Scielo RSS <![CDATA[Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-258220080003&lang=en vol. 31 num. 03 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822008000300001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Innovación en la Enseñanza Universitaria: el proceso de convergencia hacia un Espacio Europeo de Educación Superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822008000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=en La Declaración de Bolonia del año 2000 ha puesto a las universidades europeas en el trance de afrontar una profunda transformación en un proceso que trata de construir un Espacio Europeo común de Educación Superior. Prácticamente todos los países y buena parte de las universidades están en la actualidad iniciando o profundizando en procesos de innovación semejantes. Estamos ante un proceso complejo y con grandes implicaciones tanto políticas, como fi nancieras, tanto institucionales como pedagógicas. Éste es el objetivo de este artículo, analizar el proceso de convergencia hacia el Espacio Europeo de Educación Superior (EEES) como un proceso de innovación, vinculando, por tanto, las nuevas propuestas con lo que había hasta ahora y situarlo en el marco de debates y dilemas que ha suscitado.<hr/>The text discusses the Bologna Declaration 2000 as a process constructed that occupied a common European space in the Higher Education. It has been imprint a deep transformation in the European universities. The majority of countries and the most of their universities work to construct a system of innovation with considerable effort. The community of Higher Education is passing through a complex process with financial, political, pedagogical and institutional implications. One of the objectives of this paper is to reflects on the innovative process in the space of the Higher Education and tied it with the debates and dilemmas that has been challenging the community. <![CDATA[A aprendizagem por projecto na formação de educadores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822008000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Na sequência da adaptação dos cursos de formação de professores, em Portugal, ao Processo de Bolonha, foi recentemente criada a Licenciatura em Educação Básica. A novidade que este curso constitui face ao esquema de formação tradicional requer: (i) a clarificação do que se entende por “educação básica” e do perfil profissional que lhe é adequado; (ii) a implementação de estratégias de formação que potenciem o desenvolvimento de uma competência educativa que se crê fundamental neste perfil. Na Universidade de Aveiro, a metodologia de projecto foi assumida como uma estratégia de formação adequada a este objectivo, ainda que tenha que ser adaptada aos constrangimentos legais a que a concepção do currículo deste curso esteve sujeita.<hr/>The new “Licenciatura em Ensino Básico”, in Portugal, derives from the adaptation of teacher education programmes to the Bologna Process. Its novelty in relation to traditional programmes requires: i) clarifycation of the concept “basic education” and corresponding professional profile; ii) implementation of formative strategies intended to foster the development of an educational competence considered to be a key issue in this profile. At the University of Aveiro, the project approach was elected as a strategy oriented to the objective to be accomplished, though some legal regulations constrained the curriculum development of the study programme. <![CDATA[A política de formação de professores da UNESCO no Projeto Principal de Educação para América Latina e Caribe]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822008000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo tem como objetivo analisar as diretrizes para a educação formuladas pela UNESCO, na década de 1990, propostas no Projeto Principal de Educação para a América Latina e o Caribe (1981-2001). Desde o final dos anos 1970, há o delineamento de uma agenda para a educação no continente organizada por esta agência. Um marco neste processo foi a elaboração e aprovação do Projeto Principal de Educação para América Latina e Caribe, em 1981, que apresentava princípios e estratégias para o desenvolvimento de políticas educativas na região. Entre o início e o fim do Projeto tem-se duas décadas marcadas por importantes transformações não só na esfera da educação, mas em todos os âmbitos da vida política, econômica e cultural. Neste artigo, busca-se também detectar os eixos propostos pela UNESCO para a formação de professores na década de 1990.<hr/>The present paper has as its main goal to analyze UNESCO educational orientations in the 1990 decade in the Principal Project of Education in Latin American and the Caribbean. In the end of 1970 decade UNESCO has formulated and stimulated priorities for education development in Latin American and the Caribbean countries. A main point in this agenda was the Principal Project of Education (1981) which encompasses principles and strategies to develop educational policies in the region. Between the start and the end of the Principal Project of Education in Latin (1980-1990) there was two decades marked by changes in the educational field, as well as, in the political, economic, and cultural fields. It was also a goal of this paper to identify the UNESCO main lines of orientation to teacher education in the same Project in the 1990 decade. <![CDATA[As imagens do mundo no mundo da escola repensando contribuições da tecnologia para Imagem & Educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822008000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo apresenta considerações acerca do modo como professores concebem as imagens e como utilizam os recursos visuais em suas ações e projetos, conforme observado em pesquisa realizada com professores de Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública de Ensino do Recife/Pernambuco. A partir da pesquisa, são levantadas problematizações quanto ao uso da tecnologia na educação, na perspectiva de relativizar o papel que lhe é atribuído de promotora de experiências hipertextuais. São propostas ainda algumas reflexões com o objetivo de instigar os educadores a analisarem, criticamente, a criação/reinvenção de estratégias de educação, considerando a pedagogicidade dos textos não-verbais, em especial as imagens.<hr/>This article presents considerations about the way that the teachers conceive the images and how they use visual resources in their activities and projects, according to what was observed in a research which had been carried out with Elementary and High school teachers who work in public schools in Recife-Pernambuco. Out of this starting point, some questions about the use of technology in educational practices are arisen, in the perspective of discussing the power, which is imput to it, as a hypertextual experience inciter, aiming at inciting teachers to analyze, critically, the creation/re-invention of pedagogical strategies, which consider the pedagogical power of the not-verbal texts, especially the pictures. <![CDATA[Desvendando a Prática Pedagógica em História: o professor frente à história e seu ensino]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822008000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho reflete sobre a prática pedagógica em história face às transformações ocorridas no âmbito das referências teóricas que informam aquela prática. A realização do trabalho beneficiou-se de referências conceituais pós-estruturalistas, como Gilles Deleuze e Michel Foucault. A conclusão permitiu ver o ensino de história como uma região em transição problemática: renovam-se as referências conceituais na produção do conhecimento histórico, mas esta renovação não repercute adequadamente sobre o ensino da disciplina.<hr/>This work reflects about the pedagogical practice in history, having in mind the theoretical alterations in the area. The achievement of the work benefited itself of powders-structuralist references, as Gilles Deleuze and Michel Foucault. The conclusion permitted to see the education of history as a region in problematic transition: renew itself the references you evaluate in the output of the historical knowledge, but this renewal does not have repercussions adequately about the education of the discipline. <![CDATA[Ensinar e aprender: o acadêmico em atividade docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822008000300007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo apresenta uma reflexão sobre a formação inicial de professores, tomando como referência a Teoria da Atividade de Leontiev. Tem como ponto de partida um artigo elaborado por uma acadêmica na disciplina “Prática de Ensino - séries iniciais do Ensino Fundamental” do curso de Pedagogia, cujo tema tomou forma a partir de suas impressões como aprendiz. Nele, a estagiária, mobilizada pela experiência da docência, sente a necessidade de refletir sobre o próprio processo de formação, revelando o quanto a docência se tornou uma atividade para ela. No presente texto, suas inquietações e aprendizagens são compartilhadas com a professora orientadora e busca identificar elementos desencadeadores do movimento de formação docente.<hr/>This study aims to reflect on the initial formation of teachers based on Leontiev’s Theory of Activity. As a starting point it presents an article elaborated by a female academic trainee for the Pedagogy Course discipline named ‘Teaching Practice - the initial grades of the fundamental education’, whose theme is originated from the trainee’s impressions as a learner. Motivated by her teaching experience she felt the need of reflecting on her own formation process, revealing how much teaching became an activity for her. In the present paper her concerns and learning experiences are shared with her adviser in order to identify the elements responsible for the arising of the teachers formation movement. <![CDATA[Educação de professores: um olhar sobre os tempos e os espaços nas atividades dos professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822008000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto discute questões vinculadas às atividades dos professores frente aos compromissos institucionais e posicionamentos profissionais- pessoais do pesquisador-educador. Considera tempos e espaços diferentes, refletindo alguns posicionamentos teóricos psico-socio- culturais que podem determinar uma perspectiva de tomada de decisões, e as influências destas para a educação de professores.<hr/>The text discusses questions tied to teachers’ activities through their professional commitment and personal positions as researcher-educator in different times and spaces. Also it reflects on psycho-socio-cultural theoretical positions in the decisions tacking as well as deal with the influences these activities for teacher education. <![CDATA[Aprender a ser professor: o desenrolar de um ofício]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822008000300009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo discorre os resultados parciais da dissertação de Mestrado realizado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação na UFSM. Insere-se na linha de pesquisa Formação, saberes e desenvolvimento profissional. Busca socializar o conhecimento produzido a partir do contexto de pesquisa que referendou o aprender a ser professor de docentes de ensino superior sem formação pedagógica tendo como pressuposto suas concepções de formação e docência. Possui como referencial metodológico a pesquisa qualitativa de cunho narrativo e os achados revelam que aprender a ser professor se faz na troca interpares, com os alunos e através da própria prática pedagógica.<hr/>This article is about the partial results of the Mastership Dissertation carried out along with the Program of Post-graduation in Education at the Federal University of Santa Maria (UFSM). It is included in the research line of formation, knowledge and professional development. It aims to socialize the knowledge produced from the context of the research that authenticated the learning how to be a teacher in the superior level without any pedagogical formation based on his conceptions of formation and teaching. It has, as its methodological reference, a narrative qualitative research and the findings reveal that learning to be a professor occurs in the change of interpairs, with the students and through the pedagogic practice. <![CDATA[Educação a distância: contrapondo críticas, tecendo argumentos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822008000300010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo toma a produção teórica de alguns autores referenciais, para desenvolver questionamentos acerca das críticas atualmente formuladas à Educação a Distância. Considera que as novas tecnologias da Educação provocam reações diversas e contraditórias, que vão do otimismo exacerbado ao questionamento radical. Estas posturas revelam os aspectos político-ideológicos que subjazem aos posicionamentos críticos. Apresenta a questão da formação docente como o foco central do debate e o uso reflexivo e pedagógico das novas ferramentas tecnológicas como um dos fatores prioritários para a criação de processos capazes de responder às necessidades e desafios que se impõem na sociedade do conhecimento.<hr/>This work utilizes the theories of some reference researchers to understand and evaluate the current critics towards Distance Education. The news technologies of information and communications applied in the educational processes are usually received with a mix of distinct (often opposite) reactions. These reaction are more political and ideological positions and less consistent. The well known challenges related to the skills needed in a knowledge society are demanding alternative processes. Regarding this, we focus on teacher formation and training to emphasize the possibilities offered by the new technological tools, used with critical approach and with strength relations to the objectives, contents and context of the pedagogical project to be offered. <![CDATA[Adaptação de crianças ao primeiro ano do Ensino Fundamental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822008000300011&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo discute a importância da realização do processo de adaptação de crianças no primeiro ano do Ensino Fundamental. Esse evento requer a adaptação não só da criança, mas também de seus pais, educadores e da própria instituição de ensino. Sendo assim, são discutidos alguns fatores que podem influenciar no processo de adaptação, as reações das crianças que indicam dificuldades de adaptação, e são propostas formas para organizar esse processo.<hr/>The present article discusses the importance of the adjustment process for children entering the first grade of Elementary School. This not only requires the adjustment of the child, but also his/her parents, teachers and teaching institution. Some factors that can influence the education process are presented such as behavior that show adjustament difficulty on the part of child. In addition, a number of activities designed specifically for the first grade are suggested.