Scielo RSS <![CDATA[Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-258220080002&lang=en vol. 31 num. 02 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822008000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Estudos Comparados e História da Educação Colonial: Reflexões teóricas e metodológicas sobre a comparação no espaço da língua portuguesa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822008000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho constitui uma reflexão sobre as condições teóricas e metodológicas subjacentes à realização de projectos de investigação em educação, duplamente referidos à história da educação e à educação comparada, num mesmo espaço linguístico. Na primeira parte do texto, estabelece-se uma ligação entre as primeiras etapas da constituição do campo e o interesse renovado pelos estudos comparados na actualidade. É neste duplo registo, temporalmente situado entre os finais do século XIX e as últimas décadas do século XX, que encontramos elementos para um reencontro da comparação com a história cruzamento com implicações fortes para o desenvolvimento de estudos em história da educação colonial. Na segunda parte do texto procura-se uma articulação do trabalho de comparação com os processos educativos que se desenvolvem em diferentes espaços-tempos do universo lusófono.<hr/>This paper presents a reflection about the theoretical and methodological conditions underlying the realization of investigative projects in education, referring both to the history of education and comparative education in the same linguistic space. In the first part of the text is established a relation between the initial phases of constitution of the field and the renewed interest in the comparative studies nowadays. In this double record, situated in time between the final of the XIX century and the last decades of the XX century, that we find elements for the meeting of comparison with history, crossing with strong implications for the development of studies in history of colonial education. In the second part of the text we search for an articulation of the work of comparison with the educative processes that develop in different time-space of the portuguese language universe. <![CDATA[O sentido da Educação Comparada: Uma compreensão sobre a construção de uma identidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822008000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Enunciada nos princípios de Oitocentos por Marc-Antoine Jullien, a Educação Comparada só começou a ganhar dignidade académica no século XX. A expansão da Educação Comparada não ocorre sob o signo da uniformidade das abordagens. Mas se alguns têm visto nesta situação uma dificuldade de afirmação científica, preferimos compreendê-la como a resposta possível ao momento histórico que descobriu a incapacidade da ciência da explicação única em explicar a complexidade do mundo. Tendemos a considerar que uma abordagem sociodinâmica da Educação Comparada pode consumar uma síntese de contributos anteriores e dar sentido aos processos educacionais, elucidando, nomeadamente, sobre as relações espaciais, as interdependências com outros sectores da sociedade, a situação e as implicações da evolução histórica, as possibilidades e exigências tecnológicas, a dimensão da consciência e da mobilização ideológica, cruzando dados e metodologias no propósito de, por exemplo, localizar aspectos condicionantes ou determinantes, centros e periferias, fluxos de relações ou conflitos, homogeneidades ou heterogeneidades, permanências ou mudanças, protagonismos ou resistências na tentativa de saber as razões explícitas e as implícitas das políticas, a consistência das vontades, o alcance do realizado e o significado do não cumprido.<hr/>Announced in the beginnings of the eighteen hundreds by Marc Antoine Julien, the comparative education only achieved academic status in the XX century. The expansion of Comparative Education does not occur under the sign of uniformity of approaches. But if some saw in this situation a difficulty of scientific affirmation, we prefer to understand it as the possible response in the historical moment that discovered the incapacity of science of unique explanation to explain the complexity of the world. We tend to consider that a socio-dynamic approach to Comparative Education can include a synthesis of the anterior position and give meaning to the educational processes, explaining , specially the spatial relations, the interdependence with other sectors of society, the situation and implications of historical evolution, the possibilities and demands of technology, the dimension of consciousness and ideological mobilization, crossing data and methodologies with the objective, for example to localize conditioning or determinant aspects, centers and periphery, flow of relations or conflicts, homogeneities or heterogeneities, permanence or change, protagonisms or resistances in the attempt to know the explicit or implicit reasons for policy, the consistence of the wills, the achievement of the accomplished and the meaning of the not done. <![CDATA[Estrategias del Banco Mundial para el financiamento de la educación en los países latino-americanos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822008000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en En este artículo se analizan las estrategias, las prioridades, las recomendaciones y los controles que el Banco Mundial aplicó en sus préstamos para Argentina, México y Brasil, en una perspectiva integrada y comparada. En concreto se estudian el financiamiento de la Reforma Educativa que siguió a la Ley Federal de Educación y del Fondo para la Mejora de la Calidad Educativa del nivel superior de Argentina; la participación en el Programa para combatir el rezago en la educación inicial y básica de México junto al Proyecto de financiamiento de la Educación Superior; y los sucesivos proyectos de Educación Básica implementados en los estados del Nordeste de Brasil.<hr/>This article analyzes, with an integrated and compared perspective, the strategies, the priorities, the recommendations and the controls that the World Bank applied in its loans for Argentina, Mexico and Brazil. In particular it studies the financing of the Educative Reform that went after the Federal Law of Education, and the Fund for the Improvement of the Educational Quality in higher education in Argentina; the participation on the Basic Education Development Project of Mexico and the Project for financing Higher Education; and the successive projects of Basic Education that were implemented in the states of the Northeast of Brazil. <![CDATA[Educação na América Latina: Identidade e globalização]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822008000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O propósito deste ensaio é estudar e interpretar o fenômeno da globalização e da situação da educação na América Latina no contexto do mundo globalizado. Revela como a globalização afeta a história latino-americana, especialmente a história da educação. Revela como os valores se socializam na América Latina, pelos organismos internacionais e, nesse contexto, examina sua contribuição ou intervenção na formulação de políticas públicas e na adoção de práticas educacionais. O tema é relevante, pois a cooperação e o intercâmbio internacional estão na raiz dos próprios objetivos dos estudos latino-americanos de educação e dos debates sobre a natureza e os efeitos da globalização em todos os países do mundo.<hr/>The purpose of this essay is to study and interpret globalization and the educational situation in Latin America in the global society. It reveals how globalization affects Latin-American history, especially educational history. It reveals how values are socialized in Latin America by the international organizations and, in this context it examines their contribution or intervention in the formulation of public policies and the adoption of educational practices. The theme is relevant, since international cooperation and exchange underline the objectives of Latin American studies in education, as well as the debates over the nature and the effects of globalization in all nations. <![CDATA[Pós-graduação no Brasil e nos Estados Unidos: Uma análise comparativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822008000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo compara a pós-graduação (PG) no Brasil e nos Estados Unidos de modo a demonstrar que o mestrado e o doutorado brasileiros não são cópias de programas americanos, como frequentemente posto, mas, sim, resultados da combinação dos modelos americano e francês, ajustados às circunstâncias brasileiras. O trabalho descreve esses dois modelos, relata as experiências históricas americana e brasileira em relação à pós-graduação e discute fatores que diferenciam programas de PG nos dois países. Na conclusão, o autor afirma que o modelo “híbrido” desenvolvido no Brasil integra com êxito dois modelos tradicionais de forma complementar, produzindo sinergias valiosas.<hr/>This article compares graduate study in Brazil and the United States in order to demonstrate that master and doctoral programs in Brazil are not copies of those offered in the US, as is often posited. Rather, they result from a combination of American and French models, adjusted to Brazilian circumstances. The article describes the two models, reviews the history of graduate education in the US and Brazil and identifies and explains factors that differentiates graduate programs in the two countries. The author concludes by affirming that the “hybrid” model developed in Brazil successfully integrates the two traditional models in a complementary manner, producing valuable synergies. <![CDATA[Políticas de instrução pública no século XIX como eco de experiências internacionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822008000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Discussão acerca das políticas de instrução elementar pública como eco das propostas hegemônicas formuladas em outros países. Impacto de práticas realizadas na Prússia, Holanda, França, Inglaterra, Argentina e Estados Unidos em políticas de educação do Rio Grande do Sul, tomando como categorias de análise os índices de escolarização, a imposição da obrigatoriedade, as práticas de fiscalização do ensino e o controle do tempo na escola, a cobrança de impostos e taxas escolares, as prescrições acerca da saúde e postura dos alunos e mobiliário escolar.<hr/>Discussion about the policies of public elementary instruction as echo of the hegemonic proposals formulated in others countries. Impact of practices carried out in the Prussia, Holland, France, England, Argentina and United States in policies of education of Rio Grande do Sul, taking as categories of analysis the indices of education, the imposition of compulsory education, the practices of inspection of the education and the control of the time in the school, the charging of taxes and school rates, the prescriptions about the health and posture of the students as well as the school furniture. <![CDATA[A educação na América Latina: Antigos dilemas em novo contexto]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822008000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este texto analisou alguns dados estatísticos sobre a situação educacional na América Latina, mostrando o progresso na universalização do ensino fundamental, no aumento do atendimento à infância, na expansão do ensino médio e do ensino superior. Mostra,ao mesmo tempo,que o investimento em educação continua baixo, que os salários e condições de trabalho dos professores impedem a construção de uma escola de qualidade para todos. Exemplifica com dados de estudo realizado na educação municipal da Região Sul do Brasil, sobre a educação infantil e a formação e qualificação dos docentes. Argumenta por um investimento maciço em educação para reverter o ciclo vicioso de baixos investimentos e poucos resultados na aprendizagem e rendimento acadêmico dos alunos.<hr/>This text analyzed statistical data about the educational situation of Latin America, showing the progress towards universalization of elementary education, in the increase of early childhood education, in the expansion of secondary education and higher education. Showing at the same time, that the investment in education is still low, and the teachers´ salaries and conditions of work obstruct the construction of a school of quality for all. Exemplify with data from reality collected in a study of municipal education in the South Region of Brazil about early childhood education and preparation and qualification of teachers. Argues for a massive investment in education to revert the cycle of low investments e few results in learning and in student achievement.