Scielo RSS <![CDATA[Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-258220100003&lang=pt vol. 33 num. 03 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822010000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Formação de professores: a constituição de um campo de estudos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822010000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto analisa o processo de constituição do campo de formação de professores, com base em cinco critérios propostos por Garcia (1999): existência de objeto próprio, metodologia específica, uma comunidade de cientistas que define um código de comunicação próprio, integração dos participantes no desenvolvimento da pesquisa e reconhecimento da formação de professores como um elemento fundamental na qualidade da ação educativa, por parte dos administradores, políticos e pesquisadores. Apoiado em pesquisas da área, assim como em várias iniciativas da comunidade científica, o texto conclui que houve muitos avanços, nos últimos dez anos, no sentido da constituição de um campo autônomo de estudos e aponta alguns caminhos para fortalecer a área.<hr/>The paper examines the process of establishing the field of teacher education, based on five criteria proposed by Garcia (1999): the existence of an object; particular methodology; a community of scientists that sets a code of communication; involvement of teachers in the research development; and acknowledgment by administrators, politicians and researchers that teacher education is a key element in the quality of education. Based on research data, as well as on the many activities of the scientific community, the paper concludes that there have been many improvements in the last ten years towards the establishment of an autonomous field of studies and points out some steps to strengthen the area. <![CDATA[Algumas reflexões em torno da formação inicial de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822010000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo apresentamos um conjunto de reflexões sobre aquilo que consideramos como (alguns dos) aspectos essenciais na formação inicial de professores. Este exercício decorre dos trabalhos em que temos estado envolvidas ao longo dos últimos anos, quer na formação de professores, quer em projectos de investigação que temos vindo a realizar neste domínio. Mais concretamente, reflectimos sobre o processo de tornar-se professor, a natureza complexa e problemática do ensino, a teoria e a prática na formação inicial e o papel da investigação e da reflexão e ainda o papel e influência dos formadores de professores. Terminamos com algumas pistas que poderão ser objecto de maior investigação e reflexão no futuro.<hr/>This paper discusses a number of reflections on what are considered to be key issues in initial teacher education. Drawing upon work carried out in the context of teacher education and in research over the last years, this paper analyses the process of becoming a teacher, the complex and problematic nature of teaching, theory and practice in initial teacher education and the role of research and reflection, and the role and influence of teacher educators. The paper concludes with some aspects that might be developed further in the context of educational research. <![CDATA[A problemática dos professores iniciantes: tendência e prática investigativa no espaço universitário]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822010000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A reflexão que toma os docentes iniciantes como eixo de análise vem se estabelecendo de forma crescente em muitos países. Nesse estudo estão focadas as tendências de análise do tema, com recorte especial na docência do ensino superior, num contexto de ampliação do acesso a esse nível de escolarização. Como os jovens professores se integram nas atividades de ensino? Que vem sendo estudado no campo da iniciação à docência que poderia impactar a universidade? Esses são questionamentos que mobilizam o aprofundamento investigativo, procurando explicitar a importância do tema numa dimensão pedagógica e política.<hr/>The reflection which takes beginning teachers as its axis of analysis has been getting growingly implanted in many countries. This study focuses the trends of anaysis of that theme, especially outlining higher education teaching in a context of expansion of access to that level of schooling. How do young teachers integrate to teaching activities? What has been studied in the field of introduction to teaching that could impact university? Such questions mobilize in-depth investigation, attempting to explicit the importance of the theme both pedagogically and politically. <![CDATA[Desafios aos professores na construção de mudanças educacionais e curriculares: que possibilidades e que constrangimentos?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822010000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste texto, mobilizam-se argumentos que têm apoiado propostas curriculares centralizadas versus descentralizadas e discutem-se os papéis que, nesses modos de configurar o currículo e a educação escolar, são atribuídos aos professores. De modo mais específico, focam-se os desafios que, em Portugal, se têm colocado às escolas e aos professores na construção de inovações geradoras de mudanças que melhorem a qualidade das aprendizagens e contribuam para uma maior justiça social e enunciam-se possibilidades e constrangimentos que têm de enfrentar.<hr/>In this text, the authors mobilize arguments that have supported curriculum proposals centralized versus decentralized and discuss the roles that are attributed to teachers in these modes to set the curriculum and school education. In more specific way, the text focus the challenges that in Portugal are placed to schools and teachers in building innovations that create changes to improve the quality of learning and to contribute to greater social justice. The text enunciate too the possibilities and constraints that the teachers have to face. <![CDATA[A didática na formação pedagógica de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822010000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esse artigo discute a didática na formação pedagógica de professores nos cursos de licenciaturas, as prioridades estabelecidas para a formação dos professores, a tendência e o papel da didática nessa formação hoje. Resulta de pesquisa de abordagem qualitativa com professores e coordenadores dos cursos de licenciatura de cinco universidades do Paraná. Mostra que a didática tende a priorizar aspectos específicos do fazer pedagógico em detrimento da sua dimensão de totalidade. Indica uma ênfase na aprendizagem: “aprender a aprender”, centralizada no aluno como sujeito intelectualmente ativo, criativo, produtivo, capaz de dominar os processos de aprender.<hr/>This subject discusses the teaching in the teacher’s pedagogical formation of degree courses, the establishment of priorities for the teacher’s formation, the current and the role of the teaching on this formation nowadays. It results of a qualitative approach research with professors and coordinators who work on degree courses of five universities in Paraná. It shows that teaching has a tendency to prioritize specific aspects of teaching practice instead of her total dimension. It indicates an emphasis on the learning: “learn to learn” aimed on the student like an intelligent active subject, creative, productive and able to domain his learning procedures. <![CDATA[Os professores formadores e os saberes de orientação mediante ações tutorais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822010000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste trabalho identificamos saberes de orientação que professores orientadores mobilizam mediante o trabalho desenvolvido em atividades de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado. Na pesquisa qualitativa, investigamos quatro professores de um Curso de Licenciatura em Química, surgindo saberes de orientação: dialógicos e afetivos; relativos à autoformação e auto-organização; ação colaborativa; técnico-científicos e pedagógicos relativos às áreas de conhecimento e os saberes sobre os processos teórico-práticos de aprendizagem da docência. Destacamos que os formadores desenvolvem os saberes dialógicos e afetivos e os de autoformação e auto-organização baseados na reflexão permanente. Os saberes de orientação voltados à ação colaborativa, os técnico-científicos e pedagógicos e os relativos processos teórico-práticos da aprendizagem sobre a docência precisam ser mais mobilizados na universidade e nas parcerias interinstitucionais.<hr/>In this paper we identify the advising knowledge that advisors exercise during the their activities in the “Teaching Practices” and “Oriented Training” disciplines. Using qualitative methods, we investigate four professors from an undergrad course that forms Chemistry Teachers. The flowing advising knowledges were identified: dialogic, affective, self-education; self-organization; collaborative action; knowledge on technical-scientific and pedagogical relative to chemistry and on the processes of learning to teach. The knowledges dialogic and affective, and self-formation and self-organization were built based on the constant reflexion. The remaining knowledges have to be developed through partnerships inside and between (or among) institutions, and greatly improve the education of teachers in formation. <![CDATA[O diálogo acadêmico entre orientadores e orientandos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822010000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto tem o objetivo de discutir a voz de orientandos e seus respectivos orientadores sobre as contribuições e fragilidades de ambos para o êxito da produção acadêmica. Trata-se do recorte de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida em cursos de pós-graduação da UnB. O campo empírico foi o curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação. Os sujeitos da pesquisa foram vinte e oito alunos egressos do mestrado, com seus respectivos orientadores, no total de dezoito. O instrumento de pesquisa aplicado ao orientando foi o questionário e, ao orientador, a entrevista. A pesquisa revelou que, nem sempre, a forma como orientador e orientando se apresentam corresponde ao olhar do outro, apesar da identificação de pontos convergentes. Entender os meandros do cruzamento desses olhares é o desafio do texto.<hr/>The objective of this paper is to discuss the opinion of students and their academic orientators about the fragilities and the contributions of both for the success of academic production. It is part of a qualitative research developed in the Masters in Education Post Graduation Program at the University of Brasília - UnB. The subjects of the research were twenty-eight students who had already finished their masters and their academic orientators, a total of eighteen. The instruments to collect the data were students’ questionnaires and the orientators were interviewed. The data showed that students and academic orientators do not always have the same opinion about their participation and contribution in the process. Understanding the real meaning of these different points of view is the target of this text. <![CDATA[Sobre filosofia e educação: racionalidade, diversidade e formação pedagógica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822010000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto tem o objetivo de discutir a voz de orientandos e seus respectivos orientadores sobre as contribuições e fragilidades de ambos para o êxito da produção acadêmica. Trata-se do recorte de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida em cursos de pós-graduação da UnB. O campo empírico foi o curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação. Os sujeitos da pesquisa foram vinte e oito alunos egressos do mestrado, com seus respectivos orientadores, no total de dezoito. O instrumento de pesquisa aplicado ao orientando foi o questionário e, ao orientador, a entrevista. A pesquisa revelou que, nem sempre, a forma como orientador e orientando se apresentam corresponde ao olhar do outro, apesar da identificação de pontos convergentes. Entender os meandros do cruzamento desses olhares é o desafio do texto.<hr/>The objective of this paper is to discuss the opinion of students and their academic orientators about the fragilities and the contributions of both for the success of academic production. It is part of a qualitative research developed in the Masters in Education Post Graduation Program at the University of Brasília - UnB. The subjects of the research were twenty-eight students who had already finished their masters and their academic orientators, a total of eighteen. The instruments to collect the data were students’ questionnaires and the orientators were interviewed. The data showed that students and academic orientators do not always have the same opinion about their participation and contribution in the process. Understanding the real meaning of these different points of view is the target of this text. <![CDATA[Como se tornar o pior aluno da escola: manual completo, ilustrado, revisado e não recomendado para estudantes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822010000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto tem o objetivo de discutir a voz de orientandos e seus respectivos orientadores sobre as contribuições e fragilidades de ambos para o êxito da produção acadêmica. Trata-se do recorte de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida em cursos de pós-graduação da UnB. O campo empírico foi o curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação. Os sujeitos da pesquisa foram vinte e oito alunos egressos do mestrado, com seus respectivos orientadores, no total de dezoito. O instrumento de pesquisa aplicado ao orientando foi o questionário e, ao orientador, a entrevista. A pesquisa revelou que, nem sempre, a forma como orientador e orientando se apresentam corresponde ao olhar do outro, apesar da identificação de pontos convergentes. Entender os meandros do cruzamento desses olhares é o desafio do texto.<hr/>The objective of this paper is to discuss the opinion of students and their academic orientators about the fragilities and the contributions of both for the success of academic production. It is part of a qualitative research developed in the Masters in Education Post Graduation Program at the University of Brasília - UnB. The subjects of the research were twenty-eight students who had already finished their masters and their academic orientators, a total of eighteen. The instruments to collect the data were students’ questionnaires and the orientators were interviewed. The data showed that students and academic orientators do not always have the same opinion about their participation and contribution in the process. Understanding the real meaning of these different points of view is the target of this text. <![CDATA[Defesas de teses e dissertações: 2009]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822010000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto tem o objetivo de discutir a voz de orientandos e seus respectivos orientadores sobre as contribuições e fragilidades de ambos para o êxito da produção acadêmica. Trata-se do recorte de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida em cursos de pós-graduação da UnB. O campo empírico foi o curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação. Os sujeitos da pesquisa foram vinte e oito alunos egressos do mestrado, com seus respectivos orientadores, no total de dezoito. O instrumento de pesquisa aplicado ao orientando foi o questionário e, ao orientador, a entrevista. A pesquisa revelou que, nem sempre, a forma como orientador e orientando se apresentam corresponde ao olhar do outro, apesar da identificação de pontos convergentes. Entender os meandros do cruzamento desses olhares é o desafio do texto.<hr/>The objective of this paper is to discuss the opinion of students and their academic orientators about the fragilities and the contributions of both for the success of academic production. It is part of a qualitative research developed in the Masters in Education Post Graduation Program at the University of Brasília - UnB. The subjects of the research were twenty-eight students who had already finished their masters and their academic orientators, a total of eighteen. The instruments to collect the data were students’ questionnaires and the orientators were interviewed. The data showed that students and academic orientators do not always have the same opinion about their participation and contribution in the process. Understanding the real meaning of these different points of view is the target of this text.