Scielo RSS <![CDATA[Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-258220100001&lang=en vol. 33 num. 01 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822010000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Da transmissão de representações à educação da atenção]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822010000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo discute o papel da experiência e o da transmissão geracional nos modos pelos quais os seres humanos conhecem e participam da cultura. Questiona o pressuposto da ciência cognitiva de que o conhecimento existe principalmente na forma de ‘conteúdo mental’ que é passado de geração em geração, e que a cultura é a herança que uma população recebe de seus antepassados. Dialoga com a biologia neodarwiniana e a psicologia cognitiva para situar o desenvolvimento humano além da dicotomia entre capacidades inatas e competências adquiridas. Propõe o conceito de habilidades humanas como propriedades emergentes de sistemas dinâmicos em que cada geração alcança e ultrapassa a sabedoria de seus predecessores. Conclui que a contribuição que cada geração dá à seguinte para o aumento do conhecimento humano se dá menos por um suprimento acumulado de representações e mais por uma educação da atenção.<hr/>The article discusses the role of experience and generational change in the ways human beings know and participate in the culture. It questions the assumption of cognitive science that knowledge exists primarily in the form of ‘mental content’ that is passed from generation to generation, and that culture is a legacy that people receive from their ancestors. The author dialogues with the neo-Darwinian biology and cognitive psychology in order to place human development beyond the dichotomy between innate abilities and skills. He proposes the concept of human skills as emergent properties of dynamical systems where each generation achieves and exceeds the wisdom of their predecessors. He concludes that the contribution for the increase of human knowledge that each generation gives to the following is given least as a cumulative supply of representations and more for an education of attention. <![CDATA[Os saberes da cura e a condição humana: cenas do momento presente em terras navajo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822010000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O encontro de espiritualidades e práticas de cura navajo com a modernidade, no presente momento, precisa ser compreendido dentro de uma análise existencial de temporalidade, tradição, dominação e momentaneidade. A análise das exigências práticas e das nuances experienciais dos saberes da cura em uma performance da cerimônia do Caminho da Noite navajo nos permite elaborar este argumento.<hr/>The encounter of Navajo spirituality and healing practice with modernity in the present moment must be understood within an existential appreciation of temporality, tradition, domination, and immediacy. Examining the practical exigencies and experiential nuances in a performance of the Navajo Nightway ceremony allows us to elaborate this insight. <![CDATA[A exclusão não está longe daqui: a natureza como potencial operador biopolítico em algumas etapas da formação do Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822010000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Em processo marcado por elementos de continuidade e descontinuidade, problemáticos, mas perceptíveis, a “exclusão” fez parte do processo formativo do Brasil, seja em âmbito colonial seja em âmbito pós-colonial. Nesse sentido, e nos diferentes momentos históricos, a natureza funcionou como um meio que hoje poderíamos definir conceitualmente “biopolítico” na estruturação de dinâmicas de soberania e poder. De certa maneira, os discursos produzidos acerca da natureza e dos elementos que a compõem, participam de uma dinâmica complexa de elaboração de narrativas, que se apresentam enquanto um ato de verdade e um instrumento pedagógico de construção e direcionamento do olhar do homem hodierno. Como objeto central do presente artigo, levando em conta essa dimensão de produção do “real” e de controle sutil do “bíos”, busca-se analisar as relações presentes em diferentes fenômenos histórico-sociais que fundam e (re)fundam um ambiente brasileiro - a colonização e a imigração/colonização - em sua relação com os instrumentos de controle e regulação ativados em situações de exercício do biopoder. Partindo de uma problematização teórica sobre o caráter da colonização na primeira modernidade, a análise individua alguns traços precursores e problemáticos de uma técnica de governo dos viventes dentro do discurso colonial do século XVI. No que se refere ao momento do fenômeno imigratório de massa, de finais do século XIX, procura-se entender os mecanismos de fundação de uma imagem de civilidade e civilização, os quais transitam pela exclusão e destruição daquilo que é autóctone, em uma relação de exercício do poder, a partir de um excluído que constrói espaços excludentes.<hr/>In a process marked by elements of continuity and discontinuity, problematics and to be thought, even though perceptibles, the “exclusion” made part of the Brazilian Nation building process, in colonial and post-colonial spheres. In this sense, and in different historical moments, the nature works as a way that nowadays we can define conceptually as “biopolitic” in the production of sovereignty and power dynamics. The discourses produced about the nature are part of a complex dynamic of narratives elaboration that present themselves as a truth act and a pedagogical instrument in the construction of the modern man’s glance. As the main object of this article, considering this aspect of the production of the “real” and of the “bios”subtle control, we try to analyze the relationships presents in the different social and historical phenomenon that found and (re)found a Brazilian environment - the colonization and the immigration/colonization - related to the control and regulation instruments activated in the situations of biopower practice. The analysis, that depart from a theoretical interrogation about the mettle of the colonization in the first modernity, specify some precursor and problematics traces of a technical of the government of the life in the colonial discourse of the 16th Century. In relation to the moment of the mass immigration phenomenon, in the end of the 19th Century, we try to understand the foundation mechanisms of a civil and civilization image in which cross the exclusion and the destruction of the native things, in a practice of power that presents as the departure point an excluded that builds spaces of exclusion. <![CDATA[Geração de ambiências: três conceitos articuladores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822010000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste artigo é expor três conceitos, ou nexos ideativos, articuladores do conceito de geração de ambiências: a relação meio em torno/meio entre, a interpretação instauradora, a relação dialógica das lógicas/dialógica do diálogo. Esses conceitos têm sido consolidados como nexos ideativos e bases operacionais para o conceito de geração de ambiências, ao longo de um percurso de diálogos com diversas práticas.<hr/>The objective of this article is to expose three concepts, or idea connections, articulators of the concept of generation of environments: the relation environment round/environment among, the establishing interpretation, the dialogal relation of the logisc/dialogal relation of the dialogue. These concepts have been consolidated as idea connections and operational bases for the concept of generation of environments along the course of dialogues with several practices. <![CDATA[Educação ambiental no Rincão Gaia: pelas trilhas da saúde e da religiosidade numa paisagem ecológica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822010000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho investiga relações entre ecologia, religião e saúde, a partir de uma etnografia fenomenológica, que encontra em Merleau-Ponty, Thomas Csordas e Tim Ingold suas principais referências teórico-metodológicas. O lugar desta etnografia foi o Rincão Gaia, a sede rural da Fundação Gaia, ONG fundada pelo ecologista José Lutzenberger. Localizado em Pantano Grande, a 120 km de Porto Alegre, o Rincão Gaia é o lugar onde acontecem trilhas educativas, cursos de educação ambiental, oficinas ligadas à temática ecológica e atividades de ecoturismo. O artigo toma o Rincão Gaia como uma paisagem que articula aprendizagens ambientais com experiências de religiosidade, saúde e cura.<hr/>This paper focus the relationship among ecology, religion, and health based on a phenomenological ethnography. Merleau-Ponty, Thomas Csordas and Tim Ingold are the main authors for the theoretical and methodological references. The place of this ethnography was the Rincão Gaia, the rural place of Gaia Foundation, an NGO founded by the environmentalist José Lutzenberger. Located in Pantano Grande, 120 km from Porto Alegre (RS), the Rincão Gaia is the local where occur educational trails, environmental education, workshops related to the ecological theme and touristic activities. The article takes the Rincão Gaia as a landscape that combines environmental learning with experiences of religion, health and healing. <![CDATA[Cotas para estudantes indígenas: inclusão universitária ou exclusão escolar?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822010000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en No contexto político nacional, há avanços e consensos em relação à implementação de uma política pública diferenciada para a educação escolar indígena. Mesmo com a garantia dos direitos indígenas previstos na Constituição Federal de 1988, os povos indígenas têm encontrado dificuldades de inserção no sistema de ensino. Mesmo morando nas cidades, as comunidades são amparadas pela legislação, porém as especificidades da cultura indígena ainda não são respeitadas, ou seja, na mesma escola, há alunos indígenas e não-indígenas. A política de cotas para indígenas universitários está longe de atender as demandas apresentadas, pois, ainda que garanta a inserção na escola, não privilegia a cultura desses.<hr/>In the national political context, there are advancements and consensus in relation to the implementation of a diverse public policy concerning the indigenous school education. Even with the guarantee of the indigenous rights in the Federal Constitution of 1988, the Indian people have encountered difficulties in the inclusion in the educational system. Even though they live in the cities, the communities are supported by the legislation, however the specificities of the Indian culture are not respected, and this means that in the same school, there are Indians and non-Indians. The policy for cotes for Indians University students is far from attending their demands because they guarantee the Indian’s inclusion in the school but do not privilege their culture. <![CDATA[Perfil da educação do campo: na escola do São Francisco do Bandeira no Município de Dois Vizinhos-PR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822010000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en A educação é a sistematização de um conjunto de valores, ideias, princípios, conhecimentos teóricos e empíricos, baseados na cultura de uma sociedade, que agrega valores em diferentes fases do desenvolvimento sociocultural. Esta definição é importante para fazer uma abordagem diferenciada da escola do campo e do processo de ensino-aprendizagem nela desenvolvido, principalmente, quando se analisa os altos índices de rotatividade de docência e a ausência de políticas educacionais diferenciadas, que visem ao incentivo de uma educação do campo e que primem pela real necessidade que o homem do campo tem em sua formação. Em face desses fatores, a escola do campo está deixando de ter significado para os alunos e deixando de cumprir sua principal missão: transformar vidas. Faz-se necessário um conglomerado de fatores conjuntos, intrínsecos e extrínsecos, para que esta situação possa ser revertida, como, por exemplo: alteração da grade curricular, política de bolsas de estudo nas áreas que se relacionam com o campo, capacitação técnica dos docentes, melhoramentos na estrutura funcional e tecnológica das unidades escolares, melhoramento no transporte, tanto dos docentes quanto dos alunos, e políticas macroeconômicas que visem ao desenvolvimento do campo como um todo.<hr/>Education is the systematization of a set of values, ideas, principles, theoretical and empirical knowledge that are based on the culture of a company that adds value at different stages of sociocultural development. Given that this definition is important for a differentiated approach to the field of school and the teaching-learning process developed in this, especially when considering the high rates of teacher turnover, lack of educational policies differentiated, all aimed at encouragement of education of the field that the prime real need that the man of the field in their training needs in light of these factors that the school leaving the field to have meaning for the students and leaving to fulfill its primary mission: transforming lives. It is necessary, a conglomerate of factors sets, intrinsic and extrinsic, that this situation can be reversed, eg change of grade curriculum, policy of scholarships in the areas related to the field, technical training of teachers, improvements in technology and organizational structure of school units, improvement in the transport of both students and teachers about the macro-economic policies aimed at the development of the field as a whole.