Scielo RSS <![CDATA[Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-258220110002&lang=es vol. 34 num. 02 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822011000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[(Auto)Biografia de um bairro rural paulista: mistérios, olvidos, segredos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822011000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Mediante o cruzamento do caderno de campo com as entrevistas produzidas ao longo de uma pesquisa de história oral conduzida num bairro rural de Vale do Ribeira (SP), nos anos oitenta do século passado, o ensaio se apresenta como uma série de apontamentos sobre o vivido de uma pesquisadora no seu trabalho, os desentendimentos possíveis ocasionados pela presença de um pesquisador numa comunidade camponesa, além dos olvidos e segredos que estão inseridos na trama da construção de uma (auto)biografia no seio de uma coletividade.<hr/>By crossing the field notebook with interviews produced along an oral history research conducted in a rural neighborhood of Vale do Ribeira (SP) in the eighties of last century, the essay brings up a series of notes concerning the experience of a researcher in her work, the friction caused by the possible presence of a researcher in a peasant community, and on the overlooked and the secrets that are embedded in the plot of the building of a collective (auto)biography within a collectivity. <![CDATA[Exploração do sujeito problemático: história de vida, subjetividade, experiência de vida]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822011000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Recentes e novas agendas sobre aprendizagem ao longo da vida mudaram a forma política do discurso da educação (institucional) para o indivíduo e da aprendizagem em todos os aspectos da vida. Ao mesmo tempo, pode-se ver no discurso acadêmico e profissional um forte interesse em conceitos da vida individual. Quais são as perguntas que os decisores políticos e como os pesquisadores tentam responder? A pesquisa crítica em educação de adultos deve teorizar as condições de aprendizagem. Em um capitalismo modernizado, os sujeitos estão se tornando visíveis e significativos na sua pluralidade, ao mesmo tempo em que o conhecimento e a competência se tornam um fenômeno social. A fim de evitar a individualização do indivíduo, o artigo desenvolve uma concepção de pesquisa de história de vida com base em uma noção de experiência social e ambivalência, que vê a aprendizagem do sujeito emergente/visível como a dinâmica cultural e social de fazer sentido, referindo-se a uma tradição cultural de análise empírica de um arcabouço teórico para entender a relação entre a prática social, linguagem e aprendizagem. É um quadro baseado na teoria psicanalítica e crítica social, e sugere que a biografia individual de aprendizagem pode ser melhor analisada como uma versão específica de uma situação social para o indivíduo.<hr/>Recent new agendas of lifelong learning has moved the policy discourse form (institutional) education to the individual and lifelong learning in all aspects of life. Simultaneously we can see in the academic and professional discourse a strong interest in concepts of the individual life. What are the questions the policy makers as well as researchers try to respond? A critical research into adult learning must theorize the learning conditions in a modernized capitalism. The individual subjects are becoming visible and significant in their plurality, while at the same time as knowledge and competence has become a societal phenomenon. In order to avoid to individualize the indvidual the article develops a conception of life history research on the basis of a notion of social experience and ambivalence, which sees the learning of the emerging/visible subject as dynamics of cultural and social meaning making, referring to a tradition of empirical cultural analysis a theoretical framework to understand the relation between social practice, language and learning. It is a framework based in psychoanalytical and critical social theory, and suggests that the individual learning biography can best be analyzed as a specific version of a societal situation for the individual subject. <![CDATA[A experiência em formação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822011000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Focaliza-se as narrativas autobiográficas como prática pedagógica, com o objetivo de refletir sobre a ressignificação da experiência, no contexto da formação de formadores. Inicialmente, expõem-se alguns recortes históricos para definir a noção de experiência e pontuar aproximações sobre sua fluidez e impermanência, a partir dos estudos de Dilthey, Gadamer, Jay e Ricoeur. Apresenta-se, em seguida, o grupo reflexivo como dispositivo de formação de formadores e discutem-se as diferentes etapas do seu funcionamento nos ateliês de escrita autobiográfica, que constituem a parte prática de uma disciplina teórica sobre pesquisa (auto)biográfica, na pós-graduação. Finalmente, traz-se nosso entendimento sobre os vínculos que se entretecem entre linguagem, reflexividade biográfica e consciência histórica, nas narrativas de si. Nas considerações em aberto, problematiza-se o lugar da escrita autobiográfica como prática de formação na modernidade avançada.<hr/>We will lay our emphasis about autobiographical narratives as pedagogical practice in order to think on the redefinition of experience in the training of trainers context. We bring, first, some historical analysis to define the notion of experience and to punctuate approaches about its fluidity and impermanence, from studies of Dilthey, Gadamer, Jay and Ricoeur. Next, we will present the reflexive group, as a device to train trainers, and we will discuss the different stages of its operation in the studios of autobiographical writing, which is the practical part of a theoretical course on (auto) biographical research, in graduate school. Finally, we bring our understanding about the links that are interwoven between language, biographical reflexivity and historical awareness, in the narratives of one´s self. In the open considerations, we will discuss the place of autobiographical writing as practical training in advanced modernity. <![CDATA[Sobre o conceito de formação na abordagem (auto)biográfica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822011000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo focaliza a análise do conceito de formação no contexto da abordagem (auto)biográfica. Observa-se que, no campo educativo, para além da contribuição nos processos de investigação, a especificidade da referida perspectiva coloca-se, nomeadamente, por seu potencial formador. Busca-se, assim, ao longo do texto, trazer reflexões sobre sentidos da formação, inicialmente destacando o conceito por meio da revisão de literatura e, a seguir, tematizando as articulações possíveis quanto à aprendizagem experiencial e aos processos identitários, que, de forma recorrente, interrelacionam-se à formação, na literatura estudada.<hr/>The present article has its focus on the study of the concept of formation on an auto-biographical approach context. In the educational field we have noticed that, far beyond the contribution in the investigation processes, the specificity of the mentioned perspective is reputedly placed by its potential former. We aim, thus, throughout the text, to rouse reflections on formation senses, firstly detaching the concept through a review of the literature and, secondly, presenting possible articulations regarding experiential learning and identitarian processes which, in a recurrent way, have mutual relationship with formation in the mentioned literature. <![CDATA[Memoriais de formação: a (re)significação das imagens-lembranças/recordações-referências para a pedagoga em formação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822011000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto analisa, à luz dos constructos imagens-lembranças (conforme Bachelard) e recordaçõesreferências (na concepção de Josso), a experiência com o Seminário de Investigação-Formação em desenvolvimento, mediante trabalho com Memoriais de Formação, no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação - FACED - da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. No texto, busca-se esclarecer o conceito Memorial de Formação, de natureza diferente de memoriais escritos com intencionalidade diversa. Tais construtos são produto do trabalho de Investigação-Formação em desenvolvimento com alunas do primeiro semestre do referido curso, no âmbito da pesquisa “O sujeito singular-plural - narrativas de vida, identidade, docência e educação continuada do professor”.<hr/>The paper analyzes under the constructs images-remembrances (according to Bachelard) and memories-references (as Josso’s conception), the experience with the Research-Training Seminar that we are developing through memorials written by future educators that attend the Course of Pedagogy, at Faculty of Education - FACED, at Catholic University of Rio Grande do Sul - PUCRS. We attempt to clarify the concept of Memorial Training that is a different kind of memorials written with diverse intention. These constructs are the product of Research Training that we are developing with students of the mentioned course, within the scope of the research “The singular-plural subject - story of life, identity, teaching and teacher´s continuing education”. <![CDATA[Movimentos (auto)formadores por entre a pesquisa e a escrita de si]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822011000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto tem como intuito visibilizar alguns fragmentos referentes ao processo (auto)formativo da pessoa na pesquisadora, implicada na pesquisa e na escrita de si. Numa espécie de exercício hermenêutico de si e do outro, o texto vai mostrando os processos pelos quais nos tornamos o que somos e como vamos sendo, a partir dos estudos das histórias de vida em formação, com alguns aportes do imaginário. As problematizações aparecem num duplo movimento: Por que pesquisamos? O que pesquisamos? Desse modo, vai compondo os achados da pesquisa história de vida em formação, realizada com oito alunas do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas, no período de quatro anos, para mostrar as matrizes existenciais e simbólicas que regem as escolhas profissionais.<hr/>This text has the intention to enlighten some fragments of the proceedings on researcher (self) education, involved in research and writing about herself. In a kind of hermeneutic exercise of self and others, the text will show the processes of how we become what we are and how we are being, from the studies of life histories in formation, with some contributions from the imaginary. The questions are displayed in a double movement: why we research? What we research? Thus, we will compose the research findings of life history research, carried out with eight students in the School of Education, during four years, at the Federal University of Pelotas, to show the existential and symbolic matrices which conduct the professional choices. <![CDATA[Formação docente e dispositivo grupal: aprendizagens e significações imaginárias no espaço biográfico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822011000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social - GEPEIS - começou a questionar-se sobre a importância do grupo de pesquisa para a formação docente. Almeja-se, nesta pesquisa, conhecer as possibilidades de pensar o grupo como um dispositivo de formação; identificar os saberes e as representações construídas pelas pessoas que compartilham a experiência da produção coletiva em um grupo de estudos e pesquisas; contribuir para a sustentação de alternativas teóricas no campo da formação de professores. Busca-se, através das trajetórias de formação dos sujeitos, conhecer as aprendizagens, as significações imaginárias e a possibilidade de ver o grupo como um dispositivo de formação. Nesses resultados, uma característica forte mencionada pelos sujeitos foi a diversidade como fator positivo no grupo, o intercâmbio de ideias, pensamentos, aprendizagens e vivências que esse espaço coletivo pode proporcionar.<hr/>The Research and Study Group in Education and Social Imaginary - GEPEIS - has come to question about the importance of the group space for the professor formation. We direct towards getting to know the possibilities of considering the group as a formation tool, identifying knowledge and the representations built by the people that share the experience of the collective production in a research and study group; also, contributing for the support of the theoretical alternatives in the professor formation field. Through the different subject formation paths we aim at cognizing learning, the imaginary significations and the possibility of perceiving the group as a formation tool. The diversity as a positive factor in the group, the exchange of ideas and thoughts, the acquired learning and life experiences that this collective space is able to provide was a strong characteristic which was mentioned by the subjects once we analyzed the results. <![CDATA[Velhas histórias coladas à pele: a importância das histórias de vida na formação do professor]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822011000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste texto é refletir sobre a importância das narrativas e histórias de vida na formação do professor; problematizar a narrativa que dá forma ao vivido enquanto experiência de vida e aprendizagem, tomando-a uma experiência de estranhamento no processo de ensino-aprendizagem e produção do sujeito. O fio condutor é o veio teórico-metodológico da pesquisa com Histórias de Vida, tendo a narrativa autobiográfica e as biografias educacionais como fontes, além do trabalho com identidades pessoais e coletivas, construídas em processos sócio-históricos.<hr/>The aim of this paper is to discuss the importance of narratives and life stories in teacher education. Problematize the narrative that gives shape to the lived while life experience and learning, taking it as an experience of estrangement in the process of teaching learning and production of the citizen. The common thread is the shaft’s theoretical and methodological research with Life Stories, and the autobiographical narrative, as well as educational biographies such as source, and the research with personal and collective identities, built in socio-historical processes. <![CDATA[Abordagem (auto)biográfica: narrativas de formação e de autorregulação da aprendizagem reveladas em portfólios reflexivos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822011000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo apresenta uma reflexão sobre narrativas (auto)biográficas registradas nos portfólios reflexivos de estudantes de um curso de formação inicial em Educação Básica (Portugal) e de um curso de Educação Superior em Pedagogia (Brasil). A investigação teve como foco evidenciar o possível elo entre narrativas (auto)biográficas e aprendizagem autorregulada, no processo de formação de professores. O material analisado permitiu visualizar questões que emergiram, relativas às aprendizagens e ao desenvolvimento de competências: o papel dos aprendizes de professor nas aprendizagens; a apropriação dos conteúdos; a consciência dos próprios processos de aprendizagem; o comprometimento com a aprendizagem e o desenvolvimento da tomada de decisão.<hr/>This article presents a reflection on (auto)biographical narratives that were registered in the reflexive portfolios by students from a Basic Education course (Portugal) and a Higher Education course, Pedagogy (Brazil). The investigation focused on highlighting the possible link between (auto)biographical narratives and self-regulated learning in teachers’ education process. The material analyzed allowed viewing issues that emerged about learning and skills development: the role of the future teacher in learning; ownership of contents, awareness of own learning processes, a commitment to learning, and how to increase decisionmaking. <![CDATA[Uma história das práticas de ensino da leitura e da escrita na produção autobiográfica de professores e alunos no Brasil (1870-1970)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822011000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto aborda investigação que discute amplamente a natureza das informações advindas das reconstruções memorialísticas e ficcionais e sublinha a possibilidade de se apreender, mediante o exame de tais fontes, as maneiras pelas quais os sujeitos constroem os sentidos das experiências de vida escolar e como estas integram-se ao desenvolvimento dos sujeitos ao longo de tempos diversos da existência. A pesquisa analisa tanto perspectivas reconstruídas a partir da posição de alunos quanto a partir do lugar dos professores. Em ambos os casos, são frequentes as referências às práticas de ensino da leitura e da escrita. Evidentemente, tais referências são melhor compreendidas à luz da história da escolarização e da análise de outras práticas sociais, mas também é de se sublinhar o fato de que as referências às experiências de vida escolar e, em especial, aquelas ligadas ao aprendizado da leitura e da escrita, são numerosas nas fontes autobiográficas.<hr/>The text analyse the ways of appropriation of teachers’ and students’ school life experiences described in literary and memorialistic writings. In this investigation, we discuss the nature of information reconstructed in memorialistic and fictional texts and point out the possibility to know, through these sources, the ways in which people build the senses of their school life experiences and how these are constructed in different moments of life. The research analyses both the students’ and the teachers’ perspectives. In these sources, we often find references to reading and writing teaching practices. Evidently, these references can be better understood by the History of School and the analysis of other social practices, but it is also necessary to observe that references to school life experiences, and, especially, the references on learning how to read and write are numerous in autobiographical sources. <![CDATA[Territórios das escritas do eu: pensar a profissão - narrar a vida]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822011000200012&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto apresenta reflexões sobre possíveis aproximações entre memória, formação e profissionalização, para discutir percursos pessoais e coletivos de educadores, com vistas a destacar um corpo de saberes experienciado pelos professores e um sistema normativo de controle do magistério, no campo educacional baiano. Discute como imprimiram marcas no tocante à história da profissão docente, a partir da discussão teórica sobre entrevistas narrativas realizadas com educadores baianos que exerceram fortes influências no cenário educacional da Bahia entre os anos 1940 e 1980 e ainda exercem, atualmente, um ‘ofício’ profissional. O eixo central deste trabalho consiste em discutir questões concernentes à história da profissão e da profissionalização docente, no país, e a aspectos teórico-metodológicos das entrevistas narrativas.<hr/>This paper presents reflections upon some possible approximations between memories, education and professionalization so as to discuss personal and collective itineraries of educators. We aim, throughout this process, to highlight a set of knowledge, experienced by the teachers and a normative system of control in Bahia educational field. We discuss how this imprint a mark in the history of teaching, on the base of a theoretical discussion upon narratives interviews, realized by teachers from Bahia, who have exerted strong influences in the educational Bahia scene between 1940 and 1980 and still practice some profession nowadays. Our main purpose is to discuss relevant questions to the history of teaching profession and professionalization in Brazil, as well as some theoretical and methodological dimensions of the analysis of narratives interviews. <![CDATA[Walter Benjamin e a infância: apontamentos impressionistas sobre sua(s) narrativa(s) a partir de narrativas diversas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822011000200013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo trata da infância como objeto de reflexão filosófica em Walter Benjamin (WB), sugerindo que tal autor é o precursor dos atuais estudos sociais sobre a infância que veem a criança como ator social e como produtora de cultura, por ser muito anterior a Philippe Ariès. A experiência da infância em WB surge através do trabalho da sua memória sobre emoções, brinquedos e livros infantis, além de suas reflexões sobre pedagogia. Nos textos de WB sobre infância, no início do século XX, vemos afirmada a atual visão da especificidade das culturas infantis, em que a criança não é o adulto em miniatura, e sim detentora de uma razão própria, ainda que irracional aos nossos olhos. Assim, em WB, como em Baudelaire, a criança é o indivíduo capaz de descobrir ou criar o ‘novo’ em oposição ao ‘sempre-igual’; o novo como a constante e fascinada (re)descoberta da própria vida; aquilo que, paradoxalmente, é também o ‘eterno e o imutável’. Este artigo é composto de reflexões feitas à luz de textos de WB, de leitores e exegetas de sua obra e de autores de outras áreas do conhecimento com os quais se estabelece diálogo a partir dos textos benjaminianos.<hr/>This article deals with childhood as an object of philosophical reflection on WB suggesting, since his outcome was long before Philippe Aries, being him a precursor author of the current social studies on children which see the child as social actor and as a producer of culture,. The experience of childhood in WB emerges through the work of his childhood memory of toys, children’s books and emotions, but also through his reflections on pedagogy. In his writings on childhood, in the early twentieth century, the present view of the specificity of children’s cultures is affirmed, in which the child is not the miniature of an adult, but the possessor of a very reason, even if it is irrational to our eyes. Thus, in WB, as in Baudelaire, the child is an individual, able to discover or create the ‘new’ opposed to ‘always-equal’, the new as the constant and fascinating (re) discovery of life itself. That aspect which, paradoxically, is also the ‘eternal and immutable’. This article consists of reflections in the light of WB’s texts, by readers and scholars of his work and authors from other areas of knowledge, with whom a dialogue is established from Benjamin’s texts. <![CDATA[Competências do pedagogo: uma perspectiva docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822011000200014&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo tem como foco a identificação de competências e indicadores exigidos à formação de qualidade do pedagogo, a fim de que ele possa responder às necessidades que imperam no meio educacional e na sociedade. A partir de estudos do corpo docente da Faculdade de Educação da PUCRS e de um professor visitante, Dr. Alberto Cabrera, a pesquisa teve como metodologia basilar grupos focais de docentes. Considerando que o Estado Brasileiro regula, avalia e supervisiona os cursos de graduação, partiu-se do estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais, do Conselho Nacional de Educação - CNE, para os cursos de Pedagogia, e, em nível institucional, do Projeto Político Pedagógico - PPP - do curso de Pedagogia da PUCRS. Como resultado, foram identificadas cinco competências: conhecimento da área de atuação, ação didático-pedagógica, ação investigativa, gestão de processos educativos e exercício da cidadania. Nessa fase da pesquisa, merece destaque a metodologia utilizada, que imbrica o nacional com o local e a percepção dos docentes do curso sobre a legislação determinante, num processo de construção compartilhada.<hr/>This paper focuses on the identification of competencies and indicators required for the quality training of teacher so that he/she can meet the needs that demand in the educational environment and society as a whole. From the studies of the faculty of the College Education/PUCRS, and a visiting professor, the research methodology used was basically focus groups consisting of teachers. Considering that the Brazilian State regulates, supervises and evaluates the degree courses, we started studying the National Curriculum Guide for courses in pedagogy and the PPP - Political Pedagogical Project Course Pedagogy of PUCRS. As a result, five competencies were identified: knowledge of the area of operation; didactic and pedagogical action; investigative action, management of educational processes, and citizenship. Noteworthy is the methodology used which links the national and local educational bases with the teachers’ perception about the official legislation, through a process of shared construction. <![CDATA[A educação abre as portas para um mundo melhor]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822011000200015&lng=es&nrm=iso&tlng=es O mundo não é um mundo só, mas vários mundos diferenciados conforme os indicadores de desenvolvimento humano: longevidade, educação e padrão de vida. Todos os países desejam melhorar esses índices de desenvolvimento humano, que deveriam ser indicativos de um mundo melhor para os indivíduos e levar a um mundo melhor a todos. Apresenta-se como argumentos que a educação é a chave dessa melhoria e que a tecnologia de computadores é uma ferramenta importante para proporcionar acesso ao ensino básico para todos. O resultado dessa educação deveria ser o bem-estar de indivíduos e comunidades. O programa educacional deve incluir, no mínimo, letramentos críticos (leitura, numerária e tecnologia), disciplinas acadêmicas gerais, educação cívica e moral, atividades de lazer e educação para o empreendimento.<hr/>The world is not one world, but several worlds differentiated according to the indicators of human development: longevity, education and standard of living. The desire of all countries in the world is to improve on these indices of human development and that should be indicative of a better life for individuals and l lead to a better world for all. The argument is made that education is key to such improvement, and that computer technology is a major tool to provide access to basic education for all. Such an education should have as its outcome the well being of individuals and communities. The educational programme should include, at a minimum, critical literacies (reading, numeracy and technology), general academic subjects, civic and moral education, leisure activities and enterprise education. <![CDATA[Pesquisa, ensino e extensão no campo filosófico-educacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822011000200016&lng=es&nrm=iso&tlng=es O mundo não é um mundo só, mas vários mundos diferenciados conforme os indicadores de desenvolvimento humano: longevidade, educação e padrão de vida. Todos os países desejam melhorar esses índices de desenvolvimento humano, que deveriam ser indicativos de um mundo melhor para os indivíduos e levar a um mundo melhor a todos. Apresenta-se como argumentos que a educação é a chave dessa melhoria e que a tecnologia de computadores é uma ferramenta importante para proporcionar acesso ao ensino básico para todos. O resultado dessa educação deveria ser o bem-estar de indivíduos e comunidades. O programa educacional deve incluir, no mínimo, letramentos críticos (leitura, numerária e tecnologia), disciplinas acadêmicas gerais, educação cívica e moral, atividades de lazer e educação para o empreendimento.<hr/>The world is not one world, but several worlds differentiated according to the indicators of human development: longevity, education and standard of living. The desire of all countries in the world is to improve on these indices of human development and that should be indicative of a better life for individuals and l lead to a better world for all. The argument is made that education is key to such improvement, and that computer technology is a major tool to provide access to basic education for all. Such an education should have as its outcome the well being of individuals and communities. The educational programme should include, at a minimum, critical literacies (reading, numeracy and technology), general academic subjects, civic and moral education, leisure activities and enterprise education.