Scielo RSS <![CDATA[Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-258220230001&lang=pt vol. 46 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: TENDÊNCIAS DAS PESQUISAS NA ANPED NORDESTE (2016/2022)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822023000100100&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar as tendências da produção intelectual do GT 20 – Psicologia da Educação da ANPEd Nordeste dos trabalhos apresentados e publicados em anais do evento nas edições de 2016, 2018, 2020 e 2022. A metodologia empregada tomou por base os resumos e os textos completos publicado nos anais de cada reunião, destacando neles o objetivo, a fundamentação teórica e os procedimentos metodológicos empregados nas pesquisas com o olhar atento para o tema em discussão e a contribuição na explicação de aspectos psicológicos envolvidos nos diferentes processos educacionais que foram investigados. Os resultados foram organizados em torno das categorias identificadas como tendências teórico-metodológicas e contribuições para o campo da pesquisa em educação. As análises empreendidas evidenciam como resultado que a psicologia da educação se consolida como campo de investigação caracterizado pela profunda diversidade teórica e metodológica, viabilizando a integração de muitos olhares sobre os processos educativos e as mediações que impactam na formação e desenvolvimento humano, seja na escola, seja em outros espaços de relações sociais.<hr/>Abstract: This article aims to analyze the trends in intellectual production of GT 20 – Educational Psychology of ANPEd Northeast, focusing on the works that have been presented and published in the event proceedings of the 2016, 2018, 2020, and 2022 editions. The methodology employed was based on the abstracts and full texts published in the Proceedings of each meeting, highlighting the objectives, theoretical foundations, and methodological procedures employed in the research, with a keen focus on the topic under discussion and the contribution to the explanation of psychological aspects involved in the different educational processes that were investigated. The results were organized around the categories identified as theoretical-methodological trends and contributions to the field of education research. The conducted analyses show that educational Psychology consolidates itself as a field of investigation characterized by deep theoretical and methodological diversity, enabling the integration of multiple perspectives on educational processes and the mediations that impact the formation and development human, whether in school or in other spaces of social relations.<hr/>Resumen: Este artículo tiene como objetivo analizar las tendencias en la producción intelectual del GT 20 – Psicología de la Educación de la Anped Nordeste, cuyos trabajos han sido presentados y publicados en los anales del evento en las ediciones de 2016, 2018, 2020 y 2022. La metodología empleada se basó en los resúmenes y textos completos publicados en los Anales de cada encuentro, destacándose en ellos el objetivo, la fundamentación teórica y los procedimientos metodológicos utilizados en las investigaciones con atención al tema en discusión y el aporte en la explicación de aspectos psicológicos involucrados en los diferentes procesos educacionales que fueron investigados. Los resultados se organizaron en torno a categorías identificadas como tendencias teórico-metodológicas y aportes al campo de la investigación en educación. Los análisis realizados muestran, como resultado, que la Psicología de la Educación se consolida como un campo de investigación caracterizado por una profunda diversidad teórica y metodológica, posibilitando la integración de múltiples perspectivas sobre los procesos educativos y las mediaciones que inciden en la formación y desarrollo humano, ya sea en la escuela, o en otros espacios de relaciones sociales. <![CDATA[A pandemia e a crise estrutural do capital: implicações no trabalho dos professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822023000100107&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O corrente texto tematiza, contextualiza e problematiza a situação do trabalho dos professores – entendido como pedagógico – no contexto da crise pandêmica, situado no quadro de crise capitalista e de reestruturação do mundo do trabalho. De cunho teórico-descritivo, apresenta elementos para apropriação do tema, organizando-se em momentos distintos, mas interconectados, a saber: compreende-se o conceito de “crise” em sua forma genérica; situa-se a crise pandêmica na centralidade da crise capitalista, como uma de suas expressões, desnaturalizando as causas dos fenômenos; e, por fim, aborda-se a reestruturação do mundo do trabalho, agravada pelas circunstâncias da pandemia e discute-se sobre o trabalho dos professores nessa conjuntura, com ênfase na problematização sobre as implicações em sua dimensão pedagógica.<hr/>Abstract: The current text thematizes, contextualizes and problematizes the situation of teachers’ work – understood as pedagogical – in the context of the pandemic crisis, situated in the context of capitalist crisis and restructuring of the world of work. Of a theoretical-descriptive nature, it presents elements for the appropriation of the theme, organized in different but interconnected moments, namely: the concept of “crisis” is understood in its generic form; the pandemic crisis is placed at the center of the capitalist crisis, as one of its expressions, denaturalizing the causes of the phenomena; and, finally, the restructuring of the world of work, aggravated by the circumstances of the pandemic, is presented and the work of teachers at this juncture is discussed, with an emphasis on problematizing the implications in its pedagogical dimension.<hr/>Resumen: El presente texto tematiza, contextualiza y problematiza la situación del trabajo docente – entendido como pedagógico – en el contexto de la crisis de la pandemia, situado en el contexto de crisis capitalista y reestructuración del mundo del trabajo. De carácter teórico-descriptivo, presenta elementos para la apropiación del tema, organizados en momentos diferentes pero interconectados, a saber: el concepto de “crisis” es entendido en su forma genérica; la crisis de la pandemia se sitúa en el centro de la crisis capitalista, como una de sus expresiones, desnaturalizando las causas de los fenómenos; y, finalmente, se presenta la reestructuración del mundo del trabajo, agravada por las circunstancias de la pandemia, y se discute el trabajo de los docentes en esta coyuntura, con énfasis en problematizar las implicaciones en su dimensión pedagógica. <![CDATA[Produção do GT 20 Psicologia da Educação da ANPEd: expressão da ciência, da educação escolar e da sociedade contemporânea]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822023000100110&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este trabalho resulta da análise de 79 trabalhos apresentados no GT 20 – Psicologia da Educação, em reuniões anuais da ANPEd, de 2013 a 2021. Compreende-se que as comunicações apresentadas expressam a produção acadêmica sobre a Psicologia da Educação como campo de estudos e disciplina de fundamentos da educação. O objetivo do estudo é identificar o que o GT investiga, como o faz, os resultados alcançados e suas implicações e desdobramentos e as bases teóricas que o subsidiam. Os trabalhos foram analisados a partir da leitura dos títulos, autoria, filiação institucional, palavras-chave, objetivos, metodologia, referencial teórico, resultados e referências. As análises indicam: a) críticas a teorias da Psicologia; b) contribuições de teorias críticas para subsidiar a formação e a atuação docente; c) concepções de aprendizagem e desenvolvimento; d) matrizes teóricas e o enfrentamento de problemáticas atuais; e) desenvolvimento de estudos teóricos e de pesquisa de campo/aplicada (especialmente na escola); f) integração de diferentes campos do conhecimento para composição do corpus teórico e metodológico da psicologia da educação; g) educação inclusiva em enfrentamento às desigualdades; h) atenção ao sofrimento individual (de professores e alunos) e i) processos de escolarização. Conclui-se sobre a importância deste GT como espaço agregador e de expressão dos direcionamentos da ciência/academia, sua relevância para a educação (em seus dois níveis, suas etapas e modalidades) e para a sociedade em geral, e, sobretudo, que a psicologia da educação se constitui em campo exponencial para a compreensão e análise de problemáticas educacionais.<hr/>Abstract: This paper is the result of an analysis of 79 papers presented in WG 20 - Educational Psychology, at ANPEd annual meetings from 2013 to 2021. It is understood that the papers presented express the academic production of Educational Psychology as a field of study and a discipline in the foundations of education. The aim of the study is to identify what the WG investigates, how it does so, the results achieved and their implications and developments, and the theoretical bases that support it. The papers were analyzed by reading the titles, authorship, institutional affiliation, keywords, objectives, methodology, theoretical framework, results and references. The analyses indicate a) criticism of psychology theories; b) contributions of critical theories to support teacher training and performance; c) conceptions of learning and development; d) theoretical matrices and tackling current problems; e) development of theoretical studies and field/applied research (especially in schools); f) integration of different fields of knowledge to compose the theoretical and methodological corpus of educational psychology; g) inclusive education in tackling inequalities; h) attention to individual suffering (of teachers and students) and i) schooling processes. It concludes with the importance of this WG as a space for aggregating and expressing the directions of science/academia, its relevance to education (at both levels, its stages and modalities) and to society in general, and, above all, that educational psychology is an exponential field for understanding and analyzing educational problems.<hr/>Resumen: Este trabajo resulta del análisis de 79 trabajos presentados en el GT 20 – Psicología de la Educación, en las reunions anuales de la ANPEd, de 2013 a 2021. Se entiende que las comunicaciones presentadas expresan la producción académica sobre la Psicología de la Educación como campo de studio y disciplina de fundamentos de la Educación. El objetivo del studio es identificar qué investiga el GT, cómo lo have, los resultados alcanzados, sus implicaciones y desarrollos y las bases teóricas que lo sustentan. Los trabajos fueron analizados mediante la lectura de títulos, autoría, filiación institucional, palabras clave, objetivos, metodología, marco teórico, resultados y referencias. Los análisis indican: a) crítica a teorias de la Psicología; b) aportes de las teorías críticas para sustentar la formación y el desempeño docente; c) conceptos de aprendizaje y desarrollo; d) marcos teóricos y abordaje de los problemas actuals; e) desarrollo de estudios teóricos e investigaciones de campo/aplicadas (especialmente en la escuela); f) integración de diferentes campos del conocimiento para componer el corpus teórico y metodológico de la Psicología Educacional; g) educación inclusiva para combatir las desigualdades; h) atención al sufrimiento individual (de docents y estudiantes) y i) processos de escolarización. Se conclui sobre la importancia de este GT como espacio de agregación y expression de los rumbos de la ciencia/academia, su relevancia para la educación (en sus dos niveles, sus etapas y modalidades) y para la sociedad en general, y, sobre todo, para que la Psicología Educacional constituye un campo exponencial para comprender y analizar los problemas educativos. <![CDATA[Desafios familiares durante a pandemia e o fortalecimento de vínculos na infância]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822023000100115&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Durante o período de pandemia da COVID-19, um dos maiores desafios da sociedade está relacionado aos impactos relacionais domiciliares. Neste sentido, a proposição de atividades lúdicas pode ser uma estratégia promissora para a criação de vínculos domiciliares. O objetivo do estudo, entre outros, foi de estimular a produção infantil junto aos familiares. Participaram da pesquisa 14 crianças de duas turmas de Educação Infantil de uma escola pública de Brasília/DF. Conclui-se que o engajamento das famílias, durante as atividades infantis lúdicas, é fundamental para a criação e efetivação de relações familiares mais afetivas, podendo ser considerado como uma atividade atemporal para a criação e o fortalecimento de vínculos familiares.<hr/>Abstract: During the COVID-19 pandemic period, one of society’s biggest challenges is related to home relational impacts and, in this sense, the proposition of playful activities can be a promising strategy for the creation of home bonds. The objective of the study, among others, was to stimulate child production with family members. 14 children participated in the research, from two kindergarten classes, from a public school in Brasilia/DF. It is concluded that the engagement of families during playful children’s activities are fundamental for the creation and realization of more affective family relationships, and can be considered as a timeless activity for the creation and strengthening of family bonds.<hr/>Resumen: Durante el período de la pandemia Covid-19, uno de los mayores desafíos de la sociedad está relacionado con los impactos relacionales en el hogar y, en este sentido, la propuesta de actividades lúdicas puede ser una estrategia prometedora para la creación de lazos en el hogar. El objetivo del estudio, entre otros, era estimular la producción de niños con los miembros de la familia. Participaron de la investigación 14 niños de dos clases de jardín de infantes, de una escuela pública en Brasilia/DF. Se concluye que el compromiso de las familias durante las actividades juguetones de los niños es fundamental para la creación y realización de relaciones familiares más afectivas y puede considerarse como una actividad atemporal para la creación y el fortalecimiento de los lazos familiares. <![CDATA[O eixo Psicologia da Educação na ANPEd Sul: entre idas e vindas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822023000100119&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este trabalho objetivou analisar as pesquisas apresentadas no eixo Psicologia da Educação da ANPEd Sul, entre os anos 2016 e 2022. Esta investigação teve como centralidade a pesquisa da pesquisa em educação, configurando-se, também, como estado do conhecimento. Foram utilizados os resumos e seus atinentes textos, nas modalidades trabalhos completos e resumos expandidos, do eixo 15 — Psicologia da Educação —, publicados nos sites dos eventos regionais da ANPEd Sul, entre os anos de 2016 e 2022, com dados tratados com base no método de análise de conteúdo. Os resultados apontam que o eixo 15 constitui-se como espaço importante de divulgação do conhecimento científico referente à Psicologia da Educação na região Sul do Brasil, embora ainda exista espaço para a diversificação de temas de pesquisa.<hr/>Abstract: This work aimed to analyze the research presented in the Educational Psychology axis of ANPEd Sul, between the years 2016 and 2022. This research focused on the research of education research, also building a state of knowledge. The abstracts and their corresponding texts were used, in two modalities, complete works and expanded abstracts, from axis 15 – Educational Psychology –, published on the websites of the regional events of ANPEd Sul, between the years 2016 and 2022, with data treated based on the content analysis method. The results indicate that axis 15 constitutes an important space for the diffusion of scientific knowledge related to Educational Psychology in southern Brazil, although there is still room for a diversity of research topics.<hr/>Resumen: Este trabajo tuvo como objetivo analizar las investigaciónes presentadas en el eje Psicología de la Educación de ANPEd Sul, entre los años 2016 y 2022. Esta investigación tuvo como centralidad la investigación de la investigación en educación, configurándose, también, como un estado del conocimiento. Se utilizaron los resúmenes y sus textos relevantes, en las modalidades de trabajos completos y resúmenes expandidos, del eje 15 – Psicología de la Educación –, publicados en los sitios web de los eventos regionales de ANPEd Sul, entre los años 2016 y 2022, con datos tratados con base en el método de análisis de contenido. Los resultados indican que el eje 15 se constituye como espacio importante de difusión del conocimiento científico relacionado a la Psicología de la Educación en la región Sur de Brasil, aunque todavía exista espacio para la diversificación de los temas de investigación.