foco sugerir diretrizes a respeito da aplicação de diferentes formatos de testes, com frequência empregados para praticar lembrar, e apontar vantagens e desvantagens de cada um. Como resultado, os estudos revisados envolveram alunos desde a educação infantil até a graduação. No geral, a prática de lembrar pode beneficiar a aprendizagem de diferentes conteúdos contanto que os formatos de teste se adaptem à idade do aprendiz, independentemente dos materiais usados.<hr/>Resumen La práctica de recuperación, es decir, intentar recordar contenido ya visto, es considerada una de las estrategias más efectivas para generar aprendizaje de larga duración. Para promover su uso eficaz, esta revisión narrativa se enfoca en sugerir pautas sobre la aplicación de diferentes formatos de pruebas, a menudo usados para practicar recordar, y señalar sus ventajas y desventajas. Los estudios revisados involucraron a alumnos desde el jardín de infantes hasta la graduación. En general, la práctica de recuperación puede beneficiar el aprendizaje de diferentes contenidos siempre que los formatos de prueba se adapten a la edad del alumno, independientemente de los materiales utilizados.<hr/>Abstract Retrieval practice, which consists of trying to remember content already seen, is considered as one of the most effective strategies to generate long-term learning. In order to promote its effective use, this narrative review focuses on suggesting guidelines for the application of different test formats, often used to practice retrieval, and pointing out advantages and disadvantages of each. As a result, the reviewed research encompassed students from kindergarten through undergraduation. Overall, retrieval practice can benefit the learning of different content, providing test formats are suitable to the learner's age, regardless of the materials used. <![CDATA[The curriculum-imagem of the music video: educating eyes on gender and sexuality differences]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312022000100129&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O que pode uma imagem? Inspirado em Deleuze e Guattari e nas teorias pós-críticas de currículo, objetivo, por meio de uma cartografia, compreender como o videoclipe Viðrarvel til loftárása, da banda Sigur Rós, proporciona uma experiência estética na educação do olhar para as diferenças de gênero e de sexualidade. Concluo argumentando que o currículo-imagem não apenas reconhece nossa capacidade de compreender cognitivamente o mundo ao nosso redor, com suas lógicas e medidas, mas também entende que os afetos são fundamentais para que possamos adentrar na superfície da alteridade, reconhecendo as diferenças, nutrindo-nos de uma participação mais criativa nas relações com o outro.<hr/>Resumen ¿Qué puede hacer una imagen? Inspirado en Deleuze y Guattari y las teorías proscriticas del currículo, objetivo a través de una cartografía comprender cómo el video musical Viðrarvel til loftárása de la banda Sigur Rós brinda una experiencia estética en la educación de la mirada sobre las diferencias de género y sexualidad. Concluyo argumentando que el currículo-imagen no solo reconoce nuestra capacidad de comprender cognitivamente el mundo que nos rodea, con sus lógicas y medidas, sino que comprende que los afectos son fundamentales para que penetremos en la superficie de la otredad, reconociendo las diferencias, nutriéndonos de una participación más creativa en las relaciones con los demás.<hr/>Abstract What can an image do? Inspired by Deleuze and Guattari and post-critical theories of curriculum, I aim, through a cartography, to understand how the music video Viðrarvel til loftárása by the band Sigur Rós provides an aesthetic experience in the education of the look at gender and sexuality differences. I conclude by arguing that the curriculum-image not only recognizes our ability to cognitively understand the world around us, with its logics and measures, but also understands that affections are fundamental for us to penetrate the surface of otherness, recognizing differences, nurturing us to participate more creatively in relationships with others. <![CDATA[Selection of school principals at a Ciep: reflections on high-level bureaucracy]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312022000100130&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O estudo analisou os mecanismos de seleção de diretores em uma cidade da região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro por meio das demandas que ancoraram a escolha dos gestores em um Centro Integrado de Educação Pública (Ciep), no período de 2013 a 2018. De cunho qualitativo, a investigação utilizou legislações para a coleta de dados e os resultados mostraram que, embora os instrumentos normativos apontem a escolha do gestor por consulta pública pela comunidade escolar, prevalece a indicação político-partidária como principal ferramenta para elencar diretores escolares, legitimada por ato discricionário do burocrata do alto escalão.<hr/>Resumen El estudio analizó los mecanismos de selección de en una ciudad em Rio de Janeiro a través de las demandas que posibilitaron la elección de administradores en um Centro Integrado de Educación Pública (Ciep), de 2013 a 2018. De naturaleza cualitativa, la investigación utilizó leyes y resoluciones de la ciudad para la recopilación de datos. Los resultados mostraron que, aunque los instrumentos normativos apuntan a la elección del administrador a través de la consulta pública de la comunidad escolar, la indicación del partido político prevalece como la principal herramienta para listar directores escolares, legitimado por un acto discrecional de un alto burócrata.<hr/>Abstract The study analyzed the selection mechanisms for principals in a city in the metropolitan region of Rio de Janeiro State through the requirements that underpin the choice of managers at an Integrated Center for Public Education (Ciep), in the period from 2013 to 2018. Being qualitative in nature, the research used legislation for data collection and the results showed that although policy tools determine the choice of managers by public consultation in the school community, political and party-related determination prevails as the main tool to select school principals, legitimized by discretionary acts of high-ranking bureaucrats. <![CDATA[Retention in higher education: theoretical and practical contributions]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312022000100131&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente artigo tem por objetivo contribuir com o debate sobre permanência na educação superior a partir de uma discussão conceitual que privilegia os dois principais modelos teóricos que tratam do tema. Os modelos de Vincent Tinto e Alain Coulon tratam dos processos de estranhamento do espaço acadêmico, de familiarização e posterior envolvimento ou integração, os quais são analisados sob perspectivas diferentes na tentativa de explicar, sociologicamente, como acontece esse processo. Discutimos sobre as limitações e potencialidades dos modelos citados de modo a subsidiar reflexões e ações que levem em consideração o papel dos envolvidos no processo de permanência na educação superior.<hr/>Resumen Este artículo pretende contribuir al debate sobre la retención en la educación superior a partir de una discusión conceptual que privilegia los dos principales modelos teóricos que tratan el tema. Los modelos de Vincent Tinto y Alain Coulon abordan los procesos de alejamiento del espacio académico, familiarización y posterior implicación o integración, que se analizan desde diferentes perspectivas en un intento de explicar sociológicamente cómo se produce este proceso. Discutimos las limitaciones y potencialidades de los modelos mencionados para sustentar reflexiones y acciones que tomen en cuenta el rol de los involucrados en el proceso de retención en la educación superior.<hr/>Abstract This article aims to contribute to the debate on retention in higher education from a conceptual discussion that privileges the two main theoretical models that deal with the subject. Vincent Tinto and Alain Coulon's models deal with the processes of estrangement from the academic space, familiarization and subsequent involvement or integration, which are analyzed from different perspectives to explain, sociologically, how this process happens. We discuss the limitations and potential of the models mentioned in order to support reflections and actions that consider the role of those involved in the process of retention in higher education. <![CDATA[Autism and care practices during the Covid-19 pandemic]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312022000100132&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O objetivo deste estudo é analisar a efetividade dos laços familiares desenvolvidos durante a pandemia de covid-19 por parte de famílias com pessoas com Transtorno do Espectro Autista, considerando as relações de cuidado destinadas a esse público. Por meio de uma pesquisa qualitativa, foram aplicados dois instrumentos de coleta de dados aos familiares participantes. Os dados apontam para uma sobrecarga materna, a dificuldade de lidar com a pessoa com autismo em casa sem apoio e a interrupção e/ou oferta precária de tratamentos, acompanhamento psicológico e atendimento médico no contexto pandêmico. Evidenciou-se, assim, a necessidade de ações governamentais de suporte e apoio a essas famílias.<hr/>Resumen Este estudio tiene como objetivo analizar la efectividad de los lazos familiares desarrollados durante la pandemia de covid-19 por familias de personas con Trastorno del Espectro Autista, considerando las relaciones de cuidado dirigidas a este público. A través de una investigación cualitativa, se aplicaron dos instrumentos de recolección de datos a estos familiares. Los datos apuntan a la sobrecarga materna, la dificultad de lidiar con la persona con autismo en casa sin apoyo y la interrupción y/o oferta precaria de tratamientos, seguimiento psicológico y médico en el contexto de la pandemia. Así, se evidenció la necesidad de acciones gubernamentales para apoyar a estas familias.<hr/>Abstract This study aims to analyze the effectiveness of family ties developed during the covid-19 pandemic by families with individuals with Autism Spectrum Disorder, considering the care aimed at this public. Through qualitative research, we applied two data collection instruments to the family members. The data point to maternal overload, difficulty of dealing with the autistic person at home without support, and interruption and/or precarious offer of treatments and psychological and medical follow-up in the pandemic context. Thus, it is clear that government actions to support these families are necessary. <![CDATA[Bibliometric study on the work of nursing in the context of ergology]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312022000100133&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo tem por objetivo revelar o quantitativo de artigos publicados sobre a temática Enfermagem e a Ergologia, por meio da análise bibliométrica, baseando-se em duas Bases de Dados, a Scopus e Web of Science. Foi utilizado o programa VOSviewer© para análise dos resultados, utilizando os parâmetros Network visualization, Overlay visualization . Density visualization. Assim, foi possível encontrar 27 autores em 13 revistas, sobre os critérios Nursing e Ergology, sendo inclusos apenas aqueles que refletiram a temática proposta. Concluiu-se que, diante das evidências científicas, ainda é incipiente o número de publicações que abordam a temática.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo revelar la cantidad de artículos publicados sobre el tema de Enfermería y Ergología, a través del análisis bibliométrico, con base en dos Bases de Datos, Scopus y Web of Science. Para el análisis de los resultados se utilizó el programa VOSviewer©, utilizando los parámetros Network visualization, Overlay visualization . Density visualization. Así, fue posible encontrar 27 autores en 13 revistas, sobre los criterios de Enfermería y Ergología, incluyendo sólo aquellos que reflejaban la temática propuesta. Se concluyó que, frente a la evidencia científica, se observa que el número de publicaciones que abordan el tema aún es incipiente.<hr/>Abstract This article aims to reveal the number of articles published on the subject of Nursing and Ergology, through bibliometric analysis, based on two databases, Scopus and Web of Science. The VOSviewer© program was used to analyze the results, using the parameters Network visualization, Overlay visualization and Density visualization. Thus, it was possible to find 27 authors in 13 journals, on the criteria Nursing and Ergology, being included only those who reflected the proposed theme. It was concluded that, in face of the scientific evidence, it is observed that the number of publications that address the theme is still incipient. <![CDATA[<em>Nós</em>, by Salim Miguel: reading mediations in High School]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312022000100134&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Neste artigo, discute-se como estudantes se relacionam com obras literárias quando sua mediação prioriza a experiência estética e artística. Foi uma pesquisa-intervenção de abordagem qualitativa, cujo instrumento de coleta de dados foram narrativas escritas pelos estudantes, produzidas durante um grupo focal, analisadas segundo a abordagem da reversibilidade de Barthes (1997). Como resultados, sinaliza-se que as narrativas dos alunos evidenciaram que a leitura do literário se deu como experiência estética e que o ensino da literatura no Ensino Médio, ao fazer uso das listas de livros a serem lidos no exame do Vestibular, pode dar-se pela fruição.<hr/>Resumen En este artículo, se discute como los estudiantes se relacionan con obras literarias cuando su mediación prioriza la experiencia estética y artística. Fue una investigación-intervención de enfoque cualitativo, cuyo instrumento de coleta de datos fueron narrativas escritas por los estudiantes, producidas durante grupo focal, analizadas según el enfoque de reversibilidad de Barthes (1997). Como resultados, se señala que las narrativas de los alumnos evidenciaron que la lectura de lo literario se dio como experiencia estética y que la enseñanza de la literatura en la Educación Secundaria, al hacer uso de las listas de libros a ser leídos en el examen de selectividad, se puede dar por la fruición.<hr/>Abstract In this paper, it is discussed how High School students relate to literature books when their mediation prioritizes the aesthetic and artistic experience. This was an intervention research of qualitative approach, whose data collection instrument were narratives written by the students, produced during a focus group, analyzed according to Barthes’s (1997) reversibility approach. As results, it is pointed out that the students’ narratives showed that that literature reading took place as an aesthetic experience and the teaching of literature in High School, when making use of the lists of books to be read in the university entrance exam, can be through fruition. <![CDATA[Mapping of risk factors and psychosocial protection in higher education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312022000100135&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Esta pesquisa teve por objetivo mapear os fatores de risco e de proteção psicossociais percebidos por estudantes universitários. Participaram desta pesquisa qualitativa 389 estudantes de 26 instituições públicas e privadas. A partir da análise de conteúdo, foram identificadas quatro categorias: 1) Relações interpessoais e suporte social; 2) Políticas Educacionais e Suporte Institucional; 3) Níveis de exigência e produtividade; 4) Escolha profissional. A pesquisa indica a prevalência de fatores de risco e a necessidade de ações de prevenção que alcancem a complexidade do ambiente universitário.<hr/>Resumen Esta investigación tuvo como objetivo mapear los factores psicosociales de riesgo y protección percibidos por estudiantes universitarios. En esta investigación cualitativa participaron un total de 389 estudiantes de 26 instituciones públicas y privadas. A partir del análisis de contenido, se identificaron cuatro categorías: 1) Relaciones interpersonales y apoyo social; 2) Políticas Educativas y Apoyo Institucional; 3) Niveles de demanda y productividad; 4) Elección profesional. La investigación indica la prevalencia de factores de riesgo y la necesidad de acciones de prevención que alcancen la complejidad del entorno universitario.<hr/>Abstract This research aimed to map the psychosocial risk and protection factors perceived by university students. A total of 389 students from 26 public and private institutions participated in this qualitative research. From the content analysis, four categories were identified: 1) Interpersonal relationships and social support; 2) Educational Policies and Institutional Support; 3) Demand and productivity levels; 4) Professional choice. The research indicates the prevalence of risk factors and the need for prevention actions that reach the complexity of the university environment. <![CDATA[Physical education at school: challenges, overcomes and live classes return]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312022000100136&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Essa pesquisa qualitativa analisou percepções de docentes e gestores sobre o processo de continuidade do ensino da Educação Física Escolar no período de pandemia causada pelo novo coronavírus e de retorno à presencialidade. Ela foi realizada com duas escolas do Rio Grande do Sul, Brasil. Foram entrevistadas as equipes diretivas e professores de Educação Física. Nas aulas remotas, foram utilizados recursos do Google for Education e atividades impressas para os alunos sem acesso à Internet. A volta à escola é acompanhada de um sentimento de felicidade, mas percebe-se que o desenvolvimento da socialização e a aptidão física dos alunos foram comprometidos com a pandemia.<hr/>Resumen Esta investigación cualitativa analizó las percepciones de docentes y directivos sobre el proceso de continuidad de la enseñanza de la Educación Física Escolar en el período de la pandemia provocada por el nuevo coronavirus y el retorno a la presencialidad. La investigación fue desarrollada con dos escuelas en Rio Grande do Sul, Brasil. Se entrevistó a equipos directivos y profesores de Educación Física. En las clases remotas, se utilizaron los recursos de Google for Education y actividades impresas a disposición de los estudiantes sin acceso a Internet. La vuelta a la escuela está siendo acompañada de un sentimiento de felicidad, pero es visible que el desarrollo de la socialización y la aptitud física de los estudiantes fueron comprometidos por la pandemia.<hr/>Abstract This qualitative research analyzed perceptions of teachers and managers about the process of continuing the teaching of School Physical Education in the period of the pandemic caused by the new coronavirus and live classes return. This study was held with two schools in Rio Grande do Sul, Brazil, in which we interviewed the directive teams and PE teachers. During remote classes teachers used Google for Education resources and offered printed activities to students who did not have access to Internet. The return to school is united to a feeling of happiness, however we notice that students’ social skills development and physical ability were undermined by the pandemic. <![CDATA["Princess Mononoke" (1997): movie analysis and application in Environmental Education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312022000100137&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente estudo busca analisar o filme de animação “Princesa Mononoke” quanto a alguns de seus temas centrais - dentre eles a ecologia, a influência antrópica na natureza e a espiritualidade - como forma de introduzir estes conceitos em sala de aula para estimular discussões e debates sobre Educação Ambiental. Ao trazer para o ambiente escolar um artefato midiático oriental destinado ao público juvenil – conquanto maduro e gráfico no que concerne seu enredo –, pretende-se abrir espaço para expandir horizontes e realidades, além de permitir a criação de pontes entre diferentes culturas, promovendo uma reflexão aprofundada sobre os impactos do homem no meio ambiente.<hr/>Resumen El presente estudio busca analizar la película de animación "La princesa Mononoke", en relación con algunos de sus temas centrales - entre ellos la ecología, la influencia antrópica en la naturaleza y la espiritualidad - como una forma de introducir estos conceptos en la clase para estimular discusiones sobre Educación ambiental. Al traer al ámbito escolar un artefacto mediático de origen oriental destinado al público joven - aunque maduro en cuanto a su trama -, se pretende abrir espacio para expansión de horizontes y realidades, además de permitir la creación de puentes entre diferentes culturas, promoviendo una reflexión profunda sobre los impactos del hombre en el medio ambiente.<hr/>Abstract The present study aims to analyze some of the central themes in the animation film “Princess Mononoke”, such as ecology, the anthropic influence in nature, and also spirituality, as a means of introducing these concepts on a classroom to stimulate debates on environmental education. By bringing a media artifact such as the aforementioned eastern film to the school – although it is a mature and graphic choice of media, it is intended for the young audience – we look forward to create a space for expansion of ideas and to broaden cultural realities, and also allow the connection of multiple cultures, promoting a deep reflection on the impact mankind has on our environment. <![CDATA[Pedagogy students in non-mandatory internship: reflections for teacher training]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312022000100138&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Objetivamos investigar os desafios das estagiárias, estudantes de Pedagogia, que atuaram nas escolas de um município de uma cidade no interior de Minas Gerais. Realizamos uma pesquisa, por meio de questionários, com as estudantes que fizeram o estágio não obrigatório neste mesmo programa. Para este estudo, nos apoiamos em autoras, tais como: Pimenta, Borssoi, Lima, Rosa, Weigert e Souza. São muitos os desafios e dificuldades encontrados, como a falta de aporte teórico, uma vez que estão em períodos iniciais do curso. Apesar disso, percebemos oportunidades de conhecimentos para a formação profissional.<hr/>Resumen Nuestro objetivo es investigar los desafíos de los pasantes, estudiantes de Pedagogía, que trabajaban en escuelas de la ciudad de una ciudad del interior de Minas Gerais. Realizamos una encuesta, a través de cuestionarios, a los estudiantes que realizaron la pasantía no obligatoria en este mismo programa. Para este estudio, nos apoyamos en autoras como: Pimenta, Borssoi, Lima, Rosa, Weigert y Souza. Son muchos los retos y dificultades encontradas, como la falta de sustento teórico, ya que se encuentran en los períodos iniciales de la carrera. A pesar de eso, percibimos oportunidades de conocimiento para la formación profesional.<hr/>Abstract We aim to investigate the challenges of interns, Pedagogy students, who worked in schools in the city of a city in the interior of Minas Gerais. We conducted a survey through questionnaires for students who did the non-mandatory internship in this same program. For this study, we rely on authors such as: Pimenta, Borssoi, Lima, Rosa, Weigert and Souza. There are many challenges and difficulties encountered, such as the lack of theoretical support, since they are in the initial periods of the course. Despite that, we perceive knowledge opportunities for professional training. <![CDATA[Study on evasion and permanence in vocational technical courses]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312022000100139&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O objetivo deste artigo foi de analisar as causas da permanência e da evasão de educandos(as) dos cursos técnicos profissionalizantes ofertados pelo Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), localizado no Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias, campus III da Universidade Federal da Paraíba. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo de natureza qualitativa, cujo instrumento utilizado foi a entrevista semiestruturada. Os resultados indicaram que as causas da evasão e da permanência nos cursos técnicos profissionalizantes do CAVN são: distanciamento familiar; falta de motivação; a não identificação com o curso e estruturação curricular.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo analizar las causas de permanencia y abandono de los alumnos de los cursos técnicos profesionales ofrecidos por el Colegio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), ubicado en el Centro de Ciencias Humanas, Sociales y Agrarias, campus III de la Universidad Federal de Paraíba. La metodología de este estudio es cualitativa y se basó en el instrumento de la entrevista semiestructurada. Tras el análisis de los datos encontrados, evidenciamos que las causas de evasión y permanencia en los cursos técnicos profesionales del CAVN, consisten en: distancia familiar; falta de motivación; no identificarse con el curso.<hr/>Abstract This article aims to analyze the causes of permanence and evasion of students of vocational technical courses offered by the Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), located in the Center of Human, Social and Agrarian Sciences, campus III of the Federal University of Paraíba. The methodology of this study is qualitative based and was based on the semi-structured interview instrument. After the analysis of the data found, we evidenced that the causes of evasion and permanence in the professionalizing technical courses of CAVN consist of: family distance; lack of motivation; not identifying with the course. <![CDATA[The teacher influence on the constitution of student reader: some verifications]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312022000100140&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este texto traz resultados da pesquisa quanti-qualitativa sobre o perfil leitor de ingressantes no ensino médio oriundos de escolas públicas municipais de Feliz/RS e a contribuição de seus professores para essa construção. Teorias da área da leitura embasam a análise dos dados coletados nesta pesquisa e são comparados com a anterior, realizada com docentes da mesma rede. Como descobertas, a maioria dos alunos possui memórias positivas de leitura e as ações proporcionadas pelos professores interferem positivamente na formação do leitor.<hr/>Resumen Este texto presenta datos de una encuesta que analisa cómo se contituyen los estudiantes lectores de secundária de esculas públicas de Feliz/RS y de qué manera el trabaljo del profesor hace la diferencia en la formación lectora del alumno. Las teorias de la lectura contrubuyen con las discusiones. Valiendóse desta encuesta y de análises, descripciones y comparaciones con respuestas de los profesores en encuesta anterior, se nota que la mayoria de los estudiantes tuvieron experiencias productivas de lectura. El trabajo de los profesores, fué positivo para la formación lectora de sus alumnos.<hr/>Abstract The text presents results from quantitative-qualitative research on the reader profile of high school students who came from public schools in Feliz/RS and the contribution of their teachers to this construction. Theories about reading collaborated to the analysis of data which were compared with another research carried out with professors from the same teaching level. As findings, most students have positive memories of reading and the actions provided by the teachers contributed to the reader formation of their students. <![CDATA[Teachers' narratives during the pandemic: modernity/coloniality in feeling]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312022000100141&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Há pouca reflexão acerca das emoções em estudos realizados sobre educação, aprendizagem e ensino (Zembylas, 2006), uma vez que a modernidade/colonialidade as nega como parte da produção de conhecimento. Neste texto, destaco o período de fechamento das escolas devido à covid-19. Proponho como objetivo analisar narrativas de professoras sobre os desdobramentos da covid-19, com foco nas emoções descritas em diálogo com os estudos decoloniais. Nesta pesquisa narrativa de abordagem qualitativa, as narrativas são analisadas a partir de estratégias de conexão. Por fim, os resultados indicam relações entre as emoções, as noções modernas/coloniais e os efeitos da pandemia.<hr/>Resumen Hay poca reflexión sobre las emociones en los estudios realizados sobre educación, aprendizaje y enseñanza (Zembylas, 2006), ya que la modernidad/colonialidad las niega como parte de la producción de conocimiento. En este texto, destaco el período de cierre de escuelas debido al Covid-19. Propongo como objetivo analizar las narrativas de los docentes sobre las consecuencias del Covid-19, centrándome en las emociones descritas en diálogo con los estudios decoloniales. En esta investigación narrativa con enfoque cualitativo, se analizan narrativas a partir de estrategias de conexión. Finalmente, los resultados indican relaciones entre las emociones, las nociones modernas/coloniales y los efectos de la pandemia.<hr/>Abstract There is little reflection on emotions in studies carried out in the areas of education, learning, and teaching (Zembylas, 2006), given that modernity/coloniality denies them as part of knowledge construction. In this text, I highlight the period of school closures due to covid-19. I aim to analyze teachers' narratives about the unfolding of Covid-19, focusing on the emotions described in dialogue with decolonial studies. In this narrative research with a qualitative approach, narratives are analyzed based on connection strategies. Finally, the results indicate relationships between emotions, modern/colonial notions, and effects of the pandemic. <![CDATA[Haitian migrants in youth and adult education in Brazil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312022000100142&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem por objetivo analisar as intenções e expectativas dos migrantes haitianos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, município de Cambé, Paraná. Os dados evidenciam que as motivações iniciais dos educandos para ingresso na EJA são: a proficiência da língua portuguesa, ter um diploma internacional e estudar numa escola gratuita. Identificam-se dois perfis desses educandos na EJA: os recém-chegados ao Brasil, que buscam a aprendizagem da língua portuguesa, e os que vivem há mais tempo neste país e aspiram a concluir o ensino médio para ingresso na universidade, objetivando uma ascensão social.<hr/>Resumen Se trata de una investigación cualitativa que tiene como objetivo analizar las intenciones y expectativas de los migrantes haitianos en la Educación de los Jóvenes y Adultos (EJA) en Brasil, municipio de Cambé, Paraná. Los datos muestran que las motivaciones iniciales de los estudiantes haitianos para ingresar a EJA son: hablar el portugués, tener un diploma internacional y estudiar en una escuela gratuita. Se identifican dos perfiles de estos educandos: los recién llegados que buscan aprender portugués y aquellos que han vivido en Brasil por más tiempo y aspiran a concluir la escuela secundaria, ingresar en la universidad, con el objetivo de una ascensión social.<hr/>Abstract This qualitative research aims to analyze the intentions and expectations of Haitian migrants in the Education of Youth and Adult (EJA) in Brazil, municipality of Cambé, Paraná. Data show that the initial motivations of students to attend the EJA program are: to learn Portuguese language, get an international degree, and afford a free tuition study. Two profiles of these students are identified in the EJA: the students who recently arrive in Brazil seeking to learn Portuguese and those who expect to have a longer stay in Brazil while aspiring to complete their high school with the goal to get a college degree allowing them a social ascension. <![CDATA[Genders and sexualities: a look from municipal education plans]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312022000100143&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo tece considerações sobre a temática de gêneros e sexualidades a partir dos Planos Municipais de Educação do Vale do Mamanguape, localizado no estado da Paraíba. Os planos elencados como objeto de estudo desta pesquisa são os Planos Municipais de Educação das cidades de Baía da Traição, Curral de Cima, Itapororoca, Jacaraú, Mamanguape, Marcação, Mataraca e Rio Tinto – cidades que compõem o Vale do Mamanguape. A vigência dos planos data entre 2015 e 2025. Nosso objetivo consiste em analisar como os planos têm veiculado as questões sobre gêneros e sexualidades e possibilitado (ou não) que essa discussão adentre os muros escolares.<hr/>Resumen Este artículo considera el tema de género y sexualidades a partir de los Planes Municipales de Educación de Vale do Mamanguape, ubicado en el estado de Paraíba. Los planes enumerados como objeto de estudio de esta investigación son los Planes Municipales de Educación de las ciudades de Baía da Traição, Curral de Cima, Itapororoca, Jacaraú, Mamanguape, Marcação, Mataraca y Rio Tinto – ciudades que componen el Vale do Mamanguape. Los planes tienen una vigencia de 2015 a 2025. Nuestro objetivo es analizar cómo los planes han transportado preguntas sobre género y sexualidades y han permitido (o no) que esta discusión entre en las paredes de la escuela.<hr/>Abstract This article considers the theme of gender and sexualities from the Municipal Education Plans of Vale do Mamanguape, located in the state of Paraíba. The plans listed as the object of study of this research are the Municipal Education Plans of the cities of Baía da Traição, Curral de Cima, Itapororoca, Jacaraú, Mamanguape, Marcação, Mataraca and Rio Tinto – cities that make up the Vale do Mamanguape. The plans are valid from 2015 to 2025. Our objective is to analyze how the plans have conveyed questions about gender and sexualities and enabled (or not) that this discussion enters the school walls. <![CDATA[Universal Design for Learning in the practice of Mathematics teachers in Paraná]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312022000100144&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O estudo aborda a temática da formação de professores e do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), analisando o conhecimento de professores sobre educação especial, educação inclusiva e DUA, bem como se, nos relatos, há indícios do DUA. A pesquisa é qualitativa e interpretativa, ao analisar questionário sobre as temáticas indicadas. Foram selecionados para o estudo 11 participantes, professores de Matemática, e verificou-se que a maioria desconhece a abordagem do DUA, que, por ser considerada recente, é pouco difundida em formações docentes que tratam da inclusão escolar. Mesmo assim, é possível observar indícios do DUA nos relatos das práticas dos participantes.<hr/>Resumen El estudio aborda la formación docente y el Diseño Universal para Aprendizaje (DUA) analizando el conocimiento de los profesores sobre Educación Especial, Educación Inclusiva y DUA, así como si cuentan con evidencias de DUA. La investigación es cualitativa, interpretativa al analizar un cuestionario sobre los temas señalados. Se seleccionaron once participantes, docentes de Matemáticas, y parece que la mayoría de ellos desconocen el enfoque DUA, el cual, por considerarse un enfoque reciente, aún no está muy difundido en la formación docente que aborde la inclusión escolar. Aun así, es posible observar evidencias de la DUA en los informes de prácticas de los participantes.<hr/>Abstract The study addresses the topic of teacher training and Universal Design for Learning (UDL) by analyzing teachers' knowledge about Special Education, Inclusive Education and UDL, as well as the reports with evidence of UDL. The investigation is qualitative, interpretative to analyze a questionnaire on the mentioned topics. 11 participants are selected for the study, teachers of Mathematics, and it seems that the majority of them are unaware of the UDL approach, which, because it is considered a recent approach, is not very widespread in teacher training that addresses school inclusion. Also, it is possible to observe evidence of the UDL in the participants' practice reports. <![CDATA[The (in)visibility of the body in remote teaching guides: education, technology, pandemics]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312022000100200&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O estudo propõe-se pesquisar a percepção do corpo em guias educacionais que norteiam o ensino remoto em razão da pandemia do coronavírus. É um estudo qualitativo, de cunho documental, que versa pela análise de dois referenciais, A framework to guide an education response to the covid-19 Pandemic of 2020 (Reimers &amp; Schleicher, 2020), e a Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE)/Conselho Pleno (CP) n.º 2 de 10 de dezembro de 2020 (Brasil, 2020a). Identificamos que os guias selecionados não mencionam corpo, nem tão pouco a corporeidade, que tanto movimenta, expressa e se reinventa. Uma lacuna diante a uma situação que acomete a todos e deve ser compreendida em sua totalidade.<hr/>Resumen El estudio tiene como objetivo investigar la percepción del cuerpo en guías educativas que orientan la educación a distancia debido a la pandemia de coronavirus. Se trata de un estudio cualitativo, documental, que aborda el análisis de dos referencias, A framework to guide an education response to the covid-19 Pandemic of 2020 (Reimers &amp; Schleicher, 2020), y la Resolución del Consejo Nacional de Educación (CNE) / Pleno (CP) n.º 2 de 10 de diciembre de 2020 (Brasil, 2020a). Identificamos que las guías seleccionadas no mencionan el cuerpo, ni la corporeidad, que tanto se mueve, se expresa y se reinventa. Una brecha ante una situación que afecta a todos y debe entenderse en su totalidad.<hr/>Abstract The study aims to research the perception of the body in educational guides that guide remote education due to the coronavirus pandemic. It is a qualitative, documentary study, which analyzes two references, A framework for an education guide to the covid-19 Pandemic of 2020 (Reimers &amp; Schleicher, 2020), and the Resolution of the National Education Council (CNE)/Full Council (CP) n.º 2 December 10, 2020 (Brasil, 2020a). We identified that the selected guides do not mention the body, nor the corporeality, which moves, expresses and reinvents itself so much. A gap in the face of a situation that affects everyone and must be understood in its entirety. <![CDATA[Epistemological totalitarianism vs sensitive knowledge at school from the film Druk]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312022000100201&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este ensaio busca desenvolver uma discussão estético-crítica acerca do totalitarismo epistemológico da razão instrumental presente em uma escola ficcional representada no filme Druk - Mais uma rodada (Vinterberg, 2020). Enfatizando a falta de saberes sensíveis no âmbito educativo em questão, dedicamo-nos a perscrutar sonora e imageticamente a obra cinematográfica, a partir da metodologia da análise fílmica, tendo como arcabouço teórico autores da Teoria Crítica. Concluímos que, apesar das circunstâncias inaugurais na escola dinamarquesa nos remeterem à construção de saberes aparentemente inovadores, em seu cerne conservavam opacidade e submissão a epistemologias tradicionais e totalitárias.<hr/>Resumen Este ensayo busca desarrollar una discusión estético-crítica sobre el totalitarismo epistemológico de la razón instrumental presente en una escuela de ficción representada en la película Druk - Una ronda más (Vinterberg, 2020). Enfatizando la falta de conocimiento sensible en el ámbito educativo en cuestión, nos dedicamos a escudriñar la obra cinematográfica, sus sonidos e imágenes, con base en la metodología del análisis cinematográfico, teniendo como marco teórico los autores de la Teoría Crítica. Concluimos que a pesar de las circunstancias inaugurales en la escuela danesa que nos llevaron a la construcción de saberes aparentemente innovadores, en su núcleo conservaron la opacidad y el sometimiento a epistemologías tradicionales y totalitarias.<hr/>Abstract This essay aims to develop an aesthetical-critical discussion about the epistemological totalitarianism of instrumental reason present in a fictional school represented in the film Druk - Another Round (Vinterberg, 2020). Emphasizing the lack of sensitive knowledge, we dedicated ourselves to scrutinize the cinematographic work soundly and imagetically, using the methodology of film analysis and having as theoretical framework authors of Critical Theory. We conclude that despite the inaugural circumstances in the Danish school leading us to the construction of apparently innovative knowledge, at its core they preserved opacity and submission to traditional and totalitarian epistemologies. <![CDATA[The nature of (pseudo)science and science education: a necessary conversation]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312022000100202&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente ensaio se propõe a analisar, criticamente, o discurso da pseudociência na sociedade contemporânea e descrever sobre as possibilidades de constituição de uma educação científica crítica. O atual período pandêmico fortalece a necessidade desta discussão, tendo em vista a grande quantidade de informações falaciosas e tendenciosas que foram e são propagadas todos os dias acerca das práticas científicas. Como pensar em uma educação científica que possa blindar-se dos efeitos deletérios das atitudes pseudocientíficas? Com efeito, acreditamos em uma educação que possa compreender a Ciência não apenas como conhecimento regulador, mas também como conhecimento emancipatório.<hr/>Resumen El presente ensayo se propone analizar críticamente el discurso de la pseudociencia en la sociedad contemporánea y cuáles son las posibilidades de constituir una educación científica crítica. El actual período de pandemia refuerza la necesidad de esta discusión, en vista de la gran cantidad de información falaz y sesgada que se ha propagado y se propaga todos los días sobre las prácticas científicas. ¿Cómo pensar una educación científica que pueda blindarse contra los efectos deletéreos de las prácticas pseudocientíficas? Finalmente, creemos en una educación que pueda entender la ciencia no sólo como un saber normativo, sino como un saber emancipador.<hr/>Abstract The present essay proposes to critically analyze the discourse of pseudoscience in contemporary society and what are the possibilities of constituting a critical scientific education. The current pandemic period strengthens the need for this discussion, in view of the large amount of fallacious and biased information that has been and is propagated every day about scientific practices. How to think about a scientific education that can shield itself from the deleterious effects of pseudoscientific practices? Finally, we believe in an education that can understand science not only as regulatory knowledge, but as emancipatory knowledge. <![CDATA[Epistemology of practice in the field of education: challenges, possibilities and perspectives]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312022000100203&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este trabalho teve como objetivo analisar algumas das potencialidades, limitações, desafios e perspectivas relacionadas ao conceito de epistemologia da prática no campo educativo. Buscou-se, por meio de um ensaio teórico, fundamentar as compreensões de prática nas ciências sociais de modo geral e as representações ligadas ao conceito de epistemologia da prática, perpassando parte de suas origens, críticas e perspectivas atuais. Conclui-se que é necessário fomentar o desenvolvimento de pesquisas sobre o conceito de epistemologia da prática, cujo paradigma analítico apresenta potenciais de contribuição para o desenvolvimento da prática pedagógica e da produção de saberes no campo educativo.<hr/>Resumen Este trabajo tuvo como objetivo analizar algunas de las potencialidades, limitaciones, desafíos y perspectivas relacionadas con el concepto de epistemología de la práctica en el campo educativo. Buscamos, a través de un ensayo teórico, fundamentar la comprensión de la práctica en las ciencias sociales en general y las representaciones vinculadas al concepto de epistemología de la práctica, recorriendo parte de sus orígenes, críticas y perspectivas actuales. Se concluye que es necesario incentivar el desarrollo de investigaciones sobre el concepto de epistemología de la práctica, cuyo paradigma analítico tiene potencialidades para contribuir al desarrollo de la práctica pedagógica y la producción de conocimiento en el campo educativo.<hr/>Abstract This study aimed to analyze some of the potentialities, limitations, challenges and perspectives related to the concept of epistemology of practice in the educational field. We sought, through a theoretical essay, to substantiate the understanding of practice in the social sciences in general and the representations linked to the concept of epistemology of practice, traversing part of its origins, criticisms and current perspectives. It is concluded that it is necessary to encourage the development of research on the concept of epistemology of practice, whose analytical paradigm has potential to contribute to the development of pedagogical practice and the production of knowledge in the educational field. <![CDATA[The curriculum in school and non-school settings: the genealogy of a research]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312022000100204&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente ensaio busca traçar uma genealogia, no sentido atribuído por Foucault, do percurso realizado pelo Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM), desde sua criação, em 2013, até 2021. Não se trata de narrar uma trajetória linear, mas destacar e demorar-se em algumas linhas emaranhadas, em alguns pontos de disruptura, em meio aos quais, o referido grupo vem construindo suas investigações e estudos. Além disso, propõe-se uma discussão teórica, apresentando os processos de compreensão e de apropriação de alguns conceitos. Desse modo, perpassam-se os estudos já desenvolvidos pelo grupo, bem como procura-se dar visibilidade a alguns dados que têm sido produzidos nos seus oito anos de trabalho.<hr/>Resumen El presente ensayo busca trazar una genealogía, en el sentido atribuido por Foucault, del recorrido realizado por el Grupo de Investigación Currículo, Espacio, Movimiento (CEM), desde su creación, en 2013, hasta 2021. No se trata de narrar un trayecto lineal, sino de destacar y demorarse en algunas líneas enredadas, en algunos puntos de ruptura, en medio de los cuales el referido grupo viene construyendo sus investigaciones y estudios. Además de eso, se propone una discusión teórica, presentando los procesos de comprensión y apropiación de algunos conceptos. De esta manera, traspasan los estudios ya desarrollados por el grupo, así como se busca dar visibilidad a algunos datos que se han producido durante sus ocho años de trabajo.<hr/>Abstract This essay aims to delineate a genealogy, in the sense attributed by Foucault, of the path traveled by Curriculum, Space, Movement Research Group since its creation, in 2013, to 2021. Rather than reporting a linear path, it highlights and lingers on some entangled lines, in some points of disrupture, in the middle of which the group has carrying out its investigations and studies. Furthermore, it proposes q theoretical discussion, presenting the processes of comprehension and appropriation of some concepts. Thus, the studies carried out by the group and some data produced along eight years of work are presented. <![CDATA[Challenges of Portuguese language teaching in mainland China]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312022000100205&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo As dinâmicas relações económicas entre a China e os países de língua portuguesa fazem com que a China seja um dos países onde o ensino de Português tem registado um maior crescimento. Este ensaio promove uma análise sobre a situação atual do ensino de Português na parte continental da China focando-se nos vários desafios que os tempos pós-pandemia colocam. Neste âmbito, questões como os recursos de aprendizagem, a mobilidade de alunos e professores, a saída profissional dos estudantes de Português ou os imperativos da sociedade chinesa, constituem algumas das problemáticas que atualmente adquirem novas dimensões e que suscitam discussões ou reflexões sobre o presente e o futuro do ensino de Português na parte continental da China.<hr/>Resumen Las dinámicas relaciones económicas entre China y los países de habla portuguesa convierten a China, en uno de los países donde la enseñanza del portugués ha registrado mayor crecimiento. Este ensayo promueve un análisis de la situación actual de la enseñanza de portugués en la parte continental de China, centrándose en los diversos desafíos que presentan los tiempos postpandemia. En este contexto, cuestiones como los recursos de aprendizaje, la movilidad de estudiantes y docentes, la salida profesional de estudiantes o los imperativos de la sociedad china son algunos de los temas acuciantes que adquieren nuevas dimensiones y que dan lugar a discusiones o reflexiones en torno al presente y al futuro de la enseñanza de portugués en la parte continental de China.<hr/>Abstract The thriving economic relations between China and Portuguese-speaking countries making China one of the countries where the Portuguese teaching has registered the highest growth. This essay promotes an analysis of the current situation of Portuguese language teaching in China, focusing on the various challenges that post-pandemic times entail. In this context, issues such as learning resources, student and teacher mobility, students' job opportunities or legal requirements are some demanding topics that currently acquire new dimensions and give rise to new reflections around the present and the future of Portuguese teaching in mainland China. <![CDATA[Performance: theoretical operator in Education from the Actor-Network Theory]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312022000100206&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este ensaio conceitua performance a partir da interlocução entre referenciais da Teoria Ator-Rede (TAR) e discute esse constructo como um operador teórico no campo da Educação. Complementarmente, o ensaio sintetiza cinco pesquisas em Educação, as quais abarcam em suas questões de interesse diferentes performances como desdobramentos de intervenções pedagógicas situadas. As ideias construídas neste trabalho sugerem que as (inter)ações estabelecidas em redes sociomateriais possibilitam assumir performance como afetações que reverberam em estados no mundo de maneira processual, múltipla e coexistente.<hr/>Resumen Este ensayo conceptualiza la performance a partir de la interlocución entre los referentes de la Teoría Actor-Red (TAR) y discute este constructo como operador teórico en el campo de la Educación. Además, el texto sintetiza cinco investigaciones en Educación que abordan en sus temáticas diferentes performances como producciones de intervenciones pedagógicas situadas. Las ideas construidas en este trabajo sugieren que las (inter)acciones que se establecen en las redes sociomateriales posibilitan asumir la performance como afectaciones que reverberan en los estados del mundo de manera procedimental, múltiple y coexistente.<hr/>Abstract This essay conceptualizes performance from the interlocution between Actor-Network Theory (ANT) references and discusses this construct as a theoretical operator in the field of Education. In addition, the essay synthesizes five researches in Education, which cover in their questions of interest different performances as unfolding of situated pedagogical interventions. The ideas built in this work suggest that the (inter)actions established in sociomaterial networks make it possible to assume performance as affectations that reverberate in states in the world in a procedural, multiple and coexisting way. <![CDATA[Célestin Freinet’s pedagogy in pandemic times]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312022000100207&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este ensaio busca discutir a seguinte questão: há possibilidade de uma trama possível entre práxis, Freinet, pandemia e mundo virtual nas condições atuais? Com o objetivo duplo de recuperar o itinerário educativo de Célestin Freinet e de questionar o modelo educativo remoto assumido em decorrência do distanciamento social ocasionado pela pandemia da covid-19, argumenta-se que a educação escolar não pode ficar presa a uma lógica que privilegia seus conteúdos desprezando a relação com a vida. Ao retomar a pedagogia de Freinet para entender o contexto atual, espera-se, com ele, também enfrentar suas contingências negativas.<hr/>Resumen Este artículo, escrito en forma de ensayo, busca discutir la siguiente pregunta: ¿existe la posibilidad de una trama posible entre la praxis, Freinet, la pandemia y el mundo virtual en las condiciones actuales? Con el doble objetivo de recuperar el itinerario educativo de Célestin Freinet y cuestionar el modelo educativo a distancia asumido a raíz de la distancia social provocada por la pandemia del covid-19, se argumenta que la educación escolar no puede estar atada a una lógica que privilegie sus contenidos despreciando la relación con la vida. Al retomar la pedagogía de Freinet para comprender el contexto actual, se espera, con él, afrontar también sus contingencias negativas.<hr/>Abstract This paper, written in the form of an essay, seeks to discuss the following question: is there a possibility of a possible plot between praxis, Freinet, pandemic and the virtual world under current conditions? With the dual objective of recovering Célestin Freinet’s educational itinerary and questioning the remote educational model assumed as a result of the social distance caused by the covid-19 pandemic, it is argued that school education cannot be tied to a logic that privileges its contents despising the relationship with life. When resuming Freinet’s pedagogy to understand the current context, it is expected, with him, also to face its negative contingencies.