Scielo RSS <![CDATA[Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-258220090003&lang=en vol. 32 num. 03 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822009000300001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Ações afirmativas na Educação Superior: o que acadêmicos brasileiros podem aprender da experiência americana]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822009000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo discute a história das ações afirmativas na educação dos Estados Unidos, da filosofia das ações afirmativas e do mérito do discurso para a educação, bem como reflete sobre a experiência americana. Refere-se, também, ao acesso à Educação Superior de jovens provenientes de classes minoritárias, brasileira e americana, examinado a importância da conexão da educação e da qualidade de vida. Chama atenção, ainda, para as relações que podem ser feitas pela educação brasileira, considerando a experiência americana.<hr/>This article discusses the history of affirmative action in the U.S. in education, the philosophy of affirmative action, the discourse of merit in education, and ends with a reflection on the American experience. Access to Higher Education in Brazil and USA, for minority youth is important because of the connection education and quality of life. It calls attention also with American experience and Brazilian realities. <![CDATA[A justiça e os dilemas na formação ética de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822009000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo organiza-se no sentido de mostrar a relevância de uma formação ética de professores que considere e integre as questões da justiça. As perspectivas da justiça são consideradas não apenas na análise dos enunciados de dilemas dos professores (recolhidos através de questionários) mas ainda como base para reflectir sobre propostas de formação que se centram no aprofundamento dos dilemas dos professores.<hr/>This article is organized to show the ethical relevance to the formation of teacher who concern and integrate justice questions. The justice perspectives taking in account the teachers dilemmas (items from questionnaires) as well as reflects on the teacher’s formation proposal that centered deep dilemmas. <![CDATA[Líderes instrucionais e sua capacidade de fornecer feedback construtivo aos professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822009000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo da presente pesquisa-ação foi valorizar a capacidade de liderança instrucional de candidatos a líderes escolares, através de uma experiência prática de aprendizado. Os participantes observaram aulas, coletaram dados baseados na sala de aula, prepararam e deram feedback construtivo por escrito aos professores. Achados sugerem que candidatos a líderes escolares precisam desenvolver uma base de conhecimentos relacionada à instrução de qualidade. Os professores reagem positivamente e apreciam o feedback oferecido. O feedback construtivo tem o potencial de guiar o desenvolvimento profissional dos professores. Os candidatos a líderes instrucionais devem agir profissionalmente ao darem feedback e as escolas devem estabelecer um sistema para dar feedback construtivo, eficazmente, aos professores, de modo que possa ser alcançada excelência no ensino e no aprendizado.<hr/>The aim of this action research study was to enhance the instructional leadership capacity of aspiring school leaders, through a practical learning experience. The participants observed classes, collected classroom-based data, prepared and delivered written constructive feedback to teachers. Findings suggest that aspiring school leaders need to develop a knowledge foundation related to quality instruction, teachers respond in a positive way and appreciate the feedback offered, constructive feedback has potential to guide teachers professional development, aspiring instructional leaders must be professional as they deliver feedback, and schools need to set up system for the effective delivery of constructive feedback to teachers so that teaching and learning excellence can be achieved. <![CDATA[A complexa relação entre pesquisas e políticas públicas no campo da formação de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822009000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste texto é discutir as relações entre as pesquisas, as práticas e as políticas no campo de formação de professores. A análise das dissertações e teses defendidas nos últimos anos mostra que os discursos dos políticos e da mídia têm influenciado a escolha dos temas e das metodologias de pesquisa. O exame das relações entre as políticas e as pesquisas mostra que o Estado Avaliador tem privilegiado as pesquisas que se baseiam em dados quantitativos, criando novos tipos de regulação e aumentando as tentativas de controle dos atores do sistema.<hr/>The main purpose of this paper is to discuss the links between teacher education research and policies. Analysis of graduate students dissertations and theses defended in recent years shows that the speech of police makers and the media have influenced the choice of research topics and methodologies. Exploring the relationship between research and policies becomes clear that the Evaluator State favors research based on quantitative data, what creates new types of regulations and increases attempts to control the actors of the system. <![CDATA[Qualidade e Educação Superior: A norma de qualidade para a aprendizagem, educação e formação: ISO/IEC 19796-1]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822009000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Em 2005, uma nova norma de qualidade para a aprendizagem, educação e formação, a ISO/IEC 19796-1, foi publicada. O objetivo desta norma é orientar as organizações educacionais a desenvolver sistemas de qualidade e melhorar a qualidade dos seus processos, produtos e serviços. Este artigo busca entender a norma com base em conceitos de qualidade e na tendência à garantia da qualidade. A ISO/IEC é apresentada de forma sucinta, mostrando a metodologia e suas vantagens para as organizações educacionais. É ressaltado que a norma é um modelo de referência e necessita ser adaptada às necessidades e exigências de cada organização.<hr/>In 2005, one new quality standard for learning, education and training, ISO/IEC 19796-1, was published. The objective of these standard is to orient educational organizations to develop quality systems and improve the quality of their processes, products and services. This article objective to understand the ISO/IEC based in some concepts of quality and in the tendency of quality assurance. The pattern is shown in short, showing the methodology and its advantages for educational organizations. However, the standard is a reference model, and needs to be adapted to the needs and requirements of each organization. <![CDATA[Aperfeiçoando os modelos de EAD existentes na formação de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822009000300007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Existem, basicamente, no Brasil dois grandes modelos de EAD, na formação de professores, com muitas variáveis: No primeiro, aparece mais o professor no seu papel tradicional, onde é visto pelos alunos ao vivo (tele-aula) ou em aula gravada (vídeo-aula). Além das aulas, há leituras e atividades presenciais e virtuais (modelo tele/vídeo-aula). No segundo modelo, o professor não “dá aula”, ele se comunica através de materiais impressos e digitais, escritos de forma dialogada e com tutoria presencial em pólos e/ou virtual, através da Internet. Utiliza alguns vídeos eventualmente, não sistematicamente (modelo WEB). O artigo mostra os avanços havidos na EAD na formação de professores e faz algumas propostas para termos efetivamente uma educação a distância de qualidade.<hr/>There are basically two models in Brazil of Distance Learning in teacher education, with many variables: First, the teacher appears in its more traditional role, which is seen by the students live (tele-class) or class recorded (video-class). Besides classes, there are readings and activities and virtual presence (model tele /video-class). In the second model, the teacher does not “give lessons,” he makes his communication through print and digital materials, with mentoring presence in local places or virtual, through the Internet. He uses some videos, not systematically (Web model). The article shows the progress held in Distance Learning in teacher education and make some proposals to have an effective distance education quality. <![CDATA[Identidade profissional docente: uma construção histórico-sociocultural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822009000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este texto analisa resultados de pesquisas realizadas no âmbito escolar e busca relacioná-los com a educação de professores, mais especificamente reflete sobre resultados de uma tese, com abordagem narrativa autobiográfica, que estudou o percurso identitário de quatro professores. A tese teve inspiração nos resultados da dissertação de mestrado, de cunho etnográfico, descrevendo a prática dos professores e suas representações sobre limites e disciplina na sala de aula. Ao longo do texto refletimos sobre a perspectiva da construção da identidade, como um processo integrado, dinâmico, flexível e instável. Nesse sentido, enfatizamos que os fatores que influenciaram as escolhas didático/pedagógicas dos profissionais da educação, participantes daquelas pesquisas, estão vinculados à sua formação identitária, com base em suas trajetórias histórico-socioculturais. Ressaltamos a importância dessa experiência para ser considerada nos cursos de educação de professores, bem como nas experiências exitosas de professores em exercício e em formação continuada.<hr/>This text analyzed research results schools environment and related to the teacher education, more specifically analyzed a thesis results, that worked with narrative auto-biographic, that investigated the identity-forming life history of four teachers. The thesis taking part in the study that were involved in previous master research which worked ethnographic analysis, describing the practice of the teachers and their representation on limits and discipline in the classroom. On the text we reflect on the perspective of the identity construction as an integrated process, dynamic, flexible and instable. At this sense we emphasized the influenced factors in the didactics/pedagogy approaches of the educational professionals who are participated in that research are tied to their identity formation based on their historic-socio-cultural trajectories. We also stressed the relevance this experience to be considered in the teachers formation classes as well as in the well succeeded experiences of the teachers in continue formation. <![CDATA[Saberes e fazeres identitários: a narrativa produzindo professores educadores ambientais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822009000300009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto reflete sobre a construção identitária de professores, de diferentes áreas do conhecimento, enquanto educadores, que vivenciam a Educação Ambiental, em nível de Pós-Graduação e que se constitui a única experiência em Universidade Brasileira. Analisa também as experiências costuradas na teorização sobre identidade docente e argumenta sobre a necessidade de, ao estar em um Programa de Educação Ambiental, assumir a identidade de professores educadores ambientais calcados na experiência. Revela, ainda, que por meio da narrativa em sala de aula, as vivências em construção vão tomando corpo e estruturando-se para a formação de professores neste novo ambiente.<hr/>The goal e of this article is to propose discussions about the formation of the environmental-aware teacher. Firstly, is presents the context in which the authors were made up as environmental-aware educators. Then, some aspects of identity are discussed bringing some theoretical supplements that will support the argumentation about the formation of teachers. at the end of the article stories will be posed so as to make it possible for reader the “refiguration” of his own reality. <![CDATA[Docência no ensino superior: questões e alternativas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822009000300010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Há dois pressupostos aceitos comumente na academia, que se resumem nas seguintes proposições: a universidade é frequentada por adultos e adultos sabem o que querem, portanto, o professor no ensino universitário não precisa preocupar-se com pedagogias; e, para dar aula, o que o professor precisa é simplesmente dominar o conteúdo e ter uma boa comunicação. Diante destas duas afirmações, o artigo apresenta alguns contrapontos, alicerçados em estudos e pesquisas que aportam ideias contemporâneas acerca da dimensão epistemológica inerente aos processos de aprendizagem. São considerados também aspectos de base sociopolítica e cultural que interferem no contexto da sala de aula, bem como são desdobradas algumas alternativas para o cotidiano da sala de aula.<hr/>There are two premises commonly accepted in the academy, that can be summarized into the following propositions: the university is attended by adults and adults know what they want. Therefore, the university teacher doesn’t need to worry about “pedagogias” and, in order to teach his class, what the teacher only needs is knowing the content and have good communication skills. With these two affirmatives in mind, the article presents some counterpoints, based on studies and researches that bring contemporary ideas concerning the epistemological dimensions at the learning process. Social-political and cultural aspects are also considered, as well as some alternatives for the day-by-day classroom routines. <![CDATA[A interdisciplinaridade como princípio de formação docente: limites e possibilidades - o CSFP em questão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822009000300011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo traz reflexões sobre as possibilidades e dificuldades de efetivação de uma prática interdisciplinar como princípio de formação de professores, no contexto sociopolítico, educativo e escolar da década de 1990. Objetiva também analisar se 4 egressas do Curso Superior de Formação de Professores (CSFP) incorporaram os princípios da interdisciplinaridade no seu trabalho cotidiano. Dados foram coletados por meio de grupos focais, entrevistas individuais e observação participante das atividades docentes. A análise, subsidiada por reflexões sobre formação docente, sugere que, apesar dos avanços na prática cotidiana dessas egressas, a interdisciplinaridade foi apenas ensaiada.<hr/>This article brings reflections on the possibilities and the difficulties in carrying out an interdisciplinary practice as a principle for teachers’ formation in the social political and educational context of the 90’s. It also aims at analysing whether four former students in the Higher Education Course for the Formation of Teachers incorporated the interdisciplinary principles into their daily practice. Data were collected in the focal groups, interviews and observations of classroom activities. Based on reflections on teachers’ formation, the analysis suggests that, in spite of the significant progress of the students’ practices, the interdisciplinary principle was only partially incorporated. <![CDATA[Formação continuada de professores: tendências emergentes na década de 1990]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822009000300012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Realizamos uma pesquisa bibliográfica, onde foram selecionados estudos que buscaram problematizar a formação continuada de professores na perspectiva do estado do conhecimento e suas diferentes tendências e modalidades. Identificamos duas grandes tendências que surgiram na década de 1990: (1) Liberalconservadora e (2) Crítico-reflexivo. Nossa compreensão é a de que para elevar a qualidade da atuação dos professores, é imprescindível mobilizar ações capazes de viabilizar melhorias nas condições de trabalho, carreira e salário, mas principalmente impulsionar a renovação dos sistemas de formação continuada, a partir da tendência crítico-reflexivo.<hr/>We carried out a bibliographic survey, which selected studies that sought to examine existing problems in the ongoing training of teachers in Brazil from the perspective of the current understanding and its different trends and approaches. We identified two major trends that appeared in the 1990’s.: (1) Liberalconservative and (2) Critical-reflective. Our understanding is that in order to raise the quality of teachers’ work, it is essential to take the appropriate measures to make feasible improvements in these teachers’ working conditions, careers and salaries, but above all drive forward the renewal of ongoing training systems, based on the critical-reflective trend. <![CDATA[Reforma dos cursos de formação de professores: relações entre as políticas curriculares e a prática pedagógica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822009000300013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Partido do conceito de recontextualização de Bernstein (1996), examinamos textos curriculares sobre a reforma da formação de professores da educação básica produzidos em dois campos: o oficial e o pedagógico. No estudo realizado, as Diretrizes emitidas pelo Conselho Nacional de Educação em 2002 representaram o campo oficial dessas reformas. Na outra ponta está a proposta para cursos de licenciatura elaborada por uma instituição de ensino superior catarinense, a qual representa o campo da prática pedagógica. Por considerarmos a prática como produtora de sentido das políticas curriculares, argumentamos favoravelmente à investigação desse campo nos estudos sobre a reforma da formação de professores.<hr/>Based on the Bernstein’s (1996) concept of recontextualization, we have examined curricular texts about the formation of teachers from the basic education produced in two fields: the official and the pedagogical. In this study, the Guides lines emitted for the National Council of Education in 2002 had represented the official field these reform. In the other hand is the proposal for licenciature’s courses of a superior education institution from the State of Santa Catarina (Brazil) that represents the pedagogical practice field. Because we consider the practice as the producer of sense from the curricular politics, we argue favorably to the inquiry of this field in the studies of the educational’s reform of the teacher formation. <![CDATA[O óbvio na relação pedagógica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822009000300014&lng=en&nrm=iso&tlng=en O que pode parecer ‘óbvio’ na relação pedagógica precisa ser desvelado. O óbvio tem sido evidenciado também pelo uso de conceitos sedimentados empiricamente ou do discurso do senso comum, não refletidos criticamente. O objetivo deste artigo é oportunizar espaço para reflexão crítica para a percepção de que se não considerarmos que o “óbvio do outro é diferente do meu” e não atentarmos, na prática pedagógica, para estas possíveis e prováveis diferenças, poderemos estar encaminhando a ação de “obviar” no sentido de obstar aprendizagens. Buscamos observar, ouvir, refletir e agir em busca da compreensão deste fenômeno e de suas implicações na aprendizagem de alunos e professores, pois aprendemos que a palavra anunciada pode oportunizar múltiplas e diferentes compreensões.<hr/>What seems to be ‘obvious’ in the pedagogical relationship needs to be uncovered. The obvious has been also becoming evident by the uses of sedimentary concepts empirically, or by the common sense discourses non-thought critically as well. The goal of this paper is to give a chance to a critical reflection, perceiving that if we do not consider that “the obvious for someone is not always the same for me”. Besides, in the pedagogical practice, if we do not pay attention to these possible and probable differences, we could be acting in order to “take for granted”, what is opposing the learning. We look for observing, hearing, reflecting and act in search of the comprehension of this phenomenon and its implications in the teachers and students’ learning, because we know that a word pronounced can have multiple and different conceptions. <![CDATA[Estratégias de aprendizagem na formação dos professores: uma análise da produção científica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822009000300015&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho tem por objetivo analisar a produção de conhecimento acerca das estratégias de aprendizagem na formação do professor. Nesse sentido, foi realizado um levantamento dos relatos de pesquisas relacionadas às estratégias de aprendizagem de alunos de cursos superiores, voltados para a formação de professores e/ou de professores em exercício, na literatura internacional e nacional, no período entre 1982 e 2009. Entre os resultados encontrados, destacam-se um maior número de estudos provenientes da literatura internacional e também uma porcentagem reduzida de trabalhos sobre estratégias de aprendizagem envolvendo professores ou alunos de cursos de formação de professores.<hr/>This paper is aimed at analyzing the knowledge production concerning learning strategies of preservice teachers. A survey was carried out, based on the international and national reports of research related to the learning strategies of college students, preservice teachers and/ or inservice teachers, available in the literature from 1982 to 2009. Results evinced a greater concentration of international publications and a scarce number of papers related to the learning strategies of preservice and inservice teachers. <![CDATA[Concepções de professores acerca dos fatores que dificultam o processo da educação inclusiva]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822009000300016&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo, realizado junto a 423 professores, verificou as dificuldades por eles identificadas no processo de inclusão escolar e a que/quem elas são atribuídas. Os dados foram coletados por meio de questionário semiestruturado. Os resultados mostraram que 40% deles creditam a dificuldade à escola (número excessivo de alunos e falta de equipe técnica); 31% a atribuem ao próprio professor; 9% creditam as dificuldades à família; 8% as atribuem ao preconceito; 6% as atribuem aos alunos; 5% destacam a ausência de políticas públicas eficientes e, 1% não vê dificuldades. Na opinião dos professores, o sistema escolar não está preparado para receber alunos com deficiência. Assim, é necessário investir em formação inicial e continuada, além de romper com a estrutura tradicional de escola que está posta.<hr/>The present study verified within 423 teachers the difficulties they attribute or identify in the process of school inclusion. Data was collected through semi-structured questionnaire. Results showed 43% attributed the difficulty to the school (excessive number of students and lack of technical staff); 30% attributed to the teachers; 9% attributed to the family; 8% attributed to the bias; 6% attributed to the students; 5% consider lack of efficient public policies and 1% don’t see any difficulties. According to teachers’ opinions, school system isn’t prepared to receive special needs students. Thereby, it’s necessary to invest in initial and continuous formation, besides break with the school traditional structure that is installed. <![CDATA[Educar na autenticidade em Charles Taylor]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822009000300017&lng=en&nrm=iso&tlng=en Analiso a perspectiva tayloriana da autenticidade através de uma hermenêutica de suas principais obras para propor o significado de educar na autenticidade a partir de Charles Taylor. Com autenticidade e ontologia moral Taylor apresenta uma antropologia ancorada na moral e na ontologia. Com autenticidade e epistemologia se percebe que a perspectiva da autenticidade não exclui o paradigma científico, mas necessita de outros paradigmas, principalmente do hermenêutico. Com autenticidade e linguagem evidencio a compreensão de Taylor sobre a natureza da linguagem e o destaque que ele dá à definição de ser humano como “animal portador de logos”, bem como o significado e as decorrências da perspectiva expressivista. Duas políticas: a da igualdade de direitos de todos e a do reconhecimento das diferenças estão integradas na perspectiva tayloriana da autenticidade. Necessariamente, o ser humano, para ser autêntico, estará em constante referência a horizontes de sentido que transcendem o indivíduo, é o que apresento com autenticidade e transcendência.<hr/>I analyze the Taylor perspective of the authenticity through a hermeneutics of his main works to propose the meaning of educating in the authenticity as of Charles Taylor. With moral authenticity and ontology Taylor presents an anthropology anchored in the morals and in the ontology. With authenticity and epistemology one perceives that the perspective of the authenticity does not exclude the scientific paradigm, but needs other paradigms, mainly the hermeneutics. With authenticity and language I evidence Taylor’s comprehension about the nature of the language and the emphasis he gives to the definition of the human being as “animal bearer of logos”, as well as the meaning and the derivations of the expressive perspective. Two politics: the one of the rights of equality for all and the one of the recognition of the differences are integrated in the Taylor perspective of the authenticity. Necessarily, the human being, to be authentic, will be in constant reference to horizons of a sense that they transcend the individual, is what I present with authenticity and transcendence. <![CDATA[Defesa de teses e dissertações,2008]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822009000300018&lng=en&nrm=iso&tlng=en Analiso a perspectiva tayloriana da autenticidade através de uma hermenêutica de suas principais obras para propor o significado de educar na autenticidade a partir de Charles Taylor. Com autenticidade e ontologia moral Taylor apresenta uma antropologia ancorada na moral e na ontologia. Com autenticidade e epistemologia se percebe que a perspectiva da autenticidade não exclui o paradigma científico, mas necessita de outros paradigmas, principalmente do hermenêutico. Com autenticidade e linguagem evidencio a compreensão de Taylor sobre a natureza da linguagem e o destaque que ele dá à definição de ser humano como “animal portador de logos”, bem como o significado e as decorrências da perspectiva expressivista. Duas políticas: a da igualdade de direitos de todos e a do reconhecimento das diferenças estão integradas na perspectiva tayloriana da autenticidade. Necessariamente, o ser humano, para ser autêntico, estará em constante referência a horizontes de sentido que transcendem o indivíduo, é o que apresento com autenticidade e transcendência.<hr/>I analyze the Taylor perspective of the authenticity through a hermeneutics of his main works to propose the meaning of educating in the authenticity as of Charles Taylor. With moral authenticity and ontology Taylor presents an anthropology anchored in the morals and in the ontology. With authenticity and epistemology one perceives that the perspective of the authenticity does not exclude the scientific paradigm, but needs other paradigms, mainly the hermeneutics. With authenticity and language I evidence Taylor’s comprehension about the nature of the language and the emphasis he gives to the definition of the human being as “animal bearer of logos”, as well as the meaning and the derivations of the expressive perspective. Two politics: the one of the rights of equality for all and the one of the recognition of the differences are integrated in the Taylor perspective of the authenticity. Necessarily, the human being, to be authentic, will be in constant reference to horizons of a sense that they transcend the individual, is what I present with authenticity and transcendence.